Débora..... Parei de estudar no 5 ano fundamental e assistindo a série Freud na Netflix me despertou a curiosidade sobre a hipinose e então comecei a algum tempo a fazer pesquisas sobre o assunto e não consegui parar mais de querer aprender e hoje encontrei VC e estou simplesmente encantado. E com tudo isso, estou muito ansioso para voltar a estudar e me especializar em psicanálise. Simplesmente encantado 🤩🤩🤩🤩
"A religião é comparável a uma neurose da infância"....."A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar". O que Freud pensava sobre o pensamento religioso e o científico.
Eu faço parte daqueles que entendem os acontecimentos da nossa existência como aleatórios..mas sei que nos humanos precisamos do lúdico é a religião da conta de suprir essas necessidade. No meu modo de pensar, a religião é feito um clube e cumpre o papel de entretenimento, de enfeitar a vida, de criar regras feito jogos, alguns fazem muitos pontos e são admirados, enquanto outros vivem uma tortura constante por não se identificar e não saber como sair do jogo..
2 года назад+1
interessante sua visão, Cristina! Obrigada por estar conosco.
@Cristina Nakano eu gostei da sua observação, pelo motivo de que tudo que vc falou eu acredito ser assim, tanto que eu não me encontrei em uma religião, me sinto perdida, como se ali não fosse meu lugar, eu respeito todas as relações, não concordo com muitas coisas, mas acredito na Bíblia, porém eu acredito que a pessoa precise ter uma ligação com seu eu interior, a religião é mais um conjunto de pessoas que se ajuntam para uma adoração em conjunto, e tá tudo certo, as religiões precisam existir para dar um sentimento para as pessoas que precisam estar ali, se agarrar em algo que elas pensam ser bom para elas mesma, mas eu no caso, me desliguei de religião, estou me encontrando, encontrando o meu eu interior!!!
Olá! Gostaria de sugerir um tema, quem é Deus para Freud, ou para a psicanálise de outros pensadores.
Год назад+1
Alessandra, sugestão anotada. Obrigada! Eu vou passar para o Sérgio Souza, ele é o especialista em Psicanálise e religião da nossa Escola. Tem umas lives dele aqui. Vou te passar.
O pensamento científico da modernidade difere do pensamento científico contemporâneo. A ''era das luzes" após romper com o pensamento medieval, culminou no surgimento do mito da razão afirmativa,segundo o qual a ciência seria capaz de solucionar todos os males do mundo, inclusive, até a filosofia se tornaria descartável justamente por ter a dúvida como o elemento principal. Havia um grande otimismo em face dos grandes feitos e avanços da ciência e se acreditava veementemente na vitória da assertividade. Na contemporaneidade, a ciência é mais cautelosa e admite que suas proposições têm validade provisória e precisam a todo instante ser corroboradas. Hoje a ciência admite a probabilidade nas suas teorias e não mais estabelece uma verdade em última instância como o foi na Idade Moderna. Isso passou a ser assim após as novas epistemologias utilizarem o critério de demarcação entre o que é ciência e o que não é ciência. Mas ainda existe uma forte herança do pensamento moderno que acredita que religião e ciência são polos antagônicos. Reconhecer o distanciamento entre ambas,não é o mesmo que sugerir que competem entre si. A ciência se atém ao mundo fenomênico. Questões religiosas,morais,metafísicas,éticas ou estéticas estão fora do escopo da ciência. Questões como justiça,beleza,bondade não podem ser provadas por nenhum método científico, antes,são produtos das convenções sociais e históricas. E a religião de modo geral é um meio de satisfazer às demandas existenciais do ser humano. Como Nietzsche foi citado aqui, ele próprio afirmou que o ateísmo moderno é filho legítimo do ideal ascético ,na medida em que este, assim como aquele,aquele sacrificava todo e qualquer valor no altar da verdade. Não é escusado destacar um dado que costuma passas despercebido: a moral iluminista não pregava necessariamente o fim da religião, mas a liberdade religiosa e claro, de não ter religião também. Ser religioso não significa necessariamente abdicar da razão.
Adorei a live, parabéns Débora! E obrigada pela disponibilidade. Estou matriculada no curso de formação em Psicanálise aí na escola para junho...Já estou ansiosa!
Olá, tudo bem? Pode me dizer como foi sua formação na escola de psicanálise?? Vc se formou em psicologia primeiro, pode dar detalhes, por favor?? Tenho interesse!!!
Eu não sou contra quem é religioso , mas desde que mantenha a sanidade e hoje não tenho a religião como uma necessidade, parabéns pelas suas palestras.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25
Débora, é uma alegria encontrar você. Pense na hipótese de oferecer a formação em Psicanálise pela sua plataforma, de forma que possamos compartilhar de tanto conhecimento, mas sem perder o tripé da psicanálise...hoje em dia temos a possibilidade de nos comunicarmos em grupo para as supervisões e aulas, como individualmente para a análise...eu gostaria de ser sua aluna...
O simplório diz que toda religião é boa, mas quando aprofundamos a compreensão temos a percepção de que toda religião é má, pois ela é uma atravessadora entre a pessoa, a fé e o alvo da devoção/adoração. Por exemplo, o cristão é um adorador de Cristo, literalmente seria um derivado de Cristo. Porém, o cristianismo (católico ou protestante) que, inclusive, não foi criado por Cristo, é um atravessador que através de seus dogmas e doutrinas distorce a mensagem do Mestre dos mestres. Por isso vemos o paradoxo de "cristãos" que dizem servir ao Cristo (conhecido como o Príncipe da Paz), com discursos de ódio. Ainda bem que Jesus nada tem a ver com as religiões que, na verdade, são verdadeiros cancros na sociedade.
olá, gostaria de saber até onde a senhora usa suas vivencias para se basear em ensinamento ? existe uma separação ai? ou se torna apenas um? a DEBORA psicanalista e pessoal ? como isto te impacta?
3 года назад
Olá Fernanda, eu não acredito que seja possível abandonar a condição de pessoa para exercer uma profissão. Mas eu entendo que seja difícil reconhecer a profissional sem ter as bases do conhecimento psicanalítico, já que é a partir dessas bases que eu falo.
Não tenho religião, não sou religiosa, mas respeito todas as religiões como tal, acredito que elas tem sim que existir, mas eu não me encontro em uma, mas tem uma religião que eu admiro muito, é as Testemunhas de Jeová, os caras são feras em ensinamentos, sabem tudo, tudo mesmo sobre a bíblia e as profecias, pode perguntar qualquer coisa que eles sabem, tudo baseado na bíblia, isso eu acho incrível sobre eles, o que não acho certo é eles acharem que somente eles serão salvos por Deus, eu penso assim, se existi pessoas ruins na terra, tbm existe pessoas muito boas na terra, e eu acredito muito que o único que pode jugar, aprovar ou reprovar, é Deus!!!
E com certeza a civilização nunca dá esta referência moral! Pois afinal onde há individualismo, competição, etc... o amor ao próximo nunca será um fato de fato!
E se o inconsciente for uma crença? iguais as outras religiões???? e nesse caso o Freud for o " charlatão"? Desculpa a provocação e aí essa crença no inconsciente ser uma " desculpa" para licenciar comportamentos de " pecado". E as outras linhas psicológicas que não aceitam o inconsciente? no final não fica uma disputa de " ídolos" da psicologia?
Eu acredito que a psicanálise não tem nada a ver com o quê vc esteja passando. Ex: Sobre o casamento, a Débora disse algo grandioso no final do vídeo se o casamento está ruim, a psicanálise só vai questionar aquilo que já existe, porém não sabemos, mas a resposta está dentro de nós, assim é como um religioso e em qualquer outra área da nossa vida, a resposta já existe, mas inconscientemente não sabemos onde encontra-las até fazer análise ou começar a estudar psicanálise
Vibrei com o seu conceito de que o religioso convicto vai encontrar na psicanálise subsídios para ser um religioso melhor! Pelo menos foi o que entendi!
Moralização então pode ser um processo educacional afinal se vc ficar endeusando a adolescência ou a infância pra sempre vai criar adolescentes de 60 70 anos e o famoso jovem de 40 anos kkkk os tucos kkk
Doutora Débora Damasceno é uma profissional extraordinária
Débora..... Parei de estudar no 5 ano fundamental e assistindo a série Freud na Netflix me despertou a curiosidade sobre a hipinose e então comecei a algum tempo a fazer pesquisas sobre o assunto e não consegui parar mais de querer aprender e hoje encontrei VC e estou simplesmente encantado. E com tudo isso, estou muito ansioso para voltar a estudar e me especializar em psicanálise. Simplesmente encantado 🤩🤩🤩🤩
Parabéns!!!
@Sebastiao vieira Parabéns, desejo que tenha conseguido concluir os estudos, prosperidade pra vc 🙏🙏🧘
Sebastião, mande notícias! Estamos aguardando você aqui na Escola.
Débora, você tem uma didática absurdamente boa! Referência, com certeza! Que venham muitas déboras... 🙏🏾
Boa noite!
Amei a sua aula! Gostaria de saber as referências que usou nessa aula, quero estrurar mais meus conhecimentos 😊
Ual... Amei! Ela arrasa nova inscrita aqui. Deus é soberano.
Obrigada por nos acompanhar!
Professora, queria dizer que te acho maravilhosa. Bjs
Que gentil! Muito obrigada!
"A religião é comparável a uma neurose da infância"....."A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar". O que Freud pensava sobre o pensamento religioso e o científico.
Muito bom Débora.
Bom te rever aqui, David.
Eu faço parte daqueles que entendem os acontecimentos da nossa existência como aleatórios..mas sei que nos humanos precisamos do lúdico é a religião da conta de suprir essas necessidade. No meu modo de pensar, a religião é feito um clube e cumpre o papel de entretenimento, de enfeitar a vida, de criar regras feito jogos, alguns fazem muitos pontos e são admirados, enquanto outros vivem uma tortura constante por não se identificar e não saber como sair do jogo..
interessante sua visão, Cristina! Obrigada por estar conosco.
@Cristina Nakano eu gostei da sua observação, pelo motivo de que tudo que vc falou eu acredito ser assim, tanto que eu não me encontrei em uma religião, me sinto perdida, como se ali não fosse meu lugar, eu respeito todas as relações, não concordo com muitas coisas, mas acredito na Bíblia, porém eu acredito que a pessoa precise ter uma ligação com seu eu interior, a religião é mais um conjunto de pessoas que se ajuntam para uma adoração em conjunto, e tá tudo certo, as religiões precisam existir para dar um sentimento para as pessoas que precisam estar ali, se agarrar em algo que elas pensam ser bom para elas mesma, mas eu no caso, me desliguei de religião, estou me encontrando, encontrando o meu eu interior!!!
Débora PARABÉNS pela coragem de abordar esse tema.Perfeito.
Obrigada por nos ouvir!!!
Gratidão
Ah quem me dera ter 30% da sabedoria dessa DEBORA maravilhosa em teu segmento!!
Início em 5:04
Oie, assistindo hoje, que livro vc indica sobre esse assunto da religião?
Muito boa a live, parabéns.
Olá! Gostaria de sugerir um tema, quem é Deus para Freud, ou para a psicanálise de outros pensadores.
Alessandra, sugestão anotada. Obrigada! Eu vou passar para o Sérgio Souza, ele é o especialista em Psicanálise e religião da nossa Escola. Tem umas lives dele aqui. Vou te passar.
ruclips.net/user/liveA2ZBuj4x1pA?feature=share
Oi ,bom dia, estou adorando os vídeos, estudo pscicanalise .
EXCELENTE PALESTRA.
Pensei que a aula fosse sobre Psicanálise :( Gostaria de saber a visão psicanalítica sobre a religião.
O pensamento científico da modernidade difere do pensamento científico contemporâneo. A ''era das luzes" após romper com o pensamento medieval, culminou no surgimento do mito da razão afirmativa,segundo o qual a ciência seria capaz de solucionar todos os males do mundo, inclusive, até a filosofia se tornaria descartável justamente por ter a dúvida como o elemento principal. Havia um grande otimismo em face dos grandes feitos e avanços da ciência e se acreditava veementemente na vitória da assertividade. Na contemporaneidade, a ciência é mais cautelosa e admite que suas proposições têm validade provisória e precisam a todo instante ser corroboradas. Hoje a ciência admite a probabilidade nas suas teorias e não mais estabelece uma verdade em última instância como o foi na Idade Moderna. Isso passou a ser assim após as novas epistemologias utilizarem o critério de demarcação entre o que é ciência e o que não é ciência. Mas ainda existe uma forte herança do pensamento moderno que acredita que religião e ciência são polos antagônicos. Reconhecer o distanciamento entre ambas,não é o mesmo que sugerir que competem entre si. A ciência se atém ao mundo fenomênico. Questões religiosas,morais,metafísicas,éticas ou estéticas estão fora do escopo da ciência. Questões como justiça,beleza,bondade não podem ser provadas por nenhum método científico, antes,são produtos das convenções sociais e históricas. E a religião de modo geral é um meio de satisfazer às demandas existenciais do ser humano. Como Nietzsche foi citado aqui, ele próprio afirmou que o ateísmo moderno é filho legítimo do ideal ascético ,na medida em que este, assim como aquele,aquele sacrificava todo e qualquer valor no altar da verdade. Não é escusado destacar um dado que costuma passas despercebido: a moral iluminista não pregava necessariamente o fim da religião, mas a liberdade religiosa e claro, de não ter religião também. Ser religioso não significa necessariamente abdicar da razão.
Mais uma inscrita! Vc é uma benção!
Vc é brilhante! Obg
Professora , quando estiver em Salvador é só falar , que será um prazer conversar contigo aqui presencialmente! ❤️ abraços raquel
Psicanálise & Você, és também de Salvador?
Adorei a live, parabéns Débora! E obrigada pela disponibilidade. Estou matriculada no curso de formação em Psicanálise aí na escola para junho...Já estou ansiosa!
Olá aonde é o local
Olá! Fica na Rua Sud Menucci, 190 - Vila Mariana - São Paulo
Olá, tudo bem? Pode me dizer como foi sua formação na escola de psicanálise?? Vc se formou em psicologia primeiro, pode dar detalhes, por favor?? Tenho interesse!!!
As aulas são muito boas!!!
Eu faço o curso oline, em outra instituição, mas acho que o ATENDIMENTO ao paciente oline não seja tão eficaz quanto presencial.
Eu não sou contra quem é religioso , mas desde que mantenha a sanidade e hoje não tenho a religião como uma necessidade, parabéns pelas suas palestras.
Boa noite Débora 🌙⭐️
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:25
Débora, é uma alegria encontrar você. Pense na hipótese de oferecer a formação em Psicanálise pela sua plataforma, de forma que possamos compartilhar de tanto conhecimento, mas sem perder o tripé da psicanálise...hoje em dia temos a possibilidade de nos comunicarmos em grupo para as supervisões e aulas, como individualmente para a análise...eu gostaria de ser sua aluna...
Tem algum grupo de Whats app para tirar duvidas?
Deus te abençoe sempre!!!!
O simplório diz que toda religião é boa, mas quando aprofundamos a compreensão temos a percepção de que toda religião é má, pois ela é uma atravessadora entre a pessoa, a fé e o alvo da devoção/adoração.
Por exemplo, o cristão é um adorador de Cristo, literalmente seria um derivado de Cristo. Porém, o cristianismo (católico ou protestante) que, inclusive, não foi criado por Cristo, é um atravessador que através de seus dogmas e doutrinas distorce a mensagem do Mestre dos mestres.
Por isso vemos o paradoxo de "cristãos" que dizem servir ao Cristo (conhecido como o Príncipe da Paz), com discursos de ódio.
Ainda bem que Jesus nada tem a ver com as religiões que, na verdade, são verdadeiros cancros na sociedade.
Olá pessoal me despertou uma vontade de estudar psicanálise, por onde eu começo me der uma dica ai.
Áudio mudo no início...😭
Está sem áudio 😕
se alguém mim ama mim respeita 1: corintios 6:9-10-11 Deus só proiber algo que é ruim no futuro pra nós
Excelente abordagem!
Mas a palavra mais adequada não seria "padronização" ao invés de "moralização" ?
olá, gostaria de saber até onde a senhora usa suas vivencias para se basear em ensinamento ? existe uma separação ai? ou se torna apenas um? a DEBORA psicanalista e pessoal ? como isto te impacta?
Olá Fernanda, eu não acredito que seja possível abandonar a condição de pessoa para exercer uma profissão. Mas eu entendo que seja difícil reconhecer a profissional sem ter as bases do conhecimento psicanalítico, já que é a partir dessas bases que eu falo.
Boa noite
Boa noite!
Eu quero estudar psicanálise com você! Que dom divino você tem para explicar ! Jack Fernandes.
Voltou o áudio depois de quase 10 mim de iniciado!
Este "questionar" seria uma mistura de imaturidade com a opção de não se ter fé?
Será que não ter fé também é um tipo de fé? 🤔 A descrença também precisa de convicção demais... 😘
Sim
Deus é SOBERANO sobre todas as coisas. Mas a responsabilidade e NOSSA. A soberania de Deus não nos exenta da nossa RESPONSABILIDADE.
Não tenho religião, não sou religiosa, mas respeito todas as religiões como tal, acredito que elas tem sim que existir, mas eu não me encontro em uma, mas tem uma religião que eu admiro muito, é as Testemunhas de Jeová, os caras são feras em ensinamentos, sabem tudo, tudo mesmo sobre a bíblia e as profecias, pode perguntar qualquer coisa que eles sabem, tudo baseado na bíblia, isso eu acho incrível sobre eles, o que não acho certo é eles acharem que somente eles serão salvos por Deus, eu penso assim, se existi pessoas ruins na terra, tbm existe pessoas muito boas na terra, e eu acredito muito que o único que pode jugar, aprovar ou reprovar, é Deus!!!
Oi prof.
Boa noite! E feliz casamento com o seu namorado no futuro próximo.
Sérgio, meu namorado também se chama Sérgio. Ficamos muito tocados com seu desejo de felicidade para nós, obrigada! D' us o abençoe.
E com certeza a civilização nunca dá esta referência moral! Pois afinal onde há individualismo, competição, etc... o amor ao próximo nunca será um fato de fato!
E se o inconsciente for uma crença? iguais as outras religiões???? e nesse caso o Freud for o " charlatão"? Desculpa a provocação e aí essa crença no inconsciente ser uma " desculpa" para licenciar comportamentos de " pecado". E as outras linhas psicológicas que não aceitam o inconsciente? no final não fica uma disputa de " ídolos" da psicologia?
eu sou crente mais respeito a cada um com seu argumento um dia se deus quiser irei fazer o curso de piscanalise
Simplemente magnífica
Eu acredito que a psicanálise não tem nada a ver com o quê vc esteja passando. Ex: Sobre o casamento, a Débora disse algo grandioso no final do vídeo se o casamento está ruim, a psicanálise só vai questionar aquilo que já existe, porém não sabemos, mas a resposta está dentro de nós, assim é como um religioso e em qualquer outra área da nossa vida, a resposta já existe, mas inconscientemente não sabemos onde encontra-las até fazer análise ou começar a estudar psicanálise
Oi boa tarde prof. Tudo e novo.16/9/2020
Psicanálise 👏😍❤
Vibrei com o seu conceito de que o religioso convicto vai encontrar na psicanálise subsídios para ser um religioso melhor! Pelo menos foi o que entendi!
Queria muito tê-la como professora
Meu irmão quem me passou esse canal
simples fatos de nos dar o livro abito já e o necessário.
Que decepção. O que dizer de Totem e Tabu e O homem Moisés e a religião monoteísta, entre outros escritos de Freud?
Oi bom dia
oi boa noite
Obrigada por me ouvir!
Oi...
Então foi por isso que OCRIADOR RERIROU SEU POVO DO EGITO!
PRA NÃO SE CONTAMINAR COM OS DEUSES? PRA TERRA PROMERIDA.
Desculpa,
Terra prometida
Seu áudio tá mudo
oi
Olá! obrigada por me ouvir!!!
Moralização então pode ser um processo educacional afinal se vc ficar endeusando a adolescência ou a infância pra sempre vai criar adolescentes de 60 70 anos e o famoso jovem de 40 anos kkkk os tucos kkk
Oi
Oii
Oi Sonhadora! A possibilidade de sonhar é uma de nossas maiores riquezas. Obrigada por me ouvir!
Oi
Oi
Oi! Tudo bem com você?
Oi