Uma coisa que eu gosto dizer aos meus colegas: habilidade não é só saber programar! Habilidade é também saber lidar com esse tipo de problema. Eu considero isso uma soft skill. Você conseguir não se desgastar assim, é uma habilidade importantíssima pra sua vida! A famosa frase que eu gosto de usar: existem dois tipos de problemas, os que são meus e os que não são meus. Sabendo lidar com isso, você ganha bem e não fica infeliz.
O problema é que a maioria dos profissionais ruins classifica tudo na segunda categoria. Mesmo sendo os próprios autores da maioria dos problemas que acabam sempre nas mãos de outros...
Dica a quem ler: As pessoas, na sua imensa maioria, só querem seu próprio bem. Muitos "relatos" são mais para ganhar visibilidade ou desistimular a concorrência. Pesquise bem e siga seu caminho. Boa sorte!
Acredito também que varie de caso pra caso, vai meu relato: TL;DR - Comecei a trabalhar para o exterior em julho de 2021 para uma empresa de outsourcing baseada em El salvador, o contrato em si era super generalista me dando zero segurança em relação a estabilidade do emprego (o que me fez manter meu trabalho do Brasil por mais uns 6 meses até sair), porém sempre me pagaram direito, por mais que o salário não fosse tão bom, pelo meu nível na época era o dobro do que eu conseguiria receber aqui no BR. Quando fiquei sem projetos, me deu um pouco de medo, o que me fez procurar outra oportunidade (depois de 2 meses, recebi uma ligação do teams e fui demitido 🤡, sorte que ja estava em outra empresa) - A segunda empresa (minha atual, based in San Francisco) de longe é a melhor empresa que já trabalhei na vida (5 anos de experiência), super organizados, nenhuma cobrança absurda, sempre preocupados com work-life balance, meu gestor direto é super humano e competente, tenho planos de me mudar ano que vem pra Holanda, não fosse isso eu faria carreira facilmente na minha empresa atual. Trabalho diretamente pra eles, porém eles usam uma empresa intermediária para contratação.
Eu posso dar um relato da minha experiência e é exatamente o oposto. Trabalho numa das maiores empresas de consultoria do mundo, somos 50k. A empresa oferece um bom salário e você segue o calendário do seu país, negociei as férias quando entrei, 15 dias em julho e 15 em janeiro mais 6 dias de Sick leave. A empresa oferece cursos de inglês, certificações e o mais legal é o business English Que é um bons motos em ambiente de trabalho tipo como dae feedback, como ser polido ao fazer uma crítica e o ambiente de trabalho é o melhor que já tive. O clima da empresa é sempre bom e todo mundo sela por isso. A empresa define um senior como alguém q não precisa ir no stackoverflow para resolver um problema então todo mundo conhece profundamente as ferramentas que trabalha. Você pode ser um mentor de um colega menos experiente e ajudar essa pessoa a se desenvolver.
Não quer dizer que nunca tenha que buscar na internet o problema que está passando mas em geral consegue resolver. A proposta é se especializar no stack que trabalha exemplo spring e GCP. Quando eu trabalhava no Brasil fazia projeto em Python, Java, typescript, Go etc. e ainda tinha q colocar em produção. Aqui não. Tem o DevOps que cuida da infra só preciso ficar nas minhas ferramentas. Exemplo eu uso o Apache beam há 1 ano e meio. Já li toda documentação dele difícil passar por algum problema q tenha q não tenha visto antes. Além disso se faz code review então vario probleminhas são pegos aí e a galera vai compartilhando aprendizado. Uma coisa que o pessoal sempre fala é “Don’t rush your self” Você pode fazer no seu tempo e com qualidade. Então acho q depende da empresa. Se for procurar uma empresa pra trabalhar pesquise pra saber se tem boa cultura.
Outra coisa é a carga de trabalho… aqui é bem menor. Eu estava numa empresa grande no Brasil e o projeto era sempre subdimensionado e cheio de Jr. como alguns jr produziam muito, mas as vezes com baixa qualidade, a empresa achava q valia a pena. No meu projeto só tem sênior e cada um é responsável pelo seu endpoint.
Aqui no Brasil sinto uma cultura bem forte de: "Burro bom, carga nele!". Acho que é até por isso que o pessoal que começa a trabalhar na gringa com uma expectativa de trabalho difícil, vê que não é esse bixo de 7 cabeças.
Trabalho pra fora via consultoria/outsourcing há dois anos, e já atuei em 4 projetos diferentes. Pra mim tem sido tranquilo, varia muito de cliente pra cliente. Fiquei um tempo em um projeto horrivel, não evoluia nada tecnicamente e meus colegas eram absurdamente incompetentes. Hoje em dia estou em um ótimo projeto, cercado de pessoas inteligentes e aprendendo muito, com muita autonomia. Uma coisa que percebi é que na pandemia estavam contratando sem critério, mas após os layoffs, só os bons ficaram.
Estou procurando oportunidades fora do país, também. Já notei que no Brasil há muito da "cultura" de não conseguir prospectar carreira e receber bem por isso; podem dizer que é viralatismo puro, mas já tentei de todas as formas esperar o melhor deste país e parece que há sempre uma guilhotina no fim. Já imagino que fora do país não será perfeito, obviamente que não; mas, por outro lado, aqui paga mal e exige muito. Se for para ser muito cobrado por algo, espero, pelo menos, ser bem remunerado em função deste cargo e atribuições.
Não trabalho para uma empresa dos EUA, e sim da UK. Bom, é o melhor emprego que já tive: salário bom, equity, 38 dias de férias por ano (dias úteis, não inclui fins de semanas). É muito bom.
Existem muitas plataformas como ARC, Turing, G2i, etc, que são especializadas em trabalho remoto e não tem nenhum tipo de "preferência geográfica", meu job atual consegui através da Arc.
O cara querer largar um trampo internacional com salário 2, 3x mais que o nacional só pra ter férias remuneradas, 13º e "benefícios" é uma criação clara do Estado Brasileiro, pqp. Mano, tu trabalhou um mês e já fez todos esses valores, estuda sobre gestão financeira, faz teus corres e aproveita, apesar dos "benefícios", CLT limita teus ganhos pelo fato do empregador pagar praticamente 2 salários (um pra você, outro pro Estado), se olhar bem pra como os estadunidenses trabalham e conseguir sintetizar a forma como gerenciam isso, vai ter uma visão muito mais real das coisas. Não temos educação financeira na escola, se pá nem nas faculdades caso você não faça um curso específico, mas o que não falta é conteúdo bom pra aprender sobre.
Oi Lucas, só uma atualização sobre férias no Brasil. Depois da reforma trabalhista de 2017 podemos dividir as férias em até 3 partes de qualquer tamanho. Então o que eu faço é tentar otimizar com feriados para deixá-la mais longa 😊 Tipo programo minhas férias para terminar na quinta, quando sexta tem feriado prolongado. Ou ela começar na terça-feira após feriado na segunda e etc. Vou fazendo isto até no total somar 30 dias. Então não precisa mais ser os 30 dias direito ou 20 direito e vender 10.
Trabalho em uma consultoria em Portugal, no Brasil trabalhei em 3 consultorias e todas rolavam muitas horas extras, uma pressão grande. Aqui tem pressão, mas não acontece horas extras, muito bem organizado, melhor consultoria que já trabalhei
Excelente vídeo! Também não esquento com problemas a ponto de não conseguir dormir. Desligo o computador e sigo a vida. Existe hora pra trabalhar e hora de viver. Não misturo. Claro que podem existir situações adversas e críticas que você pode precisar fazer horas de trabalho fora do normal. MAs se as situações adversas e críticas passam a ser frequentes algo está bem errado. Acordo de manha cedo, coloco minha canoa havaiana na água e vou remar vendo o sol nascer. Se tiver dando ondas, surfo de canoa. Esses momentos ninguém me tira. Só depois de dedicar um tempo a meu lazer e bem estar eu rodo a chave e começo o trabalho. No final do dia, desligo o notebook, dou um relax (banho, rango, sair, videos, estudo, etc) e vou dormir. Pra dormim bem é fácil. Ligo o foda-se e deito. Durmo que nem um urso no inverno.
fala galera, primeiramente parabéns Lucas Montano do canal Lucas Montano por mais um vídeo de qualidade. gostaria de saber do pessoal dos comentários: faz sentido empreender em T.I mesmo sem nunca ter atuado no mercado como desenvolvedor?
Eu trabalhei em projetos nos EUA, Já trabalhei em projetos Franceses e estou trabalhando a 2 anos em projetos Canadenses, e a minha experiência com isso é, dependendo do país que vc trabalha a cultura da empresa vai ser totalmente diferente, se vc tiver sua primeira experiência para uma empresa americana, e acha que todas as experiências internacionais são as mesmas, vc está muito errado.
Garanto pra você que mesmo dentro de um único país, mesmo dentro de uma mesma cidade ou até no mesmo prédio, as empresas destoam muito de uma para outra. E de uma maneira geral, salvo pouquíssimas exceções, todas elas vão proporcionar experiências ruins, umas mais outras menos. O mercado de trabalho em si costuma exigir com que as pessoas mostrem o seu "pior lado" para poder galgar posições melhores e isso se reflete em todos os níveis de atuação.
Trabalho há 3 anos para uma Startup de LA, Califórnia, quase 40 pessoas. Compensação em USD, CNPJ ME. Trabalho incrivelmente flexível. Pessoal bacana demais. Me evolui muito e contiinuo aqui. Quanto mais vejo relato de outras empresas, mais sinto vontade de não sair daqui de tão tranquilo que é trabalhar
@@viskszRecrutador no linkedIn. Comecei com uma empresa latina intermediando o contrato mas depois mudamos pra ser direto. Época de pandemia tava um absurdo, todo dia recebendo mensagem no LinkedIn de vaga… atualmente não é mais assim, portanto muito mais difícil achar vaga bota teu LinkedIn na “versão” inglês também, assim teu perfil aparece mais para os recrutadores. O meu foi assim.
o que eu entendi desse texto foi; ganho muito bem, a empresa de trabalho me da uma boa visualização no mercado e recebo muitas propostas, não cuido da minha vida e fico falando mal dos meus colegas ao invés de me concentrar no meu trabalho, não quero tarefas difíceis, mas quero ganhar muito por não fazer nada
Trabalho a 1 ano para uma empresa dos EUA, consultoria, vale a pena, salário alto comparado empresas do Brasil , cobrança similar empresas do Brasil , porém mexo com tecnologia antiga, tenho que estudar por fora, a maior dificuldade foi os testes pra entrar na empresa, mas a real é que vc nao usa nem 20% do que é exigido nas entrevista.
@@visksz cara, toda mudança é difícil no começo, mas consegui me adaptar bem, não precisa de inglês fluente, mas precisa saber se comunicar, se expressar e entender o que eles falam, tem que ter foco e continuar estudando por fora, até hoje continuo fazendo aulas particulares de inglês.
Hoje eu trabalho para uma consultoria que é internacional apesar de o contrato ser 100% nacional. Acho que o argumento do cara no post é até válido, mas também é muita historinha e choro. Toda consultoria cobra caro na cabeça para ceder um recurso para uma empresa, não precisa ser necessariamente em dolar para ter essa diferença. Um exemplo que já vi em uma empresa que trabalhei e contratava consultorias; um analista funcional que ganhava entre uns 6~8k, a consultoria ofertou alocação do profissional em duas semanas cobrando uns 60k Reais. O lucro da consultoria é o serviço prestado, gestão de pessoas, expertise, e é aí que ela faz o preço próprio para cada coisa obviamente. NISSO, é claro que também estão os custos para manter o profissional alocado. É a mesma coisa que você ter um negócio próprio e definir uma precificação sobre o seu trabalho. Quando você ganha consciência que o seu trabalho pode valer muito e percebe que as pessoas pagam por isso, pq não cobrar? (ou NEGOCIAR um salário melhor) A diferença é que estando na consultoria, naturalmente você não vai receber o repasse proporcional. Você é um recurso que foi ofertado pela consultoria e então provavelmente vai ter um salário definido sempre como funcionário da consultoria, não da empresa para onde você será alocado (assim como se você tivesse um serviço de body shop e contratasse os devs para atuarem pela sua empresa, você também não faz o proporcional, mas pode pensar em bonificações, por exemplo sobre desempenho). A galera é muito ingênua. PS.: Fora que o cara não sabe nem escrever e quer debater lógica de valor sobre serviço prestado kkkkk
Esse cara aí não entendeu a dinâmica do trabalho da gringa. Eu trabalho assim e com todo mundo que conversei tivemos a mesma conclusão. Na gringa ninguém assume bronca com medo de errar e só faz o suficiente ou o que é pago pra fazer, e É ISSO . Ficar puto só vai te deixar estressado, nao vai mudar isso, principalmente se essa pessoa tiver visto vinculado a empresa. O que nos resta é entrar na dança ou procurar outro lugar, pq muito difícil ter promoção. Eu trabalho com um monte de “cara foda” no currículo mas que no dia dia não toma rédia de nada , pqp que raiva que tenho.
Salve Lucas beleza ? Você podia fazer um video indicando bons lugares para aplicar para o exterior, estou procurando há algum tempo e só encontro essas empresas de outsourcing que claramente são uma furada kkk
@@thaysprado8799 Empresas de outsourcing são organizações especializadas que fornecem serviços terceirizados para outras empresas, assumindo responsabilidades específicas em áreas como tecnologia da informação, recursos humanos, contabilidade, atendimento ao cliente e muito mais. O objetivo é permitir que as empresas se concentrem em suas principais competências, enquanto as tarefas secundárias são delegadas a especialistas externos.
salve Lucas, estou começando na programação e decidir tentar ir pro Mobile, vou aprender Kotlin, queria saber se tem algum livro que pode ajudar nessa carreira, algo que tu possa indicar.
Eu trampo como Fullstack(Mobile, Front e Back) p uma software house de Austin, Texas a mais de 1 ano e cara, é sensacional! Eu havia trampado em duas empresas br antes de entrar na minha atual empresa e tive serios problemas nas duas, a primeira tendo um Senior q me cobrava mais do q os outros Devs pq eu vim da UFRJ ent deveria ser melhor do q eles q estudaram numa "uniesquina" e na segunda empresa, exigiam demais de mim (papo de entregar um ecommerce p um cliente em uma semana). E quando eu cheguei nessa minha atual empresa, eu fiquei impressionado com tamanha organização e prazos reais p projetos, hj em dia eu n me mato de trabalhar igual antigamente mas ainda sim faço um bom trabalho e tento entregar smp antes do prazo, e cara esse meu ultimo ano foi maravilhoso, consegui fzr projetos paralelos, estudar bastante sobre IA's, consegui tempo p estudar Ruby on Rails e Kotlin, alem de eu estar recebendo quase 5 vezes oq eu ganhava antigamente.
Trabalho desde 2014 com galera na gringa e vi muitos cenários. Tem pra todos os gostos. TLDR: Guardem dinheiro, façam seu pé de meia e vivam tranquilos. Só do seu salário ser muito maior em relação ao BR, já compensa. Empresa ruim tem em todo lugar, e não falta lá fora também! Claro que já passei por projetos espetaculares com galera gente boa, organizados e prazos respeitosos. Porém também já passei por empresas que brigam feio com algumas pérolas BR kkkkkk Empresas dos EUA tendem a micro-gerenciar mais. Passei por lideres que mandavam mensagens fora de hora, muitas abusivas, tanto que as deletavam para não deixar evidências. Também passei por líderes que reescreviam projetos "pq não gostaram da forma como vc escreveu" e faziam guerra aberta contra programadores LATAM/indianos. Exemplo: Recentemente, prestei consultoria para um empresa dos EUA, onde em 10 meses me tornei responsável por 5 das 25 features da empresa ( o único a ter mais features que eu era o próprio CTO, dentro de um time de 12 devs. Eu tinha mais projetos no nome que meu líder! ). Mas nem tudo são flores. A empresa no geral é razoavelmente nova, mas sofre com desorganização e dificuldade em transformar feedbacks em ações. Mesmo assim tudo ia bem, até que no último mês de empresa, percebi algumas coisas estranhas acontecendo, como meu lider colocar feedbacks que eram guias de como se tornar um dev copiados de um prompt de ChatGPT ( não é zoeira ) na plataforma de feedback da empresa gringa, além de me "bloquearem" de eventos oficiais. Sou sempre transparente nas relações e quando questionei esses acontecimentos, nada me responderam. Fiz vários prints dessas conversas e feedback e enviei a minha gerente de conta da consultoria, que foi pega de surpresa, pois todos os feedbacks recebidos nas reuniões das empresas eram positivos. Não deu outra: Alguns dias após alertar a minha gerente, ela me chamou após a reunião mensal de feedback das empresas para informar que os gringos iam romper meu contrato. A reunião foi agressiva, gringos vindo com tudo para intimidar a gerente e não cumprir as claúsulas de quebra de contrato. Estavam apenas esperando o lançamento de uma das maiores features do ano, que estava sendo desenvolvida por mim, para me demitir. A ironia é que a feature estava pronta há mais de 2 meses, mas por incompetência do alto escalão da empresa, ela ficou parada por um mês, e mais tarde, sofreu alterações na regra do negócio. Como o bicho era grande e ninguém queria pegar a bucha, também não podiam terminar meu contrato. Essa empresa, que se diz "humanizada", sequer me enviou uma mensagem comunicando. CTO, POs, líder, RH, ninguém. Apenas soube que seria desligado pela conversa com a gerente de contas da consultoria. Mesmo assim, continuei trabalhando por mais 2 dias, sem que ninguém sequer falasse comigo, até que me tiraram completamente o acesso de tudo. Infelizmente ao perder o acesso aos repositórios da empresa, perdi também um histórico gigantesco de contribuições nas ferramentas no Github, muitas open source, tornando minha existência como dev nos últimos meses quase nula, já que dediquei muito tempo a desenvolver as ferramentas da empresa e deixei meus projetos de lado. Moral da história: Faça seu trabalho bem feito e com seriedade, mas não esqueçam de cuidar do seu pessoal tbm.
11 месяцев назад+4
Trabalhar pra gringa é vida, life change pra varias pessoas... é só saber negociar que fica bom pra todo lado. Trabalho em startup, 15 dias PTO, feriados gringos ou BR, saláro bom, On call rotation e é isso, zero stress.
Ei man, Eu sou desenvolvedor com 2 anos de experiência ("Junior"), mas to me preparando para trabalhar para os EUA ou Europa. Gostaria de saber como é o contrato de trabalho remoto para as empresas americanas? onde eu posso ficar po dentro dos direitos e da lei americana trabalhista? o que eu preciso ficar atento sobre o trabalho remoto com os EUA e tal?
11 месяцев назад+1
@@McLovinJoe Cara o contrato é como se fosse PJ para o Brasil, mas um PJ com alguns beneficios. Eu acho que o que tem que ficar atento é ver se PTO está no contrato, data de pagamento, validade do contrato... acho que deve olhar as msm coisas que vc olharia em um contrato no BR. Eu não sei como são as leis trabalhistas americanas e também não sei se elas se aplicariam a mim por exemplo, creio que apenas as leis brasileiras tenham validade.
@ A Blz, então é avaliar e solicitar um contrato. E o Inglês, é de boa?Eu consigo entender e escrever em inglês, só me quebro as vezes para construir frases e falar ( Ainda não sei falar naturalmente ).
11 месяцев назад+5
@@McLovinJoe o jeito que achei mais facil para apriomorar o ingles foi começando a fazer entrevistas em ingles. Acho que é o melhor caminho... estude estrutura de dados , complexidade de algoritmos , Big O e td relacionado a isso que voce vai se dar bem.
escolhi kotlin com minha linguagem pra se aprofundar, e estou estudando ingles junto, comecei um bootcamp de kotlin tbm e quando acabar pretendo fazer alguns projetos pessoais, e a primeira coisa q vou fazer dps é aplicar as vagas no exterior como junior. tomara q o mercado esteja mais leve ano que vem... abração Lucas do canal Lucas montano aushsahuashuhuasas
Esse negócio de "as empresas do exterior são mais exigentes" não faz o mínimo sentido na minha experiência. Os caras são bem abaixo da média de competência de um programador BR.
Lucas, seu canal precisa de SEO, eu já me inscrevi, ativei tudo, me desenscrevi , pra reinscrever de novo, e nunca vem nenhuma notificação pra mim, ao contrario dos outros canais kkkk
Acho que o problema não é se comparar aos funcionários que já trabalham na empresa, mas sim, aos outros candidatos de diversos lugares do mundo e com experiencia superior, afinal, 5k dol é um bom salário, seja pro brazileirin pleno, seja pro indiano com 15 anos de xp e doutorado.
Você pode negociar as suas férias no contrato. A minha empresa é americana e eles são acostumados a trabalhar com pessoas de outros países. Então eles respeitam calendários locais e férias de 30 dias. O que pode acontecer é que como você vai receber um salário alto eles vão negociar exemplo 96mil dólares por ano eles quererem descontar os dias… você pode colocar 30 dias de férias. Eles podem pedir para ser 15+15 Ou incluir o sick leave nisso.
Video maneiro, mas aí... Tô louco pra saber sobre o Q*, me inscrevi no seu canal por causa da sua análise sobre a demissão do SEO da openai, e achei a mais sensata e verdadeira de todas. Cansado das especulações vazias de outros canais sobre o Q*, até ativei o sininho esperando algum vídeo seu sobre o assunto. Mas parece que nem tu. Tô aqui morrendo de ansiedade a espera da skynet. É o segundo vídeo seu que ao ver a notificação, meu coração se enche de alegria, mas logo em seguida me frustro kkkkk O mesmo está acontecendo todas as manhãs a cada newsletter do Deschamps. Se vocês não me darem algo real sobre o Q*, acho que vou ter que procurar tratamento.
no final, a unica coisa comum entre todas as oportunidades no exterior é que vão pagar mais por serem em outras moedas.. de resto varia de empresa para empresa como em qualquer lugar
Adiciono um extra neste discussão: Porque tu quer esta vaga remota pra gringa? Tu somente quer ganhar mais OU tu tem outras intenções? Eu quando comecei à trabalhar pra fora (2015) eu tinha 3 metas, onde a grana que eu iria ganhar era menor delas. Primeiro, eu encarei este desafio como uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Dentro desta maratona, meu foco inicial era aprender/aperfeiçoar o inglês (motivo 1); trabalhar 100% remoto ganhando em dólar para poder colocar meu plano "ir embora do Brasil" em prática (motivo 2); e somente por fim tentar ganhar um pouco mais (motivo 3). No fim das contas, meu salário inicial nem foi tão melhor assim, mas em pouco tempo eu percebi que eu era muito melhor que os gringos (o brasileiro mediano é muito melhor que o gringo mediano), e fui pulando de galho em galho, oportunidade em oportunidade, até conseguir minha cidadania canadense e ganhar um salário que eu nunca sonhei na vida em ganhar. Agora, 8 anos depois, estou iniciando um novo processo imigratório para poder dar mais um outro salto financeiro na carreira. Tudo isso sem nunca ter completado um ensino superior e ter começado lá naquele primeiro "emprego pra fora" com um inglês de quem somente via Friends com legenda. Nem tudo é dinheiro, mas tudo passa pelo dinheiro. Saiba quais são teus reais desejos e metas de vida/carreira, e use o teu trabalho como ferramenta para chegar lá. E por fim, não caia nas fantasias criadas nos últimos anos que "programação dá dinheiro fácil". "Quem vê close, não vê corre" já diriam os xóvens de hoje em dia.
@@wuhan6714 EUA. Não considero melhor que o Canadá em vários aspectos que se acha facilmente na Internet (polarização política, violência, sistema de saúde, xenofobia, ...). Por exemplo: Canadá é um país onde é difícil ficar rico, mas se consegue viver muito bem (o que de um ponto de vista de sociedade é excelente, deveria ser uma norma mundial). "O rico não é tão rico, o pobre não é tão pobre". E existem vários outros fatores que quem gosta do Canadá poderia jogar fácil na discusão, como o sistema de saúde - que no Canadá é gratuito (bancado pelo imposto que se paga) e nos EUA é uma máfia sem piedade da população (e é a mais pura verdade). Mas para meus objetivos de vida, estilo de vida (falo por mim e família), entre outros fatores, Canadá está ficando a cada dia mais complicado. O tão elogiado sistema de saúde e de educação pública me custa hoje mais de 50% de imposto de renda marginal (e o sistema de saúde está em colapso, e a educação está no mesmo caminho). Para visitar família no Brasil, é o custo de um carro popular por viagem (família é do RS, então não tem voo direto ou rápido). E o inverno que eu achei que ia adorar pois "eu sou do RS e adoro o frio", depois de 5 anos se tornou um pesadelo (é muito tempo de escuridão, neve e frio). Sou um cara que se poderia rotular de anti-social, mas até os anti-sociais brasileiros sofrem quando longe da família, amigos de infância, cultura/raízes, e ainda precisam enfrentar o famoso Winter Blues. Enfim, o custo-benefício não vale mais a pena de acordo com os MEUS parâmetros de qualidade de vida. Cada um tem os seus e está tudo bem. Quero mais sol, mais calor, menos imposto (se eu quero me aposentar com algum dinheiro guardado, não rola pagar 50%+ de imposto de renda), e poder ver minha família sem precisar vender um rim todo ano. Este ano consegui a cidadania canadense, última etapa deste longo processo. Isso era o mais importante, dar pra minha filha o passaporte daqui, e dar a ela a oportunidade de viver em uma comunidade que, apesar dos pesares, é muito mais bem educada e estruturada que a brasileira. Se no futuro ela quiser morar aqui, ela será cidadã e terá todo o poder de decidir o que fazer. Sinto que cumpri esta minha missão inicial de pai. Agora é pensar na família como um todo e também no meu futuro e de minha esposa (aposentadoria). Estar aqui por tanto tempo (e ser um cidadão canadense) me dá o PRIVILÉGIO de conhecer atalhos que quem está no Brasil dificilmente saberia, como por exemplo conseguir imigrar legalmente para os EUA sem patrocinador de trabalho e sem um currículo de cientista da Nasa. Isso tudo significa que o Canadá é ruim? De forma alguma! Foi uma baita experiência de vida. Vindo do Brasil, foi um upgrade gigante (ainda mais com criança - elas são as que mais aproveitam os benefícios de estar aqui). Mas acho que chegou o momento de dar um próximo passo. Sei que os EUA não serão para sempre também, velhinho precisa usar muito o sistema de saúde e todos sabem que os EUA não são modelo neste quesito. Sem contar os tiroteios em massa, eu sei. Todo local tem seus defeitos e problemas, cabe à você colocar na balança e saber quais tu está disposto à enfrentar. Eu já usei toda a minha cota de remover neve da driveway, agora quero poder reclamar do calor... novamente.
Trabalhei em várias empresas americanas, no momento é a quarta, nenhuma delas tem essa locura toda de "não tem férias, nenhum direito" nada disso, todas muito boas nesse quesito. esse maluco ai trampa em uma empresa muito ruim kkkkkkk
Tem surgido consultorias que pegam os projetos na gringa e pagam merreca aqui. Talvez elas já estivessem aqui, mas eu ainda não tivesse feito percebido a realidade 😂
Ver esse povo não conseguir manejar a língua mãe me dá esperanças de me tornar muito bom um dia na minha mudança de carreira. Programar deve ser muito mais fácil que saber um bom português com certeza.
00:11 só pelo começo parece aquele que achavam que só por serem advogados e engenheiros iriam ter salários astronômicos e viver bem trampando pouco! Hoje em dia o pessoal parece que não quer mais se esforçar para conseguir se o top dos tops!
Moço, falei esses dias no X que fico p$@# quando pego um código JavaScript sem ponto e vírgula, fui crucificado com "não precisa", "é besteira". Foda-se. Tiro ponto no processo seletivo quando pego repositórios assim.
Essa panaquice de querer 'empatia', é trabalho, quero dinheiro, quero ficar longe, me livrar de brazil, se quisesse amor ia na área vermelha de Amsterdam
Mano os caras só reclamam, tudo reclamam, reclamam de colega de trablaho, reclamam de estar desmotivado, reclamam de trabalhar na frente do pc o dia inteiro, bicho tu gosta do que???? Tem maluco assentando tijolo em obra ganhando 50x menos que vc saindo de casa 6h da manha e chegando 20h da noite e ta mais feliz parece
Foco na gringa e se você não quer ter muita concorrência se joga nas low code que tá estourando de trampo familinha 15 dol hr pra estagiário.... to ganhando mais que senior no brasil sil sil
Uma dúvida que fico é em como negociar um aumento com essas empresas que nos contratam como PJ. Tenho impressão que o salário que vc entra, vc morre com ele.
Acho que isso vc negocia direto no contrato, uma renovação automática com aumento salarial de x% ou talvez espera o contrato estar perto do fim e renegocia ele inteiro. Eu não sou PJ, não posso garantir, mas meu amigo é. No caso, ele não negociou no contrato isso, mas esperou chegar perto do fim pra renegociar tudo.
Mano... tem zilhões de vagas pra dev aí pelo mundo. Depois q a pessoa a arranja o primeiro emprego dev pra fora, ela só fica desempregada se quiser, ela só trabalha em empresa merda se quiser. Alguém q trabalha pra fora no mínimo ta tirando R$15.000. Velho, tu ta ganhando R$15.000 e tu não consegue fazer um pé de meia pra meter o pé de empresa com gente louca e procurar outra melhor? Nego é acomodado demais também, pqp. Só esse ano já mudei 2x de empresa. Ta insatisfeito com o salário? muda de empresa. Ta insatisfeito com o gestor? muda de empresa. Ta insatisfeito com os feriados? muda de empresa. Ta insatisfeito com XYZ? muda de empresa. Você não precisa dizer na próxima entrevista q já mudou de empresa 2x só esse ano, não tem santo nessa história, lembra q nenhum dos outros entrevistadores de falaram q era um projeto merda numa empresa merda. Se preocupa com o teu. Chega lá e dá o teu melhor, se a empresa não corresponder é só partir pra próxima. Teve uma terceirizada lá em SP q eu fiquei lá 28 dias. O projeto era pra migrar um projeto Java Android pra Kotlin, num dos maiores hospitais do Brasil em 2019. Cheguei lá descobri q não ia ter migração pra kotlin, o DEV anterior estava de férias e só ia voltar 2 semanas. O chefe dele ligou e me colocou pra falar com ele, descobri o projeto estava sendo "versionado" numa pasta da rede. FORAM 2 DIAS PRA BAIXAR O PROJETO PRO MEU NOTEBOOK. Consegui compilar o projeto e descobri q a versão q estava na rede, era uma versão de 8 meses atrás, a mais nova só estava no notebook do dev de férias. O dev q estava de férias anunciou a demissão depois de uns 15 dias q eu estava lá numa quinta. Os superiores anunciaram uma reuniam para decidir o que fazer com o projeto na segunda. Na segunda, meu 20º dia, teve a reuniam e decidiram q eu teria q refazer as demandas perdidas de 8 meses e q fariam outra reunião na sexta pra decidir como seria o roadmap do desenvolvimento. Na sexta, meu 25º dia, antes da reunião começar, lembrando que eu estava sem nenhuma demanda o tempo todo, eu apresento o app refatorado pra kotlin, com um git server configurado na mesma pasta de rede e 100% de cobertura de teste, era 0% antes. O projeto q eu baixei da rede tinha 6gb só de classes mortas, era um projeto com 3 telas, login, uma lista com alarmes das equipes e a tela de configurar os alarmes, mal dava 30mb a parte útil do projeto. Chegou a segunda, 28º dia, meu gestor apareceu lá e teve outra reunião. Nessa reunião descartaram meu projeto migrado pra kotlin e apresentaram o roadmap. Aceitei calado e depois foi almoçar com meu gestor. Eis que durante o almoço o gestor solta q "esse pessoal sempre daqui da problema, é essa confusão com vários projetos já desde muito tempo". Essa frase ficou martelando na minha cabeça durante o almoço e no caminho de volta pra empresa eu mencionei q não nada dessa confusão foi dita na entrevista, ele me olhou constrangido e seguimos andando (ele foi o meu entrevistador). Antes das 15h eu pedi demissão. O gestor deliberadamente me enganou. Na outra segunda eu já estava começando em outro trabalho.
Essa bolha dev ta cheio de cara ingrato, ta começando a ficar igual engenharia, medicina e direito, cheio de monoculo reclamando de tudo querendo inflar mais o ego que o colega do lado
Tive duas experiências em empresas para fora, uma foi okay, trabalhando diretamente para empresa como PJ, onboarding bom, tecnolgia ok, o unico problema é que cai num time onde todo mundo fala espanhol, então as vezes no meio das reuniões onde eles não conseguem se entender em inglês, eles migram tudo para espanhol e fico olhando com cara de bunda. A outra foi consultoria, fiquei meses num cliente que não fazia ideia do que queria, ou seja, fiquei meses recebendo para não trabalhar e como o cliente não conseguiu se organizar para receber os desenvolvedores e ter o minimo para a gente trabalhar ( a gente não tinha acesso e era uma burocrácia para conseguir algo deles) eles finalizaram o contrato e fiquei no arguardo de outro cliente alguns meses e no fim sai de lá. Em ambas nunca tive problema com feriados do brasil, PTO e por ai vai, salário também é bom então dá pra levar, o problema pra mim de consultoria é que tu pode dá sorte de cair num cliente bom ou cair num cliente horrível que não tem nada estruturado e tu ficar perdido alguns meses ali tentando se achar, fora que eles levam quase 100% em cima de ti de comissão para eles.
Uma coisa que eu gosto dizer aos meus colegas: habilidade não é só saber programar! Habilidade é também saber lidar com esse tipo de problema. Eu considero isso uma soft skill. Você conseguir não se desgastar assim, é uma habilidade importantíssima pra sua vida! A famosa frase que eu gosto de usar: existem dois tipos de problemas, os que são meus e os que não são meus. Sabendo lidar com isso, você ganha bem e não fica infeliz.
Vou levar essa frase pra vida, amigo!
"Existem dois tipos de problemas: os que são meus e os que não são meus!"
a frase foi de fudê 👏👏
O problema é que a maioria dos profissionais ruins classifica tudo na segunda categoria. Mesmo sendo os próprios autores da maioria dos problemas que acabam sempre nas mãos de outros...
real, comecei a usar isso mas basicamente é só tocar o "f*dse", o patrão que se vire.
Perfeito!
Dica a quem ler: As pessoas, na sua imensa maioria, só querem seu próprio bem. Muitos "relatos" são mais para ganhar visibilidade ou desistimular a concorrência. Pesquise bem e siga seu caminho. Boa sorte!
Eu só fico imaginando a galera caindo aqui de paraquedas e tentando entender quando o Lucas está ou não sendo sarcástico, kkkkk.
o pior que a primeira vez (nesse video) eu fiquei tentando entender se era ou não kskskskssk
Acredito também que varie de caso pra caso, vai meu relato:
TL;DR
- Comecei a trabalhar para o exterior em julho de 2021 para uma empresa de outsourcing baseada em El salvador, o contrato em si era super generalista me dando zero segurança em relação a estabilidade do emprego (o que me fez manter meu trabalho do Brasil por mais uns 6 meses até sair), porém sempre me pagaram direito, por mais que o salário não fosse tão bom, pelo meu nível na época era o dobro do que eu conseguiria receber aqui no BR. Quando fiquei sem projetos, me deu um pouco de medo, o que me fez procurar outra oportunidade (depois de 2 meses, recebi uma ligação do teams e fui demitido 🤡, sorte que ja estava em outra empresa)
- A segunda empresa (minha atual, based in San Francisco) de longe é a melhor empresa que já trabalhei na vida (5 anos de experiência), super organizados, nenhuma cobrança absurda, sempre preocupados com work-life balance, meu gestor direto é super humano e competente, tenho planos de me mudar ano que vem pra Holanda, não fosse isso eu faria carreira facilmente na minha empresa atual. Trabalho diretamente pra eles, porém eles usam uma empresa intermediária para contratação.
Passa os contatos, sou dev Java 3 anos de exp backend e cloud ❤ sem medo de codar em outras stacks
Você tem 5 anos de exp no total ou na 2° empresa?
Ser freelancer não seria a solução para adquirir experiência, e assim arrumar uma vaga em alguma empresa?
Eu posso dar um relato da minha experiência e é exatamente o oposto.
Trabalho numa das maiores empresas de consultoria do mundo, somos 50k. A empresa oferece um bom salário e você segue o calendário do seu país, negociei as férias quando entrei, 15 dias em julho e 15 em janeiro mais 6 dias de Sick leave.
A empresa oferece cursos de inglês, certificações e o mais legal é o business English Que é um bons motos em ambiente de trabalho tipo como dae feedback, como ser polido ao fazer uma crítica e o ambiente de trabalho é o melhor que já tive.
O clima da empresa é sempre bom e todo mundo sela por isso. A empresa define um senior como alguém q não precisa ir no stackoverflow para resolver um problema então todo mundo conhece profundamente as ferramentas que trabalha. Você pode ser um mentor de um colega menos experiente e ajudar essa pessoa a se desenvolver.
Porra q inveja
Não precisar do stackoverflow, ai o cara transcendeu.
Não quer dizer que nunca tenha que buscar na internet o problema que está passando mas em geral consegue resolver.
A proposta é se especializar no stack que trabalha exemplo spring e GCP.
Quando eu trabalhava no Brasil fazia projeto em Python, Java, typescript, Go etc. e ainda tinha q colocar em produção.
Aqui não. Tem o DevOps que cuida da infra só preciso ficar nas minhas ferramentas.
Exemplo eu uso o Apache beam há 1 ano e meio. Já li toda documentação dele difícil passar por algum problema q tenha q não tenha visto antes.
Além disso se faz code review então vario probleminhas são pegos aí e a galera vai compartilhando aprendizado.
Uma coisa que o pessoal sempre fala é “Don’t rush your self”
Você pode fazer no seu tempo e com qualidade.
Então acho q depende da empresa.
Se for procurar uma empresa pra trabalhar pesquise pra saber se tem boa cultura.
@@almirjunior3218😂
Outra coisa é a carga de trabalho… aqui é bem menor. Eu estava numa empresa grande no Brasil e o projeto era sempre subdimensionado e cheio de Jr. como alguns jr produziam muito, mas as vezes com baixa qualidade, a empresa achava q valia a pena.
No meu projeto só tem sênior e cada um é responsável pelo seu endpoint.
Aqui no Brasil sinto uma cultura bem forte de: "Burro bom, carga nele!". Acho que é até por isso que o pessoal que começa a trabalhar na gringa com uma expectativa de trabalho difícil, vê que não é esse bixo de 7 cabeças.
no brasil é o seguinte.. ahh vamos jogar 2k de salário, aparece um monte de gente..rs. ai é o "burro bom, carga nele"
@@gepetovovo2509 pior kkkkk
Trabalho pra fora via consultoria/outsourcing há dois anos, e já atuei em 4 projetos diferentes. Pra mim tem sido tranquilo, varia muito de cliente pra cliente.
Fiquei um tempo em um projeto horrivel, não evoluia nada tecnicamente e meus colegas eram absurdamente incompetentes.
Hoje em dia estou em um ótimo projeto, cercado de pessoas inteligentes e aprendendo muito, com muita autonomia.
Uma coisa que percebi é que na pandemia estavam contratando sem critério, mas após os layoffs, só os bons ficaram.
Estou procurando oportunidades fora do país, também. Já notei que no Brasil há muito da "cultura" de não conseguir prospectar carreira e receber bem por isso; podem dizer que é viralatismo puro, mas já tentei de todas as formas esperar o melhor deste país e parece que há sempre uma guilhotina no fim.
Já imagino que fora do país não será perfeito, obviamente que não; mas, por outro lado, aqui paga mal e exige muito. Se for para ser muito cobrado por algo, espero, pelo menos, ser bem remunerado em função deste cargo e atribuições.
Merchan da Higlobe foi supremo em, gostei! No dia que eu conseguir uma vaga na gringa vou fazer minha conta 🫠
Não trabalho para uma empresa dos EUA, e sim da UK. Bom, é o melhor emprego que já tive: salário bom, equity, 38 dias de férias por ano (dias úteis, não inclui fins de semanas). É muito bom.
Existem muitas plataformas como ARC, Turing, G2i, etc, que são especializadas em trabalho remoto e não tem nenhum tipo de "preferência geográfica", meu job atual consegui através da Arc.
O cara querer largar um trampo internacional com salário 2, 3x mais que o nacional só pra ter férias remuneradas, 13º e "benefícios" é uma criação clara do Estado Brasileiro, pqp.
Mano, tu trabalhou um mês e já fez todos esses valores, estuda sobre gestão financeira, faz teus corres e aproveita, apesar dos "benefícios", CLT limita teus ganhos pelo fato do empregador pagar praticamente 2 salários (um pra você, outro pro Estado), se olhar bem pra como os estadunidenses trabalham e conseguir sintetizar a forma como gerenciam isso, vai ter uma visão muito mais real das coisas.
Não temos educação financeira na escola, se pá nem nas faculdades caso você não faça um curso específico, mas o que não falta é conteúdo bom pra aprender sobre.
Tô achando que ele está trabalhando pra uma empresa brasileira que arrumou uma intermediadora gringa que contrata brasileiros
Oi Lucas, só uma atualização sobre férias no Brasil. Depois da reforma trabalhista de 2017 podemos dividir as férias em até 3 partes de qualquer tamanho. Então o que eu faço é tentar otimizar com feriados para deixá-la mais longa 😊
Tipo programo minhas férias para terminar na quinta, quando sexta tem feriado prolongado. Ou ela começar na terça-feira após feriado na segunda e etc. Vou fazendo isto até no total somar 30 dias.
Então não precisa mais ser os 30 dias direito ou 20 direito e vender 10.
Trabalho em uma consultoria em Portugal, no Brasil trabalhei em 3 consultorias e todas rolavam muitas horas extras, uma pressão grande. Aqui tem pressão, mas não acontece horas extras, muito bem organizado, melhor consultoria que já trabalhei
Excelente vídeo!
Também não esquento com problemas a ponto de não conseguir dormir.
Desligo o computador e sigo a vida. Existe hora pra trabalhar e hora de viver. Não misturo. Claro que podem existir situações adversas e críticas que você pode precisar fazer horas de trabalho fora do normal. MAs se as situações adversas e críticas passam a ser frequentes algo está bem errado.
Acordo de manha cedo, coloco minha canoa havaiana na água e vou remar vendo o sol nascer. Se tiver dando ondas, surfo de canoa. Esses momentos ninguém me tira. Só depois de dedicar um tempo a meu lazer e bem estar eu rodo a chave e começo o trabalho.
No final do dia, desligo o notebook, dou um relax (banho, rango, sair, videos, estudo, etc) e vou dormir. Pra dormim bem é fácil. Ligo o foda-se e deito. Durmo que nem um urso no inverno.
fala galera, primeiramente parabéns Lucas Montano do canal Lucas Montano por mais um vídeo de qualidade. gostaria de saber do pessoal dos comentários: faz sentido empreender em T.I mesmo sem nunca ter atuado no mercado como desenvolvedor?
Ótimo comentário, up!
Eu trabalhei em projetos nos EUA, Já trabalhei em projetos Franceses e estou trabalhando a 2 anos em projetos Canadenses, e a minha experiência com isso é, dependendo do país que vc trabalha a cultura da empresa vai ser totalmente diferente, se vc tiver sua primeira experiência para uma empresa americana, e acha que todas as experiências internacionais são as mesmas, vc está muito errado.
Garanto pra você que mesmo dentro de um único país, mesmo dentro de uma mesma cidade ou até no mesmo prédio, as empresas destoam muito de uma para outra. E de uma maneira geral, salvo pouquíssimas exceções, todas elas vão proporcionar experiências ruins, umas mais outras menos. O mercado de trabalho em si costuma exigir com que as pessoas mostrem o seu "pior lado" para poder galgar posições melhores e isso se reflete em todos os níveis de atuação.
Trabalho há 3 anos para uma Startup de LA, Califórnia, quase 40 pessoas. Compensação em USD, CNPJ ME.
Trabalho incrivelmente flexível. Pessoal bacana demais. Me evolui muito e contiinuo aqui. Quanto mais vejo relato de outras empresas, mais sinto vontade de não sair daqui de tão tranquilo que é trabalhar
Como foi pra conseguir a vaga?
@@viskszRecrutador no linkedIn. Comecei com uma empresa latina intermediando o contrato mas depois mudamos pra ser direto.
Época de pandemia tava um absurdo, todo dia recebendo mensagem no LinkedIn de vaga… atualmente não é mais assim, portanto muito mais difícil achar vaga
bota teu LinkedIn na “versão” inglês também, assim teu perfil aparece mais para os recrutadores. O meu foi assim.
Essa Higlobe de fato é boa ou acham que tem melhores?
o que eu entendi desse texto foi; ganho muito bem, a empresa de trabalho me da uma boa visualização no mercado e recebo muitas propostas, não cuido da minha vida e fico falando mal dos meus colegas ao invés de me concentrar no meu trabalho, não quero tarefas difíceis, mas quero ganhar muito por não fazer nada
Trabalho a 1 ano para uma empresa dos EUA, consultoria, vale a pena, salário alto comparado empresas do Brasil , cobrança similar empresas do Brasil , porém mexo com tecnologia antiga, tenho que estudar por fora, a maior dificuldade foi os testes pra entrar na empresa, mas a real é que vc nao usa nem 20% do que é exigido nas entrevista.
Como foi o processo de transição pra la, é necessario ingles fluente?
@@visksz cara, toda mudança é difícil no começo, mas consegui me adaptar bem, não precisa de inglês fluente, mas precisa saber se comunicar, se expressar e entender o que eles falam, tem que ter foco e continuar estudando por fora, até hoje continuo fazendo aulas particulares de inglês.
Isso acontece até aqui no Brasil , quem está fora de São Paulo com o mesmo cargo costuma ter salário um pouco menor.
Hoje eu trabalho para uma consultoria que é internacional apesar de o contrato ser 100% nacional. Acho que o argumento do cara no post é até válido, mas também é muita historinha e choro.
Toda consultoria cobra caro na cabeça para ceder um recurso para uma empresa, não precisa ser necessariamente em dolar para ter essa diferença. Um exemplo que já vi em uma empresa que trabalhei e contratava consultorias; um analista funcional que ganhava entre uns 6~8k, a consultoria ofertou alocação do profissional em duas semanas cobrando uns 60k Reais.
O lucro da consultoria é o serviço prestado, gestão de pessoas, expertise, e é aí que ela faz o preço próprio para cada coisa obviamente. NISSO, é claro que também estão os custos para manter o profissional alocado.
É a mesma coisa que você ter um negócio próprio e definir uma precificação sobre o seu trabalho. Quando você ganha consciência que o seu trabalho pode valer muito e percebe que as pessoas pagam por isso, pq não cobrar? (ou NEGOCIAR um salário melhor)
A diferença é que estando na consultoria, naturalmente você não vai receber o repasse proporcional. Você é um recurso que foi ofertado pela consultoria e então provavelmente vai ter um salário definido sempre como funcionário da consultoria, não da empresa para onde você será alocado (assim como se você tivesse um serviço de body shop e contratasse os devs para atuarem pela sua empresa, você também não faz o proporcional, mas pode pensar em bonificações, por exemplo sobre desempenho).
A galera é muito ingênua.
PS.: Fora que o cara não sabe nem escrever e quer debater lógica de valor sobre serviço prestado kkkkk
fala Lucas Montano! Conteúdo muito necessário. Aprendizado para a carreira que faz toda a diferença.
Esse cara aí não entendeu a dinâmica do trabalho da gringa. Eu trabalho assim e com todo mundo que conversei tivemos a mesma conclusão. Na gringa ninguém assume bronca com medo de errar e só faz o suficiente ou o que é pago pra fazer, e É ISSO . Ficar puto só vai te deixar estressado, nao vai mudar isso, principalmente se essa pessoa tiver visto vinculado a empresa.
O que nos resta é entrar na dança ou procurar outro lugar, pq muito difícil ter promoção.
Eu trabalho com um monte de “cara foda” no currículo mas que no dia dia não toma rédia de nada , pqp que raiva que tenho.
Salve Lucas beleza ? Você podia fazer um video indicando bons lugares para aplicar para o exterior, estou procurando há algum tempo e só encontro essas empresas de outsourcing que claramente são uma furada kkk
o que são empresas de outsourcing?
@@thaysprado8799
Empresas de outsourcing são organizações especializadas que fornecem serviços terceirizados para outras empresas, assumindo responsabilidades específicas em áreas como tecnologia da informação, recursos humanos, contabilidade, atendimento ao cliente e muito mais. O objetivo é permitir que as empresas se concentrem em suas principais competências, enquanto as tarefas secundárias são delegadas a especialistas externos.
Eai lucas, qual das opções ali dos membros eu compro pra obter acesso aos vídeos ? O montano family, certo ?
salve Lucas, estou começando na programação e decidir tentar ir pro Mobile, vou aprender Kotlin, queria saber se tem algum livro que pode ajudar nessa carreira, algo que tu possa indicar.
esse Lucas Montano do canal Lucas Montano, está muito engraçadinho.
Eu trampo como Fullstack(Mobile, Front e Back) p uma software house de Austin, Texas a mais de 1 ano e cara, é sensacional! Eu havia trampado em duas empresas br antes de entrar na minha atual empresa e tive serios problemas nas duas, a primeira tendo um Senior q me cobrava mais do q os outros Devs pq eu vim da UFRJ ent deveria ser melhor do q eles q estudaram numa "uniesquina" e na segunda empresa, exigiam demais de mim (papo de entregar um ecommerce p um cliente em uma semana). E quando eu cheguei nessa minha atual empresa, eu fiquei impressionado com tamanha organização e prazos reais p projetos, hj em dia eu n me mato de trabalhar igual antigamente mas ainda sim faço um bom trabalho e tento entregar smp antes do prazo, e cara esse meu ultimo ano foi maravilhoso, consegui fzr projetos paralelos, estudar bastante sobre IA's, consegui tempo p estudar Ruby on Rails e Kotlin, alem de eu estar recebendo quase 5 vezes oq eu ganhava antigamente.
Sem contar q eu tenho direito a um day off remunerado e 5 feriados, e eu posso acumular e usar como ferias ainda por cima
Trabalho desde 2014 com galera na gringa e vi muitos cenários. Tem pra todos os gostos. TLDR: Guardem dinheiro, façam seu pé de meia e vivam tranquilos.
Só do seu salário ser muito maior em relação ao BR, já compensa. Empresa ruim tem em todo lugar, e não falta lá fora também!
Claro que já passei por projetos espetaculares com galera gente boa, organizados e prazos respeitosos.
Porém também já passei por empresas que brigam feio com algumas pérolas BR kkkkkk
Empresas dos EUA tendem a micro-gerenciar mais. Passei por lideres que mandavam mensagens fora de hora, muitas abusivas, tanto que as deletavam para não deixar evidências. Também passei por líderes que reescreviam projetos "pq não gostaram da forma como vc escreveu" e faziam guerra aberta contra programadores LATAM/indianos.
Exemplo: Recentemente, prestei consultoria para um empresa dos EUA, onde em 10 meses me tornei responsável por 5 das 25 features da empresa ( o único a ter mais features que eu era o próprio CTO, dentro de um time de 12 devs. Eu tinha mais projetos no nome que meu líder! ). Mas nem tudo são flores. A empresa no geral é razoavelmente nova, mas sofre com desorganização e dificuldade em transformar feedbacks em ações. Mesmo assim tudo ia bem, até que no último mês de empresa, percebi algumas coisas estranhas acontecendo, como meu lider colocar feedbacks que eram guias de como se tornar um dev copiados de um prompt de ChatGPT ( não é zoeira ) na plataforma de feedback da empresa gringa, além de me "bloquearem" de eventos oficiais. Sou sempre transparente nas relações e quando questionei esses acontecimentos, nada me responderam. Fiz vários prints dessas conversas e feedback e enviei a minha gerente de conta da consultoria, que foi pega de surpresa, pois todos os feedbacks recebidos nas reuniões das empresas eram positivos.
Não deu outra: Alguns dias após alertar a minha gerente, ela me chamou após a reunião mensal de feedback das empresas para informar que os gringos iam romper meu contrato. A reunião foi agressiva, gringos vindo com tudo para intimidar a gerente e não cumprir as claúsulas de quebra de contrato.
Estavam apenas esperando o lançamento de uma das maiores features do ano, que estava sendo desenvolvida por mim, para me demitir. A ironia é que a feature estava pronta há mais de 2 meses, mas por incompetência do alto escalão da empresa, ela ficou parada por um mês, e mais tarde, sofreu alterações na regra do negócio. Como o bicho era grande e ninguém queria pegar a bucha, também não podiam terminar meu contrato.
Essa empresa, que se diz "humanizada", sequer me enviou uma mensagem comunicando. CTO, POs, líder, RH, ninguém. Apenas soube que seria desligado pela conversa com a gerente de contas da consultoria. Mesmo assim, continuei trabalhando por mais 2 dias, sem que ninguém sequer falasse comigo, até que me tiraram completamente o acesso de tudo. Infelizmente ao perder o acesso aos repositórios da empresa, perdi também um histórico gigantesco de contribuições nas ferramentas no Github, muitas open source, tornando minha existência como dev nos últimos meses quase nula, já que dediquei muito tempo a desenvolver as ferramentas da empresa e deixei meus projetos de lado.
Moral da história: Faça seu trabalho bem feito e com seriedade, mas não esqueçam de cuidar do seu pessoal tbm.
Trabalhar pra gringa é vida, life change pra varias pessoas... é só saber negociar que fica bom pra todo lado. Trabalho em startup, 15 dias PTO, feriados gringos ou BR, saláro bom, On call rotation e é isso, zero stress.
Ei man, Eu sou desenvolvedor com 2 anos de experiência ("Junior"), mas to me preparando para trabalhar para os EUA ou Europa. Gostaria de saber como é o contrato de trabalho remoto para as empresas americanas? onde eu posso ficar po dentro dos direitos e da lei americana trabalhista? o que eu preciso ficar atento sobre o trabalho remoto com os EUA e tal?
@@McLovinJoe Cara o contrato é como se fosse PJ para o Brasil, mas um PJ com alguns beneficios. Eu acho que o que tem que ficar atento é ver se PTO está no contrato, data de pagamento, validade do contrato... acho que deve olhar as msm coisas que vc olharia em um contrato no BR. Eu não sei como são as leis trabalhistas americanas e também não sei se elas se aplicariam a mim por exemplo, creio que apenas as leis brasileiras tenham validade.
@ A Blz, então é avaliar e solicitar um contrato. E o Inglês, é de boa?Eu consigo entender e escrever em inglês, só me quebro as vezes para construir frases e falar ( Ainda não sei falar naturalmente ).
@@McLovinJoe o jeito que achei mais facil para apriomorar o ingles foi começando a fazer entrevistas em ingles. Acho que é o melhor caminho... estude estrutura de dados , complexidade de algoritmos , Big O e td relacionado a isso que voce vai se dar bem.
@ Obrigado man! Muito obrigado.
A ironia do Lucas me quebra demais kkkkkkkk
PONTO!
escolhi kotlin com minha linguagem pra se aprofundar, e estou estudando ingles junto, comecei um bootcamp de kotlin tbm e quando acabar pretendo fazer alguns projetos pessoais, e a primeira coisa q vou fazer dps é aplicar as vagas no exterior como junior. tomara q o mercado esteja mais leve ano que vem... abração Lucas do canal Lucas montano aushsahuashuhuasas
o legal de trabalhar de home office é a minha filha sabendo dos assuntos do canal do lucas montano xD
Esse negócio de "as empresas do exterior são mais exigentes" não faz o mínimo sentido na minha experiência. Os caras são bem abaixo da média de competência de um programador BR.
Lucas, seu canal precisa de SEO, eu já me inscrevi, ativei tudo, me desenscrevi , pra reinscrever de novo, e nunca vem nenhuma notificação pra mim, ao contrario dos outros canais kkkk
YT não tem entregue não sei o que estão fazendo
Galera que já trabalha remotamente para gringa, se importam de responder aqui como conseguiram a vaga?
Acho que o problema não é se comparar aos funcionários que já trabalham na empresa, mas sim, aos outros candidatos de diversos lugares do mundo e com experiencia superior, afinal, 5k dol é um bom salário, seja pro brazileirin pleno, seja pro indiano com 15 anos de xp e doutorado.
Olha, estou me planejando pra trabalhar na gringa. Minhas principais duvidas giram em torno de ferias e contratos 🤔
Você pode negociar as suas férias no contrato.
A minha empresa é americana e eles são acostumados a trabalhar com pessoas de outros países. Então eles respeitam calendários locais e férias de 30 dias.
O que pode acontecer é que como você vai receber um salário alto eles vão negociar exemplo 96mil dólares por ano eles quererem descontar os dias… você pode colocar 30 dias de férias. Eles podem pedir para ser 15+15
Ou incluir o sick leave nisso.
Video maneiro, mas aí...
Tô louco pra saber sobre o Q*, me inscrevi no seu canal por causa da sua análise sobre a demissão do SEO da openai, e achei a mais sensata e verdadeira de todas.
Cansado das especulações vazias de outros canais sobre o Q*, até ativei o sininho esperando algum vídeo seu sobre o assunto. Mas parece que nem tu.
Tô aqui morrendo de ansiedade a espera da skynet. É o segundo vídeo seu que ao ver a notificação, meu coração se enche de alegria, mas logo em seguida me frustro kkkkk O mesmo está acontecendo todas as manhãs a cada newsletter do Deschamps.
Se vocês não me darem algo real sobre o Q*, acho que vou ter que procurar tratamento.
Estamos trabalhando nesse 👍
Deus te ama muito Lucas Montano
11:40 eu tava bebendo meu café na hr kkkkkkkkkkkkkk, quase cuspi na tela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
no final, a unica coisa comum entre todas as oportunidades no exterior é que vão pagar mais por serem em outras moedas.. de resto varia de empresa para empresa como em qualquer lugar
Adiciono um extra neste discussão: Porque tu quer esta vaga remota pra gringa? Tu somente quer ganhar mais OU tu tem outras intenções? Eu quando comecei à trabalhar pra fora (2015) eu tinha 3 metas, onde a grana que eu iria ganhar era menor delas. Primeiro, eu encarei este desafio como uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Dentro desta maratona, meu foco inicial era aprender/aperfeiçoar o inglês (motivo 1); trabalhar 100% remoto ganhando em dólar para poder colocar meu plano "ir embora do Brasil" em prática (motivo 2); e somente por fim tentar ganhar um pouco mais (motivo 3). No fim das contas, meu salário inicial nem foi tão melhor assim, mas em pouco tempo eu percebi que eu era muito melhor que os gringos (o brasileiro mediano é muito melhor que o gringo mediano), e fui pulando de galho em galho, oportunidade em oportunidade, até conseguir minha cidadania canadense e ganhar um salário que eu nunca sonhei na vida em ganhar. Agora, 8 anos depois, estou iniciando um novo processo imigratório para poder dar mais um outro salto financeiro na carreira. Tudo isso sem nunca ter completado um ensino superior e ter começado lá naquele primeiro "emprego pra fora" com um inglês de quem somente via Friends com legenda. Nem tudo é dinheiro, mas tudo passa pelo dinheiro. Saiba quais são teus reais desejos e metas de vida/carreira, e use o teu trabalho como ferramenta para chegar lá. E por fim, não caia nas fantasias criadas nos últimos anos que "programação dá dinheiro fácil". "Quem vê close, não vê corre" já diriam os xóvens de hoje em dia.
pra qual país vc está indo? vc considera melhor q o Canadá?
@@wuhan6714 EUA.
Não considero melhor que o Canadá em vários aspectos que se acha facilmente na Internet (polarização política, violência, sistema de saúde, xenofobia, ...). Por exemplo: Canadá é um país onde é difícil ficar rico, mas se consegue viver muito bem (o que de um ponto de vista de sociedade é excelente, deveria ser uma norma mundial). "O rico não é tão rico, o pobre não é tão pobre". E existem vários outros fatores que quem gosta do Canadá poderia jogar fácil na discusão, como o sistema de saúde - que no Canadá é gratuito (bancado pelo imposto que se paga) e nos EUA é uma máfia sem piedade da população (e é a mais pura verdade).
Mas para meus objetivos de vida, estilo de vida (falo por mim e família), entre outros fatores, Canadá está ficando a cada dia mais complicado. O tão elogiado sistema de saúde e de educação pública me custa hoje mais de 50% de imposto de renda marginal (e o sistema de saúde está em colapso, e a educação está no mesmo caminho). Para visitar família no Brasil, é o custo de um carro popular por viagem (família é do RS, então não tem voo direto ou rápido). E o inverno que eu achei que ia adorar pois "eu sou do RS e adoro o frio", depois de 5 anos se tornou um pesadelo (é muito tempo de escuridão, neve e frio). Sou um cara que se poderia rotular de anti-social, mas até os anti-sociais brasileiros sofrem quando longe da família, amigos de infância, cultura/raízes, e ainda precisam enfrentar o famoso Winter Blues. Enfim, o custo-benefício não vale mais a pena de acordo com os MEUS parâmetros de qualidade de vida. Cada um tem os seus e está tudo bem.
Quero mais sol, mais calor, menos imposto (se eu quero me aposentar com algum dinheiro guardado, não rola pagar 50%+ de imposto de renda), e poder ver minha família sem precisar vender um rim todo ano. Este ano consegui a cidadania canadense, última etapa deste longo processo. Isso era o mais importante, dar pra minha filha o passaporte daqui, e dar a ela a oportunidade de viver em uma comunidade que, apesar dos pesares, é muito mais bem educada e estruturada que a brasileira. Se no futuro ela quiser morar aqui, ela será cidadã e terá todo o poder de decidir o que fazer.
Sinto que cumpri esta minha missão inicial de pai. Agora é pensar na família como um todo e também no meu futuro e de minha esposa (aposentadoria). Estar aqui por tanto tempo (e ser um cidadão canadense) me dá o PRIVILÉGIO de conhecer atalhos que quem está no Brasil dificilmente saberia, como por exemplo conseguir imigrar legalmente para os EUA sem patrocinador de trabalho e sem um currículo de cientista da Nasa.
Isso tudo significa que o Canadá é ruim? De forma alguma! Foi uma baita experiência de vida. Vindo do Brasil, foi um upgrade gigante (ainda mais com criança - elas são as que mais aproveitam os benefícios de estar aqui). Mas acho que chegou o momento de dar um próximo passo. Sei que os EUA não serão para sempre também, velhinho precisa usar muito o sistema de saúde e todos sabem que os EUA não são modelo neste quesito. Sem contar os tiroteios em massa, eu sei. Todo local tem seus defeitos e problemas, cabe à você colocar na balança e saber quais tu está disposto à enfrentar. Eu já usei toda a minha cota de remover neve da driveway, agora quero poder reclamar do calor... novamente.
@@nandotess 🤲🤲📔📔
12:05 opa Lucas Montano do canal Lucas Montano houve um merda que passou sem censura?? Desmonetizado!
Almoçando com Montano ! kk
Comendo com o momtano 😮😮😮
Montano no almoço
@@nenepira1035 metendo no montano
Não tá bom ganhando na gringa, aqui no Brasil, pq essas pessoas que reclamam deveriam refletir em abrir uma empresa ou que está dando errado.
Detalhe é contabilidade, poderia falar dos trâmites dos invoice , mostrar exemplos como é feito, mais um vídeo patrocinado 😂😂😂😂
Lucas, qual o nome da extensão que tu usa pra traduzir os textos no navegador? Aquele que mostra um modal abaixo do texto.
Google Translator :)
Trabalhei em várias empresas americanas, no momento é a quarta, nenhuma delas tem essa locura toda de "não tem férias, nenhum direito" nada disso, todas muito boas nesse quesito. esse maluco ai trampa em uma empresa muito ruim kkkkkkk
Tem surgido consultorias que pegam os projetos na gringa e pagam merreca aqui. Talvez elas já estivessem aqui, mas eu ainda não tivesse feito percebido a realidade 😂
Ver esse povo não conseguir manejar a língua mãe me dá esperanças de me tornar muito bom um dia na minha mudança de carreira. Programar deve ser muito mais fácil que saber um bom português com certeza.
00:11 só pelo começo parece aquele que achavam que só por serem advogados e engenheiros iriam ter salários astronômicos e viver bem trampando pouco!
Hoje em dia o pessoal parece que não quer mais se esforçar para conseguir se o top dos tops!
Lucas, beleza? Qual é a marca do seu microfone?
Blue yeti
@@LucasMontano Obrigado meu guri, RS acompanhando seu conteúdo bagual!!!
11:50 falhou na edição, cortou só 2 dos três "merdas" rsrsrs
Moço, falei esses dias no X que fico p$@# quando pego um código JavaScript sem ponto e vírgula, fui crucificado com "não precisa", "é besteira". Foda-se. Tiro ponto no processo seletivo quando pego repositórios assim.
Área de suporte é a mesma coisa! TI internacional é uma caixa de pandora!
Minha meta, um dia eu chego lá
Deu vontade de trabalhar pra gringa só pra usar a higlobe
Essa panaquice de querer 'empatia', é trabalho, quero dinheiro, quero ficar longe, me livrar de brazil, se quisesse amor ia na área vermelha de Amsterdam
Alguém avisa o Lucas montando q 40 a 60% é o dobro foque tão te pagando.
consultoria é consultoria em qualquer lugar do mundo, da dinheiro, mas vc perde pontos de vida trabalhando para eles.
Mano os caras só reclamam, tudo reclamam, reclamam de colega de trablaho, reclamam de estar desmotivado, reclamam de trabalhar na frente do pc o dia inteiro, bicho tu gosta do que???? Tem maluco assentando tijolo em obra ganhando 50x menos que vc saindo de casa 6h da manha e chegando 20h da noite e ta mais feliz parece
Foco na gringa e se você não quer ter muita concorrência se joga nas low code que tá estourando de trampo familinha
15 dol hr pra estagiário.... to ganhando mais que senior no brasil sil sil
@@bielTentandoSerDev linkedin, build in public e networking!
Uma dúvida que fico é em como negociar um aumento com essas empresas que nos contratam como PJ. Tenho impressão que o salário que vc entra, vc morre com ele.
Acho que isso vc negocia direto no contrato, uma renovação automática com aumento salarial de x% ou talvez espera o contrato estar perto do fim e renegocia ele inteiro. Eu não sou PJ, não posso garantir, mas meu amigo é. No caso, ele não negociou no contrato isso, mas esperou chegar perto do fim pra renegociar tudo.
Quais sao os sites que mostram boas vagas de emprego gringas?
Tem vários LinkedIn, remotejob etc
good job
To assistindo o vídeo, e do nada eu: "oxi, é uma publi"
Vei, o que e bizarro é que a galera tenta pegar essas experiencias e transformar em padrao. Empresa ruim existe no br e fora.
não é mais fácil comprar bitcoin e depois vender? assim tu deixa de pagar vários impostos, não?
Trabalhar pra gringo? Sai fora, sou patriota, prefiro trabalhar pra minha nação e ganhar 2300 reais por mes
Concordo, mas a nossa nação não valoriza os trabalhadores, então a gente que sai no prejuízo.
@@R_1cck continha ironia
@@R_1cck tirou 0 em interpretacao de texto kkkkk
kkkkkkkkkkkkkk
Como que o Lucas Montano gaúcho tem uma conta no Nubank e não no Sicredi? Bah guri ai tu tá di brincadeira né
#quemcooperacresce
Um minuto de silêncio p/ os piá de "suporte"...
Sorte que fugi do suporte, agora quero fugir de empresa do Brasil morando no Brasil.
'Não precisa saber escrever direito', rachei de rir 😂😂
Vou ver no 1x depois...
Mano... tem zilhões de vagas pra dev aí pelo mundo. Depois q a pessoa a arranja o primeiro emprego dev pra fora, ela só fica desempregada se quiser, ela só trabalha em empresa merda se quiser.
Alguém q trabalha pra fora no mínimo ta tirando R$15.000. Velho, tu ta ganhando R$15.000 e tu não consegue fazer um pé de meia pra meter o pé de empresa com gente louca e procurar outra melhor? Nego é acomodado demais também, pqp.
Só esse ano já mudei 2x de empresa.
Ta insatisfeito com o salário? muda de empresa.
Ta insatisfeito com o gestor? muda de empresa.
Ta insatisfeito com os feriados? muda de empresa.
Ta insatisfeito com XYZ? muda de empresa.
Você não precisa dizer na próxima entrevista q já mudou de empresa 2x só esse ano, não tem santo nessa história, lembra q nenhum dos outros entrevistadores de falaram q era um projeto merda numa empresa merda. Se preocupa com o teu. Chega lá e dá o teu melhor, se a empresa não corresponder é só partir pra próxima.
Teve uma terceirizada lá em SP q eu fiquei lá 28 dias. O projeto era pra migrar um projeto Java Android pra Kotlin, num dos maiores hospitais do Brasil em 2019.
Cheguei lá descobri q não ia ter migração pra kotlin, o DEV anterior estava de férias e só ia voltar 2 semanas. O chefe dele ligou e me colocou pra falar com ele, descobri o projeto estava sendo "versionado" numa pasta da rede. FORAM 2 DIAS PRA BAIXAR O PROJETO PRO MEU NOTEBOOK. Consegui compilar o projeto e descobri q a versão q estava na rede, era uma versão de 8 meses atrás, a mais nova só estava no notebook do dev de férias.
O dev q estava de férias anunciou a demissão depois de uns 15 dias q eu estava lá numa quinta. Os superiores anunciaram uma reuniam para decidir o que fazer com o projeto na segunda. Na segunda, meu 20º dia, teve a reuniam e decidiram q eu teria q refazer as demandas perdidas de 8 meses e q fariam outra reunião na sexta pra decidir como seria o roadmap do desenvolvimento. Na sexta, meu 25º dia, antes da reunião começar, lembrando que eu estava sem nenhuma demanda o tempo todo, eu apresento o app refatorado pra kotlin, com um git server configurado na mesma pasta de rede e 100% de cobertura de teste, era 0% antes.
O projeto q eu baixei da rede tinha 6gb só de classes mortas, era um projeto com 3 telas, login, uma lista com alarmes das equipes e a tela de configurar os alarmes, mal dava 30mb a parte útil do projeto. Chegou a segunda, 28º dia, meu gestor apareceu lá e teve outra reunião. Nessa reunião descartaram meu projeto migrado pra kotlin e apresentaram o roadmap. Aceitei calado e depois foi almoçar com meu gestor.
Eis que durante o almoço o gestor solta q "esse pessoal sempre daqui da problema, é essa confusão com vários projetos já desde muito tempo". Essa frase ficou martelando na minha cabeça durante o almoço e no caminho de volta pra empresa eu mencionei q não nada dessa confusão foi dita na entrevista, ele me olhou constrangido e seguimos andando (ele foi o meu entrevistador). Antes das 15h eu pedi demissão. O gestor deliberadamente me enganou.
Na outra segunda eu já estava começando em outro trabalho.
nem pra ser um .png o logo da higlobe
O cara ficou tão abalado com o trampo na gringa que desaprendeu a escrever em português
Não tira com o JS. kkkk
sou dev, tenho amex corporativo e nao me serve de nada, nao posso gastar 😏
O Lucas Montano mostrando o caminho das pedras para a experiência internacional, muito bom o vídeo.
Essa bolha dev ta cheio de cara ingrato, ta começando a ficar igual engenharia, medicina e direito, cheio de monoculo reclamando de tudo querendo inflar mais o ego que o colega do lado
Comentário ácido do Lucas, sobre a escrita do rapaz. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem muitos PONTOS bem observados aí! kkkkkkk
é foda trabalhar em projeto cagado, da vontade de jogar tudo no lixo e começar do zero
Tive duas experiências em empresas para fora, uma foi okay, trabalhando diretamente para empresa como PJ, onboarding bom, tecnolgia ok, o unico problema é que cai num time onde todo mundo fala espanhol, então as vezes no meio das reuniões onde eles não conseguem se entender em inglês, eles migram tudo para espanhol e fico olhando com cara de bunda. A outra foi consultoria, fiquei meses num cliente que não fazia ideia do que queria, ou seja, fiquei meses recebendo para não trabalhar e como o cliente não conseguiu se organizar para receber os desenvolvedores e ter o minimo para a gente trabalhar ( a gente não tinha acesso e era uma burocrácia para conseguir algo deles) eles finalizaram o contrato e fiquei no arguardo de outro cliente alguns meses e no fim sai de lá. Em ambas nunca tive problema com feriados do brasil, PTO e por ai vai, salário também é bom então dá pra levar, o problema pra mim de consultoria é que tu pode dá sorte de cair num cliente bom ou cair num cliente horrível que não tem nada estruturado e tu ficar perdido alguns meses ali tentando se achar, fora que eles levam quase 100% em cima de ti de comissão para eles.
04:55 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
Second
😅
First