Eu como Professor de Elétrica Industrial do Senai, tenho orgulho de vídeos como esse. Passa muito conhecimento sobre nossa área para as pessoas. Viva a Eletricidade!!
Caramba que enxurrada de conhecimento em apenas uma vídeo,mesmo sendo peba em elétrica, meu nível de conhecimento sobe com suas aulas,parabéns meu amigo 👏👏👏👏👏👏👏👏
É totalmente viável fazer aterramento da sua oficina, como tem máquina de solda, basta soldar um vergalhão em algum ferro da estrutura em alguma viga baldrame, e extender para uma caixa 4 x 2, soldar um barramento de cobre nesse vergalhão e prender um fio nesse barramento e levar até o quadro principal, e lá criar o barramento de terra, assim seria um ótimo TT estrutural de forma que se uma fase tivesse fuga para terra, ela não daria choque, mas isso traz um problema, o neutro daria choque, então o melhor é transformar o TT em TN-S ligando um fio de mesma bitola entre o barramento de neutro e o barramento de terra criando a equipotencialização, assim o neutro nunca vai dar choque, e pode usar esse aterramento nas suas máquinas, como tem inversoras na oficina, é bom colocar DPS entre as fases e o terra, e se a região for 127v/220v, como vai usar o 220v bifásico para alimentar inversoras na oficina, então colocar 3 DPS entre fases, pois são três combinações bifásicas possíveis entre fases em uma rede trifásica, assim qualquer inversora estará protegida de surtos de tensão.
Mais um vídeo top Leandro!! Trabalho como engenheiro de aplicação para motores de média tensão na ABB e queria compartilhar algumas informações a mais sobre partida de motores. A viabilidade da partida direta está mais relacionada a inércia da carga que necessariamente a potência, partir um motor de 500CV direto na rede não é algo absurdo para uma bomba centrífuga, pois a carga é leve, então o tempo de aceleração é muito curto, ou seja, por mais que o pico de corrente seja alto não tem tempo para ele perturbar a rede ou acionar a proteção. Na partida estrela-triangulo a perda de torque de partida é bem alta, assim como com soft-starter ou partida compensada, isso faz com que seja inviável a utilização em cargas de alta inércia, pois o motor não tem força para acelerar a carga. Dependendo do caso, também pode ser ruim mesmo em cargas leves, pois o pico de corrente é menor, mas pela perda de torque a partida demora muito mais, então em vez de ter um pico de 6x a corrente você pode ter um pico de 3x, mas a partida vai demorar bem mais que o dobro do tempo. Para cargas de alta inércia o ideal é sempre inversor de frequência, pois a modulação consegue entregar o torque máximo do motor durante toda a partida e sem deixar a corrente passar muito da nominal do motor. Basicamente com inversor você pode fazer a rampa de partida no tempo que você quiser, sem se preocupar com pico de corrente e praticamente tendo infinitas partidas consecutivas. Sobre o freio você pode sim jogar pra um banco de resistências, mas a ABB tem inversores ativos que conseguem regenerar para rede e com a tecnologia ABB ultra low harmonics a qualidade da energia regenerada é melhor que a qualidade da energia da rede elétrica. Eu acabei de falar que carga de alta inércia só inversor, né... Mas e nas antigas? Nas antigas a solução era usar um motor de rotor bobinado, em que você controla a resistividade do rotor com um banco de resistências externo ao motor, ou então um motor de corrente contínua, em que você faz o controle da velocidade e torque por tensão. Um último ponto, em cargas de torque parabólico (bombas centrífugas, ventiladores, sopradores, compressores centrífugos e etc), você consegue economizar uma cacetada de energia usando inversor em vez de uma válvula de estrangulamento, damper ou regulador de pressão, pois como o torque é quadrático, com o motor modulado para 50% da velocidade nominal ele estará entregando 25% do torque nominal e, como a potência é produto do torque pela velocidade, consumindo 12,5% da potência nominal! Espero ter contribuído para suas futuras aplicações de motores e inversores!!! Abração!!!
Mais um complemento aqui: alguns mercados como o sucroalcooleiro, mineração e cimenteiras ainda preferem utilizar motores com rotor bobinado em algumas aplicações críticas como o desfibrador de cana, moinhos de bola ou fornos rotativos, pois o motor de rotor bobinado é mais simples. Inversores são equipamentos eletrônicos e eletrônicos, você sabe, por melhores que sejam, as vezes sem mais nem menos eles pipocam kkkkk o motor não, é muito mais simples, é praticamente impossível um motor falhar sem antes dar uma tonelada de sinais de que ele está pra falhar. Sem contar a vida útil, na base instalada da ABB aqui no Brasil temos motores da década de 70 operando até hoje sem dar dor de cabeça para os clientes. Agora acho que é isso! 😂 TMJ 💪🏻
Pretendo ter um torno? Não. Sei como usar? Não. Preciso adaptar alguma coisa trifásica na minha rede monofásica? Não. Mas estou aqui pra aprender pq tudo isso um dia pode me ser útil. E enquanto não for vai me deixando mais esperto! Obrigado pelas aulas grátis, Leandro!
Por experiência em décadas neste segmento lhe garanto que o torno apesar de parecer uma máquina bonita e interessante, é de longe uma das mais perigosas que existe. Dependendo do erro, ou esquecimento poderá ser fatal, uma simples manga de uma blusa ou camiseta que venha enroscar na placa, vai te puxar pra ele e lhe destroçar sem fazer cócegas na máquina. Já vi torneiros velhos e experientes serem desmanchados nestas máquinas, outros sendo amputados por fios de cavacos liberados no corte, enrolando na placa e envolvendo parte do corpo do operador. Se for de fato necessário, ou seja, indispensável pra você vá em frente, mas se for apenas por curiosidade, sugiro investir em outro tipo de máquina, sua vida e seu corpo valem mais que esta aventura.
Uma mente curiosa faz cada coisa massa! O Leandro é fora da curva. Curiosidade, conhecimento, espírito inventivo e conta bancária limitada...faz a criatividade crescer. Parabéns Leandro...aprendizado de primeira qualidade.
39:33 Auto tuning , o inversor injeta uma corrente e identifica as características do estator , resistência, indutância , corrente de magnetização, etc . Muito bom o video Leandro .
cara eu penso em um cara que compra um torno e acha teu video pra instalar ele, muito perfeito muito bem explicado anti burro, nao tenho torno nao vou comprar mas assisti tudo porque é uma aula gratis
Essa explicação do inversor também se aplica aos trens elétricos, eles usam o mesmo sistema, por isso os trens costumam fazer uma barulho em escada quando dão partida, é o inversor dele subindo a frequência aos poucos pra arrancar! Como sempre ótimo vídeo Leandro!
Letrajota, cara que coincidência feliz, um amigo soldador me pediu um help com um inversor para uma furadeira de coluna hoje, chegando em casa me deparei com esse vídeo, verdadeiro presente. Vai em frente cara, muita Luz pra você. Vou te pedir aí no mail uma cópia desse manual.
Meu filho é tecnico eletrônico na assistência tecnica da WEG aqui em mogi das cruzes,ele pega cada bucha pra consertar inversores tudo torrado,esse que mostrou no video e o mais barato, tem uns que e pra motor de 10,20,30 cv custa mais de 50k.
@@teofanes_exatamente, não vejo motivo nenhum pra engenheiro estar se doendo, pelo contrário, o Leandro está passando conhecimentos de equipamentos com una projeção complexa feita por engenheiros de modo de fácil compreensão do básico
Muito legal! Sou técnico em segurança eletrônica. As placas dos motores da linha Jetflex da PPA são inversoras também. É possível ajustar rampa de partida, rampa de parada, velocidade de abertura e de fechamento individualmente, força em velocidade baixa, força em velocidade alta, e outras funções peculiares de automatizadores de portão, como tempo de fechamento automático, porcentagem de abertura para pedestre, retardo na abertura, tempo de acionamento de luz de garagem e travas eletromagnéticas, e outras funções que não cabem aqui. Produto nacional.
Concordo. Só fazendo pra aprender. E se quer aprender mais é só não ter preguiça de assistir vídeos como este inteirinho.Foi aqui neste canal que aprendi muita coisa e hoje não sofro pra instalar ou desmontar. 🙏Ah..tem que curtir, comentar e se inscrever, daí o canal próspera.👊
Leandro... só uma pequena dica, a reversão instantâneo ela é fundamental na hora de fazer uma rosca sem saida, ou seja, esse delei na reversão ao fazer a rosca sem saida vai atropelar a ferramenta. Mas de resto não atrapalha em nada blz.... abração
Leandro, estou terminando de ver sua mini série do seu novo torno Fort G, que Deus abençoe e faça muitos projetos maravilhosos nele. No momento certo de Deus ainda poderei ter um equipamento deste também. Vejo nesses vídeos seus em parceria com o Leandro torneiro um sonho realizado, e lembro de quando o saudoso amigo Tolentino ensinou a profissão de torneiro ao meu primo e um dos enteados dele antes de descobrir que estava com pouco tempo de vida entre nós, pena que não realizou seu último sonho de aposentar e mudar para o vilarejo rural no lago de Três Marias e arrumar um pequeno torno e fazer uma oficina de pequenos reparos para o momento que não estivesse pescando e curtindo a aposentadoria fazer pequenas peças e ajudar a vizinhança. Estes dias vi meu tio que tem uma fazendinha lá falando que gostaria de fazer uma pequena oficina ("como ele falava", me lembrei na hora deste amigo e também via meu saudoso pai falando que ainda gostaria de adquirir um torninho também, ele tinha uma oficina quase completa em sua antiga propriedade e passava horas por lá inventando coisas para seu trabalho no dia a dia da fazenda e sentia falta desse equipamento pra fazer pinos de engate de trator parafusos sob medida emenda de peças e acabamento em seus reparos)... Bons tempos saudosos e de boas lembranças que me trouxe com estes vídeos de pessoas que me eram queridas e não estão mais aqui😢.
Torno para fazendor de gambiarra é tudo de bom, eu já fui capaz de usar uma marreta para fazer uma peça de furadeira pois tava sem tarugo de ferro 😂 mas o importante é resolver o b-o
29:55 Eai Jota blz, vi vc colocar uns dados do motor genérico no inversor no vídeo, colocando os dados da chapinha do motor na configuração do inversor os cálculos do inversor será mais preciso, como océ disse no vídeo que o motor perdeu um pouco de potência, e bem provável que vc esteja usando o inversor com os dados do motor de fábrica do inversor e importante colocar os dados reais do seu motor no inversor, para que o inversor faça os cálculos certos blz😊
Grande Leandro, inversor é vida, tenho um torno joinvile 4 hp e minha rede é 127, sai trifásico dele e permite tudo isso que você falou, reversão, velocidade, rampa, proteção... Top demais!
Vídeo top, entendi tudo. O lance do neutro ter que ser acionado o nome técnico seria "contato de selo". Muito top, amo comandos elétricos e aprendi tudo o que sei no RUclips, canal Atom elétrica. Aquele professor é MUITO didático e detalhista. Recomendo a todos que que assistiram esse vídeo aqui e ficaram curiosos sobre contatores, intertravamento, trifásico, etc.
Leandro, vi em um canal gringo uma explicação, que diz que o primeiro automático (do fuso) é pra quando vc tá usinando superfície. Ele é linear, junto com a rotação. O segundo automático é pra usinar roscas. É pra isso que serve essa peça com os números que ficam rodando. Ele serve pra vc engatar o automático na mesma hora que o número "inicial" estiver marcando, e com isso vc não precisa ficar parando e revertendo o torno cada vez que chega no final da rosca.
Já fiz muita rosca no torno, e depois que você engata o automático de acordo com o fio de rosca, você não meche mais, tem que usinar e reverter e ir dando passe sem desengatar o automático, porque assim você garante que a ferramenta vai usinar sempre dentro do fio que já foi feito anteriormente.
@@eneiasfalanqui6375 Sim, vc tá 100% certo, MAS PARA TORNO QUE NÃO TEM ESSE RELÓGIO SINCRONIZADOR que tem no do Leandro. Esse tipo de torno dele é bem melhor do que os que a gente conhece, e esse reloginho é justamente pra isso, pra poder desengrenar e reengrenar sem perder o sincronismo.
Trabalho em uma indústria onde na maioria é 380v e ainda sim usamos inversores além de proporcionar o controle de velocidade tem muitas proteções úteis como overload pass falt entre outros que protegem o motor
Conteúdo superpoderoso de mais Leandro, parabéns. Trabalho na indústria de fermentados a base de cevada e inversor é sempre um b.o chato de resolver/mexer. Esclareceu várias coisas, nunca tive saco pra ver os 978 parêmetros, agora ficou tudo mais claro! Valeu
Fiz a instalação de um inversor de frequência da modelo WEG CFW5000 ele está custando 3.400 Reais, concordo a Weg deveria pensar nessa parte custo já que é fabricada aqui.
O mercado é quase incompreensível: A WEG deve ter quase os mesmos custos dos chineses. Mas aí entram custos de CLT, IPI, ETC. Ainda assim, *Acredito* que a WEG venda esse inversor que vc pagou 3400, por aprox. 1700 para a loja, que para obter lucro, pagar (de novo) CLT, ICMS, ETC. Tem que dobrar o preço alto. Sabe quando seremos competitivos e teremos preços adequados? Bom, ao menos nos últimos 50 anos, não tivemos... triste! :(
Não tem como explicar em palavras.. Mas esse Letra Jota é muito fora da curva, um cara sensacional !! Muita informação, com um linguajar fácil de entender Adoro esse cara, mesmo não sendo da área e mesmo que não use isso na vida.. Adquiro muitas informações que posso algum dia usar na empresa.. Mesmo que não seja eu que faço o serviço, mas faço parte de uma equipe que contrata terceiros pra arrumar alguns equipamentos
Muito bom cara. Eu tenho um e até tentei ligar um inversor nele. Não achei um vídeo. Como tenho rede trifásica, puxei uma linha e liguei. Agora já posso pensar num inversor de novo. Obrigado Deus te recompense
O Leandro com esse torno novo, se tornou o verdadeiro telecurso sefu***do 2000 no ano de 2024 😂😂😂😂 voltei no tempo do baú da felicidade, nostalgia pura...acordava cedo pra ir para escola e as vezes era cedo de mais quando ligava a tv estava passando telecurso 😂😂😂😂 o jeito agora e vc se vestir a caráter toda vez que for fazer algo no torno.
Realmente Leandro muitas pessoas ainda não sabem o que é um inversor de frequência e ainda quem conhece não sabe fato o que ele pode entregar se tratando de controle, 30:10 tem o modo de controle vetorial cara isso dava um conteúdo muito da hora de um video explica esse modo que é o torque em baixa velocidades mas o modo que funciona é muito louco
Muito bom!! Isso em áreas rurais pir exemplo (onde temos chegando só um fio da rede primária de alta) o transformador monofásico produz apenas duas fases de 110 culminando em 220 bifásico
@LetraJota muito legal o vídeo. 😃Eu gostaria de contribuir com uma observação. Lá na placa do motor, a maior corrente é referente a menor tensão, enquanto que a menor corrente é referente a maior tensão. Isso se deve ao fato da potência P (em Watts) do motor se manter constante. Logo: P = V_rms*I_rms*FP => I_rms = P/(V_rms*FP), onde 'I_rms' é a corrente do motor, 'V_rms' é a tensão de operação do motor (220V ou 380V) e 'FP' é o fator de potência do motor (que é o mesmo, para os dois níveis de tensão). Observe que a potência para as duas correntes é a mesma; porém, o que muda é a tensão: tensão maior implica corrente menor; tensão menor implica corrente maior, como foi dito anteriormente. Além disso, eu gostaria de fazer um pedido. Se possível, teria como fazer um teste com este inversor que você instalou no torno para acionar e ajustar a rotação de um motor monofásico? Eu tenho curiosidade para saber se é possível usar inversor em um motor monofásico (ao invés do trifásico) sem retornar uma falha por falta de fase, a fim de controlar a velocidade do motor. No mais, você e sua equipe estão de parabéns pelo vídeo. Parabenizo vocês também pela iniciativa de fazer algo "fora da caixinha" simplesmente para aprender novos conhecimentos, e colaborar para enriquecer o conhecimento de outras pessoas. Esta é a mentalidade de um cientista. Parabéns.👏
Sou eletro mecânico na indústria alimentícia e fabricamos muitas temperadeira para chocolate e tinha de usar inversor de frequência para poder vender máquina para para pessoas que tinha uma fábrica em casa. Ai usamos este artifício 😂😂😂 e a vida
Comprei o inversor de 3cv no china por 160 reais com frete grátis, estou tocando um motor de 2cv, está funcionando bem, é bem parecido com esse do leandro
Deixa eu falar sobre a questão do preço da Weg, sou fabricante também e você entederá como é fácil competir com preços da China. Você compra componentes da Asia (Brasil não fabrica nada de semicondutores), paga a taxa de importação mais cara do mundo sobre cada componente, despacho aduaneiro, fretes caríssimos, vários órgãos fiscalizadores (Crea, Inmetro, INPI, taxas ambientais, laudos de todo tipo que você imaginar, segurança, meio ambiente) só pra poder funcionar, leis trabalhistas, ICMS a cada mudança de estado (os mais caros do mundo), a energia mais cara do mundo! Enquanto na China... nem lei do trabalho tem.
12:10 é o mesmo princípio do freio dinamico das locomotivas diesel-elétricas, eles jogam os motores de tração em modo geradores e irradiam o calor gerrado pela frenagem num sistema de radiadores atrás
Leandro, há alguns meses atrás, um amigo meu torneiro mecânico pediu para modificar a fresa dele com um sistema usando inversor de frequencia. Usei esses 2 contatores que faziam a inversão do motor para acionar as entradas do inversor para sentido de giro. Ficou top. Poderíamos trocar por relés, mas ele preferiu deixar assim mesmo e ficou bom pra caramba.
Legal, colega! Pelo que percebi foi o mesmo que o JOTA fez, achei a solução muito inteligente! O único porém é que o contactor é um pouco mais suscetível a entrada de poeira em relação ao relé. mas, até que isso aconteça, (em alguns casos nem acontece) vai funcionar muito bem, por um longo tempo.
Qdo não precisar de avanco deixa as engrenagens do recambio afastada que vai fazer ela desgastar menos e ter menos barulho e taca bardhal prolonga nas engrenagens de fora, vão ficar grudada por muito tempo protegendo. Bela máquina, parabéns!
27:58 Eu trabalho com manutenção em eletrônica industrial CNC e realmente vejo muita gente que não conhece essas tecnologias que já são bem antigas mesmo e inclusive tem coisa bem mais avançada que isso que também já é bem antiga.
Sensacional demais ! 👏🏻 👏🏻👏🏻 excelente aula isso nós não aprende no Senai , mas nesse canal , o Leandro nos ensina de maneira que faz com que aprendemos e estimula nossa imaginação e criatividade vai além !
_Eu assisti seu vídeo do chuveiro super poderoso caseiro, e fiquei pensando como esse cara não tem um torno mecânico para facilitar criação de peças, neste vídeo você aparece com torno_ 😂
Vídeo top, uma verdadeira aula e com uma boa pitada de humor, como sempre kkk Não sei muita coisa de inversores, mas agora com certeza vou estudar mais esse together
Inversor não é o futuro. É o presente! Ouvi isso ontem na faculdade. Corrente, velocidade, frequência e outros parâmetros do motor podem ser visualizados na própria IHM do inversor. Nos inversores da Weg alguns parâmetros estão em porcentagem.
Letra J você é phoda quando eu crescer quero ser assim kkkkk, não vai ter pra ninguém a trinca de ases Leandro torneiro, Letra J e Pasarote tudo no mesmo espaço, vixiiii a casa vai cair kkkkkk queria esta perto pra ver o baruio.
Pessoal atenção acima de 10 cv , vc e obrigado a usar estrela triangulo ou inversor de frequência ou chave compensadora, sou técnico eletrotécnico, especialista em comandos elétricos e sistemas. Ok .
Infelizmente, Leandro, devido a enorme carga tributária que temos no Brasil, os produtos de fora, ainda com imposto de importação, tem preços mais simpáticos que os produtos nacionais. E não tem como fugir disso. Sucesso, Leandro!
Cara, não se compara a qualidade entre o Weg e o chinês. Sei que é caro, mas a qualidade do Weg é para o resto da vida. Já que não quer gastar tanto, compra da metaltex, já é chinês também, porém tem garantia e assistência.
Não vejo a hora de descascar ferro nesse torninho 🚀🚀🚀🚀🚀
Bora Leandrão
Vai ser top das galáxias 😂
E depois nós faz um churrasco
Vai ser incrível, meus dois ídolos juntos. Vai ser incrível.
Vai fazer a autópsia do torno também?;😂😂😂😂😂😂
Os vídeos são top Master
Salve aqui do Recife
Eu como Professor de Elétrica Industrial do Senai, tenho orgulho de vídeos como esse. Passa muito conhecimento sobre nossa área para as pessoas. Viva a Eletricidade!!
Trabalho no Senai também. Sou TI, mas vou passar para os professores usarem em aula. sei que vai ser útil.
Eu fiz elétrica industrial no SENAI em 2020. É top demais. Pena que por causa da pandemia não deu pra ter todas as aulas praticas
Lindo comentário
Caramba que enxurrada de conhecimento em apenas uma vídeo,mesmo sendo peba em elétrica, meu nível de conhecimento sobe com suas aulas,parabéns meu amigo 👏👏👏👏👏👏👏👏
É totalmente viável fazer aterramento da sua oficina, como tem máquina de solda, basta soldar um vergalhão em algum ferro da estrutura em alguma viga baldrame, e extender para uma caixa 4 x 2, soldar um barramento de cobre nesse vergalhão e prender um fio nesse barramento e levar até o quadro principal, e lá criar o barramento de terra, assim seria um ótimo TT estrutural de forma que se uma fase tivesse fuga para terra, ela não daria choque, mas isso traz um problema, o neutro daria choque, então o melhor é transformar o TT em TN-S ligando um fio de mesma bitola entre o barramento de neutro e o barramento de terra criando a equipotencialização, assim o neutro nunca vai dar choque, e pode usar esse aterramento nas suas máquinas, como tem inversoras na oficina, é bom colocar DPS entre as fases e o terra, e se a região for 127v/220v, como vai usar o 220v bifásico para alimentar inversoras na oficina, então colocar 3 DPS entre fases, pois são três combinações bifásicas possíveis entre fases em uma rede trifásica, assim qualquer inversora estará protegida de surtos de tensão.
😂👍🏻🎉
Mais um vídeo top Leandro!! Trabalho como engenheiro de aplicação para motores de média tensão na ABB e queria compartilhar algumas informações a mais sobre partida de motores.
A viabilidade da partida direta está mais relacionada a inércia da carga que necessariamente a potência, partir um motor de 500CV direto na rede não é algo absurdo para uma bomba centrífuga, pois a carga é leve, então o tempo de aceleração é muito curto, ou seja, por mais que o pico de corrente seja alto não tem tempo para ele perturbar a rede ou acionar a proteção.
Na partida estrela-triangulo a perda de torque de partida é bem alta, assim como com soft-starter ou partida compensada, isso faz com que seja inviável a utilização em cargas de alta inércia, pois o motor não tem força para acelerar a carga. Dependendo do caso, também pode ser ruim mesmo em cargas leves, pois o pico de corrente é menor, mas pela perda de torque a partida demora muito mais, então em vez de ter um pico de 6x a corrente você pode ter um pico de 3x, mas a partida vai demorar bem mais que o dobro do tempo.
Para cargas de alta inércia o ideal é sempre inversor de frequência, pois a modulação consegue entregar o torque máximo do motor durante toda a partida e sem deixar a corrente passar muito da nominal do motor. Basicamente com inversor você pode fazer a rampa de partida no tempo que você quiser, sem se preocupar com pico de corrente e praticamente tendo infinitas partidas consecutivas.
Sobre o freio você pode sim jogar pra um banco de resistências, mas a ABB tem inversores ativos que conseguem regenerar para rede e com a tecnologia ABB ultra low harmonics a qualidade da energia regenerada é melhor que a qualidade da energia da rede elétrica.
Eu acabei de falar que carga de alta inércia só inversor, né... Mas e nas antigas? Nas antigas a solução era usar um motor de rotor bobinado, em que você controla a resistividade do rotor com um banco de resistências externo ao motor, ou então um motor de corrente contínua, em que você faz o controle da velocidade e torque por tensão.
Um último ponto, em cargas de torque parabólico (bombas centrífugas, ventiladores, sopradores, compressores centrífugos e etc), você consegue economizar uma cacetada de energia usando inversor em vez de uma válvula de estrangulamento, damper ou regulador de pressão, pois como o torque é quadrático, com o motor modulado para 50% da velocidade nominal ele estará entregando 25% do torque nominal e, como a potência é produto do torque pela velocidade, consumindo 12,5% da potência nominal!
Espero ter contribuído para suas futuras aplicações de motores e inversores!!! Abração!!!
Caracas!! Muito grande pra ler, vou esperar lançar filme! Brincadeira amigo!! Ótima explicação!
Mais um complemento aqui: alguns mercados como o sucroalcooleiro, mineração e cimenteiras ainda preferem utilizar motores com rotor bobinado em algumas aplicações críticas como o desfibrador de cana, moinhos de bola ou fornos rotativos, pois o motor de rotor bobinado é mais simples. Inversores são equipamentos eletrônicos e eletrônicos, você sabe, por melhores que sejam, as vezes sem mais nem menos eles pipocam kkkkk o motor não, é muito mais simples, é praticamente impossível um motor falhar sem antes dar uma tonelada de sinais de que ele está pra falhar. Sem contar a vida útil, na base instalada da ABB aqui no Brasil temos motores da década de 70 operando até hoje sem dar dor de cabeça para os clientes. Agora acho que é isso! 😂 TMJ 💪🏻
Rapai do céu, que comentário top!
😮 parabéns pela contribuição!🎉
Obrigado por também repassar seu conhecimento Mateus!
Sou de Jaraguá do Sul, trabalho na WEG, exatamente onde são fabricados esses inversores.. 😅 Produto top demais!!! Vale o preço!
Opa, olha a oportunidade do amigo conversar com um gerente e ele conseguir enviar um inversor para o JOTA testar no torno!! :D
@Marcio-h5r haha Seria da hora mesmo... Se meu canal fosse tão influente como o canal do Leandro eu até tentaria 😅😅
Vc só precisa arrumar o gerente pro Leandro mesmo entrar em contato 😂😂
Baixar os preços, para nós brasileira ajudaria tbm 😊
@@jfkpires kkkkkk
Pretendo ter um torno? Não. Sei como usar? Não. Preciso adaptar alguma coisa trifásica na minha rede monofásica? Não. Mas estou aqui pra aprender pq tudo isso um dia pode me ser útil. E enquanto não for vai me deixando mais esperto! Obrigado pelas aulas grátis, Leandro!
Tem torno monofásico, joga ao no Google torno bancada monofásico tem várias marcas
Colocar capacitor permanente 60 mfd 440 volts e capacitor eletrolíticos 90 a 149 mfd 440 volts com relé voltímetro 220 Volts 50 amperes
Por experiência em décadas neste segmento lhe garanto que o torno apesar de parecer uma máquina bonita e interessante, é de longe uma das mais perigosas que existe.
Dependendo do erro, ou esquecimento poderá ser fatal, uma simples manga de uma blusa ou camiseta que venha enroscar na placa, vai te puxar pra ele e lhe destroçar sem fazer cócegas na máquina.
Já vi torneiros velhos e experientes serem desmanchados nestas máquinas, outros sendo amputados por fios de cavacos liberados no corte, enrolando na placa e envolvendo parte do corpo do operador.
Se for de fato necessário, ou seja, indispensável pra você vá em frente, mas se for apenas por curiosidade, sugiro investir em outro tipo de máquina, sua vida e seu corpo valem mais que esta aventura.
@@valdomiromortari6184
Dizem que o Luladrão perdeu o dedo no primeiro mês de serviço dele num torno.
E como o canal tá sempre na contramão a gente tá se aprendendo é por isso que eu gosto desse canal
Eu amo esses vídeos de elétrica. O Leandro dá as aulas que eu nunca tive na escola. Só tenho que agradecer.
Uma mente curiosa faz cada coisa massa! O Leandro é fora da curva. Curiosidade, conhecimento, espírito inventivo e conta bancária limitada...faz a criatividade crescer. Parabéns Leandro...aprendizado de primeira qualidade.
Colocando top speed no torno sem óleo, por isso gosto desse canal
cara você é demais Leandro, admiro seu conhecimento e a dedicação em tudo que tu faz.
39:33 Auto tuning , o inversor injeta uma corrente e identifica as características do estator , resistência, indutância , corrente de magnetização, etc . Muito bom o video Leandro .
Pelo que aprendi o autotuning deve ser feito com motor "a vazio" ...então não deveria estar com a correia...
Leandro dando um banho de conhecimento em muitos canais de elétricas .Parabéns por compartilhar um conteúdo cheio de informações
cara eu penso em um cara que compra um torno e acha teu video pra instalar ele, muito perfeito muito bem explicado anti burro, nao tenho torno nao vou comprar mas assisti tudo porque é uma aula gratis
Essa explicação do inversor também se aplica aos trens elétricos, eles usam o mesmo sistema, por isso os trens costumam fazer uma barulho em escada quando dão partida, é o inversor dele subindo a frequência aos poucos pra arrancar! Como sempre ótimo vídeo Leandro!
GOSTEI MUITO DA FORMA COMO FICOU LEGAL ESSE INVERSOR LIGADO DE FORMA QUE NÃO PERDE OS CONTROLE DO TORNO. PARABÉNS LEANDRO!!!!
Letrajota, cara que coincidência feliz, um amigo soldador me pediu um help com um inversor para uma furadeira de coluna hoje, chegando em casa me deparei com esse vídeo, verdadeiro presente.
Vai em frente cara, muita Luz pra você.
Vou te pedir aí no mail uma cópia desse manual.
Que aula maravilhosa, eu estudo comando elétricos e isso foi uma aula pratica. O Leandro é necessário para RUclips.
Meu filho é tecnico eletrônico na assistência tecnica da WEG aqui em mogi das cruzes,ele pega cada bucha pra consertar inversores tudo torrado,esse que mostrou no video e o mais barato, tem uns que e pra motor de 10,20,30 cv custa mais de 50k.
Anos vendo vídeos do @letrajota , fico mais impressionado sobre a energia elétrica. O cara é um professor..... Queria aprender 1% do que ele sabe. 😊
Esse Leandro é sensacional os engenheiros chora quando vêem os videos dele kk
Obs: ele é melhor que os próprios engenheiros kkk
Vc diz dos engenheiros que fizeram o software e o hardware do projeto do inversor? Ou dos que projetaram a câmera ou a tela que você está assistindo?
@@teofanes_xeque-mate
@@teofanes_exatamente, não vejo motivo nenhum pra engenheiro estar se doendo, pelo contrário, o Leandro está passando conhecimentos de equipamentos com una projeção complexa feita por engenheiros de modo de fácil compreensão do básico
Muito legal! Sou técnico em segurança eletrônica. As placas dos motores da linha Jetflex da PPA são inversoras também. É possível ajustar rampa de partida, rampa de parada, velocidade de abertura e de fechamento individualmente, força em velocidade baixa, força em velocidade alta, e outras funções peculiares de automatizadores de portão, como tempo de fechamento automático, porcentagem de abertura para pedestre, retardo na abertura, tempo de acionamento de luz de garagem e travas eletromagnéticas, e outras funções que não cabem aqui. Produto nacional.
O melhor foi aprender sobre espiritualidade, na igreja do letrajota !!!!!
Concordo. Só fazendo pra aprender. E se quer aprender mais é só não ter preguiça de assistir vídeos como este inteirinho.Foi aqui neste canal que aprendi muita coisa e hoje não sofro pra instalar ou desmontar. 🙏Ah..tem que curtir, comentar e se inscrever, daí o canal próspera.👊
Leandro... só uma pequena dica, a reversão instantâneo ela é fundamental na hora de fazer uma rosca sem saida, ou seja, esse delei na reversão ao fazer a rosca sem saida vai atropelar a ferramenta. Mas de resto não atrapalha em nada blz.... abração
Leandro, estou terminando de ver sua mini série do seu novo torno Fort G, que Deus abençoe e faça muitos projetos maravilhosos nele.
No momento certo de Deus ainda poderei ter um equipamento deste também. Vejo nesses vídeos seus em parceria com o Leandro torneiro um sonho realizado, e lembro de quando o saudoso amigo Tolentino ensinou a profissão de torneiro ao meu primo e um dos enteados dele antes de descobrir que estava com pouco tempo de vida entre nós, pena que não realizou seu último sonho de aposentar e mudar para o vilarejo rural no lago de Três Marias e arrumar um pequeno torno e fazer uma oficina de pequenos reparos para o momento que não estivesse pescando e curtindo a aposentadoria fazer pequenas peças e ajudar a vizinhança.
Estes dias vi meu tio que tem uma fazendinha lá falando que gostaria de fazer uma pequena oficina ("como ele falava", me lembrei na hora deste amigo e também via meu saudoso pai falando que ainda gostaria de adquirir um torninho também, ele tinha uma oficina quase completa em sua antiga propriedade e passava horas por lá inventando coisas para seu trabalho no dia a dia da fazenda e sentia falta desse equipamento pra fazer pinos de engate de trator parafusos sob medida emenda de peças e acabamento em seus reparos)... Bons tempos saudosos e de boas lembranças que me trouxe com estes vídeos de pessoas que me eram queridas e não estão mais aqui😢.
Esse canal é top.
Obrigado por compartilhar tanto conhecimento com nós.
Parabéns Leandro, uma aula prática sobre inversor de frequência e conceitos básicos do torno. Top demais!
Torno para fazendor de gambiarra é tudo de bom, eu já fui capaz de usar uma marreta para fazer uma peça de furadeira pois tava sem tarugo de ferro 😂 mas o importante é resolver o b-o
29:55 Eai Jota blz, vi vc colocar uns dados do motor genérico no inversor no vídeo, colocando os dados da chapinha do motor na configuração do inversor os cálculos do inversor será mais preciso, como océ disse no vídeo que o motor perdeu um pouco de potência, e bem provável que vc esteja usando o inversor com os dados do motor de fábrica do inversor e importante colocar os dados reais do seu motor no inversor, para que o inversor faça os cálculos certos blz😊
Agora sai o foguete super poderoso caseiro! Baita investimento pra essa oficina, show🎉
Esse cara é espetacular, ensina e faz a gente rir tudo ao mesmo tempo kkkk
Trabalhei em portugal de 99 a 2013.montei muitos destes.em ventilaçao de garagens contra incendio..etc
Jota é o custo Brasil, não só lucro da empresa.
O Leandro tem as manhas, ligar no método convencional é muito fácil, o legal é mudar o sistema e ganhar muito mais conhecimento. 👏🤝
Grande Leandro, inversor é vida, tenho um torno joinvile 4 hp e minha rede é 127, sai trifásico dele e permite tudo isso que você falou, reversão, velocidade, rampa, proteção... Top demais!
Vídeo top, entendi tudo. O lance do neutro ter que ser acionado o nome técnico seria "contato de selo". Muito top, amo comandos elétricos e aprendi tudo o que sei no RUclips, canal Atom elétrica. Aquele professor é MUITO didático e detalhista. Recomendo a todos que que assistiram esse vídeo aqui e ficaram curiosos sobre contatores, intertravamento, trifásico, etc.
JOTTA FAZ VÍDEOS SOBRE BATERIA CASEIRA DE DRONES. A UMA FALTA GIGANTE SOBRE ESTE ASSUNTO.
E vc e o cara nestes assuntos
Beleza
Aprendi bastante coisa.
Muito obrigado.
Leandro, vi em um canal gringo uma explicação, que diz que o primeiro automático (do fuso) é pra quando vc tá usinando superfície. Ele é linear, junto com a rotação.
O segundo automático é pra usinar roscas. É pra isso que serve essa peça com os números que ficam rodando. Ele serve pra vc engatar o automático na mesma hora que o número "inicial" estiver marcando, e com isso vc não precisa ficar parando e revertendo o torno cada vez que chega no final da rosca.
Já fiz muita rosca no torno, e depois que você engata o automático de acordo com o fio de rosca, você não meche mais, tem que usinar e reverter e ir dando passe sem desengatar o automático, porque assim você garante que a ferramenta vai usinar sempre dentro do fio que já foi feito anteriormente.
@@eneiasfalanqui6375 Sim, vc tá 100% certo, MAS PARA TORNO QUE NÃO TEM ESSE RELÓGIO SINCRONIZADOR que tem no do Leandro.
Esse tipo de torno dele é bem melhor do que os que a gente conhece, e esse reloginho é justamente pra isso, pra poder desengrenar e reengrenar sem perder o sincronismo.
Coisa fácil não é com o Leandro o cara é bruto 👍🏾🔋💡⚡🪫🔌🏡🌞📈📉📊🪛🔩🔧🧤🕺🏾💪🏾💃🏾🏋🏾
Trabalho em uma indústria onde na maioria é 380v e ainda sim usamos inversores além de proporcionar o controle de velocidade tem muitas proteções úteis como overload pass falt entre outros que protegem o motor
Só essa aula já vale Prêmio do RUclips.
Conteúdo superpoderoso de mais Leandro, parabéns. Trabalho na indústria de fermentados a base de cevada e inversor é sempre um b.o chato de resolver/mexer. Esclareceu várias coisas, nunca tive saco pra ver os 978 parêmetros, agora ficou tudo mais claro! Valeu
Essa máquina é incrível. Extremamente completa em recursos.
Merece uma placa de castanhas maior.
Fiz a instalação de um inversor de frequência da modelo WEG CFW5000 ele está custando 3.400 Reais, concordo a Weg deveria pensar nessa parte custo já que é fabricada aqui.
O mercado é quase incompreensível: A WEG deve ter quase os mesmos custos dos chineses. Mas aí entram custos de CLT, IPI, ETC. Ainda assim, *Acredito* que a WEG venda esse inversor que vc pagou 3400, por aprox. 1700 para a loja, que para obter lucro, pagar (de novo) CLT, ICMS, ETC. Tem que dobrar o preço alto. Sabe quando seremos competitivos e teremos preços adequados? Bom, ao menos nos últimos 50 anos, não tivemos... triste! :(
É muito imposto nessa bosta pra empresa pagar, por isso vendem com preço alto. Aqui nesse país está tudo errado...
Esses inversores são bons. Tenho vários aqui na minha oficina, inclusive no meu torno caseiro.
A tecnologia é incrível, melhor ainda q está acessível hoje em dia.
Top demais, você faz o difícil parecer fácil.
Parabéns.
A primeira curtida foi minha, mesmo antes de assistir, pois sei que lá vem conteúdo de primeira!!! ❤❤❤
Eu gosto de assistir os videos do Leandro pq ele explica as coisas como se a gente fosse uma criança de 5 anos, da para entender tudo kkkk
Não tem como explicar em palavras..
Mas esse Letra Jota é muito fora da curva, um cara sensacional !!
Muita informação, com um linguajar fácil de entender
Adoro esse cara, mesmo não sendo da área e mesmo que não use isso na vida.. Adquiro muitas informações que posso algum dia usar na empresa..
Mesmo que não seja eu que faço o serviço, mas faço parte de uma equipe que contrata terceiros pra arrumar alguns equipamentos
Frase bela e clássica: "Outra coisa, é fácil tirar a proteção de segurança"
Faz um vídeo ligando inversor num ar condicionado que não é inverter...vai ser top master...⚡⚡⚡⚡⚡🩻
Beleza,comprei um inversor da china para o meu torno está funcionando muito bem,mas precisei configurá-lo para ter mais torque ficou muito bom.
Muito bom cara. Eu tenho um e até tentei ligar um inversor nele. Não achei um vídeo. Como tenho rede trifásica, puxei uma linha e liguei. Agora já posso pensar num inversor de novo. Obrigado
Deus te recompense
Pode ligar 3F mesmo, ele além de controlar, vai proteger seu motor.
WEG, patrocina o cara
vc e zica de mais todo eletrecista que conheço indico teus videos
Sensacional. O conhecimento do Leandro é absurdo.
O Leandro com esse torno novo, se tornou o verdadeiro telecurso sefu***do 2000 no ano de 2024 😂😂😂😂 voltei no tempo do baú da felicidade, nostalgia pura...acordava cedo pra ir para escola e as vezes era cedo de mais quando ligava a tv estava passando telecurso 😂😂😂😂 o jeito agora e vc se vestir a caráter toda vez que for fazer algo no torno.
cara uma aula de torno mecanico de graça.
valeu mano
Realmente Leandro muitas pessoas ainda não sabem o que é um inversor de frequência e ainda quem conhece não sabe fato o que ele pode entregar se tratando de controle, 30:10 tem o modo de controle vetorial cara isso dava um conteúdo muito da hora de um video explica esse modo que é o torque em baixa velocidades mas o modo que funciona é muito louco
Muito bom!! Isso em áreas rurais pir exemplo (onde temos chegando só um fio da rede primária de alta) o transformador monofásico produz apenas duas fases de 110 culminando em 220 bifásico
@LetraJota muito legal o vídeo. 😃Eu gostaria de contribuir com uma observação. Lá na placa do motor, a maior corrente é referente a menor tensão, enquanto que a menor corrente é referente a maior tensão. Isso se deve ao fato da potência P (em Watts) do motor se manter constante. Logo: P = V_rms*I_rms*FP => I_rms = P/(V_rms*FP), onde 'I_rms' é a corrente do motor, 'V_rms' é a tensão de operação do motor (220V ou 380V) e 'FP' é o fator de potência do motor (que é o mesmo, para os dois níveis de tensão). Observe que a potência para as duas correntes é a mesma; porém, o que muda é a tensão: tensão maior implica corrente menor; tensão menor implica corrente maior, como foi dito anteriormente. Além disso, eu gostaria de fazer um pedido. Se possível, teria como fazer um teste com este inversor que você instalou no torno para acionar e ajustar a rotação de um motor monofásico? Eu tenho curiosidade para saber se é possível usar inversor em um motor monofásico (ao invés do trifásico) sem retornar uma falha por falta de fase, a fim de controlar a velocidade do motor. No mais, você e sua equipe estão de parabéns pelo vídeo. Parabenizo vocês também pela iniciativa de fazer algo "fora da caixinha" simplesmente para aprender novos conhecimentos, e colaborar para enriquecer o conhecimento de outras pessoas. Esta é a mentalidade de um cientista. Parabéns.👏
Sou eletro mecânico na indústria alimentícia e fabricamos muitas temperadeira para chocolate e tinha de usar inversor de frequência para poder vender máquina para para pessoas que tinha uma fábrica em casa.
Ai usamos este artifício 😂😂😂 e a vida
Recentemente fui em São Roque e até visitei o letra jota kkk
O vídeo que eu precisava na hora certa kkk
Leandro conhece muiiiito. Show de aula!
Comprei o inversor de 3cv no china por 160 reais com frete grátis, estou tocando um motor de 2cv, está funcionando bem, é bem parecido com esse do leandro
Oi Henrique blz!!! Me passa o link de onde vc comprou !!!
@@RobsonRezendetonsecores o preço do modelo que comprei atualmente esta 334, ainda está bem em conta, paguei 160 no meio do ano, quando teve promoção
@@RobsonRezendetonsecores por aqui bloqueia o link, me manda seu numero que te envio pelo whats
Deixa eu falar sobre a questão do preço da Weg, sou fabricante também e você entederá como é fácil competir com preços da China. Você compra componentes da Asia (Brasil não fabrica nada de semicondutores), paga a taxa de importação mais cara do mundo sobre cada componente, despacho aduaneiro, fretes caríssimos, vários órgãos fiscalizadores (Crea, Inmetro, INPI, taxas ambientais, laudos de todo tipo que você imaginar, segurança, meio ambiente) só pra poder funcionar, leis trabalhistas, ICMS a cada mudança de estado (os mais caros do mundo), a energia mais cara do mundo! Enquanto na China... nem lei do trabalho tem.
12:10 é o mesmo princípio do freio dinamico das locomotivas diesel-elétricas, eles jogam os motores de tração em modo geradores e irradiam o calor gerrado pela frenagem num sistema de radiadores atrás
Você é gênio parabéns professor
Eu fico impressionado com o seu conhecimento e suas explicações, muito legal esse video.
Há bastante tempo eu tinha curiosidade pra saber como funcionava o inversor, valeu Leandro!
Carai, vc é inteligente pra caramba, Leandro.
Vídeo toppppppp morreu a garantia mas nasceu muitos conhecimentos fique com Deus
Leandro, há alguns meses atrás, um amigo meu torneiro mecânico pediu para modificar a fresa dele com um sistema usando inversor de frequencia. Usei esses 2 contatores que faziam a inversão do motor para acionar as entradas do inversor para sentido de giro. Ficou top. Poderíamos trocar por relés, mas ele preferiu deixar assim mesmo e ficou bom pra caramba.
Legal, colega! Pelo que percebi foi o mesmo que o JOTA fez, achei a solução muito inteligente! O único porém é que o contactor é um pouco mais suscetível a entrada de poeira em relação ao relé. mas, até que isso aconteça, (em alguns casos nem acontece) vai funcionar muito bem, por um longo tempo.
@@Marcio-h5r Sim, exatamente o que pensei na hora. Como tem 3 contatos, pode colocar todos em paralelo, aí a durabilidade vai aumentar ainda mais.
O Weg manda um inversor para esse menino .
Pessoal vamos ajudar na propaganda 😂😂😂
Qdo não precisar de avanco deixa as engrenagens do recambio afastada que vai fazer ela desgastar menos e ter menos barulho e taca bardhal prolonga nas engrenagens de fora, vão ficar grudada por muito tempo protegendo. Bela máquina, parabéns!
Aqui na minha oficina liguei dois elevadores em apenas um inversor,ficou top !!
Comecei a assistir agora mas já sei que vai ser top master! Valeu Leandro! 😂
Os melhores videos do RUclips!!!
27:58 Eu trabalho com manutenção em eletrônica industrial CNC e realmente vejo muita gente que não conhece essas tecnologias que já são bem antigas mesmo e inclusive tem coisa bem mais avançada que isso que também já é bem antiga.
Sensacional demais ! 👏🏻 👏🏻👏🏻 excelente aula isso nós não aprende no Senai , mas nesse canal , o Leandro nos ensina de maneira que faz com que aprendemos e estimula nossa imaginação e criatividade vai além !
Cara esse vídeo veio no momento certooooooo... Caracaaaa
_Eu assisti seu vídeo do chuveiro super poderoso caseiro, e fiquei pensando como esse cara não tem um torno mecânico para facilitar criação de peças, neste vídeo você aparece com torno_ 😂
Leandro, desse jeito, de tanto mexer no torno, não vai sobrar nada para o Leandro torneiro te ensinar!
Já sabe tudo!
😁😁😁😁
Vídeo top, uma verdadeira aula e com uma boa pitada de humor, como sempre kkk Não sei muita coisa de inversores, mas agora com certeza vou estudar mais esse together
Leandro, aprendo muito com vc! Parabéns pelo Canal!
-Leandro, q muito Loko!!!
Top de mais !
Muita sorte
Inversor não é o futuro. É o presente! Ouvi isso ontem na faculdade. Corrente, velocidade, frequência e outros parâmetros do motor podem ser visualizados na própria IHM do inversor. Nos inversores da Weg alguns parâmetros estão em porcentagem.
Letra J você é phoda quando eu crescer quero ser assim kkkkk, não vai ter pra ninguém a trinca de ases Leandro torneiro, Letra J e Pasarote tudo no mesmo espaço, vixiiii a casa vai cair kkkkkk queria esta perto pra ver o baruio.
Pessoal atenção acima de 10 cv , vc e obrigado a usar estrela triangulo ou inversor de frequência ou chave compensadora, sou técnico eletrotécnico, especialista em comandos elétricos e sistemas. Ok .
Aqui na região quando não necessita o controle da velocidade utilizamos soft starter
Infelizmente, Leandro, devido a enorme carga tributária que temos no Brasil, os produtos de fora, ainda com imposto de importação, tem preços mais simpáticos que os produtos nacionais. E não tem como fugir disso. Sucesso, Leandro!
😂😂😂 sensacional, tenho um desse inversor na minha router cnc, aparenta ser bom! Weg sem chance muito caro!
simplesmente genial. Parabéns Leandro!!!
Eu já trabalhei com máquinas têxteis no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000 com inversores da WEG (caríssimos) mas devem estar rodando até hoje.
Parabéns j você é muito louco
Bom Leandro gostei de verdade top de mais era também o que eu queria aprender sobre o inversor de frequência show de bola
Cara, não se compara a qualidade entre o Weg e o chinês. Sei que é caro, mas a qualidade do Weg é para o resto da vida. Já que não quer gastar tanto, compra da metaltex, já é chinês também, porém tem garantia e assistência.
Torno tá top pronto pra usinar ! Agora é só marcar as aulas com o Leandro torneiro pra ficar craque !