Parece que o que morreu em 2023 (José Luis Inciarte) não chegou a ver o filme 100% finalizado, mas o diretor fez um corte especialmente pra ele poder ver, já que estava muito debilitado por causa de um câncer.
Assisti os 3 filmes: Sobreviventes do Andes, Vivos e A sociedade da neve. E li o livro: Milagres nos Andes. No filme "a sociedade da neve" falta algumas coisas interessantes que estão no livro. Mas o filme é sim muito bom. Uma coisa que me surpreendeu no livro, foi o Nando relatar que na época os canais de tv, jornais e etc Fizeram tanto sensacionalismo sobre o canibalismo, que até insinuaram que não houve avalanche nenhuma. E que os mortos na avalanche na verdade foram os companheiros sobreviventes que os mataram para se alimentarem. Os caras sofreram tanto e ainda foram caluniados.
Eles tiveram uma experiência que provavelmente ninguém aqui vai ter, não tem como julgá-los, fizeram o que precisavam fazer pelas suas vidas, é a resiliência. Por isso, não tem como afirmar o que faríamos, a gente se surpreende com o que conseguimos fazer nestas situações. Para mim, são inspirações de força, trabalho em equipe, persistência e muita fé - independente de religião.
Eu sou uruguaio , nasci em carrasco, vim com um mes de idade.... E sempre falei sobre esse fato e vcs (brasileiros) me ignorando " ai para, credo..." foi o que eu ouvia Agora vcs ficam chorando
Uns 5 ou 6 anos atrás comecei a me interessar por essa história. Vi um documentário e fui ler o livro do Nando (Milagre nos andes). Eu tava tão entretido na leitura, tava tão tenso em um momento em que o Roberto tava quase morrendo de intoxicação alimentar. E a angústia foi chegando e fui lendo aquilo e de repente quando achava que não tinha mais esperança, virei uma página e o primeiro parágrafo era o seguinte: - Nando!!! Estou vendo um homem!! Cara... eu chorei. Chorei copiosanente feito uma criança durante uns 15 minutos. De alívio e de emoção. Essa história é fantástica, Roberto e Nando são alguns dos meus ídolos.
@@Tome1cafezim depende da versão/tradução, mas é o mesmo conteúdo. Na NVI é “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. No filme é uma paráfrase, não uma citação literal.
só a fome pode dizer oq vamos comer. quem tem o luxo de ter internet pra ver esse vídeo, com crtza tem o luxo de comer ao menos 1-3 refeiçoes por dia. Muito fácil julgarmos quando não foi a gente que passou.
Essas questões geram milindre em muitas pessoas. Para quem já assistiu o filme. Eu estive no local do acidente depois de 3 dias de caminhada e encontrei um sobrevivente lá. Os vídeos estão no canal "A Mochila e o Mundo".
Até pq o instinto de sobrevivência fala mais alto. E só sabe quem um dia precisou usar ele. Agente se imaginar na situação é diferente de viver ela, então não tem como dizer que comeriamos ou não.
A fome corrói e não tem espaço pra ética ou moral, o que eles fizeram foi a única saída para não morrer ! Creio que os que se foram também fariam pois era literalmente a única saída!
As pessoas que criticam pq não entendem o que é ficar no frio, sede e fome por tanto tempo. Eles não tiveram opção. Imagino o quanto foi difícil fazer essa escolha, como doeu... nunca vamos ter ideia do que essas pessoas viveram. O filme me impactou muito e senti muita empatia por essas pessoas. E achei muito bonito a forma que eles tentaram manter firmes e racionais para tudo que aconteceu. No final a gente ver como se manter unido pode te levar longe💓
O diretor J.A Bayona disse em entrevista que eles gravaram material suficiente pra um filme de 6h de duração e tiveram que selecionar bem as cenas pro corte final de 2h25min. Eu acredito que devido ao sucesso do filme, em breve, seja lançada A Sociedade da Neve: a série. 🍿😃 O filme é fantástico, eu assisti no cinema foi uma experiência indescritível! Uma avalanche de emoções. A escolha do Numa Turcatti como narrador/protagonista foi a merecida homenagem à todas as vítimas da tragédia. 👏🏼🥹 A expedição do Nando e Marcelo durou 10 dias e ficou muito resumida no filme. As primeiras entrevistas deles antes do Nando subir no helicóptero. E como já dito no vídeo, o resgate foi realizado em dois dias. Os 7 sobreviventes restantes passaram mais uma noite no avião. Além de 3 resgatistas chilenos que levaram comida suficiente pra alimentar 3 pessoas por uma semana. Os sobreviventes comeram tudo naquela noite, não sobrou nada. Eles passaram a noite conversando, mas apenas um dos três resgatistas quis dormir no avião com eles, os outros dois se recusaram e dormiram numa barraca que eles montaram. Gustavo Zerbino conta com detalhes, que os resgatistas ficaram impressionados pra não dizer assustados com a situação dos restos dos corpos ao redor do avião. A conferência de imprensa realizada na escola em Montevidéu, em que os sobreviventes falaram abertamente para mundo sobre a antropofagia. Ou seja é muita história pra ser contada um filme. Uma miniserie seria interessante de assistir.
Literalmente todo filme é gravado muito mais horas do que as da edição final, isso é normal, eles escolhem as cenas na montagem e muitas cenas são descartadas no corte final. Por isso sempre existem versões extendidas dos filmes.
Eu acho que merece o Oscar de melhor filme estrangeiro. Assisti tb ao "Sobreviventes dos Andes", "Vivos" mas A Sociedade da Neve é o MAIS impactante e completo de TODOS. A GENTE sofria juntocom eles. Eu chorei, fiquei agoniada, e torcia pelos que conseguiram SOBREVIVER. RECOMENDO a TODOS!!! 💚🇧🇷
A cena q me chamou muita atenção é qdo ele põe um pouquinho de gelo em volta da carne pro Numa ver se consegue comer e qdo o homem fala q pisaram na sua esposa mas ele viu q não foi culpa deles, estavam desesperados pra salvar as pessoas, o resgate tb nem se fala o mais emocionante de todos.
Sobre comer pessoas, acho que qdo bate o instinto natural de sobrevivência, fazendo qlqr coisa no desespero! Eu sou uma pessoa bem seletiva para alimentar, mas qdo eu era comissária e fizemos a sobrevivência na selva (anossss atrás) eles deixaram a gente com fome. E juro, ao final do dia, após andar igual doidos, eu já estava qse comendo as plantas ao redor, comeria até terra. Imagina que nem era algo extremo. Imagino no extremo da sobrevivência!
No diario El País do Uruguai semana pasada acho que foi saiu uma materia falando de curiosidades e conta que o sobrevivente que morreu ano pasado viu o filme antes que todo mundo.
A interpretação dos atores e atrizes, além da direção e fotografia são alguns dos pontos fortes do filme, fora o roteiro e texto, que são excepcionais !!! Que filme!
Perseverança,resiliência e empatia Esse filme é uma mescla é uma lição de vida um aprendizado que toca a alma e te leva a ser forte nos piores vales que vc poderá ter que passar na vida
Esse filme vai perdurar por gerações!! É impactante e é impossível não se emocionar com todo o drama que essas pessoas viveram, impossível também não rever a própria vida.
A morte do Numa foi muito triste, mas felizmente foi o estopim pros colegas iniciarem o trajeto da busca pelo resgate. Fiquei curiosa pra saber se foi mesmo a partir da morte desse colega que isso tudo isso aconteceu.
foi, acho q além de n terem coragem e comida o suficiente, a morte dele os motivos a falarem: "ngm mais vai morrer, agr nós vms chegar no chile e salvar tds nós"
Alguns comentarios dizendo o que fariam ou nao fariam... É impossivel saber o que qualquer um faria a menos que estivesse la, junto com eles. Filme realmente impressionante e bom pra refletirmos sobre nossas vidas.
A gente só sabe do que é capaz quando está realmente na merda, falando do conforto da minha casa, debaixo da coberta e com um balde de pipoca e refrigerante no colo é muito fácil dizer que jamais teria uma atitude similar, quem já passou fome, frio, sentiu o medo de morrer sabe um pouquinho da sensação que SÓ eles sentiram com isso tudo combinado ao mesmo tempo e de forma tão extrema, isso tudo após sobreviver uma QUEDA de aeronave que em grande parte das vezes é fatal, o ser humano tem a péssima mania de julgar tudo e não se por as vezes no lugar dos outros
Eu assisti!!É super detalhado e mostrou bastante a importância que o Roberto teve durante todos os dias q lá ficaram...O Numa também chocou bastante,não conhecia.O Nando foi o cara q conseguiu perceber a realidade,ou ficar e morrer ou tentar e talvez sobreviver! Esse filme é incrível ,super indico!
a coisa mais linda desse filme é a escolha artistica do roteirista ou do diretor em darem o protagonismo da historia pra quem nao sobrevive, subvertendo toda a construção de história a qual estamos acostumados a ver no cinema. Isso era tão obvio e claro pra nos como telespectadores que na primeira meia hora do filme esse personagem me chamou tanto atencao que eo dei uma pausa e fui pesquisar ele no Google, por obvio que ele sendo o protagonista seria o heroi salvador que estaria vivo ate hoje. Resultado: estragou minha experiencia pois assisti ja sabendo que ele nao sobreviveria.
minha amg queria pesquisar quem sobreviveu e eu n deixei, justamente pq queria q ela pegasse esse plost e na vdd a escolha pro numa n foi por acaso, ele foi um dos q mais estava motivado a ajudar, ele foi o q mais tinha fé, ele foi o braço direito de tds ali, o mais determinado e o mais confiante de tds, ele fez de td pra sobreviver e ajudar a tds, n é a toa q foi dps da morte dele q eles realmente se comoveram a ir até o chile pra chamar ajuda, foi por conta do bilhete q ele escreveu q eles se motivaram a fzr isso, tanto é q qndo os atores conheceram os sobreviventes, eles se emocionaram em ver o enzo cm numa e em uma entrevista, o gustavo (sobrevivente da vd real) falou q o enzo refletia o numa, q ele conseguia ver o amg nos olhos do enzo, ent é visível o qnto o numa foi um cara importante pra eles, tds eram, mas ele por si só tinha algo de diferente, e tbm o colocaram pra representar os q n voltaram, o q fez td ser ainda mais emocionante e darem esse "protagonismo" pra ele
Verdade 😭 E pensar que ele tinha 24 anos e completou os seus 25 anos lá, naquele inferno de lugar. Ele era um dos poucos que se contrariou demais em comer os outros, tentando manter íntegra sua fé e vendo aquilo como algo nem a considerar. Difícil o julgamento q os sobreviventes tiveram da sociedade e mídia depois, pq não dá pra gnt falar oq a gente faria a -30° e -40°, temperatura q a pessoa não consegue sequer pensar direito de tanto frio e desespero, e dps com o decorrer dos dias frio terrível sede fome avalanches, misericórdia. Enfim, de qlq forma penso q Deus certamente recebeu o Numa com muito amor por ter tentado tanto se ajudar e ajudar os demais tendo feito tudo o q podia.
Bem impactante aquela cena né. Pensei na hora no acidente com o voi da Varig que fez um pouso forçado na selva amazônica. Naquela ocasião, as poltronas se soltaram e esmagaram vários passageiros
Eu já conhecia essa história pelo filme anterior q passou algumas vezes na sessão da tarde. E vi esse da Netflix e me emocionei muito. O q essas pessoas passaram foi extremo e horrível. É impressionante terem sobreviventes. E não dá para julgar atitudes de pessoas no limite da sobrevivência.
O filme Vivos nunca passou na Sessão da Tarde. Vc pode ter visto no Supercine (primeira vez que passou na TV aberta, em 1997, ou outra sessão a noite). Este filme não tinha classificação para passar de dia.
Esse filme Vivos era pesado pra passar na sessao da tarde, porque diferente da Sociedade da Neve o filme Vivos mostrava eles cortando e fritando os mortos e comendo. Porém tem um erro drastico o filme Sociedade da Neve eles aparecem fumando cigarro se eles fumavam entao eles tinham fogo pra acender o cigarro, nesse caso se eu tivesse junto deles eu teria me matado carbonizado pelo fogo jamais teria coragem de praticar canibalismo mesmo que fosse pra salvar minha vida e sim carbonizado pra ninguém me comer frito.
@@igorteixeira9252 Na verdade eles tinham muitos cigarros e até aparece uma cena em que abrem uma mala cheia de pacotes de cigarros , não faltavam isqueiros e fósforos, o problema lá era ter material para fazer uma fogueira porwue em um avião tudo é de difícil combustão , queimaram um violão e chegaram a fazer uma fogueira com dinheiro , 5 mil dólares foram queimados para produzir um pouco de calor , este é um aspecto muito interessante para distinguir essa sociedade da neve da sociedade urbana "civilizada " . Vários detalhes interessantes poderiam ter sido acrescentados mas o filme é muito realista .
@@igorteixeira9252 vc se enganou.. no filme vivos..eles não fritam ninguém. Eles comem a carne no gelo.. a cena é até leve pros padrões.ja no filme os sobreviventes dos andes de 78 que passava no SBT era mais pesado pois mostrava eles colocando a carne em cima do avião.mas n teve nada de fritar carne..vc se confundiu com eles queimando um violão numa cena 😅😅😅😅 não teve nada de fritar ninguém cara😅😅😅
Olhando esse cenário qualquer um daria pra eles como morte certa para todos, impressionante como os q sobraram conseguiram resistir a fome, frio, feridas, sustos por mais de 70 dias.
Cheguei do Chile hj e fiz alguns passeios na cordilheira. Já tinha visto um filme sobre o acidente qdo era mais nova. Não consigo imaginar o que eles sofreram. Fui cheia de roupa, preparada para a neve e é mto frio, mto difícil se movimentar… Deus tem um propósito para cada um de nós e esses sobreviventes foram escolhidos.
Ninguém tem o direito de absolver ou condenar o que eles fizeram para sobreviver. É a luta pela vida, e desde que seja sem ter prejudicado a vida do irmão ao lado, não vejo motivo para invalidação de seus atos. Eles foram grandes guerreiros, estrategistas, fortes e contaram com um forte sentimento de amor a vida própria e dos companheiros. Eles servem de exemplo!
A gente nunca sabe ate onde vai nossos princípios, como reagiriamos a determinadas situações, o máximo que podemos fazer é supor.. no risco extremo a gente se submete a coisas que nao imaginariamos para sobreviver.
A gente só conhece nossos limites na hora da necessidade. Os próprios sobreviventes contam que mta gente diz que não sobreviveria 3 dias, mas que na verdade a gente só sabe qdo passa pela situação. Eu não pensaria 1x sobre me alimentar de carne humana, o instinto de sobrevivência fala mais alto, não tem essa de "pecado".
Vi o filme e li o livro totalmente fascinado, e no livro o nando relata que o Numa machucou a perna quando estava deitado no avião dormindo e alguém ao tentar passar pisou em sua panturrilha e fez um machucado que com o tempo virou um ferimento infeccionado
A minha curiosidade é de saber sobre os restos mortais das pessoas que foram comidas? Sobrou algo pra família enterrar? E as famílias dessas pessoas entenderam a situação?
Gustavo Zerbino, além de juntar os objetos pesoais dos mortos, para logo ser entregues aos familiares, deixou identificado os restos de cada um deles na montanha, por acaso as familias quisessem enterrálos no Uruguai. De fato, a familia do Vasco Echevarrem deu sepultura a seus restos no Cemitério do Buceo, em Montevidéu. Seu pai foi procurar seu corpo nas montanhas depois de uma viagem arriscada por picos e vales nevados.
Esse filme é extremamente imersivo, ele foi muito além nos aspectos visuais, principalmente na hora do acidente, outros filmes que mostram acidentes aéreos geralmente são cenas muito parecidas e um pouco genéricas (apesar de bem feitas). Mas esse filme superou demais na riqueza de detalhes e tensão. Extremamente sensível e bem feito. Nota 10
Esse filme é excelente e emocionante. Já tinha assistido a versão mais antiga q se chama "Vivos" q tb é muito bom e ao documentário do The History Channel. Realmente é bem impactante td q eles passaram nos Andes. E se não me engano outro sobrevivente, o Nando da vida real, aparece bem rápido no final qndo os sobrevivente estão saindo do helicóptero, pelo menos achei bem parecido com ele.
Adoro seus vídeos! Para curiosidade de todos, depende do avião, a parte mais forte varia. No Fokker 100 por exemplo, a parte mais forte eh ao lado da porta 1R, que eh a frente do avião. Nos Airbus, eh na traseira msmo. Geralmente eles decidem a parte mais forte, e temos instruções que se houver bomba a bordo, levar a bomba para essa parte. Mas cada avião muda.
Gran video! ✨ un dato a destacar es que antes de morir,el sobreviviente por suerte logró ver a tiempo la película y quedó muy satisfecho con el trabajo logrado, se lo mostraron a él especialmente, apenas terminaron el proyecto. Me encanta tu trabajo de análisis. Un abrazo 🤗
Es verdad ...en septiembre pudo verlo ...lo dijo Pablo Bierci...el escritor y productor artístico ...en una entrevista del canal 5 de 52 o 54 minutos...q la miniatura del canal de RUclips del 5 tiene 5 fotos una alado de la otra ...Pablo a la izquierda y una mujer un hombre una mujer y otro hombre ... abrazo!
1:44 na verdade oq morreu no ano passado assistiu sim. A produção mostrou pra ele antes de ir pra o cinema, ou seja, ele foi a primeira pessoa a assistir o filme.
Um detalhe, o que Numa escreve é um versículo da Bíblia no livro de João 15.13, onde o próprio Jesus fala: “ninguém tem maior amor do que esse, dar a sua vida pelos seus amigos”
Boa noite , já tinha assistido Vivos a anos atrás, quando vi que a netflix estava com o novo filme, resolvi assistir. Essa versão realmente foi explicado de uma forma bem marcante, assisti logo cedo pela manhã , passei a tarde me lembrando das aflições e angústias que cada um passaram. E sobre a alimentação humana deles... foi tudo ocasião de desespero e extrema necessidade, pois 72 dias de extremo frio e basicamente tudo de ruim , fizeram eles comerem. Muito triste.
Terminei de ler o livro "Milagre nos Andes e adorei". Leitura simples e de fácil entendimento, com riquíssimos detalhes. História de amor, resilência e superação. Recomendo à todos! "Saboreie sua existência. Viva cada momento. Não desperdice uma respiração." (Nando Parrado) ❤
Eu assisti ao filme e simplesmente amei, achei muito bem filmado e os atores muito bons. Se isso tivesse acontecido comigo, acho que o instinto de sobrevivência fala mais alto e eu teria feito o mesmo que eles.
Numa turcati não feriu a perna na quebra do vidro. No livro de Nando Parrado, ele relata que o Numa sofreu um pisão, se não me engano, de Roberto Canessa, que gerou o ferimento na sua perna.
Ninguém aqui passou um frio absurdo e a fome aterrorizante, então até quem não queria comer em um momento iria, a consciência diz uma coisa, mas o instinto diz outra
Existe um filme (não apenas o documentário da BBC) chamado Alive - 1993(Vivos) baseado no livro de 1974 escrito por Piers Paul Read, Alive: The Story of the Andes Survivors. O documentário é praticamente um making-of do filme Alive.
É impossível falar o que faria ou nao faria estando nessa zona de conforto em que estamos.... só quem vive uma situação de extrema pressão como aquela pode dizer com propriedade como é essa decisão.... Nós nao temos como opinar sobre algo tao complexo e que vai além do que possamos imaginar
Lembro que meus pais falavam sobre esse caso... que a imprensa detonou com os coitados por eles comerem os amigos... Eu faria a mesma coisa pra sobreviver - não sou hipócrita. TIRO MEU CHAPÉU A TODOS ELES.
E tem outro filme de 2007 com o título Sociedade da Neve, o primeiro filme sobre o acidente é de 1976 Os Sobreviventes dos Andes, depois Alive (vivos) DE 1993, e diversos documentários como do l History Channel O Milagre dos Andes
Esse que escreveu o que Jesus disse é a maior prova de amor, e isso foi um grande encorajamento para os outros nao desistirem, a palavra tem poder, por isso ele dedicam a vontade de esta lutando pela vida tambem a ele, todos foram usados com propósitos. Como eles dizem -ele sempre estara em nós
Nós sentadinhos no sofá, cadeiras confortáveis, em clima favorável ao nosso organismo, bem alimentados, saudáveis, com água filtrada disponível, comida na geladeira,sem avalanches temos estofo para dizer o que faríamos numa situação semelhante? é muita arrogância e imaturidade opinar qualquer coisa.
Pra quem julga o fato deles terem sido “obrigados” a comer carne humana. Obrigado sim, pq eles fizeram isso para sobreviver. A pergunta é: vc já passou por alguma situação parecida? Frio extremo, fome extrema, esquecidos em um lugar extremante frio e isolado? Se não, então não tem direito de julgar. É só se colocar no lugar deles.
Sempre ouvi de minha mãe " quando eu recusava comer um tipo de alimento" dizendo não ter fome; minha mãe dizia , a melhor comida é a fome! Eu agora, nesse momento diria ,vou morrer mas não como. Mas na situação desses jovens talvez comesse sim, tudo pela sobrevivência.
Achei lindo o fato de todos eles serem tão católicos e o tempo todo eles rezavam o Pai Nosso e a Ave Maria, e se o padre falou que não foi pecado, não tem mais o que dizer. O fato é que ninguém matou ninguém ao contrário um ajudou o outro para todos sobreviverem.
"O homem é o homem e as suas circunstâncias". Quem não viveu tal circunstâcia, deveria se abster de emitir qualquer tipo de opinião, seja ela contra ou a favor. "Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas." Ludwig Feuerbach
Eles fizeram tudo o que podiam para sobreviver sem fazer mal uns aos outros, pelo contrario! Se ajudaram, foram companheiros e tomaram decisões juntos sobre a sua sobrevivência. Não há o que julgar. E eu não sei se seria tão forte quanto eles foram, mas gosto de pensar que sim.
Na verdade o que diz no livro: "Milagres nos Andes" E no filme "sobreviventes do Andes", ele demorou bem mais tempo a morrer. E passou o tempo todo dizendo: " Nós passamos de Curicó" Repetindo sem parar a noite.
@@ivonetexavier627 simm, alem do piloto tbm implorar para os sobreviventes matarem ele, com uma arma que tinha guardado, por não aguentar o sofrimento.. todos esses detalhes tem no livro
Esse filme poderia ter mais de 3hrs, para mostrar com mais riqueza ainda os detalhes. Senti que a parte final foi muito resumida, poderiam ter colocado mais minutos. Enquanto Nando e Roberto estavam na expedição o grupo tava no impasse, entre sobreviver comendo o resto dos restos, ou se recorreriam a comer os corpos da mãe e irmã de Nando e da esposa de Javier.
O filme é excelente e merece um Oscar com certeza. Sobre a pergunta, acho que a gente nem deve por em questão se comeria ou não...muito menos julgar a atitude deles. Só para quem passou uma situação dessa pode falar. Muito fácil falar que não faria, sem ter ficado dias passando fome no meio do nada como foi a situação deles.
Uma correção: O sobrevivente que morreu em 2023 conseguiu assistir ao filme. José Luis "Coche" Inciarte estava com câncer terminal e por isso, o diretor Bayona mostrou um versão preliminar do filme para Inciarte antes de morrer em julho/2023.
Correção: o rapaz que morreu em 2023 conseguiu SIM ver o filme antes de partir.
isso
Eu acredito que comeria
E a temperatura era de -30ºC
@@Srta_Rukiaquando está abaixo de -20 é tudo igual a sensação (só muda mesmo quando está ventando ou chovendo 😅) .
Dói tudo !
Parece que o que morreu em 2023 (José Luis Inciarte) não chegou a ver o filme 100% finalizado, mas o diretor fez um corte especialmente pra ele poder ver, já que estava muito debilitado por causa de um câncer.
Quando mostrou que o Numa morreu eu quase morri! Como narrador, pra mim, era certo que ele sobreviveria... que sacada genial do diretor!
Realmente!!
Foi tipo um prot Twist.
@@irineudiasferreira7082 sim! Exatamente!
Vdd
Me apeguei muito a ele
Assisti os 3 filmes:
Sobreviventes do Andes,
Vivos e
A sociedade da neve.
E li o livro: Milagres nos Andes.
No filme "a sociedade da neve" falta algumas coisas interessantes que estão no livro. Mas o filme é sim muito bom.
Uma coisa que me surpreendeu no livro, foi o Nando relatar que na época os canais de tv, jornais e etc
Fizeram tanto sensacionalismo sobre o canibalismo, que até insinuaram que não houve avalanche nenhuma. E que os mortos na avalanche na verdade foram os companheiros sobreviventes que os mataram para se alimentarem.
Os caras sofreram tanto e ainda foram caluniados.
e na realidade não foi o Numa que quebou o vidro, certo? Foi o Nando?
Não sabia disso. Depois de sobreviverem aos Andes tiveram q sobreviver a mídia 😢
😢😢as vezes a mídia e uma merda né,os caras traumatizadissimos e o povo...aff
aí seriam 4 horas de filme, né querida kkkkk
Essa é a natureza humana, na boa, o COVID levou pouco.😢
Eles tiveram uma experiência que provavelmente ninguém aqui vai ter, não tem como julgá-los, fizeram o que precisavam fazer pelas suas vidas, é a resiliência. Por isso, não tem como afirmar o que faríamos, a gente se surpreende com o que conseguimos fazer nestas situações. Para mim, são inspirações de força, trabalho em equipe, persistência e muita fé - independente de religião.
Perfeito! Concordo totalmente!!
Exatamente.
Exatamente! Eu só como carne moída e frango! Lógico que eu iria relutar. Mais depois de dias sem comer somos capazes de tudo!
Chorei muito cara, chorei pra caramba, fiquei refletindo sobre a minha vida e como eu reclamo a toa. Essa história é uma lição de vida.
Eu me senti um ser humano pequeno, uma boba por reclamar de coisas e problemas idiotas.
chorei horrores
Também chorei muito quando assisti sozinha, dois dias depois assisti com meu filho e chorei tudo denovo 😢
Também. Desistimos por tão pouco não é mesmo?
Eu sou uruguaio , nasci em carrasco, vim com um mes de idade....
E sempre falei sobre esse fato e vcs (brasileiros) me ignorando
" ai para, credo..." foi o que eu ouvia
Agora vcs ficam chorando
Uns 5 ou 6 anos atrás comecei a me interessar por essa história. Vi um documentário e fui ler o livro do Nando (Milagre nos andes). Eu tava tão entretido na leitura, tava tão tenso em um momento em que o Roberto tava quase morrendo de intoxicação alimentar. E a angústia foi chegando e fui lendo aquilo e de repente quando achava que não tinha mais esperança, virei uma página e o primeiro parágrafo era o seguinte:
- Nando!!! Estou vendo um homem!!
Cara... eu chorei. Chorei copiosanente feito uma criança durante uns 15 minutos. De alívio e de emoção. Essa história é fantástica, Roberto e Nando são alguns dos meus ídolos.
Essa cena foi muito resumida no filme. E cara ídolo só Jesus Cristo, não se apegue a homens ou a pessoas.
@@Matthewsz8 amigo, eu estava LENDO UM LIVRO. O livro escrito pelo Nando.
E fico felizão que você encontrou o seu ídolo em Jesus. Parabéns.
É um filme para as pessoas que tem dificuldade em ser grato pelas coisas pequenas. Passam a ser gratos por tudo, por menor que seja a situação.
“Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos.” (João 15:13)
será essa mesma passagem "prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmao" ?
@@Tome1cafezim depende da versão/tradução, mas é o mesmo conteúdo. Na NVI é “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. No filme é uma paráfrase, não uma citação literal.
@@Tome1cafezimcom certeza saiu daí a citação, a final ele era católico praticante.
Eu chorei qdo vi isso
só a fome pode dizer oq vamos comer. quem tem o luxo de ter internet pra ver esse vídeo, com crtza tem o luxo de comer ao menos 1-3 refeiçoes por dia. Muito fácil julgarmos quando não foi a gente que passou.
Essas questões geram milindre em muitas pessoas. Para quem já assistiu o filme. Eu estive no local do acidente depois de 3 dias de caminhada e encontrei um sobrevivente lá. Os vídeos estão no canal "A Mochila e o Mundo".
Exatamente
@@amochilaeomundoeu viii seu vídeo.. muito bom mt sortudo tb por encontrar um dos sobreviventes
@@Licefsr2_ aquelas coisas que acontecem na vida que não podemos esperar 😬
Até pq o instinto de sobrevivência fala mais alto. E só sabe quem um dia precisou usar ele. Agente se imaginar na situação é diferente de viver ela, então não tem como dizer que comeriamos ou não.
A fome corrói e não tem espaço pra ética ou moral, o que eles fizeram foi a única saída para não morrer !
Creio que os que se foram também fariam pois era literalmente a única saída!
As pessoas que criticam pq não entendem o que é ficar no frio, sede e fome por tanto tempo. Eles não tiveram opção. Imagino o quanto foi difícil fazer essa escolha, como doeu... nunca vamos ter ideia do que essas pessoas viveram. O filme me impactou muito e senti muita empatia por essas pessoas. E achei muito bonito a forma que eles tentaram manter firmes e racionais para tudo que aconteceu. No final a gente ver como se manter unido pode te levar longe💓
O diretor J.A Bayona disse em entrevista que eles gravaram material suficiente pra um filme de 6h de duração e tiveram que selecionar bem as cenas pro corte final de 2h25min.
Eu acredito que devido ao sucesso do filme, em breve, seja lançada A Sociedade da Neve: a série. 🍿😃
O filme é fantástico, eu assisti no cinema foi uma experiência indescritível! Uma avalanche de emoções. A escolha do Numa Turcatti como narrador/protagonista foi a merecida homenagem à todas as vítimas da tragédia. 👏🏼🥹
A expedição do Nando e Marcelo durou 10 dias e ficou muito resumida no filme. As primeiras entrevistas deles antes do Nando subir no helicóptero.
E como já dito no vídeo, o resgate foi realizado em dois dias. Os 7 sobreviventes restantes passaram mais uma noite no avião. Além de 3 resgatistas chilenos que levaram comida suficiente pra alimentar 3 pessoas por uma semana. Os sobreviventes comeram tudo naquela noite, não sobrou nada. Eles passaram a noite conversando, mas apenas um dos três resgatistas quis dormir no avião com eles, os outros dois se recusaram e dormiram numa barraca que eles montaram. Gustavo Zerbino conta com detalhes, que os resgatistas ficaram impressionados pra não dizer assustados com a situação dos restos dos corpos ao redor do avião.
A conferência de imprensa realizada na escola em Montevidéu, em que os sobreviventes falaram abertamente para mundo sobre a antropofagia.
Ou seja é muita história pra ser contada um filme. Uma miniserie seria interessante de assistir.
Ótimas observações, só uma correção: Nando e ROBERTO caminharam por 10 dias, Marcelo, que era o capitão do time, morreu na avalanche
Seria ótimo a série, Guilherme
Muito interessante
Literalmente todo filme é gravado muito mais horas do que as da edição final, isso é normal, eles escolhem as cenas na montagem e muitas cenas são descartadas no corte final. Por isso sempre existem versões extendidas dos filmes.
Eu acho que merece o Oscar de melhor filme estrangeiro. Assisti tb ao "Sobreviventes dos Andes", "Vivos" mas A Sociedade da Neve é o MAIS impactante e completo de TODOS. A GENTE sofria juntocom eles. Eu chorei, fiquei agoniada, e torcia pelos que conseguiram SOBREVIVER. RECOMENDO a TODOS!!! 💚🇧🇷
A cena q me chamou muita atenção é qdo ele põe um pouquinho de gelo em volta da carne pro Numa ver se consegue comer e qdo o homem fala q pisaram na sua esposa mas ele viu q não foi culpa deles, estavam desesperados pra salvar as pessoas, o resgate tb nem se fala o mais emocionante de todos.
Lu vc por aqui rsrsrs vi vc sem querer rsrsrs... história do filme impressionante...assisti o filme de 93 também muito bom
@@ricardodimassilva vc por aqui rs sim excelente filme, amo os baseado em fatos reais.
Sobre comer pessoas, acho que qdo bate o instinto natural de sobrevivência, fazendo qlqr coisa no desespero! Eu sou uma pessoa bem seletiva para alimentar, mas qdo eu era comissária e fizemos a sobrevivência na selva (anossss atrás) eles deixaram a gente com fome. E juro, ao final do dia, após andar igual doidos, eu já estava qse comendo as plantas ao redor, comeria até terra. Imagina que nem era algo extremo. Imagino no extremo da sobrevivência!
No diario El País do Uruguai semana pasada acho que foi saiu uma materia falando de curiosidades e conta que o sobrevivente que morreu ano pasado viu o filme antes que todo mundo.
A interpretação dos atores e atrizes, além da direção e fotografia são alguns dos pontos fortes do filme, fora o roteiro e texto, que são excepcionais !!! Que filme!
Perseverança,resiliência e empatia
Esse filme é uma mescla é uma lição de vida um aprendizado que toca a alma e te leva a ser forte nos piores vales que vc poderá ter que passar na vida
Esse filme vai perdurar por gerações!! É impactante e é impossível não se emocionar com todo o drama que essas pessoas viveram, impossível também não rever a própria vida.
O Nando Parrado real também faz uma rápida aparição no filme, ele é um senhor que cruza com um dos passageiros no aeroporto.
😢ele abre a porta e quem vai entrando no aeroporto são a mãe e a irmã dele que não sobreviveram. É um homenagem a elas.
El detalle es qué es a su propia familia en la ficción, que le abre la puerta!!!!
A morte do Numa foi muito triste, mas felizmente foi o estopim pros colegas iniciarem o trajeto da busca pelo resgate. Fiquei curiosa pra saber se foi mesmo a partir da morte desse colega que isso tudo isso aconteceu.
foi sim, os sobreviventes confirmaram
tem um vídeo aqui no youtube do History Channel e eles dizem que existiu aquela mensagem no papel e que foi sim o estopim para iniciarem a jornada
Quando o numa morreu eu chorei igual criança 😢
Por isso ele teve uma conversa com um dos sobreviventes (o que estava com a esposa) que nenhuma morte era por acaso e que tinha sentido
foi, acho q além de n terem coragem e comida o suficiente, a morte dele os motivos a falarem: "ngm mais vai morrer, agr nós vms chegar no chile e salvar tds nós"
Alguns comentarios dizendo o que fariam ou nao fariam... É impossivel saber o que qualquer um faria a menos que estivesse la, junto com eles. Filme realmente impressionante e bom pra refletirmos sobre nossas vidas.
A gente só sabe do que é capaz quando está realmente na merda, falando do conforto da minha casa, debaixo da coberta e com um balde de pipoca e refrigerante no colo é muito fácil dizer que jamais teria uma atitude similar, quem já passou fome, frio, sentiu o medo de morrer sabe um pouquinho da sensação que SÓ eles sentiram com isso tudo combinado ao mesmo tempo e de forma tão extrema, isso tudo após sobreviver uma QUEDA de aeronave que em grande parte das vezes é fatal, o ser humano tem a péssima mania de julgar tudo e não se por as vezes no lugar dos outros
Eu assisti!!É super detalhado e mostrou bastante a importância que o Roberto teve durante todos os dias q lá ficaram...O Numa também chocou bastante,não conhecia.O Nando foi o cara q conseguiu perceber a realidade,ou ficar e morrer ou tentar e talvez sobreviver!
Esse filme é incrível ,super indico!
Eu era pré-adolescente na época da tragédia ! Quando Piers Paul Reed escreveu o livro, devorei numa madrugada
Lo acabo de ver y quede llorando a moco tendido, la muerte de Numa fue devastadora para mi, buena devolución y crítica la tuya, abrazos de Montevideo.
Vi os outros filmes. Achei o filme inspirador. Fantástico. Nada a condenar. Somente há o que louvar da força desses rapazes. Sobreviventes.
a coisa mais linda desse filme é a escolha artistica do roteirista ou do diretor em darem o protagonismo da historia pra quem nao sobrevive, subvertendo toda a construção de história a qual estamos acostumados a ver no cinema. Isso era tão obvio e claro pra nos como telespectadores que na primeira meia hora do filme esse personagem me chamou tanto atencao que eo dei uma pausa e fui pesquisar ele no Google, por obvio que ele sendo o protagonista seria o heroi salvador que estaria vivo ate hoje. Resultado: estragou minha experiencia pois assisti ja sabendo que ele nao sobreviveria.
Nome disso é falta de concentração em uma atividade. Era só ver o filme de boas e dps vc ia pesquisar sobre.
minha amg queria pesquisar quem sobreviveu e eu n deixei, justamente pq queria q ela pegasse esse plost e na vdd a escolha pro numa n foi por acaso, ele foi um dos q mais estava motivado a ajudar, ele foi o q mais tinha fé, ele foi o braço direito de tds ali, o mais determinado e o mais confiante de tds, ele fez de td pra sobreviver e ajudar a tds, n é a toa q foi dps da morte dele q eles realmente se comoveram a ir até o chile pra chamar ajuda, foi por conta do bilhete q ele escreveu q eles se motivaram a fzr isso, tanto é q qndo os atores conheceram os sobreviventes, eles se emocionaram em ver o enzo cm numa e em uma entrevista, o gustavo (sobrevivente da vd real) falou q o enzo refletia o numa, q ele conseguia ver o amg nos olhos do enzo, ent é visível o qnto o numa foi um cara importante pra eles, tds eram, mas ele por si só tinha algo de diferente, e tbm o colocaram pra representar os q n voltaram, o q fez td ser ainda mais emocionante e darem esse "protagonismo" pra ele
O filme é muito bom! Achei que foi muito bem produzido. Considerei o final emocionante. Vale a pena assistir :)
Acabei de assistir na netflix e dá vontade de chorar assistindo por saber que aconteceu mesmo 😢
O filme é muito triste, Mais a morte do NUMA mecheu comigo 😭😭💔
Eu chorei demais, não estava esperando…..ele lutou tanto era o mais esperançoso 😢
Eu sou Numa, eu morri dia 11 de Dezembro de 1972
real😢
Verdade 😭 E pensar que ele tinha 24 anos e completou os seus 25 anos lá, naquele inferno de lugar. Ele era um dos poucos que se contrariou demais em comer os outros, tentando manter íntegra sua fé e vendo aquilo como algo nem a considerar. Difícil o julgamento q os sobreviventes tiveram da sociedade e mídia depois, pq não dá pra gnt falar oq a gente faria a -30° e -40°, temperatura q a pessoa não consegue sequer pensar direito de tanto frio e desespero, e dps com o decorrer dos dias frio terrível sede fome avalanches, misericórdia. Enfim, de qlq forma penso q Deus certamente recebeu o Numa com muito amor por ter tentado tanto se ajudar e ajudar os demais tendo feito tudo o q podia.
Chorei tanto tanto
Foi agonizante as cadeiras quebrando as pernas das pessoas
Vdd,eu gritei na hora
Bem impactante aquela cena né. Pensei na hora no acidente com o voi da Varig que fez um pouso forçado na selva amazônica. Naquela ocasião, as poltronas se soltaram e esmagaram vários passageiros
A morte do Numa foi a que mais me abalou.
Nao tava esperando ... ele era o narrador 😢
@@Gh000st02 ele deu a voz para tds q n conseguiram sobreviver 😭
Eu já conhecia essa história pelo filme anterior q passou algumas vezes na sessão da tarde. E vi esse da Netflix e me emocionei muito. O q essas pessoas passaram foi extremo e horrível. É impressionante terem sobreviventes. E não dá para julgar atitudes de pessoas no limite da sobrevivência.
O filme Vivos nunca passou na Sessão da Tarde. Vc pode ter visto no Supercine (primeira vez que passou na TV aberta, em 1997, ou outra sessão a noite). Este filme não tinha classificação para passar de dia.
Esse filme Vivos era pesado pra passar na sessao da tarde, porque diferente da Sociedade da Neve o filme Vivos mostrava eles cortando e fritando os mortos e comendo. Porém tem um erro drastico o filme Sociedade da Neve eles aparecem fumando cigarro se eles fumavam entao eles tinham fogo pra acender o cigarro, nesse caso se eu tivesse junto deles eu teria me matado carbonizado pelo fogo jamais teria coragem de praticar canibalismo mesmo que fosse pra salvar minha vida e sim carbonizado pra ninguém me comer frito.
@@igorteixeira9252 Na verdade eles tinham muitos cigarros e até aparece uma cena em que abrem uma mala cheia de pacotes de cigarros , não faltavam isqueiros e fósforos, o problema lá era ter material para fazer uma fogueira porwue em um avião tudo é de difícil combustão , queimaram um violão e chegaram a fazer uma fogueira com dinheiro , 5 mil dólares foram queimados para produzir um pouco de calor , este é um aspecto muito interessante para distinguir essa sociedade da neve da sociedade urbana "civilizada " . Vários detalhes interessantes poderiam ter sido acrescentados mas o filme é muito realista .
@@igorteixeira9252 vc se enganou.. no filme vivos..eles não fritam ninguém. Eles comem a carne no gelo.. a cena é até leve pros padrões.ja no filme os sobreviventes dos andes de 78 que passava no SBT era mais pesado pois mostrava eles colocando a carne em cima do avião.mas n teve nada de fritar carne..vc se confundiu com eles queimando um violão numa cena 😅😅😅😅 não teve nada de fritar ninguém cara😅😅😅
@@igorteixeira9252acendiam cigarros pq o cigarro não contém chamas.. e nós andes o oxigênio é baixo e é difícil fazer fogueiras ..
Acabei de assistir: impressionante!! Bravo!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Olhando esse cenário qualquer um daria pra eles como morte certa para todos, impressionante como os q sobraram conseguiram resistir a fome, frio, feridas, sustos por mais de 70 dias.
Sem menosprezar o filme antigo, esse foi forte!!! Fez todo mundo pensar...
Cheguei do Chile hj e fiz alguns passeios na cordilheira. Já tinha visto um filme sobre o acidente qdo era mais nova. Não consigo imaginar o que eles sofreram. Fui cheia de roupa, preparada para a neve e é mto frio, mto difícil se movimentar… Deus tem um propósito para cada um de nós e esses sobreviventes foram escolhidos.
Os sobreviventes deu uma lição de vida e de equipe para todos nós
Ótima análise! 👏🏻👏🏻👏🏻
Ninguém tem o direito de absolver ou condenar o que eles fizeram para sobreviver. É a luta pela vida, e desde que seja sem ter prejudicado a vida do irmão ao lado, não vejo motivo para invalidação de seus atos. Eles foram grandes guerreiros, estrategistas, fortes e contaram com um forte sentimento de amor a vida própria e dos companheiros. Eles servem de exemplo!
Nossa excelente o seu vídeo! Já sou sua seguidora desde já...🎉❤
A gente nunca sabe ate onde vai nossos princípios, como reagiriamos a determinadas situações, o máximo que podemos fazer é supor.. no risco extremo a gente se submete a coisas que nao imaginariamos para sobreviver.
Limites*
A gente só conhece nossos limites na hora da necessidade. Os próprios sobreviventes contam que mta gente diz que não sobreviveria 3 dias, mas que na verdade a gente só sabe qdo passa pela situação.
Eu não pensaria 1x sobre me alimentar de carne humana, o instinto de sobrevivência fala mais alto, não tem essa de "pecado".
Ou tu come ou tu vai ser comido… é simples kkkkkkkkk
Vi o filme e li o livro totalmente fascinado, e no livro o nando relata que o Numa machucou a perna quando estava deitado no avião dormindo e alguém ao tentar passar pisou em sua panturrilha e fez um machucado que com o tempo virou um ferimento infeccionado
Onde compro o livro em português?
@@erikapiresdesousa1745o livro chama: Milagre nos Andes
Ja conhecia a história, e ja tava chorando na cena deles no aeroporto esperando pra embarcar 🥲
A minha curiosidade é de saber sobre os restos mortais das pessoas que foram comidas? Sobrou algo pra família enterrar? E as famílias dessas pessoas entenderam a situação?
Sobrou só ossos
Gustavo Zerbino, além de juntar os objetos pesoais dos mortos, para logo ser entregues aos familiares, deixou identificado os restos de cada um deles na montanha, por acaso as familias quisessem enterrálos no Uruguai. De fato, a familia do Vasco Echevarrem deu sepultura a seus restos no Cemitério do Buceo, em Montevidéu. Seu pai foi procurar seu corpo nas montanhas depois de uma viagem arriscada por picos e vales nevados.
sobrou os ossos, e alguns nem sobraram os ossos inteiros pois no filme mostra eles comendo ossos também.
Inclusive em.uma das fotos reais tiradas da para ver os ossos só das costelas ao lado da cadeira onde estão sentados
Guerreiros meu 😢Deus 🙏 misericórdia minha eterna admiração..foram um exemplo de mta superação
Esse filme é extremamente imersivo, ele foi muito além nos aspectos visuais, principalmente na hora do acidente, outros filmes que mostram acidentes aéreos geralmente são cenas muito parecidas e um pouco genéricas (apesar de bem feitas). Mas esse filme superou demais na riqueza de detalhes e tensão. Extremamente sensível e bem feito. Nota 10
Esse filme é excelente e emocionante. Já tinha assistido a versão mais antiga q se chama "Vivos" q tb é muito bom e ao documentário do The History Channel. Realmente é bem impactante td q eles passaram nos Andes. E se não me engano outro sobrevivente, o Nando da vida real, aparece bem rápido no final qndo os sobrevivente estão saindo do helicóptero, pelo menos achei bem parecido com ele.
Pensar que esses fatos foram reais arrepia. Me conhecendo eu certamente me alimentaria.
Adoro seus vídeos! Para curiosidade de todos, depende do avião, a parte mais forte varia. No Fokker 100 por exemplo, a parte mais forte eh ao lado da porta 1R, que eh a frente do avião. Nos Airbus, eh na traseira msmo. Geralmente eles decidem a parte mais forte, e temos instruções que se houver bomba a bordo, levar a bomba para essa parte. Mas cada avião muda.
Qualquer julgamento é difícil ser dada , se você nunca passou uma situação extrema . não somos dignos de atos que só cabe a Deus julgar !
Gran video! ✨
un dato a destacar es que antes de morir,el sobreviviente por suerte logró ver a tiempo la película y quedó muy satisfecho con el trabajo logrado, se lo mostraron a él especialmente, apenas terminaron el proyecto. Me encanta tu trabajo de análisis. Un abrazo 🤗
Grande abraço!
Es verdad ...en septiembre pudo verlo ...lo dijo Pablo Bierci...el escritor y productor artístico ...en una entrevista del canal 5 de 52 o 54 minutos...q la miniatura del canal de RUclips del 5 tiene 5 fotos una alado de la otra ...Pablo a la izquierda y una mujer un hombre una mujer y otro hombre ... abrazo!
Pablo Vierci...e foi en julio q olho o film
4:08 - CURICÓ... fora isso.. excelente video!
Em situações desumanas, a ética e a moral nem sempre se aplicam em sua totalidade
Valeu!
1:44 na verdade oq morreu no ano passado assistiu sim. A produção mostrou pra ele antes de ir pra o cinema, ou seja, ele foi a primeira pessoa a assistir o filme.
Um detalhe, o que Numa escreve é um versículo da Bíblia no livro de João 15.13, onde o próprio Jesus fala: “ninguém tem maior amor do que esse, dar a sua vida pelos seus amigos”
Ótimo conteúdo, parabéns!
Boa noite , já tinha assistido Vivos a anos atrás, quando vi que a netflix estava com o novo filme, resolvi assistir. Essa versão realmente foi explicado de uma forma bem marcante, assisti logo cedo pela manhã , passei a tarde me lembrando das aflições e angústias que cada um passaram. E sobre a alimentação humana deles... foi tudo ocasião de desespero e extrema necessidade, pois 72 dias de extremo frio e basicamente tudo de ruim , fizeram eles comerem. Muito triste.
Filmaço impecável, emocionante ❤
Terminei de ler o livro "Milagre nos Andes e adorei". Leitura simples e de fácil entendimento, com riquíssimos detalhes. História de amor, resilência e superação. Recomendo à todos!
"Saboreie sua existência. Viva cada momento. Não desperdice uma respiração." (Nando Parrado) ❤
Situações extremas exigem medidas extremas!
O de 76 é muito bom você sofre junto com eles. Final emocionante.
impossível um dos filmes mais fortes que já vi
Eu assisti ao filme e simplesmente amei, achei muito bem filmado e os atores muito bons. Se isso tivesse acontecido comigo, acho que o instinto de sobrevivência fala mais alto e eu teria feito o mesmo que eles.
Chorei com esse filme, de vdd, história emocionante.
Numa turcati não feriu a perna na quebra do vidro. No livro de Nando Parrado, ele relata que o Numa sofreu um pisão, se não me engano, de Roberto Canessa, que gerou o ferimento na sua perna.
A história do Shackleton é tão impressionante quanto esta. Só que se passa na Antártica há 100 anos.
Qual o nome do filme de Shackleton?
@@MarcosMeloonlinetambém queria saber o filme
Ninguém aqui passou um frio absurdo e a fome aterrorizante, então até quem não queria comer em um momento iria, a consciência diz uma coisa, mas o instinto diz outra
O filme é simplesmente perfeito!!! Muito realista e bem feito! Ameiiiiii
Existe um filme (não apenas o documentário da BBC) chamado Alive - 1993(Vivos) baseado no livro de 1974 escrito por Piers Paul Read, Alive: The Story of the Andes Survivors. O documentário é praticamente um making-of do filme Alive.
É impossível falar o que faria ou nao faria estando nessa zona de conforto em que estamos.... só quem vive uma situação de extrema pressão como aquela pode dizer com propriedade como é essa decisão.... Nós nao temos como opinar sobre algo tao complexo e que vai além do que possamos imaginar
Vi em um outro vídeo dizendo que o sobrevivente que morreu em 2023 conseguiu assistir ao corte final do filme.
Lembro que meus pais falavam sobre esse caso... que a imprensa detonou com os coitados por eles comerem os amigos... Eu faria a mesma coisa pra sobreviver - não sou hipócrita. TIRO MEU CHAPÉU A TODOS ELES.
E tem outro filme de 2007 com o título Sociedade da Neve, o primeiro filme sobre o acidente é de 1976 Os Sobreviventes dos Andes, depois Alive (vivos) DE 1993, e diversos documentários como do l History Channel O Milagre dos Andes
Esse que escreveu o que Jesus disse é a maior prova de amor, e isso foi um grande encorajamento para os outros nao desistirem, a palavra tem poder, por isso ele dedicam a vontade de esta lutando pela vida tambem a ele, todos foram usados com propósitos.
Como eles dizem -ele sempre estara em nós
Filme intenso!Muito bom! Tinha assistido o de 93 com minha mãe quando criança e agora assistimos ele em 2024
Nós sentadinhos no sofá, cadeiras confortáveis, em clima favorável ao nosso organismo, bem alimentados, saudáveis, com água filtrada disponível, comida na geladeira,sem avalanches temos estofo para dizer o que faríamos numa situação semelhante? é muita arrogância e imaturidade opinar qualquer coisa.
Pra quem julga o fato deles terem sido “obrigados” a comer carne humana. Obrigado sim, pq eles fizeram isso para sobreviver. A pergunta é: vc já passou por alguma situação parecida? Frio extremo, fome extrema, esquecidos em um lugar extremante frio e isolado? Se não, então não tem direito de julgar. É só se colocar no lugar deles.
Uma dúvida que fiquei, com o frio extremo, sem roupas e calçados adequados como que não gangrenou pés e mãos, alguém sabe?
graças a deus estava em clima de inverno na época pra manter os corpos frescos, se fosse em um clima normal de sol, a história seria outra.
Sempre ouvi de minha mãe " quando eu recusava comer um tipo de alimento" dizendo não ter fome; minha mãe dizia , a melhor comida é a fome!
Eu agora, nesse momento diria ,vou morrer mas não como. Mas na situação desses jovens talvez comesse sim, tudo pela sobrevivência.
Eu assisti ontem, e chorei demais ! Nunca na minha vida tinha chorado tanto por um filme 😢 Ele hj em dia, será o meu top 1
Achei lindo o fato de todos eles serem tão católicos e o tempo todo eles rezavam o Pai Nosso e a Ave Maria, e se o padre falou que não foi pecado, não tem mais o que dizer. O fato é que ninguém matou ninguém ao contrário um ajudou o outro para todos sobreviverem.
Triste 😔 chorando 😭
Nesta situação não existe pecado, existe sobreviver ... foram heróis de si mesmos 😢😢😢
Eu amei eles
Eram unidos
Tinha muito amor envolvido
Se alimentando dos amigos eles se sentiam mal
E falavam de Deus o tempo todo
Achei lindo
"O homem é o homem e as suas circunstâncias".
Quem não viveu tal circunstâcia, deveria se abster de emitir qualquer tipo de opinião, seja ela contra ou a favor.
"Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas." Ludwig Feuerbach
Eles fizeram tudo o que podiam para sobreviver sem fazer mal uns aos outros, pelo contrario! Se ajudaram, foram companheiros e tomaram decisões juntos sobre a sua sobrevivência.
Não há o que julgar.
E eu não sei se seria tão forte quanto eles foram, mas gosto de pensar que sim.
O piloto antes de morrer
Qui Deus estejam com vcs 😢
Na verdade o que diz no livro: "Milagres nos Andes"
E no filme "sobreviventes do Andes", ele demorou bem mais tempo a morrer. E passou o tempo todo dizendo: " Nós passamos de Curicó"
Repetindo sem parar a noite.
Um pequeno toque dramatico para o filme, tal qual o " Nem Deus afunda esse navio" de Titanic, ambas as coisas nunca foram ditas.
@@ivonetexavier627 simm, alem do piloto tbm implorar para os sobreviventes matarem ele, com uma arma que tinha guardado, por não aguentar o sofrimento.. todos esses detalhes tem no livro
Concordo! Eu não sei se faria, mas é justificável e muito corajoso. Muita vontade de vocer
Assisti o filme hoje! É incrível!
Eu nao sei se faria, mas é compreensível.
Ele comprou os direitos em 2012 e só lançaram o filme agora? Que pena que demorou tanto e não deu pra todos eles verem. Demorou demais 😢
Concordo :/
mas se fosse feito antes, talvez o filme não seria tão bom assim
Parabéns pelo trabalho.
Merece o Oscar!
Filmaço 👏🏽👏🏽👏🏽
Esse filme poderia ter mais de 3hrs, para mostrar com mais riqueza ainda os detalhes. Senti que a parte final foi muito resumida, poderiam ter colocado mais minutos. Enquanto Nando e Roberto estavam na expedição o grupo tava no impasse, entre sobreviver comendo o resto dos restos, ou se recorreriam a comer os corpos da mãe e irmã de Nando e da esposa de Javier.
O filme é excelente e merece um Oscar com certeza. Sobre a pergunta, acho que a gente nem deve por em questão se comeria ou não...muito menos julgar a atitude deles. Só para quem passou uma situação dessa pode falar. Muito fácil falar que não faria, sem ter ficado dias passando fome no meio do nada como foi a situação deles.
Uma correção: O sobrevivente que morreu em 2023 conseguiu assistir ao filme. José Luis "Coche" Inciarte estava com câncer terminal e por isso, o diretor Bayona mostrou um versão preliminar do filme para Inciarte antes de morrer em julho/2023.