Comecei nos games em 1982, com 8 anos com o Odyssey e em 1986, com 13 anos, ganhei meu MSX Expert 1.0 e entrei de vez na informática. Aprendi a programar Basic com aquele livro de comandos que vinha com o MSX. Meu primeiro jogo rodando no Datacorder foi o Ping-Pong, depois fui ganhando outros periféricos, como o monitor de fósforo verde da Gradiente, o modem BBS, o Disc Drive DDX, cartucho Megaram e converti para MSX 2.0. Hoje, rodo todos os jogos do MSX por emulador. Só quem viveu esse momento entende essa nostalgia e o quanto MSX marcou nossas vidas. Hoje, com 48 anos, sou Gerente de TI e gamer e tenho um Xbox Series X e continuo jogando como comecei no início, com meus 13 anos...
@@rittertt Nossa, muito dahora. Imagino a sua alegria, que podia desfrutar de um computador completo e ainda jogar muito jogo massa, como, por exemplo, Montezuma's Revenge. Interessante que as impressoras pra PC tambem "rodavam" no MSX. Muito show esse sistema.
Meu pai trabalhou na Gradiente nos anos 90 e costumava trazer as novidades para casa. Foi numa dessas que conheci o MSX! Inicialmente tivemos o Modelo que o Ed mostra no vídeo, mas depois foi trocado por outro que possuía um drive de disquete 3.5 e era mais bonito, com tons de preto e grafite. Foi por meio do disquete que tive a acesso a dezenas de títulos naquela época, como os clássicos da Konami que foram citados no vídeos. Sem dúvidas fui a criança mais feliz da vizinhança! XD Também experimentei vários acessórios do MSX. Lembro principalmente do leitor de fita cassete, a impressora matricial e o icônico monitor de fosforo verde! Hoje sou programador e considero que minha entrada nesse mundo começou no MSX, ainda guri. Copiando os exemplos em Basic que vinham num livro do MSX só para tocar musiquinhas! =D Depois modificar esses exemplos para tocar musicas diferente. B-] Certa vez, visitei a fábrica do Gradiente para conhecer o trabalho do meu pai. Foi uma experiência belong of galaxy! Vi o MSX sendo usado na linha de produção para controlar máquinas!! =O Grande vídeo Ed!! Seu conteúdo deveria ser preservado no arquivo nacional. Quem concorda deixa o like!
Valeu Demaaaisssss.... Reviveu várias memórias boas da minha adolescência!!!! MSX foi uma fase maravilhosa... Tive até o 2+ com Fmpac e SCC, modificado por Caetano Nikodemo, lá em São Caetano, ele era tipo o Carchano, mas não criava coisas. Sou de Piracicaba e na época do SNes e MEGADRIVE alugava cartucho na locadora do Gilão kkkk... Um grande abraço e parabéns!!!
@@Vindix007 Deve ser mais um desses emuladores baseados em android com o gabinete que é uma versão miniatura idêntica ao original só que de proporções bem reduzidas como o atari mini, mini snes, A500mini, etc. no fundo são caça niqueis pra tirar dinheiro de adultos saudosistas dos tempos de infância ou juventude.
Ed, em 1987 eu tinha um vizinho que tinha um expert. Para mim que só tive contato com Telejogo e meu Atari, o Expert era fantástico, jogos super coloridos e um joystick que parecia algo do futuro. E ele ainda tinha uma planilha eletrônica que gerava gráficos. Era um videogame que fazia outras coisas. Era fantástico!
Tenho 40 anos e não sabia exatamente o que era MSX até há poucos anos. Para mim era um simples PC como um Pentium ou algo assim.😅Eu como muitos aqui comecei no atari do meu primo, mas meu primeiro console foi o master system e marcou muito uma época. Podia fazer um vídeo top assim e completão sobre o master, falando de alguns jogos.
Toda vez é assim ! Ficamos impressionados e pronto: "Olha isso !!! Não tem como melhorar !!!" Lembro de dizer isso 300x quando jogava The Need For Speed SE no 3DO.... Eeeeê saudades....
Eu com um mega drive vendo pela primeira vez Need for Speed no 3DO na locadora realmente foi algo impressionante. Final Fantasy 7 e Resident Evil 1 no PlayStation alguns anos depois tb não dava nem para acreditar nos gráficos.
Ed Topzero, meu querido - Seu vídeo esta muito bem feito, que é impossível criticas - hahahahah - Conservo ainda meu gravador cassete Gradiente e um cartucho recuperador digital de Jogos em fita cassete - existia na época dois fabricantes a Orionsoft e Spacial Line (Super Loader) ainda tenho na caixa com manual o objetivo desse cartucho era filtrar o áudio vindo do gravador cassete e entrega-lo limpo para o Console (ou computador - hahahahaha) tínhamos sucesso na maioria das cargas. Entrei no mundo MSX por causa das máquinas Arcade e jogos do arcade no MSX, Rallyx, Elevator Action entre outros, aprendi a programar em Basic, Dbase II e Pascal no MSX, conheci o funcionamento da planilha de cálculos Supercalc-II e trabalhei profissionalmente dando aulas em micros Apple II, CP-500 e MSX, O MSX me introduziu no mundo da Micro Informática.
O meu no caso é o computador Sharp x68000 ou x68k esse computador da Sharp ele servia tanto para o trabalho, tanto para jogar videogame nesse computador da Sharp x68k, e ele é caríssimo, e obscuro o computador x68k e eu jogava Akumajou Dracula um remake do primeiro Castlevania do NES que posteriormente nós recebemos uma versão adaptada para o PS1 chamado de Castlevania Chronicles que é um relançamento do remake de Castlevania do computador x68k.
A primeira vez que vi um MSX foi na Escola Adventista de Cotia, SP . Era o ano de 1988, eu estava na 3° série e no dia rolava uma feira de ciências . Cara, eu tinha um Atari e fiquei encantado quando vi os jogos do MSX naquele dia !
Olha a treta plantada!!! :D Eu comprei o meu MSX hotbit preto em 88 para continuar estudando Basic, comecei no zx spectrum com a revista INPUT debaixo do braço e ia na loja da Mesbla em Niterói pois os vendedores deixavam a gente usar! Mas não era apenas aprender programação, os jogos eram um plus a mais, comprei um cartucho do HERO e muitos K7 de outros jogos. O problema da programação no MSX para mim era justamente a fita K7... Pois ficava horas fazendo o programa e levava uma hora a mais para gravar e verificar se a gravação ficou boa, se desse erro, tinha que gravar novamente... E dava muitos erros... Só avancei com o MSX profissionalmente falando, qdo comprei um diskdrive da DDX. Nessa época eu fiz o meu primeiro freela, em 1990, peguei um sistema de estoque em Basic para alterar uma listagem, o sistema era usado por uma loja em volta redonda, o cara usava o expert e uma impressora mônica para controlar o estoque, contas a pagar e receber. Fora o grapus 3 para imprimir banners para a loja. Então, o MSX poderia ser um console ou um computador, dependia do seu uso. Já um console para funcionar como computador precisava de uns trecos que eram difíceis de arrumar e a maioria nem conheciam! Finalizando, Ed, fala sobre o ZX spectrum e o Apple 2 da época tbm! Abrs.
Um Zemmix Neo, legal! Mas eu tenho o irmão mais velho dele, o One Chip MSX, o OCM - que nas novas atualizações de firmware feitas pelo usuário KdL, é o MSX ++. Muito bom! Um abraço aqui do povo do encontro de usuários de MSX em Jaú!
Ed. Meu primeiro MSX 1.0 foi comprado no Mappin São João, no centro de São Paulo. Eu carregava os jogos através de fitas cassete. Depois passei por todo este processo de evolução. MSX2, MSX2+, Disk Drive DDX. Conheci o Ademir Carchano pessoalmente, fui à casa dele na Vila Mangalot em São Paulo, onde ele arrumou meu MSX enquanto ficamos conversando. Numa outra ocasião, ele converteu meu MSX no escritório que ele tinha na Av. Paulista. Uma pessoa simples e agradável, era como o Ademir me parecia. Também estive nesta loja: MISC entre outras. Mas a minha Softhouse preferida era a Paulisoft (do Alberto) onde conheci meu amigo Fernando, no Vale do Anhangabaú, no prédio: Mirante do Vale. São tantas histórias com o MSX. Até enchente peguei para ir atrás de jogos. Os seus sentimentos expressados ao MSX se confundem com os meus. Esses dias terminei o Metal Gear 2 Snake's Revange no Emulador: OpenMSX. Parabéns pelo vídeo.
A MISC ficava ali do lado ... tambem na Xavier de Toleado, pertinho da Paulisoft ... nem 300 metros de distancia. Eu era adolescente e conhecia varias "soft-houses" de São Paulo como a Game of Time (do lado do metro Saúde) ou a Ectron (lá perto do metro Santana).
Fala Eduardo. Primeiro, Parabéns pelo seu Canal.. e seus vídeos são muito bons! Sucesso Agora falando de MSX, foi onde mergulhei no mundo da informática depois de um curso nos PC-XT tela Ambar e laranja, MS-DOS 3.3 e onde tive as noções básicas. Mas foi no MSX que me apaixonei pelo mundo da Informática e tive a sorte de Expert DDPlus (com drive de 3 1/2 embutido e isso ajudou muito, mas também usei o carregamento via fita cassete adaptando meu 3x1 para isso. Aprendi muito com programação BASIC e Arrisquei no Assenbly (Valeu revistas MSX da época) e as SoftHouses. E sim me diverti muito com os jogos que até hoje são Inesquecíveis: Zanac, Xevius, Goonies, Q-bert, Aleste entre tantos outros. e tive a sorte de conhecer o Carchano que transformou meu DD Plus em um 2+. Infelizmente não tenho mais esse equipamento TOP. mas tenho aqui uma relíquia Expert 1.1 para uns projetos!! Sucesso!!!
Nossa, quantas memórias! Tive praticamente todos os jogos mencionados. Eu era pirado no Theseus e no Nemesis (Gradius). Este último só era possível ser copiado com o PcTools num PC. Mas a maioria dos jogos, fazíamos cópia disco a disco, pelo DOS para MSX. Sim, usávamos DOS, com praticamente os mesmos comandos usados em PC. Tive uma impressora Elgin Lady 80, com a qual fiz vários trabalhos escolares. Essa mesma impressora eu pude utilizar depois no meu primeiro PC, um 286 montado com peças trazidas do Paraguai. Lembro até do cheiro daquele computador. Maravilha de vídeo!!
O melhor dos seus vídeos são a narração, muito Top, muito conhecimento e muita emoção nas palavras ao reviver todos esses grandes momentos da nossa História !!!
Excelente parte dois. Seria legal mais uma parte com o lado mais obscuro do msx como as conversões de spectrum, jogos espanhóis e conversões abomináveis de arcades como double Dragon e dragon ninja. Grande abraço e parabéns pelo trabalho
MSX é um computador. Claro que haviam jogos maravilhosos, mas também era um excelente computador, minha carreira em TI começou nesse COMPUTADOR, aprendi muito nele e claro, joguei muito também. Inclusive ainda tenho meus MSXs daquela época e alguns cartuchos da Konami aqui no escritório.
Pois é, a maior dificuldade que eu encontro com o pessoal do retrogaming que quer ter um MSX é fazer eles entenderem que o MSX é um computador, não é um videogame. Então ele tem sistema operacional, comandos, interpretador BASIC... Não é apenas ligar e jogar. É difícil explicar isso para eles.
@@ricardojpinheiro videogame também tem que ter o próprio sistema operacional (no caso o firmware) gravado na memória ROM (apenas leitura, por isso não é afetado por vírus, além de ser sistema proprietário), basicamente na sua essência, do ponto de vista hardware, também é um computador: Tem que ter GPU, CPU (as vezes FPU como co-processador, mas isso em consoles mais antigos, pois se não me engano, desde o i486 DX a unidade de ponto flutuante é inserida internamente dentro do mesmo die da CPU, o qual tem outros setores dedicados a tarefas como acesso a memória e outras), unidades de armazenamento sendo a interna geralmente imutável por ser ROM, dependendo do console unidade de armazenamento interna secundária para armazenar novos jogos (HDS, SSDs), já em outros consoles, o sistema precisa acessar arquivos na unidade externa, seja em CDs, DVDs ou cartuchos, tudo isso tem um sistema de alocação de arquivos, seja FAT32, NTFS, exFAT, CDFS..., dentro de consoles modernos é possível encontrar os mesmos processadores utilizados em notebooks, ou seja, o propósito é ser uma plataforma dedicada para games, mas em sua essência é um computador.
@@ricardojpinheiroRealmente para quem nunca instalou um DOS em uma VM, não sabe fazer clonagem de disco, muito menos encontrar e instalar os drivers corretos em caso de ter uma máquina real, sem noção alguma de informática, é complicado mesmo.
@@dschannel1171 Sim, eu concordo que no caso dos videogames modernos tem isso tudo. Afinal, Playstation 3 em diante roda BSD. Mas essas dificuldade eu tenho c/ o povo do retrogaming, q tá acostumado c/ SNES, Mega-Drive e outros da época. Aí qdo eu falo q MSX n é videogame, é computador... Tem uns q travam. Outros desistem. E alguns resolvem se aventurar.
Tive um MSX Expert 1.0 e passei por todas as fases até o MSX 2+, com megaram. Na verdade, bem no início da plataforma aqui no Brasil, não havia absolutamente nada de hardware (periféricos - nem mesmo o gravador K7) e nem software, exceto o cartucho de demonstração que vinha de fábrica (e que já era muita divertido! rs) e o próprio MSX-BASIC, nativo. Lembro que comecei a programar em BASIC e era uma diversão "criar" sons de ambulâncias, metralhadoras, etc. Também cheguei a utilizar o cabo de dados que conectava o K7 ao console (um P2 bem basicão) como interruptor, pois com ele era posível ligar/desligar componentes conectados ao na ponta do conector P2. Maluquice total! kkkk Na época tive uma "impressora" chamada Praxis, da Olivetti, uma máquina de escrever elétrica que, com um adaptador (acho q era RS232) se conectava ao MSX e, pasmem, "imprimia" letra por letra. Fantástico! rs Em relação à programação, e por isso não considero o MSX apenas um "console gamer" - apesar de eu ter jogado muito, mas muito mesmo rs rs rs - pois desenvolvi, na época, o primeiro BBS (Bulletim Board System) em BASIC, rodando num MSX. Enquanto amigos já tinham o "recém estreante" PC XT (da Intel) com programas de BBSs prontos para MS-DOS, tive que me adaptar e, de fato, o Maniac´s BBS foi ao ar, incialmente, no Expert. Depois, com o tempo, também migrei pro PC (já um 386 DX 40) e o BBS virou "quase profissional", evoluindo até fazer parte de redes mundiais como a FidoNet, por exemplo. Nessa época, se bem me lembro, eu já tinha uns 13/14 anos. Tenho 47 anos e trabalho com TI desde sempre. Tenho, até hoje, um FOLDER promocional original da Gradiente, mostrando seu Expert e os periféricos disponíveis naquela época. Viu como esse tal MSX deixou sequelas? kkkk Ed, você me trouxe lembranças QUASE esquecidas. Muito obrigado, irmão!
Muito bom! Eu sou dessa época.ajudei a organizar o primeiro encontro de MSX do Brasil (Brasília 96).. (um abraço Delavy!) O Carchano estava lá também. Aqui em Brasília quem montava os nosso MSX 2 era o Dart. Ele fazia uma gambiarra com cartão de 80 colunas da Microsol (que tinha o chip de vídeo V9938) e copiava a epeom de um MSX japonês . Usava também uma memória ram pequena para emular o chip do relógio RTC e assim tínhamos nosso MSX 2... Bons tempos. Tem também um cara de SP chamado Oazem que fez algo parecido na época. Ele faz acessório de MSX até hoje e vende no mundo inteiro!
Minha infância foi com o MSX da Gradiente. Joguei todos os jogos que você falou no vídeo… quase sempre em fita K7 também e como foi bom assistir esse vídeo!! Me arrependo muito de ter vendido o meu MSX. Mas se um dia tiver a oportunidade, vou comprar outro de colecionador. Obrigado pelo vídeo e por me fazer voltar no melhor da minha infância.
Alem da MISC na Xavier de Toledo, ali do lado da estação Anhangabaú do Metro tambem tinha a Paulisoft há menos de 300 metros (onde eu vi pela primeira vez o MSX 2.0 e depois o MSX 2.0+ rodando o Metal Gear 2). Eu sempre que ia na Paulisoft, passava na MISC tambem. E tinha outras softhouses famosas como a Game of Time (ali no Metro Saude), Tinha a Ectron lá em no metro Santana e os colegas passam fitas e disquetes entre si. Tive fitas, disquetes 5 e 1/4 com drive da DDX e Megarom de 256kb mas não consegui ter o MSX 2.0 No entanto, em uma das softhouses, eu vi o impressionante Commodore Amiga 500. Depois de alguns anos, comprei um Amiga 600 ... bons tempos ! Só fui jogar MSX 2.0 e matar a vontade de jogar Metal Gear, Hinotori, Kings Valley 2 (tinha a versão Megaram e a versão do MSX 2.0) bem mais tarde já na época do PC com emulador BlueMSX. E a Konami era realmente a melhor. Nemesis (Gradius), King's Valley, Knightmare , Maze of Galious (continuação do Knightmare), Nemesis 2, Nemesis 3, Salamander, Parodius, F1 Spirits (continuação do Road Fighter) ... terminei todos menos o Paradius porque dava defeito em uma das fases. E até mesmo jogos simples de 32 kbytes com uma trilha sonora incrivel como Twin Bee, Magical Tree, Q-bert, King's Valley 1 ... os caras eram magos da programação ! Quando vi um PC pela primeira vez com o MS-DOS nos anos 90, já sabia vários comandos porque a mesma Microsoft fez igual.
Não conhecia tanto do MSX, mesmo hoje tanto tempo depois. Seus vídeos me incentivaram a experimentar essa maravilhosa plataforma, agora disponível na palma das nossas mãos
Show! Tenho boas lembranças do msx. Um tio tinha e sempre que íamos visita-lo ele colocava os games para eu e minha irmã jogar. Ótimo vídeo como sempre. Parabéns.
Se eu não fosse Analista de Sistemas e o MSX não fosse o meu primeiro computador, inclusive no qual aprendi a programar em MSX Basic e Turbo Pascal 3.0, ahh... Você poderia ATÉ ter me convencido... Agora dizer que é a "mesma coisa" é demais... Tive Impressora e mouse para meu msx, organizava meus aplicativos e jogos em pastas, eu tinha o MSXDos que era um sistema operacional parecido com o MSDos... Usava disquete no MSX, ... Você conhece alguém que seu primeiro computador foi um Nintendinho? ...rs... Mas gosto muito do seu canal e entendo o ponto de vista de alguém que pelo jeito sequer leu os livros que vinham com o Expert, pois com eles aprendi e treinei muito Lógica de Programação e aprendi a programar, ... Ah... Isto me deu uma excelente base profissional inclusive... Abraços e triste por alguém que teve um MSX achar que ele é um simples videogame...
Mano, triste fico eu. Um comentário tão longo, que eu li como sempre leio, mas seja sincero, você assistiu o conteúdo dos dois vídeos sobre msx aqui no canal? Por que para comentar o que disse, é sinal que ou se deixou levar pelo título e saiu escrevendo sem assistir, ou não prestou atenção em nada do que foi dito.
Só passando pra dizer que este é um dos canais favoritos do yt. Mesmo em assuntos que não me interessam tanto, sei que vou ver um vídeo bem escrito e bem produzido.
O Expert foi meu primeiro computador, depois converti pra 2.0, com ele aprendi programar em Basic e Pascal. Claro que tinham jogos maravilhosos, mas o Msx é muito mais que um vídeo game. Com ele fazia trabalhos de escola, programei aplicações próprias e cheguei até a editar vinhetas de vídeos feitos em casa(com ajuda de uma câmera e um videocassete vhs). Hoje sou engenheiro e trabalho com Telecom e com edição de vídeos,o MSX foi o computador que me introduziu a esse mundo. Chamar só de videogame pra mim é um sacrilégio.
@@aperte Discordo completamente, a funcionalidade faz a classificação. No caso do vídeo game a funcionalidade é só de jogos ( entretenimento), no caso do computador se acumulam diversas outras funcionalidades. Na prática o hardware é igual ou semelhante, mas as funcionalidades completamente diferentes.
@@paulofabianoverissimobraga3448 empresas usavam MSX como PCs. Imagina uma pequena empresa há época tentar começar a informatizar seus dados, um Apple II era caro e os primeiros PCs eram mais ainda, um MSX era uma maneira menos cara.
@@paulofabianoverissimobraga3448sso até algum hacker utilizar o hardware do console para instalar algum sistema operacional que não seja o firmware e dê um jeito de introduzir uma interface de entrada de dados (teclado e mouse)... 😁 Sim pode ser complexo, pois o firmware do fabricante pode estar em uma área de memória independente e ser carregado por algo semelhante à BIOS, no caso é só fazer modificações em uma cópia do firmware, re-flashear isso para esse chip, de forma a desbloquear o boot de outro sistema fora o firmware do fabricante, e instalar um sistema operacional, o qual vai depender do suporte do mesmo à arquitetura (Cisc Ou Risc) mas sim é possível.
@@dschannel1171 Acho que vc não entendeu o meu ponto, não falei que não dava pra converter um console em computador e sim que o MSX não era um videogame, pois seu uso era muito mais amplo. Na verdade estamos defendendo o mesmo ponto de vista sob ângulos diferentes. A classificação do mercado é conforme o uso( que no caso discordo do vídeo nesse caso do MSX), mas técnicamente os consoles são computadores por si só com aplicação destinada a jogos, coisa que o MSX não tinha exclusividade apesar ser utilizado para tal.
Grande Ed Topzero! Se não me engano, nos anos 1980, a rádio da USP transmitia programas e jogos do msx, as pessoas gravavam pelo gravador de fitas cassete do rádio e usavam no console. Nós já faziamos download de jogos e programas antes da invenção da internet XD
Um amigo no fim dos anos 80 tinha um MSX e cartuchos como Circu's Charlie, Galaga e Year Kung Fu. Depois ele comprou um Datacoder e começou a copiar jogos de outros amigos que tinham MSX e que levava quase 10 minutos para carregar cada. After the War, Kings Valley, Robocop, Metal Gear e varios clássicos. Tinha as revistas que vendia no Carrefour Anchieta que você digitava no basic o fonte de jogos: o único que funcionou era um jogo que só era um asterisco piscando e ao dar Space no teclado dizia "Você acertou" ou "você errou" (extremamente frustrante). E a dica que dou pelos véios que vivram isso era a frase ""Cracked by Damian".
Se em algum desses computadores tivesse algum vírus.... Já era a coleção de games 🤣🤣🤣, esse negócio de virus era f0d@ na época, não havia segurança, podia perder tudo de uma hora para outra na hora, ou no dia do payload (data marcada para o virus manifestar). Procura os videos que mostram vírus em ms-dos, eu mesmo ja baixei e testei em VMs, o Virus.DOS.LSD destrói o sistema na hora!!!
✨👉 Conheça o Super Console X Cube com 50 mil jogos: aperte.cc/SuperConsoleX ✨👉 Unboxing Super Console X Cube: aperte.cc/xcube Ignore o texto parodius da no comecinho, era para ser apagado, não foi, ficou 😂 ✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart ✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist ✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net ✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊 ✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros: ruclips.net/channel/UC0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7wjoin ✅ Músicas que eu uso nos vídeos: Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q ✅ Redes Sociais Discord: bit.ly/3a86O8m Instagram, Facebook: @apertestartoficial Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4 🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊 Eduardo Peixoto Rua Holanda, 202 Caixa Postal 4132 Curitiba PR CEP 82501970ruclips.net/user/sgaming/emoji/7ff574f2/emoji_u1f449.png
Um bom exemplo que videogames são computadores, é os kits de desenvolvimento, eles são a versão PC dos Consoles, que temos no nosso lar, basicamente, consoles são computadores "capados" para uma única função específica, rodar jogos...
Eu gostava de Atari e odissey. Ganhei um tk85 mas a paixão por computadores veio quando vi os jogos "perfeitos" do msx. Tinha também o tk90x que tinha basicamente os mesmos jogos do msx. Hoje com 45 anos eu sou analista de sistemas por conta dos jogos que me levaram ao msx que me levaram ao apple2 que me levaram para o brasileiro cp500 da prologica que me levou ao PC que conhecemos hoje. Eu Programava joguinhos em Basic e Cobol. Eita saudade dos meus 9 anos de idade, anos 80, época dourada da informática no Brasil. Um jogo nacional do msx que eu era viciado era Camelot. O diferencial dos jogos do msx era que eles tinham final, hehehe.
Minha historia com o MSX é praticamente igual a sua. Só troque o Pitfall 2 pelo Mr. Chin e o resto é praticamente igual. Para minha felicidade, eu aproveitei bastante essa maravilhosa máquina!
Descobri recentemente que existe um jogo da minha franquia favorita Advetures of Lolo de NES também no MSX: Eggerland, Descobri jogando ele em uma box game com um emulador MSX. Nele também descobri depois que havia mais um Eggerland para FDS. Esses jogos são puzzles muito divertidos. Também tem Eggerland 2 pra MSX2 , mas essa ROM eu não achei em lugar nenhum. Mas não faz muita falta pois é praticamente o mesmo Advetures of Lolo 1 de NES.
Cara, eu queria tanto que a turma fizesse live de jogos antigos de PC...eu sou órfão disso...eu sou da época do 286...quando vim ter pet primeiro console foi master, mas segurei mais jogando pc ateh pegar o play station...os games de PC eram tudo de bom...
Olá meu amigo, ED TOPZERO, tudo bem! Like 👍😊🎮👏👏👏 SEMPRE para você! Conferindo aqui o seu trabalho, PARCEIRÃO! Quando você escreveu sobre: Videogame é igual ao PC? Bom, Eu gostaria muito de ver e tirar essa minha dúvida, da minha cabeça! Meus parabéns de verdade! E sim, é um VIDEGAME PC! E muito obrigada por compartilhar conosco, este CONSOLE e JOGOS tão FASCINANTES! TMJ GAMES SEMPRE.
Ed, cara muito obrigado por esse video,,, MSX e Nostalgia pura pra mim, aqui em BH tinha uma empresa que distribuía jogos a Condor, e tb tinha a R2D2 onde levavamos o disquete ou fita cassete e copiavamos os jogos por um bom precinho ... Saudade e a palavra.
Muito legal ver todas essas histórias... Comecei com o ATARI em 1985 com 5 anos e foi amor a primeira vista. Depois Master System, Turbo Game, Mega Drive, Super Nintendo e ai jogos de PC, ai veio o PS1, PS2, PS3 Kkkkķkkk bom parei ai mais fico com vontade de ter o PS5.
só fui conhecer o MSX depois de velho, mas achei os jogos e o aparelho em si bem legais. MSX é um computador que roda jogos, ele não é dedicado, e dá pra programar nele, o que é quase impossível em games, pois nao tem programas para isso. O fato dele nao ser dedicado é que torna a rolagem de tela dele de "bloco em bloco", onde atualiza somente um bloco de colunas da tela por vez.
Eu sempre usei o MSX como videogame mais meu Tio que trabalhava no "INPS na época" usava como computador "planilhas, impressão de documentos etc"! A extinta (TELESP) aqui da minha cidade usava MSX também!!!! Tinham impressoras e tudo mais!!!! Resumindo: Pra mim MSX é um computador pois não vejo muita gente ligando impressoras/teclados em Videogames😁 e nunca vi ninguém usando um Videogames no trabalho/escritório/empresas😁
Adorei o vídeo anterior sobre o MSX, e estava aguardando por essa continuação. Excelente! Meu Hotbit branco continua na caixa. Ultimamente tenho usado só emuladores pra matar a saudade.
Curto muito seus vídeos Ed, esse ficou muito bom (assim como os outros), parabéns! Só uma correção, o Gradius era 128 kb, e até onde sei, é o primeiro jogo megarom lançado para MSX. Talvez sua confusão venha do fato que fizeram uma versão pirata aqui no Brasil que não precisava da Megaram, rodava em micros MSX1 com drive porque lia as fases do disquete, em vez da megaram.
Tenho memórias muito boas do meu antigo MSX HOTBIT!!! ULTRAMAN, Kung Fu, Alien o 8 passageiro,Peoples, Antartica adventure, Kings's Valley, Caça Fantasma....❤
Era uma época real de muita saudades não tive msx nem outro computador mais tinha amigos e primos que tinham existia os propgradores e o pessoal de digitação que conseguia cópias de qualquer coisa e não se falava que isto não era pirataria eu era adolescente conhecendo o super game da CCE com um game muito legal demon atack obrigado video documentário do msx ter um fliperama que nem alcançava para os mais velhos devia ser fera para min uma art game bem desenhada.
"Entrada pra cartucho". São SLOTS (que também era usado pra conectar placas de expansão, cartuchos de jogos, aplicativos, etc.). Aposto que seu computador atual você também chama ele de console devido a sua paixão exercebada pelos jogos, certo?
Fala Luis, tudo certo mano? Infelizmente no meu PC atual, jogar é o que eu menos faço. 95% ele é usado para editar vídeos. Diferente do MSX, que era 100% usado para jogar. Para mim MSX sempre foi e sempre será um videogame. Mas eu fico curioso, o que minha experiência pessoal com o MSX te incomoda?
@@aperte Aí é que está! Só porque você usava o computador (MSX) somente para jogos, não significa que ele seja um vídeo game (console). Eu também jogava (e muito!) no MSX, mas também utilizava ele para aprender (linguagens de programação, música, matemática, etc.); Se for seguir sua linha de raciocínio todos os micros que os usuários usam (ou usavam) pra jogar (IBM PC, MSX, Zx Spectrum, TRS-80, Apple, Amiga, etc.) vão deixar de ser computador!
Meu primo cursava processamento de dados no final da década de 80. Ele tinha um Hot Bit que ele usava pra estudar e programar. Uma vez ele estava na casa da minha tia jogando Antartic Adventure rodando no cartucho. Fiquei boaquiaberto com aquilo, pois até ali videogame pra mim era Atari 2600. Ele deixou eu jogar só um pouquinho, só até morrer.
O pessoal que se ofende em chamar o MSX de videogame é porque quer dar aquela imagem de "homem sério". Bobagem, eu aprendi a programar em meu Hotbit, hoje sou analista de sistemas, mas GRANDE PARTE de meu tempo com esse computador era realmente jogando!! E ainda tinha cartucho, como nos videogames! Mas, ao contrário do Ed, na época que eu jogava MSX, só tinham Apple II e Atari por perto! Ganhei meu Hotbit em 1986, e só fui conhecer o NES em 1989!! E no início da Década de 1990, já comecei a pender para o lado dos PCs!!
Me lembro de alguns jogos (na maioria deles espanhóis) que levavam vários minutos para carregar via fita cassete e que, as vezes no meio do carregamento, falhavam…kkkk… era desesperador…kkkk
Nossa, bicho, esse vídeo reavivou muitas memórias… inclusive das tardes em que meu irmão e eu nos revezávamos pra digitar um joguinho em BASIC listado em livros que meu pai comprava (a maioria não funcionava direito). Ed, você que mencionou a Orionsoft, lembra da Engesoft? E onde ficava a Myst? Aqui na ZO de São Paulo a gente frequentava a Champion.
So faltou um pouquinho mais do msx na Europa, principalmente na Espanha com a opera soft, os jogos não eram grande coisa, mas corsários, la herencia e abadia del crimen são sensacionais.
Tem tbm feito no Brasil em FPGA o SMX (as letras estão trocadas de propósito) do Victor Trucco (que tbm está por trás do Spectrum Next!) O cara é fueda!
Pô o meu HotBit sofreu na época. KnighMare, pingpong, TwinBee, Time Pilot, Road Figther, Ye Air Kung Fu, Robocop. Só jogão, inclusive o Robocop tinha que fazer o BLOAD duas vezes, eram duas partes. Vc terminava a primeira e tinha que acionar o gravador novamente pra rodar a segunda parte e continuar. MSX foi meu segundo computador, tive um CP200 da Prologica antes, mas a vantagem é que o MSX era colorido e a parte de som era mil vezes melhor. Excelente época, só quem viveu sabe.
Eu tinha o concorrente do MSX que era o TK 90X. Ele tinha um ar de computador sério enquanto o MSX tinha cara de videogame. O TK tinha uma vantagem que era a memória continua e que garantiu uma vida maia longa, mas o MSX batia nos games.
Eu tive um Expert Gradiente, via aquelas duas entradas pra cartucho e ficava doido pra ter algum pra testar. Cheguei a testar um cartucho de Master System, mas só bugou tudo. Eu não tinha nem drive de disquete ou fita k7, mas também não ia adiantar, já que ninguém mais que eu conhecia tinha um MSX.
E cá para nós. O Expert queria ser um PC, mas ninguém (poucos) mexiam com BASIC. O MSX era para jogar mesmo. Tive a sorte de ter contato com o MSX da Gradiente (que hardware maravilhoso) e com o Intellivison II (Sharp fantástica) antes de jogar o Atari. Que coisa fantástica. E ver o logo da Konami no MSX, era certeza de coisa boa. Senso de reconhecimento de marca, que só fui ter depois de alguns anos com a CAPCOM, mais do que a própria Nintendo. Que época. E este Theseus aí, joguei em K7. Que jogo desgraçadamente difícil.
A rigor, um vídeo-game é um computador especializado. Um vídeo-game abre mão da utilização geral (programação, utilização de programas comuns como aplicações de escritório). O MSX não abria mão disso para obter performance. Videogame é como um orc de rpg que abre mão da defesa para dobrar o dano. Então era um computador pessoal que era usado como console.
O ruim dos jogos do MSX e de outros consoles daquela época é que os jogos eram extremamente difíceis e não permitiam salvar, ou seja, morreu tinha que começar do zero. Por isso eu enjoava rápido dos jogos. Eu só jogava porque não tinha nada melhor. Foi só com o SNES que eu realmente passei a me divertir com videogame, foi uma verdadeira revolução pra mim, por isso é o meu console do coração.
@@alexandresebastiaos.desouz6844 era uma rara exceção, e quem não tinha drive de disquete tinha que gravar em fita K7, o que é um saco. No meu caso, por algum motivo não gravava.
Ed eu não conhecia o psx, aposto que muitos também não conheça, mas não liga pra isso não... Manda um beijinho no ombro para essas pessoas e segue o barco. 👍🏻👍🏻👍🏻
Comecei nos games em 1982, com 8 anos com o Odyssey e em 1986, com 13 anos, ganhei meu MSX Expert 1.0 e entrei de vez na informática. Aprendi a programar Basic com aquele livro de comandos que vinha com o MSX. Meu primeiro jogo rodando no Datacorder foi o Ping-Pong, depois fui ganhando outros periféricos, como o monitor de fósforo verde da Gradiente, o modem BBS, o Disc Drive DDX, cartucho Megaram e converti para MSX 2.0. Hoje, rodo todos os jogos do MSX por emulador. Só quem viveu esse momento entende essa nostalgia e o quanto MSX marcou nossas vidas. Hoje, com 48 anos, sou Gerente de TI e gamer e tenho um Xbox Series X e continuo jogando como comecei no início, com meus 13 anos...
Que legal. Dava pra programar em assembly no MSX?
@@homejonny9326 Dava sim, na época aprendi a programar no MSX em Basic, Assembly, Cobol, pascal, dbase.
@@rittertt Mano, que top. Ate Cobol e Dbase? Muito show. Vc sabe dizer se havia impressora matricial pro MSX, ou era algo raro/impraticavel?
@@homejonny9326 Eu ainda tenho esses softwares guardados. Tive impressora também, dava para usar a mesma usada no PC (Matricial)
@@rittertt Nossa, muito dahora. Imagino a sua alegria, que podia desfrutar de um computador completo e ainda jogar muito jogo massa, como, por exemplo, Montezuma's Revenge. Interessante que as impressoras pra PC tambem "rodavam" no MSX. Muito show esse sistema.
Meu pai trabalhou na Gradiente nos anos 90 e costumava trazer as novidades para casa. Foi numa dessas que conheci o MSX!
Inicialmente tivemos o Modelo que o Ed mostra no vídeo, mas depois foi trocado por outro que possuía um drive de disquete 3.5 e era mais bonito, com tons de preto e grafite.
Foi por meio do disquete que tive a acesso a dezenas de títulos naquela época, como os clássicos da Konami que foram citados no vídeos.
Sem dúvidas fui a criança mais feliz da vizinhança! XD
Também experimentei vários acessórios do MSX. Lembro principalmente do leitor de fita cassete, a impressora matricial e o icônico monitor de fosforo verde!
Hoje sou programador e considero que minha entrada nesse mundo começou no MSX, ainda guri. Copiando os exemplos em Basic que vinham num livro do MSX só para tocar musiquinhas! =D Depois modificar esses exemplos para tocar musicas diferente. B-]
Certa vez, visitei a fábrica do Gradiente para conhecer o trabalho do meu pai. Foi uma experiência belong of galaxy! Vi o MSX sendo usado na linha de produção para controlar máquinas!! =O
Grande vídeo Ed!!
Seu conteúdo deveria ser preservado no arquivo nacional. Quem concorda deixa o like!
Valeu Demaaaisssss.... Reviveu várias memórias boas da minha adolescência!!!! MSX foi uma fase maravilhosa... Tive até o 2+ com Fmpac e SCC, modificado por Caetano Nikodemo, lá em São Caetano, ele era tipo o Carchano, mas não criava coisas. Sou de Piracicaba e na época do SNes e MEGADRIVE alugava cartucho na locadora do Gilão kkkk... Um grande abraço e parabéns!!!
Tem um projeto no Japão de lançarem o MSX3 (baseado em ARM).
MELDELS 😍😍😍😍😍😍😍😍😂😂😂😂😂😂 Muito obrigado mano 👊👊
@@Vindix007 Deve ser mais um desses emuladores baseados em android com o gabinete que é uma versão miniatura idêntica ao original só que de proporções bem reduzidas como o atari mini, mini snes, A500mini, etc. no fundo são caça niqueis pra tirar dinheiro de adultos saudosistas dos tempos de infância ou juventude.
@@lazlogurzogonas878 na verdade o projeto é encabeçado pelo Kazuhiko Nishi, o "pai do MSX". Mas é uma viagem doida.
Parabéns guerreiro, seu canal representa todos nós gamers acima dos 40 que ainda amam vídeo game .
Ah os mais novos também , saber mais da história fomenta a alegria de continuar a jogar os novos e os da era de ouro
Ed, em 1987 eu tinha um vizinho que tinha um expert. Para mim que só tive contato com Telejogo e meu Atari, o Expert era fantástico, jogos super coloridos e um joystick que parecia algo do futuro. E ele ainda tinha uma planilha eletrônica que gerava gráficos. Era um videogame que fazia outras coisas. Era fantástico!
Muito obrigado mano! 😍😍😍😍❤❤❤❤
@@aperte eu que agradeço! Sempre um conteúdo excelente!
Eu nasci em 1987 kkk
@@flibman7356 👴
Tenho 40 anos e não sabia exatamente o que era MSX até há poucos anos. Para mim era um simples PC como um Pentium ou algo assim.😅Eu como muitos aqui comecei no atari do meu primo, mas meu primeiro console foi o master system e marcou muito uma época. Podia fazer um vídeo top assim e completão sobre o master, falando de alguns jogos.
Toda vez é assim ! Ficamos impressionados e pronto: "Olha isso !!! Não tem como melhorar !!!" Lembro de dizer isso 300x quando jogava The Need For Speed SE no 3DO.... Eeeeê saudades....
Eu com um mega drive vendo pela primeira vez Need for Speed no 3DO na locadora realmente foi algo impressionante. Final Fantasy 7 e Resident Evil 1 no PlayStation alguns anos depois tb não dava nem para acreditar nos gráficos.
Ed Topzero, meu querido - Seu vídeo esta muito bem feito, que é impossível criticas - hahahahah - Conservo ainda meu gravador cassete Gradiente e um cartucho recuperador digital de Jogos em fita cassete - existia na época dois fabricantes a Orionsoft e Spacial Line (Super Loader) ainda tenho na caixa com manual o objetivo desse cartucho era filtrar o áudio vindo do gravador cassete e entrega-lo limpo para o Console (ou computador - hahahahaha) tínhamos sucesso na maioria das cargas. Entrei no mundo MSX por causa das máquinas Arcade e jogos do arcade no MSX, Rallyx, Elevator Action entre outros, aprendi a programar em Basic, Dbase II e Pascal no MSX, conheci o funcionamento da planilha de cálculos Supercalc-II e trabalhei profissionalmente dando aulas em micros Apple II, CP-500 e MSX, O MSX me introduziu no mundo da Micro Informática.
O meu no caso é o computador Sharp x68000 ou x68k esse computador da Sharp ele servia tanto para o trabalho, tanto para jogar videogame nesse computador da Sharp x68k, e ele é caríssimo, e obscuro o computador x68k e eu jogava Akumajou Dracula um remake do primeiro Castlevania do NES que posteriormente nós recebemos uma versão adaptada para o PS1 chamado de Castlevania Chronicles que é um relançamento do remake de Castlevania do computador x68k.
A primeira vez que vi um MSX foi na Escola Adventista de Cotia, SP . Era o ano de 1988, eu estava na 3° série e no dia rolava uma feira de ciências . Cara, eu tinha um Atari e fiquei encantado quando vi os jogos do MSX naquele dia !
Olha a treta plantada!!! :D
Eu comprei o meu MSX hotbit preto em 88 para continuar estudando Basic, comecei no zx spectrum com a revista INPUT debaixo do braço e ia na loja da Mesbla em Niterói pois os vendedores deixavam a gente usar!
Mas não era apenas aprender programação, os jogos eram um plus a mais, comprei um cartucho do HERO e muitos K7 de outros jogos.
O problema da programação no MSX para mim era justamente a fita K7... Pois ficava horas fazendo o programa e levava uma hora a mais para gravar e verificar se a gravação ficou boa, se desse erro, tinha que gravar novamente... E dava muitos erros... Só avancei com o MSX profissionalmente falando, qdo comprei um diskdrive da DDX. Nessa época eu fiz o meu primeiro freela, em 1990, peguei um sistema de estoque em Basic para alterar uma listagem, o sistema era usado por uma loja em volta redonda, o cara usava o expert e uma impressora mônica para controlar o estoque, contas a pagar e receber. Fora o grapus 3 para imprimir banners para a loja.
Então, o MSX poderia ser um console ou um computador, dependia do seu uso.
Já um console para funcionar como computador precisava de uns trecos que eram difíceis de arrumar e a maioria nem conheciam!
Finalizando, Ed, fala sobre o ZX spectrum e o Apple 2 da época tbm! Abrs.
Um Zemmix Neo, legal! Mas eu tenho o irmão mais velho dele, o One Chip MSX, o OCM - que nas novas atualizações de firmware feitas pelo usuário KdL, é o MSX ++. Muito bom!
Um abraço aqui do povo do encontro de usuários de MSX em Jaú!
Ed. Meu primeiro MSX 1.0 foi comprado no Mappin São João, no centro de São Paulo. Eu carregava os jogos através de fitas cassete. Depois passei por todo este processo de evolução. MSX2, MSX2+, Disk Drive DDX. Conheci o Ademir Carchano pessoalmente, fui à casa dele na Vila Mangalot em São Paulo, onde ele arrumou meu MSX enquanto ficamos conversando. Numa outra ocasião, ele converteu meu MSX no escritório que ele tinha na Av. Paulista. Uma pessoa simples e agradável, era como o Ademir me parecia. Também estive nesta loja: MISC entre outras. Mas a minha Softhouse preferida era a Paulisoft (do Alberto) onde conheci meu amigo Fernando, no Vale do Anhangabaú, no prédio: Mirante do Vale. São tantas histórias com o MSX. Até enchente peguei para ir atrás de jogos. Os seus sentimentos expressados ao MSX se confundem com os meus. Esses dias terminei o Metal Gear 2 Snake's Revange no Emulador: OpenMSX. Parabéns pelo vídeo.
A MISC ficava ali do lado ... tambem na Xavier de Toleado, pertinho da Paulisoft ... nem 300 metros de distancia. Eu era adolescente e conhecia varias "soft-houses" de São Paulo como a Game of Time (do lado do metro Saúde) ou a Ectron (lá perto do metro Santana).
Não gostava muito da MISC. Achava eles um pouco careiros. Mas frequentei bem durante um tempo. As outras que você citou eu não conheci. Valeu!
Fala Eduardo. Primeiro, Parabéns pelo seu Canal.. e seus vídeos são muito bons! Sucesso
Agora falando de MSX, foi onde mergulhei no mundo da informática depois de um curso nos PC-XT tela Ambar e laranja, MS-DOS 3.3 e onde tive as noções básicas. Mas foi no MSX que me apaixonei pelo mundo da Informática e tive a sorte de Expert DDPlus (com drive de 3 1/2 embutido e isso ajudou muito, mas também usei o carregamento via fita cassete adaptando meu 3x1 para isso. Aprendi muito com programação BASIC e Arrisquei no Assenbly (Valeu revistas MSX da época) e as SoftHouses. E sim me diverti muito com os jogos que até hoje são Inesquecíveis: Zanac, Xevius, Goonies, Q-bert, Aleste entre tantos outros. e tive a sorte de conhecer o Carchano que transformou meu DD Plus em um 2+. Infelizmente não tenho mais esse equipamento TOP. mas tenho aqui uma relíquia Expert 1.1 para uns projetos!! Sucesso!!!
Nossa, quantas memórias! Tive praticamente todos os jogos mencionados. Eu era pirado no Theseus e no Nemesis (Gradius). Este último só era possível ser copiado com o PcTools num PC. Mas a maioria dos jogos, fazíamos cópia disco a disco, pelo DOS para MSX. Sim, usávamos DOS, com praticamente os mesmos comandos usados em PC.
Tive uma impressora Elgin Lady 80, com a qual fiz vários trabalhos escolares. Essa mesma impressora eu pude utilizar depois no meu primeiro PC, um 286 montado com peças trazidas do Paraguai. Lembro até do cheiro daquele computador. Maravilha de vídeo!!
Você me representa! Essa história com o expert poderia ser a minha. Obrigado pela lembrança ED, continuo nos brindando com essas lembranças.
O melhor dos seus vídeos são a narração, muito Top, muito conhecimento e muita emoção nas palavras ao reviver todos esses grandes momentos da nossa História !!!
Excelente parte dois. Seria legal mais uma parte com o lado mais obscuro do msx como as conversões de spectrum, jogos espanhóis e conversões abomináveis de arcades como double Dragon e dragon ninja. Grande abraço e parabéns pelo trabalho
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado mano!
MSX é um computador. Claro que haviam jogos maravilhosos, mas também era um excelente computador, minha carreira em TI começou nesse COMPUTADOR, aprendi muito nele e claro, joguei muito também. Inclusive ainda tenho meus MSXs daquela época e alguns cartuchos da Konami aqui no escritório.
Pois é, a maior dificuldade que eu encontro com o pessoal do retrogaming que quer ter um MSX é fazer eles entenderem que o MSX é um computador, não é um videogame. Então ele tem sistema operacional, comandos, interpretador BASIC... Não é apenas ligar e jogar. É difícil explicar isso para eles.
@@ricardojpinheiro videogame também tem que ter o próprio sistema operacional (no caso o firmware) gravado na memória ROM (apenas leitura, por isso não é afetado por vírus, além de ser sistema proprietário), basicamente na sua essência, do ponto de vista hardware, também é um computador: Tem que ter GPU, CPU (as vezes FPU como co-processador, mas isso em consoles mais antigos, pois se não me engano, desde o i486 DX a unidade de ponto flutuante é inserida internamente dentro do mesmo die da CPU, o qual tem outros setores dedicados a tarefas como acesso a memória e outras), unidades de armazenamento sendo a interna geralmente imutável por ser ROM, dependendo do console unidade de armazenamento interna secundária para armazenar novos jogos (HDS, SSDs), já em outros consoles, o sistema precisa acessar arquivos na unidade externa, seja em CDs, DVDs ou cartuchos, tudo isso tem um sistema de alocação de arquivos, seja FAT32, NTFS, exFAT, CDFS..., dentro de consoles modernos é possível encontrar os mesmos processadores utilizados em notebooks, ou seja, o propósito é ser uma plataforma dedicada para games, mas em sua essência é um computador.
@@ricardojpinheiroRealmente para quem nunca instalou um DOS em uma VM, não sabe fazer clonagem de disco, muito menos encontrar e instalar os drivers corretos em caso de ter uma máquina real, sem noção alguma de informática, é complicado mesmo.
@@dschannel1171 Sim, eu concordo que no caso dos videogames modernos tem isso tudo. Afinal, Playstation 3 em diante roda BSD. Mas essas dificuldade eu tenho c/ o povo do retrogaming, q tá acostumado c/ SNES, Mega-Drive e outros da época. Aí qdo eu falo q MSX n é videogame, é computador... Tem uns q travam. Outros desistem. E alguns resolvem se aventurar.
Tive um MSX Expert 1.0 e passei por todas as fases até o MSX 2+, com megaram. Na verdade, bem no início da plataforma aqui no Brasil, não havia absolutamente nada de hardware (periféricos - nem mesmo o gravador K7) e nem software, exceto o cartucho de demonstração que vinha de fábrica (e que já era muita divertido! rs) e o próprio MSX-BASIC, nativo. Lembro que comecei a programar em BASIC e era uma diversão "criar" sons de ambulâncias, metralhadoras, etc. Também cheguei a utilizar o cabo de dados que conectava o K7 ao console (um P2 bem basicão) como interruptor, pois com ele era posível ligar/desligar componentes conectados ao na ponta do conector P2. Maluquice total! kkkk Na época tive uma "impressora" chamada Praxis, da Olivetti, uma máquina de escrever elétrica que, com um adaptador (acho q era RS232) se conectava ao MSX e, pasmem, "imprimia" letra por letra. Fantástico! rs Em relação à programação, e por isso não considero o MSX apenas um "console gamer" - apesar de eu ter jogado muito, mas muito mesmo rs rs rs - pois desenvolvi, na época, o primeiro BBS (Bulletim Board System) em BASIC, rodando num MSX. Enquanto amigos já tinham o "recém estreante" PC XT (da Intel) com programas de BBSs prontos para MS-DOS, tive que me adaptar e, de fato, o Maniac´s BBS foi ao ar, incialmente, no Expert. Depois, com o tempo, também migrei pro PC (já um 386 DX 40) e o BBS virou "quase profissional", evoluindo até fazer parte de redes mundiais como a FidoNet, por exemplo. Nessa época, se bem me lembro, eu já tinha uns 13/14 anos. Tenho 47 anos e trabalho com TI desde sempre. Tenho, até hoje, um FOLDER promocional original da Gradiente, mostrando seu Expert e os periféricos disponíveis naquela época. Viu como esse tal MSX deixou sequelas? kkkk Ed, você me trouxe lembranças QUASE esquecidas. Muito obrigado, irmão!
Muito bom! Eu sou dessa época.ajudei a organizar o primeiro encontro de MSX do Brasil (Brasília 96).. (um abraço Delavy!) O Carchano estava lá também. Aqui em Brasília quem montava os nosso MSX 2 era o Dart. Ele fazia uma gambiarra com cartão de 80 colunas da Microsol (que tinha o chip de vídeo V9938) e copiava a epeom de um MSX japonês . Usava também uma memória ram pequena para emular o chip do relógio RTC e assim tínhamos nosso MSX 2... Bons tempos. Tem também um cara de SP chamado Oazem que fez algo parecido na época. Ele faz acessório de MSX até hoje e vende no mundo inteiro!
Minha infância foi com o MSX da Gradiente. Joguei todos os jogos que você falou no vídeo… quase sempre em fita K7 também e como foi bom assistir esse vídeo!! Me arrependo muito de ter vendido o meu MSX. Mas se um dia tiver a oportunidade, vou comprar outro de colecionador. Obrigado pelo vídeo e por me fazer voltar no melhor da minha infância.
Seu canal é show!
Faz um vídeo sobre a história dos games em PC, desde o MS-DOS, passando pelas placas VGA, SVGA. Vai ficar bom
Tenho 51 anos. Tive um TK2000 da Microdigital. Depois dele eu quase comprei um HotBit, o MSX da Sharp, fabricado em Manaus-AM.
Alem da MISC na Xavier de Toledo, ali do lado da estação Anhangabaú do Metro tambem tinha a Paulisoft há menos de 300 metros (onde eu vi pela primeira vez o MSX 2.0 e depois o MSX 2.0+ rodando o Metal Gear 2). Eu sempre que ia na Paulisoft, passava na MISC tambem. E tinha outras softhouses famosas como a Game of Time (ali no Metro Saude), Tinha a Ectron lá em no metro Santana e os colegas passam fitas e disquetes entre si. Tive fitas, disquetes 5 e 1/4 com drive da DDX e Megarom de 256kb mas não consegui ter o MSX 2.0
No entanto, em uma das softhouses, eu vi o impressionante Commodore Amiga 500. Depois de alguns anos, comprei um Amiga 600 ... bons tempos ! Só fui jogar MSX 2.0 e matar a vontade de jogar Metal Gear, Hinotori, Kings Valley 2 (tinha a versão Megaram e a versão do MSX 2.0) bem mais tarde já na época do PC com emulador BlueMSX.
E a Konami era realmente a melhor. Nemesis (Gradius), King's Valley, Knightmare , Maze of Galious (continuação do Knightmare), Nemesis 2, Nemesis 3, Salamander, Parodius, F1 Spirits (continuação do Road Fighter) ... terminei todos menos o Paradius porque dava defeito em uma das fases. E até mesmo jogos simples de 32 kbytes com uma trilha sonora incrivel como Twin Bee, Magical Tree, Q-bert, King's Valley 1 ... os caras eram magos da programação !
Quando vi um PC pela primeira vez com o MS-DOS nos anos 90, já sabia vários comandos porque a mesma Microsoft fez igual.
Não conhecia tanto do MSX, mesmo hoje tanto tempo depois. Seus vídeos me incentivaram a experimentar essa maravilhosa plataforma, agora disponível na palma das nossas mãos
Show! Tenho boas lembranças do msx. Um tio tinha e sempre que íamos visita-lo ele colocava os games para eu e minha irmã jogar. Ótimo vídeo como sempre. Parabéns.
Se eu não fosse Analista de Sistemas e o MSX não fosse o meu primeiro computador, inclusive no qual aprendi a programar em MSX Basic e Turbo Pascal 3.0, ahh... Você poderia ATÉ ter me convencido... Agora dizer que é a "mesma coisa" é demais...
Tive Impressora e mouse para meu msx, organizava meus aplicativos e jogos em pastas, eu tinha o MSXDos que era um sistema operacional parecido com o MSDos...
Usava disquete no MSX, ...
Você conhece alguém que seu primeiro computador foi um Nintendinho?
...rs... Mas gosto muito do seu canal e entendo o ponto de vista de alguém que pelo jeito sequer leu os livros que vinham com o Expert, pois com eles aprendi e treinei muito Lógica de Programação e aprendi a programar, ...
Ah... Isto me deu uma excelente base profissional inclusive...
Abraços e triste por alguém que teve um MSX achar que ele é um simples videogame...
Mano, triste fico eu. Um comentário tão longo, que eu li como sempre leio, mas seja sincero, você assistiu o conteúdo dos dois vídeos sobre msx aqui no canal? Por que para comentar o que disse, é sinal que ou se deixou levar pelo título e saiu escrevendo sem assistir, ou não prestou atenção em nada do que foi dito.
Só passando pra dizer que este é um dos canais favoritos do yt. Mesmo em assuntos que não me interessam tanto, sei que vou ver um vídeo bem escrito e bem produzido.
Amo demais Psycho World! Fechei ele numa live.
Que saudade dessa época.. trabalho como assembleiro e meu chefe tem várias fitas lacradas!
16:07 Grande Ademir
Fiz um vídeo sobre MSX e tb me falaram a mesma coisa kkkk (que chamei MSX de console). Parabéns pelo vídeo! MSX é vida!
O Expert foi meu primeiro computador, depois converti pra 2.0, com ele aprendi programar em Basic e Pascal. Claro que tinham jogos maravilhosos, mas o Msx é muito mais que um vídeo game. Com ele fazia trabalhos de escola, programei aplicações próprias e cheguei até a editar vinhetas de vídeos feitos em casa(com ajuda de uma câmera e um videocassete vhs). Hoje sou engenheiro e trabalho com Telecom e com edição de vídeos,o MSX foi o computador que me introduziu a esse mundo. Chamar só de videogame pra mim é um sacrilégio.
videogame é um computador e vice-versa, o nome muda conforme o uso 👍
@@aperte Discordo completamente, a funcionalidade faz a classificação. No caso do vídeo game a funcionalidade é só de jogos ( entretenimento), no caso do computador se acumulam diversas outras funcionalidades. Na prática o hardware é igual ou semelhante, mas as funcionalidades completamente diferentes.
@@paulofabianoverissimobraga3448 empresas usavam MSX como PCs. Imagina uma pequena empresa há época tentar começar a informatizar seus dados, um Apple II era caro e os primeiros PCs eram mais ainda, um MSX era uma maneira menos cara.
@@paulofabianoverissimobraga3448sso até algum hacker utilizar o hardware do console para instalar algum sistema operacional que não seja o firmware e dê um jeito de introduzir uma interface de entrada de dados (teclado e mouse)... 😁
Sim pode ser complexo, pois o firmware do fabricante pode estar em uma área de memória independente e ser carregado por algo semelhante à BIOS, no caso é só fazer modificações em uma cópia do firmware, re-flashear isso para esse chip, de forma a desbloquear o boot de outro sistema fora o firmware do fabricante, e instalar um sistema operacional, o qual vai depender do suporte do mesmo à arquitetura (Cisc Ou Risc) mas sim é possível.
@@dschannel1171 Acho que vc não entendeu o meu ponto, não falei que não dava pra converter um console em computador e sim que o MSX não era um videogame, pois seu uso era muito mais amplo. Na verdade estamos defendendo o mesmo ponto de vista sob ângulos diferentes. A classificação do mercado é conforme o uso( que no caso discordo do vídeo nesse caso do MSX), mas técnicamente os consoles são computadores por si só com aplicação destinada a jogos, coisa que o MSX não tinha exclusividade apesar ser utilizado para tal.
Cara sem palavras pelo vídeo... Muitas boas lembranças da época do msx... Joguei muito nesse console/computador..
Grande Ed Topzero! Se não me engano, nos anos 1980, a rádio da USP transmitia programas e jogos do msx, as pessoas gravavam pelo gravador de fitas cassete do rádio e usavam no console. Nós já faziamos download de jogos e programas antes da invenção da internet XD
eu lembro de ouvir falar sobre isso 😂
Um amigo no fim dos anos 80 tinha um MSX e cartuchos como Circu's Charlie, Galaga e Year Kung Fu. Depois ele comprou um Datacoder e começou a copiar jogos de outros amigos que tinham MSX e que levava quase 10 minutos para carregar cada. After the War, Kings Valley, Robocop, Metal Gear e varios clássicos. Tinha as revistas que vendia no Carrefour Anchieta que você digitava no basic o fonte de jogos: o único que funcionou era um jogo que só era um asterisco piscando e ao dar Space no teclado dizia "Você acertou" ou "você errou" (extremamente frustrante). E a dica que dou pelos véios que vivram isso era a frase ""Cracked by Damian".
Se em algum desses computadores tivesse algum vírus.... Já era a coleção de games 🤣🤣🤣, esse negócio de virus era f0d@ na época, não havia segurança, podia perder tudo de uma hora para outra na hora, ou no dia do payload (data marcada para o virus manifestar).
Procura os videos que mostram vírus em ms-dos, eu mesmo ja baixei e testei em VMs, o Virus.DOS.LSD destrói o sistema na hora!!!
✨👉 Conheça o Super Console X Cube com 50 mil jogos: aperte.cc/SuperConsoleX
✨👉 Unboxing Super Console X Cube: aperte.cc/xcube
Ignore o texto parodius da no comecinho, era para ser apagado, não foi, ficou 😂
✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart
✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist
✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net
✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊
✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros:
ruclips.net/channel/UC0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7wjoin
✅ Músicas que eu uso nos vídeos:
Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q
✅ Redes Sociais
Discord: bit.ly/3a86O8m
Instagram, Facebook: @apertestartoficial
Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4
🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊
Eduardo Peixoto
Rua Holanda, 202
Caixa Postal 4132
Curitiba PR
CEP 82501970ruclips.net/user/sgaming/emoji/7ff574f2/emoji_u1f449.png
Um bom exemplo que videogames são computadores, é os kits de desenvolvimento, eles são a versão PC dos Consoles, que temos no nosso lar, basicamente, consoles são computadores "capados" para uma única função específica, rodar jogos...
Eu gostava de Atari e odissey. Ganhei um tk85 mas a paixão por computadores veio quando vi os jogos "perfeitos" do msx. Tinha também o tk90x que tinha basicamente os mesmos jogos do msx. Hoje com 45 anos eu sou analista de sistemas por conta dos jogos que me levaram ao msx que me levaram ao apple2 que me levaram para o brasileiro cp500 da prologica que me levou ao PC que conhecemos hoje. Eu Programava joguinhos em Basic e Cobol. Eita saudade dos meus 9 anos de idade, anos 80, época dourada da informática no Brasil. Um jogo nacional do msx que eu era viciado era Camelot. O diferencial dos jogos do msx era que eles tinham final, hehehe.
Minha historia com o MSX é praticamente igual a sua. Só troque o Pitfall 2 pelo Mr. Chin e o resto é praticamente igual. Para minha felicidade, eu aproveitei bastante essa maravilhosa máquina!
Descobri recentemente que existe um jogo da minha franquia favorita Advetures of Lolo de NES também no MSX: Eggerland, Descobri jogando ele em uma box game com um emulador MSX. Nele também descobri depois que havia mais um Eggerland para FDS. Esses jogos são puzzles muito divertidos. Também tem Eggerland 2 pra MSX2 , mas essa ROM eu não achei em lugar nenhum. Mas não faz muita falta pois é praticamente o mesmo Advetures of Lolo 1 de NES.
Cara, eu queria tanto que a turma fizesse live de jogos antigos de PC...eu sou órfão disso...eu sou da época do 286...quando vim ter pet primeiro console foi master, mas segurei mais jogando pc ateh pegar o play station...os games de PC eram tudo de bom...
Cara vc tá de parabéns! Chega me lembrei da minha época de criança e nem lembrava de como era esses video games
Olá meu amigo, ED TOPZERO, tudo bem!
Like 👍😊🎮👏👏👏 SEMPRE para você!
Conferindo aqui o seu trabalho, PARCEIRÃO!
Quando você escreveu sobre:
Videogame é igual ao PC?
Bom, Eu gostaria muito de ver e tirar essa minha dúvida, da minha cabeça!
Meus parabéns de verdade!
E sim, é um VIDEGAME PC!
E muito obrigada por compartilhar conosco, este CONSOLE e JOGOS tão FASCINANTES!
TMJ GAMES SEMPRE.
Ed, cara muito obrigado por esse video,,, MSX e Nostalgia pura pra mim, aqui em BH tinha uma empresa que distribuía jogos a Condor, e tb tinha a R2D2 onde levavamos o disquete ou fita cassete e copiavamos os jogos por um bom precinho ... Saudade e a palavra.
Muito legal ver todas essas histórias...
Comecei com o ATARI em 1985 com 5 anos e foi amor a primeira vista. Depois Master System, Turbo Game, Mega Drive, Super Nintendo e ai jogos de PC, ai veio o PS1, PS2, PS3 Kkkkķkkk bom parei ai mais fico com vontade de ter o PS5.
só fui conhecer o MSX depois de velho, mas achei os jogos e o aparelho em si bem legais. MSX é um computador que roda jogos, ele não é dedicado, e dá pra programar nele, o que é quase impossível em games, pois nao tem programas para isso. O fato dele nao ser dedicado é que torna a rolagem de tela dele de "bloco em bloco", onde atualiza somente um bloco de colunas da tela por vez.
Eu sempre usei o MSX como videogame mais meu Tio que trabalhava no "INPS na época" usava como computador "planilhas, impressão de documentos etc"!
A extinta (TELESP) aqui da minha cidade usava MSX também!!!!
Tinham impressoras e tudo mais!!!!
Resumindo: Pra mim MSX é um computador pois não vejo muita gente ligando impressoras/teclados em Videogames😁 e nunca vi ninguém usando um Videogames no trabalho/escritório/empresas😁
Na estação russa Mir, tinha um MSX2 que , dizem, era usado para digitalizar imagens, para depois enviar para o controle em terra.
Adorei o vídeo anterior sobre o MSX, e estava aguardando por essa continuação. Excelente! Meu Hotbit branco continua na caixa. Ultimamente tenho usado só emuladores pra matar a saudade.
Curto muito seus vídeos Ed, esse ficou muito bom (assim como os outros), parabéns! Só uma correção, o Gradius era 128 kb, e até onde sei, é o primeiro jogo megarom lançado para MSX. Talvez sua confusão venha do fato que fizeram uma versão pirata aqui no Brasil que não precisava da Megaram, rodava em micros MSX1 com drive porque lia as fases do disquete, em vez da megaram.
Fiquei até com vontade de ajustar o azimute do K-7 player para o jogo carregar. Muito obrigado pelo vídeo!
O jogo do Goonies é fantástico! Que nostalgia!
Tenho memórias muito boas do meu antigo MSX HOTBIT!!! ULTRAMAN, Kung Fu, Alien o 8 passageiro,Peoples, Antartica adventure, Kings's Valley, Caça Fantasma....❤
Era uma época real de muita saudades não tive msx nem outro computador mais tinha amigos e primos que tinham existia os propgradores e o pessoal de digitação que conseguia cópias de qualquer coisa e não se falava que isto não era pirataria eu era adolescente conhecendo o super game da CCE com um game muito legal demon atack obrigado video documentário do msx ter um fliperama que nem alcançava para os mais velhos devia ser fera para min uma art game bem desenhada.
Mais uma aula sensacional! Obrigado ED!
Sucesso e sorte sempre!
"Entrada pra cartucho". São SLOTS (que também era usado pra conectar placas de expansão, cartuchos de jogos, aplicativos, etc.). Aposto que seu computador atual você também chama ele de console devido a sua paixão exercebada pelos jogos, certo?
Fala Luis, tudo certo mano? Infelizmente no meu PC atual, jogar é o que eu menos faço. 95% ele é usado para editar vídeos. Diferente do MSX, que era 100% usado para jogar. Para mim MSX sempre foi e sempre será um videogame. Mas eu fico curioso, o que minha experiência pessoal com o MSX te incomoda?
@@aperte Aí é que está! Só porque você usava o computador (MSX) somente para jogos, não significa que ele seja um vídeo game (console). Eu também jogava (e muito!) no MSX, mas também utilizava ele para aprender (linguagens de programação, música, matemática, etc.); Se for seguir sua linha de raciocínio todos os micros que os usuários usam (ou usavam) pra jogar (IBM PC, MSX, Zx Spectrum, TRS-80, Apple, Amiga, etc.) vão deixar de ser computador!
Meu primo cursava processamento de dados no final da década de 80. Ele tinha um Hot Bit que ele usava pra estudar e programar. Uma vez ele estava na casa da minha tia jogando Antartic Adventure rodando no cartucho. Fiquei boaquiaberto com aquilo, pois até ali videogame pra mim era Atari 2600. Ele deixou eu jogar só um pouquinho, só até morrer.
Esse vídeo me fez lembrar do Magic Computer, era muito legal, e ainda rodava cartuchos.
Fala Ed, valeu pelo vídeo. Ed você foi no encontro game que teve santa Catarina, um abraço, continue assim, valeu
*MSX bom game… não lembro dele, foi dos nintendinhos meesmo*
*excelente vídeo, continua…*
Ed, fizeram um port do Batman para MSX do zero. Ficou muito bom. colorido e tudo mais
_"Videogame nada mais é que um computador dedicado a rodar jogos."_
Exatamente
O pessoal que se ofende em chamar o MSX de videogame é porque quer dar aquela imagem de "homem sério". Bobagem, eu aprendi a programar em meu Hotbit, hoje sou analista de sistemas, mas GRANDE PARTE de meu tempo com esse computador era realmente jogando!! E ainda tinha cartucho, como nos videogames! Mas, ao contrário do Ed, na época que eu jogava MSX, só tinham Apple II e Atari por perto! Ganhei meu Hotbit em 1986, e só fui conhecer o NES em 1989!! E no início da Década de 1990, já comecei a pender para o lado dos PCs!!
Me lembro de alguns jogos (na maioria deles espanhóis) que levavam vários minutos para carregar via fita cassete e que, as vezes no meio do carregamento, falhavam…kkkk… era desesperador…kkkk
Joguei muito king valley 1 e 2 e The Castlle. Zanac e lazy Jones também eram meus favoritos
Nossa, bicho, esse vídeo reavivou muitas memórias… inclusive das tardes em que meu irmão e eu nos revezávamos pra digitar um joguinho em BASIC listado em livros que meu pai comprava (a maioria não funcionava direito). Ed, você que mencionou a Orionsoft, lembra da Engesoft? E onde ficava a Myst? Aqui na ZO de São Paulo a gente frequentava a Champion.
Caraca Ed, confesso que desconhecia que existiram games em fita k7.
Excelente vídeo meu caro!
So faltou um pouquinho mais do msx na Europa, principalmente na Espanha com a opera soft, os jogos não eram grande coisa, mas corsários, la herencia e abadia del crimen são sensacionais.
Que vídeo massa Ed. Parabéns 👏👏👏👏.
Ed dando aula dessa coisa que a gente tanto ama, chamada vídeo game !!!
Particularmente só curto jogos da era 16 bits em diante. Detalhe: já tive Odyssey 2, Atari 2600 e NES (Phantom System).
06:16 O nome dos arquivos em fita cassete eram limitados a 6 caracteres, portanto o comando mais provável seria:
BLOAD "GSTBST",R
Tem tbm feito no Brasil em FPGA o SMX (as letras estão trocadas de propósito) do Victor Trucco (que tbm está por trás do Spectrum Next!) O cara é fueda!
Valeu!
Muito Obrigado Marcos!!!! 💕❤👊
Pô o meu HotBit sofreu na época. KnighMare, pingpong, TwinBee, Time Pilot, Road Figther, Ye Air Kung Fu, Robocop. Só jogão, inclusive o Robocop tinha que fazer o BLOAD duas vezes, eram duas partes. Vc terminava a primeira e tinha que acionar o gravador novamente pra rodar a segunda parte e continuar. MSX foi meu segundo computador, tive um CP200 da Prologica antes, mas a vantagem é que o MSX era colorido e a parte de som era mil vezes melhor. Excelente época, só quem viveu sabe.
Video top Ed. Essa eh uma review "belong of galaxies".
Conteúdo maravilhoso Ed! 👏👏👏
Outra vez não resisti, Ed você pode fazer um vídeo de jogos que foram importante para você do Msx.
Eu tinha o concorrente do MSX que era o TK 90X. Ele tinha um ar de computador sério enquanto o MSX tinha cara de videogame. O TK tinha uma vantagem que era a memória continua e que garantiu uma vida maia longa, mas o MSX batia nos games.
Maioria dos jogos do MSX 1 eram ports preguiçosos do ZX Spectrum (TK90X e 95)
Na época eu disse que precisava de um msx para estudar e programar, mas na prática só usava o msx como vídeo game kkkkk
Eu tive um Expert Gradiente, via aquelas duas entradas pra cartucho e ficava doido pra ter algum pra testar. Cheguei a testar um cartucho de Master System, mas só bugou tudo. Eu não tinha nem drive de disquete ou fita k7, mas também não ia adiantar, já que ninguém mais que eu conhecia tinha um MSX.
Mano ! Pelo amor de Deus grava um vídeo de como funciona esse rolê de jogar com fita cassete, vai ser muito legal de ver 🙏👏👏👏👏
Eu tinha o cartucho Megaram também. E não fazia ideia que era tecnologia brasileira.
E cá para nós. O Expert queria ser um PC, mas ninguém (poucos) mexiam com BASIC. O MSX era para jogar mesmo. Tive a sorte de ter contato com o MSX da Gradiente (que hardware maravilhoso) e com o Intellivison II (Sharp fantástica) antes de jogar o Atari. Que coisa fantástica. E ver o logo da Konami no MSX, era certeza de coisa boa. Senso de reconhecimento de marca, que só fui ter depois de alguns anos com a CAPCOM, mais do que a própria Nintendo. Que época.
E este Theseus aí, joguei em K7. Que jogo desgraçadamente difícil.
Aulas, parabéns pelo ótimo trabalho!
A rigor, um vídeo-game é um computador especializado.
Um vídeo-game abre mão da utilização geral (programação, utilização de programas comuns como aplicações de escritório).
O MSX não abria mão disso para obter performance.
Videogame é como um orc de rpg que abre mão da defesa para dobrar o dano.
Então era um computador pessoal que era usado como console.
Parabéns, tive e gosto muito desta plataforma, embora minhas expectativas de jogos de MSX só foram realizadas com o PC Engine e Megadrive
Show seus vídeos meu amigo. 👏👏👏👏👏
Melhor canal de games do RUclips!!!
O ruim dos jogos do MSX e de outros consoles daquela época é que os jogos eram extremamente difíceis e não permitiam salvar, ou seja, morreu tinha que começar do zero. Por isso eu enjoava rápido dos jogos. Eu só jogava porque não tinha nada melhor. Foi só com o SNES que eu realmente passei a me divertir com videogame, foi uma verdadeira revolução pra mim, por isso é o meu console do coração.
The Castle conseguia salvar.
@@alexandresebastiaos.desouz6844 era uma rara exceção, e quem não tinha drive de disquete tinha que gravar em fita K7, o que é um saco. No meu caso, por algum motivo não gravava.
Ed faz um video de um dos melhores jogos já feitos,um jogo muito a frente do seu tempo "Super Metroid"
Ninguém melhor que vc para fazer isso!
ô loco, conta mais sobre o Zemmix e Neozemmix, não conhecia!
Eu tive um computador MSX em 1990,que era o Expert da Gradiente. Mas,já em 1991 ele estava caindo em desuso,em relação aos PCs…
Não deixa de ser um pc gamer das antigas😁
cara jogos em fita cassete, eu ia morrer e nao ia saber desse fato, parabens Ed.
Ed você é foda adoro seus vídeos
Videogames são a melhores coisas da vida
Gosto muito do seu canal, vc e top.
Tenho 13 anos mais gosto de jogos 90 .
(Obs: comecei com super Mario e depois Sonic )
Sei que não e o assunto do Vídeo. Ok
MSX parece nome de Teclado musical 😂 "Yamaha MSX" 😂😂
E tinha mesmo um msx musical da yamaha 😂 Ele era customizado para funcionar com teclados 😁
Tempos bons kkkk inclusive programava em Basic no Hotbit. Salvava em fita k7
Ed eu não conhecia o psx, aposto que muitos também não conheça, mas não liga pra isso não... Manda um beijinho no ombro para essas pessoas e segue o barco. 👍🏻👍🏻👍🏻