Pedro, não sei se já é plano de vocês, principalmente com o projeto do streaming pro segundo semestre, mas vídeos desse tipo, pra passar um entendimento melhor do conteúdo, acho que pedem ilustrações, mapas, cores e tal. Se não chega um ponto que fica difícil acompanhar tantas siglas e nomes estrangeiros e o vídeo fica acessível só pra quem já conhece tudo isso. Claro, a pessoa pode anotar cada nome e sigla e ir pesquisar, mas eu entendo que o objetivo do Meio é trazer clareza pro debate público, e me parece que o método mais visual traz mais resultado. Vídeos como do canal do Johnny Harris são um bom exemplo. Acredito que seria caro e difícil fazer sempre daquele jeito, além de não ser a proposta do PdP, mas acho que quando o assunto for carregado assim, merece. Enfim, somente uma sugestão. Obrigado pelo conteúdo sempre de qualidade, mesmo quando eu discordo haha
Pronto! A partir de agora vou chamar o Ponto de Partida de sexta temporada do Black Mirror, porque ambos são assustadores na mesma medida em que são plausíveis os futuros apontados. Tenho uma filha de dois anos e me entristece o mundo que estamos deixando para ela e não vai adiantar sair do Brasil. Sinto por ela e por todos que vão sofrer muito até que a "invasão bárbara" cesse.
Sempre, sempre. A esquerda nunca é autoritária, a esquerda moderada nunca baixa cabeça pra extrema esquerda...nunca. O PT é como Labour, nao quer nem ouvir falar de Cuba e bolivarianismo. É uma esquerda adulta, que nao faz fake news, nunca disse que o STF é um tribunal de exceçao, nunca chamou a impresa de "partido da imprensa golpista", nunca usou de violencia.
Esquerda no passado era defesa de quel trabalha contra quem explora porém depois de perderem a guerra fria virou defesa de minoria. Dai temos situaçoes em que se chega pra um redneck que vive abaixo da linha da pobreza e diz que ele tem privilegio branco. Com isso a esquerda perdeu o proletariado branco. Hoje na França setores que sempre votaram nos comunistas como os operarios estao votando Le Pen.
Uma coisa a se lembrar é que ninguém acordou nazista, primeiro vinheram lemas tipo "patria acima de todos, deus acima de tudo", armamentismo, culpar minorias por problemas aleatórios e passeatas de moto com a figura do machão.
O nazismo nunca foi nacionalista per se, a ideologia nacional-socialista buscava uma união racial entre os germânicos e posteriormente os "arianos", termo que podia englobar qualquer etnicidade. A questão contra os judeus é que muitos acreditavam que os judeus eram uma peste pois eles eram vistos como gananciosos e incapazes de sentir lealdade para alguma ideologia ou nação; como Marx colocou, os judeus possuem um "deus" e ele não é o abraâmico. Além disso, é amplamente reconhecido que o partido nazista promovia neo-paganismo, ateísmo e sincretismo com denominações protestantes do cristianismo. Por fim, os nazistas só eram armamentistas em relação ao estado, pois a República de Weimar era restritiva quanto ao porte de armas, enquanto os nazistas relaxaram essas leis para membros do partido.
Ao ler os analistas e as teorias sobre a extrema direita e a onda fascista, conclui-se que o grande problema da democracia são as eleições. Elas só valem quando concordam com o nosso ponto de vista.
A esquerda fake mundial lncluso Brasil (que usa esse espectro, mas com falsidade ideológica mundial), já ouviu falar em alternância de poder democrata ? Sim, porque tudo que não é a dita "esquerda" hegemônica, fazem panico moral e bomba de fumaça, chamando de "extrema direita".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. quando nao é esquerda = fascista, extrema-direita, anti-democratico. sei nao viu. as paixoes politicas deixam as pessoas cada vez mais cegas e incoerentes.
@@SimbaloeOliva exatamente. O problema é chamar quem não é esquerdista de fascista. Já virou a carta coringa de todo esquerdista fanático chamar os outros de fascistas .
@@orecantodosoldado1581 é um grande problema mesmo. FHC por exemplo nunca foi um fascista. Um outro problema é quando a pessoa age e pensa como os fascistas conjugam dos mesmos valores atualizados para o seculo XX mas acha a palavra fascista feia, rejeita algo que poderia faze-lo refletir .
@@SimbaloeOliva pois é né, mussolini aplicou varias coisas do marxismo. Ele adorava que o povo dizia que ele era de direita sendo que ele seguia a cartilha toda do stalin.
Cada vez mais eu fico com medo, cada notícia dessa, cada eleição me traz a sensação de que podemos estar vivendo os últimos anos, o fim da democracia. E isso me apavora a ponto de gelar a espinha. O que fazer? Como lutar politicamente contra os extremismos. Eu sempre procuro um equilíbrio, o melhor dos dois lados, buscando o melhor entendimento. Mas cada vez mais vejo notícias assim eu me pergunto se vale a pena lutar?
Realidade atual: Extrema direita radical = pessoas normais de direita, conservadores e liberais na economia. Fascista = todo aquele que não se ajoelha a esquerda Esquerda = extrema esquerda autoritária, fascista.
No Brasil, quem fez de tudo pra melar as eleições, tanto antes quanto após o resultado das urnas, não foi a esquerda. É por isso que chamamos de extrema direita. E desde quando a extrema direita na Europa é liberal na economia? Na primeira oportunidade que eles tiverem, eles acabam com a compra de produtos do Brasil. Eles são protecionistas. E o Bolsonaro postando mensagem os parabenizando. Como o agro ainda apoia um cara que parabeniza um grupo que é contra o agro brasileiro?
@@fernandomorgadorjLiberal na economia não se resume a isso, até porque depende de cada país e de cada situação, o pensamento hegemônico e sem diálogo hoje pertence à esquerda, a qual destrói economicamente seu país para manter o regime e ajudar os amigos ditadores. O 8 de janeiro está no passado, foi apenas um grupo indignado com a situação do país, é como dizer que todos da esquerda pertencem ao MST e invadem propriedade privada. Está narrativa não cola mais, terão que inventar uma mentira nova.
@@fernandomorgadorj E outra, a esquerda no poder não investiu em industrializar o país, escolheu gastar a arrecadação em somente auxílios e corrupção. Então no momento não há muito o que proteger, e taxar compras internacionais e aumentar o imposto das empresas faz com que tanto interno como externo sejam caros. É simples o raciocínio, a esquerda destrói o país e o pobre paga o preço.
O jovem sofre com a falta de emprego decentemente remunerado, que garanta a ele a possibilidade de pagar as contas basicas e que dê algum conforto e o permita sonhar com prosperidade.... E o Pedro chega a conclusão que isso necessariamente significa que ele quer empreender. A direita é incapaz de lidar com o fascismo. Por que a direita é incapaz de entender que a ÚNICA forma de conter radicalização é reduzir desigualdade, e fazer isso redistribuindo a riqueza e reduzindo a concentração de renda, e não manter essa ilusão absurda que é possível criar riqueza infinitamente, fazer isso em ritmo maior que o crescimento populacional e ainda que manter o mercado livre reduz a desigualdade ao invés de fomentá-la. Ta dando certão, chefe. Esse é o caminho certinho pra proliferação de novas ditaduras fascistas na Europa, nos EUA e no mundo. E, claro, nas guerras inevitáveis que isso vai criar. Um monte de Estados autoritários e ultanacionalistas dividindo o mesmo espaço? Ja vimos isso antes. Duas vezes.
A educação é barata e a ignorância é cara. Mas não se preocupem senhores esquerdistas. O Brasil não tem chance de dar certo. Não com a população que vocês idiotizaram.
Nao, ele vai chamar todo mundo de nazistafascistaracistahomofobicotransfobico e esperar as pessoas baixarem a cabeça e pedirem perdao. Ta dando certo, né?
Ótimo vídeo. A extrema direita é complexa, o mérito (se é que dá para dizer isso) dos caras é abrir mão do nojo que eles tem entre si em favor de enfrentar a esquerda. Por outro lado, isso falta na esquerda, onde é supercomum o fogo amigo, cada grupo se acha mais "puro", mais "digno" que os outros. Se a esquerda continuar assim, o próximo presidente BR vai escolhido em uma reunião do Edir Macedo e sua turminha.
Sua análise é extremamente correta e coerente,ampla e aberta.Poucos tem fundamentação histórica e política para para observar um fato atual.Obg LOSCARMO
pois ai esta, falta de trabalho qualificado e perspectivas, com os bons trabalhos da indústria estão indo pra fora, se vendo acuado como competidor num mercado cada vez mais "injusto"..... o que vejo é o neoliberalismo operando plenamente, realocando recursos, acumulando riqueza e se justificando em discursos simplistas e olha só que surpresa, o fascismo cai como uma luva pra justiçar todos os medos do cidadão médio
A esquerda fake mundial lncluso Brasil (que usa esse espectro, mas com falsidade ideológica mundial), já ouviu falar em alternância de poder democrata ? Sim, porque tudo que não é a dita "esquerda" hegemônica, fazem panico moral e bomba de fumaça, chamando de "extrema direita".
Chegou a hora dos seres humanos entenderem que é necessário haver uma renda básica universal, que trabalhar já não é sinônio de renda e que trabalho pleno já não é algo possível.
Eu comento com todos os conhecidos meus exatamente um medo meu: ver a Alemanha retornando, forte, pra uma onda da Extrema Direita, a Europa inteira está indo, mas ver a Alemanha indo junto, cara, isso me deixa mto melindrado, como vc mesmo falou Pedro, já vimos essa história, não é boa, mas como o filme A Onda prova, não é impossível retornar.
Moço não, não se deixe levar pelo extremismo seja de direita ou de esquerda. Todo extremismo leva ao ódio, a guerras e preconceitos. Devemos sim querer um país melhor. Com leis melhores, e uma vida melhor. Não se orgulhe do fascismo, não queira ser assim. Não se orgulhe de coisa tão ruim. Ok ser de direita, ok ser de esquerda. Mas apoiar idéia nefasta do fascismo, do nazismo é horrível. Seja de direita mas não seja maldoso e radical.
Uma das pautas da extrema direita europeia é boicotar o agro brasileiro, pois eles são protecionistas. Bolsonaro ontem postou mensagem parabenizando o aumento da extrema direita na UE (agora ocupam 21% das cadeiras). Como é que o agro apoia um cara que parabeniza um grupo que, assim que tiver uma oportunidade, vai atuar para limitar a importação de produtos vindos do Brasil? É isso que você, como brasileiro, quer para o Brasil?
Tem filhos e netos de imigrantes de ex colônias Francesas na África que são atletas da França nas seleções de futebol e em outros esportes, se o partido da extrema Direita na França vencer as eleições desse ano o número de imigrantes aceitos na França vai diminuir bastante e isso poderá refletir no desempenho de atletas Franceses nas próximas competições internacionais.
Análise muito interessante, como sempre, mas sobre a radicalização à direita de homens jovens há um equívoco claro. Homens jovens não querem trabalho, expectativa de futuro, capacidade de sustentar família… homens jovens querem sexo. Independente de seu nível educacional. Podem até querer emprego, mas é um meio e não um fim. Um emprego e melhor renda são só os meios pra se ter mais sexo. E além dos motivos clássicos que levam as pessoas à extrema-direita, os homens jovens tem um motivo específico: a extrema-direita é antifeminista. Mulheres estão mais liberadas sexualmente, fazem mais sexo, mas um grupo pequeno de homens tem acesso a essas mulheres enquanto a maioria dos homens jovens simplesmente não tem vida sexual. Há pesquisas que mostram que homens tem relação sexual cada vez mais tarde e que há um número cada vez maior de homens jovens que não tem vida sexual nenhuma, o que não acontece com as mulheres jovens. Na visão deles foram as mudanças provocadas pelo feminismo que os deixou sem sexo. Há uma solução pra esse impasse? Como desradicalizar os homens jovens? Não sei qual é a solução mas posso garantir que mais educação não funcionará.
Na França a esquerda perdeu o proletariado e tá apostando nos muçulmanos afim de encontrar um eleitorado de substituição. Essa aliança esquerda com muçulmano é impacto ribbentrop molotov do século XXI. O muçulmano médio tá bem aí para pautas progressistas como direito de gays, feminismo etc
"Não há uma onda fascista a tomar a Europa" - perdoe meu ceticismo, mas eu termino essa frase com um "ainda"... Veja as manifestações de rua em mais de uma capital com a multidão pedindo "nosso País de volta"... PS: como fica a África nesse futuro próximo, de domínio das Big Techs?
Caramba pedro vc me deu um susto hj, assisto teus videos em 2x, n sei pq mas o som ficou meio estranho no começo, jurei q tunha escutado "cidadania ajuda a financiar o -bolsonarismo-" mas so era bom jornalismo 😂😂😂
Não está havendo um exagero nisso? A extrema-direita europeia é menos abrangente do a extrema-direita no Brasil e na Argentina. E ela avançou não mais de 30 cadeiras no parlamento europeu. Quem errou feio nisso foi Macron, que dissolveu o parlamento justamente numa época em que PARECE que a senhora Le Pen obteve um grande êxito.
Certo...a verdade a respeita da Europa Ocidental é o contrario. Là sò tem ditaduras da Esquerda que odeiam os proprios povos e supportam o Islamismo radical e Africanos violentos.
A institucionalidade, sem ganhos reais para a população, descamba para o radicalismo. É a incapacidade de brigar e conseguir melhorias para uma populacao cada vez mais pobre e endividada que traz o fascismo ao trono. Vai piorar.
Acho que a falta de emprego é um dos motivos mas o principal mesmo é a crise sem precedentes da masculinidade rs homens frustrados com mulheres conquistando direitos, com LGBTs deixando de ser invisiveis, no fim das contas é uma frustracao muito mais mesquinha, e que nao eh culpa de ninguem senao deles mesmos, e da maneira como foram criados.
Isso aí q você descreveu é o bozo e a gangue dele, coisa de latino americano que acha se o filho dele não for ultramacho então tem que descer o braço. Na Europa é diferente, estive recentemente na Itália e a extrema direita lá só está ganhando força mesmo por causa da questão da imigração. Se resolver isso, a extrema direita volta a ser coisa só de tiozão de chinelo.
Bom, vou só dar um exemplo que correu aqui mesmo no Meio. Lembra-se do caso do imbecil que passou a mão numa mulher, no elevador? Pois bem. Sabe qual foi a boardagem da Mariliz? Perguntar retoricamente à TODOS OS HOMENS qual é a graça em assediar mulheres. Se voce fosse homem, ficaria ofendido? Sabe esse caso de agora das mulheres envenenando um sujeito com o brigadeirão? Como voce reagiria se voce fosse mulhere se te cobrassem uma explicação pra esse comportamento? Como voce reagiria se o Pedro Dória perguntasse à todas as mulheres o porque de mulheres envenenarem homens, numa generalizaçao maluca e odiosa?
Pedrinho segura a bomba que tua quadrilha tá caindo em todo mundo 😅 é questão de tempo não tem jeito!Mas traduzindo as manchetes da esquerda sobre o avanço da direita "perigo, o povo acordou e não quer mais ser roubado por nós" 😊😂
Obvio que denovo o Doria esquece de mencionar que ninguém mais consegue comprar casa pra fazer família. O porque? A galera da idade dele acabou com a chance de os jovens o faze-lo. Vivem brecando verticalização de cidades pra preservar o valor de suas casas, votam em gente velha desconectada da realidade (só ver que só velhos ganham espaço nos parlamentos mundo a fora).
Nao é a toa que esse pessoal vota em gente radical. Nao é rede social que faz o pessoal votar. Os mais velhos, a geração do Doria, ferrou com a economia pros mais jovens. Os dados sao claros em relação a isso. Só ver as palestras do Scott Galloway recentes sobre o tema.
Num mundo em que a desigualdade social se eleva a cada ano, aumentam as cadeiras dos partidos que gostam da "meritocracia", como se as oportunidades fossem iguais para todos... É fácil criticar os modelos sem ter qualquer proposta bem estudada. Basta dizer que é só fazer tudo ao contrário! Odiar é muito fácil, faz parte da natureza humana. Sentar e pensar o futuro é que está parecendo muito difícil, já que a tecnologia está fazendo isso por nós com seus algoritmos.
Sinto muito, mas nunca vi Lula se referir a "bolsonaristas" ou diferenciá-los no tratamento de questões sociais ou democráticas. Aliás, penso que isso deveria ser destacado positivamente pela imprensa.
Saber que os políticos ligados à partidos da extrema Direita europeia terem 21% das cadeiras do parlamento europeu não me parece ser um perigo aos que defende regimes políticos Democráticos no mundo
24 cadeiras a menos do centro indo para a extrema direita. Mas vamos ficar calmos, é só encontrarmos os que são de fala mansa nela que ai podemos conversar, normalizar e jogar eles cada vez mais ao centro. Ainda bem que temos o liberalismo para preparar esse terreno. (E como estamos na internet não pode faltar o aviso: ironia)
O que voce propoe, Fofão? Chamá-los de monstros (nazistas, fascistas, racistas, etc) e esperar que eles digam "putz desculpa por ser nazista, me perdoa por favor, eu voto em quem voce disser"?
O voto no extremo vem em momentos de extremos. Concordo com o Pedro sobre a falta de perspectiva no futuro. Uma juventude criada na propagação de ideias que valorizam o indivíduo faz com que em momentos de desespero (como quando você não vê um futuro) você apele para ideias extremas mas se comunicando com a unica coisa que sabe. O fascismo tem essa ideia de valorização do indivíduo forte, da construção do humano perfeito e blablabla. Então é obvio que pessoas criadas com ideias focadas no indivíduo vão apelar pra isso. O que precisamos fazer? Propagar ideias que não descambem pra esse tipo de coisa. Substituir a "preocupação" do liberalismo com construir sociedades onde o indivíduo possa se desenvolver e desenvolver a sociedade e quando der ser um pai, uma mãe, uma maria ou um José e propagar ideias de uma sociedade onde ser uma pessoa é mais importante que uma peça para enriquecer um velho preguiçoso. Não normalizar que pessoas possam ter em sua posse o equivalente ao pib de um país e assim destruir economias e democracias pra enriquecer as custas de crises. E tem a parte que o Pedro defende sobre limitar das bigtechs.
A extrema direita cresce e não se deve subestimar o fato! A ascensão do nazismo se deu dentro de um processo (lento e constante)! A direita flerta sem constrangimento com o discurso extremista! Aqui no Brasil, a tragédia chamada bolsonarismo mostrou a força e o estrago em nossa combalida democracia! A "direita" brasileira acena significativamente para o bolsonarismo e isso é assustador! Não se defende o indefensável! Não se pode aceitar o inaceitável! Quando políticos "dialogam" com o bolsonarismo é a constatação de que fracassamos! Não aprendemos nada com a história?
Para aprender uma criança precisa conservar vocabulário, procedimentos mentais, hábitos. Para construirmos uma cultura precisamos conservar coletivamente valores, manter comemorações coletivas, manter coletivamente a lembrança de algumas conquistas. A esquerda quer que esqueçamos, quer que partamos sempre rumo ao novo. O novo? Pode ser bom, mas como tem se mostrado nos últimos 50 anos, tem sido ruim. E a esquerda não assume sua responsabilidade pelo mundo que construiu, inclusive pelo seu espelho: a direita raivosa.
Ah, Pedro… vai parar de dar mole para os bolsonaristas? Você sabe o que provavelmente vai acontecer: a extrema direita vai crescer, como historicamente cresceu.
Coitadinhos destes pobres jovens homens, sentindo-se sem um lugar no mundo. Sabe quem de fato não tinha lugar? Qualquer minoria. Até ontem. Estes, em sua revolta, jamais criaram movimentos fascistas, nazistas, etc. Sequer tiveram voz, extremista ou não, que os representasse seu desespero. Sinto muito, não sinto nada. E por mais que procuremos formas de explicar a roda da história, o fato é que o ser humano é isso aí. Descontente consigo e com o outro, a espera de um objeto para odiar. De tempos em tempos, acontece. Longe de ser a primeira, também não será a última vez.
É, o identitarismo nao tem voz nao. Só é maioria absoluta na mídia , academia e entretenimento. Ou seja, somos bombardeados diuturnamente com mensagems de que homens, brancos e heteros sao a personificaçao do Mal. E os identitários nao sao radicais, nao sao extremos! Só querem mudar algo tão prosaico como a ideia de que existem 2 gêneros, e querem empurrar uma nova linguagem. Coisa simples, moderada.
Duas observações com detalhes complementares: - Questões locais afetam mto alocação de partidos por grupo também. O italiano Lega é mais moderado do que o FdI, mas está no ID ao invés de PCR para estar em outro grupo, oq tbm fez este grupo lidar melhor com separatismos - O alemão CDU não é completamente nascido no pós-guerra, mas de certa forma com origem no Zentrum, partido dos catolicismo político conflitado com Bismarck. A palavra "união" está no nome moderno do partido porque no pós-guerra entraram nele tbm os protestantes (mas Merkel, filha de pastor luterano, foi a única não-católica a liderar o partido). Essa questão religiosa talvez seja também uma diferença marcante da extrema-direita europeia em relação a das Américas, lá a expressão política da religião é mais tradicionalmente próxima da centro-direita do que em aderência a extrema-direita (oq de certa forma tbm ocorreu nos anos 30), enquanto no lado de cá do Atlântico parece mais clara ligação de extrema-direita com evangélicos.
9:52 esse tipo de analise é bem canalha. Quando candidato de esquerda tem votos entre os mais pobres e desfavorecidos é porque ve a demanda dos menores. Quando candidato de direita tem mais votos entre os pobres é porque abocanhou os votos de quem tem menor nivel educacional.
E a "democracia relativa" em narração. Um direitista tem votos pobres por que manipulou a pobreza ignorante, um esquerdit por que os pobres foram iluminados.
É profundamente antidemocrático dizer que a maioria está votando errado. Não é preconceito achar que todos que não concordam comigo são preconceituosos? Ficar chamando os outros de extrema, ultra, radicais e outros sinônimos não vai no bom caminho, ou vai? Será que isso ajudaria a convencer que há outras ideias, melhores do que aquelas em que eles estão votando? Mais democrático é fazer como o Macron fez: quero saber para onde o povo quer ir. Será que Lula ou Bolsonaro fariam o mesmo, se isso estivesse entre suas possibilidades legais? Não, não fariam.
Pedro ótimas considerações. Uma coisa me chamou atenção. Quando consideramos o balanço entre perdas e ganhos dos diversos partidos no parlamento Europeu, parece que houve uma clara migração de cadeiras de partidos liberais para partidos de extrema-direita, uma vez que os partidos progressistas se mantiveram em equilíbrio. Considerando que liberais costumam se assemelhar mais aos progressistas nos costumes e mais aos conservadores na economia, qual sua leitura para este padrão? Porque o liberalismo esta aparentemente tendendo mais a extrema-direita do que ao campo progressista? Isso sempre foi assim ou é um fenômeno mais atual?
@@Diego_Cherobino mais um sloganzinho petista mequetrefe que a gente ja ta cansado de ouvir. Que mais? As pessoas nao gostam de pobres nos aeroportos? Continue, ta dando certo pra caramba,
@@MillorsGhost não é slogan nem marketing, é apenas constatação histórica! Liberais abriram a portas para Mussolini e conservadores se utilizaram de Hitler para investigar conspirar contra partidos de esquerda radical, e depois acharam que poderiam amansa-lo... E o resto já sabemos...
"Os jovens votam na extrema direita pq estão sem perspectiva", aí no poder eles não vão conseguir entregar nada do que prometem, pq eles são muito bons em apontar problemas mas nunca entregam soluções, e esses jovens vão continuar frustrados e vão se arrepender. Aconteceu aqui, vai acontecer na Argentina com Milei e na Europa também
@@deciocarvalho2979 E a extrema direita dá? Em que o bolsonaro melhorou o Brasil? Te desafio a dizer sem recorrer a fake news ou dados inventados. A vida da população mais pobre e da classe média melhorou no governo dele? E o Milei, tb está melhorando a vida dos argentinos?
É pedir pra reembaralhar as cartas. Ocorre que, diferentemente de um jogo de cartas, nas eleições a direita terá mãos cada vez melhores não importa como o baralho seja reorganizado.
Seria interessante refletir sobre as razões que levaram os europeus a seguir essa linha, não creio que seja simplesmente escassez de oferta de trabalho. Será que a esquerda outrora hegemônica não tem nenhuma culpa nisso? Demonizar a "extrema-direita ultraradical", como se as pessoas estivessem votando só por maldade não me convence.
Exceto que a esquerda não é hegemônica na Europa. O partido Democrata Cristão, de Angela Merkel, é conservador. Macron é um banqueiro, e portanto liberal de direita.
Participação política, é a cerne de tudo. Na era da TV política era algo entre jornalistas, intelectuais, estudantes e algumas pessoas proeminentes - O público via de fora das 8 - 9 no Jornal. Partidos de centro - esquerda como PSDB/MDB são exatamente o reflexo dessa era. O cara podia não gostar do aumento de impostos, da nova lei dos ônibus mas quem é ele na fila do pão? Aí veio a internet e com ela a participação política - As pessoas agora derrubam presidentes! E com o poder vêm o desejo, se vc pode derrubar 1 presidente, vc pode fazer o assassino do seu filho pegar perpétua? Quem sabe ter seus filhos numa escola maneira? Então pronto o indivíduo foi da completa apatia, pro exato oposto. Acho errôneo comparar com 30, pois aquilo durou 20 anos - é mais a criação da prensa e a disputa católicos | protestantes.
@@no_more_spamplease5121vc está louco. Os 2 são de centro - esquerda, se fossem de direita estariam bem felizes fazendo alianças, não são socialistas nem sindicalistas é fato, mas direita força. São o Alckmin da europa, compõem com partidos de esquerda e odeiam a direita - são pra aquele eleitor que odeia 1 direitista mas não querem partir pro sindicato aí ficam nessa esquerda sem corante😑
Pedro, por que ser a favor de ser mais rígido na imigração é ser de “extrema direita”? Morei na Alemanha, e embora lá tenha muita política de integração, há muitos guetos turcos em diversas cidades, que vivem a própria cultura além da legislação do país onde se instalam. Ser a favor de algum nível de identidade nacional e taxas de imigração menores é ilegítimo? Nem todo país é os Eua ou Brasil com pouca carga étnica e alta adesão a grandes imigrações.
Esse é o primeiro passo pra pessoa pensar em votar em partidos radicais. O segundo , e definitivo, é quando ele expoe esse incomodo que voce falou, e é execrado como racista. Aí pronto, nasce um fiel eleitor de extrema direita.
@@MillorsGhostuai... na sua lógica chamar o outro de racista faz com que ele entre em depressão brutal, chute tudo, dá berros e fica com a cara fechada? Isso aí chama-se criança e não é uma atitude esperada de um adulto funcional.
Você é brasileiro, com sobrenome ultra latino, morou na Alemanha e ainda questiona pq rigidez na imigração seria algo questionável? Amigo, você não é branco para um europeu por mais branco que seja no Brasil. Acorda.
@@Pina02 bom, eu conheço poucas adjetivaçoes mais injuriosas do que ser chamado de racista. Se voce acha de boa, provavelmente está durante muito tempo do lado que acusa os outros incessantemente dessa monstruosidade. Quem sabe passando pela mesma situaçao voce possa entender o quanto isso é ofensivo.
@@MillorsGhost E você precisa entender que direita não é sinônimo de extremismo. Extremismo é esse governo que foi eleito por 60 milhões de fantasmas e que está soltando criminosos e prendendo inocentes. Extremismos é ter os três poderes da nação administrada por ma fio sos e assaltando os cofres públicos descaradamente. E o que vemos lá no norte do planeta é um basta aos socia listas que se infiltraram nas instituições públicas, que deixaram suas máscara caírem na pandemia e estão provando que não sabem e nunca souberam como produzir riquezas.
A esquerda identiraria do todes, da defesa de bandidos e de lgbt sei lá+o que, é a reprovável por isso. Quando não é esquerda identiraria, é a extrema esquerda retrógrada saudosista do socialismo real. Toda essa loucura fortalece a direita radicalizada.
@@priscilawinner1 sempre a favor de "austeridade" e privatizações, mas quando ocorre uma pandemia, crise climática muda o discurso, porem não dura 48 horas e já volta ao discurso inicial, então, sim ele defende o neoliberalismo que trouxe a crise e que por sua vez abriu a porta mais uma vez ao fascismo...
Milei, fez o mesmo discurso de Bolsonaro na eleição: "Se eu perder é porque houve fraude". Mas segundo o Pedro Doria, isso não é discurso golpista. Cansado d+ desse canal.
@@psyab9375 primeiro que fanatico por politico, ou qualquer tipo de devoção a qualquer um desses , é só idiota mesmo. E não, não tenho nada com o PT ou com o PL, ou com o PP, MDB ou qualquer P que vc possa estar ae interessado em defender. E sim, esse discurso: "Se eu perder é porque vai ter fraude" é discurso golpista, mesmo vc querendo passar pano para politico, vai continuar sendo golpista. E não, não chamei ninguem de nazi ou fac, ou nada, chamei de discurso golpista, uma mera interpretação de texto basica vc não falaria a merda que vc escreveu ae.
Não houve fraude? Censuraram TODOS CANAIS DE DIREITA, isso é fraude, isso é manipulação eleitoral, censuraram até a campanha do Bolsonaro citando fatos enquanto a do Lula podia mentir à vontade. Foi uma seleção, não uma eleição, depois os que organizaram a seleção ainda se vangloriaram de "derrotar o bolsonarismo".
Olá Pedro, assisti seu video e como sempre adoro seus comentários. Moro aqui na Europa faz 2 anos e nas proximas eleições devo inclusive votar. O parlamento europeu está a 2km de minha casa. Neste tempo entendi o "o básico já foi conquistado" que Pedro Cardoso tanto fala. Comparar a extrema direita Brasileira com a Europeia é complicado e você explicou muito bem. O que me deixa menos apavorado é que a extrema direita aqui não quer rever o aborto, piorar as escolas ou rever ganhos sociais. Acho que a esquerda aqui virou "ecochata" demais e quer ser ecologica em coisas que não fazem logica a custa de impostos ainda mais altos. E apesar de ser de esquerda no Brasil, aqui me vejo de centro. Agora meu ponto: a extrema direita na Europa não seria de centro no Brasil não?
@@flaviobessajr Quem dera o Brasil conseguisse chegar nesse nível de iluminação e banalizasse tmb, ao invés de ficar refém da ignorância religiosa câncervadora que impede sequer o debate honesto em torno disso
Votar no que ??? Não podes nem deves ter direito a voto na Europa , se não és europeu !!! E se tens direito a voto sendo estrangeiro , talvez entendas pq a extrema direita tá a crescer !!! Queremos gente como tu FORA !!!
Para quem vive la Lacrolandia e lora na Narrativandia, o fascismo varre a Europa..Bom falar para criaturas desonformadas, que não sabem a diferença entre fascismo e bicicletismo.
Muito bom o vídeo 👏👏👏
Grato 🙏
Brilhante!!
foi a melhor analise que eu ja vi ate hoje
ASSUSTADOR 😢😢😢😢😢
Pedro, não sei se já é plano de vocês, principalmente com o projeto do streaming pro segundo semestre, mas vídeos desse tipo, pra passar um entendimento melhor do conteúdo, acho que pedem ilustrações, mapas, cores e tal. Se não chega um ponto que fica difícil acompanhar tantas siglas e nomes estrangeiros e o vídeo fica acessível só pra quem já conhece tudo isso. Claro, a pessoa pode anotar cada nome e sigla e ir pesquisar, mas eu entendo que o objetivo do Meio é trazer clareza pro debate público, e me parece que o método mais visual traz mais resultado. Vídeos como do canal do Johnny Harris são um bom exemplo. Acredito que seria caro e difícil fazer sempre daquele jeito, além de não ser a proposta do PdP, mas acho que quando o assunto for carregado assim, merece. Enfim, somente uma sugestão. Obrigado pelo conteúdo sempre de qualidade, mesmo quando eu discordo haha
Ótima análise! 👏👏👏👍
Perfeito video! Parabéns!!
Pronto! A partir de agora vou chamar o Ponto de Partida de sexta temporada do Black Mirror, porque ambos são assustadores na mesma medida em que são plausíveis os futuros apontados. Tenho uma filha de dois anos e me entristece o mundo que estamos deixando para ela e não vai adiantar sair do Brasil. Sinto por ela e por todos que vão sofrer muito até que a "invasão bárbara" cesse.
Esquerda democrática... Extrema direita fascista kkk
A dicotomia é: Quem pensa igual a mim é bom, quem pensa diferente é mau.
Então partidos liberais "perderam" espaço pra partidos facistas, curioso como sempre é o eleitor liberal a fazer esse pulo autoritário 😅
Né, não... Pq será...
Sempre, sempre. A esquerda nunca é autoritária, a esquerda moderada nunca baixa cabeça pra extrema esquerda...nunca. O PT é como Labour, nao quer nem ouvir falar de Cuba e bolivarianismo. É uma esquerda adulta, que nao faz fake news, nunca disse que o STF é um tribunal de exceçao, nunca chamou a impresa de "partido da imprensa golpista", nunca usou de violencia.
Não tem como liberal ser iliberal. Esses neo-fascistas são iliberais, como bem diz Orban.
Golpe frontal ao discurso de Rita Von Hunty. Análise, como sempre, perfeita
Vale a pena ouvir como complemento o episódio de “O Assunto” de hj.
sempre boas suas análises Pedro, obrigado pela reflexão
Realmente, fica cada vez mais claro que um pobre / trabalhador consciente NUNCA será de Direita. Sem dúvida...
Esse é o perigo. Por isso a ideologia direitista é muito forte no sentido de deixa-lo cego enquanto trabalha.
Esquerda no passado era defesa de quel trabalha contra quem explora porém depois de perderem a guerra fria virou defesa de minoria.
Dai temos situaçoes em que se chega pra um redneck que vive abaixo da linha da pobreza e diz que ele tem privilegio branco. Com isso a esquerda perdeu o proletariado branco.
Hoje na França setores que sempre votaram nos comunistas como os operarios estao votando Le Pen.
Excelente análise.
Ei Pedro, que tal um ponto de partida sobre visão política dos jovens no Brasil? 🙏
👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu sei que a democracia é a melhor opção, mas ou tomamos medidas para abraçar os excluídos ou o facismo vai vencer com a força desses excluídos.
O dia que vocês entenderem que vocês são os fascistas, tudo ficará mais claro.
A democracia é ameaça? Isso sim é ser fascista. Pérola!
Né
Para eles tudo que não é esquerda é extrema.direita
Uma coisa a se lembrar é que ninguém acordou nazista, primeiro vinheram lemas tipo "patria acima de todos, deus acima de tudo", armamentismo, culpar minorias por problemas aleatórios e passeatas de moto com a figura do machão.
nazismo não tem nada a ver com isso, nazismo está ligado há uma ideia darwinista.
O nazismo nunca foi nacionalista per se, a ideologia nacional-socialista buscava uma união racial entre os germânicos e posteriormente os "arianos", termo que podia englobar qualquer etnicidade. A questão contra os judeus é que muitos acreditavam que os judeus eram uma peste pois eles eram vistos como gananciosos e incapazes de sentir lealdade para alguma ideologia ou nação; como Marx colocou, os judeus possuem um "deus" e ele não é o abraâmico. Além disso, é amplamente reconhecido que o partido nazista promovia neo-paganismo, ateísmo e sincretismo com denominações protestantes do cristianismo. Por fim, os nazistas só eram armamentistas em relação ao estado, pois a República de Weimar era restritiva quanto ao porte de armas, enquanto os nazistas relaxaram essas leis para membros do partido.
Ao ler os analistas e as teorias sobre a extrema direita e a onda fascista, conclui-se que o grande problema da democracia são as eleições. Elas só valem quando concordam com o nosso ponto de vista.
E quando as eleições são disputadas por mais de dois partidos, não só um partido Conservador e um partido Social Democrata virtualmente iguais
Quem questiona as eleições são os extremistas de direita, não distorce as coisas! Hipócrita!
E o Pedro Dória, contra o desenvolvimentismo nacional! 😂😂😂
Falta de educação ou o capitalismo numa de suas crises?
Imigração desenfreada promovida pela esquerda é a resposta mais óbvia
A esquerda fake mundial lncluso Brasil (que usa esse espectro, mas com falsidade ideológica mundial), já ouviu falar em alternância de poder democrata ?
Sim, porque tudo que não é a dita "esquerda" hegemônica, fazem panico moral e bomba de fumaça, chamando de "extrema direita".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. quando nao é esquerda = fascista, extrema-direita, anti-democratico. sei nao viu. as paixoes politicas deixam as pessoas cada vez mais cegas e incoerentes.
Sim as paixoes politicas deixam inclusive as pessoas fascistas!
@@SimbaloeOliva exatamente. O problema é chamar quem não é esquerdista de fascista. Já virou a carta coringa de todo esquerdista fanático chamar os outros de fascistas .
@@orecantodosoldado1581 é um grande problema mesmo. FHC por exemplo nunca foi um fascista. Um outro problema é quando a pessoa age e pensa como os fascistas conjugam dos mesmos valores atualizados para o seculo XX mas acha a palavra fascista feia, rejeita algo que poderia faze-lo refletir .
@@SimbaloeOliva pois é né, mussolini aplicou varias coisas do marxismo. Ele adorava que o povo dizia que ele era de direita sendo que ele seguia a cartilha toda do stalin.
Cada vez mais eu fico com medo, cada notícia dessa, cada eleição me traz a sensação de que podemos estar vivendo os últimos anos, o fim da democracia. E isso me apavora a ponto de gelar a espinha.
O que fazer? Como lutar politicamente contra os extremismos.
Eu sempre procuro um equilíbrio, o melhor dos dois lados, buscando o melhor entendimento.
Mas cada vez mais vejo notícias assim eu me pergunto se vale a pena lutar?
Realidade atual:
Extrema direita radical = pessoas normais de direita, conservadores e liberais na economia.
Fascista = todo aquele que não se ajoelha a esquerda
Esquerda = extrema esquerda autoritária, fascista.
No Brasil, quem fez de tudo pra melar as eleições, tanto antes quanto após o resultado das urnas, não foi a esquerda. É por isso que chamamos de extrema direita.
E desde quando a extrema direita na Europa é liberal na economia? Na primeira oportunidade que eles tiverem, eles acabam com a compra de produtos do Brasil. Eles são protecionistas. E o Bolsonaro postando mensagem os parabenizando. Como o agro ainda apoia um cara que parabeniza um grupo que é contra o agro brasileiro?
@@fernandomorgadorjLiberal na economia não se resume a isso, até porque depende de cada país e de cada situação, o pensamento hegemônico e sem diálogo hoje pertence à esquerda, a qual destrói economicamente seu país para manter o regime e ajudar os amigos ditadores.
O 8 de janeiro está no passado, foi apenas um grupo indignado com a situação do país, é como dizer que todos da esquerda pertencem ao MST e invadem propriedade privada. Está narrativa não cola mais, terão que inventar uma mentira nova.
@@fernandomorgadorj E outra, a esquerda no poder não investiu em industrializar o país, escolheu gastar a arrecadação em somente auxílios e corrupção. Então no momento não há muito o que proteger, e taxar compras internacionais e aumentar o imposto das empresas faz com que tanto interno como externo sejam caros. É simples o raciocínio, a esquerda destrói o país e o pobre paga o preço.
@@fernandomorgadorje nem entrei nas pautas progressistas de aborto, droga, lgtv que cabem aos conservadores impedir este devaneio coletivo.
@@robsonrib quem está atuando para a liberação do aborto e das drogas no Brasil?
Esses canais de jornalismo independente estão competindo para ver quem consegue falar mais M e menos tempo.
O jovem sofre com a falta de emprego decentemente remunerado, que garanta a ele a possibilidade de pagar as contas basicas e que dê algum conforto e o permita sonhar com prosperidade.... E o Pedro chega a conclusão que isso necessariamente significa que ele quer empreender. A direita é incapaz de lidar com o fascismo. Por que a direita é incapaz de entender que a ÚNICA forma de conter radicalização é reduzir desigualdade, e fazer isso redistribuindo a riqueza e reduzindo a concentração de renda, e não manter essa ilusão absurda que é possível criar riqueza infinitamente, fazer isso em ritmo maior que o crescimento populacional e ainda que manter o mercado livre reduz a desigualdade ao invés de fomentá-la. Ta dando certão, chefe. Esse é o caminho certinho pra proliferação de novas ditaduras fascistas na Europa, nos EUA e no mundo. E, claro, nas guerras inevitáveis que isso vai criar. Um monte de Estados autoritários e ultanacionalistas dividindo o mesmo espaço? Ja vimos isso antes. Duas vezes.
A educação é barata e a ignorância é cara. Mas não se preocupem senhores esquerdistas. O Brasil não tem chance de dar certo. Não com a população que vocês idiotizaram.
Bom comentário.
Nao sabes de certeza o que é a real extrema direita
A turma das narrativas perde a eleição limpa e com direito a conferência de cédulas e agora fica nessa chorumela.
Comentando antes de assistir: Será que Dória vai defender o diálogo e a pacificação e dar a mão pros inimigos?
Nao, ele vai chamar todo mundo de nazistafascistaracistahomofobicotransfobico e esperar as pessoas baixarem a cabeça e pedirem perdao. Ta dando certo, né?
Ótimo vídeo. A extrema direita é complexa, o mérito (se é que dá para dizer isso) dos caras é abrir mão do nojo que eles tem entre si em favor de enfrentar a esquerda. Por outro lado, isso falta na esquerda, onde é supercomum o fogo amigo, cada grupo se acha mais "puro", mais "digno" que os outros. Se a esquerda continuar assim, o próximo presidente BR vai escolhido em uma reunião do Edir Macedo e sua turminha.
Agora entendeu!
Sua análise é extremamente correta e coerente,ampla e aberta.Poucos tem fundamentação histórica e política para para observar um fato atual.Obg LOSCARMO
pois ai esta, falta de trabalho qualificado e perspectivas, com os bons trabalhos da indústria estão indo pra fora, se vendo acuado como competidor num mercado cada vez mais "injusto"..... o que vejo é o neoliberalismo operando plenamente, realocando recursos, acumulando riqueza e se justificando em discursos simplistas e olha só que surpresa, o fascismo cai como uma luva pra justiçar todos os medos do cidadão médio
A esquerda fake mundial lncluso Brasil (que usa esse espectro, mas com falsidade ideológica mundial), já ouviu falar em alternância de poder democrata ?
Sim, porque tudo que não é a dita "esquerda" hegemônica, fazem panico moral e bomba de fumaça, chamando de "extrema direita".
exatamente...
Kkkkk o gado tá aqui em peso babando ódio
O mundo é um moinho
Nossa bateu uma bad aqui. Um cansaço.
Chegou a hora dos seres humanos entenderem que é necessário haver uma renda básica universal, que trabalhar já não é sinônio de renda e que trabalho pleno já não é algo possível.
vai pra lá com essas ideias comunistas lixo. Fique voce mendigando coisas do estado.
Ou seja, se essa tendência se confirmar, logo, logo poderemos ter conflitos armados de dimensões globais.
Isso mesmo…
Eu comento com todos os conhecidos meus exatamente um medo meu: ver a Alemanha retornando, forte, pra uma onda da Extrema Direita, a Europa inteira está indo, mas ver a Alemanha indo junto, cara, isso me deixa mto melindrado, como vc mesmo falou Pedro, já vimos essa história, não é boa, mas como o filme A Onda prova, não é impossível retornar.
Os discursos da direita mexem em muitos afetos e emoções. No livro A Mente Moralista isso é discutido, bem interessante.
Deixa de ser falso comunista kkkk
Só sei e posso garantir uma única coisa: vai dar m#
Que o Brasil siga os passos dos países desenvolvidos!
Se ser fascista é querer o melhor do meu pais e do meu continente , entao chamem-me de fascista que eu continuarei a votar em prol disso !!!
Moço não, não se deixe levar pelo extremismo seja de direita ou de esquerda. Todo extremismo leva ao ódio, a guerras e preconceitos. Devemos sim querer um país melhor. Com leis melhores, e uma vida melhor. Não se orgulhe do fascismo, não queira ser assim. Não se orgulhe de coisa tão ruim. Ok ser de direita, ok ser de esquerda. Mas apoiar idéia nefasta do fascismo, do nazismo é horrível. Seja de direita mas não seja maldoso e radical.
Exatamente, a esquerda repete o jargao, diminui o significado da palavra fascista porque é o que eles mesmos praticam.
Uma das pautas da extrema direita europeia é boicotar o agro brasileiro, pois eles são protecionistas. Bolsonaro ontem postou mensagem parabenizando o aumento da extrema direita na UE (agora ocupam 21% das cadeiras). Como é que o agro apoia um cara que parabeniza um grupo que, assim que tiver uma oportunidade, vai atuar para limitar a importação de produtos vindos do Brasil? É isso que você, como brasileiro, quer para o Brasil?
Fascista!
@@magnaaraujo6098eu entendi a ironia dele, pq a maioria da direita é taxada de facista só pelo fato de ser de direita ou contra ideias de esquerda.
Sem expectativas de futuro, o q a esquerda mais oferece é a BAITOLAGEM e linguagem neutra... Kkkkk
Caminhando para a explosão da bomba nuclear tática. Só pra restar a meia dúzia pra dar um reboot.
Nossa, cheio de extremista de direita nos comentários..
Tem filhos e netos de imigrantes de ex colônias Francesas na África que são atletas da França nas seleções de futebol e em outros esportes, se o partido da extrema Direita na França vencer as eleições desse ano o número de imigrantes aceitos na França vai diminuir bastante e isso poderá refletir no desempenho de atletas Franceses nas próximas competições internacionais.
calma ae pô, nem ganharam tantas cadeiras assim. mas fica aí a lição do que acontece quando se ignora as preocupações legítimas da população
Sim. O austericidio vai acabar com o mundo.
Essa esquerda identiraria do todes, com essas pautas ridículas, é a responsável pela ascensão da direita radicalizada.
Análise muito interessante, como sempre, mas sobre a radicalização à direita de homens jovens há um equívoco claro. Homens jovens não querem trabalho, expectativa de futuro, capacidade de sustentar família… homens jovens querem sexo. Independente de seu nível educacional. Podem até querer emprego, mas é um meio e não um fim. Um emprego e melhor renda são só os meios pra se ter mais sexo.
E além dos motivos clássicos que levam as pessoas à extrema-direita, os homens jovens tem um motivo específico: a extrema-direita é antifeminista.
Mulheres estão mais liberadas sexualmente, fazem mais sexo, mas um grupo pequeno de homens tem acesso a essas mulheres enquanto a maioria dos homens jovens simplesmente não tem vida sexual. Há pesquisas que mostram que homens tem relação sexual cada vez mais tarde e que há um número cada vez maior de homens jovens que não tem vida sexual nenhuma, o que não acontece com as mulheres jovens. Na visão deles foram as mudanças provocadas pelo feminismo que os deixou sem sexo. Há uma solução pra esse impasse? Como desradicalizar os homens jovens? Não sei qual é a solução mas posso garantir que mais educação não funcionará.
Na França a esquerda perdeu o proletariado e tá apostando nos muçulmanos afim de encontrar um eleitorado de substituição.
Essa aliança esquerda com muçulmano é impacto ribbentrop molotov do século XXI. O muçulmano médio tá bem aí para pautas progressistas como direito de gays, feminismo etc
"Não há uma onda fascista a tomar a Europa" - perdoe meu ceticismo, mas eu termino essa frase com um "ainda"... Veja as manifestações de rua em mais de uma capital com a multidão pedindo "nosso País de volta"...
PS: como fica a África nesse futuro próximo, de domínio das Big Techs?
Sacudiu o troço boiou.
Puxar descarga devagar..
Caramba pedro vc me deu um susto hj, assisto teus videos em 2x, n sei pq mas o som ficou meio estranho no começo, jurei q tunha escutado "cidadania ajuda a financiar o -bolsonarismo-" mas so era bom jornalismo 😂😂😂
Não está havendo um exagero nisso? A extrema-direita europeia é menos abrangente do a extrema-direita no Brasil e na Argentina. E ela avançou não mais de 30 cadeiras no parlamento europeu. Quem errou feio nisso foi Macron, que dissolveu o parlamento justamente numa época em que PARECE que a senhora Le Pen obteve um grande êxito.
Ave Duce 🤚
AVE DUCE!!!!!
Fascismo, Comunismo e Nazismo tiveram origem nos movimentos trabalhistas. 👍
Certo...a verdade a respeita da Europa Ocidental é o contrario. Là sò tem ditaduras da Esquerda que odeiam os proprios povos e supportam o Islamismo radical e Africanos violentos.
Tufo a mesma bosta, so muda o nome e a dor de cotovelo dos comunas
A institucionalidade, sem ganhos reais para a população, descamba para o radicalismo.
É a incapacidade de brigar e conseguir melhorias para uma populacao cada vez mais pobre e endividada que traz o fascismo ao trono.
Vai piorar.
Acho que a falta de emprego é um dos motivos mas o principal mesmo é a crise sem precedentes da masculinidade rs homens frustrados com mulheres conquistando direitos, com LGBTs deixando de ser invisiveis, no fim das contas é uma frustracao muito mais mesquinha, e que nao eh culpa de ninguem senao deles mesmos, e da maneira como foram criados.
Isso aí q você descreveu é o bozo e a gangue dele, coisa de latino americano que acha se o filho dele não for ultramacho então tem que descer o braço. Na Europa é diferente, estive recentemente na Itália e a extrema direita lá só está ganhando força mesmo por causa da questão da imigração. Se resolver isso, a extrema direita volta a ser coisa só de tiozão de chinelo.
Bom, vou só dar um exemplo que correu aqui mesmo no Meio. Lembra-se do caso do imbecil que passou a mão numa mulher, no elevador? Pois bem. Sabe qual foi a boardagem da Mariliz? Perguntar retoricamente à TODOS OS HOMENS qual é a graça em assediar mulheres. Se voce fosse homem, ficaria ofendido? Sabe esse caso de agora das mulheres envenenando um sujeito com o brigadeirão? Como voce reagiria se voce fosse mulhere se te cobrassem uma explicação pra esse comportamento? Como voce reagiria se o Pedro Dória perguntasse à todas as mulheres o porque de mulheres envenenarem homens, numa generalizaçao maluca e odiosa?
@@luizeduardoborges4547só resolver a imigração? Eles já abriram a porteira, não tem.mais como resolver. Vai expulsar quem já entrou?
@@1983perito se ajudar os países de terceiro mundo, a migração diminui.
Pedrinho segura a bomba que tua quadrilha tá caindo em todo mundo 😅 é questão de tempo não tem jeito!Mas traduzindo as manchetes da esquerda sobre o avanço da direita "perigo, o povo acordou e não quer mais ser roubado por nós" 😊😂
Obvio que denovo o Doria esquece de mencionar que ninguém mais consegue comprar casa pra fazer família. O porque? A galera da idade dele acabou com a chance de os jovens o faze-lo. Vivem brecando verticalização de cidades pra preservar o valor de suas casas, votam em gente velha desconectada da realidade (só ver que só velhos ganham espaço nos parlamentos mundo a fora).
Nao é a toa que esse pessoal vota em gente radical. Nao é rede social que faz o pessoal votar. Os mais velhos, a geração do Doria, ferrou com a economia pros mais jovens. Os dados sao claros em relação a isso. Só ver as palestras do Scott Galloway recentes sobre o tema.
@@daniellebittencourt9820 velhos como o Dória? Seria o João Dória (pois só este é idoso)?
Que horrível. Ha tantos erros ai
Num mundo em que a desigualdade social se eleva a cada ano, aumentam as cadeiras dos partidos que gostam da "meritocracia", como se as oportunidades fossem iguais para todos... É fácil criticar os modelos sem ter qualquer proposta bem estudada. Basta dizer que é só fazer tudo ao contrário! Odiar é muito fácil, faz parte da natureza humana. Sentar e pensar o futuro é que está parecendo muito difícil, já que a tecnologia está fazendo isso por nós com seus algoritmos.
terceira guerra tá vindo
Sinto muito, mas nunca vi Lula se referir a "bolsonaristas" ou diferenciá-los no tratamento de questões sociais ou democráticas. Aliás, penso que isso deveria ser destacado positivamente pela imprensa.
Bolsonarista nem gente é.
Mas, nenhum imbecilizado jamais terá a capacidade pra enxergar as camadas do 🐐 esquerdopila
😊
Pedro, qual é, afinal, sua opinião sobre o Neoliberalismo?
Mas quando passou esse filme da última vez ainda não havia armamentos nucleares capazes de acabar com o planeta.
Saber que os políticos ligados à partidos da extrema Direita europeia terem 21% das cadeiras do parlamento europeu não me parece ser um perigo aos que defende regimes políticos Democráticos no mundo
24 cadeiras a menos do centro indo para a extrema direita. Mas vamos ficar calmos, é só encontrarmos os que são de fala mansa nela que ai podemos conversar, normalizar e jogar eles cada vez mais ao centro. Ainda bem que temos o liberalismo para preparar esse terreno. (E como estamos na internet não pode faltar o aviso: ironia)
Em 2022 lula so venceu bolsonaro por causa dessa estratégia que vc ta debochando.
O que voce propoe, Fofão? Chamá-los de monstros (nazistas, fascistas, racistas, etc) e esperar que eles digam "putz desculpa por ser nazista, me perdoa por favor, eu voto em quem voce disser"?
@@ravicaju4450 exato. Os petistas criam o monstro e sao os moderados (isentoes) que tem que resolver a parada.
O voto no extremo vem em momentos de extremos. Concordo com o Pedro sobre a falta de perspectiva no futuro. Uma juventude criada na propagação de ideias que valorizam o indivíduo faz com que em momentos de desespero (como quando você não vê um futuro) você apele para ideias extremas mas se comunicando com a unica coisa que sabe. O fascismo tem essa ideia de valorização do indivíduo forte, da construção do humano perfeito e blablabla. Então é obvio que pessoas criadas com ideias focadas no indivíduo vão apelar pra isso. O que precisamos fazer? Propagar ideias que não descambem pra esse tipo de coisa. Substituir a "preocupação" do liberalismo com construir sociedades onde o indivíduo possa se desenvolver e desenvolver a sociedade e quando der ser um pai, uma mãe, uma maria ou um José e propagar ideias de uma sociedade onde ser uma pessoa é mais importante que uma peça para enriquecer um velho preguiçoso. Não normalizar que pessoas possam ter em sua posse o equivalente ao pib de um país e assim destruir economias e democracias pra enriquecer as custas de crises. E tem a parte que o Pedro defende sobre limitar das bigtechs.
@@fofaolima Fascismo, valorizaçao do indivíduo??? Voce sabe o que é um "fascio", né?
A extrema direita cresce e não se deve subestimar o fato! A ascensão do nazismo se deu dentro de um processo (lento e constante)! A direita flerta sem constrangimento com o discurso extremista! Aqui no Brasil, a tragédia chamada bolsonarismo mostrou a força e o estrago em nossa combalida democracia! A "direita" brasileira acena significativamente para o bolsonarismo e isso é assustador! Não se defende o indefensável! Não se pode aceitar o inaceitável! Quando políticos "dialogam" com o bolsonarismo é a constatação de que fracassamos! Não aprendemos nada com a história?
Para aprender uma criança precisa conservar vocabulário, procedimentos mentais, hábitos. Para construirmos uma cultura precisamos conservar coletivamente valores, manter comemorações coletivas, manter coletivamente a lembrança de algumas conquistas. A esquerda quer que esqueçamos, quer que partamos sempre rumo ao novo. O novo? Pode ser bom, mas como tem se mostrado nos últimos 50 anos, tem sido ruim. E a esquerda não assume sua responsabilidade pelo mundo que construiu, inclusive pelo seu espelho: a direita raivosa.
Ah, Pedro… vai parar de dar mole para os bolsonaristas? Você sabe o que provavelmente vai acontecer: a extrema direita vai crescer, como historicamente cresceu.
O que voce sugere, Wilson? O que nao seria "dar mole" para os bolsonaristas?
Coitadinhos destes pobres jovens homens, sentindo-se sem um lugar no mundo. Sabe quem de fato não tinha lugar? Qualquer minoria. Até ontem. Estes, em sua revolta, jamais criaram movimentos fascistas, nazistas, etc. Sequer tiveram voz, extremista ou não, que os representasse seu desespero.
Sinto muito, não sinto nada. E por mais que procuremos formas de explicar a roda da história, o fato é que o ser humano é isso aí. Descontente consigo e com o outro, a espera de um objeto para odiar. De tempos em tempos, acontece. Longe de ser a primeira, também não será a última vez.
É, o identitarismo nao tem voz nao. Só é maioria absoluta na mídia , academia e entretenimento. Ou seja, somos bombardeados diuturnamente com mensagems de que homens, brancos e heteros sao a personificaçao do Mal. E os identitários nao sao radicais, nao sao extremos! Só querem mudar algo tão prosaico como a ideia de que existem 2 gêneros, e querem empurrar uma nova linguagem. Coisa simples, moderada.
Erro de leitura !. Não encobriu , 20% do parlamento europeu . Nós países escandinavos houve crescimento das esquerdas.
Duas observações com detalhes complementares:
- Questões locais afetam mto alocação de partidos por grupo também. O italiano Lega é mais moderado do que o FdI, mas está no ID ao invés de PCR para estar em outro grupo, oq tbm fez este grupo lidar melhor com separatismos
- O alemão CDU não é completamente nascido no pós-guerra, mas de certa forma com origem no Zentrum, partido dos catolicismo político conflitado com Bismarck. A palavra "união" está no nome moderno do partido porque no pós-guerra entraram nele tbm os protestantes (mas Merkel, filha de pastor luterano, foi a única não-católica a liderar o partido). Essa questão religiosa talvez seja também uma diferença marcante da extrema-direita europeia em relação a das Américas, lá a expressão política da religião é mais tradicionalmente próxima da centro-direita do que em aderência a extrema-direita (oq de certa forma tbm ocorreu nos anos 30), enquanto no lado de cá do Atlântico parece mais clara ligação de extrema-direita com evangélicos.
9:52 esse tipo de analise é bem canalha.
Quando candidato de esquerda tem votos entre os mais pobres e desfavorecidos é porque ve a demanda dos menores. Quando candidato de direita tem mais votos entre os pobres é porque abocanhou os votos de quem tem menor nivel educacional.
E a "democracia relativa" em narração. Um direitista tem votos pobres por que manipulou a pobreza ignorante, um esquerdit por que os pobres foram iluminados.
Pedro, o porta-voz da direita liberal brasileira, desenha para nós que eles são incapazes de entender que motorista de uber não é empreendedor.
É profundamente antidemocrático dizer que a maioria está votando errado. Não é preconceito achar que todos que não concordam comigo são preconceituosos? Ficar chamando os outros de extrema, ultra, radicais e outros sinônimos não vai no bom caminho, ou vai? Será que isso ajudaria a convencer que há outras ideias, melhores do que aquelas em que eles estão votando? Mais democrático é fazer como o Macron fez: quero saber para onde o povo quer ir. Será que Lula ou Bolsonaro fariam o mesmo, se isso estivesse entre suas possibilidades legais? Não, não fariam.
Pedro ótimas considerações. Uma coisa me chamou atenção. Quando consideramos o balanço entre perdas e ganhos dos diversos partidos no parlamento Europeu, parece que houve uma clara migração de cadeiras de partidos liberais para partidos de extrema-direita, uma vez que os partidos progressistas se mantiveram em equilíbrio. Considerando que liberais costumam se assemelhar mais aos progressistas nos costumes e mais aos conservadores na economia, qual sua leitura para este padrão? Porque o liberalismo esta aparentemente tendendo mais a extrema-direita do que ao campo progressista? Isso sempre foi assim ou é um fenômeno mais atual?
Porque ninguem suporta woke.
história responde... Spoiler, nada mais parecido com um facho que um liberal assustado...
@@Diego_Cherobino mais um sloganzinho petista mequetrefe que a gente ja ta cansado de ouvir. Que mais? As pessoas nao gostam de pobres nos aeroportos? Continue, ta dando certo pra caramba,
@@MillorsGhost não é slogan nem marketing, é apenas constatação histórica! Liberais abriram a portas para Mussolini e conservadores se utilizaram de Hitler para investigar conspirar contra partidos de esquerda radical, e depois acharam que poderiam amansa-lo... E o resto já sabemos...
@@MillorsGhost sloganzinho que ninguem alguenta mais ouvir é essa de “cultura woke.”Sai do armario santa.
quem curte fascismo sugiro irem pra itália, serão bem recebidos com certeza
Quem curte comunismo sugiro irem para a Coreia do Norte, serão bem recebidos sem dúvida. Até pago o bilhete só de ida para lá.
"Os jovens votam na extrema direita pq estão sem perspectiva", aí no poder eles não vão conseguir entregar nada do que prometem, pq eles são muito bons em apontar problemas mas nunca entregam soluções, e esses jovens vão continuar frustrados e vão se arrepender. Aconteceu aqui, vai acontecer na Argentina com Milei e na Europa também
Por favor, vc acha mesmo que a esquerda dá alguma solução que beneficie os países onde governem? Francamente
@@deciocarvalho2979 E a extrema direita dá? Em que o bolsonaro melhorou o Brasil? Te desafio a dizer sem recorrer a fake news ou dados inventados. A vida da população mais pobre e da classe média melhorou no governo dele? E o Milei, tb está melhorando a vida dos argentinos?
@@deciocarvalho2979 que esquerda? Aonde tem a porra da esquerda no poder? Será que vocês não entendem? Aonde que Macron é de esquerda! PQP!
@@AntonioAlvesVieiraFilhoNa sua cabeça o Macron é de direita kkkkk
@@Yohann444Macron é banqueiro. É óbvio que ele é liberal de direita.
Penso que foi um exagero, agora o presidente da França deu um tiro no pé ão dissolver o Parlamento.
É pedir pra reembaralhar as cartas. Ocorre que, diferentemente de um jogo de cartas, nas eleições a direita terá mãos cada vez melhores não importa como o baralho seja reorganizado.
Estamos voltando a época das cavernas, dente por dente, olho por olho, segue o jogo
Seria interessante refletir sobre as razões que levaram os europeus a seguir essa linha, não creio que seja simplesmente escassez de oferta de trabalho. Será que a esquerda outrora hegemônica não tem nenhuma culpa nisso? Demonizar a "extrema-direita ultraradical", como se as pessoas estivessem votando só por maldade não me convence.
Imigraçao em massa + woke + custo de vida.
Exceto que a esquerda não é hegemônica na Europa. O partido Democrata Cristão, de Angela Merkel, é conservador. Macron é um banqueiro, e portanto liberal de direita.
Participação política, é a cerne de tudo.
Na era da TV política era algo entre jornalistas, intelectuais, estudantes e algumas pessoas proeminentes - O público via de fora das 8 - 9 no Jornal.
Partidos de centro - esquerda como PSDB/MDB são exatamente o reflexo dessa era.
O cara podia não gostar do aumento de impostos, da nova lei dos ônibus mas quem é ele na fila do pão?
Aí veio a internet e com ela a participação política - As pessoas agora derrubam presidentes!
E com o poder vêm o desejo, se vc pode derrubar 1 presidente, vc pode fazer o assassino do seu filho pegar perpétua? Quem sabe ter seus filhos numa escola maneira?
Então pronto o indivíduo foi da completa apatia, pro exato oposto.
Acho errôneo comparar com 30, pois aquilo durou 20 anos - é mais a criação da prensa e a disputa católicos | protestantes.
@@no_more_spamplease5121vc está louco.
Os 2 são de centro - esquerda, se fossem de direita estariam bem felizes fazendo alianças, não são socialistas nem sindicalistas é fato, mas direita força.
São o Alckmin da europa, compõem com partidos de esquerda e odeiam a direita - são pra aquele eleitor que odeia 1 direitista mas não querem partir pro sindicato aí ficam nessa esquerda sem corante😑
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
💪🤘👍😎
Pedro, por que ser a favor de ser mais rígido na imigração é ser de “extrema direita”? Morei na Alemanha, e embora lá tenha muita política de integração, há muitos guetos turcos em diversas cidades, que vivem a própria cultura além da legislação do país onde se instalam. Ser a favor de algum nível de identidade nacional e taxas de imigração menores é ilegítimo?
Nem todo país é os Eua ou Brasil com pouca carga étnica e alta adesão a grandes imigrações.
Esse é o primeiro passo pra pessoa pensar em votar em partidos radicais. O segundo , e definitivo, é quando ele expoe esse incomodo que voce falou, e é execrado como racista. Aí pronto, nasce um fiel eleitor de extrema direita.
@@MillorsGhostuai... na sua lógica chamar o outro de racista faz com que ele entre em depressão brutal, chute tudo, dá berros e fica com a cara fechada? Isso aí chama-se criança e não é uma atitude esperada de um adulto funcional.
Você é brasileiro, com sobrenome ultra latino, morou na Alemanha e ainda questiona pq rigidez na imigração seria algo questionável? Amigo, você não é branco para um europeu por mais branco que seja no Brasil. Acorda.
@@Pina02 bom, eu conheço poucas adjetivaçoes mais injuriosas do que ser chamado de racista. Se voce acha de boa, provavelmente está durante muito tempo do lado que acusa os outros incessantemente dessa monstruosidade. Quem sabe passando pela mesma situaçao voce possa entender o quanto isso é ofensivo.
@@MillorsGhost E você precisa entender que direita não é sinônimo de extremismo. Extremismo é esse governo que foi eleito por 60 milhões de fantasmas e que está soltando criminosos e prendendo inocentes. Extremismos é ter os três poderes da nação administrada por ma fio sos e assaltando os cofres públicos descaradamente. E o que vemos lá no norte do planeta é um basta aos socia listas que se infiltraram nas instituições públicas, que deixaram suas máscara caírem na pandemia e estão provando que não sabem e nunca souberam como produzir riquezas.
Ainda bem que a Europa tem poucos jovens
A esquerda esticou a corda. Agora vem a reação igual e oposto.
A direita deixou a corda frouxa né? Quis dar um golpe nos Eua e no Brasil e é a esquerda que esticou a corda? Tá de sacanagem!
Qual corda a esquerda esticou?
A esquerda identiraria do todes, da defesa de bandidos e de lgbt sei lá+o que, é a reprovável por isso. Quando não é esquerda identiraria, é a extrema esquerda retrógrada saudosista do socialismo real. Toda essa loucura fortalece a direita radicalizada.
@@bigodefuba abriu as fronteiras, prejudicou a economia com a pauta verde e ninguém aguenta mais esse papo progressista de inclusão a qualquer custo.
@@caliman1976 anos de identitarismo, imigração desenfreada e autoritarismo. Deu nisso aí, vão ter que aguentar perder feio na Europa e nos EUA
E msm assim vc continua DEFENDENDO O NEOLIBERALISMO ☺️☺️☺️
Ele não defende o neoliberalismo
@@priscilawinner1 sempre a favor de "austeridade" e privatizações, mas quando ocorre uma pandemia, crise climática muda o discurso, porem não dura 48 horas e já volta ao discurso inicial, então, sim ele defende o neoliberalismo que trouxe a crise e que por sua vez abriu a porta mais uma vez ao fascismo...
Milei, fez o mesmo discurso de Bolsonaro na eleição: "Se eu perder é porque houve fraude". Mas segundo o Pedro Doria, isso não é discurso golpista. Cansado d+ desse canal.
Tá bom, Gabriela.
Todo mundo que não é fanático pelo PT é nazista e golpista.
Tá feliz? Pronto.
@@psyab9375parabéns amiguinho! Você, acaba de dar o "salto triplo mortal carpado" da retórica de falsa equivalência! 😕😮💨
@@psyab9375 primeiro que fanatico por politico, ou qualquer tipo de devoção a qualquer um desses , é só idiota mesmo. E não, não tenho nada com o PT ou com o PL, ou com o PP, MDB ou qualquer P que vc possa estar ae interessado em defender. E sim, esse discurso: "Se eu perder é porque vai ter fraude" é discurso golpista, mesmo vc querendo passar pano para politico, vai continuar sendo golpista. E não, não chamei ninguem de nazi ou fac, ou nada, chamei de discurso golpista, uma mera interpretação de texto basica vc não falaria a merda que vc escreveu ae.
@@psyab9375 nao..mas os nazistas e golpistas são nazistas e golpistas mesmo.
Não houve fraude? Censuraram TODOS CANAIS DE DIREITA, isso é fraude, isso é manipulação eleitoral, censuraram até a campanha do Bolsonaro citando fatos enquanto a do Lula podia mentir à vontade. Foi uma seleção, não uma eleição, depois os que organizaram a seleção ainda se vangloriaram de "derrotar o bolsonarismo".
Pedro , hoje pela primeira vez tu vais me fazer perder o sono . ☹️
Preparem seus capacetes
Olá Pedro, assisti seu video e como sempre adoro seus comentários. Moro aqui na Europa faz 2 anos e nas proximas eleições devo inclusive votar. O parlamento europeu está a 2km de minha casa. Neste tempo entendi o "o básico já foi conquistado" que Pedro Cardoso tanto fala. Comparar a extrema direita Brasileira com a Europeia é complicado e você explicou muito bem. O que me deixa menos apavorado é que a extrema direita aqui não quer rever o aborto, piorar as escolas ou rever ganhos sociais. Acho que a esquerda aqui virou "ecochata" demais e quer ser ecologica em coisas que não fazem logica a custa de impostos ainda mais altos. E apesar de ser de esquerda no Brasil, aqui me vejo de centro. Agora meu ponto: a extrema direita na Europa não seria de centro no Brasil não?
Que pena que os políticos daí estejam confortáveis com a banalização do aborto
@@flaviobessajr Quem dera o Brasil conseguisse chegar nesse nível de iluminação e banalizasse tmb, ao invés de ficar refém da ignorância religiosa câncervadora que impede sequer o debate honesto em torno disso
Votar no que ??? Não podes nem deves ter direito a voto na Europa , se não és europeu !!! E se tens direito a voto sendo estrangeiro , talvez entendas pq a extrema direita tá a crescer !!! Queremos gente como tu FORA !!!
Para quem vive la Lacrolandia e lora na Narrativandia, o fascismo varre a Europa..Bom falar para criaturas desonformadas, que não sabem a diferença entre fascismo e bicicletismo.
Já dizia o ditado: Farinha pouca meu pirão primeiro.
Resumo: desgraça pouca, bobagem!