O João Gilberto veio tocar aqui no Teatro Amazonas aqui em Manaus, nos anos 90. O João mandou desligar o ar condicionado para não desafinar o violão dele, só que Manaus é muito quente e úmido e ficou insuportável dentro do teatro. Show rolando e todo mundo suando sem parar, com abanador tentando um pouco de vento. Minha mãe foi nesse show e contou que uma hora o marido da minha prima foi lá fora comprar várias garrafas d'água, que quando ele voltou foi uma felicidade geral. O João no meio do show ainda mandou: "Adoro esse calorzinho..."
Meu conhecimento de bossa nova na infância se limitava as novelinhas do Manoel Carlos (valeu, Maneco!). Lembro de escutar "Pela luz dos olhos teus", "Wave", "She's a carioca", e achar extasiante, suave... Não sabia explicar, mas achava lindo. Tinha vontade de ficar ouvindo por horas e horas. Mas eu era muito pirralha, e apesar da internet ser bem popular já nesse tempo, ainda não tinha em casa, então me contentava em ouvir só nas aberturas dos folhetins e em algumas cenas de algum personagem caminhando no Leblon, rs. Lembro daquele especial que a Globo fez em 2008, em comemoração aos 50 anos de bossa, com o Caetano e o Roberto Carlos, tinha 10 anos de idade, e foi uma oportunidade preu conhecer um pouco mais sobre o ritmo. Amo forte o "Urubu" do Tom, também o show gravado ao vivo "Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha", o clássico-mor "Chega de saudade" do João Gilberto, e aquele do Toquinho e Vinícius com a Maria Creuza.
Eu voto sim para uma analise da discografia dos Beatles no conversa de botequim, gostaria muito de ouvir suas opiniões diante seus álbuns, algumas curiosidades, historias de musicas...
Apaixonada por João Gilberto! Louca pelos albuns João Gilberto - Voz e Violão, 2000, João Gilberto En Mexico, 1970 Selo Orpheon, João Gilberto, o Álbum Branco, 1973. Aquele experimentalismo em Undiú me fascina! É a própria experiência mântrica, Biofá! E Undiú é um neologismo criado por João em parceria com Jorge Amado! Eu acho que esta palavra foi criada para se referir ao apito do trem e ao lamento de Vicente no filme "Seara Vermelha", adaptação do romance de Jorge Amado. Fez parte da trilha sonora do filme. Só que no álbum João não gravou a letra só a palavra, fascinado por sua sonoridade! João...
Eu amo bossa nova. Conheci o estilo em 2001, aos 16 anos, quando comprei um cd ao vivo do João Gilberto. Dali em diante comprei vários outros discos. Pra mim, os clássicos da bossa nova são os discos lançados pela Elenco.
Biofá foi feliz por citar “Quem é Quem” do João Donato, eh REALMENTE um disco sensacional! Mesmo com essa sempre coragem de Donato cantar com essa sua frca voz eh legal, talvez ate seja um charme. Eu distacaria tb um disco de anos depois, o “Coisas Tão Simples” que tem “Bananeira”. Donato eh demais, um estilo bem particular de tocar piano elétrico. Aliás, esses discos vão bem além da bossa nova certamente.
Adorei essa conversa! Gosto de bossa nova, mas conheço pouco. Nem teria como eu citar um disco. Porém fiquei inspirado pra ir atrás desses artistas e LPs citados. Grato e continuem desbravando a música!
Já abrimos um show do Marcos Valle no extinto Ball Room, no Rio. Tinha tão pouca gente que só teve a abertura, o Marcos não cantou. Devolveram o dinheiro às trinta e poucas pessoas que compareceram. Realidade.
Eu costumo dizer que o Chega de Saudade é equivalente ao primeiro disco do Ramones... Tipo: é o nascimento do punk rock nacional. A mesma batida de violão em todas as canções (exatamente igual ao primeiro do Ramones). músicas curtas e diretas (idem) e visceral. Comprei o Chega de Saudade em uma barraca em frente ao supermercado que frequento por cinco reais e é original de 1959, deve pesar uns meio quilo (exagero) Eu adoro este disco assim como amo o live in montreux e o voz e violão que o Caetano produziu.
Que interessante: dia desses vi um video do AF e pensei "o Luiz podia falar do J Gilberto.." ! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Concordo - de novo - com o Biofá, JG é LUZ e também RAIO, ESTRELA e LUAR!!!
Biofa apresentando o vídeo foi FEDERALISSIMO. Luiz, parabéns pelos vídeos do canal. To viciado no alta fidelidade. Senti falta do Toquinho aí entre os caras da Bossa. Mas talvez seja mais uma sugestão de tema o vcs. Grande abraço!!!
Gosto muito do canal e esse quadro é o meu preferido! Queria eu ter amigos que entendessem tanto de música assim para sentar e trocar uma ideia bebendo cerveja! Acho que o sucesso do canal é devido também a grande simpatia de quem o faz!! Você parece ser uma grande pessoal Luiz, sangue bom demais!!! Parabéns!! Quando der manda um abraço para o pessoal aqui de Pirassununga -SP!!!
Pra responder a pergunta do Biofá: vou de "O Amor, o sorriso e a flor" do inimitável João Gilberto como meu favorito e comecei pelo óbvio: "Chega de Saudade". Como diz Caetano, "melhor do que o silêncio só João".
Pois é, João Donato foi o grande parceiro de João Gilberto em composições, confira. João Gilberto é um maravilhoso compositor instrumental. São 12 músicas. A lista está abaixo, em outro comentário.
Excelente programa. Cara, esse bate papo despretencioso de vocês é delicioso. Gosto muito deste quadro. Acho o João Gilberto maravilhoso, mas queria me dedicar mais. Sucesso procês!
Não sei se já falaram, mas é o contrário: Insensatez (Tom e Vinícius) e Samba de Uma Nota Só (Tom e Newton - que não era só letrista). João Gilberto também fez a letra de Minha Saudade (Donato), que eu me lembre.
Brasil, Warner Music, 1981, que é muito mais que Bossa Nova. João Gilberto cria um elo histórico entre o passado (Ary Barroso, Caymmi, Brian, Dadinho!), a Bossa Nova e a Tropicália. Isto dá até um programa! E tem o registro do cineasta Rogério Sganzerla, louco pela percepção de Brasil de João, quase um projeto cultural, e queria fazer um filme sobre ele e a sua música. Ali fica claro a influência de João sobre Caetano, Gil, Bethânia, a Tropicália. Veja registro de Sganzerla: ruclips.net/video/Ue0XSwtHH3k/видео.html
Por incrível que pareça,o Japão valoriza muito mais esse gênero musical 100% brasileiro e carioca do que o próprio Brasil.Que vergonha! País sem memória.O movimento revelou vários artistas que foram mais reconhecidos nos EUA do que no Brasil.Tom Jobim,João Gilberto,Moacir Santos,Sérgio Mendes,João Donato todos foram pra lá nos anos 60.O primeiro disco de Bossa Nova que eu ouvi foi Chega de Saudade (1959) do João Gilberto.
Deliciosa conversa cultural! Mas, Bah, Biofá! Anota aí as composições de João Gilberto: * Acapulco, faixa 9 do Álbum "João GIlberto", de 1970. * Bim Bom, em "Chega de Saudade", 1959. * Coisas distantes (Forgotten Places), com João Donato, faixa 2 de Leny Andrade, CBS,1979, e o instrumental em faiza 2 de "Piano of João Donato, The New Sound of Brazil", RCA Victor e RCA USA, 1965. * Hô-Bá-Lá-Lá, "Chega de Saudade", 1959. * Japão (Je Vous Aime Beaucoup?), Infelizmente só apresentado em show ao vivo, o registro está em ruclips.net/video/qm1ko8EFwDU/видео.html Lindo! ele canta em japonês: Anata ga suki Nipon * João Marcelo, faixa 6 do Álbum "João Gilberto en México", 1970. Linda composição dedicada ao filho! * Minha saudade, com João Donato, na faixa 12 do Álbum "Café com Pão", de João Donato e Eloir de Moraes, 1998. * No corêto (Glass Beads) com João Donato, em "Piano of João Donato, The New Sound of Brazil", RCA Victor e RCA USA, 1965. * Um abraço no Bonfá, faixa 2 de "João Gilberto", 1970 * Undiú, com Jorge Amado, faixa 2 do Álbum "João Gilberto", 1973, o álbum branco, e na trilha sonora do filme "Seara Vermelha", aparece com o nome de "Lamento de Vicente", 1964. * Valsa (Bebel) - como são lindos os Yoguis, faixa 8 de "João Gilberto", 1973. * Você esteve com meu bem, com Russo do Pandeiro, gravada por Caetano em Fina Estampa, 1996, e Marisa Gata Mansa, RCA Victor, 1953 (Ela ganhou de João esta música para gravar quando era sua namorada). Sim, ele é um compositor mais para o instrumental. Mas tem jóias para interpretações vocais que foram marcos históricos.
Pô, nos Conversa futuros deixem links das recomendações/menções. Esse foi sem dúvida o mais rico dos feitos até aqui. Tanto que vai me exigir assistir novamente pra ter certeza de que peguei tudo. Rs Parabéns, caras!
Espetacular Luizinho!!! Valeu pela menção!!! Preciso colocar esse disco num quadro pra pendurar na parede... Hehehe. Cara, assisti o vídeo me vendo aí sentado com vcs comentando sobre cada artista e os discos... Sobre o samba jazz eu também colocaria na lista o Sambalanço Trio, meu trio preferido. E também incluiria os primeiros discos do Wilson Simonal, são bem bossa e muito bons! Grande abraço!!
+Leonardo Siqueira de Albuquerque Saudades, meu amigo. Sim, Sambalanço Trio! Eu tenho isso em CD -- vc deve ter os LPs originais, tenho certeza. Haha...
Falaram o que todos queriam ouvir, menos da Bossa Nova, quando tentaram falar de Luiz Eça, morreram. Imagina se tentasse falar de Meirelles, Pedro Paulo, Hector Costita, Edson Maciel, talvez iriam dizer que era a praia do Samba Jazz, mas esqueceria do Sergio Mendes e Bossa Rio. Deveriam pesquisar um pouco mais sobre Luiz Bonfá, sua principal parceira era Maria Helena Toledo, irmã da fabulosa cantora Rosana Toledo, ambas mineira, que gravou o disco Momento Novo, musica tema de Luiz Bonfá e Maria Toledo, sua primeira esposa. Quem sabe poderia lembrar de outra dupla Walter Santos e Tereza Souza, sua esposa ou de Fernanda Quinderé, esposa do Luiz Eça. Só se for agora a bossa vai prosseguir, letra da Regina Werneck, primeira esposa do Oscar Castro Neves, que fez parte do Quarteto em Cy e que viajaram para os EUA. Bem vou ficar por aqui, a bossa vai longe, mas esquecida nas praias de Leme, Copacabana, Ipanema ou Lebron. Não vou falar do Johnny Alf, de que todos os discos eram só da bossa nova, mas teimam em dizer que era precursor, o que diria Tito Madi, autor de Balanço Zona Sul, Só fiz Sofrer, Deixa o Morro Cantar e outras.
Pra vermos como a bossa nova é algo já parte da cultura do jazz e dos anos 60, é soh pensar q a melhor serie de TV de todos os tempos (até em número de prêmios) Mad Man, bem americana e da vida americana, começa, em seu primeiro episodio, piloto, na primeira cena, com uma bossa nova. Não que isso tenha uma grande importância mas me chamou muito atenção. O Luiz podia ter terminado recomendando o livro do Ruy Castro “Chega de Saudade”, q hoje em dia se encontra nas livrarias em uma edição revisada e ampliada.
Amei o programa! Coisa maravilhosa lembrar coisas que quando eu imergi em música brasileira, eu ouvi até a morte! Muita coisa ficou aqui comigo! Vocês já falaram tudo o que eu gosto! Mas eu quero só falar das capas dos discos de Bossa Nova. O que é a capa de Desbunde Total do Johnny Alf. A capa original de Chega de Saudade... Que coisa maravilhosa! E sobre voz: o que é Leny Andrade cantando Ilusão à Toa?! Amor, amor puro! Tamba Trio sensacional! Amo a Bossa! Tô chorando aqui!
A Maísa é pré Bossa Nova. A Elis é filha da Bossa Nova. Minha mãe com 85 anos gosta da Maísa, minha esposa com 38 gosta da Elis. Elas são alguns dos divisores de água da música brasileira.
Pessoal, que historia essa de que mono é melhor que stereo? Vejo vídeos que vcs falam isso por alto, mas eu queria que falassem sobre isso mais profundamente. Se alguém souber o motivo, também por favor me falem.
Porra, muito bom o vídeo. Acho que seria interessante comentar que costumam dividir em gerações. O Marcos Valle e o João Donato pertencem a dita 3ª geração, salvo engano, que detinha ainda mais influência de jazz e de ritmos latinos. Também senti falta de falarem mais do Tom (ele passou a carreira dele inteira transcendendo a bossa nova, ao meu ver. Os últimos discos dele - Passarim, Terra Brasilis - ainda tinham uma aura de bossa com a inserção de vários outros elementos mais complexos do amadurecimento musical dele), da fase dos afrossambas (parceria do Vinícius com o Baden Powell, notadamente. Eu o coloco na bossa nova principalmente em razão da trilogia Berimbau/Consolação/Canto de Ossanha, repleta de elementos do candomblé), além da colaboração do Toquinho como discípulo do Vininha (show pra tv italiana do Tom, Vinícius e Toquinho com a participação especial da Miucha, que erra pra cassete, é sensacional. Depois virou um dvd incrível).
Mais um vídeo totalmente excelente, como diria o Paulo Bonfá... Sempre de parabéns, senhores. Mas não posso deixar de dizer que o ápice foi o momento da pizza... Muito divertido hahaha E Biofá abrindo e fechando o vídeo... hahaha Genial!
Eu adoro as histórias da bossa nova. Tem uma ótima do Vinícius e o Carlinhos Lira que foram tocar em uma festa de granfinos fãs de bossa nova e a anfitriã queria passar a imagem de profunda conhecedora de bossa nova o que tava irritando o Vinícius. Aí em um dado momento, pra sacanear a mulher, ele o Lira improvisaram uma música e o Vinícius inventou uma letra lá, pois, a mulher cantou junto ainda assim. Reza a lenda que quando eles terminaram o número, o Vinícius já muito bêbado, foi ao banheiro e percebeu que tinha uma banheira lá, e ele adorava banheiras. Ele resolveu tomar um banho. Depois do banho, ele, o Lira e os músicos, já muito bêbados todos, estavam com fome mas queriam ir embora, aí eles roubaram um frango assado que foi transportado dentro da capa de um violão.
Desculpem-me a ignorância, mas não faço ideia de quem vocês são! Nos dias de hoje, com quase 50 anos e relativamente avesso às vogas e às mídias atuais, nem sei se deveria saber de quem deveria saber... Enfim, foi bem interessante ouvi-los!
Biofá, Caetano é a luz da sua vida porque João Gilberto foi a luz da vida de Caetano! :-D E presta atenção nas composições de João, são 12 músicas. Caetano gravou "Você esteve com meu bem" em Fina Estampa.
Po... toda vez que eu vejo um Conversa de Botequim eu saio com uma lista de recomendações que eu não consigo acompanhar - estou uns 10 Conversas de Botequim atrasado!
O movimento pode ser datado mas a música nunca será! A bossa nova trouxe novos ares para a música brasileira, gerou a MPB, botou o Brasil no mapa e permanece moderna até os dias de hoje, podem até não gostar de bossa nova mas é inegável a importância e o impacto que ela teve.
Baden Powell foi um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos, uma pena vcs falarem tão superficialmente dele num tema sobre a bossa nova, que apesar de sua origem ser o choro e o samba, criou verdadeiras obras-primas do gênero, Samba em prelúdio foi uma das maiores glórias brasileiras de todos os tempos!!!
+Southern Man A questão é que o Baden não é essencialmente da Bossa Nova, se o vídeo fosse sobre afro-sambas, certamente ele seria citado o tempo todo. Aliás, dá um bom tema...
O João Gilberto veio tocar aqui no Teatro Amazonas aqui em Manaus, nos anos 90. O João mandou desligar o ar condicionado para não desafinar o violão dele, só que Manaus é muito quente e úmido e ficou insuportável dentro do teatro. Show rolando e todo mundo suando sem parar, com abanador tentando um pouco de vento. Minha mãe foi nesse show e contou que uma hora o marido da minha prima foi lá fora comprar várias garrafas d'água, que quando ele voltou foi uma felicidade geral. O João no meio do show ainda mandou: "Adoro esse calorzinho..."
+Djalma Beraldo Batista "Adoro esse calorzinho..." Hahahaha
Djalma Beraldo Batista caraca KKkk ainda bem que não jogaram as garrafas nele como num certo cara no Rock In Rio.
Genial um programa de tanta qualidade e de fácil acesso!!
Meu conhecimento de bossa nova na infância se limitava as novelinhas do Manoel Carlos (valeu, Maneco!). Lembro de escutar "Pela luz dos olhos teus", "Wave", "She's a carioca", e achar extasiante, suave... Não sabia explicar, mas achava lindo. Tinha vontade de ficar ouvindo por horas e horas. Mas eu era muito pirralha, e apesar da internet ser bem popular já nesse tempo, ainda não tinha em casa, então me contentava em ouvir só nas aberturas dos folhetins e em algumas cenas de algum personagem caminhando no Leblon, rs. Lembro daquele especial que a Globo fez em 2008, em comemoração aos 50 anos de bossa, com o Caetano e o Roberto Carlos, tinha 10 anos de idade, e foi uma oportunidade preu conhecer um pouco mais sobre o ritmo. Amo forte o "Urubu" do Tom, também o show gravado ao vivo "Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha", o clássico-mor "Chega de saudade" do João Gilberto, e aquele do Toquinho e Vinícius com a Maria Creuza.
Fiquei muito feliz pela menção, me senti aí no bate papo rs. Deixei um comentário no post do Facebook. Grande abraço.
Eu voto sim para uma analise da discografia dos Beatles no conversa de botequim, gostaria muito de ouvir suas opiniões diante seus álbuns, algumas curiosidades, historias de musicas...
Conversa de botequim salvando minha manhã aqui no trabalho... valeu caras.
Que barato o vídeo. O canal ta demais, Felipe!!! E essa história do Meirelles estava realmente no fundo baú! Estou morrendo de rir.
+Leandro Gadelha Que bom que vc viu! Hehe... grande abraço, meu amigo.
Esperei o vídeo subir, para abrir a minha cerveja, acompanhando vocês, nesse vídeo maravilhoso. Parabéns! É o meu quadro preferido do canal!
+Mateus Brito :)
Apaixonada por João Gilberto! Louca pelos albuns João Gilberto - Voz e Violão, 2000, João Gilberto En Mexico, 1970
Selo Orpheon, João Gilberto, o Álbum Branco, 1973. Aquele experimentalismo em Undiú me fascina! É a própria experiência mântrica, Biofá! E Undiú é um neologismo criado por João em parceria com Jorge Amado! Eu acho que esta palavra foi criada para se referir ao apito do trem e ao lamento de Vicente no filme "Seara Vermelha", adaptação do romance de Jorge Amado. Fez parte da trilha sonora do filme. Só que no álbum João não gravou a letra só a palavra, fascinado por sua sonoridade! João...
Eu amo bossa nova. Conheci o estilo em 2001, aos 16 anos, quando comprei um cd ao vivo do João Gilberto. Dali em diante comprei vários outros discos. Pra mim, os clássicos da bossa nova são os discos lançados pela Elenco.
Eu moro em Bogotá e vive tocando garota de Ipanema por aqui.
Biofá foi feliz por citar “Quem é Quem” do João Donato, eh REALMENTE um disco sensacional! Mesmo com essa sempre coragem de Donato cantar com essa sua frca voz eh legal, talvez ate seja um charme. Eu distacaria tb um disco de anos depois, o “Coisas Tão Simples” que tem “Bananeira”. Donato eh demais, um estilo bem particular de tocar piano elétrico. Aliás, esses discos vão bem além da bossa nova certamente.
Japão é realmente um baita país. Pessoal faz questão de produzir coisa de qualidade.
Adorei essa conversa! Gosto de bossa nova, mas conheço pouco. Nem teria como eu citar um disco. Porém fiquei inspirado pra ir atrás desses artistas e LPs citados.
Grato e continuem desbravando a música!
+Leonardo Carrasco Valeu, amigo.
Já abrimos um show do Marcos Valle no extinto Ball Room, no Rio. Tinha tão pouca gente que só teve a abertura, o Marcos não cantou. Devolveram o dinheiro às trinta e poucas pessoas que compareceram. Realidade.
Pirando aqui no Quem é Quem do João Donato e no disco dele com o Eumir Deodato. Primor♫❤♪
A Primeira vez que a Bossa Nova me chamou atenção foi em um comercial da Nike que tocava "Mas que Nada",interpretada pelo Tamba Trio.
Eu costumo dizer que o Chega de Saudade é equivalente ao primeiro disco do Ramones... Tipo: é o nascimento do punk rock nacional. A mesma batida de violão em todas as canções (exatamente igual ao primeiro do Ramones). músicas curtas e diretas (idem) e visceral.
Comprei o Chega de Saudade em uma barraca em frente ao supermercado que frequento por cinco reais e é original de 1959, deve pesar uns meio quilo (exagero) Eu adoro este disco assim como amo o live in montreux e o voz e violão que o Caetano produziu.
Que interessante: dia desses vi um video do AF e pensei "o Luiz podia falar do J Gilberto.." ! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Concordo - de novo - com o Biofá, JG é LUZ e também RAIO, ESTRELA e LUAR!!!
Biofa apresentando o vídeo foi FEDERALISSIMO.
Luiz, parabéns pelos vídeos do canal. To viciado no alta fidelidade.
Senti falta do Toquinho aí entre os caras da Bossa.
Mas talvez seja mais uma sugestão de tema o vcs.
Grande abraço!!!
+Carlos Augusto da Cruz Ferreira Valeu, Carlos!
Revendo em 2018, bossa nova é sempre atual!
Acho que foi o Conversa de Botequim mais engraçado..rsrsrs!!!!!!!!!!!
Gosto muito do canal e esse quadro é o meu preferido! Queria eu ter amigos que entendessem tanto de música assim para sentar e trocar uma ideia bebendo cerveja! Acho que o sucesso do canal é devido também a grande simpatia de quem o faz!! Você parece ser uma grande pessoal Luiz, sangue bom demais!!! Parabéns!! Quando der manda um abraço para o pessoal aqui de Pirassununga -SP!!!
+Maxiwilian SP Obrigado, amigo! :)
Pra responder a pergunta do Biofá: vou de "O Amor, o sorriso e a flor" do inimitável João Gilberto como meu favorito e comecei pelo óbvio: "Chega de Saudade". Como diz Caetano, "melhor do que o silêncio só João".
Muito bom! Façam um sobre o Clube da Esquina
Cara! Amo muito a Bossa Nova.
Luiz bonfá é um dos maiores violinistas brasileiros de todos os tempos. Recomendo escutarem e estudarem mais sobre ele.
Pois é, João Donato foi o grande parceiro de João Gilberto em composições, confira. João Gilberto é um maravilhoso compositor instrumental. São 12 músicas. A lista está abaixo, em outro comentário.
Gostei da camisa, tirando o Paul Rodgers.. Haha. Brincando.
Excelente
Excelente programa.
Cara, esse bate papo despretencioso de vocês é delicioso. Gosto muito deste quadro.
Acho o João Gilberto maravilhoso, mas queria me dedicar mais.
Sucesso procês!
+Marcelo Carvalho Obrigado, meu amigo.
Não sei se já falaram, mas é o contrário: Insensatez (Tom e Vinícius) e Samba de Uma Nota Só (Tom e Newton - que não era só letrista). João Gilberto também fez a letra de Minha Saudade (Donato), que eu me lembre.
Um conversa de botequim sobre a era de ouro da rádio e a discografia dos artistas do rádio pós bossa nova seria ótimo
Brasil, Warner Music, 1981, que é muito mais que Bossa Nova. João Gilberto cria um elo histórico entre o passado (Ary Barroso, Caymmi, Brian, Dadinho!), a Bossa Nova e a Tropicália. Isto dá até um programa! E tem o registro do cineasta Rogério Sganzerla, louco pela percepção de Brasil de João, quase um projeto cultural, e queria fazer um filme sobre ele e a sua música. Ali fica claro a influência de João sobre Caetano, Gil, Bethânia, a Tropicália. Veja registro de Sganzerla: ruclips.net/video/Ue0XSwtHH3k/видео.html
Por incrível que pareça,o Japão valoriza muito mais esse gênero musical 100% brasileiro e carioca do que o próprio Brasil.Que vergonha! País sem memória.O movimento revelou vários artistas que foram mais reconhecidos nos EUA do que no Brasil.Tom Jobim,João Gilberto,Moacir Santos,Sérgio Mendes,João Donato todos foram pra lá nos anos 60.O primeiro disco de Bossa Nova que eu ouvi foi Chega de Saudade (1959) do João Gilberto.
33:00 vale ressaltar que Menescal também ficou com a Nara por um tempo, então ela realmente tava cansada das músicas de ambos, kkk
Deliciosa conversa cultural! Mas, Bah, Biofá! Anota aí as composições de João Gilberto:
* Acapulco, faixa 9 do Álbum "João GIlberto", de 1970.
* Bim Bom, em "Chega de Saudade", 1959.
* Coisas distantes (Forgotten Places), com João Donato, faixa 2 de Leny Andrade, CBS,1979, e o instrumental em faiza 2 de "Piano of João Donato, The New Sound of Brazil", RCA Victor e RCA USA, 1965.
* Hô-Bá-Lá-Lá, "Chega de Saudade", 1959.
* Japão (Je Vous Aime Beaucoup?), Infelizmente só apresentado em show ao vivo, o registro está em ruclips.net/video/qm1ko8EFwDU/видео.html Lindo! ele canta em japonês: Anata ga suki Nipon
* João Marcelo, faixa 6 do Álbum "João Gilberto en México", 1970. Linda composição dedicada ao filho!
* Minha saudade, com João Donato, na faixa 12 do Álbum "Café com Pão", de João Donato e Eloir de Moraes, 1998.
* No corêto (Glass Beads) com João Donato, em "Piano of João Donato, The New Sound of Brazil", RCA Victor e RCA USA, 1965.
* Um abraço no Bonfá, faixa 2 de "João Gilberto", 1970
* Undiú, com Jorge Amado, faixa 2 do Álbum "João Gilberto", 1973, o álbum branco, e na trilha sonora do filme "Seara Vermelha", aparece com o nome de "Lamento de Vicente", 1964.
* Valsa (Bebel) - como são lindos os Yoguis, faixa 8 de "João Gilberto", 1973.
* Você esteve com meu bem, com Russo do Pandeiro, gravada por Caetano em Fina Estampa, 1996, e Marisa Gata Mansa, RCA Victor, 1953 (Ela ganhou de João esta música para gravar quando era sua namorada).
Sim, ele é um compositor mais para o instrumental. Mas tem jóias para interpretações vocais que foram marcos históricos.
Pô, nos Conversa futuros deixem links das recomendações/menções. Esse foi sem dúvida o mais rico dos feitos até aqui. Tanto que vai me exigir assistir novamente pra ter certeza de que peguei tudo. Rs Parabéns, caras!
+Raul Amaral Valeu!
Que canal maravilhoso! Conteúdo incrível!
Que vídeo recheado de informações...Muito bom!Gosto muito de bossa nova e fiquei com vontade de conhecer ainda mais coisas sobre depois desse vídeo...
Espetacular Luizinho!!! Valeu pela menção!!! Preciso colocar esse disco num quadro pra pendurar na parede... Hehehe. Cara, assisti o vídeo me vendo aí sentado com vcs comentando sobre cada artista e os discos... Sobre o samba jazz eu também colocaria na lista o Sambalanço Trio, meu trio preferido. E também incluiria os primeiros discos do Wilson Simonal, são bem bossa e muito bons! Grande abraço!!
+Leonardo Siqueira de Albuquerque Saudades, meu amigo. Sim, Sambalanço Trio! Eu tenho isso em CD -- vc deve ter os LPs originais, tenho certeza. Haha...
Muito bom!
Sensacional, muito bom mesmo!!! Façam um video falando só das cantoras brasileiras, Elis, Gal, Bethânia...
Já fiz sobre elas, mas em vídeos separados...
Falaram o que todos queriam ouvir, menos da Bossa Nova, quando tentaram falar de Luiz Eça, morreram. Imagina se tentasse falar de Meirelles, Pedro Paulo, Hector Costita, Edson Maciel, talvez iriam dizer que era a praia do Samba Jazz, mas esqueceria do Sergio Mendes e Bossa Rio. Deveriam pesquisar um pouco mais sobre Luiz Bonfá, sua principal parceira era Maria Helena Toledo, irmã da fabulosa cantora Rosana Toledo, ambas mineira, que gravou o disco Momento Novo, musica tema de Luiz Bonfá e Maria Toledo, sua primeira esposa. Quem sabe poderia lembrar de outra dupla Walter Santos e Tereza Souza, sua esposa ou de Fernanda Quinderé, esposa do Luiz Eça. Só se for agora a bossa vai prosseguir, letra da Regina Werneck, primeira esposa do Oscar Castro Neves, que fez parte do Quarteto em Cy e que viajaram para os EUA. Bem vou ficar por aqui, a bossa vai longe, mas esquecida nas praias de Leme, Copacabana, Ipanema ou Lebron. Não vou falar do Johnny Alf, de que todos os discos eram só da bossa nova, mas teimam em dizer que era precursor, o que diria Tito Madi, autor de Balanço Zona Sul, Só fiz Sofrer, Deixa o Morro Cantar e outras.
Grande video mas por favor grave um video sobre o "Clube da Esquina"
Alguém sabe a diferença entre bossa Nova e MPB?
Biofá, o foda
Jorge Ben é um dos maiores músicos do globo terrestre o cara é foda!
Undiú também é do João Gilberto... de letra minimalista por assim dizer haha.
Mas é um mantra surreal.
Caramba, que saudade do papo dessa dupla. Adoro bossa nova, vídeo maneiro. Faltou falar do chega de saudade do Ruy Castro.
Uma das minhas grandes referências é Baden Powell, faz um vídeo falando sobre ele!!!
Abraços.
Pra vermos como a bossa nova é algo já parte da cultura do jazz e dos anos 60, é soh pensar q a melhor serie de TV de todos os tempos (até em número de prêmios) Mad Man, bem americana e da vida americana, começa, em seu primeiro episodio, piloto, na primeira cena, com uma bossa nova.
Não que isso tenha uma grande importância mas me chamou muito atenção.
O Luiz podia ter terminado recomendando o livro do Ruy Castro “Chega de Saudade”, q hoje em dia se encontra nas livrarias em uma edição revisada e ampliada.
Sim, eu sei. Digo nesse video.
O Biofá é muito parecido com o David Schwimmer, o ator que interpretou Ross na série Friends.
Amei o programa! Coisa maravilhosa lembrar coisas que quando eu imergi em música brasileira, eu ouvi até a morte! Muita coisa ficou aqui comigo! Vocês já falaram tudo o que eu gosto! Mas eu quero só falar das capas dos discos de Bossa Nova. O que é a capa de Desbunde Total do Johnny Alf. A capa original de Chega de Saudade... Que coisa maravilhosa!
E sobre voz: o que é Leny Andrade cantando Ilusão à Toa?! Amor, amor puro!
Tamba Trio sensacional! Amo a Bossa!
Tô chorando aqui!
+Guilherme Cabral Valeu, amigo.
Muito bom cara! Sei do lado político de vocês, mas acho que é o único canal que não fica misturando as coisas, ÓTIMO CANAL!
Luiz você tem muito conhecimento. Deveria ter um drops seu em algum canal de massa pra impulsionar o canal e ter o público merecido.
Esse canal é a meca "federal" da boa música, parabéns ao grande Biofá e Luiz Felipe por esse vídeo maravilhoso.
+Bruno Sehnem Forbis Obrigado, Bruno!
Façam um conversa de botequim sobre o samba
O Biofá, antes da mãozinha você tinha que dizer que amanhã a gente volta com um video do canal Alta fidelidade kkk, ótimo .
+André Mattos Pois é... Haha...
A Maísa é pré Bossa Nova. A Elis é filha da Bossa Nova. Minha mãe com 85 anos gosta da Maísa, minha esposa com 38 gosta da Elis. Elas são alguns dos divisores de água da música brasileira.
Pessoal, que historia essa de que mono é melhor que stereo? Vejo vídeos que vcs falam isso por alto, mas eu queria que falassem sobre isso mais profundamente. Se alguém souber o motivo, também por favor me falem.
Fala do melhores encontros de bandas nacionais ou internacionais. Tipo, aquele especial Paralamas e Legião; Titãs e Barão; Rita Lee e Elis...
Porra, muito bom o vídeo. Acho que seria interessante comentar que costumam dividir em gerações. O Marcos Valle e o João Donato pertencem a dita 3ª geração, salvo engano, que detinha ainda mais influência de jazz e de ritmos latinos. Também senti falta de falarem mais do Tom (ele passou a carreira dele inteira transcendendo a bossa nova, ao meu ver. Os últimos discos dele - Passarim, Terra Brasilis - ainda tinham uma aura de bossa com a inserção de vários outros elementos mais complexos do amadurecimento musical dele), da fase dos afrossambas (parceria do Vinícius com o Baden Powell, notadamente. Eu o coloco na bossa nova principalmente em razão da trilogia Berimbau/Consolação/Canto de Ossanha, repleta de elementos do candomblé), além da colaboração do Toquinho como discípulo do Vininha (show pra tv italiana do Tom, Vinícius e Toquinho com a participação especial da Miucha, que erra pra cassete, é sensacional. Depois virou um dvd incrível).
Valeu pelo elogio e pelas observações, caro Felipe.
Mais um vídeo totalmente excelente, como diria o Paulo Bonfá... Sempre de parabéns, senhores. Mas não posso deixar de dizer que o ápice foi o momento da pizza... Muito divertido hahaha E Biofá abrindo e fechando o vídeo... hahaha Genial!
Eu adoro as histórias da bossa nova. Tem uma ótima do Vinícius e o Carlinhos Lira que foram tocar em uma festa de granfinos fãs de bossa nova e a anfitriã queria passar a imagem de profunda conhecedora de bossa nova o que tava irritando o Vinícius. Aí em um dado momento, pra sacanear a mulher, ele o Lira improvisaram uma música e o Vinícius inventou uma letra lá, pois, a mulher cantou junto ainda assim. Reza a lenda que quando eles terminaram o número, o Vinícius já muito bêbado, foi ao banheiro e percebeu que tinha uma banheira lá, e ele adorava banheiras. Ele resolveu tomar um banho. Depois do banho, ele, o Lira e os músicos, já muito bêbados todos, estavam com fome mas queriam ir embora, aí eles roubaram um frango assado que foi transportado dentro da capa de um violão.
Queria saber uns discos pra iniciar na Bossa Nova
+Over Power Procure alguns dos primeiros discos (entre final dos anos 50/início dos 60) dos artistas citados no vídeo.
BOSSA NOVA BRASIL
BRASIL MOSTRA SUA CARA !!!!!!!!!!!!
Desculpem-me a ignorância, mas não faço ideia de quem vocês são! Nos dias de hoje, com quase 50 anos e relativamente avesso às vogas e às mídias atuais, nem sei se deveria saber de quem deveria saber... Enfim, foi bem interessante ouvi-los!
corcovado com getz joao gilberto e astrud é a música da minha vida
Biofá, Caetano é a luz da sua vida porque João Gilberto foi a luz da vida de Caetano! :-D E presta atenção nas composições de João, são 12 músicas. Caetano gravou "Você esteve com meu bem" em Fina Estampa.
Edson Machado É Samba Novo (20:29)
LENINE, violão federalíssimo
Astrud Incrível.
poucas vezes vi 40 minutos passarem tão rápido kkkk
é o melhor conversa de botequim, disparado!
O luiz não sabia que você tinha ido no Jô. Fui procurar pra comprar o seu livro sobre Rock in Rio e acabei achando. E teve o aaaaahhhhh parabéns!
+Felipe Nonato Milagre alguém encontrar o livro. Tá tudo esgotado. hehe...
Ô Luiz, o clássico "Elis & Tom" de 74 é considerado bossa nova?
+Guilherme S. f. Acho que tem muita coisa da BN lá.
Po... toda vez que eu vejo um Conversa de Botequim eu saio com uma lista de recomendações que eu não consigo acompanhar - estou uns 10 Conversas de Botequim atrasado!
Edison Machado é o Philly Joe Jones brasileiro. Recomendo!
Põe o Biofá pra tocar nos vídeos cara,seria legal.Parabéns!!!!
tom jobim!
Muito bom ! saudades da Modern sound.
o harisson fez os móveis da casa do Sérgio Mendes, era marceneiro ;)
thats whats up
Primeiro disco: Chega de Saudade
Favorito: Getz/Gilberto
O movimento pode ser datado mas a música nunca será! A bossa nova trouxe novos ares para a música brasileira, gerou a MPB, botou o Brasil no mapa e permanece moderna até os dias de hoje, podem até não gostar de bossa nova mas é inegável a importância e o impacto que ela teve.
Minha porta de entrada da bossa nova é Faz parte do meu show, do Cazuza.
Baden Powell foi um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos, uma pena vcs falarem tão superficialmente dele num tema sobre a bossa nova, que apesar de sua origem ser o choro e o samba, criou verdadeiras obras-primas do gênero, Samba em prelúdio foi uma das maiores glórias brasileiras de todos os tempos!!!
+Southern Man A questão é que o Baden não é essencialmente da Bossa Nova, se o vídeo fosse sobre afro-sambas, certamente ele seria citado o tempo todo. Aliás, dá um bom tema...
Como não falaram de toquinho? O maior parceiro do Vinicius
João Gilberto o mais cool
Eu adoro escutar repetidamente Cordeiro de Nanã
muito bom
João Gilberto transforma pedra em ouro.
"O Pato... Quem! Quem"!
Vocês são mórmons?
Tá fácil, Vinícius meu preferido aliás o nome do meu filho é Vinícius em homenagem ao grande poetinha.
Meu primeiro contato com a Bossa Nova: ruclips.net/video/jI3dwdB0bps/видео.html
Adult Swim é lindo!
+Thiago Barletta Hahaha... Muito legal!
Da algumas indicações de livros. .. sou super fã de vcs.
Melhor cara q vi tocar violão Ao Vivo foi João Bosco apesar q Toquinho não deixa nada a desejar ou seja o Brasil tem monstros violonistas de primeira
Caseiro não, carpinteiro que ajudou a construir o estudio do Mendes.