António Oliveira - Sporting CP

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 сен 2024
  • António Luís Alves Ribeiro de Oliveira, nasceu a 10 de Julho de 1952 em Penafiel - Portugal. Posição: Médio ofensivo.
    Jogador genial, gostava de actuar solto atrás dos avançados, onde podia dar largas à sua enorme capacidade técnica e grande talento, que fizeram dele um dos melhores futebolistas da sua geração. Pode-se dizer que só não foi mais longe porque os tempos eram outros, e também porque juntou algum proveito à fama que tinha de boémio, sendo uma espécie de "enfant terrible" da sua época.
    Aos 13 anos já treinava com os seniores do Penafiel, mas como o clube não tinha equipas jovens resolveu ir treinar ao FC Porto. Agradou e ficou, chegando a internacional júnior como defesa esquerdo.
    Na equipa principal do Porto estreou-se em 1971, quando ainda era júnior e foi progressivamente ganhando o seu espaço, tornando-se numa grande figura do clube e no maestro e Capitão da equipa que na época de 1977/78, quebrou o longo jejum de títulos dos portistas.
    Em 1979 emigrou para Espanha, onde não foi feliz no Bétis de Sevilha, regressando a Portugal em 1980, para a sua primeira experiência como treinador-jogador, no clube da sua terra, o Penafiel, onde fez uma excelente temporada.
    Um ano depois ingressou no Sporting, onde esteve quatro temporadas, de 1981/82 a 1984/85, durante as quais fez 93 jogos e marcou 43 golos, formando com Manuel Fernandes e Jordão, um triângulo ofensivo de qualidade ímpar, que ficará na história do Clube como uma das suas melhores linhas avançadas de sempre.
    Ao longo desse período foi uma vez Campeão nacional, venceu uma Taça de Portugal e uma Supertaça, neste caso como treinador-jogador, funções que desempenhou na temporada de 1982/83, quando o Presidente João Rocha lhe entregou o comando da equipa, após um atribulado estágio de pré-temporada, do qual resultou o despedimento de Malcolm Allison.
    Como treinador-jogador levou o Sporting aos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus, naquela que é a melhor prestação de sempre do Clube na competição mais importante da UEFA, num percurso que ficou marcado por um recital de Oliveira, num jogo histórico disputado no Estádio José Alvalade frente ao Dínamo de Zagreb, em que ele marcou os três golos com que o Sporting despachou os campeões jugoslavos.
    Para a história da sua passagem pelo Sporting ficará também uma célebre frase que proferiu na véspera de um importante jogo frente ao Benfica, em que não pode jogar devido a uma lesão, tendo então afirmado:"Por cada Leão que cair outro se levantará."
    O Sporting ganhou esse jogo por 3-1, com três golos de Jordão e esta frase ficou imortalizada em placa colocada no antigo Estádio José Alvalade.
    Em 1982 foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Atleta Profissional.
    Depois de sair do Sporting, já com 33 anos teve ainda mais uma experiência como treinador-jogador no Marítimo.
    Texto retirado de: www.forumscp.co...
    Edição de Vídeo: www.sporting.fo...
    Música: Inner Light de Kevin MacLeod está licenciada ao abrigo da Creative Commons - Atribuição 4.0. creativecommon...
    Origem: incompetech.com...
    Artista: incompetech.com/
    Imagem: RTP (Rádio Televisão Portuguesa) e youtube.com

Комментарии • 21

  • @armandobiscoito6051
    @armandobiscoito6051 Год назад +5

    OLIVEIRA, MANUEL FERNANDES E JORDÃO, um dos melhores ataques de sempre do SCP.
    Quando cai um LEÃO outro se LEVANTA (Antonio Oliveira).

  • @gproencaart
    @gproencaart 2 года назад +4

    O Antônio Oliveira e o Manuel Fernandes juntos eram o terror para os adversários!

  • @hugopt9288
    @hugopt9288 5 лет назад +6

    Este homem era um cracalhão, grande classe como jogador e fora o campo não se fica atrás, apesar de ser eu ser Benfiquista é um comentador que dá gosto ouvir, mesmo que até possa nem sempre concordar a forma como expõe a sua opinião é de uma pessoa com nível.

    • @sergiojackson5215
      @sergiojackson5215 4 года назад

      Eu acompanho o futebol desde 1978 e gosto mais de ver a arte, sou portista e como gosto de ver o dito jogador da rua que cada vez é mais raro, os melhores jogadores portugueses na minha opinião foram Antonio Oliveira já que estamos a falar nele, Fernando Chalana e Paulo Futre.
      Parecia desenhos animados, para mim os numeros por si só não me dizem nada, mas sim a qualidade de jogo, a beleza que cada vez se vê menos já que cada vez menos os miudos evoluem na rua, temo que este tipo de jogador, o chamado magico desapareça com o tempo, mas ao menos fico com a memoria de os ter visto jogar, para eles fazer um drible uma finta um passe ou cruzamento artistico, o dominio de bola parecia tão facil como beber um copo de agua, fico triste por Chalana estar naquela situação de saude mas enfim é a vida. E já que o meu amigo referiu a exelentw pessoa que é Oliveira o mesmo vale para os outros dois, homens simples e bons. Bem haja.

  • @26Maximino
    @26Maximino 4 года назад +4

    Dos melhores de sempre a nível mundial. Pena que não soubéssemos guardar melhor registos deste extraordinário jogador

  • @luisremedios90
    @luisremedios90 5 лет назад +5

    Fantástico Oliveira que saudades...

    • @ruinobrega446
      @ruinobrega446 3 года назад +1

      Rui nobrega nao sei se foi o melhor,mas foi o que eu mais gostei de praticar futebol. Jogador genial. Nos dias hoje, seria um caso muito serio.

  • @themonster1081
    @themonster1081 8 лет назад +5

    Que génio!!!

  • @franciscovasconcelos4135
    @franciscovasconcelos4135 Год назад

    Desculpem lá os restantes que não eram maus jogadores antes pelo contrário, mas neste pós Eusébio o António Oliveira estava muito muito á frente dos restantes colegas, foi um craque mesmo sem dúvida.
    Naquela altura havia muitas rivalidades nos jogadores da selecção situação que não existe hoje felizmente para todos, clubes são clubes a selecção é de todos.
    Muitos parabéns Oliveira jogavas muito.

  • @vascojoao
    @vascojoao Год назад

    aquela noite contra o dinamo zagreb ficou para sempre marcada na minha memoria.

  • @antonio25365
    @antonio25365 Год назад +1

    Grandes tempos que o Leao rugia com forca..

  • @KaboratechPT
    @KaboratechPT 4 года назад +6

    o gajo era muito bom !

    • @matheusdefrancaviveiro22
      @matheusdefrancaviveiro22 3 года назад +1

      Obrigado pelo filho no athetico paranaense ele e um grande TREINADOR portuques tras libertadores mais o mundial que e bom nada

    • @franciscosoares7993
      @franciscosoares7993 2 года назад

      @@matheusdefrancaviveiro22 este não é o pai dele

  • @carlosgomes5046
    @carlosgomes5046 5 лет назад +2

    Que craque..

  • @jacintojantas8518
    @jacintojantas8518 Год назад +2

    Os sportiunguistas que viram jogar António Oliveira,Jordão e Manuel fernandes dizem que era uma equipa muito forte e que o sporting dava gosto ver jogar eu não assisti

    • @odeon741
      @odeon741 Год назад

      Eu assisti e confirmo!

  • @bernardinogiestas3271
    @bernardinogiestas3271 2 месяца назад

    6:43

  • @filfilou4356
    @filfilou4356 7 лет назад +3

    un Platini à la portugaise