Usando esse jato dagua, num tem cambio, freehub e rolamentos que aguentem. Entra agua e sujeira nos mesmos. O ideal é lavar apenas com pouca agua e desingraxante e escova de dente. Os mesmos ja fazem o trabalho bem demais!!! Outra coisa, nao fica tirando e colocando o power link toda vez, pois relaxa o mesmo.
Top dica! A partir de agora quando eu for fazer uma limpeza profunda da corrente, vou deixar ela submersa no óleo igual vc fez. Sobre a querosene, vou continuar usando ela pois faço isso há aproximadamente uns 10 anos nunca tive problemas. Inclusive fazia isso até nas motos q tive nunca foi problema nunca estragou e sempre durou mais da média. Isso estou falando na prática pois é uma coisa q eu faço, mas se tem alguma coisa que na teoria estraga, estou disposto a adquirir essa informação pois nunca li nunca e vi nada técnico informando que querosene estraga corrente.
Você terá 2 trabalhos: o primeiro é a aplicação de querosene e a segundo é tirar o querosene antes de lubricar.... Por que não ter apenas 1 trabalho só???! Usando: desingraxante. Ele é barato, é um sabão líquido é fácil de aplicar e não agride metais por ser NEUTRO. é usado pela industria automobilística, entre outros
Com essa poeira esse óleo vai lixar a corrente . Vai a dica das antigas : derreter parafina , mistura duas colher óleo motor e por um pouco grafite . Joga corrente dentro , tira espera endurecer e põe na bike
é tanta informação divergente que se encontra na internet. este vídeo por exemplo é um exemplo de tudo (que eu acho) que não se deve fazer: jogar água com pressão; desmontar power link; misturar limão (produto ácido) na solução de limpeza. na minha opinião, somente água com detergente são suficientes para a limpeza satisfatória do grupo
Vou acrescentar a minha (des)informação aqui: Power link precisa estar com o pino lubrificado na hora de montar ou desmontar pra durar mais. Limão (ácido) não deve ser usado sempre que lavar. Só em caso de a corrente/relação apresentar ferrugem e se estiver feia por causa da ferrugem, não por outra sujeira fácil de remover com água. O ácido serve pra converter a ferrugem em outra coisa que se solta com o esfregar de uma escova. Mas se ficar passando ácido numa relação nova, aí é que vai arrancar a proteção de fábrica dela contra oxidação. Terá ainda que passar um pouco de óleo com um pincel nas engrenagens pra evitar de enferrujar novamente. A minha corrente eu já tentei varias vezes lavar só com desengraxante biodegradável e produtos de cozinha. Não dava certo. Enquanto não passava querosene, a fuligem preta das ruas da cidade não saía. O querosene mesmo em pouca quantidade tira tudo e escorre na cor de tinta preta de impressora. Acho que detergente ou desengraxante só serve pra lavar lubrificante ainda novo e sujeira de terra. Fuligem de asfalto não sai com detergente, ela se mistura com o lubrificante da corrente e vira um piche horrível. Só o derivado de petróleo "anti ecológico" consegue dissolver. Mas não é culpa do ciclista e sim dos carros e ônibus que espalham isso nas ruas. Já usei alguns tipos diferentes de lubrificante. A parafina por imersão da corrente nela derretida é o melhor de todos contra a sujeira da cidade.
A muito tempo atras fui mecanico de.bike. E nao era um bicicletaria top, mas sempre usava oleo diesel para limpar corrente , cassete. E quando digo a muito tempo atras falo a uns 15 anos atras.. kkk. limpava com oleo diesel , pincelando onde podia, a corrente dependendo do estado deixava de molho de um dia para o outro . Depois tirava o excesso lavando com agua e sabao , depois passava o ar do compressor e secava de novo ... Os cubos quando pediam revisao completa , eu retirava todas as esferas , limpava , trocava a graxa e montava novamente. Pra finalizar passava um lubrificante na corrente e no cassete.Bom isso era a uns 15 anos atras e ficava bom . Obvio que hoje muita coisa mudou . Produtos especificos para limpeza da bike . novas peças bem melhores e mais resistentes ... Se uma bike tiver revisao periódica... a duraçao das peças será muito maior.
Acredito que por usar a lavadora a pressão a água tira toda a lubrificação do câmbio, o sistema Shadow Plus possui um sistema de rolamentos que ao ficar sujo e sem graxa não funciona direito! Sem contar que soca água no freehub! Mas é só uma dica, abraço!
Vai além disso ainda. Água em jatos de máquinas com pressão é uma coisa que não pode acontecer nas bikes. Em nenhum componente. Ela não remove a lubrificação interna de esferas ou rolamentos, ela penetra e fica lá trabalhando junto, onde ela não deveria estar, esse é o problema. Venho da vida de oficina mecânica automotiva do meu pai e acabei montando minha oficina particular de bike aqui em casa. Sempre ajudo um ou outro ciclista com pane em peças durante minhas pedaladas. Cara, um dia um ciclista com uma Specialized topo de linha tava com problema no passador SRAM dele (Só o passador dele paga a minha bike). Desmontei o conjunto, ali no guidão mesmo, pra identificar o problema e ajudar o cara. Quando abri era ferrugem pura. Nesses conjuntos "topo de linha" de passadores tem rolamentos, e estavam enferrujados. Ele me disse que só lavava a bike com jato d'água. Bem, concluindo, as peças são bastantes resistentes, são projetadas pra enfrentarem chuva, spray do pneu quando passa em água, mas não foram projetadas pra submersão ou jatos de máquinas dessa forma. Quando for dar uma geral na bike use sempre ferramentas apropriadas e trate com delicadeza todo o conjunto. Tem muitas peças delicadas (e caras) que merecem atenção redobrada. Câmbio traseiro, como o dele aí no vídeo, é um exemplo. Merece e tá precisando ir pra mesa e ser desmontado. Se nao puder fazer isso em casa leve numa bicicletaria. É uma MTB, não um submarino!
@@luan.s.moura.design você está correto mas realmente nesse caso em específico ela remove a lubrificação do câmbio sim, por se tratar de um câmbio Shadow Plus que possui um sistema de embreagem para deixar o sistema mais rígido, a água pressurizada retira a lubrificação interna que é bem pouca, sou mecânico tenho uma oficina especializada em minha cidade e vejo sempre este problema que é simples de resolver mas evitável.
@@MsMatheussimoes Sim, desses sistemas mais delicados, com menos lubrificação remove mesmo. O que abordei é que o povo não faz ideia de que esses jatos penetram os sistemas que precisam de distância de água. Como você trabalha na área imagino a quantidade de vezes que desmonta peças que claramente rodaram muuuitos km com água no meio da graxa ou óleo sem manutenção preventiva. São destruídas precocemente pelo simples fato dos donos não saberem que não podem lavar suas bikes como lavam seus carros.
Legal a dica. esse final de semana fiz isso na bike. usei um desengordurante para tirar o grosso, depois fui de detergente com vinagre. pra finalizar um banho de diesel pra lubrificar e após secagem e limpeza do excesso, uma cerinha.
Ta explicado o porque do cambio já ter travado... e sem falar que... toda corrente tem oring's e que a longo prazo esses detergentes e produtos acabam com eles...limão para mim só na caipirinha... mas cada um cada um!! Minha humilde opnião.. temos vários desengraxantes e lubrificantes no mercado específico para essa aplicação!
@@conteudoanimal guys o que é vap? Esse negócio ai que solta água forte? ou o Flotador que ele usou logo no inicio? Me explica não é bom passar água na roda e na transmissão?
@@brendacordeiro9738 via de regra , quando for lavar uma relação tem que ser bem limpa e em seguida lubrificada , não é difícil se feito com produtos e ferramentas adequadas . ( eu acho até prazeroso )
Interessante, depois faz o vídeo mostrando a aplicação desse teflon é como fica a corrente pós pedal. Parabéns pelo canal! Sempre com conteúdos relevantes para os ciclistas comuns.
3 anos depois eu procurando vídeos para manutenção da corrente, me deparo com essa dica top. Processo bem feito, não tinha pensado nessa de óleo sintético. Seria de motor mesmo óleo?
Eu só lubrifico assim. Tiro a corrente, jogo dentro de uma garrafa pet com diesel, depois tiro e coloco em outra garrafa com 5w30 . Dá para dois pedais de 40k.
só 2 pedal de 40km? eu faço uma limpeza normal com um desengraxante para bicicleta, cera seca e dura uns 30 pedal de 15km cada (que é o que faço normalmente)
Oxi, só 2 pedal de 40k ? Eu librifico a corrente, faço todos os dias pedal de 35 e 50km, depois de 20 dias, faço outra lubrificação, não fica rangendo corrente nem prejudica na transmissão quando troco de marcha.
@@MnyTn Quando a corrente é nova eu tiro a graxa que vem nela. Se deixar depois para lavar ou passar a cera é horrível, gruda muita sujeira e a cera não faz efeito nas primeiras vezes. Logo que chega a corrente, lavo muito bem com querosene, até ficar toda seca, claro que tiro o querosene com agua e sabão e depois só agua, ai sim aplico a cera e deixo secar o tempo necessário.
Daniel, e o militec, ele é um condicionador de metais, nunca misturou com o óleo sintético para lubrificar a corrente? Eu uso militec no carro e para lubrificar as ventoinhas do computador. Lavo algumas partes com água e outras (com circuitos) eu lavo com álcool isopropílico, depois de tudo seco coloco militec. A bucha de metal da ventoinha é um cilindro oco, como esse da correte, e nesse cilindro oco entra um pino de metal que é fixo nas pás da ventoinha. Normalmente deixo a bucha absorvendo o militec por uma hora e vou completando, normalmente umas duas ou três gotas a mais, a ventoinha fica perfeita girando super rápido por mais uns dois ou três anos, dependendo da quantidade de poeira.
Quando faço uma limpeza mais profunda, uso o desengrachante da tec tie, biodegradável, ajuda muito e não corre tanto risco em danificar alguns componentes da bike.
Limão causa oxidação e corrosão, óleo sintético depois ta dando reação nessa corrente...querosene,sabão, água, seca, e ai lubrifica, porém querosene somente nesse processo aqui , caso for utilizar sem remover a corrente, tem que cuidar pra não ir para o cubo
Eu faço isso a cada 10 pedais, porém uso car80, o mesmo usado pra limpar TBI de carro, e barato e dura uma eternidade. Limpa bastante. E dps banho no óleo.
Eu tambem usada jato, mas depois de ver algumas dicas, e ver minhas esferas enferrujadas com graxa e terra... nunca mais. So mesmo agora, paninho e pouca água. Já basta a das chuvas. Usando um jato desse, não precisa nem passar produto. Experiencia propria! Sai tudo mesmo, e com tempo vai sair ate a tinta...kkkkkkk
Boa explicação, valeu. Estou com um problemão na minha bike, ver se pode me ajudar. Bike nova 2 meses de uso e já quebrei dois dentes dos cogs menores do cassete. Troquei o cassete e no primeiro pedal quebrei três dentes do cog menor, uso uma corrente Shimano para cassete de 9v, será que é a corrente?
Bobagem, tenho minha corrente normal barata, e ando muito com ela já tenho 3 anos essa corrente e só passo óleo preto queimado e limpo com gasolina fica top nunca deu problema
Este oleo pode até lubrificar.... Mais eu perdi um cassete com apenas 300 km, depois disso evito ao macio usar oleo lubricante, agora só uso oleo rocomedado, a base de cera, isso é no meu caso.
Você já tentou fazer uma mistura com óleo diesel + gasolina senso gasolina 40% só por ela na mistura dos dois e após uns 5 min. Você passa o pincel eu faço isso tanto pra bike qto pra moto. E tbm nas peças geralmente após todo pedal
Grande like! Aproveitando troquei corrente e k7 mais ainda assim toda vez que boto força principalmente nas subidas a corrente parece que sai do trilo e tipo da uma escorregada quase cai.O que pode ser?
Eu derreti parafina (vela) e mergulhei a corrente como vc fez no óleo, e dx na agua quente la por quase uma hora, passei o óleo de cera padrão, rodei tres pedal de 60km e ainda ta top
@@erdmanbarreto é so vc derreter a vela em banho maria é coloca a corrente lá e dx por alguns minutos, e depois com a corrente instalada na bike vc passa a cera normal
O Carlos, entendi. Eu vi um outro comentário que o colega acrescenta grafite em pó e óleo de motor. Vc acha necessário? Pois minha dúvida, é que a parafina pura não tem nenhuma substância de lubrificação, sacou?!
@@erdmanbarreto óleo de motor suja mt, da trabalho pra limpa e agride a natureza kkkkkkkk so a vela com o óleo mineiral rodei 90km em baixo de chuva e com mt barro, acho q n é necessário mais nada n, mas experimenta ai, vai que né
O velho e bom desengraxante com limão gosto demais mais a galera do MIMIMI falando que arrebenta a bike sendo que maioria começou a andar a uma semana, eu lavava a bike com oleo diesel nunca tive problema so parei por que uso freio a disco e não pode kkkkk
Passar desengraxante com o spray assim pode contaminar as pastilhas de freio que ficam logo atrás. Cuidado pra não tirar o poder de frenagem da bike...
Diante do seu conhecimento, seria contraditório se nele não houvesse estudo de Guimarães rosa e suas memoráveis obra sobre as variedades linguísticas e a importância do respeito e empatia. Meu caro xará, não estamos em um exame de educação ou qualquer tipo de concurso público, sugiro que procure alguma rede de ensino ou escolas públicas para, assim, espalhar seus ensinamentos.
Salve Daniel blz ? O meu câmbio slx m7100 tbm apresentou esse problema com pouco tempo de uso, é só abrir o sistema shadow plus limpar e lubrificar novamente 👍
Boa noite Daniel, tem mais dois spray para corrente, um da Mobil e outro da motul, muito bons depois se puder dar uma olhada, e comentar obrigado abraços
Na minha cidade não encontrei desengraxante, acabei por utilizar desengordurante pra cozinha, limpou quase tão bem como a gasolina, com a vantagem de ser menos agressivo e não ficar o mau cheiro no ambiente.
Bom vídeo, mas uma coisa me chama a atenção, quando você fala sobre a medida da corrente; que me faz lembrar medida de bloco de motor. Mas realmente preciso entender e saber como acho essa medida explicitada porq você. Aguardo.
Eu deixaria escorrer por horas , se colocar ela muito cheia de óleo só vai agarrar detritos que vão corroer mais facilmente , lembro das vezes que eu aplicava graxa e ficava lotado de areia depois ( é o mesmo principio ) Esse tipo de lubrificação é interno , o ideal e fazer isso > secar o excesso > aplicar o produto da película a seco que ele mencionou
Eu limpo com uma escova de dentes usada mais um desengraxante automotivo. Fica como nova. Nada de jogar lavadora de alta pressão. Quem faz isso não tem amor ao grupo que usa.
Essa idéia de lubrificar com óleo não é muito boa não... Principalmente se for passar outro tipo de lubrificante depois. O normal é remover todo o óleo que vem na corrente de fábrica antes passar esses lubrificantes de cera pois o óleo interfere na aderência da cera, e ajuda a acumular sujeira. A idéia principal da lubrificação de fábrica é prevenir a oxidação da corrente. Veja como que o Smoove deve ser aplicado para ter uma noção: ruclips.net/video/OjFBe9pKIRg/видео.html
@@renanvicentini0307 parece que a melhor idéia para speed é lubrificante à base de parafina e PTFE, diminui consideravelmente o desgaste da corrente, não acumula sujeira, dura bastante tempo, ... - Único problema é que a aplicação é mais trabalhosa... - veja esse vídeo: ruclips.net/video/953QTThT4_M/видео.html
@@canalmaisbike a cera pode até entrar nos roletes mas não vai aderir na corrente da mesma maneira... Esse vídeo aqui explica bem, e a demonstração aos 5m20s é muito boa: ruclips.net/video/sYxzHClWfQU/видео.html
Fala aí Daniel, boa noite, tudo bem? Aproveitando o assunto corrente, gostaria de saber se pode me ajudar. Coloquei uma corrente nova na minha bike e a mesma fica pulando no menor cog da catraca. A minha é 21V . Roda normal nos outros cogs, mas no menor fica pulando. Já olhei em algumas oficinas aqui. Uns disseram que a catraca está gasta, outros disseram que é normal, que a corrente tem que se "assentar" ainda. Vc é um cara que eu respeito muito, então me da o veredicto aí kkk troco a catraca ou espero uns kms kk abraços
Sei que não é foco do vídeo. Mas acabei de comprar o deore novo de 12v (m6100) via aliexpress (trocador e câmbio). Tô comprando as peças pra converter a bike pra 1x12v, mas isso aos poucos. Como sou leigo, e minha bike é de entrada, tem grupo shimano mais básico de 3x7 (21 marchas), creio eu que deva ser "roda livre". Queria saber de vc qual cubo "k7" devo comprar? falo nas especificações mesmo. Preciso saber o número de furações e mais qual detalhe pra efetuar a compra? Se eu comprar um cubo k7 padrão shimano de 10/11 velocidades vai servir (comprimento) o k7 de 12v? Se puder me ajudar agradeço.
@@tiagomendes1169 desculpa a falta de informação de minha parte, e obrigado pela resposta. Mas se eu for usar um k7 de 11v, precisarei desse cubo especial?
@@tiagomendes1169 obrigado, pelo jeito irei desistir da compra do de 12v e optar pelo de 11v , porque vi o preço desse cubo spline pra 12v e é meio salgado pra mim.
Mesmo tirando o excesso. As orientações para o máximo aproveitamento da cera é retirar tudo e aplicar somente cera e conforme reaplicando fica melhor. Caso tenha que limpar a ponto de remover a cera, começa o processo novamente. Mas, com a corrente livre de qualquer outro lubrificante.
Usando esse jato dagua, num tem cambio, freehub e rolamentos que aguentem. Entra agua e sujeira nos mesmos. O ideal é lavar apenas com pouca agua e desingraxante e escova de dente. Os mesmos ja fazem o trabalho bem demais!!! Outra coisa, nao fica tirando e colocando o power link toda vez, pois relaxa o mesmo.
depois faz um video de como é a forma ideal para lavar a bike.
cambio travou kkkkkkkkkkkkkkkkk
Top dica! A partir de agora quando eu for fazer uma limpeza profunda da corrente, vou deixar ela submersa no óleo igual vc fez. Sobre a querosene, vou continuar usando ela pois faço isso há aproximadamente uns 10 anos nunca tive problemas. Inclusive fazia isso até nas motos q tive nunca foi problema nunca estragou e sempre durou mais da média. Isso estou falando na prática pois é uma coisa q eu faço, mas se tem alguma coisa que na teoria estraga, estou disposto a adquirir essa informação pois nunca li nunca e vi nada técnico informando que querosene estraga corrente.
se a corrente tiver orings, pode estragar a borracha. usei na corrente da twister 2018 apenas uma vez, nao uso mais.
Você terá 2 trabalhos: o primeiro é a aplicação de querosene e a segundo é tirar o querosene antes de lubricar....
Por que não ter apenas 1 trabalho só???! Usando: desingraxante. Ele é barato, é um sabão líquido é fácil de aplicar e não agride metais por ser NEUTRO. é usado pela industria automobilística, entre outros
Com essa poeira esse óleo vai lixar a corrente .
Vai a dica das antigas : derreter parafina , mistura duas colher óleo motor e por um pouco grafite .
Joga corrente dentro , tira espera endurecer e põe na bike
Mt boa as orientações, com nada vai se aumentar mt a vida útil da corrente.
é tanta informação divergente que se encontra na internet. este vídeo por exemplo é um exemplo de tudo (que eu acho) que não se deve fazer: jogar água com pressão; desmontar power link; misturar limão (produto ácido) na solução de limpeza. na minha opinião, somente água com detergente são suficientes para a limpeza satisfatória do grupo
concordo
Vou acrescentar a minha (des)informação aqui:
Power link precisa estar com o pino lubrificado na hora de montar ou desmontar pra durar mais.
Limão (ácido) não deve ser usado sempre que lavar. Só em caso de a corrente/relação apresentar ferrugem e se estiver feia por causa da ferrugem, não por outra sujeira fácil de remover com água. O ácido serve pra converter a ferrugem em outra coisa que se solta com o esfregar de uma escova. Mas se ficar passando ácido numa relação nova, aí é que vai arrancar a proteção de fábrica dela contra oxidação. Terá ainda que passar um pouco de óleo com um pincel nas engrenagens pra evitar de enferrujar novamente.
A minha corrente eu já tentei varias vezes lavar só com desengraxante biodegradável e produtos de cozinha. Não dava certo. Enquanto não passava querosene, a fuligem preta das ruas da cidade não saía. O querosene mesmo em pouca quantidade tira tudo e escorre na cor de tinta preta de impressora. Acho que detergente ou desengraxante só serve pra lavar lubrificante ainda novo e sujeira de terra. Fuligem de asfalto não sai com detergente, ela se mistura com o lubrificante da corrente e vira um piche horrível. Só o derivado de petróleo "anti ecológico" consegue dissolver. Mas não é culpa do ciclista e sim dos carros e ônibus que espalham isso nas ruas. Já usei alguns tipos diferentes de lubrificante. A parafina por imersão da corrente nela derretida é o melhor de todos contra a sujeira da cidade.
@@andrelange9877 querosene tira a fuliguem e ferrugem?
@@mateusfontenelle1794 ferrugem é caminho sem volta.. porém, foligem saí com boa lavagem.
Eu recomendo uma mistura eficiente de óleo de cozinha água raz,e gasolina top,as sujeira caí e depois é só lubrificar com disel 😊
A muito tempo atras fui mecanico de.bike. E nao era um bicicletaria top, mas sempre usava oleo diesel para limpar corrente , cassete. E quando digo a muito tempo atras falo a uns 15 anos atras.. kkk. limpava com oleo diesel , pincelando onde podia, a corrente dependendo do estado deixava de molho de um dia para o outro .
Depois tirava o excesso lavando com agua e sabao , depois passava o ar do compressor e secava de novo ...
Os cubos quando pediam revisao completa , eu retirava todas as esferas , limpava , trocava a graxa e montava novamente. Pra finalizar passava um lubrificante na corrente e no cassete.Bom isso era a uns 15 anos atras e ficava bom . Obvio que hoje muita coisa mudou .
Produtos especificos para limpeza da bike . novas peças bem melhores e mais resistentes ... Se uma bike tiver revisao periódica... a duraçao das peças será muito maior.
Parabéns pelo seu trabalho
Esse jato de agua doeu ate no meu coração
Loucura isso kkk
Acredito que por usar a lavadora a pressão a água tira toda a lubrificação do câmbio, o sistema Shadow Plus possui um sistema de rolamentos que ao ficar sujo e sem graxa não funciona direito! Sem contar que soca água no freehub! Mas é só uma dica, abraço!
Vai além disso ainda. Água em jatos de máquinas com pressão é uma coisa que não pode acontecer nas bikes. Em nenhum componente. Ela não remove a lubrificação interna de esferas ou rolamentos, ela penetra e fica lá trabalhando junto, onde ela não deveria estar, esse é o problema. Venho da vida de oficina mecânica automotiva do meu pai e acabei montando minha oficina particular de bike aqui em casa. Sempre ajudo um ou outro ciclista com pane em peças durante minhas pedaladas. Cara, um dia um ciclista com uma Specialized topo de linha tava com problema no passador SRAM dele (Só o passador dele paga a minha bike). Desmontei o conjunto, ali no guidão mesmo, pra identificar o problema e ajudar o cara. Quando abri era ferrugem pura. Nesses conjuntos "topo de linha" de passadores tem rolamentos, e estavam enferrujados. Ele me disse que só lavava a bike com jato d'água. Bem, concluindo, as peças são bastantes resistentes, são projetadas pra enfrentarem chuva, spray do pneu quando passa em água, mas não foram projetadas pra submersão ou jatos de máquinas dessa forma. Quando for dar uma geral na bike use sempre ferramentas apropriadas e trate com delicadeza todo o conjunto. Tem muitas peças delicadas (e caras) que merecem atenção redobrada. Câmbio traseiro, como o dele aí no vídeo, é um exemplo. Merece e tá precisando ir pra mesa e ser desmontado. Se nao puder fazer isso em casa leve numa bicicletaria. É uma MTB, não um submarino!
Foi mal o texto imenso aí hahaha
É que falta informação correta pra ajudar o público inicante. As vezes fico mais incomodado do que eu deveria 😅
@@luan.s.moura.design você está correto mas realmente nesse caso em específico ela remove a lubrificação do câmbio sim, por se tratar de um câmbio Shadow Plus que possui um sistema de embreagem para deixar o sistema mais rígido, a água pressurizada retira a lubrificação interna que é bem pouca, sou mecânico tenho uma oficina especializada em minha cidade e vejo sempre este problema que é simples de resolver mas evitável.
@@MsMatheussimoes Sim, desses sistemas mais delicados, com menos lubrificação remove mesmo.
O que abordei é que o povo não faz ideia de que esses jatos penetram os sistemas que precisam de distância de água. Como você trabalha na área imagino a quantidade de vezes que desmonta peças que claramente rodaram muuuitos km com água no meio da graxa ou óleo sem manutenção preventiva.
São destruídas precocemente pelo simples fato dos donos não saberem que não podem lavar suas bikes como lavam seus carros.
@@luan.s.moura.design isso mesmo! Aqui na oficina mesmo com a bike que vai entrar pra geral só lavamos com pouca pressão.
Legal a dica. esse final de semana fiz isso na bike. usei um desengordurante para tirar o grosso, depois fui de detergente com vinagre. pra finalizar um banho de diesel pra lubrificar e após secagem e limpeza do excesso, uma cerinha.
Ta explicado o porque do cambio já ter travado... e sem falar que... toda corrente tem oring's e que a longo prazo esses detergentes e produtos acabam com eles...limão para mim só na caipirinha... mas cada um cada um!!
Minha humilde opnião.. temos vários desengraxantes e lubrificantes no mercado específico para essa aplicação!
e a vap na roda traseira então ...eu fiquei com calafrios e com dó da bike :-((( e pra mim só na limonada kkk
@@conteudoanimal guys o que é vap? Esse negócio ai que solta água forte? ou o Flotador que ele usou logo no inicio? Me explica não é bom passar água
na roda e na transmissão?
@@brendacordeiro9738 vap = água forte e desengraxa tudo...
O que seria oring's?
@@brendacordeiro9738 via de regra , quando for lavar uma relação tem que ser bem limpa e em seguida lubrificada , não é difícil se feito com produtos e ferramentas adequadas . ( eu acho até prazeroso )
Gostei da dica de deixar a corrente de molho no óleo
Interessante, depois faz o vídeo mostrando a aplicação desse teflon é como fica a corrente pós pedal. Parabéns pelo canal! Sempre com conteúdos relevantes para os ciclistas comuns.
Ai irmão uma dica, em vez do limão e detergente que corroí, usa o óleo diesel, limpa do mesmo jeito, e não corroí! valeu tmj, parabéns pelo vídeo.
é o q eu uso....
3 anos depois eu procurando vídeos para manutenção da corrente, me deparo com essa dica top. Processo bem feito, não tinha pensado nessa de óleo sintético. Seria de motor mesmo óleo?
Também gosto de tirar a corrente e lavar por imersão. Depois utilizo o S-Wax, mas não é aquela coisa... 1 pedal e ela já fica com sujeira preta.
Eu só lubrifico assim. Tiro a corrente, jogo dentro de uma garrafa pet com diesel, depois tiro e coloco em outra garrafa com 5w30 . Dá para dois pedais de 40k.
só 2 pedal de 40km? eu faço uma limpeza normal com um desengraxante para bicicleta, cera seca e dura uns 30 pedal de 15km cada (que é o que faço normalmente)
Oxi, só 2 pedal de 40k ? Eu librifico a corrente, faço todos os dias pedal de 35 e 50km, depois de 20 dias, faço outra lubrificação, não fica rangendo corrente nem prejudica na transmissão quando troco de marcha.
Apliquei cera por cima do óleo original da corrente e formou-se um visgo parecido com o da jaca. Tive que lavar a corrente com querosene.
nao precisa lubrificar a corrente quando é nova, ela ja vem lubrificada de fábrica po, da pra sentir so em tocar
@@MnyTn Quando a corrente é nova eu tiro a graxa que vem nela. Se deixar depois para lavar ou passar a cera é horrível, gruda muita sujeira e a cera não faz efeito nas primeiras vezes. Logo que chega a corrente, lavo muito bem com querosene, até ficar toda seca, claro que tiro o querosene com agua e sabão e depois só agua, ai sim aplico a cera e deixo secar o tempo necessário.
@@cleydsonneris5414 quando comprei minha bike, fiz 2 pedais curtinhos, no 3° quando fui lavar a relação, saiu facinho com diesel e detergente
@@cleydsonneris5414 depende tbm da graxa que o fabricante da corrente usa
Querosene é o melhor para limpeza!
Mano, show de informações.. Parabens.. Algumas coisas não tinha visto em outros canais!!!
Daniel, e o militec, ele é um condicionador de metais, nunca misturou com o óleo sintético para lubrificar a corrente?
Eu uso militec no carro e para lubrificar as ventoinhas do computador. Lavo algumas partes com água e outras (com circuitos) eu lavo com álcool isopropílico, depois de tudo seco coloco militec.
A bucha de metal da ventoinha é um cilindro oco, como esse da correte, e nesse cilindro oco entra um pino de metal que é fixo nas pás da ventoinha. Normalmente deixo a bucha absorvendo o militec por uma hora e vou completando, normalmente umas duas ou três gotas a mais, a ventoinha fica perfeita girando super rápido por mais uns dois ou três anos, dependendo da quantidade de poeira.
Velho! Pra que limão se tem desengraxante de cozinha muito mais potente? Eu particularmente uso diesel ou querosene e sempre ficou top minha limpeza!
Quando faço uma limpeza mais profunda, uso o desengrachante da tec tie, biodegradável, ajuda muito e não corre tanto risco em danificar alguns componentes da bike.
Todo pedal eu dou uma limpada no K7, corrente e coroa, da um trabalho mas vale a pena
Pressão dessa direto no grupo??
Detona tudo, não é recomendado.
Nao vejo problema, onde nao pode é no cubo e movimento central (no canote tbm nao pode, pq desce agua pro movimento central)
Limão causa oxidação e corrosão, óleo sintético depois ta dando reação nessa corrente...querosene,sabão, água, seca, e ai lubrifica, porém querosene somente nesse processo aqui , caso for utilizar sem remover a corrente, tem que cuidar pra não ir para o cubo
Limão é muito corrosivo e de fato oxidação aparece logo após a limpeza
Fala Daniel blz estou em dúvida sobre as graxas da bike quais eu devo usar e onde usar, da umas dicas aí pra nóis vlw 👏🏻👏🏻👏🏻 top o vídeo
Eu faço isso a cada 10 pedais, porém uso car80, o mesmo usado pra limpar TBI de carro, e barato e dura uma eternidade. Limpa bastante. E dps banho no óleo.
Melhor usar óleo diesel
Eu tambem usada jato, mas depois de ver algumas dicas, e ver minhas esferas enferrujadas com graxa e terra... nunca mais. So mesmo agora, paninho e pouca água. Já basta a das chuvas.
Usando um jato desse, não precisa nem passar produto. Experiencia propria! Sai tudo mesmo, e com tempo vai sair ate a tinta...kkkkkkk
Lavei com zenith ficou no aço agora tenho que lubrificar sempre
Boa explicação, valeu.
Estou com um problemão na minha bike, ver se pode me ajudar. Bike nova 2 meses de uso e já quebrei dois dentes dos cogs menores do cassete. Troquei o cassete e no primeiro pedal quebrei três dentes do cog menor, uso uma corrente Shimano para cassete de 9v, será que é a corrente?
Daniel, faz um vídeo sobre as ferramentas que vc tem
Também faço assim , mas costumo colocar a corrente sempre na mesma posição , sentido que ela já esta trabalhando !!
Daniel, qual é esse Produto pra limpar corrente??
Qual produto vc acha mais Eficiente???
Fora esses produtos "específicos pra bike".
bom dia meu garoto, só uma dúvida se eu colocar a corrente, os dois câmbio bem enferrujado no óleo diesel pode ou não?
Tamos junto parceiro
Bobagem, tenho minha corrente normal barata, e ando muito com ela já tenho 3 anos essa corrente e só passo óleo preto queimado e limpo com gasolina fica top nunca deu problema
Este oleo pode até lubrificar.... Mais eu perdi um cassete com apenas 300 km, depois disso evito ao macio usar oleo lubricante, agora só uso oleo rocomedado, a base de cera, isso é no meu caso.
Perdeu a corrente por usar lubrificante? nunca vi isso na minha vida!
O uso do óleo 5w30 é para lubrificar onde a cera não alcança... dentro dos roletes.
@@jtftthjtftth9048 eu tbm.
Você já tentou fazer uma mistura com óleo diesel + gasolina senso gasolina 40% só por ela na mistura dos dois e após uns 5 min. Você passa o pincel eu faço isso tanto pra bike qto pra moto. E tbm nas peças geralmente após todo pedal
depois de um pedal é essencial uma limpeza e apos aplicacao de cera na corrente pra ficar top .
Grande like! Aproveitando troquei corrente e k7 mais ainda assim toda vez
que boto força principalmente nas subidas a corrente parece que sai do trilo
e tipo da uma escorregada quase cai.O que pode ser?
pode ser às coroas gasta , vc usa sistema de 3 coroas ?
@@reginaldodantas1502 Vi agora,desculpas kk são apenas 2 coroas
tive mesmo que trocar tudo.Obrigado
caraca depois de quase 2 anos viu a resposta kkkkkk @@maxbelfort3456
Mais um conteudo top mano .
Parabéns....
Vou fazer esse procedimiento na minha corrente tambem...gostei.
Qual o nome do produtor que vc uso para lavar a corrente
O que vc usou pra tirar a sujeira pra desengraxar a corrente? Não entendi no Vídeo
Eu derreti parafina (vela) e mergulhei a corrente como vc fez no óleo, e dx na agua quente la por quase uma hora, passei o óleo de cera padrão, rodei tres pedal de 60km e ainda ta top
Amigo, explica melhor isso aí.
Prefiro sua técnica do que a do óleo.
@@erdmanbarreto é so vc derreter a vela em banho maria é coloca a corrente lá e dx por alguns minutos, e depois com a corrente instalada na bike vc passa a cera normal
O Carlos, entendi.
Eu vi um outro comentário que o colega acrescenta grafite em pó e óleo de motor.
Vc acha necessário?
Pois minha dúvida, é que a parafina pura não tem nenhuma substância de lubrificação, sacou?!
@@erdmanbarreto óleo de motor suja mt, da trabalho pra limpa e agride a natureza kkkkkkkk so a vela com o óleo mineiral rodei 90km em baixo de chuva e com mt barro, acho q n é necessário mais nada n, mas experimenta ai, vai que né
@@erdmanbarreto a parafina é mais pra veda os roletes contra a sujeira, mas ela ajuda a diminuir o atrito, oq lubrifica msm é o óleo mineiral
Esse flotador seria um detergente desengraxante isso? Tipo aqueles detergentes concentrados que tem que diluir com água? Valeu top a lavagem
Tambem queria saber!! Fiquei muito curioso
@@jtftthjtftth9048 já matei a charada , é tipo um detergente só que bem mais forte , procura no Google ae , vou comprar um galão pra mim hehe
O velho e bom desengraxante com limão gosto demais mais a galera do MIMIMI falando que arrebenta a bike sendo que maioria começou a andar a uma semana, eu lavava a bike com oleo diesel nunca tive problema so parei por que uso freio a disco e não pode kkkkk
O ácido do limão coroi o metal. Para tirar ferujem tem que usar o processo de eletrólise que não agride o metal
Vídeo excelente 👊🏻👍🏻🚵🏻♂️🥰
O que causa essa corrosão é o próprio limão na corrente...
É eficaz mas traz esse dano a corrente
Top demais mano👍
Boa noite irmão. O meu cambio é igual o seu, ele também está apresentando este defeito quando está sujo.🤦🏻♂️
Eu tenho um câmbio Slx m7100 também tive esse problema problema, consegui resolver é só levar para lubrificar a embreagem com graxa Premium Shimano
@@JoaoVitor-ob5mu valeu, obrigado.
É só tirar a capa do shadow, limpar e lubrificar. O meu resolveu assim.. m8100 igual o teu.
@@jccs86 valeu irmão obrigado.
Bom dia! O que vc usa para desengraxar a sua relação e corrente? Obrigado
Flotador
Top o video
Passar desengraxante com o spray assim pode contaminar as pastilhas de freio que ficam logo atrás.
Cuidado pra não tirar o poder de frenagem da bike...
Cupim, relação toda podre. Ainda lava na pressão.
"Metals" kkkkkk.... show de bola...
Diante do seu conhecimento, seria contraditório se nele não houvesse estudo de Guimarães rosa e suas memoráveis obra sobre as variedades linguísticas e a importância do respeito e empatia. Meu caro xará, não estamos em um exame de educação ou qualquer tipo de concurso público, sugiro que procure alguma rede de ensino ou escolas públicas para, assim, espalhar seus ensinamentos.
Salve Daniel blz ? O meu câmbio slx m7100 tbm apresentou esse problema com pouco tempo de uso, é só abrir o sistema shadow plus limpar e lubrificar novamente 👍
Oi boa noite sou Jorge de Salvador Bahia eu quero saber se tem cubo Pará k7 Pará freios frebek
Daniel me tira uma dúvida. Oque você acha de limpar a corrente em cuba ultrasonica?
Quero ver como vai resolver esse BO do câmbio😱
Como fazer não dá pau ele deu uma aula reversa
Depois de toda aquela água com lava jato lavou a lubrificação da embreagem!!!
Quantos minutos vc deixol
Qual produto amigo vc usou pra jogar na corrente
Boa noite Daniel, tem mais dois spray para corrente, um da Mobil e outro da motul, muito bons depois se puder dar uma olhada, e comentar obrigado abraços
Deixo minha corrente na cera derretida por uma hora (depois de muito limpa) reaplico a cada 300 km
Que líquido que ele joga para dissolver a sujeira nessa vasilha branca e verde?
Top esse vídeo viu, hey Daniel me indica um desengraxante pra me lavar meus componentes
Na minha cidade não encontrei desengraxante, acabei por utilizar desengordurante pra cozinha, limpou quase tão bem como a gasolina, com a vantagem de ser menos agressivo e não ficar o mau cheiro no ambiente.
Top daniel, eu particularmente curto vídeos um pouco mais longos.
Cadê a proteção do disco e pastilhas do freio traseiro, enquanto aplica o produto na corrente?
Naipe
Qual oleo é mais fino, um 20w50 sintetico ou um 5w30 mineral??? kkkk
Sintético
O valor numérico corresponde ao tamanho da partícula em temperatura baixa e alta.....valor menor representa partícula menor tamanho ("fino"
Lavar e secar como pra evitar corrosão? Pode deixar a bike no sol ?
lavar bike com maquina de pressao ??
Gostei !
Bom vídeo, mas uma coisa me chama a atenção, quando você fala sobre a medida da corrente; que me faz lembrar medida de bloco de motor. Mas realmente preciso entender e saber como acho essa medida explicitada porq você. Aguardo.
Poe mais precao com água que o cambio vouta kkkkkkk
Português mandou lembranças 👍
Daniel a quanto tempo está fazendo esse procedimento ? como está a dilatação da corrente ( desgaste )
up
Faço depois de umas 10 aplicações de cera.... 2300km esta com 0,50
Eu uso o CIF desengordurante, o que vc acha?
Deixar a corrente nesse óleo não vai agarrar arreia pra caramba??
Ao contrário! Tem que lubrificar! O óleo evita o desgaste e faz mais fácil a limpeza!
Eu deixaria escorrer por horas , se colocar ela muito cheia de óleo só vai agarrar detritos que vão corroer mais facilmente , lembro das vezes que eu aplicava graxa e ficava lotado de areia depois ( é o mesmo principio )
Esse tipo de lubrificação é interno , o ideal e fazer isso > secar o excesso > aplicar o produto da película a seco que ele mencionou
Olhei de cozinha estraga corrente nao ???
O óleo que deu o banho é oléo usado em motor de carro?
Eu limpo com uma escova de dentes usada mais um desengraxante automotivo. Fica como nova. Nada de jogar lavadora de alta pressão. Quem faz isso não tem amor ao grupo que usa.
Essa idéia de lubrificar com óleo não é muito boa não... Principalmente se for passar outro tipo de lubrificante depois. O normal é remover todo o óleo que vem na corrente de fábrica antes passar esses lubrificantes de cera pois o óleo interfere na aderência da cera, e ajuda a acumular sujeira. A idéia principal da lubrificação de fábrica é prevenir a oxidação da corrente.
Veja como que o Smoove deve ser aplicado para ter uma noção: ruclips.net/video/OjFBe9pKIRg/видео.html
👍
Essa ideia do óleo serve mto bem em speed, mtb raiz vai vai encher de pó de terra areia formiga grilo etc kkkk
@@renanvicentini0307 parece que a melhor idéia para speed é lubrificante à base de parafina e PTFE, diminui consideravelmente o desgaste da corrente, não acumula sujeira, dura bastante tempo, ... - Único problema é que a aplicação é mais trabalhosa... - veja esse vídeo: ruclips.net/video/953QTThT4_M/видео.html
A corrente vem de fábrica com óleo, não conheço ninguém que removeu antes de usar, e a cera não entra nos roletes
@@canalmaisbike a cera pode até entrar nos roletes mas não vai aderir na corrente da mesma maneira...
Esse vídeo aqui explica bem, e a demonstração aos 5m20s é muito boa: ruclips.net/video/sYxzHClWfQU/видео.html
Fala aí Daniel, boa noite, tudo bem? Aproveitando o assunto corrente, gostaria de saber se pode me ajudar. Coloquei uma corrente nova na minha bike e a mesma fica pulando no menor cog da catraca. A minha é 21V . Roda normal nos outros cogs, mas no menor fica pulando. Já olhei em algumas oficinas aqui. Uns disseram que a catraca está gasta, outros disseram que é normal, que a corrente tem que se "assentar" ainda. Vc é um cara que eu respeito muito, então me da o veredicto aí kkk troco a catraca ou espero uns kms kk abraços
Amigo botei tudo novo corrente e k7 ,as mesmas 7 velocidades e toda
vez que boto força escapa
opa ... não sou o Daniel , mas pode trocar a catraca . o que acontece e que vc usa muito a menor catraca , desgaste prematuro
@@maxbelfort3456 pois é, já vi muitos relatos desse jeito, de Se trocar tudo e continuar escapando. Valeu pelo retorno
@@reginaldodantas1502 meu medo é esse, trocar tudo e continuar a mesma coisa, como aconteceu com nosso amigo
@@liuzo1 se a corrente é nova,pode trocar somente a última catraca( se é que está escapando somente nela) que vai ficar top de certeza absoluta
Muito bom, ganhou um inscrito 👏🏽👏🏽👏🏽
Sei que não é foco do vídeo. Mas acabei de comprar o deore novo de 12v (m6100) via aliexpress (trocador e câmbio). Tô comprando as peças pra converter a bike pra 1x12v, mas isso aos poucos.
Como sou leigo, e minha bike é de entrada, tem grupo shimano mais básico de 3x7 (21 marchas), creio eu que deva ser "roda livre".
Queria saber de vc qual cubo "k7" devo comprar? falo nas especificações mesmo.
Preciso saber o número de furações e mais qual detalhe pra efetuar a compra?
Se eu comprar um cubo k7 padrão shimano de 10/11 velocidades vai servir (comprimento) o k7 de 12v?
Se puder me ajudar agradeço.
Amigo, 12v acredito que você tenha que comprar o micro spline, que são os únicos compatíveis com 12v da Shimano.
@@tiagomendes1169 desculpa a falta de informação de minha parte, e obrigado pela resposta.
Mas se eu for usar um k7 de 11v, precisarei desse cubo especial?
@@wevertonleonardo2493 Não amigo, esses tipos de cubo são só pra 12v, no caso de 11v vai um cubo normal
@@tiagomendes1169 obrigado, pelo jeito irei desistir da compra do de 12v e optar pelo de 11v , porque vi o preço desse cubo spline pra 12v e é meio salgado pra mim.
@@wevertonleonardo2493 k7 de 12 padrão shimano antigo começado com cog 11 serve em qualquer cubo de 10,11v
Não entendi pra que coloca oleo na corrente??? Se vc vai ter que tirar depois pra colocar o tectire.
Tenho uma bicicleta com 1x10 / 11/46 e goste de usar militec na corrente e no cassete
cara , qual a durabilidade , pra cada pedal ?
@@reginaldodantas1502 cara eu troco a cada 60km. Todo final de semana eu faço uma trilha.
Pensei em usar militec também, vou usar sebo de carneiro para fazer um teste também....
Pelo jeito a propaganda do militec ta forte! Até na lubrifacao de correntenp bikes kkkk
Oque é isso que vc usou? Fotador?
Top
Esse óleo não teria uma reação com cera aplicada posteriormente?
lubrificante muito top o canal do cara e barb ou sb bike
Tem até outros óleos sintéticos que são mais finos, como o 0w20 e etc.
Gostei das dicas! Eu uso só o lubrificante espray aplico todo pedal muita poeira praticamente ando acima de 50 km, me atende. Eu gosto
Deixar a corrente banhando em óleo sintético e depois de instalada aplicar cera? Não sei hein, eu não faria isso, misturar os dois, mas, enfim.
ele diz no video que é para tirar o excesso do oleo e depois aplicar.
Mesmo tirando o excesso. As orientações para o máximo aproveitamento da cera é retirar tudo e aplicar somente cera e conforme reaplicando fica melhor. Caso tenha que limpar a ponto de remover a cera, começa o processo novamente. Mas, com a corrente livre de qualquer outro lubrificante.
Top! Mas que deu dó ver o cara usando a Vap na bike deu..
Doeu mesmo
Para uma limpeza mais pesada posso usar gasolina?
Cuanto dentes a coroa têm?
Qual o nome desse borrifador que vc usou com o flotador??
Bomba de pressão manual
Minha corrente é nova e está com um elo travando ,será que eu consigo resolver só wd40?
Que óleo é esse?
É de veículos
.