História do Irã - Aula 4 - Zoroastrismo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • História do Irã - Aula 4 - Zoroastrismo.
    Ahura Mazda, criador do universo e ordem cósmica. "Videvdad Sadah" (Leis de Repúdio ao Mal). A expansão e transmissão dos ensinamentos zoroastrianos. Orações em “Ashen Vohu". Criação Primordial, “Bundahishn”. Mapa da expansão do zoroastrismo, junto com o poder dos aquemênidas. Zoroastro. Os mais antigos textos do Avesta atestam sua vida e origens das estepes asiáticas. A doutrina zoroastriana e contexto histórico. Novos deuses e espíritos. A dinâmica zoroastriana resulta em novas religiões. O masdeísmo. Zurvan e o zurvanismo. E a ideia da “espírito essencial” de um indivíduo, "fravashi". A relação e legado do masdeísmo com outras religiões.
    Considerações finais.
    ***
    Toda quinta-feira uma nova aula de História do Irã, sempre às 18hs.
    ***
    Dicas de leitura:
    UNZER, Emiliano. A Tinta e o Turbante: uma história do Irã. Capítulos 1 e 2. Amazon, 2021. Formato e-book disponivel em: www.amazon.com...
    AXWORTHY, Michael. A History of Iran: Empire of the Mind. Basic Books, 2016.
    WATERHOUSE, John W. Zoroastrism. Book Tree. 2006.
    ROSE, Jenny. Zoroastrianism: A Guide for the Perplexed. Bloomsbury, 2011.
    DAVAR, Manekji. Avesta. Frankin Classics. 2021.
    WATERS, Matt. Ancient Persia: A Concise History of the Achaemenid Empire, 550-330 BCE. Cambridge Univ. Press, 2014.

Комментарии • 29

  • @yanouftchalianneto7762
    @yanouftchalianneto7762 3 месяца назад +2

    Excelente aula, professor!
    O Zoroastrismo entende que o Mal entrou no mundo através do livre-arbítrio.
    Como explicar o nascimento de milhões de crianças, em todo o mundo, com doenças físicas, mentais e neurológicas incuráveis?

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 Год назад +5

    Profº Emiliano Unzer,eu tive o prazer de ver a sua presença na live da profº Ju Bao,dois grandes mestres conhecedores da cultura Asiatica.Espero no futuro uma parceria com os dois professores.Deus lhe abençoe e sucesso hoje e sempre.

  • @maricosta1651
    @maricosta1651 2 года назад +7

    Video bem completo sobre o Zoroastrismo. Seus vídeos realmente acrescentam muito para amantes da história, como eu🤗

  • @JoaoLopes-hj8fc
    @JoaoLopes-hj8fc 4 месяца назад +1

    Muito bom, muito instrutivo e faz pensar

  • @CarlosVasquez-me2qw
    @CarlosVasquez-me2qw 8 месяцев назад +2

    Muchas gracias.

  • @ivina_neves
    @ivina_neves 6 месяцев назад

    Ofereço este estudo a todos reinos.

  • @canalzoroastrismo
    @canalzoroastrismo 2 года назад +9

    Olá! Visando a contribuir com o conhecimento, percebo que há uma pequena confusão na descrição do vídeo a estrear, pois o Vendidad não deve ser confundido com o "Vendidad Sadeh". O Vendidad, ou Videvdad (contra os demônios) é um código eclesiástico e não um texto litúrgico. O Vendidad, no âmbito do Avesta, seria o equivalente ao Levítico no âmbito do Antigo Testamento ou da Torah. Já o Vendidad Sadeh, este sim é um texto litúrgico, o qual intercala partes do Yasna e do Vispered com partes do próprio Vendidad. O termo "Sadeh" significa "clean" ou "limpo", indicando apenas que o texto não é acompanhado de comentários em pahlavi (persa médio). Enfim, Vendidad (lei contra o mal/demônios) é uma coisa, Vendidad Sadeh é outra.
    Espero ter ajudado!!! Boa aula para todos!

    • @emilianounzer
      @emilianounzer  2 года назад +4

      Grato pela preciosa contribuição !

    • @venoch7seth
      @venoch7seth Год назад

      Não sinto diferença alguma, as mensagem é praticamente a mesmaem suma essência, já naqueles tempos o Pai se manifestaba aos gentios de outras nações através dos profetas em sanidade, esse tem uma história peculiar, ele chegou a enfrentar as hipocrisias da época e foi perseguido. O interessante é que ele falava do messias que haveria de vir, e o mais curioso é que os três magos que vieram do oriente no nascimento de Jesus eram descritos como persas, provavelmente místicos seguidores do profeta zarathustra.

  • @rebekinhagambassi
    @rebekinhagambassi Год назад +3

    Uma curiosidade... o Freddie Mercury (vocalista do Queen) era de família persa zooroastra e seu funeral foi nos moldes ritualísticos dessa religião...

    • @emilianounzer
      @emilianounzer  Год назад

      Peguei com tradução livre o trecho
      Segue
      “O funeral de Freddie foi realizado em uma antiga língua obscura, Avestan, que tem milhares de anos. Antes de morrer, a estrela especificou que queria ritos zoroastristas tradicionais, de acordo com os costumes de sua família e ancestrais. Avestão se originou no antigo Império Periano há mais de dois mil e meio de anos e só é usado agora em cerimônias religiosas. A cerimônia de Freddie ocorreu no Crematório de West London e as únicas palavras em inglês foram pedir aos enlutados que ficassem de pé e se sentassem durante toda a cerimônia.”
      Parece que Mary Austin depois pegou e escondeu as cinzas funerárias do cantor depois
      Fonte
      www.express.co.uk/entertainment/music/1365246/Freddie-Mercury-death-funeral-Mary-Austin-ashes-Zoroastrian-religion-family-Queen-band/amp

  • @obrunomelchiori
    @obrunomelchiori 6 месяцев назад +1

    O que você acha da obra de Mary Boyce sobre o zoroastrismo?

  • @filipepucci
    @filipepucci Год назад +3

    Estou lendo o Khodesh Avesta e estou vendo as entidades lá contidas no livro RigVeda. Não tinha conhecimento dessa influência tão direta.

  • @GustavoSouza-rv3nt
    @GustavoSouza-rv3nt 2 года назад +2

    Começando a acompanhar essa série.

  • @janainaselias
    @janainaselias 2 года назад +2

    Não vou perder!

  • @TERESALEAO-gh8js
    @TERESALEAO-gh8js Год назад +1

    Aula maravilhosa!

  • @adacamargos639
    @adacamargos639 Год назад +1

    Ótima aula, tema fascinante!

  • @Mrkwast
    @Mrkwast 2 года назад +1

    Estou ansioso para o próximo vídeo!🥰

  • @julianojulio1778
    @julianojulio1778 2 года назад +1

    Video maravilhoso! Parabéns!

  • @renatopeterli9223
    @renatopeterli9223 Год назад

    Ótima aula. Parabéns, professor.

  • @gicfa77
    @gicfa77 9 месяцев назад

    Muito bom, seu vídeo. Este comentário não tem relevância, quanto a História do Zoroastrismo, pois não sou especialista no assunto, mas acho que seria interessante mencionar algumas diferenças primordiais entre o Zoroastrismo e o Judaísmo/Cristianismo:
    1. Apesar do maniqueísmo, o Zoroastrismo é uma religião dualista: o bem se equivale ao mal e há dois deuses iguais, que se equiparam em forças. No entanto, o Judaísmo primitivo e no Judaísmo Abrâmico, tais forças não se equivalem, pois o mal é criatura criada, não uma força equiparada. Por isso, o zoroastrismo se contradiz, quando diz que o mal é algo criado e optado pelo outro Ser gêmero, mas tem força equiparada ou maior, uma vez que diz que o próprio Deus supremo [maior de todos] e onisciente, é bom. Essa é a contradição principal. No Judaísmo primitivo, e posteriormente, no Judaísmo abrâmico, tal revelação já é descrita em Gênesis, porém, o mal é a serpente e está sob domínio de Deus, mesmo causando o mal. O mal é criatura criada que teve livre arbitrio, não uma força equiparada.
    2. Vemos o zoroastrismo com o mesmo "pé de início" do Judaísmo. No entanto, a arqueologia recente demonstra o contrário. Nos meios de ampla mídia, vemos uma data de início em V a.C., para o Judaísmo. E para o Zoroastrismo, VI a.C. No entanto, há achados arqueológicos por volta de 1000 a.C. (séc X a.C.), acerca do selo de pedra que identificava o antigo reino de Judá e outros achados até bem antes dessa data, em 1207 a.C (séc. XIV a.C.), acerca da 1ª menção do nome de Israel, além de que, o período relacionado aos patriacas se configura em 2000 a.C. e 1700 a.C. (séc. XVII a.C.). A data mais longínqua para zoroastro foi em 1200 a.C., mas essa data não foi comprovada, pois não se trata de monumento histórico, mas de uma pessoa. Se fosse de um monumento histórico, seria mais fácil, pois poderia se realizar a datação carbônica. Por isso, as fontes mais recentes estipulam que ele viveu em VIII a.C. ou até depois. *** Alguns estudiosos dizem que Zoroastro viveu em algum momento entre 1500 e 1200 a.C. Se for realmente assim, o caso para o cristianismo tomando emprestado do zoroastrismo seria mais forte, mas o fato é que não sabemos quando Zaratustra viveu (daí o desacordo entre os estudiosos), e, portanto, esse argumento é especulativo, na melhor das hipóteses. [GOT_QUESTIONS_website]. [[ Zoroastrismo, idade do Ferro // Judaísmo primitivo, idade do bronze.]]
    3. Além disso, apesar das influências, após cativeiro babilônico, principalmente, no que se refere a novos entendimentos da vida após a morte, influenciadas do zoroastrismo, o judaísmo se manteve com os ritos de espiritualidade exclusivas, e com as orientações dadas a seus profetas, o que se segue com o livro de Neemias e Esdras, para a reconstrução do templo e unificação de Israel. Algumas diversificações se intensificariam, mas não tanto no sentido religioso, e sim, político, com a invasão do império romano.
    4. Em um comparativo ao cristianismo, nenhuma religião da época acreditava em ressurreição corpórea, antes do Juízo Final. As que acreditavam em ressurreição, acreditavam em um contexto quando o Juízo Final chegasse. A ressurreição corporea de Cristo, foi blasfêmia para os judeus, e escândalo para os gregos (gentios). O contexto zoroastra, não se identificaria com a essência do cristianismo, nem de longe, pois a essência é a ressurreição corporal de Crisrto. Além disso, quanto a Cristo, temos certeza da data em que viveu. Em adição a isso, é descrito como seria a ressurreição corporea, no zoroastrismo, que se difere em muito das religiões monoteístas: ""[...] as diferentes partes da pessoa humana são recebidas pelos elementos da natureza, de onde, por ordem divina, são trazidas de volta e recriadas na época da ressurreição. Carne e ossos vêm da terra, o sangue das águas, o cabelo das plantas e o espírito de vida do vento. 86"" [SOARES, D.O., 2011]. Os zoroastras bebiam um pouco do panteísmo...
    5. Sobre o zoroastrismo ser monoteísta, temos que: "O monoteísmo não parece ser uma categoria pertinente ao estudo do zoroastrismo. Pelo contrário, como visto, teologia e práxis do mazdaísmo estavam e continuam enraizadas no politeísmo (ou pelo menos em uma espécie de henoteísmo), um termo muito mais apropriado para compreender o zoroastrismo se quisermos utilizar terminologia e linguagem modernas. Fontes antigas mostraram que o zoroastrismo pré-moderno não endossa a hipótese monoteísta." [MARTINS, G.C., 2023]

  • @obrunomelchiori
    @obrunomelchiori 6 месяцев назад +1

    22:03 O Saoshyant não era originalmente filho de uma virgem nem "messias". Era um salvador que traria o fim do mundo e sua renovação. Ele só virou messias (rei redentor dos judeus) e filho de virgem depois do cristianismo e maniqueísmo (ELIADE, Mircea. "História das Crenças e das Idéias Religiosas. Volume II").

  • @Ocpiocpi
    @Ocpiocpi Год назад

    Se os livros zoroastristas falam em outros deuses porque falamos que é uma religião monoteísta?

  • @ishtarturunen1164
    @ishtarturunen1164 4 месяца назад

    É Dayena o nome da entidade?

  • @notoriousmoney
    @notoriousmoney 2 года назад

    Os registros históricos acerca do zoroatrismo surge antes ou depois da Era Comum?

    • @emilianounzer
      @emilianounzer  2 года назад

      As referências mais antigas acerca de Zoroastro estão nos antigos hinos, os Gathas, que fazem parte do Avesta. Os Gathas são mais ou menos da mesma época dos mais antigos textos védicos, ou seja, por volta de 600 antes de nossa era.

  • @ivina_neves
    @ivina_neves 6 месяцев назад

    Ofereço este estudo á Ivina,Eduarda,Ericson da Neves,Adolf Hitler,Analice Leme de Faria,Tania Regina Vedovi da Silva Barbirato,Vania Regina da Silva Barbirato, Caderno Luz e todos nomes levamos na nossa coroa.Amén #Metatron