Trabalhei quase 25 anos como professor da área de TI, admirando milionários, formando uma mão de obra burra, condicionada e barata. Pedi demissão e hoje, 6 anos depois, trabalho com artes plásticas, conheço muita gente boa, com cultura e sentimento, depois que conheci o Eduardo é que tive a iniciativa para jogar aquela vida "pobre" fora, não me arrependo de nada, obrigado pelos pensamentos e pelas palavras!
essa liberdade só o capitalismo pode dar, parabéns, mas você não acha meio hipócrita, até criminoso, vender alguns rabiscos pelo trabalho de um ano dos proletários? Eu acho um estupro econômico, o ápice da exploraçāo...
Muito bom ouvir esse cara. Ele tem uma mente muito aberta, reflete sobre tudo que há ao nosso redor. Uma mente livre sempre guarda muito conhecimento. O bom é questionar tudo nessa sociedade para que assim percebemos em que melhorar
*Queria deixar registrado a qualidade do Podcast. Os entrevistadores são sutis, inteligentes, leves e não interrompem o entrevistado. Parabéns pela dinâmica da construção do conteúdo!*
Tô aqui no meio de uma crise de ansiedade. E ouvindo o Eduardo, eu já perdi as contas de quantas vezes no meio de uma crise, seja qualquer crise. Eu venho buscar conteúdos que me trazem paz de certa forma, e uma mente pensante que se alinha muito mais com quem eu quero ser/sou. E como se fosse um combustível de consciência, eles querem que a gt continue dormindo, vem o Eduardo e da uma sacudida sobre o que e realmente essa sociedade doentia que a gt vive. Quero sair, ir viver, um dia após o outro e ver o meu caminho se desdobrando. Estou com 32 anos e com uma ânsia por viver, sair dessa mesmice, desse escript que na real mesmo nunca me encaixei por mais que eu tentasse, como se tivesse algo de errado comigo. Por não me encaixar na religiosidade, na escola, me interessar por arte, dança, astrologia e afins. Algo além de tudo que eu vejo, é sempre me culpei por ser assim. Dando uma recuada e me vendo um pouco de fora, só quero ser eu mesma, com os meus interesses gostos alternativos, e realmente começar a VIVER DE VERDADE.
Jéssica tbm sempre me senti assim, aos 40 anos trabalhando na faculdade e prestes a prestar vestibular, descobri a Espondilolistese lombar, fiz uma cirurgia, me recuperei e pensei, sim a vida me deu a oportunidade de viver como sempre quis. Mochila, documentos bicicleta e painel de artesanato fui conhecer meu país lindo e viver da arte de criar minhas peças. A melhor experiência da minha vida que não troco por nada. OBS; no mês de prestar o vestibular eu conheci o Marcelus um "maluco" conhecido por hippie(professor de história) com essa visão de mundo e tão falante quanto o Eduardo. Ele foi a chave pra porta da minha felicidade e paz de espírito. Então, procure pela arte, por sua habilidade com o artesanato e aos poucos você consegue observar seu lugar no mundo. Paciência, observação e vontade. Boa sorte e paz profunda 🙏🏿
Conheço mto tempo as falas do Eduardo Marinho, muitas coisas acho radicais demais, tomou suas decisões e teve o ônus e bônus, ele é um "contraponto" necessário para refletirmos, tem todo meu respeito!
Na minha opinião, radical não é a palavra para descrever o que o Eduardo faz/fez. Radical vem de raiz, uma política Radical é aquela que atua sob a raiz de um suposto problema. É bonito e emblemático a forma como ele escolheu viver... mas não acho que ele esteja acabando com algum mal pela raiz. Por favor, não encare como uma crítica ao Eduardo, é apenas uma análise.
@@leonardotorino1002 não encaro como crítica a ele não Leonardo, eu acho que cada ser humano tem sua liberdade pra decidir sobre sua vida desde que não interfira no direito do outro. As decisões do Eduardo eu digo que foram MUITO radicais, mas apenas pra vida dele, por isso tbm não critico, eu analiso, respeito, vejo o que é de grande valia pra mim, eu não faria o que ele fez, mas esses extremos, desde que não imponham a sua vontade a mim, que queiram que eu seja como eles, (o que mais tem hoje), esses nem passam no meu filtro, mas o Eduardo tem meu respeito por não impor nada, ele tem suas ideias e eu absorvo o que eu acho sensato. Mas nunca viveria e tomaria todas as decisões que ele tomou. Mas tem meu respeito pela maneira como age. Apesar de eu discordar de várias coisas.
@@leonardotorino1002 O grande problema hoje que vejo é a idolatria, poucas pessoas extraem do outro o que é interessante pra VOCÊ, e soma oq te interessa ao seus valores, crenças, aprendendo um pouco com cada pessoa. Aí você cria a sua "verdade" e toma as suas decisões. Mas a grande maioria abraça com tudo a pessoa, e não analisa ideia por ideia... só ver na política, pode ser esquerda, direita. Não interessa a ideia e sim quem está defendendo. Como diz aquela música "êêêôôô vida de gado, povo marcado e, povo feliz" (gado n tem nd ver com bolsonarista, até isso tem q deixar claro kkkk)
Longe de mim a comparação, mas choro de lembrar o dia que decidi morar na rua porque minha família não aceitava que eu deixasse o emprego estável como metalúrgico pra tentar viver como programador; numa das discussões quebrei o prato em que estava comendo, fiz as malas com a palma da mão cortada e fui… Foi a melhor decisão para toda a minha família.
@@pedromedeiros6907 Cara, longa historia rs.. Mas acho que vale contar: Eu morava no interior, acabei indo pra casa de um amigo e tentando arrumar trabalhos como programador; no começo era impossível se manter financeiramente, especialmente sem diploma nem contatos. Depois de muitos nãos e algumas situações humilhantes, acabei caindo numa depressão profunda, a ponto de ter alguns ataques de pânico. Eu lembro de sair no meio da madrugada e atravessar a cidade caminhando pra tentar me sentir vivo - era uma frustração gigante que eu sentia, porque eu acreditava no meu potencial mas nada parecia funcionar pra mim. Um dia uma tia minha me chamou para vender planos de saude em Osasco. Eu aceitei. Eu saia do interior todos os dias e demorava 4h pra chegar no trabalho em Osasco e 4h pra voltar. Na empresa aonde nós eramos alocados as pessoas começaram a conhecer meu trabalho como programador. Fui contratado como assistente de marketing depois de um tempo, depois fiz meu primeiro sistema para essa corretora e depois virei prestador de serviços para eles e para outras empresas, depois de alguns anos eu já estava trabalhando com algumas agências de marketing aonde fiz vários contatos e durante a pandemia comecei a trabalhar como “tech lead” no Mercadolivre, aonde fiquei por quase 3 anos; pedi demissão e estou tentando empreender. Enfim, a vida é difícil, mas hoje eu penso que se a gente se segurar com toda a força naquilo que a gente acredita, o resto é sobre o quanto você resiste.
@@popopooooooooooooooo não amigo, eu entendi que você é um coitadinho que ninguém apoia e por isso quebrou um prato e largou todo mundo que te ama para morar na rua. Realmente, foi a melhor decisão para sua família, um fardo a menos.
MEDITE 16 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; 17 E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:16-21
Esse camarada, chamado "filósofo de rua", que para mim não passa de mais um pedinte de rua, talvez, agora já não viva como antes, fruto do capitalismo das redes sociais , capitalismo esse criticado por ele. Fala aí sobre o padre da bronh@, a pouco tempo o estava exaltando. Demagogo, teve todos os insumos para fazer a diferença positivamente na vida de tantos mas preferiau optar pela porta larga, vida inconsequente e sem compromisso, pior é que muitos o adulam... Aff.
Que experiência? Que vivência? De frequentar prostibilos, fumar beck, cigarro, beber cerveja na madruga enquanto trabalha e nao voltar para casa, viver na mendicância, etc. Não! Obg.
O que eu acho massa é que o Eduardo consegue deixar todo mundo praticamente em silencio, pq realmente é difícil bater de frente com quem vivencia tal caminhada.
Tive o prazer de conhece-lo pessoalmente em uma oportunidade quando ele veio para Porto Alegre com sua Kombi Celestina. Ele estava vendendo sua arte e eu questionei sobre o preço de uma delas. Ele me falou o preço e começou a me explicar o porque da frase impressa no produto. Quando menos percebi fiquei quase duas horas em pé escutando ele falar. Incrível oratória, conteúdo e experiência de vida.
só burro fica em silencio :) ele n fez nd, so largou parte da herança e fez video contando q largou herança, vai babar ovo dos caras certos, joao carvalho, ian neves, etc
Eu adquiri consciência de classe da mesma forma, questionando os privilégios. E é impressionante como na medida que vc questiona vc sofre uma repressão tremenda do sistema, e isso só cultiva ainda mais em nós e sentimento de revolta. A gente a cada convívio social percebemos que temos que de fato negociar a nossa própria consciência e convicções pra ser aceito. Daí enxergamos que ainda vivemos uma estrutura completamente ditatorial e escravocrata, é angustiante. E pare que o fato de sermos maioria e não reagir é pq as pessoas não conseguem mais se unir de tanto desgaste e retrocesso mental.
Tá errado cara... o fato da maioria não reagir, não é porque elas não querem, é porque a sociedade foi programada para não reagir. Vc não entendeu nada....por exemplo, porque o governo ainda não colocou uma matéria escolar chamada "educação politica" ? Isso deveria ser obrigatório desde o ensino fundamental, mas o governo não coloca justamente porque quer que a massa se mantenha ignorante em relação a isso... e porque as massas não unem para mudar essa história ? Justamente porque isso é considerado normal para a maioria da sociedade... não tem nada haver com desgaste ou retrocesso mental.
"Daí enxergamos que ainda vivemos uma estrutura completamente ditatorial e escravocrata, é angustiante." Compartilho dessa visão e dessa angústia. Infelizmente não tenho conseguido fazer nada pra mudar nem o mundo nem minha angústia, então ela vai aumentando.
Se o Eduardo Marinho tivesse mais espaço na midia, acredito que muitas consciências que estão em sono profundo seriam despertadas. Tenho certeza que muita gente que assistiu esse podcast não vai conseguir dormir direito.
Escuto o Eduardo há muitos anos, óbvio para mim concordar com 100 % do que ele diz, na minha visão tudo faz sentido, e é até meio óbvio, porém na minha opinião cada pessoa é uma pessoa diferente e o que vale para um não vale para outro. O destino do Eduardo era este mesmo, de refletir tudo e todos, ele adora fazer isto, mas ele tem o mérito de vivenciar o que ele fala, que é a chave do sucesso dele. Parabéns ao Eduardo por ser assim. E cada um que decida como viver, baseado no seu eu interior, e o que deve ser e fazer. Abração....
Eu mudei tanto desde quando eu vi os vídeos do Eduardo a anos atrás, eu constantemente penso em querer deixar a minha vida para ajudar meus vizinhos e semelhantes, mesmo que seja pouca coisa, eu queria poder fazer as coisas para as pessoas poderem estar fazendo outras com facilidade e até agora nao encontrei exatamente, nao vou parar de buscar
Bacana o depoimento do entrevistador, provando que almejar um grande salário e status, só por parecer bem para os outros mas não se sentir realizado, vai acabar com sua saúde mental, sorte a ele e sem duvida em breve conseguirá a plena felicidade e realização que procurava.
Eduardo é um cara massa, uma das pessoas mais inteligentes que já conheci. Os discursos tão bem ensaiadinhos, não sei como ele não cansa de repetir as mesmas histórias sempre há anos... isso pode ser a prova de que a missão dele na terra tá fiel.
O Ensino Público ser melhor no passado foi uma realidade. Os filhos dos abastados na cidade de São Paulo frequentavam essas Escolas e para os de renda menor que porventura não conseguiam vagas iam para as particulares. A decadência do Ensino Público inicia na década de 60, em um processo lento mas sistemático em que Educação deixa de ser um necessidade estratégica para desenvolvimento do país passando a ser um item mercadológico, Educação virou negócio em um país com grande oferta de mão de obra barata, mal formada, com uma quantidade de mão de obra especializada, bem formada, que não atende às necessidades para o desenvolvimento do país. Enquanto essa distorção não for corrigida continuaremos sendo vendedores de ferro, mato e vaca, pois sem avanços científicos não há ofertas de tecnologias próprias. Caso de China e Índia, que já atuaram nessa realidade, deixam claro com a evolução das mesmas em variados setores.
Ótimo programa! Não conhecia o Eduardo Marinho. Vim conhecê-lo através do ICL Notícias. Me identifiquei muito com a fala do Eduardo em relação dos EUA se autodenominar " americano", suprimindo assim todos os outros países da nossa América. Sempre pensei isso. Gostei também dele dizer da mercantilização das consciências, dentre muitas coisas.
Quanto à força dos pobres lembro que há mais ou menos 40 anos perguntaram a João Batista Figueiredo, o último presidente do regime militar, o que ele faria se ele ganhasse salário mínimo ele falou que se suicidaria.
Kritiké, os rapazes que conduzem este excelente trabalho e ao Eduardo, só tenho a agradecer a quantidade de informações que faculdade nenhuma informa. Identifico-me com os pensamentos e reflexões do Eduardo e admiro a coragem dele. Infelizmente, não consegui fazer o que ele fez.Mas vou tentando fazer do meu modo e respeitando as minhas limitações impostas e as das outras pessoas. Sou um animal acoado e em pânico.
Grande aula! Um toque: menos interrupções Deixa o convidado desenvolver o raciocínio Apenas conduz a entrevista e não interrompe apenas para mostrar q sabe um pouco sobre o q está sendo dito
Eduardo Marinho!!! Extremamente consciente do que é a vida .E que conquistou essa consciência na vivência da vida . E que ajuda a libertar às pessoas da opressão do sistema. Isso é trabalhar para o Espírito Santo!!!
A crítica do Eduardo sobre o jeito que nós comunistas falamos é completamente válida. Mesmo que a intenção de ser mais acessível exista, continua sendo difícil pra caralho entender muita coisa do que a gente fala. Eu me radicalizei ano passado, e foi um longo ano trabalhando na escala 12x36, período noturno, escritório, completamente sozinho dás 20:00 às 08:00. E como eu não tinha com quem conversar, eu comecei a dar uma chance pro assunto política. Fui consumindo cada vez mais conteúdo comunista, e fui MUUUUITO devagar conseguindo entender que porra eles tavam falando. E isso que eu tinha 12 horas todos os dias pra ver aquele conteúdo, sou escolarizado, sou escritor mano... e tinha hora que os cara metia uma sequência de termos e conceitos e palavras que eu simplesmente deixava passar reto e foda-se, entendi nada. Mas tive a sorte de ter tempo disponível pra insistir. Mesmo assim até hoje eu não entendo muita coisa, estudo todo dia e não entendo muita coisa. Por isso eu acho que o Paulo Galo é o melhor comunicador que a gente tem hoje mano, mesmo ele não tendo a mesma teoria que muita gente, quando ele mete um discurso eu entendo tudo e ainda consigo pensar no que ele disse enquanto ele fala. Mesma coisa com o Eduardo, com o Chavoso, com o Load e o Cauê, na moral, a crítica não é só válida, é necessária.
O Eduardo Marinho e sensacional só fala verdades por mais que não aceitem o cara ta certo quando ele fala que a sociedade aind anão e humana e capitalista que o capital está acima do ser humano está certissimo.
Acompanho o Edu Marinho a um tempo, e não conhecia esse Podcast, só vim aqui pra ver o Edu e adorei, já quero ver os outros videos, ganharam uma seguidora! ♥
57:47 Os anarquistas sempre falaram e agiram por isso: da equilibração entre trabalho braçal e intelectual. Por exemplo: a hora trabalhada do médico tem que ser igual a hora trabalhada do enfermeiro que tem que ser igual a hora trabalhada do recepcionista. Isso é autogestão. Se todos produzem igual, todos recebem a mesma quantidade. Sem hierarquia do intelectual sobre o braçal.
O problema é que o médico investiu bastante dinheiro na faculdade e estudou uns 10 anos, a faxineira não, ninguém aceitaria essa situação, ninguém iria querer estudar, todos iriam querer esses trabalhos "menos intelectuais", mas na minha concepção teria qur ser assim mesmo, todos ganhando igual
é tão interessante assistir um podcast que o entrevistado fala e não é interrompido, pois os pontos dele são algo tão surreal que faz uma lavagem cerebral reversa nos próprios entrevistadores.
As reflexões do Eduardo são uma paulada na mente de quem entende o que ele fala , qndo comecei refletir sobre o que ele falava me deu uma baita crise existencial eu me desconstruir tudo internamente ,hje depois de 2 anos sou outra pessoa com outros pensamentos completamente diferente do que eu tinha antes, Gratidão Eduardo
Acompanho muito o Eduardo Marinho e suas entrevistas há mais de 5 anos e o admiro também.. ele tem uma visão extremamente aguçada das coisas que acontecem na sociedade, mesmo sem ser um "acadêmico", contudo é possível perceber que ele não se atualizou em relação a alguns assuntos e possui falas muito contraditórias, como notei na fala dele sobre a depressão, Eduardo, depressão é uma doença e em relação a ela deixe que os profissionais da saúde mental disponham e nos expliquem, visão extremamente limitada você tem sobre esse assunto. Digo o mesmo para as falas sobre o comunismo, sobre ser uma "imposição" e a comparação com as organizações militares que ele viveu (ele fala essas coisas a partir do minuto 16:00) .. se o Eduardo tiver contato com os historiadores, geógrafos, estudiosos do comunismo como o Ian Neves, Elias Jabbour, Humberto Matos, João Carvalho, Jones Manoel, tenho certeza que em 10 minutos de conversa essa visão que ele tem do comunismo cai por terra.
Falar que depressão é uma doença é aparta-la da dinâmica social capitalista. Se hoje vemos um Boom de vendas de ansiolíticos e antidepressivos é pq vivemos numa estrutura social que gera depressivos e ansiosos. Falar que depressão ou ansiedade se reduzem a um mero desajuste bioquímico é cair na ideologia liberal e reforçar um modo de vida doentio
Trabalhei quase 25 anos como professor da área de TI, admirando milionários, formando uma mão de obra burra, condicionada e barata. Pedi demissão e hoje, 6 anos depois, trabalho com artes plásticas, conheço muita gente boa, com cultura e sentimento, depois que conheci o Eduardo é que tive a iniciativa para jogar aquela vida "pobre" fora, não me arrependo de nada, obrigado pelos pensamentos e pelas palavras!
baita depoimento Fernando
Gente como você me inspira!
Que legal cara 👏
essa liberdade só o capitalismo pode dar, parabéns, mas você não acha meio hipócrita, até criminoso, vender alguns rabiscos pelo trabalho de um ano dos proletários? Eu acho um estupro econômico, o ápice da exploraçāo...
Muito bom ouvir esse cara.
Ele tem uma mente muito aberta, reflete sobre tudo que há ao nosso redor.
Uma mente livre sempre guarda muito conhecimento.
O bom é questionar tudo nessa sociedade para que assim percebemos em que melhorar
"Privilégio custa consciência". Perfeita essa frase.
Charlatão
*Queria deixar registrado a qualidade do Podcast. Os entrevistadores são sutis, inteligentes, leves e não interrompem o entrevistado. Parabéns pela dinâmica da construção do conteúdo!*
Muito bem colocado. Pensei na mesma coisa. Parabéns pelo comentário
ja é o segundo vídeo que elogiam os comentários desse rapaz.
@@ThiagooFuttsal
Valeu! Se quiserem ouvir algumas histórias bizarras que trouxemos das empresas, vejam pfv a Playlist com os Extras. Abcs
Sera o maior podcast do Brasil em breve. Os números não mentem
Eu poderia passar o dia todo ouvindo o Eduardo falando. O cara é foda.
Eduardo Marinho merecia ser mais ouvido. Ele sim vive fora da matrix!
Me parece mais que ele vive consciênte de que está em uma Matrix .
Eu tenho esse mesmo pensamento, até ia comentar q ele foi o primeiro q tomou a redpill (acordou)
"Eles tem o saber mas não tem a sabedoria" que frase!!
Caralho! O Eduardo é um ser diferenciado! Talvez em uma próxima encarnação eu possa ter a força espiritual que ele possui!
Tô aqui no meio de uma crise de ansiedade. E ouvindo o Eduardo, eu já perdi as contas de quantas vezes no meio de uma crise, seja qualquer crise. Eu venho buscar conteúdos que me trazem paz de certa forma, e uma mente pensante que se alinha muito mais com quem eu quero ser/sou. E como se fosse um combustível de consciência, eles querem que a gt continue dormindo, vem o Eduardo e da uma sacudida sobre o que e realmente essa sociedade doentia que a gt vive. Quero sair, ir viver, um dia após o outro e ver o meu caminho se desdobrando. Estou com 32 anos e com uma ânsia por viver, sair dessa mesmice, desse escript que na real mesmo nunca me encaixei por mais que eu tentasse, como se tivesse algo de errado comigo. Por não me encaixar na religiosidade, na escola, me interessar por arte, dança, astrologia e afins. Algo além de tudo que eu vejo, é sempre me culpei por ser assim. Dando uma recuada e me vendo um pouco de fora, só quero ser eu mesma, com os meus interesses gostos alternativos, e realmente começar a VIVER DE VERDADE.
Vá procurar uma pia cheia de louças pra lavar que vc fica boazinha mi mi mi
Esta melhor?
Jéssica tbm sempre me senti assim, aos 40 anos trabalhando na faculdade e prestes a prestar vestibular, descobri a Espondilolistese lombar, fiz uma cirurgia, me recuperei e pensei, sim a vida me deu a oportunidade de viver como sempre quis. Mochila, documentos bicicleta e painel de artesanato fui conhecer meu país lindo e viver da arte de criar minhas peças. A melhor experiência da minha vida que não troco por nada.
OBS; no mês de prestar o vestibular eu conheci o Marcelus um "maluco" conhecido por hippie(professor de história) com essa visão de mundo e tão falante quanto o Eduardo.
Ele foi a chave pra porta da minha felicidade e paz de espírito.
Então, procure pela arte, por sua habilidade com o artesanato e aos poucos você consegue observar seu lugar no mundo.
Paciência, observação e vontade.
Boa sorte e paz profunda 🙏🏿
❤❤❤Se joga ... Vá em frente, de o primeiro passo ... Vc não esta só❤❤❤
E o Brasil nasceu Católico foi protestantizado pela maçonaria , e agora tá laicado, rumo ao inferno.
Fora da Santa Igreja não há salvação !
Eduardo Marinho,é libertador de consciência.parabéns
O Eduardo Marinho é o Forest Gump da vida real. O cara já trabalhou em tudo e esteve em vários lugares inusitados.
Conheço mto tempo as falas do Eduardo Marinho, muitas coisas acho radicais demais, tomou suas decisões e teve o ônus e bônus, ele é um "contraponto" necessário para refletirmos, tem todo meu respeito!
Na minha opinião, radical não é a palavra para descrever o que o Eduardo faz/fez. Radical vem de raiz, uma política Radical é aquela que atua sob a raiz de um suposto problema. É bonito e emblemático a forma como ele escolheu viver... mas não acho que ele esteja acabando com algum mal pela raiz.
Por favor, não encare como uma crítica ao Eduardo, é apenas uma análise.
@@leonardotorino1002perfeito
@@leonardotorino1002 não encaro como crítica a ele não Leonardo, eu acho que cada ser humano tem sua liberdade pra decidir sobre sua vida desde que não interfira no direito do outro. As decisões do Eduardo eu digo que foram MUITO radicais, mas apenas pra vida dele, por isso tbm não critico, eu analiso, respeito, vejo o que é de grande valia pra mim, eu não faria o que ele fez, mas esses extremos, desde que não imponham a sua vontade a mim, que queiram que eu seja como eles, (o que mais tem hoje), esses nem passam no meu filtro, mas o Eduardo tem meu respeito por não impor nada, ele tem suas ideias e eu absorvo o que eu acho sensato. Mas nunca viveria e tomaria todas as decisões que ele tomou. Mas tem meu respeito pela maneira como age. Apesar de eu discordar de várias coisas.
@@leonardotorino1002 O grande problema hoje que vejo é a idolatria, poucas pessoas extraem do outro o que é interessante pra VOCÊ, e soma oq te interessa ao seus valores, crenças, aprendendo um pouco com cada pessoa. Aí você cria a sua "verdade" e toma as suas decisões. Mas a grande maioria abraça com tudo a pessoa, e não analisa ideia por ideia... só ver na política, pode ser esquerda, direita. Não interessa a ideia e sim quem está defendendo. Como diz aquela música "êêêôôô vida de gado, povo marcado e, povo feliz" (gado n tem nd ver com bolsonarista, até isso tem q deixar claro kkkk)
Muito inteligente e necessário.
Longe de mim a comparação, mas choro de lembrar o dia que decidi morar na rua porque minha família não aceitava que eu deixasse o emprego estável como metalúrgico pra tentar viver como programador; numa das discussões quebrei o prato em que estava comendo, fiz as malas com a palma da mão cortada e fui… Foi a melhor decisão para toda a minha família.
e oq deu mano?
@@pedromedeiros6907 Cara, longa historia rs.. Mas acho que vale contar:
Eu morava no interior, acabei indo pra casa de um amigo e tentando arrumar trabalhos como programador; no começo era impossível se manter financeiramente, especialmente sem diploma nem contatos. Depois de muitos nãos e algumas situações humilhantes, acabei caindo numa depressão profunda, a ponto de ter alguns ataques de pânico. Eu lembro de sair no meio da madrugada e atravessar a cidade caminhando pra tentar me sentir vivo - era uma frustração gigante que eu sentia, porque eu acreditava no meu potencial mas nada parecia funcionar pra mim. Um dia uma tia minha me chamou para vender planos de saude em Osasco. Eu aceitei. Eu saia do interior todos os dias e demorava 4h pra chegar no trabalho em Osasco e 4h pra voltar. Na empresa aonde nós eramos alocados as pessoas começaram a conhecer meu trabalho como programador. Fui contratado como assistente de marketing depois de um tempo, depois fiz meu primeiro sistema para essa corretora e depois virei prestador de serviços para eles e para outras empresas, depois de alguns anos eu já estava trabalhando com algumas agências de marketing aonde fiz vários contatos e durante a pandemia comecei a trabalhar como “tech lead” no Mercadolivre, aonde fiquei por quase 3 anos; pedi demissão e estou tentando empreender. Enfim, a vida é difícil, mas hoje eu penso que se a gente se segurar com toda a força naquilo que a gente acredita, o resto é sobre o quanto você resiste.
geração mimimi
@@fabiano-co não entendi. Você teve problemas pra interpretar ou está projetando sua frustração?
@@popopooooooooooooooo não amigo, eu entendi que você é um coitadinho que ninguém apoia e por isso quebrou um prato e largou todo mundo que te ama para morar na rua.
Realmente, foi a melhor decisão para sua família, um fardo a menos.
Adorei fazer este 1o programa de 2024. Espero que a experiência e vivência do Edu possa gerar boas reflexões ❤. Paz ✌️
É pra isso que o pensamento filosófico existe e deve ser estimulado. Parabéns ao Kritikê pela qualidade da entrevista.
Muito bom mesmo!
MEDITE
16 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; 17 E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:16-21
Esse camarada, chamado "filósofo de rua", que para mim não passa de mais um pedinte de rua, talvez, agora já não viva como antes, fruto do capitalismo das redes sociais , capitalismo esse criticado por ele. Fala aí sobre o padre da bronh@, a pouco tempo o estava exaltando. Demagogo, teve todos os insumos para fazer a diferença positivamente na vida de tantos mas preferiau optar pela porta larga, vida inconsequente e sem compromisso, pior é que muitos o adulam... Aff.
Que experiência? Que vivência? De frequentar prostibilos, fumar beck, cigarro, beber cerveja na madruga enquanto trabalha e nao voltar para casa, viver na mendicância, etc. Não! Obg.
O que eu acho massa é que o Eduardo consegue deixar todo mundo praticamente em silencio, pq realmente é difícil bater de frente com quem vivencia tal caminhada.
Tive o prazer de conhece-lo pessoalmente em uma oportunidade quando ele veio para Porto Alegre com sua Kombi Celestina. Ele estava vendendo sua arte e eu questionei sobre o preço de uma delas. Ele me falou o preço e começou a me explicar o porque da frase impressa no produto. Quando menos percebi fiquei quase duas horas em pé escutando ele falar. Incrível oratória, conteúdo e experiência de vida.
@@rafavasques vc comprou?
só burro fica em silencio :) ele n fez nd, so largou parte da herança e fez video contando q largou herança, vai babar ovo dos caras certos, joao carvalho, ian neves, etc
@@ficadeboa15😂😂😂😂
@@rafavasquesfalou e não disse nada
Muito boa entrevista. Parabéns pela escolha do entrevistado.
Eduardo Marinho é top demais. Sempre uma ótima reflexão. Sempre um pensamento coerente e aparentemente sincero. Muito bom.
Eduardo Marinho é um cara impressionante!! O que mais gosto é que fala com propriedade.
Eduardo parabéns pelas reflexões q palestra agradável q aula de sabedoria contemporânea obrigado pela visão parabéns...
Eu adquiri consciência de classe da mesma forma, questionando os privilégios. E é impressionante como na medida que vc questiona vc sofre uma repressão tremenda do sistema, e isso só cultiva ainda mais em nós e sentimento de revolta. A gente a cada convívio social percebemos que temos que de fato negociar a nossa própria consciência e convicções pra ser aceito. Daí enxergamos que ainda vivemos uma estrutura completamente ditatorial e escravocrata, é angustiante. E pare que o fato de sermos maioria e não reagir é pq as pessoas não conseguem mais se unir de tanto desgaste e retrocesso mental.
E é por isso que o número de transtornos mentais no mundo capitalista dispara a cada dia
Tá errado cara... o fato da maioria não reagir, não é porque elas não querem, é porque a sociedade foi programada para não reagir. Vc não entendeu nada....por exemplo, porque o governo ainda não colocou uma matéria escolar chamada "educação politica" ? Isso deveria ser obrigatório desde o ensino fundamental, mas o governo não coloca justamente porque quer que a massa se mantenha ignorante em relação a isso... e porque as massas não unem para mudar essa história ? Justamente porque isso é considerado normal para a maioria da sociedade... não tem nada haver com desgaste ou retrocesso mental.
Questionar é proibido
"Daí enxergamos que ainda vivemos uma estrutura completamente ditatorial e escravocrata, é angustiante." Compartilho dessa visão e dessa angústia. Infelizmente não tenho conseguido fazer nada pra mudar nem o mundo nem minha angústia, então ela vai aumentando.
SENSACIONAL ESSA LIVE! SOU FÃ DO EDUARDO MARINHO.TENHO APRENDIDO MUITO COM ELE.
Esse tipo de entrevista poderia durar horas e horas, gratidão
Se o Eduardo Marinho tivesse mais espaço na midia, acredito que muitas consciências que estão em sono profundo seriam despertadas. Tenho certeza que muita gente que assistiu esse podcast não vai conseguir dormir direito.
a mídia nunca iria deixar, rapidamente iria cair a conta, ou ele morreria
Se o Eduardo Marinho está, eu paro pra assistir e é smp um show de sabedoria e humanidade! ❤
😂 tá morto 💀
❤❤❤
eduardo marinho é lendário, sou grato por este episódio.
Compra uma Kombi veia e caia no trecho e seja lendário
Maravilhoso ! Meu rei! Eduardo Marinho!🌺🥰🌸😘👽🛸💯
Eduardo Marinho é sempre UMA AULA DE VIDA.
Precisa de ver ele em uma foto recente ao lado de um ex BANQUEIRO, Eduardo Moreira.
@@igorciclista86Não não não! Precisa assistir a CONVERSA dele com o Eduardo Moreira!
Valeu irmão 🙌🏻Eduardo a consciência coletiva está caminhando ✌🏻estamos na jornada 🔆
Ouvir Eduardo Marinho é um privilégio parabéns a vcs acabaram de ganhar um inscrito e like
Lutem, algumas sementes hão de germinar ❤❤❤
Escuto o Eduardo há muitos anos, óbvio para mim concordar com 100 % do que ele diz, na minha visão tudo faz sentido, e é até meio óbvio, porém na minha opinião cada pessoa é uma pessoa diferente e o que vale para um não vale para outro. O destino do Eduardo era este mesmo, de refletir tudo e todos, ele adora fazer isto, mas ele tem o mérito de vivenciar o que ele fala, que é a chave do sucesso dele. Parabéns ao Eduardo por ser assim. E cada um que decida como viver, baseado no seu eu interior, e o que deve ser e fazer. Abração....
Parabéns. Top. O Mundo agradece Pessoas Magníficas Claras, é Possível criar Riqueza sem atropelar ninguém.
Eu mudei tanto desde quando eu vi os vídeos do Eduardo a anos atrás, eu constantemente penso em querer deixar a minha vida para ajudar meus vizinhos e semelhantes, mesmo que seja pouca coisa, eu queria poder fazer as coisas para as pessoas poderem estar fazendo outras com facilidade e até agora nao encontrei exatamente, nao vou parar de buscar
É sempre um prazer ouvir Eduardo marinho.
obrigado!
Gratidão, compartilhei no meu canal. Sucesso sempre.
Eu tô aprendendo muito com ele Eu acato muito o que ele fala Esse é o cara não vi ninguém ainda falar igual a ele❤❤❤❤❤❤
Meu Deus que luz que vcs passaram! Conhecimento e libertação! Muito obrigada! Convidado excelente!
Esse Eduardo Marinho é fera
Bacana o depoimento do entrevistador, provando que almejar um grande salário e status, só por parecer bem para os outros mas não se sentir realizado, vai acabar com sua saúde mental, sorte a ele e sem duvida em breve conseguirá a plena felicidade e realização que procurava.
Edu e muito bom. Show
Eduardo é um cara massa, uma das pessoas mais inteligentes que já conheci. Os discursos tão bem ensaiadinhos, não sei como ele não cansa de repetir as mesmas histórias sempre há anos... isso pode ser a prova de que a missão dele na terra tá fiel.
EDUARDO MARINHO PASSARIA UMA VIDA TE OUVINDO
GRANDE SER HUMANO PARABENS❤
me inscrevi , top o canal , Eduardo marinho é 10.
O Ensino Público ser melhor no passado foi uma realidade.
Os filhos dos abastados na cidade de São Paulo frequentavam essas Escolas e para os de renda menor que porventura não conseguiam vagas iam para as particulares.
A decadência do Ensino Público inicia na década de 60, em um processo lento mas sistemático em que Educação deixa de ser um necessidade estratégica para desenvolvimento do país passando a ser um item mercadológico, Educação virou negócio em um país com grande oferta de mão de obra barata, mal formada, com uma quantidade de mão de obra especializada, bem formada, que não atende às necessidades para o desenvolvimento do país.
Enquanto essa distorção não for corrigida continuaremos sendo vendedores de ferro, mato e vaca, pois sem avanços científicos não há ofertas de tecnologias próprias.
Caso de China e Índia, que já atuaram nessa realidade, deixam claro com a evolução das mesmas em variados setores.
Triste , mas provavelmente calculado por "alguém": "educação deixar de ser necessidade estratégica"
Grato pela colocação. Você foi cirúrgico.
A educação pública sempre foi uma bosta, ou seja, uma bosta em todos os tempos.
Ótimo programa! Não conhecia o Eduardo Marinho. Vim conhecê-lo através do ICL Notícias.
Me identifiquei muito com a fala do Eduardo em relação dos EUA se autodenominar " americano", suprimindo assim todos os outros países da nossa América. Sempre pensei isso.
Gostei também dele dizer da mercantilização das consciências, dentre muitas coisas.
É pra poucos 👏👏👏
Parabéns pelo bate papo! Excelente episódio! ❤
Muito bom o assunto os exemplos ok 👍👍👍
GRANDEEEE EDUARDO MARINHO!!!
Muito bom parabéns, Deus te abençoe Eduardo 🙏🏾
Parabéns! Considero o mais interessante\consciente\sábio e oportuno diálogo que escutei nas últimas décadas. Merece se transformar em um livro!
2024, vamo q vamo Edu!
Quanto à força dos pobres lembro que há mais ou menos 40 anos perguntaram a João Batista Figueiredo, o último presidente do regime militar, o que ele faria se ele ganhasse salário mínimo ele falou que se suicidaria.
Forças armadas bandidos que sustentam essa promiscuidade!
Esse Eduardo marinho é muito inteligente e abriu muito minha mente.saude a ele sempre
Muita sabedoria de vida. Ser humano incrível 🧠👏🏾
Kritiké, os rapazes que conduzem este excelente trabalho e ao Eduardo, só tenho a agradecer a quantidade de informações que faculdade nenhuma informa. Identifico-me com os pensamentos e reflexões do Eduardo e admiro a coragem dele. Infelizmente, não consegui fazer o que ele fez.Mas vou tentando fazer do meu modo e respeitando as minhas limitações impostas e as das outras pessoas. Sou um animal acoado e em pânico.
34:00 não sabia dessa história do Gaigher!! Caramba… admirando ainda mais esse cara!!!
Grande aula!
Um toque: menos interrupções
Deixa o convidado desenvolver o raciocínio
Apenas conduz a entrevista e não interrompe apenas para mostrar q sabe um pouco sobre o q está sendo dito
Eduardo Marinho!!!
Extremamente consciente do que é a vida .E que conquistou essa consciência na vivência da vida . E que ajuda a libertar às pessoas da opressão do sistema.
Isso é trabalhar para o Espírito Santo!!!
Parabéns pela postagem desse vídeo!!!🙏🤝👍...marinho é o cara,tinha que se candidatar como parlamentar pra representar o povo de bem de verdade!!!...
"Privilégio custa consciência". Perfeita essa frase.
Esse foi o melhor Podcast parabéns 👏👏👏
A realidade dói, mas precisa ser dita e repetida até atingir a maioria do povo.
Esse cara consegue fazer muita gente refletir.
Inteligência é a regra e a prisão. Já a sabedoria é a exceção e a verdadeira liberdade.
Acompanho o Eduardo desde que ele surgiu na internet… Me ensinou mais que qualquer livro
Brilhante!!!!! Contestações no Estado da Arte!!! Eduardo é um Puta Pensador!!!
Eduardo Marinho é incrível
A crítica do Eduardo sobre o jeito que nós comunistas falamos é completamente válida. Mesmo que a intenção de ser mais acessível exista, continua sendo difícil pra caralho entender muita coisa do que a gente fala. Eu me radicalizei ano passado, e foi um longo ano trabalhando na escala 12x36, período noturno, escritório, completamente sozinho dás 20:00 às 08:00. E como eu não tinha com quem conversar, eu comecei a dar uma chance pro assunto política. Fui consumindo cada vez mais conteúdo comunista, e fui MUUUUITO devagar conseguindo entender que porra eles tavam falando. E isso que eu tinha 12 horas todos os dias pra ver aquele conteúdo, sou escolarizado, sou escritor mano... e tinha hora que os cara metia uma sequência de termos e conceitos e palavras que eu simplesmente deixava passar reto e foda-se, entendi nada. Mas tive a sorte de ter tempo disponível pra insistir. Mesmo assim até hoje eu não entendo muita coisa, estudo todo dia e não entendo muita coisa. Por isso eu acho que o Paulo Galo é o melhor comunicador que a gente tem hoje mano, mesmo ele não tendo a mesma teoria que muita gente, quando ele mete um discurso eu entendo tudo e ainda consigo pensar no que ele disse enquanto ele fala. Mesma coisa com o Eduardo, com o Chavoso, com o Load e o Cauê, na moral, a crítica não é só válida, é necessária.
Pra quem é escritor, utiliza muito a palavra mano, mas, coisa de jovem né?
O Eduardo Marinho e sensacional só fala verdades por mais que não aceitem o cara ta certo quando ele fala que a sociedade aind anão e humana e capitalista que o capital está acima do ser humano está certissimo.
Espetacular, Eduardo coloca de forma simples um padrão que que precisamos seguir e muitos nem sabem pra que
Esse cara faz que eu pensei muito em tudo na minha vida..Ele tem visão extraordinária do mundo.
Eu observei oque estava escrito na camisa do Eduardo Marinho desde o início da laive porque eu já sigo ele a muito tempo!
Cada vez excelente!!! Parabéns pelo programa e o Eduardo é muito bom.
Ótima Live, de reflexão e informações verdadeiras!
Sim
O cara e admiravel
Acompanho o Edu Marinho a um tempo, e não conhecia esse Podcast, só vim aqui pra ver o Edu e adorei, já quero ver os outros videos, ganharam uma seguidora! ♥
Amo ouvir Eduardo falar! Firme e forte, guerreiro.
Muito bom ja faz algum tempo que acompanho o amigo Eduardo. Parabens
57:47 Os anarquistas sempre falaram e agiram por isso: da equilibração entre trabalho braçal e intelectual. Por exemplo: a hora trabalhada do médico tem que ser igual a hora trabalhada do enfermeiro que tem que ser igual a hora trabalhada do recepcionista. Isso é autogestão. Se todos produzem igual, todos recebem a mesma quantidade. Sem hierarquia do intelectual sobre o braçal.
O problema é que o médico investiu bastante dinheiro na faculdade e estudou uns 10 anos, a faxineira não, ninguém aceitaria essa situação, ninguém iria querer estudar, todos iriam querer esses trabalhos "menos intelectuais", mas na minha concepção teria qur ser assim mesmo, todos ganhando igual
@@lucasbotelho657A faxineira não pq ela não quis?
@@123amsterdan456 vc e burro?
Eduardo Marinho é a mente mais brilhante do Brasil! Minha consideração é pela fala sincera sem interesse particular.
Muito interessante e verdade TD q vc fala eu sou uma observadora da verdade
Entrevista enriquecidos. Parabéns a todos
Grande Eduardo Marinho vc merece nosso respeito e admiração por falar palavras contundentes contra esse modelo de sociedade caótica onde habitamos.
Eduardo Marinho sou muito seu fã aprendo muito com suas palavras
Concordo com o Eduardo tudo o que ele fala é visível.
Esse Cara é fantástico!! Marinho é um sábio!👏👏👏👏👏
Obrigado pela realidade
O Eduardo é um grande humanista e filosofo nato.
Magnífico
Obrigado
Muita boa para reflexão.
Eduardo Marinho....uma lucidez cristalina......❤
é tão interessante assistir um podcast que o entrevistado fala e não é interrompido, pois os pontos dele são algo tão surreal que faz uma lavagem cerebral reversa nos próprios entrevistadores.
Acho massa, esse cara é muito inteligente, Agente conhece o que é fala, ele não tem amigos nen um, que possa tor
a mais linda a história dele
Ideias e filosofia sempre bom ! Mesmo que voce nao concorde , porém sua mente se espande a cada dia .
Muito bacana ver q deu liga essa conversa 👏
As reflexões do Eduardo são uma paulada na mente de quem entende o que ele fala , qndo comecei refletir sobre o que ele falava me deu uma baita crise existencial eu me desconstruir tudo internamente ,hje depois de 2 anos sou outra pessoa com outros pensamentos completamente diferente do que eu tinha antes, Gratidão Eduardo
100 palavras ❤
EDUARDO MARINHO JÁ DOU LIKE ANTES DE ASSISTIR
Muito bom❤
Acompanho muito o Eduardo Marinho e suas entrevistas há mais de 5 anos e o admiro também.. ele tem uma visão extremamente aguçada das coisas que acontecem na sociedade, mesmo sem ser um "acadêmico", contudo é possível perceber que ele não se atualizou em relação a alguns assuntos e possui falas muito contraditórias, como notei na fala dele sobre a depressão, Eduardo, depressão é uma doença e em relação a ela deixe que os profissionais da saúde mental disponham e nos expliquem, visão extremamente limitada você tem sobre esse assunto. Digo o mesmo para as falas sobre o comunismo, sobre ser uma "imposição" e a comparação com as organizações militares que ele viveu (ele fala essas coisas a partir do minuto 16:00) .. se o Eduardo tiver contato com os historiadores, geógrafos, estudiosos do comunismo como o Ian Neves, Elias Jabbour, Humberto Matos, João Carvalho, Jones Manoel, tenho certeza que em 10 minutos de conversa essa visão que ele tem do comunismo cai por terra.
Falar que depressão é uma doença é aparta-la da dinâmica social capitalista. Se hoje vemos um Boom de vendas de ansiolíticos e antidepressivos é pq vivemos numa estrutura social que gera depressivos e ansiosos. Falar que depressão ou ansiedade se reduzem a um mero desajuste bioquímico é cair na ideologia liberal e reforçar um modo de vida doentio