Aula aberta “60 anos de golpe militar: experiências da arte ontem e hoje no Brasil”, com Diego Matos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • No dia 22 de dezembro de 2023, a Pinacoteca do Ceará recebeu o professor, pesquisador e curador Diego Matos para a aula aberta “60 anos de golpe militar: experiências da arte ontem e hoje no Brasil”. O encontro integrou a série de ações do mês de aniversário do museu, que integra a Rede de Espaços e Equipamentos Públicos da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece - SECULT CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante.
    O encontro trouxe reflexões sobre o papel político da arte brasileira na resistência à ditadura. Ao oferecer um panorama dos marcos artísticos contemporâneos que representaram as diversas resistências às políticas de exceção, a aula fortalece a importância da luta contra todo tipo de autoritarismo.
    Sobre Diego Matos:
    Diego Matos (Fortaleza, 1979) é pesquisador, professor e curador. Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é doutor (2010 - 2014) e mestre (2006 - 2009) pela FAU-USP, sob orientação de Agnaldo Farias. Foi curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), em 2022/2023. Em sua gestão realizou duas grandes antologias: Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza e Liuba - Corpo Indomável, esta última premiada como melhor exposição nacional pela APCA (2022). Ainda em 2022, foi autor e editor convidado da revista francesa Cahiers D’ Art, sendo co-responsável pela edição comemorativa do 46o ano, publicação em homenagem ao artista brasileiro Cildo Meireles. Em 2021, junto ao Márcio Seligmann-Silva, concebeu a exposição permanente do Centro Universitário Maria Antonia - USP, MemoriAntonia: por uma memória ativa dos direitos humanos. Organizou com Guilherme Wisnik o livro Cildo: estudos, espaços, tempo (Ubu Editora, 2017), finalista do prêmio Jabuti (2018). Com Julia Rebouças, foi curador da exposição Entrevendo: uma mostra histórica e antológica de Cildo Meireles (Sesc Pompeia, 2019/2020) - maior exposição já realizada do artista. Foi também co-fundador da Rama Plataforma (2020 - 2023), espaço independente dedicado a organizar a fomentar atividades de ensino e difusão da produção cultural em ambiente virtual e presencial.
    Acesse nosso site em pinacotecadoceara.org.br e siga nossas redes sociais: @pinacotecadoceara.

Комментарии •