Estrutura de ganho Gain Staging - Produção de A à Z 29 | Paulo Anhaia

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 янв 2025

Комментарии • 43

  • @matheussarraf6297
    @matheussarraf6297 8 месяцев назад +8

    Adoro tuas aulas!!
    KKKKKKKK acho mt engraçado quando muda do nada pras propagandas dos clube do inhaia

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад +7

      Hehehe os boletos não param e eu também não

  • @detudoumpouco4058
    @detudoumpouco4058 8 месяцев назад +3

    Esse é o Cara da produção musical, vale a pena fazer um curso com ele.

  • @vausaraivakeyboard5034
    @vausaraivakeyboard5034 8 месяцев назад +3

    Professor vc é gigante ;só agradecer por essa imensa ajuda !

  • @cla.pmusic
    @cla.pmusic 8 месяцев назад +1

    Parabéns Paulo , vc é um cara completo e genial

  • @igorzonta
    @igorzonta 8 месяцев назад +4

    Essa série ta melhor que netflix, rs. Obrigado por dividir com a gente!

    • @laboratoriocelular1894
      @laboratoriocelular1894 8 месяцев назад

      Somos sortudos de ter as dicas do mestre Paulo e ainda por cima é de graça

  • @rockriders1981
    @rockriders1981 7 месяцев назад

    Eu gravo sempre no -12dbfs dando pico no máximo até -6.

  • @cla.pmusic
    @cla.pmusic 8 месяцев назад

    Hoje em dia a galera coloca a onda sonora de música igual interface de Minecraft, tudo quadrado .... Uns gravam até num volume justo , porém usa material e faz procedimentos que nem sabe o que é , a onda fica linda , quadradinha ao quadrado 😂😂😂😂

  • @sidneyjesus7459
    @sidneyjesus7459 8 месяцев назад

    Excelentes dicas

  • @rockriders1981
    @rockriders1981 7 месяцев назад

    Sem contar que isso pode inclusive queimar o canal do console/interface, já vi console com canal queimado por mau uso, porque o cara só gravava clipando.

  • @chstudio-oficial3780
    @chstudio-oficial3780 8 месяцев назад

    paulo isso tb servi pra parte de equalizacao o qui vc tira no Eq compensar na saida ou quando foi add outro Eq isso compensa com o outro EQ

  • @Og_sodre
    @Og_sodre 8 месяцев назад

    Top

  • @vilelavoz
    @vilelavoz 8 месяцев назад

    Paulo! Obrigado por tanto conhecimento compartilhado! Você mencionou um problema pelo qual passei recentemente e não sei bem como lidar nas próximas. Simulação de amp na guitarra. como fazer o gain staging pra gravar nessa situação? (ex.: com amplitube, neural DSP, etc...)

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад +1

      É só se certificar de manter um nível parecido com a entrada e saída. Por exemplo, se a saída do Amplitube está muito alta, baixe o volume de saída dele.

    • @vilelavoz
      @vilelavoz 8 месяцев назад

      @@pauloanhaia valeu mestre!!! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  • @waynecampell
    @waynecampell 4 месяца назад

    Só um adendo: Vi que se tiver algum bus nas tracks com crompressor, por exemplo, aí talvez seja necessário alterar a configuração do plugin, já que o aumento ou decréscimo no volume desses canais em específico vai alimentar de forma diferente o plugin. Mas não é esse o caso da pergunta abaixo, estou falando num cenário sem bussses. Aí já pergunto: Se a resposta for que não altera o balanço, e no caso de existir algum bus, tipo saturador na bateria, eu aumento o canal do bus então quando for levantar o baixar todas track juntas, ou deixo o bus intacto e levanto as pistas da bateria e depois regulo o saturador? Abraço. Grato desde já.

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  2 месяца назад

      Você tem que ter o cuidado de adequar todo o caminho que o sinal está percorrendo durante todo o processo. Se for colocar um bus com um compressor nele, por exemplo, tem que checar o que está acontecendo nesse bus.

  • @moraes_carlos
    @moraes_carlos 8 месяцев назад

    Paulo, obrigado pelo vídeo. É sempre uma enorme satisfação e um grandioso aprendizado assistir ao material que você compartilha conosco. Caso seja possível esclarecer uma dúvida, é o seguinte: aplico os cuidados que você enaltece sobre a estrutura de ganho mas preciso saber se o verdadeiro nível de sinal que está indo pro master out é o que se mensura com com o Nvmeter no final da cadeia de plugins de uma track? Sempre tive esta dúvida. Obrigado e um abraço!

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад +1

      Oi, Moraes, obrigado pelo carinho. Não sei se entendi sua pergunta direito, poderia dar mais detalhes?

    • @moraes_carlos
      @moraes_carlos 8 месяцев назад

      @@pauloanhaia obrigado pelo seu retorno. Vamos lá: adicionei um canal para guitarra na minha DAW. Ajustei o nível de ganho na interface e o primeiro plugin que insertei foi o meter da TBproaudio. Sinal sob controle, em volta dos 0Db. Insiro um próximo plugin de simulação (Amplitube, por exemplo), sinal de input e outuput também sem clipping! Aí que vem a minha dúvida: na sequência inserto um EQ e um compressor - depois do EQ e do compressor devo inserir um meter novamente para verificar o nível de sinal que o canal da guita?

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад +1

      @@moraes_carlos a ideia é manter mais ou menos o mesmo volume ao longo de todo o processamento. Você pode mover o plugin de VU pra baixo do próximo processador e etc. Isso que é manter uma estrutura de ganho, mas não é preciso ser analítico demais, só saber que não pode ter uma mudança grande de volume quando colocar um novo processador no caminho.

    • @moraes_carlos
      @moraes_carlos 8 месяцев назад

      @@pauloanhaia mestre, muito grato pelo esclarecimento! Sigo por aqui com o constante aprendizado em áudio. Um grande abraço!

  • @heldermattos3108
    @heldermattos3108 8 месяцев назад

    Olá, Paulo, tudo bom? Me fala se tem noção do que pode tá rolando. Ao gravar voz no reaper o monitoramento fica bem baixo (só no momento da gravação) depois de gravado ao dar play o volume volta ao normal. Ai tenho que ficar aumentando e abaixando o volume do fone toda hora

  • @felipeReisfelipereis
    @felipeReisfelipereis 8 месяцев назад +2

    Hoje com as interfaces 32 bits da pra gravar clipando kkkk o audio sempre evoluindo

    • @gabibonza
      @gabibonza 8 месяцев назад

      Qual a diferença de 24 para 32, nesse sentido de clipar?

    • @yananselmo
      @yananselmo 8 месяцев назад

      32 tem um headhoom maior que 24

    • @athosalexanderferreiradede3979
      @athosalexanderferreiradede3979 8 месяцев назад

      Sempre deu pra gravar clipando. Só que acontece uma pá de treta.. kkkkk..

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад +2

      Então... Mas se você saturar na parte analógica da sua placa, mesmo que grave em 32 bits o áudio já estará saturado antes da conversão

    • @felipeReisfelipereis
      @felipeReisfelipereis 8 месяцев назад

      Tem ctz paulo? Nao estou de bit float das daws. Mas as novíssimas f8n pro da Zoom, com xonevrsores 32 bits e segundo a propaganda clip-free audio

  • @andre27mpp
    @andre27mpp 8 месяцев назад

    Paulão, vejo muitos produtores/engenheiros sugerindo mixar já com um limiter rolando na saída. Isso pq, segundo eles, a partir do momento que masterizar, a relação de volumes, em especial para instrumentos com fortes transientes, acaba mudando. Cheguei a fazer alguns trabalhos assim e até obtive resultados satisfatórios. E de fato a partir do momento que desliga o limiter a mix se perde por completo nesse cenário. Na sua experiência, não há vantagens em trabalhar desta forma?

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад +3

      Se você coloca um limiter na saída tem que ter muito cuidado pra não mandar volume demais e esmagar o seu som. Já vi casos de mixes que soavam "espremidas" porque na real a pessoa estava mandando mais de doze dbs acima do 0dbfs pro master fader e o limiter estava segurando tudo isso. Não recomendo. Faça uma boa estrutura de ganho da sua mix e terá um resultado que "respira" melhor.

  • @leandro123martins
    @leandro123martins 8 месяцев назад

    Mais um vídeo top! Mestre uma dúvida, suponhamos que vamos gravar um violão ou qualquer outro instrumento sem ser percussivo e também a voz, aí na hora da captação colocamos um medidor de vu e vamos ajustar o sinal da captação num nível próximo de 0 db vu como vc ensinou...Depois disso ao colocar algum pluguin no mesmo canal tipo um equalizador por exemplo vc disse que ainda sim pode acontecer de clipar na hora de fazer uns ajustes no equalizador, então a minha dúvida é será que poderia usar o mesmo medidor de vu depois do equalizador? Porque se antes do equalizador estava chegando o audio mais ou menos em 0 db vu, ao colocar o medidor de vu depois do equalizador aí regularia o ganho de saída do equalizador para que ficasse também próximo a 0 d dbvu assim como o audio foi captado, será que esse método daria certo para evitar problemas de clipagem do áudio?

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад

      Isso que você descreveu é exatamente como se faz uma estrutura de ganho. Você tem o cuidado para que o som que entra e que sai de um processador esteja num volume otimizado.

    • @leandro123martins
      @leandro123martins 8 месяцев назад

      @@pauloanhaia Muito obrigado por me responder mestre, minha dúvida foi esclarecida.

  • @waynecampell
    @waynecampell 4 месяца назад

    Fala, professor! Espero que esteja tudo certo. Tenho uma dúvida que me incomoda demais e eu estou louco com isso. Nas aulas do curso vejo que você espera que todas as tracks juntas alcancem perto de 0dBVU na parte mais alta da música, alimentando assim de forma correta os plugins do Submaster. Certo, até aí tudo bem. Ocorrer que vejo que quando não atinge, percebo que você seleciona todos os canais (tracks) e levanta todos juntos o valor necessário para atingir o 0dBVU. Minha questão é: Quando faço isso, parece que o balanço geral que eu tinha feito nos volumes é alterado. Testei colocando um plugin de volume em um folder e jogando todas as tracks (exceto efeitos como reverb e delay) dentro dele e subindo o quanto falta ou baixando o quanto excede para ficar no 0dBVU. Pesquisei bastante e até encontrei em sites estrangeiros sobre isso, mas as discussões são inconclusas, há muita divergência, com alguns falando que por não ser linear, mas algorítimica a medição dos dbfS dos faders das tracks, vai alterar o balanço, pq baixar ou subir 1db próximo de 30 na escala, não seria a mesma coisa que próximo de 10, só para citar um exemplo. Por outro lado, há vários dizendo que a relação (balanço) é mantida. Pergunta: Estou ficando louco, meus ouvidos estão me enganando, ou o balanço é alterado neste cenário. Digo isso pq pelas aulas a impressão que dá é que o balanço é mantido. Enfim, por favor, elucide esta questão para eu voltar a dormir tranquilo, hahahahahahah. Abraço!

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  4 месяца назад

      @@waynecampell Olha, eu não sinto diferença quando altero os volumes dessa forma, claro que são sempre alterações de poucos dbs.
      Talvez se a pan law estiver diferente o resultado seja outro, mas com a que vem de fábrica no Reaper eu não sinto alterações.

  • @allanmarcel7707
    @allanmarcel7707 8 месяцев назад +1

    uma dúvida, quando transformo um midi em audio, o som da track as vezes fica muito baixo e traz problemas na hora de organizar o campo estereo e o nível de volumes. Posso normalizar esse audio para -18 dbfs? ou para outro valor?

    • @pauloanhaia
      @pauloanhaia  8 месяцев назад +2

      Você pode sim subir o ganho desse áudio, mas não é para 18dbfs. Assista meu vídeo sobre decibel na prática, lá eu explico em detalhes isso.

    • @allanmarcel7707
      @allanmarcel7707 8 месяцев назад +1

      @@pauloanhaia agora !

    • @RosineiSilvaprodutor
      @RosineiSilvaprodutor 8 месяцев назад

      Normaliza pra -4db em Peak amigo! Vai ficar perfeito pra trabalhar

  • @thiagofirewire6695
    @thiagofirewire6695 8 месяцев назад

    VOCÊ ESTÁ PERDENDO INFORMAÇÃO DIGITAL.
    O vídeo poderia parar ai rsrsrsrsrsrsrsr.