O Que é Evangelho e Qual o Seu Significado?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Evangelho significa “boas-novas” ou “boas-notícias”. Sua origem vem do grego euangelion. Apesar do termo “evangelho” poder ser aplicado em outros contextos, como em seu sentido clássico e original para se referir a recompensa dada pela entrega de boas notícias, obviamente sua aplicação mais conhecida é o sentido que possui na literatura cristã, no caso, referente à mensagem essencial da salvação.
    Vale ressaltar que a palavra “evangelho” é usada somente no Novo Testamento. Mesmo na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento), a palavra “evangelho” ocorre apenas uma única vez (2Sm 4:10), porém em sua aplicação clássica, como já explicamos. Na ocasião, o termo “evangelho” foi aplicado para se referir às notícias sobre a morte de Saul.
    No Novo Testamento, o termo “evangelho” é empregado pelo menos setenta e seis vezes, sempre no sentido cristão, isto é, o da mensagem essencial da salvação. Em tais passagens, a palavra “evangelho” é acompanhada de diversas frases descritivas, porém sempre conservando o mesmo significado, como por exemplo:
    O Evangelho do Reino (Mt 4:23; 9:35; 24:14).
    O Evangelho de Jesus Cristo (Mc 1:1; Rm 15:19; 1Co 9:12; 2Co 2:12).
    O Evangelho de Deus (Mc 1:14; Rm 1:1; 15:16).
    O Evangelho da Graça de Deus (At 20:24).
    O Evangelho de Seu Filho (Rm 1:9).
    O Evangelho da Glória de Cristo (2Co 4:4).
    O Evangelho da vossa salvação (Ef 1:13).
    O Evangelho da paz (Ef 6:15).
    O Evangelho eterno (Ap 14:6).
    Posteriormente (a partir do século 2 d.C.), foi empregado o termo “Evangelhos” para designar os quatro livros que registram os ensinos de Jesus e os detalhes de Seu ministério. Temos então os escritos de Mateus, Marcos e Lucas, que são chamados de “Evangelhos Sinóticos“, pois possuem muitas semelhanças entre si. Por último, temos ainda o Evangelho Segundo João, que, apesar de apresentar uma forma diferente dos Sinóticos, também traz necessariamente a mesma pregação.
    Portanto, devido ao conteúdo único da mensagem presente em tais escritos, os quatro livros foram chamados de “Evangelhos“. Muitos outros registros foram escritos supostamente sobre a vida de Jesus, e conhecidos geralmente como “Evangelhos Apócrifos“. Digo “supostamente”, pois não são dignos de confiança, já que trazem ensinos que claramente contrastam com a Bíblia, além de que muitos deles, possuem total influência gnóstica, baseando-se em contos fantasiosos e sem sentido. A maioria desses “evangelhos” foi escrita séculos depois de Cristo, ao contrário dos quatro Evangelhos presentes no Novo Testamento.

Комментарии • 2

  • @sirleneandrade23
    @sirleneandrade23 3 месяца назад +1

    ☮️ Paz e luz a todos ❤
    Toda honra e glória somente a Deus ❤❤
    Gratidão sempre ❤❤

  • @user-gf4fh5fz8d
    @user-gf4fh5fz8d 3 месяца назад

    Boa noite pra todos ❤