Penso que a esquizofrenia é a maior das tribulações que um ser humano pode enfrentar. Sofro de ansiedade e depressão, com pensamentos intrusivos e em algumas crises, questionava minha lucidez. É desesperador. Que Deus abençoe os que sofrem dos transtornos mentais e de quem os acompanha...é realmente muito, muito triste. E as pessoas não conseguem entender de forma alguma.
@@amaralbarbosa2640realmente ,doença mental pode ser transmitida pela genética ( a pessoa tem uma tendência maior a ter ) então o melhor é prevenir. Mas não acho que se deva limitar a vida a jm diagnóstico.
CANAL BETO RIBEIRO, por favor, faça um vídeo em homenagem ao pai da Dra. Rosângela. Ele merece depois de tantas histórias que ela nos contou sobre ele. Nós, espectadores, após tantos relatos sobre o sr. Antonio, sentimos afeição por ele por empatia, mesmo que nunca o tivéssemos visto pessoalmente durante sua vida na Terra.
Beto do céu, meu tio era esquizofrênico, infelizmente o primeiro surto ele matou uma sobrinha de 4 anos e disse q voz mandava ele matar p ser curado. Com isso todos da família o abandonou só a mãe dele permaneceu . Com o falecimento da mãe dele , minha mãe na qual era sobrinha dele, foi quem quiz cuidar dele. infelizmente ele se tirou a própria vida a 10 anos atrás, deixou uma carta p mim onde dizia q tava c muito medo de fazer" coisa errada" novamente por isso ele preferiu tirar a própria vida. Ele medicado era a melhor pessoa q eu conheci, o problema era quando cismava q estava curado e não precisa mais dos remédios.
Outro dia uma mulher chamou aqui em casa, era umas 22, totalmente nua. Aparentava estar em situação de rua mesmo, mas tentamos explicar pra ela o perigo dela estar nua porém ela estava totalmente "bem" com a escolha dela. Pra ela vazia muito sentido. Percebi que poderia ser um surto e liguei pro SAMU....os mesmos disseram que não podiam fazer nada, liguei p PM, disseram q não a encontraram..... A gente quer ajudar mas nem sabe COMO
Sim uma vez tava no centro da minha cidade e em uma broca de morador de rua o outro meteu Fac.. no outro e o cara tava lá sangrando e o SAMU fez o cara sangrar até morre e depois veio ,depois de. 3 horas ,a polícia nem pra levar ele pra um hospital ,era um homem muito gentil o que faleceu,era limpinho não ficar fedendo , o cantinho que dormia era limpo ... @@palomadealmeidalima6198
Como eu entendo tudo o que está a ser dito. O meu filho,ouve vozes ,pensa que está tudo a olhar para ele,mesmo não estando ninguem por perto. Muito inteligente,lê muito,sempre com um dicionário ao lado. Piorou porque se começou a drogar,Recusa a medicação,violento. Na verdade é assustador,nunca ninguem sabe o que está a pensar. Simplesmente não é fácil para a família.
Estou chocada! Esse ano minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia, assim que ela recebeu o diagnóstico ela veio me falar que não acredita que tenha E eu acreditei nela, hoje assistindo esse vídeo me chamou atenção que os pacientes não aceitam que tem a doença. Fora que quando ela fica "melhor " ela também para com os medicamentos.
Minhas tias colocam a medicação na comida/suco do meu tio. É muito importante sua mãe ser medicada para a segurança de todos que convivem com ela e até dela mesma
Minha avó tinha esquizofrenia. Na infacia da minha mãe e dos meus tios as pessoas falavam que ela estava possuídas, pois ela falava que as vozes era um o espírito. Depois que os filhos cresceram procuraram tratamento para ela, mas mesmo assim tinha momentos bons e ruins. Sempre cuidamos muito dela quando eu ainda não trabalhava fazia companhia para ela. Saudades dela. Ela ja faleceu.
Sofri e sofro até hoje com as lembranças da minha mãe surtando. Meu pai, já falecido, sofreu demais. Eu e minha irmã, nas fases criança, adolescente e adulta, não tínhamos conhecimento de nada. Hj com 84 anos, não tem mais surtos esquizofrênicos, mas passamos mais de 40 anos lidando com esse mal, sem qq intervenção médica. Só Deus sabe o que passamos...
Olá Meu marido entrou em surto, Transtorno Delirante Persistente, no caso dele, também ouvia vozes que queriam agredi-lo. Mas ele não ficou agressivo, ele se encolhia e sentia muito medo. Não tive medo de ficar perto dele. Hoje já está medicado, toma regularmente. E faz terapia. Isso aconteceu em novembro de 2022. Foi muito difícil esse período. Sua primeira crise foi aos 40 anos, e já na primeira semana que a crise se intensificou, eu mesmo levei ele no Pronto Socorro. Nossa Doutora e Beto, como eu aprendo com vocês, assistindo o vídeo identifiquei muitas situações do meu marido, a questão de estar em surto e dirigir por exemplo é isso mesmo que a Doutora falou. Mas eu sou tão agradecida, pois fiz todo o processo de medição certa que o Psiquiatra prescreveu. E ele desde o primeiro momento aceitou tudo. E toma direitinho os remédios. Eu acompanho sempre. Mas eu fico sempre em alerta. E a Doutora disse, a pessoa não volta a ser como era.
Conheci esse casal quando eram bem jovens. Moraram na minha cidade e depois foram embora para o Espírito Santo. Esse filho ainda não havia nascido. Pessoas boas e gentis. Tudo muito triste.
Crimes familiares sempre me chocam, pois nunca pensei que veria meus pais envelhecerem. Eles sempre foram violentos, bebiam, eram facadas, revólver, ameaças, nem posso acreditar...hj pai com 80 anos, lúcido, cozinhando, cuidando da minha mãe, com 77 anos, acamada, alzaimer, misericórdia. Vivi o terror, tenho 28 anos de terapia, fui 18 anos solteira, 20 casada infeliz, 11 anos divorciada, 7 anos no segundo casamento, hj muito feliz. 2 filhos, 2 enteados, 4 noras e 1 neta. Somos uma só família.
Eu vi desenhos e pinturas feitos pelo sr. Antonio, pai da Dra. Rosângela. Ele era um excelente artista. Seria lindo se o canal compartilhasse essas imagens, como homenagem a ele. O filho da dra. Rosângela tem um rosto muito parecido com o rosto do avô, como se Deus tivesse dado à dra. Rosângela uma segunda oportunidade de abraçar o pai dela.
Que triste 😢 uma história trágica. Ser prisioneiro da própria mente é desgastante e pode chegar a extremos quando sem tratamento. Importante trazer assuntos assim!
Rosangela do céu. Meu pai tem transtorno delirante persistente e me afetou e afeta muito até hoje. Um dos surtos foi exatamente do tipo persecutorio. É muito difícil fazer as pessoas entenderem a minha relação com ele...
Minha filha teve o primeiro surto aos 24 anos...ficou um mês internada e teve alta...não aceitou mais os tratamentos e desde então minha vida é muito difícil...depois da última discussão pra ela voltar ao tratamento ela me agrediu e tive que retirar as unhas dela dos meus braços com uma pinça...me machucou demais...
Eu conhecia a Raquel desde que nasci, tinha encontrado com ela poucos meses antes, na fazenda (vizinha da nossa). Ela estava muito feliz, arrumando o museu do primo do meu pai, Dalton Heringer, em Laranja da Terra - Iúna -ES. A Raquel era muito querida, um amor de pessoa. Já o marido dela era muito rígido, rigoroso com o Guilherme.
Que moço lindo… conheci um moço esquizofrênico, mas vivia muito medicado… era irmão da caseira do sítio da minha irmã e eu o achava mt bonito tb e bem educado…
Tive um primo que entrou em surto psicótico, já tinham sinais antes que nunca tínhamos ligado a isso porque a maioria das vezes acontecia quando ele bebia, ele acreditava que estavam todos contra ele, dizia que eu ia de manhã espiar o quarto dele todo dia, mas ele tinha momentos de clareza, chegou a conversar comigo e se desculpar por pensar isso, mesmo eu nem sabendo, descobri com ele me contando num momento que ele sabia que não era verdade. Ele foi internado após agredir membros da família incluindo a mãe dele, depois da internação ele nunca mais foi o mesmo. Um dia cheguei do trabalho e vi o Samu e a polícia em frente a casa, ele havia tirado a própria vida, confesso que apesar de triste de certa forma fiquei aliviado, ele estava em um ponto em que não vivia mais, apenas sobrevivia, e nosso maior medo era ele atentar contra a vida de outras pessoas.
Beto e Dra Rosângela, convivi na minha infancia dentro de casa, com uma tia esquizofrênica , ela achava que os personagens da televisão podiam nos ver, escutar nossas conversas, ela era funcional, cozinhava, lavava roupas, cuidava da sua casa perfeitamente, mas vivia em outra realidade. Os momentos de violência eram só dela, ela não atacava ninguém, as brigas eram com as vozes na cabeça dela. A doença se manifestou na adolescência dela, foi muito judiada no hospital, isso nos anos 60, criando nela um medo muito grande de pessoas de fora da família, não tomava medicamentos nenhum. Que tristeza essa luta interna
Oi Beto o meu sobrinho fugiu do hospital psiquiátrico e foi para a minha casa quando eu abri o portão eu percebi que ele estava em crise e vi que ele estava com a roupa do hospital me afastei um pouco e perguntei você já almoçou? disse que não, aí eu mandei o meu filho que eu morava com meu filho de 3 anos mandou esconder embaixo da cama, quando o meu sobrinho entrou ele viu uma barra de ferro atrás da porta ele pegou e foi para o quintal da casa eu tentei que ele me desse de volta mas ele bateu com a barra de ferro no coqueiro chega balançou o coqueiro com tanta força que ele estava Eu dei um passo atrás e liguei para polícia voltei para o meu sobrinho e disse não se preocupe não vou tomar a barra de ferro falando com ele para ele não perceber que eu estava com medo bateram de novo era um vizinho dizendo que minha irmã e meu cunhado que eu sou os pais dele estava na esquina da rua, eu peguei meu filho e fui ao encontro da minha irmã e meu cunhado chegando eu disse a eles que tinha chamado a polícia pois o meu sobrinho estava muito violento eles concordaram quando a polícia chegou um dos policiais tirou o revólver empunho eu disse que não entrava porque meu sobrinho não ia fazer nenhum mal a eles queria se comportar e dito e feito quando o policial entrou já foi conversando com ele tocar violão porque tudo isso eu tinha falado antes lá na calçada ai meu sobrinho pegou o violão tocou cantor por policiais isso foi de 11:00 até 6:00 da noite aí quando convenceu ele que ele precisava fazer uma consulta o policial disse eu levo você você vai com sua tia eu espero você se consultar claro que o policial não ia esperar mais pelo menos dá uma segurança realmente o o médico já o conhecia e internou ele. Essa doença começou na adolescência entre 16 e 17 anos ele faleceu com 50 anos de tanta medicação que tomou para doença que atacou os rins, por último ele já estava fazendo hemodiálise até falecer em 2018
Meu irmão tem bipolaridade grave mas suspeita de esquisofrenia associada, porém nunca foi confirmado. As crises eram realmente essas... eu era pequena, foi bem sofrido conviver com os surtos, chamar a polícia para conter ele... uma das únicas vezes que a polícia atendeu nosso pedido ele teve o braço todo quebrado por eles e colocou uma placa de 12 pinos... muito difícil tudo mas bem idêntico ao relado da Dra Rosângela com o pai. Surge uma força descomunal. Hoje ele está bem medicado e bem, depois que saí da casa dos meus pais aos 19 anos ele nunca mais teve um surto e manteve a sua medicação. Acho que no fim ele entendeu o que precisava. Um detalhe é que ele nunca se lembrava das crises, acho que é um ponto da doença também.
Que barra pra vocês. Que bom que ficou tudo bem! Difícil alguém ter os dois, fica mais parecendo que é uma bipolaridade grave que beira a psicose, porque há sintomas parecidos, eu particularmente nunca vi ninguém com os dois transtornos juntos.
@@alinelima3659 a única coisa diagnosticada nele foi a bipolaridade realmente, surgiu um agora essa questão da esquizofrenia, mas como n sou formada na área eu realmente n sei. Para mim foi muito difícil, então depois que saí de casa me abstive de saber sobre ele para evitar sofrer mais, aí acabei me formando e esquecendo sobre ele e agora que estou curiosa novamente para saber e minha mãe me contou sobre a suspeita mas não confirmada. Foi muito barra, mas passou
Meu irmão é esquizofrênico. Várias vezes tivemos que chamar a polícia . Também escondíamos as facas da casa. Não era fácil conviver com um pai alcoólico e um irmão esquizofrênico e mais tarde diagnosticado também com um grau leve de psicopatia.
Esse caso aconteceu no meu bairro, foi um escândalo. Uma pena o que aconteceu com essa família. Tenho a maior dó da irmã dele, que estava fazendo intercâmbio (se eu não me engano no Canadá) e por isso sobreviveu. Mas imagina acordar um dia e descobrir o que aconteceu
Meu marido teve muitos surtos psicoticos. É horrível ! No início eu não tinha a menor noção do que estava acontecendo. Com o auxílio dos psiquiatras e muito estudo eu aprendi a lidar com isso. Não desejo a ninguém ...
Boa noite Beto ❤️ isso deve ser terrível pra família, quando não tomam remédio ficam alucinado,conheci um rapaz que era esquizofrênico, ele ia quase todos os dias onde eu trabalhava, cada dia ele inventa que era alguém, polícia, que tinha ido pra guerra e outras histórias, mais ele tomarava os remédios direitinho dizia a mãe dele. Nunca foi agressivo graças a Deus 🙏
Ouvindo o relato lembrei da situação de minha irmã. Quando entrava em surto fomos orientados a lugar para os bombeiros. Soube de uma colega policial que a decisão é razoavelmente nova, pois aconteceram fatos de pessoas em surto conseguir tomar a arma da polícia e partir para o ataque. Doutora Solange falou bem direto sobre não tentar aproximar_se.
Meu ex desencadeou esquizofrenia, e sendo usuário de drogas, o resultado é impar 😢 Ninguém percebia ele no surto, mas eu sim. Vozes, ligações inexistentes, vultos... Larguei mão. Meu emocional virou retalho. Até hj me junto pra colar. E sim, extremamente amoroso, alegre, companheiro. Mas perdeu os valores. Todos
Não adianta chamar o SAMU. Dra Rosângela tem razão. Meu filho teve um surto psicótico. Eu chamei o SAMU, quando o SAMU chegou, diante da gravidade, eles chamaram a polícia. Disseram que enquanto os policiais não chegassem, não podiam fazer nada. Uma pessoa em surto fica com uma força surreal. No hospital, vários enfermeiros, 8 pessoas, não conseguiam fazer com que ele deitasse na maca. Tive meu filho aos 20 anos de idade. Única gravidez.
Isso mesmo! Meu irmão foi diagnosticado aos 50 anos. Após usar maconha por vários anos. Já teve alguns surtos e quando isso acontece o Samu não intervém. Só a polícia mesmo. Dão choque nele com teaser. É horrível. Meu irmão já foi dono de oficina de carro. Perdeu tudo. Tem dois filhos lindos. Um neto. Essa doença acabou com a vida dele. E o pior ele não aceita tratamento.
@@anapaulamachado4488Parece a história do meu irmão tbm😮. Quem salvou ele foi Jesus Cristo com a ordem de Deus, só pode ser, hoje 10 anos sem usar porcarias, na igreja firme e forte, meu irmão é outra pessoa, a única coisa ele ficou chatinho, mas sem agressões, ou surtos psicóticos
Conversa muito rica! Muito interessante saber sobre o pai da Dra Rosângela, informações preciosas. Infelizmente, o caso analisado é muito triste. Que todas as famílias que passam por problemas mentais possam achar uma forma de conviver sem maiores transtornos.
Meu irmão tinha esquizofrenia , começou aos 15 anos, tentou matar minha mãe quando surtava, agredia, ameaçava,passou por várias internações,se recusava tomar os remédios e aos 45 anos ele faleceu de infarto fulminante.
Meu Pai com 88 anos ,com audições e colocava a faca na cintura pra se defender. Eu ficava triste pois ele sofria e eu me cuidava! Meu veinho,cuidei até o fim!
As pessoas tem que entender que são pessoas que estão totalmente doente, não pensam que estão endemoniados pra conter esse doente, é muito triste tudo isso
Tive um primo esquizofrênico, mas com característica acentuada na síndrome de perseguição, ele dizia que a Yakuza o mataria; minha mãe teve demência e durante a pandemia foi inacreditável o quanto decaiu! Ela, assim como eu, sofremos muito antes de sua partida, eu me tornei objeto de seu amor e de sua ira. Não consigo deixar de me compadecer quando se trata de um doente!
Comovente sua história. Quando era criança o meio irmão do meu pai ficou internado um tempo com síndrome de perseguição, aos 19 anos uma coleguinha de mesma idade que eu teve o primeiro surto. Muito triste, porque a família não entendeu e ela não teve o tratamento adequado e hoje vive meio fora do mundo, porém mesmo assim cuida da mãe que agora tem demência. Eu vivo rodeada de pessoas com algum transtorno mental, desde bipolaridade até os que ainda não tem rótulo. Muito difícil, pois a pessoa não se convence que precisa de tratamento.
Minha mãe também tem esquizofrenia e diz que tem um complô da masonaria contra ela e e diz que eu estou no complô .😢 Difícil pois ela está com 83 anos e preciso cuidar dela
@@denisesemmer7397 😪 doença mental é difícil demais, os outros vêm por fora e não entendem. Quando a gente quebra um braço o gesso mostra que há uma fratura, o cérebro doente ninguém vê.
@@denisesemmer7397 eu sei o quanto é difícil, tb cuidei da minha mãe até o final. Se vc me permite, gostaria de te dizer para nunca esquecer a real condição de sua mãe, pois muitas vezes, em seus delírios, elas podem nos magoar, porque afinal nos entendemos o que elas dizem e as vezes relacionamos com acontecimentos reais. Mas quando a tristeza ou a mágoa ameaçavam tomar minha cabeça e minha alma, eu me lembrava que 80% do que ela dizia decorria da demência. Isso me fez ter compaixão e seguir em frente!
Eu tive uma tia esquizofrênica que tirou a própria vida, passando uma faca no pescoço💔dias antes, ela surtou de certa forma que subia nas árvores super altas durante a paranóia! Em estado normal, era uma senhorinha que pesava 40kg. e mal conseguia andar de tão fraquinha!
Alucinações auditivas, tateis e olfativas.... Minha irmã tinha tudo isso, mas em surtos eu tirava tudo que pudesse servir de arma da casa, facas, garfos.... tudo.
Tenho uma vizinha ela casada com 4 filhos, era o sonho dela ser mae, mas demorou para engravidar, conseguiu o 1 aos 36 depois teve mais 3, e eu fazia minhas unhas com ela, pois uma manicure maravilhosa, mas ela tinha umas atitudes inusitadas, uma vez vendeu todos os instrumentos de fazer as unhas, mas assim ela nao me contava eu ficava sabendo, mas como ela nao me falava eu nao queria ser entrometida, ela fazia a unha na casa dela, sempre um amor ao nos receber, ela se mudou para outro bairro, meio distante entao fui so mais uma vez, ela estava feliz com a casa nova, e uma bela casa com os filhos, mas depois nao ha vi mais, um dia eu saindo da farmácia vi ela entrar em uma loja mas passou rapido por mim, mas notei que ela estava bem magrinha muito magra, quando passei na loja ela ja tinha ido embora, loja pequena o dono me atendeu eu perguntei sobre ela , ele me disse que ela estava com esquizofrenia, o marido queria internar ela para tratamento ela nao aceitou, que ela foi na frente da empresa onde ele trabalha tirou toda a roupa na rua, o marido separou e os filhos mais velho foi morar com o pai, encontrei com ela no supermercado a chamei ela me comprimentou e ja saiu rapido nao querendo contato, me cortou o coração ela muito magra, dava para ver os ossinhos nas costas, quem nao a conhecia pensaria que era usuária, com seus 46 anos .
@@Rayssa.Bentesreal viu, quando o filho ou a filha tá saudável e próspero sempre vem um pretendente atrás. AGR quero ver honrar e cuidar na doença, uma doença dessa então! Com certeza vai sobrar para os pais
Cresci com vários membros da família Heringer no interior de Minas Gerais. A amizade continua até hoje. Não consigo acreditar em uma barbaridade como essa.
Eu tenho um filho c esquizofrenia e aterrorizante quando entra em surto perde completamente a noção da realidade. Não desejo p mim ter um parente c esse problema 😢 sem a medicação correta so Deus na causa.
No hospital onde trabalhava tinha um caso famoso: uma senhora ouvia a mesma musiquinha "na cabeça" durante anos, a princípio disseram que ela tinha "ears worms" e era normal, nada demais (coisa que tb tenho e é muito comum), e a vida seguiu. Passaram-se anos, um dia ela saiu de si, surtou, foi socorrida, internada e finalmente diagnosticada corretamente, era esquizofrenia. Enfim, tem gente que tem e nem sabe por que o sintoma é inofensivo.
Esquizofrenia nao acontece tarde. Nem com essas características que vc descreveu. Provavelmente é um transtorno delirante, que é diferente de esquizofrenia
Tenho um vizinho esquizofrênico. Houve um tempo que ele invocava comigo. Eu em silêncio em casa, e ele dizia que eu estava falando dele. Foi um período que ele estava sem remédios. Mas não é violento, é bem inteligente e é amigo nosso aqui, É bem inofensivo! Porém não tenho muita paciência para ouvi-lo, pois ele faz uma pergunta atrás da outra, não dá tempo nem de responder a primeira😖
Afaste-se, pq na minha rua tbm tem um senhor exatamente assim, mas só faz isso com quem fala , ou tenta ser simpático com ele. Quem não dá um bom dia, ele não dá papo😢
@@janemoreira7637verdade, minha mãe tentou ajudar uma família pobre, pagando o rapaz do leite pra diariamente deixar leite pra eles (porque tinha crianças), ela arrumou um problemão depois com eles, todos tinham problemas mentais, inclusive as crianças. Era bem triste, mas não tem nem como ajudar.
Minha mãe é paciente neurológica e psiquiátrica. Lutamos contra epilepsia e transtorno de personalidade bipolar. Teve já cinco surtos psicológicos e internações em hospitais psiquiátricos. Meus sentimentos aos familiares e todo respeito ao paciente psiquiátrico, desse caso. Doenças mentais não são fáceis!
Adorei essa live, pelo fato te ter um avô esquizofrênico e vocês falarem sobre coisas que possam acontecer. Obrigada, Beto e Dra. Rosângela pelas informações! ♥️
BOM DIA. VAMOS A MAIS UMA LIVE DESSES CANAL QUE ALÉM DE FALAR SOBRE CRIME É UM ALERTA PARA SOCIEDADE. Saudades de ouvir essa mulher espetacular. Um abs de Corumbá-MS.
Eu estava assistindo um episódio de Chicago med, EP 8 ou 9 da 8 temporada se não me engano e lá, o psiquiatra coloca num outro médico um óculos de realidade virtual com simulação da mente de um esquizofrênico! É chocante! É exatamente isso que a Dra está relatando!
Olá amores! Muitos falam da pandemia, o quanto foi difícil ficar em casa. Eu ameiiii!!! Meus pais saem cedo, temos loja, eu tinha loja em shopping com um filho autista. Foi ótimo ficar em casa. Após passei a loja p meu irmão, trabalho em casa, fico 24hs com meu filho, que ama ficar em casa e meus pais diminuíram o ritmo do trabalho
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO! Só quem vive ou viveu com um esquizofrênico sabe e entende tudo o que foi abordado e explicado 😢 Parabéns dra. Elisângela e Beto! ❤
Tive a experiência de fazer estágio em um hospital psiquiátrico e foi transformador para mim. Eu nunca tinha tido nenhum contato com nenhum paciente psiquiátrico. Lá no hospital convivi com esquizofrênico, psicopata… os pacientes se apegam a gente e a gente se apega a eles. Sinto tanta saudades daquela rotina.
Directamente de uma das cidades menos conhecidas de Portugal (Barreiro) um beijinho para a Maravilhosa Dra Rosângela e para o Magnífico Beto. Beijinhos 😘
Indo pro curso, ouvindo os melhores. Com esse trânsito, acho que dá tempo de acompanhar tudo. Bjos diretamente do trevo de Bonsucesso - Guarulhos, a própria treva de Bonsucesso
Meu pai ja ta com quase 70 anos sempre foi meio esquisito e agora com essa idade esta apresentando todos esses sintomas ,escutar coisas se sentindo perseguido ,vendo o video e de falando do pai dela parece que ta falando do meu ,e eu nao imaginava jamais wue poderia apresentar esses sintomas depois de adulto
Trabalhei anos com uma esquizofrênica . Ela dizia que via e ouvia pessoas e coisas que não estavam lá . Deus nos guardou todo tempo ,pois ela nunca surtou para nos machucar . Relatavamos para a encarregada do setor , pois tinhamos medo ,mas esta não tomava responsabilidade. Até que ela se voltou contra a encarregada só isso foi o suficiente para encaminha la para tratamento médico e não retornar ao trabalho.
Minha irmã é esquizofrênica. Mesmo em surto nunca foi violenta. O surto dela são conspirações e perseguições da cabeça dela. Quero dizer, isso é constante, mas em surto piora muito. Ela fica agressiva em palavras. Como se perdesse o filtro e fala o que pensa de verdade.
Assunto importantíssimo! Tive um primo esquizofrênico que quase matou a minha vó a facadas! Ela esteve entre a vida e morte. Depois ele acabou morrendo, misturou a medicação e as drogas, teve um ataque fulminante
FANTÁSTICO TEMA. SOU CASADA COM UM ESQUIZOFRÊNICO POR 30 ANOS,ATUALMENTE ESTOU SEPARADA. E TENHO SEQUELAS EMOCIONAIS DESSE RELACIONAMENTO TÓXICO MAS, AGORA ME REESTRUTURANDO 🙏. PARABÉNS PELO PROFISSIONALISMO E ABORDAGEM DO TEMA.
@@lucianagaspar1353 O filme de 2009 O Solista é baseado na história real de Nathaniel Ayers, um músico de rua com esquizofrenia que vive em Los Angeles, e de Steve Lopez, um jornalista do Los Angeles Times que tenta ajudar Ayers a voltar à música e a melhorar a sua vida. O filme, realizado pelo inglês Joe Wright, é protagonizado por Robert Downey Jr. como Lopez e Jamie Foxx como Ayers.
Minha mãe tem esquizofrenia. Surgiu quando ela tinha 34 anos, isso chegou a ser um problema até no inss pq o perito só acreditava que a esquizofrenia aparecia com 19 anos. Enfim eu tinha 10 anos, meus avós nada fizeram e agora eu tenho que cuidar dela e ela não me escuta , não toma remédio e eu não sei o que fazer
Embora triste, mas o caso da tua mãe realmente é um tanto singular. Meu amigo de infância foi diagnosticado por volta dos 18 anos de idade. Me recordo que a partir da adolescência, ele começou a apresentar sinais do transtorno. Ele está sob os cuidados dos pais, mas por fim, não consegui manter o contato, pois as alterações de humor e o auto-isolamento, o impende de manter qualquer contato social. Deus lhe dê muita força para que você continue a cuidar de tua mãe. E repito os experts da psiquiatria, NÃO a deixe sem os medicamentos, pois o resultado pode ser fatal.
@@Seventh540usualmente se manifesta entre os 20-30 anos da vida, acredito que no caso dela talvez os sintomas não foram percebidos anteriormente, nem todo mundo consegue perceber quando há algo de errado com uma pessoa.
Eu temho um irmão esquizofrênico que 1°surto foi com 26 anos, mas ele sempre foi estranho.Ja internou 2x e hj faz tratamento em casa.Realmente é mto difícil a convivência.A loucura é mto triste.
@@camilacouto5505 será que o jeito como seus pais o tratavam possa ter piorado a situação? As vezes sem perceber os pais deixam um filho de lado, ou negligenciam a importância de socializar desde a infância.
@@mucambo3219minha mãe era maravilhosa,mas meu pai era agressivo, acredito q isso contribuiu mto p esquizofrenia, além dele ter usado maconha algumas vezes.Mas acredito q no caso dele iria surtar mais cedo ou tarde.Acredito q o ambiente familiar contribui sim.
@@camilacouto5505 eu tenho um amigo, que inclusive é médico; conhece bem a doença pois o pai dele é esquizofrênico, a mãe se separou há muitos anos atrás, e esse meu amigo morre de medo de ser esquizofrênico futuramente. Não é fácil. O pai dele mora sozinho, mas ainda tem uma vida independente, digamos assim, mas se sente perseguido e ameaçado constantemente.
Penso que a esquizofrenia é a maior das tribulações que um ser humano pode enfrentar. Sofro de ansiedade e depressão, com pensamentos intrusivos e em algumas crises, questionava minha lucidez. É desesperador. Que Deus abençoe os que sofrem dos transtornos mentais e de quem os acompanha...é realmente muito, muito triste. E as pessoas não conseguem entender de forma alguma.
Sim sou bipolar tipo 1 hoje estou equilibrado mais fiquei 7 anos em surto é horrível e ainda somos muito julgadas.
POR ISSO NÃO QUERO FILHO
@@amaralbarbosa2640realmente ,doença mental pode ser transmitida pela genética ( a pessoa tem uma tendência maior a ter ) então o melhor é prevenir. Mas não acho que se deva limitar a vida a jm diagnóstico.
Entendo você perfeitamente, e só te digo uma coisa, nunca pare o tratamento medicamentoso e fé em Deus sempre!!!
@@cintiafreitas8660 obrigada!
CANAL BETO RIBEIRO, por favor, faça um vídeo em homenagem ao pai da Dra. Rosângela. Ele merece depois de tantas histórias que ela nos contou sobre ele. Nós, espectadores, após tantos relatos sobre o sr. Antonio, sentimos afeição por ele por empatia, mesmo que nunca o tivéssemos visto pessoalmente durante sua vida na Terra.
Ótima idéia.Seria muito interessante.Parece ser uma personalidade muito rica em aspectos humanos!!!!!
Dr Rosangela é uma pessoa muito inteligente e adorável, amo ouvi la
Adoraria conhecer a história dele. ❤
Eu tb gostaria. Homenagem ao senhor Antonio. ❤
Beto faça essa homenagem, por favor.
Beto do céu, meu tio era esquizofrênico, infelizmente o primeiro surto ele matou uma sobrinha de 4 anos e disse q voz mandava ele matar p ser curado. Com isso todos da família o abandonou só a mãe dele permaneceu . Com o falecimento da mãe dele , minha mãe na qual era sobrinha dele, foi quem quiz cuidar dele. infelizmente ele se tirou a própria vida a 10 anos atrás, deixou uma carta p mim onde dizia q tava c muito medo de fazer" coisa errada" novamente por isso ele preferiu tirar a própria vida. Ele medicado era a melhor pessoa q eu conheci, o problema era quando cismava q estava curado e não precisa mais dos remédios.
😢😢😢😢
Convivi com um esquizofrênico que preferiu se matar do que viver assim! Trinta e poucos anos, bem cuidado, mas não aguentou mais!!!!!!
😢😢😢😢😢 q lindo alguém se propor a cuidar dele!
Super entendo q não quis, por medo!
Só quem vive ou viveu isso, quem sabe o q é!
Beijos beijos pra vc!
Coitado, pq infelizmente é uma doença tão triste q não afeta só o paciente mas tbm quem está ao seu redor. Uma pena tudo isso
K
Éramos da mesma igreja! Família maravilhosa! O pr. Paulo era médico e amado pelos pacientes! Muito triste! 😢
Está história é muito triste
Amiga, dava pra perceber algum sintoma no rapaz?
Tá fácil jogar td na conta da esquizofrenia...o inferno está vazio todos os demônios estão por aqui
Tbm tenho essa curiosidade @@ladycrow100
Quase certeza alguém percebia que ele não era normal 😢
Outro dia uma mulher chamou aqui em casa, era umas 22, totalmente nua. Aparentava estar em situação de rua mesmo, mas tentamos explicar pra ela o perigo dela estar nua porém ela estava totalmente "bem" com a escolha dela. Pra ela vazia muito sentido. Percebi que poderia ser um surto e liguei pro SAMU....os mesmos disseram que não podiam fazer nada, liguei p PM, disseram q não a encontraram..... A gente quer ajudar mas nem sabe COMO
O Samu é lalamentável e não atende pessoas em situação de rua. São imensamente preconceituosos e cruéis
Sim uma vez tava no centro da minha cidade e em uma broca de morador de rua o outro meteu Fac.. no outro e o cara tava lá sangrando e o SAMU fez o cara sangrar até morre e depois veio ,depois de. 3 horas ,a polícia nem pra levar ele pra um hospital ,era um homem muito gentil o que faleceu,era limpinho não ficar fedendo , o cantinho que dormia era limpo ... @@palomadealmeidalima6198
É péssimo não pode tbm arriscar pq eles matam mesmo. É MT triste essa doença
Uma excelente série que fala sobre TDI é "Motel Bates".
Super indico!!
"Uma mente brilliante", é um bom filme nessa linha de saúde mental.
Sim, muito bom, foi baseado em uma história real
Coitados de todos.Essa doença é horrível se não controlada.😢
Como eu entendo tudo o que está a ser dito. O meu filho,ouve vozes ,pensa que está tudo a olhar para ele,mesmo não estando ninguem por perto. Muito inteligente,lê muito,sempre com um dicionário ao lado. Piorou porque se começou a drogar,Recusa a medicação,violento. Na verdade é assustador,nunca ninguem sabe o que está a pensar. Simplesmente não é fácil para a família.
Que luta!! 😢 Desejo muita força para continuar a cuidar de seu filho! Paz para sua família!
Deu ilumine essa família
Que fardo, misericórdia 😢
Oh amada" Deus e tua força. Poxa que luta e a sua. Vigie muito para que seu filho, não venha te fazer mal. Libertação para seu filho.❤
Sinto muito por vcs Esmeralda . Espero que vocês se mantenham fortes pra cuidar dels
Eu tenho um irmão esquizofrênico e minha mãe tem medo dele é muito difícil 😢 tudo isso que a doutora falou e de da medo na gente família 🙏
Coitada de sua mãe, que fardo 😢
A família se acaba depois de uma doença dessa
Estou chocada! Esse ano minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia, assim que ela recebeu o diagnóstico ela veio me falar que não acredita que tenha
E eu acreditei nela, hoje assistindo esse vídeo me chamou atenção que os pacientes não aceitam que tem a doença. Fora que quando ela fica "melhor " ela também para com os medicamentos.
Conheça a AMME
Minhas tias colocam a medicação na comida/suco do meu tio. É muito importante sua mãe ser medicada para a segurança de todos que convivem com ela e até dela mesma
não abandone sua mãe e ßiga a dica da colega . coloque o remédio na comida . mas ,nunca,nunca a deixe sem remédios e acompanhamento
Minha avó tinha esquizofrenia. Na infacia da minha mãe e dos meus tios as pessoas falavam que ela estava possuídas, pois ela falava que as vozes era um o espírito. Depois que os filhos cresceram procuraram tratamento para ela, mas mesmo assim tinha momentos bons e ruins. Sempre cuidamos muito dela quando eu ainda não trabalhava fazia companhia para ela. Saudades dela. Ela ja faleceu.
Sua história me faz pensar o tanto de pessoas que eram tidas como loucas ou possuídas por falta de um diagnóstico.
Sofri e sofro até hoje com as lembranças da minha mãe surtando. Meu pai, já falecido, sofreu demais. Eu e minha irmã, nas fases criança, adolescente e adulta, não tínhamos conhecimento de nada. Hj com 84 anos, não tem mais surtos esquizofrênicos, mas passamos mais de 40 anos lidando com esse mal, sem qq intervenção médica. Só Deus sabe o que passamos...
Ela só teve paz depois que partiu 😢 infelizmente para os esquizofrênicos é assim
Nós da AMME Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia entendemos essa situação.
Olá sou psicóloga, trabalho em um hospital psiquiátrico... só quem convive com esse transtorno sabe como é! Vcs são de qual cidade ? Queria ajudar vcs
Essa dupla é igual queijo com goiabada super combina dois talento ❤
É igual feijão com arroz ❤
Por que no começo ela fala que ficou longe dela um tempo??? Ela ficou doente?? Eu perdi alguns episódios 😢😢
Olá
Meu marido entrou em surto, Transtorno Delirante Persistente, no caso dele, também ouvia vozes que queriam agredi-lo. Mas ele não ficou agressivo, ele se encolhia e sentia muito medo. Não tive medo de ficar perto dele. Hoje já está medicado, toma regularmente. E faz terapia. Isso aconteceu em novembro de 2022. Foi muito difícil esse período. Sua primeira crise foi aos 40 anos, e já na primeira semana que a crise se intensificou, eu mesmo levei ele no Pronto Socorro. Nossa Doutora e Beto, como eu aprendo com vocês, assistindo o vídeo identifiquei muitas situações do meu marido, a questão de estar em surto e dirigir por exemplo é isso mesmo que a Doutora falou. Mas eu sou tão agradecida, pois fiz todo o processo de medição certa que o Psiquiatra prescreveu. E ele desde o primeiro momento aceitou tudo. E toma direitinho os remédios. Eu acompanho sempre. Mas eu fico sempre em alerta. E a Doutora disse, a pessoa não volta a ser como era.
Conheci esse casal quando eram bem jovens. Moraram na minha cidade e depois foram embora para o Espírito Santo. Esse filho ainda não havia nascido. Pessoas boas e gentis. Tudo muito triste.
Crimes familiares sempre me chocam, pois nunca pensei que veria meus pais envelhecerem. Eles sempre foram violentos, bebiam, eram facadas, revólver, ameaças, nem posso acreditar...hj pai com 80 anos, lúcido, cozinhando, cuidando da minha mãe, com 77 anos, acamada, alzaimer, misericórdia. Vivi o terror, tenho 28 anos de terapia, fui 18 anos solteira, 20 casada infeliz, 11 anos divorciada, 7 anos no segundo casamento, hj muito feliz. 2 filhos, 2 enteados, 4 noras e 1 neta. Somos uma só família.
No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundi, fique em paz querreira ❤❤❤❤
Amém. Glória a
Amém. Glória a Deus
Uma história trágica... é preciso cuidar continuamente de pessoas assim para evitar a fatalidade. Que pena!
Eu vi desenhos e pinturas feitos pelo sr. Antonio, pai da Dra. Rosângela. Ele era um excelente artista. Seria lindo se o canal compartilhasse essas imagens, como homenagem a ele. O filho da dra. Rosângela tem um rosto muito parecido com o rosto do avô, como se Deus tivesse dado à dra. Rosângela uma segunda oportunidade de abraçar o pai dela.
Que lindo
Isso foi muito forte. Obrigada por sua generosidade.
O pai dela se suicidou também?
@@janeliberato6394 não.
Planeta Terra lugar de provações e expiações!🙏🌹
Já assisti 1000 vídeos do Beto com essa nova abertura, mas minha mente sempre completa E ESSE É O CRIME/SA
Que triste 😢 uma história trágica. Ser prisioneiro da própria mente é desgastante e pode chegar a extremos quando sem tratamento. Importante trazer assuntos assim!
Esse tipo de caso mexe demais comigo. Coitados desses pais 😢
Rosangela do céu. Meu pai tem transtorno delirante persistente e me afetou e afeta muito até hoje. Um dos surtos foi exatamente do tipo persecutorio. É muito difícil fazer as pessoas entenderem a minha relação com ele...
Minha filha teve o primeiro surto aos 24 anos...ficou um mês internada e teve alta...não aceitou mais os tratamentos e desde então minha vida é muito difícil...depois da última discussão pra ela voltar ao tratamento ela me agrediu e tive que retirar as unhas dela dos meus braços com uma pinça...me machucou demais...
Meu Deus, eu sinto muito! 😢
Não tem como colocar na comida?
Triste é até um risco pra vc e pra ela mesmo
Sinto muito por isso 😔 torço pra que encontre a solução e que sua filha tenha aderência ao tratamento.
Dra Rosângela sempre excelente. Um dia quero conhecê-la!
Eu conhecia a Raquel desde que nasci, tinha encontrado com ela poucos meses antes, na fazenda (vizinha da nossa). Ela estava muito feliz, arrumando o museu do primo do meu pai, Dalton Heringer, em Laranja da Terra - Iúna -ES. A Raquel era muito querida, um amor de pessoa. Já o marido dela era muito rígido, rigoroso com o Guilherme.
Que mulher inteligente!!!!! Doutora Rosângela é muito importante para ensinar sobre os transtornos mentais.O Beto Brilhante 🌟
Que moço lindo… conheci um moço esquizofrênico, mas vivia muito medicado… era irmão da caseira do sítio da minha irmã e eu o achava mt bonito tb e bem educado…
Tive um primo que entrou em surto psicótico, já tinham sinais antes que nunca tínhamos ligado a isso porque a maioria das vezes acontecia quando ele bebia, ele acreditava que estavam todos contra ele, dizia que eu ia de manhã espiar o quarto dele todo dia, mas ele tinha momentos de clareza, chegou a conversar comigo e se desculpar por pensar isso, mesmo eu nem sabendo, descobri com ele me contando num momento que ele sabia que não era verdade. Ele foi internado após agredir membros da família incluindo a mãe dele, depois da internação ele nunca mais foi o mesmo. Um dia cheguei do trabalho e vi o Samu e a polícia em frente a casa, ele havia tirado a própria vida, confesso que apesar de triste de certa forma fiquei aliviado, ele estava em um ponto em que não vivia mais, apenas sobrevivia, e nosso maior medo era ele atentar contra a vida de outras pessoas.
Chegando curtindo com o dedão do pe pq a mão esta ocupada aplaudindo... amo vcs... ❤❤
Beto e Dra Rosângela, convivi na minha infancia dentro de casa, com uma tia esquizofrênica , ela achava que os personagens da televisão podiam nos ver, escutar nossas conversas, ela era funcional, cozinhava, lavava roupas, cuidava da sua casa perfeitamente, mas vivia em outra realidade. Os momentos de violência eram só dela, ela não atacava ninguém, as brigas eram com as vozes na cabeça dela. A doença se manifestou na adolescência dela, foi muito judiada no hospital, isso nos anos 60, criando nela um medo muito grande de pessoas de fora da família, não tomava medicamentos nenhum. Que tristeza essa luta interna
Misericórdia Jesus
Tenho um sobrinho esquizofrênico, é uma situação complicada e difícil de lidar
Oi Beto o meu sobrinho fugiu do hospital psiquiátrico e foi para a minha casa quando eu abri o portão eu percebi que ele estava em crise e vi que ele estava com a roupa do hospital me afastei um pouco e perguntei você já almoçou? disse que não, aí eu mandei o meu filho que eu morava com meu filho de 3 anos mandou esconder embaixo da cama, quando o meu sobrinho entrou ele viu uma barra de ferro atrás da porta ele pegou e foi para o quintal da casa eu tentei que ele me desse de volta mas ele bateu com a barra de ferro no coqueiro chega balançou o coqueiro com tanta força que ele estava Eu dei um passo atrás e liguei para polícia voltei para o meu sobrinho e disse não se preocupe não vou tomar a barra de ferro falando com ele para ele não perceber que eu estava com medo bateram de novo era um vizinho dizendo que minha irmã e meu cunhado que eu sou os pais dele estava na esquina da rua, eu peguei meu filho e fui ao encontro da minha irmã e meu cunhado chegando eu disse a eles que tinha chamado a polícia pois o meu sobrinho estava muito violento eles concordaram quando a polícia chegou um dos policiais tirou o revólver empunho eu disse que não entrava porque meu sobrinho não ia fazer nenhum mal a eles queria se comportar e dito e feito quando o policial entrou já foi conversando com ele tocar violão porque tudo isso eu tinha falado antes lá na calçada ai meu sobrinho pegou o violão tocou cantor por policiais isso foi de 11:00 até 6:00 da noite aí quando convenceu ele que ele precisava fazer uma consulta o policial disse eu levo você você vai com sua tia eu espero você se consultar claro que o policial não ia esperar mais pelo menos dá uma segurança realmente o o médico já o conhecia e internou ele. Essa doença começou na adolescência entre 16 e 17 anos ele faleceu com 50 anos de tanta medicação que tomou para doença que atacou os rins, por último ele já estava fazendo hemodiálise até falecer em 2018
😢😢😢😢
Um tema bastante sensível, pois abre espaço para ideias relacionadas à psicofobia.
Meu irmão tem bipolaridade grave mas suspeita de esquisofrenia associada, porém nunca foi confirmado. As crises eram realmente essas... eu era pequena, foi bem sofrido conviver com os surtos, chamar a polícia para conter ele... uma das únicas vezes que a polícia atendeu nosso pedido ele teve o braço todo quebrado por eles e colocou uma placa de 12 pinos... muito difícil tudo mas bem idêntico ao relado da Dra Rosângela com o pai. Surge uma força descomunal. Hoje ele está bem medicado e bem, depois que saí da casa dos meus pais aos 19 anos ele nunca mais teve um surto e manteve a sua medicação. Acho que no fim ele entendeu o que precisava. Um detalhe é que ele nunca se lembrava das crises, acho que é um ponto da doença também.
Que barra pra vocês. Que bom que ficou tudo bem! Difícil alguém ter os dois, fica mais parecendo que é uma bipolaridade grave que beira a psicose, porque há sintomas parecidos, eu particularmente nunca vi ninguém com os dois transtornos juntos.
@@alinelima3659 a única coisa diagnosticada nele foi a bipolaridade realmente, surgiu um agora essa questão da esquizofrenia, mas como n sou formada na área eu realmente n sei. Para mim foi muito difícil, então depois que saí de casa me abstive de saber sobre ele para evitar sofrer mais, aí acabei me formando e esquecendo sobre ele e agora que estou curiosa novamente para saber e minha mãe me contou sobre a suspeita mas não confirmada.
Foi muito barra, mas passou
Meu irmão é esquizofrênico. Várias vezes tivemos que chamar a polícia . Também escondíamos as facas da casa. Não era fácil conviver com um pai alcoólico e um irmão esquizofrênico e mais tarde diagnosticado também com um grau leve de psicopatia.
FILHO UM PERIGO
@@amaralbarbosa2640vc também parece ser
Não me canso das explicações da Dra. Rosângela. Devia ser explicado na escola.
Beijinhos de 🇵🇹
Esse caso aconteceu no meu bairro, foi um escândalo. Uma pena o que aconteceu com essa família. Tenho a maior dó da irmã dele, que estava fazendo intercâmbio (se eu não me engano no Canadá) e por isso sobreviveu. Mas imagina acordar um dia e descobrir o que aconteceu
Meu marido teve muitos surtos psicoticos. É horrível ! No início eu não tinha a menor noção do que estava acontecendo. Com o auxílio dos psiquiatras e muito estudo eu aprendi a lidar com isso. Não desejo a ninguém ...
Desejo melhoras a seu marido. E força pra você!
@@alinelima3659 Muito obrigada ! Que Deus a abençoe !
Parabéns, Dra Rosângela, expor um quesito pessoal. Isso me mostra o quanto respeita os internautas
Amei essa explicação, sobre, Esquizofrenia! Parabéns Beto e Dra Rosângela!!!❤❤❤❤❤
Boa noite Beto ❤️ isso deve ser terrível pra família, quando não tomam remédio ficam alucinado,conheci um rapaz que era esquizofrênico, ele ia quase todos os dias onde eu trabalhava, cada dia ele inventa que era alguém, polícia, que tinha ido pra guerra e outras histórias, mais ele tomarava os remédios direitinho dizia a mãe dele. Nunca foi agressivo graças a Deus 🙏
Ouvindo o relato lembrei da situação de minha irmã. Quando entrava em surto fomos orientados a lugar para os bombeiros. Soube de uma colega policial que a decisão é razoavelmente nova, pois aconteceram fatos de pessoas em surto conseguir tomar a arma da polícia e partir para o ataque. Doutora Solange falou bem direto sobre não tentar aproximar_se.
Misericórdia
Meu ex desencadeou esquizofrenia, e sendo usuário de drogas, o resultado é impar 😢
Ninguém percebia ele no surto, mas eu sim.
Vozes, ligações inexistentes, vultos...
Larguei mão.
Meu emocional virou retalho. Até hj me junto pra colar.
E sim, extremamente amoroso, alegre, companheiro.
Mas perdeu os valores. Todos
Não adianta chamar o SAMU. Dra Rosângela tem razão.
Meu filho teve um surto psicótico. Eu chamei o SAMU, quando o SAMU chegou, diante da gravidade, eles chamaram a polícia. Disseram que enquanto os policiais não chegassem, não podiam fazer nada. Uma pessoa em surto fica com uma força surreal. No hospital, vários enfermeiros, 8 pessoas, não conseguiam fazer com que ele deitasse na maca.
Tive meu filho aos 20 anos de idade. Única gravidez.
Ainda bem que é só ele...
Isso mesmo! Meu irmão foi diagnosticado aos 50 anos. Após usar maconha por vários anos. Já teve alguns surtos e quando isso acontece o Samu não intervém. Só a polícia mesmo. Dão choque nele com teaser. É horrível. Meu irmão já foi dono de oficina de carro. Perdeu tudo. Tem dois filhos lindos. Um neto. Essa doença acabou com a vida dele. E o pior ele não aceita tratamento.
@@anapaulamachado4488Parece a história do meu irmão tbm😮. Quem salvou ele foi Jesus Cristo com a ordem de Deus, só pode ser, hoje 10 anos sem usar porcarias, na igreja firme e forte, meu irmão é outra pessoa, a única coisa ele ficou chatinho, mas sem agressões, ou surtos psicóticos
Conversa muito rica! Muito interessante saber sobre o pai da Dra Rosângela, informações preciosas. Infelizmente, o caso analisado é muito triste. Que todas as famílias que passam por problemas mentais possam achar uma forma de conviver sem maiores transtornos.
Meu irmão tinha esquizofrenia , começou aos 15 anos, tentou matar minha mãe quando surtava, agredia, ameaçava,passou por várias internações,se recusava tomar os remédios e aos 45 anos ele faleceu de infarto fulminante.
🙏
O filho esquizofrênico do cineasta Eduardo Coutinho matou o pai a facadas também, foi um caso muito triste 😢
Uma aula espetacular esse canal... parabéns aos dois.
Parabéns pelo trabalho.
Meu Pai com 88 anos ,com audições e colocava a faca na cintura pra se defender.
Eu ficava triste pois ele sofria e eu me cuidava! Meu veinho,cuidei até o fim!
Dr Rosângela é excelente!!! Uma oratória interessante e inteligente!
Meu vizinho nao tinha noção nenhuma depois das crises!! Assustador!! 🚨🏠
Sou apaixonada por vocês dois conversando, sempre conseguem abordar assuntos sérios de forma leve.
As pessoas tem que entender que são pessoas que estão totalmente doente, não pensam que estão endemoniados pra conter esse doente, é muito triste tudo isso
Mas tudo as pessoas levam pro lado da espiritualidade
Tive um primo esquizofrênico, mas com característica acentuada na síndrome de perseguição, ele dizia que a Yakuza o mataria; minha mãe teve demência e durante a pandemia foi inacreditável o quanto decaiu! Ela, assim como eu, sofremos muito antes de sua partida, eu me tornei objeto de seu amor e de sua ira. Não consigo deixar de me compadecer quando se trata de um doente!
Comovente sua história. Quando era criança o meio irmão do meu pai ficou internado um tempo com síndrome de perseguição, aos 19 anos uma coleguinha de mesma idade que eu teve o primeiro surto. Muito triste, porque a família não entendeu e ela não teve o tratamento adequado e hoje vive meio fora do mundo, porém mesmo assim cuida da mãe que agora tem demência. Eu vivo rodeada de pessoas com algum transtorno mental, desde bipolaridade até os que ainda não tem rótulo. Muito difícil, pois a pessoa não se convence que precisa de tratamento.
Que tristeza! Minha irmã tb tem um filho esquisofrênico. Também tem mania de perseguição, quando não toma remédio.
Minha mãe também tem esquizofrenia e diz que tem um complô da masonaria contra ela e e diz que eu estou no complô .😢 Difícil pois ela está com 83 anos e preciso cuidar dela
@@denisesemmer7397 😪 doença mental é difícil demais, os outros vêm por fora e não entendem. Quando a gente quebra um braço o gesso mostra que há uma fratura, o cérebro doente ninguém vê.
@@denisesemmer7397 eu sei o quanto é difícil, tb cuidei da minha mãe até o final. Se vc me permite, gostaria de te dizer para nunca esquecer a real condição de sua mãe, pois muitas vezes, em seus delírios, elas podem nos magoar, porque afinal nos entendemos o que elas dizem e as vezes relacionamos com acontecimentos reais. Mas quando a tristeza ou a mágoa ameaçavam tomar minha cabeça e minha alma, eu me lembrava que 80% do que ela dizia decorria da demência. Isso me fez ter compaixão e seguir em frente!
Eu tive uma tia esquizofrênica que tirou a própria vida, passando uma faca no pescoço💔dias antes, ela surtou de certa forma que subia nas árvores super altas durante a paranóia! Em estado normal, era uma senhorinha que pesava 40kg. e mal conseguia andar de tão fraquinha!
Que triste meu Deus 😭
Que espetáculo aprender com a Dra. Rosângela!
O filme "Uma mente brilhante " é ótimo.
Alucinações auditivas, tateis e olfativas.... Minha irmã tinha tudo isso, mas em surtos eu tirava tudo que pudesse servir de arma da casa, facas, garfos.... tudo.
Viver em alerta 24 hrs, nossa!!!! Quem cuida tbm precisa de terapia ,creio eu ..
😔😔😔😔
Com certeza todo mundo precisa de terapia. Deve ser insano essa vigilância.😢
Tenho uma vizinha ela casada com 4 filhos, era o sonho dela ser mae, mas demorou para engravidar, conseguiu o 1 aos 36 depois teve mais 3, e eu fazia minhas unhas com ela, pois uma manicure maravilhosa, mas ela tinha umas atitudes inusitadas, uma vez vendeu todos os instrumentos de fazer as unhas, mas assim ela nao me contava eu ficava sabendo, mas como ela nao me falava eu nao queria ser entrometida, ela fazia a unha na casa dela, sempre um amor ao nos receber, ela se mudou para outro bairro, meio distante entao fui so mais uma vez, ela estava feliz com a casa nova, e uma bela casa com os filhos, mas depois nao ha vi mais, um dia eu saindo da farmácia vi ela entrar em uma loja mas passou rapido por mim, mas notei que ela estava bem magrinha muito magra, quando passei na loja ela ja tinha ido embora, loja pequena o dono me atendeu eu perguntei sobre ela , ele me disse que ela estava com esquizofrenia, o marido queria internar ela para tratamento ela nao aceitou, que ela foi na frente da empresa onde ele trabalha tirou toda a roupa na rua, o marido separou e os filhos mais velho foi morar com o pai, encontrei com ela no supermercado a chamei ela me comprimentou e ja saiu rapido nao querendo contato, me cortou o coração ela muito magra, dava para ver os ossinhos nas costas, quem nao a conhecia pensaria que era usuária, com seus 46 anos .
Pra mim precisa de médico ,mas tbm de Deus, pois creio q realmente os demônios estão forte aí....
Compreendo que deve ser muito difícil e ainda mais com filhos, mas msm assim é triste ser abandonado. Família msm é só pai e mãe, e olhe lá!
@@Rayssa.Bentesreal viu, quando o filho ou a filha tá saudável e próspero sempre vem um pretendente atrás. AGR quero ver honrar e cuidar na doença, uma doença dessa então! Com certeza vai sobrar para os pais
Cresci com vários membros da família Heringer no interior de Minas Gerais. A amizade continua até hoje. Não consigo acreditar em uma barbaridade como essa.
Qual igreja?!
Paí? mãe? Médicos?
@@flavianefleaomissões, bem famosa na Praia da Costa em Vila Velha..moro aqui
Boa Noite Beto ,Dra Rosângela e a todos do canal crime S/A saudades Beto e Aru amo vocês ❤😘
Eu tenho um filho c esquizofrenia e aterrorizante quando entra em surto perde completamente a noção da realidade. Não desejo p mim ter um parente c esse problema 😢 sem a medicação correta so Deus na causa.
Tome cuidado para nunca ser vítima dele.
No hospital onde trabalhava tinha um caso famoso: uma senhora ouvia a mesma musiquinha "na cabeça" durante anos, a princípio disseram que ela tinha "ears worms" e era normal, nada demais (coisa que tb tenho e é muito comum), e a vida seguiu. Passaram-se anos, um dia ela saiu de si, surtou, foi socorrida, internada e finalmente diagnosticada corretamente, era esquizofrenia. Enfim, tem gente que tem e nem sabe por que o sintoma é inofensivo.
Esquizofrenia nao acontece tarde. Nem com essas características que vc descreveu. Provavelmente é um transtorno delirante, que é diferente de esquizofrenia
O que é ears Worms ?
@@Priscilinha0101tbm queria saber
Tenho um vizinho esquizofrênico. Houve um tempo que ele invocava comigo. Eu em silêncio em casa, e ele dizia que eu estava falando dele. Foi um período que ele estava sem remédios. Mas não é violento, é bem inteligente e é amigo nosso aqui, É bem inofensivo! Porém não tenho muita paciência para ouvi-lo, pois ele faz uma pergunta atrás da outra, não dá tempo nem de responder a primeira😖
Afaste-se, pq na minha rua tbm tem um senhor exatamente assim, mas só faz isso com quem fala , ou tenta ser simpático com ele. Quem não dá um bom dia, ele não dá papo😢
@@janemoreira7637verdade, minha mãe tentou ajudar uma família pobre, pagando o rapaz do leite pra diariamente deixar leite pra eles (porque tinha crianças), ela arrumou um problemão depois com eles, todos tinham problemas mentais, inclusive as crianças. Era bem triste, mas não tem nem como ajudar.
Que triste, um rapaz aparentemente feliz, acabou sendo dominado pelo pensamento obsessivo e doentio. Que estejam em Paz!
Minha mãe é paciente neurológica e psiquiátrica. Lutamos contra epilepsia e transtorno de personalidade bipolar. Teve já cinco surtos psicológicos e internações em hospitais psiquiátricos. Meus sentimentos aos familiares e todo respeito ao paciente psiquiátrico, desse caso. Doenças mentais não são fáceis!
Uma tristeza! Dra Rosângela sempre brilhante. " Planeta de prova e expiação " Perfeito! E o Beto... é o Beto! ❤
Adorei essa live, pelo fato te ter um avô esquizofrênico e vocês falarem sobre coisas que possam acontecer. Obrigada, Beto e Dra. Rosângela pelas informações! ♥️
Dra. ROSÂNGELA esclareceu muito bem essa doença terrível.
Essa Dra. Rosangela é um espetáculo.
Que inteligência!!!
BOM DIA. VAMOS A MAIS UMA LIVE DESSES CANAL QUE ALÉM DE FALAR SOBRE CRIME É UM ALERTA PARA SOCIEDADE. Saudades de ouvir essa mulher espetacular. Um abs de Corumbá-MS.
Eu estava assistindo um episódio de Chicago med, EP 8 ou 9 da 8 temporada se não me engano e lá, o psiquiatra coloca num outro médico um óculos de realidade virtual com simulação da mente de um esquizofrênico! É chocante! É exatamente isso que a Dra está relatando!
Dra Rosângela é muito lúcida e sabe explicar muito bem👏🏼👏🏼🙏🥰
Olá amores! Muitos falam da pandemia, o quanto foi difícil ficar em casa. Eu ameiiii!!! Meus pais saem cedo, temos loja, eu tinha loja em shopping com um filho autista. Foi ótimo ficar em casa. Após passei a loja p meu irmão, trabalho em casa, fico 24hs com meu filho, que ama ficar em casa e meus pais diminuíram o ritmo do trabalho
Tbm amo ficar em casa ....
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO! Só quem vive ou viveu com um esquizofrênico sabe e entende tudo o que foi abordado e explicado 😢 Parabéns dra. Elisângela e Beto! ❤
Dra Rosângela admiro-a ainda mais. Humildade e competência.
Tive a experiência de fazer estágio em um hospital psiquiátrico e foi transformador para mim. Eu nunca tinha tido nenhum contato com nenhum paciente psiquiátrico. Lá no hospital convivi com esquizofrênico, psicopata… os pacientes se apegam a gente e a gente se apega a eles. Sinto tanta saudades daquela rotina.
Amiga, vc nunca sofreu algum tipo de violência?
Volta 😊
Vc tem como colocar na comida dela o remédio? Desejo força pra vocês!
Outro dia tava olhando esse caso e corri pro RUclips pra ver se Beto já tinha falado e não tinha, ainda bem que saiu parece que leu minha mente 😂🫶🏻
Nunca internei e sempre dei um jeito de fazer tomar a medicação... Mas, evidentemente, vivi e vivo em função disso.
Directamente de uma das cidades menos conhecidas de Portugal (Barreiro) um beijinho para a Maravilhosa Dra Rosângela e para o Magnífico Beto. Beijinhos 😘
Indo pro curso, ouvindo os melhores. Com esse trânsito, acho que dá tempo de acompanhar tudo. Bjos diretamente do trevo de Bonsucesso - Guarulhos, a própria treva de Bonsucesso
Meu pai ja ta com quase 70 anos sempre foi meio esquisito e agora com essa idade esta apresentando todos esses sintomas ,escutar coisas se sentindo perseguido ,vendo o video e de falando do pai dela parece que ta falando do meu ,e eu nao imaginava jamais wue poderia apresentar esses sintomas depois de adulto
Existe esquizofrenia tardia, mas até pela idade é mais provável que seja outro transtorno. Seria interessante uma avaliação com um psiquiatra.
Dra Rosangela, meus complementos!!! Muita perspicácia e tato, sempreeee❤
Trabalhei anos com uma esquizofrênica . Ela dizia que via e ouvia pessoas e coisas que não estavam lá . Deus nos guardou todo tempo ,pois ela nunca surtou para nos machucar . Relatavamos para a encarregada do setor , pois tinhamos medo ,mas esta não tomava responsabilidade. Até que ela se voltou contra a encarregada só isso foi o suficiente para encaminha la para tratamento médico e não retornar ao trabalho.
Minha irmã é esquizofrênica. Mesmo em surto nunca foi violenta. O surto dela são conspirações e perseguições da cabeça dela. Quero dizer, isso é constante, mas em surto piora muito. Ela fica agressiva em palavras. Como se perdesse o filtro e fala o que pensa de verdade.
Dra Rosangela excelente explanação sobre a esquizofrenia.
Assunto importantíssimo! Tive um primo esquizofrênico que quase matou a minha vó a facadas! Ela esteve entre a vida e morte. Depois ele acabou morrendo, misturou a medicação e as drogas, teve um ataque fulminante
Que tristeza pra família 😓
FANTÁSTICO TEMA. SOU CASADA COM UM ESQUIZOFRÊNICO POR 30 ANOS,ATUALMENTE ESTOU SEPARADA. E TENHO SEQUELAS EMOCIONAIS DESSE RELACIONAMENTO TÓXICO MAS, AGORA ME REESTRUTURANDO 🙏. PARABÉNS PELO PROFISSIONALISMO E ABORDAGEM DO TEMA.
Essa dra Rosangela é o máximo !
Que documentário importante. Parabéns! Muita informação de utilidade pública.
Outro filme bárbaro e não citado sobre uma mente esquizofrênica: O SOLISTA. Excelente.
Onde está esse filme,quero assistir.
@@lucianagaspar1353 O filme de 2009 O Solista é baseado na história real de Nathaniel Ayers, um músico de rua com esquizofrenia que vive em Los Angeles, e de Steve Lopez, um jornalista do Los Angeles Times que tenta ajudar Ayers a voltar à música e a melhorar a sua vida. O filme, realizado pelo inglês Joe Wright, é protagonizado por Robert Downey Jr. como Lopez e Jamie Foxx como Ayers.
@@lucianagaspar1353 Prime têm disponível.
@@narajurkfitz3981 é sobre um músico que vivia nas ruas?
@@IraniVilela sim, um músico com esquizofrenia.
Dra. Rosângela é TÃO elegante e carismática que não me canso de falar!
Minha mãe tem esquizofrenia. Surgiu quando ela tinha 34 anos, isso chegou a ser um problema até no inss pq o perito só acreditava que a esquizofrenia aparecia com 19 anos.
Enfim eu tinha 10 anos, meus avós nada fizeram e agora eu tenho que cuidar dela e ela não me escuta , não toma remédio e eu não sei o que fazer
Nossa, eu nunca tinha visto um caso de esquizofrenia surgir tarde assim
Embora triste, mas o caso da tua mãe realmente é um tanto singular. Meu amigo de infância foi diagnosticado por volta dos 18 anos de idade. Me recordo que a partir da adolescência, ele começou a apresentar sinais do transtorno.
Ele está sob os cuidados dos pais, mas por fim, não consegui manter o contato, pois as alterações de humor e o auto-isolamento, o impende de manter qualquer contato social.
Deus lhe dê muita força para que você continue a cuidar de tua mãe. E repito os experts da psiquiatria, NÃO a deixe sem os medicamentos, pois o resultado pode ser fatal.
@@Seventh540a dra rosangela falou no video que o pai dela tinha 40 anos qdo teve a primeira crise
@@Seventh540usualmente se manifesta entre os 20-30 anos da vida, acredito que no caso dela talvez os sintomas não foram percebidos anteriormente, nem todo mundo consegue perceber quando há algo de errado com uma pessoa.
Minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia agora aos 78; anos 😮😮😮😮 ela tem também alzaimer
Este caso foi um dos mais tristes que vi, pelo contexto familiar e sofrimento.
Eu temho um irmão esquizofrênico que 1°surto foi com 26 anos, mas ele sempre foi estranho.Ja internou 2x e hj faz tratamento em casa.Realmente é mto difícil a convivência.A loucura é mto triste.
Estranho como?
@@mucambo3219 diferente,calado,egoísta, mal humorado, fechado com as pessoas,nunca teve namorada,não gostava de socializar.
@@camilacouto5505 será que o jeito como seus pais o tratavam possa ter piorado a situação? As vezes sem perceber os pais deixam um filho de lado, ou negligenciam a importância de socializar desde a infância.
@@mucambo3219minha mãe era maravilhosa,mas meu pai era agressivo, acredito q isso contribuiu mto p esquizofrenia, além dele ter usado maconha algumas vezes.Mas acredito q no caso dele iria surtar mais cedo ou tarde.Acredito q o ambiente familiar contribui sim.
@@camilacouto5505 eu tenho um amigo, que inclusive é médico; conhece bem a doença pois o pai dele é esquizofrênico, a mãe se separou há muitos anos atrás, e esse meu amigo morre de medo de ser esquizofrênico futuramente. Não é fácil. O pai dele mora sozinho, mas ainda tem uma vida independente, digamos assim, mas se sente perseguido e ameaçado constantemente.
Ouvir a Rosângela é sempre um deleite.. maravilhosa de tudo!
A família Heringer é aqui da região... Eles são realmente muuuuuuuuuito ricos.
@@anaeliza9754 qual é a sua região?
Que história dolorosa, pra todos...
Verdade a vida é cheia de altos e baixos!! 👀⌛🏠