A Filosofia Sankhya - Purusha e Prakriti
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- Este vídeo apresenta uma introdução à filosofia Sankhya indiana, abordando seus conceitos fundamentais: Purusha (a essência do ser humano) e Prakriti (a natureza). Purusha é a resposta proporcionada pelo Sankhya à pergunta: "Quem sou eu?". Trata-se de uma visão do ser humano completamente diferente da que é oferecida pela filosofia ocidental e que é fundamental para se compreender os aspectos mais profundos do Yoga tradicional indiano, sintetizado por Patañjali na sua obra Yoga-Sutra. Este vídeo foi produzido pela equipe Shri Yoga Devi (www.shri-yoga-d...) e tem narração de Roberto de Andrade Martins. O fundo musical é "Dhun Kafi", por Ravi Shankar, do álbum "Music of India": • Video Veja outros vídeos de nosso canal, sobre temas relacionados com o desta apresentação.
Nosso site: www.shri-yoga-d...
Nosso Facebook: / shriyogadevi
Excelente! O vídeo é a resposta das minhas ponderações. Eu sou grato por esta sabedoria. 😌🙏✨
Nossa ! Tanto já estudei, mas somente após esse vídeo, pude realmente entender. Gratidão pelo seu tempo e generosidade em compartilhar conosco.
Muito obrigado pelo vídeo... Sonhei com esse termo e vim procurá-lo... Faz todo sentido e casa com minhas buscas e experiências atuais...
Os 5 koshas:
- Annamayakosha (Corpo físico);
- Pranamayakosha (Corpo energético);
- Manomayakosha (Corpo da mente, dos pensamentos e sentimentos);
- Vijnanamayakosha (Corpo da sabedoria);
- Anandamayakosha (Corpo da bem-aventurança).
🙏
Parabéns pela produção e divulgação do vídeo.
Eu estava com uma certa dificuldade de compreender o Samkhia, já havia feito várias leituras, mas não conseguia alinhar os conceitos. Obrigada por esclarecer com muita propriedade um assunto tão rico e importante! Gratidão!
gratidão, agora deu para entender.
Gratidão infinita. Em busca de encontrar o imutável.❤
Gratidão pela Aula... Professor💖🌹🎶
Namastê🙏🏿
Eu que agradeço
Gratidão
Muito obrigado
Buscava informações sobre a relação entre hinduísmo e yoga e essa explanação foi uma das que mais satisfizeram a minha necessidade desse conhecimento. Namaste! Gratidão, Satyãnatha!
Excelente sua visita aos vídeos do canal. 🙏🕉
Que explicação magnífica, gratidão!
Gratidao!!!
Foi umas das palestras mais elucidadoras que já ouvi.
Maravilha
A melhor das explicações.
excelente
Um mestre Zen diria que Purusha não é um estado alterado de consciência, mas um estado natural de consciência, pois existem muitos níveis de samadhi e isso também é Prakriti. Buda realizou todos os níveis de Samadhi, mas isso ainda não era aquilo que ele buscava, só quando se realizou no nirvana(que significa cessação do ego) é que ele entrou em estado natural de consciência, pois o Nirvana é a nossa natureza real, aquilo que está sempre presente, mas que a gente não vê pois estamos imersos nos véus Mayavicos.
Excelente video.Parabéns pela clareza e objetividade em apresentar conceitos tão complexos.
Maravilhoso 🙏🏻 Gratidão ✨
Nós que agradecemos!
Muito bom vídeo, esclarecedor!!!!!
Uauuuuu Gratidão!! Me ajudou elucidar mais ainda!!!
Não entendo a filosofia Sankhya. Ainda não realizei estudos nessa área. Considerei a explicação como um bom início para estudos. Muito Obrigada!
Excelente resumo! Muito claro e bem explicado!
Excelente explicação!Deixo aqui minha gratidão.🙏
Grata pela explicação! Super didático, excelente!
conclusão: estamos na matrix !! alguém mais saiu com a cabeça latejando do vídeo? kkk amei, mas é muito para se absorver !!
MUY BELLO OBRIGADA
Muito bom, gratidão
Eu que agradeço
Excelente explicação! 🙏🙏
É incrível como a Filosofia Samkhya se aproxima do Aristotelismo, ao passo que o Vedanta é muito próximo ao Platonismo.
Breno Baral. Platão e Aristóteles vieram depois!!
Sim, mas não falei de ordem cronológica. Falei da substância do pensamento, que são parecidos talvez pela fonte que é a SOPHIA PERENNIS, concebida internamente.
No caso do Vedanta, Shankara veio bem depois de Platão, já em nossa era.
Mas há que lembrar que a Filosofia grega vem do pitagorismo, que por sua vez vem do Orfismo; sendo que este último muitos autores sustentam que tem uma origem oriental.
@@Regiabh,
Realmente
Foram os gregos que beberam da filosofia indiana
gratidao.
Maravilhoso!
Parabéns, Excelente matéria para estudo, explanação clara. No entanto a música está com volume muito alto o q atrapalha a escuta. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Namastê
💕
Excelente explicação professor. 🙏
Agradeço Penha! 🙏🕉
Agora deu uma bugada na mente: aprendemos que o princípio masculino é ativo e o feminino, passivo. Em
Sankhya é o contrário?
Sim, Bruna, é o contrário. Essa ideia de que masculino=ativo e feminino=passivo é apenas um estereótipo de nossa cultura. Prakriti, o princípio feminino do Sankhya, é quem age e produz tudo. Purusha, o princípio masculino, é uma mera testemunha, um observador.
❤❤❤❤
Obrigado pelo video.
Que livros devo ler para começar a me aprofundar no sankhya?
Muitíssimo obrigado!
Bom demais!!
Pode passar a referência onde trouxe algumas dessas questões como Budhi sendo um "órgão" do corpo, Prakrti ser mutável e sobre a natureza masculina e feminina de Purusa e Prakriti?
Muito obrigado!!
Quando aparece a indicação de que a Buddhi é um órgão, não se trata de um órgão físico. Trata-se de um instrumento imaterial, assim como a mente (que não é o cérebro). Toda a abordagem mostrada no vídeo se baseia no Sankhya. Você pode consultar obras como a Sankhya Karika, por exemplo.
Qual seria a relação entre purusha e atman?
Bruno, nas Upanishads o atman é considerado como equivalente a Brahman. Porém, no Sankhya clássico (exposto na obra Sankhya Karika) não se admite a existência de Brahman, por isso, também não se admite o conceito de atman. Por outro lado, o Sankhya exposto em outras obras, como a Bhagavad-Gita, considera purusha como equivalente ao atman. No Yoga-Sutra de Patanjali, atman e purusha também são utilizados como sinônimos. Ou seja: dependendo da obra indiana antiga que você consultar, podem ser idênticos, ou não.
Sábia filosofia indiana! Gratidão pelos ensinamentos! Na perspectiva da filosofia Sankhya o que ocorre após a morte do corpo físico? Existe o desencarne? Existe alguma concepção correspondente a espírito desencarnado? Agradeço pelos esclarecimentos.
Everton o samkya e uma pequena parte da vastidao dos vedas. Os vedas tem concepcao de espirito desencarnado sim, no caso Manomayakosha seria algo bem proximo do que o kardecismo chama de perispirito
essa captação no inicio do Purusha seria a beatitude(Mahasukkha)?
Ótimo . Até vc colocar o robot. Que pena. ..
excelente explicação....mas o fundo musical poderia ser menos Prakhiti
excelente video¡¡ aclaro muchas dudas
Muito obrigado pelo video! É possível dizer então que a Sankhya é uma filosofia dualista, no sentido de existirem dois níveis distintos e autossuficientes de realidade?
A interação entre Purusha e Prakriti forma a realidade.
Purusha é o imanifestado, Prakriti é a manifestação. São consciência e matéria que juntas dão a nossa experiência. Da primeira interação surge Mahat, que é como a consciência universal. De Mahat (atmã) se densifica Buddhi e o Ahamkara, a consciência universal-humana, ou a fatia de consciência formadora do humano-ego e a própria experiência do ego. O ser humano é matéria e consciência, distinguir ambos é possível no campo da hipótese, mas na prática se afastarmos sua consciência da matéria, deixamos de ter um humano, tal qual Purusha e Prakriti não são autossuficientes e separáveis, mas partes do mesmo processo.
@@GuilherneBraccini entendi! Obrigado por esclarecer! Mas a prórpia analogia do ser humano demonstra a dualidade dessa filosofia, não? O conceito de ser humano só existe com a interação de corpo e mente. Mas após a morte a mente continua a existir independente do corpo e este tbm continua independente da mente. "Humano" é só um conceito como podemos ver... minha dúvida era essa, se Prakriti e Purusha são "entidades" distintas que ao se interagirem criam a realidade, ou se são a mesma coisa vista de pontos de vista diferentes.
Oie. O Sankhya se estabeleceu enquanto filosofia entre o século VII e V a.C. O texto remanescente, considerado tradicional, sobre esta filosofia é a Sankhya Karika, que é de aprox. século IV d.C. Basicamente, é possível dizer que o Sankhya sofreu alterações, pois na Sankhya Karika, é uma filosofia dualista sim, e purusha é único, ou seja, é o mesmo purusha em todos. Já em outras versões do Sankhya, é possível encontrar purusha e prakrti como princípios que se combinam e formam um só, e purusha como sendo individual, um para cada ser. O mesmo ocorre com o número de tattvas, que na Sankhya Karika são 25, mas em outras versões podem ser menos ou mais. Assim, quando alguém fala sobre Sankhya, seria importante saber em que texto ele se baseia.
Purusha seria igual a Atma?
A resposta não é simples. Depende do texto estudado. Na Bhagavad-Gita, são sinônimos. Na versão do Sankhya exposta na obra Sankhya-Karika, não se fala sobre o Atman e pode-se entender que não são equivalentes.
Gratidão! Vídeo ótimo!
Agradeço!
Uma pena a música de fundo atrapalhar tanto. 😢
Alê, esta é uma versão antiga do vídeo. Veja esta outra versão, onde a música foi eliminada: ruclips.net/video/JpNVcHF7Gto/видео.html
@@ShriYogaDevi que maravilha, muito obrigada por compartilhar. ☺️
Anywhere i can find english subtitles?
I'm sorry, Sujeevan, we don't have an English version, only the Portuguese video. But thank you for your interest, and we'll try to post future videos with English subtitles.
Material excelente! Muito bem explicado! Obrigada!
Nós que agradecemos!
excelente
excelente