Boa noite! Quero parabenizar pela aula de Análise de Risco. Sou Técnico em Segurança do Trabalho á 14 anos com especialização na área de elétrica. Apenas um aviso as pequenas empresa de elétrica também precisam realizar suas Análises de Risco e seu PPRA ( Programa de Prevenções de Riscos Ambientais) se precavendo de qualquer abordagem do MTE.
Muito bom, o APR devia ser usado para todas as atividades que envolvem riscos. Só que na pressa ou por preguiça, já reparei que alguns fazem um cópia de APRs anteriores e nem pensam direito nos riscos, esquecem de aterramentos e suas medições, mudam a forma de execução da tarefa em cima da hora e etc. Outra coisa igualmente importante é o direito de recusa da tarefa. Na prática, o povo fica pressionado psicologicamente em assinar logo o APR com medo de perder o emprego ou criar atrito com a chefia, mas tem que ter a cabeça no lugar e saber dialogar pois é a sua vida que está em risco.
Bom dia. Como a própria norma, não ficou claro: ela diz "10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho. ". Então isso quer dizer que em uma indústria, um eletricista que trabalha em Manutenção Corretiva, verificando dezenas de problemas elétricos durante seu turno de trabalho deve preencher uma APR impressa e coletando as assinaturas do Encarregado, Técnico de Segurança, etc.? A norma não deixa claro que as "técnicas de análise de risco" se tratam de um documento oficial impresso e assinado. Como interpreta o caso citado e como as empresas estão tratando esse item?
Henrique vi que vc colocou um vídeo falando a respeito de elétrica de avião, seria legal vc mostrar nem que seja meio que sem detalhes, um vídeo a respeito de parte elétrica de moto. seria legal
MUITO BACANA OS VIDEOS DO CANAL POR ISSO JA SOU INSCRITO NELE/ so uma obs essas musicas de fundo as veses tem atrapalhado o entendimento ...não sei se o poblema sou eu ou tem mais alguem que sente,tirando isso nota 10...
Sr:sabe aquele dispositivo que fica monitorando a temperatura do trafo aonde eu trabalho o mesmo a pagou fiz a verificação no QGBT porém sem anomalias.sera que queimou
feliz natal abençoado! Enrique, aqui no RJ a madame me pediu para ver a instalação segundo ela tava queimando os aparelhos. quando abri o QD não tinha ATERRAMENTO, NEM DPS, INSTALAÇÃO ANTIGA... PIOR FOI FEITA POR UM ENGENHEIRO DÁ PARA ACREDITAR? E OS ELETRODUTOS NÃO PASSAVA NADA BEM MAL DISTRIBUIDOS E FINOS. E AI MESTRE QUE FAZER? PERDER ESSE DINHEIRO NESSA CRISE? rsrsrs
muito bom.. vou para uma indústria fazer a parte prática, e acabei de terminar na parte teórica, n adiquirir todo o conhecimento necessário embora tive dificuldades de entender. Agora indo pra prática na empresa, vou encontrar muitas dificuldades?
Olá, como tem passado Danilo Teixeira? se não adquiriu vai encontrar bastante dificuldade, mas se tiver empenho humildade em perguntar quem saiba do assunto com o tempo vai se tornar um profissional completo Agradecemos por nos assistir Danilo Teixeira!
prof. Henrique, poderia tira uma dúvida minha. em relação a "fator de demanda". quando calcula o fator de demanda de cada circuíto, o fator de demanda vai serve só pro fornecimento, e a corrente total da casa? ou ao encontra o fator de demanda em cada circuíto eu pego ele é vou encontra a corrente de cada circuíto??
O fator de demanda é disponibilizado pela concessionária da sua região, o calculo é feito para saber qual disjuntor vai ser o de proteção para todo seu circuito nosso vídeo com o link a seguir. pc__mktqY5s
Não é correto que a "análise de risco seja feita por executantes", uma vez que ela exige mais do que saber executar a tarefa. E como dito, se o técnico de segurança não tiver conhecimento técnico, como ele poderá "ajudar"? Portanto, a análise deve ser feita por profissional habilitado, conhecedor dos riscos, por vivência ou adquirido por estudo, uma vez que ela é que apontará a necessidade de medidas de controle (incluindo a especificação dos EPI), as quais deverão estar citadas nos Procedimentos das Tarefas, e estes inseridos no Prontuário da Instalação. Ver itens 10.2.4 a), 10.2.4 c), 10.2.6, 10.2.7 e 10.11.1 da NR-10.
Quem tem que fazer uma apr é o TST pois quem vai executar o trabalho não se preocupa em usa epi e nem epc ,nem lider de serviço tem que fazer isso é o TST .
Opa! Jóia Humaitá beleza? existem dispositivos que fazem esta identificação com muita facilidade um exemplo bem simples é a caneta detectora de tensão Humaitá beleza, obrigado por nos prestigiar!
e possivel levar duas fases e um neutro numa instalação elétrica? tipo fase no neutro, e ao mesmo tempo fase no mesmo neutro com a tomada e o interruptor separado?
Eae Henrique, blz? Estou com uma dúvida cruel aqui rsrsr. Fui aprovado no CEFET aqui de BH em técnico de eletrotécnica (curso de noite) e no SENAI em aprendizagem industrial de eletrônica (curso de tarde). Estava querendo fazer os dois, pois gosto das duas áreas, porém queria saber se eu fizer os dois cursos terei mais "chance" de conseguir empregos melhores ou na área de automação. Também queria saber se o curso técnico de eletrotécnica é "cansativo" e é melhor eu optar por só fazer ele. OBS: Faço ensino médio de manhã.
olá tudo bom ,tudo vez que vou fazer uma manutenção elétrica na casa de um cliente a pessoa começa a né zuar quando eu desligo o qdc pra fazer o serviço o que eu devo fazer nessa situação? vlw um forte abraço!!
uendell de abreu lopes Voce deve informar que tem pontos que nao se tem como manter o QDC ligado. Pode ser chave que se desarmo, ai voce tem que ligar desligar para constatar que foi isso mesmo. Voce deve mostrar para o cliente o que pode e nao pode acontecer com o QDC ligado e desligado para o risco de sua vida e do cliente. Relaxa que tem muitas pessoas que é assim, mesmo, mais quando voce mostra pra ela a real noção do perigo, ai sim ela cai na real. Abraços meu querido.
Mostra por seu cliente o risco que corre trabalhando em local energizado, o bom profissional tem que mostra que conhece os riscos que corre e não correr o risco.
Síndico gosta de fazer gambiarras em condomínio extensões no improvisso para ligar luminárias de jardim e zeladores improvisam fios ligados direto em tomadas.
בְּסִיַּעְתָּא דִּשְׁמַיָּא Besiyata Dishmaya בס״ד B’’ D, “7. Si bien hicieres, ¿no serás ensalzado? y si no hicieres bien, el pecado está á la puerta: con todo esto, a ti será su deseo, y tú te enseñorearás de él.” Génesis 4; “10. Y verán todos los pueblos de la tierra que el nombre de Jehová es llamado sobre ti, y te temerán.” Deuteronomio 28; y “22. Y llamándolos Josué, les habló diciendo: ¿Por qué nos habéis engañado, diciendo, Habitamos muy lejos de vosotros; una vez que moráis en medio de nosotros?” Josué 9, Biblia en castellano Reina-Valera 1909. תוּמִים Tumin, אוּרִים Urim, ‘Adonoi’, ‘Elohim’, ‘Y H V H’, ‘Misericordioso’, “Inspira-nos para que possamos compreender e discernir, perceber, aprender e ensinar, Observando, fazendo e cumprindo amorosamente as instruções de ‘Tua Torá’” Coleção Judaica, 1967 “Que D'us te abençoe e te guarde! Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)! Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!” yevarechecha ‘Elohim’ veyishmerecha, יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ Besiyata Dishmaya, בְּסִיַּעְתָּא דִשְׁמַיָּא barukh shem kevod malkhuto le-olam va-ed בָּרוּךְ שֵׁם כְּבוֹד מַלְכוּתוֹ לְעוֹ
Não é correto que a "análise de risco seja feita por executantes", uma vez que ela exige mais do que saber executar a tarefa. E como dito, se o técnico de segurança não tiver conhecimento técnico, como ele poderá "ajudar"? Portanto, a análise deve ser feita por profissional habilitado, conhecedor dos riscos, por vivência ou adquirido por estudo, uma vez que ela é que apontará a necessidade de medidas de controle (incluindo a especificação dos EPI), as quais deverão estar citadas nos Procedimentos das Tarefas, e estes inseridos no Prontuário da Instalação. Ver itens 10.2.4 a), 10.2.4 c), 10.2.6, 10.2.7 e 10.11.1 da NR-10.
Boa noite!
Quero parabenizar pela aula de Análise de Risco.
Sou Técnico em Segurança do Trabalho á 14 anos com especialização na área de elétrica.
Apenas um aviso as pequenas empresa de elétrica também precisam realizar suas Análises de Risco e seu PPRA ( Programa de Prevenções de Riscos Ambientais) se precavendo de qualquer abordagem do MTE.
Muito boa esta informação, obrigado por disponibilizar seus conhecimentos com nosso canal.
Explicação detalhada e clara. Perfeita. Obrigada.
Muito bom, o APR devia ser usado para todas as atividades que envolvem riscos.
Só que na pressa ou por preguiça, já reparei que alguns fazem um cópia de APRs anteriores e nem pensam direito nos riscos, esquecem de aterramentos e suas medições, mudam a forma de execução da tarefa em cima da hora e etc.
Outra coisa igualmente importante é o direito de recusa da tarefa. Na prática, o povo fica pressionado psicologicamente em assinar logo o APR com medo de perder o emprego ou criar atrito com a chefia, mas tem que ter a cabeça no lugar e saber dialogar pois é a sua vida que está em risco.
Com certeza, é preciso mostra o quanto profissional é.
Parabéns pela explicação, ajudou muita a mim.
ótimo fala sobre o proficional antônimo em relação a uma aposentadoria já queletrabalha por contra própria
José do Nascimento Bezerra, muitíssimo obrigado! Valeu mesmo! Sugestão anotada! Obrigado por participar!
ESTOU CURSANDO TST , PARABENS PELO VIDEO
Importantíssimo, criar procedimentos, consolidar o automatismo prevencionista .
Temos vídeos novos às terças, quintas e sábados. Obrigado por nos assistir warley cesar!
Muito bom ano que vem vou fazer nr10 valeu amigo...👍
Muito obrigado ;-)
Otimas explicações da nr10 básico. 👍👍
Sempre conteúdo de grande valor!
Gostaria de um vídeo sobre Art eletrica.
Agradeço demais por nos assistir!
Ótimo Vídeo Henrique, parabéns!!!
Anderson Campos, ficamos contentes com sua mensagem! Obrigado
todas essas informações são necessárias para o efetuamento de qualquer serviço em eletrica
Valeu mesmo Vagner Araujo. =)
Bom dia. Como a própria norma, não ficou claro: ela diz "10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho. ". Então isso quer dizer que em uma indústria, um eletricista que trabalha em Manutenção Corretiva, verificando dezenas de problemas elétricos durante seu turno de trabalho deve preencher uma APR impressa e coletando as assinaturas do Encarregado, Técnico de Segurança, etc.? A norma não deixa claro que as "técnicas de análise de risco" se tratam de um documento oficial impresso e assinado. Como interpreta o caso citado e como as empresas estão tratando esse item?
Show
Otima explicação!!!Show
muito bom
Perfeito 📌
Henrique vi que vc colocou um vídeo falando a respeito de elétrica de avião, seria legal vc mostrar nem que seja meio que sem detalhes, um vídeo a respeito de parte elétrica de moto. seria legal
Valeu! Obrigado pela sugestão!
Verdade
MUITO BACANA OS VIDEOS DO CANAL POR ISSO JA SOU INSCRITO NELE/ so uma obs essas musicas de fundo as veses tem atrapalhado o entendimento ...não sei se o poblema sou eu ou tem mais alguem que sente,tirando isso nota 10...
Olá Henrique boa aula
Obrigado pela mensagem e pelo apoio.
Parabéns,excelentes videos.
Obrigado! Ficamos felizes em participar de seu aprendizado.
Muito bom esse vídeo!!!
Valeu pelo apoio Celestino jose pereira!
Sr:sabe aquele dispositivo que fica monitorando a temperatura do trafo aonde eu trabalho o mesmo a pagou fiz a verificação no QGBT porém sem anomalias.sera que queimou
olá, teria como você fazer um vídeo sobre ART de um eletrotécnico, tipo como faser, pra que serve, quanto custa e quanto devemos cobra ...
Hailton Alves, vou anotar aqui nas sugestões e assim que possível eu falo sobre este tema.
Mundo da Elétrica ok, desde já agradeço!
Sempre a disposição
feliz natal abençoado! Enrique, aqui no RJ a madame me pediu para ver a instalação segundo ela tava queimando os aparelhos. quando abri o QD não tinha ATERRAMENTO, NEM DPS, INSTALAÇÃO ANTIGA... PIOR FOI FEITA POR UM ENGENHEIRO DÁ PARA ACREDITAR? E OS ELETRODUTOS NÃO PASSAVA NADA BEM MAL DISTRIBUIDOS E FINOS. E AI MESTRE QUE FAZER? PERDER ESSE DINHEIRO NESSA CRISE? rsrsrs
Oi Nildo Freire, como tem passado? fica muito longe pra mim, faça um trabalho de qualidade para sua cliente Obrigado por nos apoiar Nildo Freire!
vídeo super educativo
Muito obrigado ;-)
muito bom.. vou para uma indústria fazer a parte prática, e acabei de terminar na parte teórica, n adiquirir todo o conhecimento necessário embora tive dificuldades de entender. Agora indo pra prática na empresa, vou encontrar muitas dificuldades?
Olá, como tem passado Danilo Teixeira? se não adquiriu vai encontrar bastante dificuldade, mas se tiver empenho humildade em perguntar quem saiba do assunto com o tempo vai se tornar um profissional completo Agradecemos por nos assistir Danilo Teixeira!
Vlwww muito obrigado, bom trabalho!!
=)
Avaliação de Risco é a mesma coisa que APR?
Gostaria muito que vc explicace como funciona o arco elétrico e como fazer pra evitalo pra nossa segurança desde já agradeço
Vídeo muito bem elaborado, só faltou a ilustração.
prof. Henrique, poderia tira uma dúvida minha. em relação a "fator de demanda".
quando calcula o fator de demanda de cada circuíto, o fator de demanda vai serve só pro fornecimento, e a corrente total da casa?
ou ao encontra o fator de demanda em cada circuíto eu pego ele é vou encontra a corrente de cada circuíto??
O fator de demanda é disponibilizado pela concessionária da sua região, o calculo é feito para saber qual disjuntor vai ser o de proteção para todo seu circuito nosso vídeo com o link a seguir. pc__mktqY5s
Faz vídeos sobre cuidados com energia
Não é correto que a "análise de risco seja feita por executantes", uma vez que ela exige mais do que saber executar a tarefa. E como dito, se o técnico de segurança não tiver conhecimento técnico, como ele poderá "ajudar"? Portanto, a análise deve ser feita por profissional habilitado, conhecedor dos riscos, por vivência ou adquirido por estudo, uma vez que ela é que apontará a necessidade de medidas de controle (incluindo a especificação dos EPI), as quais deverão estar citadas nos Procedimentos das Tarefas, e estes inseridos no Prontuário da Instalação. Ver itens 10.2.4 a), 10.2.4 c), 10.2.6, 10.2.7 e 10.11.1 da NR-10.
MDS, cara tu me ajudou de mais em.
parabéns, muito bom
Obrigado por participar!
Mais uma aula boa
poderia ter feito uma apr como modelo ficaria mais facil
👏👏
Quem tem que fazer uma apr é o TST pois quem vai executar o trabalho não se preocupa em usa epi e nem epc ,nem lider de serviço tem que fazer isso é o TST .
como identificar fase e neutro numa rede baixa em um poste?
Opa! Jóia Humaitá beleza? existem dispositivos que fazem esta identificação com muita facilidade um exemplo bem simples é a caneta detectora de tensão Humaitá beleza, obrigado por nos prestigiar!
e possivel levar duas fases e um neutro numa instalação elétrica? tipo fase no neutro, e ao mesmo tempo fase no mesmo neutro com a tomada e o interruptor separado?
Diego Javier deve se seguir as normas para separar os circuitos amigo.
Não ira existir diferença de potencial, sendo assim não possível fazer o desejado.
Correto alem da norma não permitir, também não é possível.
Muito bom!!!!
Obrigado Soraia Fernandes, temos vídeos novos todas as terças, quintas e sábados!
Poderia nos enviar um modelo de análise de risco?
Eae Henrique, blz? Estou com uma dúvida cruel aqui rsrsr. Fui aprovado no CEFET aqui de BH em técnico de eletrotécnica (curso de noite) e no SENAI em aprendizagem industrial de eletrônica (curso de tarde). Estava querendo fazer os dois, pois gosto das duas áreas, porém queria saber se eu fizer os dois cursos terei mais "chance" de conseguir empregos melhores ou na área de automação. Também queria saber se o curso técnico de eletrotécnica é "cansativo" e é melhor eu optar por só fazer ele. OBS: Faço ensino médio de manhã.
Lucas Marcucci tem grande chance de achar um emprego bom, mais empresas vêem bastante se o profissional tem experiência.
recomendo fazer estágios.
O emprego bom vai depender do seu conhecimento e aproveitamento nas oportunidade que receber.
Infelizmente são poucas as empresas que dão oportunidades.
Queria saber se a nr10 e a nr35 se enquadra na m116 e na m105
você é 10!
Valeu!
valeu , muito bom .✅
Fico muito feliz com seu comentário Marcelo Azevedo!
ola sou eletricista em fpolis sc me inscrevi para receber novidades
odilones gomes, seja bem vindo!!
olá tudo bom ,tudo vez que vou fazer uma manutenção elétrica na casa de um cliente a pessoa começa a né zuar quando eu desligo o qdc pra fazer o serviço o que eu devo fazer nessa situação? vlw um forte abraço!!
uendell de abreu lopes como seria essa zoação amigo?
Yago Aparecido M. S tipo eles falam que eletricista de verdade faz a manutenção com tudo ligado!
uendell de abreu lopes Voce deve informar que tem pontos que nao se tem como manter o QDC ligado.
Pode ser chave que se desarmo, ai voce tem que ligar desligar para constatar que foi isso mesmo.
Voce deve mostrar para o cliente o que pode e nao pode acontecer com o QDC ligado e desligado para o risco de sua vida e do cliente.
Relaxa que tem muitas pessoas que é assim, mesmo, mais quando voce mostra pra ela a real noção do perigo, ai sim ela cai na real.
Abraços meu querido.
Vlw obrigado que Deus abençoe!!
Mostra por seu cliente o risco que corre trabalhando em local energizado, o bom profissional tem que mostra que conhece os riscos que corre e não correr o risco.
Síndico gosta de fazer gambiarras em condomínio extensões no improvisso para ligar luminárias de jardim e zeladores improvisam fios ligados direto em tomadas.
Tudo tem seu comeso e fim
vai ter live hj ne ?
Já teve ;-)
Fala vocês que veio através do professor Marcos Luiz tbm kkkkkk
Parabéns pela aula...
💬💡
sou eletrotcnico da uma aula na manutençao em industrial blz estou começando na area tenho 47 anos
Faz outro vídeo com mais detalhes sobre área de eletrotécnica.
Vamos tentar! Obrigado por particiapr!
Eu só autônomo
בְּסִיַּעְתָּא דִּשְׁמַיָּא
Besiyata Dishmaya
בס״ד
B’’ D,
“7. Si bien hicieres, ¿no serás ensalzado? y si no hicieres bien, el pecado está á la puerta: con todo esto, a ti será su deseo, y tú te enseñorearás de él.” Génesis 4;
“10. Y verán todos los pueblos de la tierra que el nombre de Jehová es llamado sobre ti, y te temerán.” Deuteronomio 28; y
“22. Y llamándolos Josué, les habló diciendo: ¿Por qué nos habéis engañado, diciendo, Habitamos muy lejos de vosotros; una vez que moráis en medio de nosotros?” Josué 9, Biblia en castellano Reina-Valera 1909.
תוּמִים
Tumin,
אוּרִים
Urim,
‘Adonoi’, ‘Elohim’, ‘Y H V H’, ‘Misericordioso’,
“Inspira-nos para que possamos compreender e discernir,
perceber, aprender e ensinar,
Observando, fazendo e cumprindo amorosamente as instruções de ‘Tua Torá’” Coleção Judaica, 1967
“Que D'us te abençoe e te guarde! Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)! Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!” yevarechecha ‘Elohim’ veyishmerecha, יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ Besiyata Dishmaya, בְּסִיַּעְתָּא דִשְׁמַיָּא barukh shem kevod malkhuto le-olam va-ed בָּרוּךְ שֵׁם כְּבוֹד מַלְכוּתוֹ לְעוֹ
*que ele...
=)
A convivência é nova O que é o eletricista é pode pegar doença pode ser que exista mais novo mais velho que cura
*joao victor andrade amorim* não entendi bem, poderia me explicar 😎
Não é correto que a "análise de risco seja feita por executantes", uma vez que ela exige mais do que saber executar a tarefa. E como dito, se o técnico de segurança não tiver conhecimento técnico, como ele poderá "ajudar"? Portanto, a análise deve ser feita por profissional habilitado, conhecedor dos riscos, por vivência ou adquirido por estudo, uma vez que ela é que apontará a necessidade de medidas de controle (incluindo a especificação dos EPI), as quais deverão estar citadas nos Procedimentos das Tarefas, e estes inseridos no Prontuário da Instalação. Ver itens 10.2.4 a), 10.2.4 c), 10.2.6, 10.2.7 e 10.11.1 da NR-10.