2 anos morando na Bélgica - E aí? Como é? Arrependido? Volto para o Brasil? | Bem-vindo à Bélgica

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024

Комментарии • 79

  • @luanamariah118
    @luanamariah118 10 месяцев назад +22

    Eu vivo há 5 anos e me sinto muito bem aqui, talvez por ser mais introspectiva e amar o silêncio... No Brasil os vizinhos não me deixavam viver em paz sempre com som alto fazendo das minhas noites um inferno.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +8

      Cara, essa coisa da gente ser excessivamente barulhento (conversar alto, música alta, pregação de igreja de forma escandalosa) é algo que não sinto a menor saudade.
      Eu realmente sinto saudade de música ao vivo, mesmo que baixa.

    • @adsvalente
      @adsvalente 10 месяцев назад +2

      Eu tive o mesmo sentimento ao retornar à São Paulo, só consegui ficar por 6 meses e, acabei retornando este ano. Muita poluição sonora entre outros problemas.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +5

      Como explicar que a gente bate palma, buzina, grita da janela como se nada estivesse acontecendo?
      Eu fico assustado quando ouço um latido de cachorro na rua, imagine se quer voltar pra toda essa poluição sonora. Aqui realmente dá pra entender o "vai dar 5 minutos de caminhada que você fica tranquilo".

    • @VanessaBonatto
      @VanessaBonatto 7 месяцев назад

      Olá, vivo em Portugal 9 anos já tenho cidadania Portuguesa, trabalho com manicure , pedicure medical, estou grávida 5 meses gostaria de ir para Belgica, gostaria de saber se consigo trabalhar e ter o bebé aí?

    • @angelaaleixo9617
      @angelaaleixo9617 2 месяца назад

      Gostei

  • @Cest_la_vie_mon_ami
    @Cest_la_vie_mon_ami 10 месяцев назад +12

    Sou belga de nascimento, mãe belga, pai brasileiro. Vim para o Brasil com 14 anos e não troco o Brasil por nada.
    Mas vai de cada um. Abraço.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +6

      O Brasil não é de todo ruim, principalmente dependendo da cidade e da renda :)

    • @diegotrajano599
      @diegotrajano599 4 месяца назад

      Legal,seu pai nasceu em qual cidade do Brasil?

    • @diogooliveira7826
      @diogooliveira7826 3 месяца назад

      O Brasil é maravilhoso!

  • @kauemoura
    @kauemoura 3 месяца назад +4

    Quase 7 anos aqui na Bélgica, de tempos em tempos procuro para ver coisas em português para ver como outros brasileiros vivem. Até pensei em fazer videos também, mas e a preguiça haha

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  3 месяца назад +1

      Hahaha mas eu só faço vídeo porque já tenho outros canais, todo dia me dá vontade de ter mais canais de outros tópicos mas já tenho 6 nessa brincadeira.

  • @diogooliveira7826
    @diogooliveira7826 3 месяца назад +3

    Análise muito clara e sincera. Parabéns pelo vídeo!

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  2 месяца назад

      Muito obrigado! Fico feliz pelo comentário :)

  • @decarvalhoeduardo
    @decarvalhoeduardo 10 месяцев назад +9

    Mais um comentário aqui sobre a questão das amizades:
    Em Bruxelas eu achei bem mais tranquilo fazer amizade e um dos pontos que ajudou isso foi o fato de ir ao parque com meu cachorro. O cachorro não quer saber da onde é o outro cachorro, ele só quer cheirar e depois sair correndo.
    Enquanto eles tão brincando sempre tem um "small talk", mas por ir todos os dias e ver as mesmas pessoas todos os dias, tu acaba fazendo um amizade e depois em um grupo de WhatsApp kkkkkk.
    As pessoas que eu tive contato nesse período que fiquei em Bruxelas geralmente são belgas que moraram em diversos lugars diferentes, alguns moraram até no Brasil.
    Em Wemmel já é mais aquela galera que, como você comentou, vive a vida inteira no mesmo bairro e acabam não se misturando muito.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +1

      Eu acho que tem muita gente que percebe essa necessidade de estar fora de um país e tentar ter algum laço mínimo, mesmo que seja essa conversa de elevador.
      Apesar de ter muitas pessoas que eu nem falo mais porque eu só fiz uma aula de holandês com eles ou até que eu trabalhei com, eu lembro até hoje delas hahaha
      Mas eu também fico pensando - imagine morar em um país que a coisa mais comum é ter imigrante a todo momento, a toda hora, e quase a maioria fica aqui por um tempinho e vai embora (pensando em pessoas que fazem uma pesquisa de 9 meses, ou fiquem para uma pós ou um período de empresa), por que se quer fazer amizade com gente internacional?
      Se a pessoa não é um belga que teve a audácia de pisar em uma terra que não é parte da sua prefeitura ou, ainda mais audacioso, fora da sua província, a galera fica na própria simulação em 4D do The Sims. Fica me fazendo lembrar das cidadezinhas do interior de São Paulo e como é diferente quando você mora em cidades universitárias. A coisa mais comum de São Carlos é não ter uma pessoa que nasceu em São Carlos kkkkkkkk

  • @anapaulalopes3190
    @anapaulalopes3190 3 месяца назад +3

    Muito obrigada pelo canal, moro aqui em Bruxelas, tudo que vc falou tá muito correto!!! Continue com o canal, vc separou o vídeo em pautas, perfeito!!!! É muito importante essas informações em Português, conhecimento de qualidade na nossa língua, seu canal vai crescer, continue!

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  2 месяца назад +1

      Obrigado pelo comentário! Espero que esteja gostando de Bruxelas, acho uma cidade fantástica. Agora mais perto de outubro eu faço o de 3 anos na Bélgica, queria deixar com o mesmo estilo das pautas, mas um pouco mais fácil de entender a separação do que os dois últimos hahaha

  • @rodrigo1300
    @rodrigo1300 11 дней назад

    Cheguei por acaso aqui no seu canal. Eu vivo em Antuerpia desde 2013. Concordo com quase tudo que voce falou aqui.

  • @veraligiahott1594
    @veraligiahott1594 12 дней назад

    Gostei demais do seu canal!
    Já tinha ouvido outros e achei o seu nível cultural muito bom!

  • @luziaandrade782
    @luziaandrade782 5 месяцев назад +2

    Olha, se ha 20 anos eu tivesse a noção e as informações, além da minha vontade, pode ter crtz que eu iria embora. Agora tá m complicado, tenho 61 anos e Ñ tem como recomeçar em outro país, totalmente do zero. Mas ainda posso sonhar rsrs e acredite, faço isso direto
    Boa sorte e não volte, prq viver com medo de tdo (violência absurda) ñ é uma situação normal

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  5 месяцев назад +4

      Eu realmente queria poder voltar, tem muitos dias que eu me sinto muito mal do que eu ouço de amigos e colegas de trabalho. Eu fico lembrando quando eu dava aula em 4 lugares diferentes, ainda tendo que dar aula particular e a conta não fechava no mês, para agora eu ter 2 trabalhos e ter 2 dias de folga e reconhecimento. Tem muita gente que me pergunta o que vim fazer aqui (os belgas, não os brasileiros), e não dá nem para começar em um ponto só.
      Eu me sinto mal porque sou professor de Português, eu gosto muito da gramática, da literatura, da história, mas é muito complicado tudo.

  • @decarvalhoeduardo
    @decarvalhoeduardo 10 месяцев назад +4

    Opa, sobre a questão do animal de estimação:
    Na região flanders você precisa ter por escrito que o dono do apartamento aceita o cachorro no imóvel, na reigão francesa a lei é diferete, você não precisa avisar que vai ter o pet. Eu li essa informação na ImmoWeb. Eu, por exemplo, estava morando em Bruxelas e estou indo para Wemmel e foi muito mais difícil para encontrar apartamento.
    Além disso, caso você saia na rua com seu cachorro sem coleira, você pode tomar uma multa de 250e (no caso de Wemmel, não sei se em todos os lugares são assim), tanto que você quase nunca vê um cachorro fora da coleira passeando com o dono, algo comum em Bruxelas.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +2

      Não sabia dessa diferença! É que nem eu falei, sei muito pouco de Wallonia, preciso realmente visitar e estudar mais. Aqui também tem muita gente sem coleira, nem sei quanto é a multa, mas tem tanta pouca gente com cachorro (isso quando não andam num carrinho de bebê) que é até difícil perceber.

  • @user-rg9ps6cm9v
    @user-rg9ps6cm9v 10 месяцев назад +3

    Faz um sobre cultura e musicalidade dos belgas !!

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +3

      Uau, de música é interessante! Vou ver se acho sobre alguns clássicos musicais pra poder falar :)

  • @ReysMK
    @ReysMK 7 месяцев назад +3

    Fiquei muito curioso sobre as casas da Bélgica. Estou aqui há menos de um mês na região de Levure. É na casa onde moro tem um porão parece aquelas casas onde ficava os refugiados da 2° guerra e muito louco parece filme de terror. 😅😅😅

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  7 месяцев назад +1

      HAHAHAHAHHA eu tava vendo as casas da Bélgica e apartamentos e eu e minha esposa brincamos que era um cativeiro da casa. Em vez da gente falar que vai pro subsolo, que a gente vai no cativeiro.

    • @ReysMK
      @ReysMK 7 месяцев назад +3

      @@bemvindoabelgica E muito louco eu estou em Ixelles. E aqui as casa são cheias de caves quartos corredores tem acesso aos prédios do lado e muito louco. Parece cena de filme de terror. Quando eu tiver de boa vou fazer um vídeo.

  • @joaoanselmolouruzjr1105
    @joaoanselmolouruzjr1105 10 месяцев назад +2

    Bacana teu canal. Morei 23 anos na Belgica(antuerpia), sou até naturalizado Belga. Tenho 2 filhos que moram la. O que mais me incomodava no principio, além do clima, era esse negocio dos compromissos sociais marcados com muita antencedencia. demorei pra me acostumar com isso. levei tempo também pra me acostumar so com uma refeiçao quente(warme eten) ao dia. e agora tive que me reacostumar como duas refeiçoes quentes, ja que moro atualmente na França(Bordeaux).

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +1

      Caraca! Quanto tempo!
      O clima é realmente muito diferente, só que eu acho muito melhor (apesar das inconveniências, não ter apenas variações de calor me faz importar com mudança de estação, até de hábitos de alimentação e exercício).
      Espero que esteja se acostumando bem com a França!

    • @joaoanselmolouruzjr1105
      @joaoanselmolouruzjr1105 10 месяцев назад +3

      @@bemvindoabelgica cheguei em 94 para ficar 2 anos e fiquei lá até 2017, quando mudei para Bordeaux. Mas foi uma grande(ótima) experiência. Aprendi e fiz muitas coisas bacanas. Estudei música e línguas . Hoje em dia sou fluente em Nederlands (logicamente), inglês, frances e espanhol; tenho 2 filhos maravilhosos e muitos amigos de várias nacionalidades! Bélgica é um belo país. Com suas idiossincrasias, mas bom de se viver. Te desejo sucesso e tudo de bom aí! Abraço!

  • @adsvalente
    @adsvalente 10 месяцев назад +1

    Olá, acabei de descobrir seu canal, achei muito respeitoso e coerente. Eu também já vivi em Cidade pequena, em Wavre - Brabant Wallon, durante oito anos, agora estou em BLX e não vejo a hora de retornar ao Brabant.
    Obrigado e muito sucesso.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад

      Espero que dê tudo certo na mudança! Até pensei em algum dia morar um ano em Antuérpia/Bruxelas para poder fazer conteúdo com mais facilidade ou até poder falar da vida, mas ainda preciso ter um emprego estável para se quer pensar nisso hahaha
      Eu que agradeço pelo comentário!

  • @decarvalhoeduardo
    @decarvalhoeduardo 10 месяцев назад +2

    Vai ai mais um comentário para ajudar no engajamento kkkk
    Sobre a questão de segurança: Eu não gosto muito de ir para a região da Gare du Midi e da Gare du Nord, tem bastante homeless e gente pedindo dinheiro... Não quer dizer que essas pessoas vão fazer algo, tentar tomar algo de você, porém gera uma insegurança.
    Algo muito comum em Bruxelas, e em todas as cidades grandes da Europa, são os pickpocket, o famoso "mão leve", principalmente nas áreas mais turísticas.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +2

      Eu acho o Brussel Noord/Gare du Nord até mais “tranquilo”. Eu já vi pessoa fazendo escândalo, pessoas sendo bem agressivas pedindo esmola e uma falta de polícia estranha, que só aparece pra pegar alguém que não validou o ticket. Mas o Brussel-Zuid/Gare du Midi eu me sinto de volta à estação rodoviária de São Paulo. Mas tem gente que diz temer pela vida, isso aí já é exagero, porque tem muito belga que fica andando olhando pro teto e deixa celular e carteira na mesa praticamente “pedindo pra ser roubado”.
      Trombadinha é de praxe, mas o tanto que eles inventam pra tirar sua atenção (perguntar umas coisas malucas, ter alguém fazendo algo pra ser visto) é de sentar e aprender.

    • @CosmeSouza-qd1dd
      @CosmeSouza-qd1dd 10 месяцев назад +1

      ​tenho parentes lá e falam muito bem@@bemvindoabelgica

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад

      Eles moram lá faz quanto tempo?

  • @MicheleSantangelo-fr2fp
    @MicheleSantangelo-fr2fp 6 месяцев назад +2

    Me inscrevi em seu canal por vc ter o objetivo de informar a realidade. Obgda!

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  6 месяцев назад

      Esse é o objetivo, mas muitas vezes eu tenho uma visão tendenciosa por morar na região norte. Muito do que acontece em Bruxelas ou na região sul eu fico sem saber ou vejo superficialmente. Mas eu tento o meu melhor para não ser tendencioso. Obrigado por se inscrever! :)

  • @lechat383
    @lechat383 8 месяцев назад +1

    Comecei a acompanhar seu canal esses dias. Parabéns por compartilhar as informações de forma correta e coerente. Inclusive nos valores. Você morou em São Carlos?

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  8 месяцев назад

      Que isso! Obrigado pelo comentário! Sim! Morei em São Carlos por toda minha vida antes de me mudar para cá :)

  • @anafideles4131
    @anafideles4131 10 месяцев назад +1

    Sobre o ponto dos pets de estimação, eu ja tinha visto video de pessoas em outros países da europa falando a msm coisa das regras pra se ter pets, sinceramente o número de animais abandonados aqui no Brasil é absurdo juntamente por não haver leis e requisitos ou qualquer tipo de fiscalização mínimos pras pessoas terem e o resultado é abandono, maus tratos e super população de animais, por isso eu penso que apesar de burocrático, é bom pelo menos a pessoa pensar se realmente ela quer ter a responsabilidade de um cachorro ou gato...

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +1

      Longe de mim achar que no Brasil é muito melhor, tendo em vista o tanto de animal na rua.
      Eu posso ter falado meio emocionalmente porque gosto muito de bicho (eu tenho 3 adotados), mas de maneira alguma acho melhor não ter fiscalização ou burocracia para adotar/ter um animal de estimação como no Brasil.
      Eu acho bom para proteger os animais, isso reflete até na responsabilidade dos donos em não simplesmente "dar de presente" ou querer devolver quando ficou grande demais.
      Mas o que me pegar é não ir a uma casa para conhecer um novo cachorro ou gato (coisa que praticamente todo mundo tinha no Brasil), é só um chilique emocional da minha parte.

  • @gersonjr9737
    @gersonjr9737 4 месяца назад +1

    Eu me mudei pra Belgica sem nunca ter pisado aqui. Só não me mudo daqui porque vim como expat pela empresa. Mas to de olho em vagas em outros paises pra me transferir.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  4 месяца назад

      A Bélgica tem vários pontos positivos, mas tem vezes que até eu mesmo gostaria de me mudar daqui. Pode ser muito também da cidade que eu moro, mas do que vejo de outros países ao redor, Holanda, Alemanha e os países nórdicos parecem melhores opções do que aqui.

  • @waltervenanciodasilva7793
    @waltervenanciodasilva7793 5 месяцев назад +2

    Amo meu Brasil

  • @criscassino2783
    @criscassino2783 10 месяцев назад +2

    Legal seu vídeo. Aprecio seus conteúdos.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад

      Que isso! Obrigado pelo comentário! Fico feliz por ele :)

  • @vanessacampos4411
    @vanessacampos4411 10 месяцев назад +3

    Gostaria de um vídeo sobre como funciona a farmácia na Bélgica, compra de medicamentos se só com receitas, quais os medicamentos liberados para compra sem receita? Aceita receita médica brasileira?

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +1

      Pode deixar que eu vou pesquisar sobre como funciona tudo de prescrição e também de medicamentos sem receita!
      Quanto à receita médica, eu acredito que é tranquilo. Pode ser que exista algumas limitações como medicamentos que não são liberados aqui (como exemplo a finasterida) mas eu tô falando de achismo. Eu vou pesquisar melhor pra poder fazer um vídeo com mais embasamento :) Obrigado pela sugestão!

  • @cristianjosedeoliveira3166
    @cristianjosedeoliveira3166 3 месяца назад +1

    Legal seu conteúdo! Estou querendo sair daqui da Australia para outro lugar mais próximo do Brasil. Belgica parece ser mais tranquilo para minha família e mais perto para visitar a família do Brasil! Você tem uma agência de confiança e um advogado de imigração para indicar?

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  2 месяца назад

      Vish, eu tenho nem um e nem outro. Eu aconselharia fortemente falar com algum advogado que esteja na lista do consulado aqui da Bélgica, pois eles já possuem conhecimento e experiência.

  • @samaragarcia893
    @samaragarcia893 10 месяцев назад +1

    Vídeo muito bacana! Obrigada pelas informações! 😊

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад

      Obrigado pelo comentário! Espero que as informações ajudem :)

  • @mariana-qq7vu
    @mariana-qq7vu 6 месяцев назад +1

    Gente me da medo por ver tanta gente nos grupos dizendo que não é fácil morar na Bélgica.😢

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  6 месяцев назад

      Morar no sentido de se mudar para cá ou ter uma vida aqui?

  • @ReginaPortugues
    @ReginaPortugues 10 месяцев назад +3

    Eu tenho uma pergunta no quesito dos idiomas, tem alguns oficial dependo do lugar, mas quando as pessoas do sul querem falar com uma pessoa do norte, o que acontece? Porque eu li que o normal e que os moradores de ambos lugares nao aprendem mais idiomas do que o oficial e ingles, mas que nao é comum que os nordestinos aprendam frances e que os sulistas aprendem dutch, é verdade? para poder se entender entre os mesmos ciudadaos.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +2

      Cara, isso dá assunto para um vídeo inteiro, eu consegui ver 2 tipos de situação. Todas elas partem do princípio da idade e costume dos belgas:
      1- Eles aceitam a língua ou fogem para o inglês. A parte que fala holandês/neerlandês/flamenco costuma ter francês na escola e muitas das situações são fáceis de ter um nível básico. Já a parte que fala francês é opcional ter holandês na escola, e falam o inglês para não ser desrespeitoso.
      2- Eles insistem na língua materna pois falam que a Bélgica tem mais de uma língua oficial. Isso é comum com Wallonia e pessoas mais velhas, mas é cada vez menos comum. É uma questão histórico e política que perde espaço hoje em dia e a galera fala com sotaque mesmo.
      Apesar deles aprenderem muitas línguas, depende muito de cidade pra cidade e como a pessoa vive, já vi gente que nem foi pra Paris e gente que viajou o mundo todo.

  • @muriloschiavolim9030
    @muriloschiavolim9030 4 месяца назад +1

    Muito bom

  • @Metafisicamentesou
    @Metafisicamentesou 10 месяцев назад +1

    Tb moro há 2 anos e pra mim agora que virou a chave do Netherlands

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад

      Uia, que bom que aconteceu o quanto antes pra ti! Onde você mora?

  • @morganabujes8858
    @morganabujes8858 8 месяцев назад +1

    Oi ! Tenho 50 anos, marido 43, 3 filhas entre 13 e 20 anos. Temos uma marcenaria no Brasil. Buscamos melhores oportunidades culturais para as filhas e vida tranquila mas sem ostentação na Bélgica. Qual são nossas oportunidades de trabalho ?

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  7 месяцев назад +1

      Vocês podem tentar se aplicar para alguma empresa de construção ou tentar algum negócio por conta própria aqui. Vocês falam inglês, holandês, alemão e/ou francês? Porque isso facilitaria para achar algo!

  • @PhrynE-ternal
    @PhrynE-ternal 2 месяца назад +1

    Opa adorei o vídeo! Eu gostaria de saber mais sobre o lado dad artes se tem como viver aí e/ou ficar um tempo estudando aí, meu objetivo seria trabalhar com artes como freelancer no digital seja pra jogos ou outras coisas (nesse caso a maioria dos clientes provavelmente seriam de fora e seria algo mais home office do que presencial) tem oportunidade pra esse tipo de perfil? É eu já sei falar francês fluentemente! Atualmente moro na França mas tava pensando em me mudar seja pra Bélgica ou Holanda mas me parece que Holanda tudo é mais caro do que aí 😢

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  19 дней назад

      Eu acho que tem bastante área, principalmente para estudar e achar mais em área de freelance. Talvez seja difícil para poder vir para cá e depois achar trabalho porque a Bélgica sempre prioriza você estar vinculado a um trabalho, mas achar algo do tipo no Indeed, Stepstone, Glassdoor e LinkedIn podem ser uma boa :) tente focar em grandes centros como Bruxelas, Leuven, Ghent, Brugges e Antuérpia

  • @Metafisicamentesou
    @Metafisicamentesou 4 месяца назад +1

    Onde tem muita coisa pra fazer aqui ? Kkkkk nem em antwerp quiçá em hasselt kkkk faz um vídeo e mostra pra gente esses “ eventos “

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  4 месяца назад +3

      Uai? Em Hasselt você recebe um jornal de eventos com tudo que vai rolar, dia por dia. Se chama “UiT in Hasselt” e tem um site também. Aí pode variar do que você quer fazer. Só essa semana tem a semana da revolução fashion com aulas, exposições e festivais pela cidade toda, tem o Buitenspeeldag para brincadeiras ao ar livre em Domeim Kiewit, o Tournée Locale com aulas, comes e bebes com cultura local e jogos, o próprio jardim japonês de Hasselt está aberto com as cerejeiras florindo, tem show musical da Piffy, ciclo de ciclismo de churrasco e em grupo, sessões de filme, tá tendo até aula de sinuca. Isso em 3 páginas de 7 de pesquisa.
      Isso aqui é só o que tem essa semana em Hasselt.
      Agora, em Antuérpia, nesse fim de semana, tem yoga para grávidas, aula de tarô, exposição de arte com aulas, o LegoLab, sarau com poesia, aula de culinária desde iniciante, doces e fazer bolo, exposição de filmes (do oscar e filmes locais), exposição de fotografia, tá tendo ópera e noite de quiz de Harry Potter. Isso só em 2 páginas de 90 da pesquisa.
      A maioria é gratuito e alguns são pagos. Vai de você. Dá uma olhada no site
      uitinvlaanderen.be

  • @foggybeat946
    @foggybeat946 10 месяцев назад +1

    Todo o "belgicano" se nao bebe a cerveja ele aprecia chocolate belga, nao e mesmo?. Mas o autor demonstra ser bom observador e ter um solido bom senso.

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +3

      Cara, um belga que não bebe e não fica ofendido quando você fala que prefere chocolate suíço não é um belgicano de verdade HAHAHAHA
      Mas o chocolate belga REALMENTE é um tesouro nacional. A cerveja é muito massa, mas praticamente enjoei de provar uma nova porque tem TANTAS NOVAS a todo momento que eu vou morrer de cirrose antes de ter provado metade.

  • @user-qp4xz7qx5r
    @user-qp4xz7qx5r 6 месяцев назад +1

    E possível viver e trabalhar somente com o inglês?

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  6 месяцев назад

      Sim, não é impossível! Mas acho que é sempre bom aprender a língua da região que mora para poder ter mais chances de ter uma boa gama de empregos para poder se aplicar ou um bom argumento no currículo.

  • @user-sw2oh8mj3o
    @user-sw2oh8mj3o 8 месяцев назад +1

    É dificil arrumar emprego pra Terapeuta e psicanalista?

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  8 месяцев назад +1

      Pode talvez ser para poder traduzir o diploma e achar clientela e se acostumar com a burocracia daqui. Mas, passando isso, acredito que não!

  • @adrianonunes1344
    @adrianonunes1344 10 месяцев назад +1

    Há muito emprego para operador de grua aí?

    • @bemvindoabelgica
      @bemvindoabelgica  10 месяцев назад +2

      O que não falta é gente construindo e renovando aqui na Bélgica! É bem possível que você possa achar emprego fácil nesta área!

    • @user-ju3lw9jq9t
      @user-ju3lw9jq9t 6 месяцев назад +1

      Parabéns pelo vídeo,bem esclarecedor!estou próximo da minha cidadania espanhola !sou construtor e falo inglês fluente qual cidade vc aconselha pra morar?