Entender Direito: a arbitragem e as vantagens desse meio alternativo de solução de conflitos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 июл 2024
  • O programa Entender Direito, produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), traz a debate nesta semana a arbitragem. Para detalhar o tema, foram convidados os especialistas em direito processual civil Eduardo Talamini e Fredie Didier. Na conversa com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, eles falam sobre a Lei de Arbitragem (Lei nº 9.307/96) e as vantagens da utilização desse instrumento alternativo para a solução de conflitos.
    Entender Direito
    O Entender Direito vai ao ar na TV Justiça, quinzenalmente, às quartas-feiras, às 10h, com reprises aos sábados, às 14h, e às terças, às 22h. O programa também está disponível no RUclips. Na Rádio Justiça (104,7 FM - Brasília), quinzenalmente, ele é apresentado de forma inédita aos sábados, às 7h, com reprise aos domingos, às 23h.

Комментарии • 6

  • @Gustavo.NtSouza
    @Gustavo.NtSouza 9 дней назад

    Utilizando a aula como base para meu TCC, aprendizado gigante.

  • @Paulaslima1
    @Paulaslima1 2 года назад +3

    Fantástico um conteúdo deste nível à disposição da população. Parabéns STJ!!!

  • @geraldorodrigues9795
    @geraldorodrigues9795 2 года назад +2

    Que explanação maravilhosa. Parabéns para cada um dos envolvidos.

  • @samiraguachalla
    @samiraguachalla 2 месяца назад +1

    Excelente conteúdo. Merece parte 2!

  • @marcelalima5395
    @marcelalima5395 2 месяца назад

    As cláusulas podem coexistir, pois o STJ, consolidou o entendimento de que se houver cláusula com promissória e cláusula de eleição de foro no mesmo contrato, pode ser interpretado como a cláusula compromissoria indica a vontade das partes de levar os litígios decorrentes daquele contrato para a arbitragem, enquanto a cláusula de eleição de foro significa que, se, precisar de recorrer ao judiciário, irá se seguir a cláusula de eleição de foro, pois a arbitragem não responde por tudo, sempre haverá algo que seja de competência do judiciário.

  • @katialima3397
    @katialima3397 2 года назад

    A arbitragem pode ser válida em rescisão de contrato trabalhista? Algumas empresas de grande porte utilizaram esse mecanismo, indicando árbitro para essa finalidade.