Carreira Diplomática: Expectativa X Realidade

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 янв 2025

Комментарии • 53

  • @anamariatomei1155
    @anamariatomei1155 4 года назад +197

    Resumão da conversa:
    Há outras realidades que correspondem plenamente às expectativas do cargo. (Não falou quais são as expectativas do cargo).
    Realidades da carreira (Se alguém souber colocar os minutos nos tópicos, fique à vontade):
    1 - Em geral há interrupção da carreira do cônjuge do diplomata, então o salário recebido serve para o sustento de toda a família.
    2 - Alguns diplomatas vivem desilusões com a carreira, frustrados. Alguns pedem afastamento ou exoneração.
    3 - O entrevistado é um dos poucos diplomatas que o professor conhece que tem satisfação com a carreira escolhida.
    4 - O entrevistado trabalha há treze anos com satisfação, talvez pela expectativa regulada. Considera que até as experiências menos felizes foram ricas, pois aprendeu com elas.
    5 - A diplomacia e uma carreira que desenvolve (e demanda) diversas habilidades e conhecimentos, e ele gosta disso.
    6 - Não houve uma decepção ou frustração com a carreira. Informa que a partir do ingresso de sua turma, houve uma rigidez na progressão da carreira e ele acha isso triste, porque ingressam pessoas extraordinárias mas com expectativa de progredir somente no final na carreira.
    7 - Há pessoas que trabalham sem o espírito de SERVIDOR público, agem como se fosse um emprego. Alguns diplomatas prestam outros concursos quando se dão conta que não há expectativa de progressão na carreira. Antigamente, quem ingressava tinha expectativa de progressão quase automática, pois o Itamaraty admitia por volta de 30 diplomatas por ano, mas de 2005 a 2010 houve o grande aumento de cargos, com o ingresso de mais de cem candidatos por ano e ainda não houve mudança de como fazer a progressão da carreira, e também dos cargos de chefia. Esse é um desafio ao MRE.
    8 - Falou como escolheu trabalhar em Pequim e também falou um pouco sobre seu trabalho por lá.
    9 - Falou como foi seu trabalho em Londres, e explicou que seu trabalho era mais ligado à diplomacia pública.
    10 - Em Londres, iniciou o Doutorado, que tem como base uma exposição que ocorreu em 1944, organizada por artistas modernistas brasileiros, com a finalidade de doar o dinheiro arrecadado nas vendas dos quadros expostos à Força Aérea Real Britânica (www.canallondres.tv/the-art-of-diplomacy-brazilian-modernism-painted-for-war/).
    11 - Diferenças entre diplomacia pública e diplomacia cultural: A pública é a relação de longo prazo que o estado constrói com a sociedade estrangeira, por meio de contatos com pessoas, imprensa, Academia, enfim, tudo o que não é governamental, sendo que uma das formas de atuação é com a Cultura, por meio da Diplomacia Cultural: trocas acadêmicas, broadcasting. A diplomacia cultural tem a capacidade de desarmar, chegar às pessoas que não se interessariam pela relação entre os países. É um instrumento eficiente de perseguir os objetivos de uma relação bilateral.
    12 - Falou sobre a experiência com a Música (Cantores e músicos brasileiros) no Brazil Day, na Trafalgar Square, em Londres: Levaram artistas importantes - De blocos de carnaval, roqueiros, a Tulipa Ruiz (bem eclético). Pessoas foram contratadas para fazer logotipo, organização do evento, etc, porque em Londres o padrão é muito alto. A diplomacia, para funcionar, tem seus custos. Lá conseguiram recursos privados, e o momento era favorável para isso.
    13 - Sobre sua experiência na Bolívia: Logo que chegou ao país, foi realizada uma intervenção com um arquiteto indígena chamado Freddy Mamani. O Brasil foi um facilitador do diálogo interno entre os bolivianos (foi o que entendi). Ele pintou a embaixada do Brasil em La Paz, esse arquiteto não tinha nenhum trabalho por lá, provavelmente por preconceito com a arquitetura das casas localizadas na periferia de La Paz. (Freddy Mamani citado em legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=7746937&ts=1543010042879&disposition=inline)
    14 - A volta ao Brasil - Dificuldade em se adaptar ao posto em Brasília e seu trabalho na Presidência da República: Houve dificuldade em se adaptar à rígida estrutura do Ministério, após tantos anos no exterior. A experiência de trabalho na Presidência foi rica, e demandava um grau de exigência muito alto. Foi difícil, ainda mais por ser início do governo. Foi levantada a questão "O diplomata realmente tem o dever de servir à qualquer governo em nome ou em prol do Brasil?" Aceitar o cargo foi um ato de coragem. Houve um convite de um colega que havia trabalhado na China, não havia obrigação em aceitar o cargo. Mas uma carreira de quarenta anos é mais do que esperado que tenha todo o tipo de diferentes experiências e orientações, e não houve objeção de consciência por sua parte. Achou uma rica experiência e que teve oportunidade de contribuir. Seria espantoso se não aceitasse. Não houve dúvida e nem insegurança no momento que houve a proposta do cargo.

  • @liliane.morais
    @liliane.morais 2 года назад +8

    Excepcional essa live! Gratidão por compartilhar! É muito importante para a satisfação no trabalho, pesquisar a carreira em profundidade e escolher uma que esteja alinhado com as expectativas e valores. Se olhar somente para o dinheiro, há muitas carreiras que oferecem altas remunerações. É interessante avaliar o conjunto: não só as matérias que se estuda, como também, o dia a dia, os benefícios, a progressão na carreira, a cidade de moradia, etc.

  • @jrochanetto
    @jrochanetto 3 года назад +6

    22:50 "Já deve ter gente usando garfo e faca de carne pra cortar peixe" HAHAHAHAHA João Daniel tu é o melhor!

  • @PatriciaSouza-yp1uv
    @PatriciaSouza-yp1uv 4 года назад +3

    Que energia boa !!

  • @cajuando
    @cajuando 4 года назад +6

    O link para a pós está quebrado. (x2) Vídeo muito bom! Bacana ter um pouco dessa visão interna do cargo. Comecei a estudar agora, vou fazer essa prova assim que o Instituto suspendeu.

  • @alanarosa2380
    @alanarosa2380 2 года назад +34

    Gente, só um comentário: mal teve 5 min de vídeo e o professor já falou coisas como “tinha certeza que vc nunca ia passar” “cara de maconheiro”, e até falou que tem outros alunos que apostava que nunca iriam passar na prova… só eu tô chocada com isso? Que tipo de professor é esse? Não tem que acreditar e apoiar os alunos? O concurso julga pela aparência ou respostas na prova? Parei o vídeo pra voltar alguns minutos para ter certeza do que estava ouvindo… achei triste!

    • @RodrigoSilva-dv9xo
      @RodrigoSilva-dv9xo 2 года назад +4

      Isso é mais comum do que parece, a diferença é que o JD é muito sincero lkkkkkk

    • @LuizFelipe-gx6qk
      @LuizFelipe-gx6qk 2 года назад +9

      Isso é normal, Alana. O importante é que ele dá excelentes aulas e tem histórico positivo como professor.

    • @ligiacastro1274
      @ligiacastro1274 Год назад +9

      cariocas, alana: o que pode parecer ofensa a alguns brasileiros é na verdade expressão de afeto pra cariocas.

    • @mamariahluz
      @mamariahluz 5 месяцев назад +1

      Pra mim o professor ficou parecendo um grande recalcado tentando forçar uma intimidade.

  • @oagora5638
    @oagora5638 4 года назад +2

    Amei o papo!! Muito bom mesmo

  • @lopes3665
    @lopes3665 4 года назад

    Muito bom

  • @leiturabolerosescssa
    @leiturabolerosescssa 3 года назад +14

    Só achei que o Hayle Gadelha não responde as perguntas mas as rodeia...

    • @madamevipere
      @madamevipere 7 месяцев назад +1

      Hahahah ele é um diplomata 😂

  • @Saggah
    @Saggah 2 года назад +5

    Parabéns pelo profissionalismo João, apenas registrando uma crítica didática: Sei que é pessoal, mas sobre o comentário específico em 32:05, o mais adequado seria dizer que ficaria com o pé atrás se a filha quisesse ser uma falsa pastora/cargo semelhante; Se fosse genuíno, e um chamado do Alto, nada poderia impedir. Não sei se o comentário foi uma crítica ao contexto da Liz... Mas enfim, fica a admiração pelo profissionalismo, a crítica pelo comentário (embora genuíno teu) e o convite para reflexão sobre meu comentário.

  • @renanvirginio2197
    @renanvirginio2197 4 года назад +8

    Duas visões divergentes acerca do golpe de Estado - ou não - na Bolívia.

  • @nayaraariel3375
    @nayaraariel3375 Год назад +16

    Que professor chato! Comentários impertinentes e até mal educados. Eu só assisti pq estava muito interessada no que o Hayle tinha a dizer... Triste.

  • @92caiochacal
    @92caiochacal 2 года назад +5

    Qual a remuneração em dólar? Não vejo ngm falar isso, parece segredo de Estado. Parece um Taboo da carreira

    • @MarcosSantos-vd3mv
      @MarcosSantos-vd3mv Год назад +2

      Só olhar no portal da transparência. Em geral é equivalente ao salário no Brasil, mas com o adicional do auxílio moradia, se vc olhar em "verbas indenizatórias" de um diplomata lotado no exterior, vai sempre aparecer um valor alto nessa parte.

    • @kifadel
      @kifadel 10 месяцев назад +2

      Verifique no Portal da Transparência do Poder Executivo Federal.
      Se você quiser entender como são cálculos os recebimentos dos diplomatas no exterior, consulte a Lei 5.809/72 (sobre o salário) e o Decreto 71.733/73 que dispõe sobre as verbas indenizatórias.

  • @kp7698
    @kp7698 3 года назад +2

    58:12

  • @camilamaton3489
    @camilamaton3489 4 года назад

    a dissertação sobre a OTCA tá on-line?

  • @Saggah
    @Saggah 2 года назад +12

    Uma reflexão que deixo a todos é que a diplomacia cultural não pode se resumir ( e vou além: nem deveria ser visto como) nas "músicas" de Anita ou Jojô Todinho. Sei que às vezes cita-se esses exemplos brincando, sobre como o mundo nos vê em certas searas, mas fora disso, quem realmente tem respeito e amor pelo Brasil (como os professores e diplomatas sérios) jamais pode assumir que alguns repertórios degradantes recebam alcunha de representantes do Brasil - bem, não de um Brasil sério, rico em turismo, fauna e flora, economia verde e bons e sérios músicos, muitas vezes eclipsados - não pelo público sério - mas pelo público que não reconhece o que há de bom.

    • @MatheusOliveira-rs4uj
      @MatheusOliveira-rs4uj 2 года назад +7

      Papinho elitista, hein. "Público sério", "país sério", "quem não sabe o que é bom".
      Quem que define o que é sério, hígido, digno da diplomacia cultural?
      É inegável que tem mt da cultura brasileira nas cantoras que vc citou e no povo que a consome, achemos bom ou não, talvez só não seja o povo com os padrões estéticos e econômicos que agradem a visão colonizada do "brasil sério".
      Isso aqui é um país com muita cultura além das calçadas de ipanema, e ela é brasileira tbm.

    • @Saggah
      @Saggah 2 года назад +8

      @@MatheusOliveira-rs4uj Um Brasil sério é um Brasil que não visualiza (apenas ?) o carnaval, futebol (que foi reterritorializado, pois tem DNA inglês) e mulher de biquíni como os representantes da cultura brasileira. Ou por que não dizer que há várias culturas, sendo que o país possui dimensão continental, e é inegável o degradê de povos que aqui influenciaram. Dizer que Jojô Todinho ou Anita podem representar o país, é jogar sua imagem no vaso sanitário. Mas cada um come do que gosta. Têm direito a isso. Isso é outra seara.

  • @douglaspinto996
    @douglaspinto996 4 года назад

    O link para a pós está quebrado.

  • @nanda0404
    @nanda0404 4 года назад +14

    O vídeo eh bom, mas quem tá com pouco tempo (devido a conciliar estudos x trabalho) o “papo mole” fica um pouco chato...

    • @anamariatomei1155
      @anamariatomei1155 4 года назад +1

      Eu coloquei um acelerador de vídeo, ajuda um pouco.

  • @fran-ye3vq
    @fran-ye3vq Год назад +1

    Minha filha de 8 anos já sonha em ser diplomata e a gente incentiva , o que vcs indicaria na caminhada, li nguas?

    • @marialuisa9169
      @marialuisa9169 Год назад +2

      Não sou diplomata e nem professora, logo não tenho lugar de fala. Mas é sim interessante incentivar a aprender idiomas, principalmente o inglês e o espanhol inicialmente, já seria um grande passo, não apenas para a formação acadêmica (ela tem 8 anos e pode mudar de ideia), mas também para a vida

    • @marialuisa9169
      @marialuisa9169 Год назад +1

      Outra observação importante é focar no português e gramática, pois a competência da escrita é avaliada durante toda a prova. E, de qualquer forma, apoie sua filha em qualquer escolha, mesmo que ela mude ×100.

    • @amoradadoeu
      @amoradadoeu 9 месяцев назад

      ingles, espanhol, portugues e francês são as línguas que caem no concurso. é só olhar o digital !

  • @32234673
    @32234673 4 года назад +1

    Será que o senhor acha que posso passar?

    • @thomas9805
      @thomas9805 4 года назад +3

      Não se trata de inteligência, mas de vontade.

    • @MrCruzeiroDoSul
      @MrCruzeiroDoSul 4 года назад +3

      minha filha eu me passa seu telefone que eu coloco Tarot pra vc , kkkkkkkkkkk

    • @l.f.r.6523
      @l.f.r.6523 2 года назад

      @@MrCruzeiroDoSul Mas que desculpinha esfarrapada só pra conseguir o número da mulher kkkkkkk

    • @MrCruzeiroDoSul
      @MrCruzeiroDoSul 2 года назад

      @@l.f.r.6523 capaz..era para vender meus serviços de tarot mesmo.

    • @1ww.Cesar1239
      @1ww.Cesar1239 10 месяцев назад

      ​​@@thomas9805se trata de tempo, vontade,dinheiro.
      Inteligente, um fator importante.

  • @9bola3
    @9bola3 4 года назад +12

    Meio xarope esse Daniel ein kkkkkkk

    • @renanvirginio2197
      @renanvirginio2197 4 года назад

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @diodelrio
      @diodelrio 3 года назад +1

      @@renanvirginio2197 Ola! Pedimos que nao faca piadas sobre os entrevistados. ISTO e' um video serio, por favor, compreendam. Assim evitarao futuros blocks.
      Atenciosamente,

    • @renanvirginio2197
      @renanvirginio2197 3 года назад

      @@diodelrio kkkkkkkkkkkkkkkk

    • @mayagomes2543
      @mayagomes2543 3 года назад +2

      @@diodelrio KKKKKKKKKKKKKK ah

    • @biancanascimento5281
      @biancanascimento5281 3 года назад +2

      Sério? Ele é um dos melhores professores que eu já vi. Acompanho ele em diversas plataformas e acho ele incrível.