Cada novo episódio é melhor ainda que o anterior. Feliz que o canal tenha seguido na direção oposta dos Shorts. De coração parabéns, da orgulho de assistir os seu canal! ❤
Portugal é um país pequeno, nas franjas do Sul da Europa, que levou uma boa parte de sua história tendo de sobreviver a Espanha, Inglaterra e França, que foram potências militares em diferentes períodos. Obviamente esse país não conseguiu sobreviver e se manter independente (mesmo passando pela União Ibérica e Invasão nas Guerras Napoleônicas) sem engolir muito sapo, pagar muita propina e aprender a torcer a lei de formas inimagináveis. Além de ter colonizado e mantido a integridade territorial do Brasil que é umas 100 vezes maior que Portugal. Algo que não ocorreu na América Espanhola que se fragmentou e tampouco nos EUA que originalmente eram só 13 colônias britânicas na Costa Atlântica. Lembrando que a expansão para Oeste e a anexação de territórios mexicanos ao Sul ocorreram com os EUA já independentes da Inglaterra. No caso do Brasil, com exceção do Acre e alguma coisa na Cisplatina, a coroa portuguesa deixa em 1822 mais ou menos a mesma conformação territorial que temos hoje. Fato notório que os portugueses nao tinham meios e nem pessoal para controlar o Brasil desse tamanho na época da colônia. A coroa portuguesa teve de fazer acordos com a elite brasileira local (que incluía latifundiários, contrabandistas de ouro e traficantes de escravos). E dá-lhe patrimonialismo e corrupção para botar esse negócio de pé. Enfim, acredito que o patrimonialismo (que inclui a corrupção) foi o preço pago lá na colonização pela integridade do território brasileiro que é praticamente um continente.
Aprendizado de cidadania 👏👏👏 E penso, além de governos, podemos usar o termo Corrupção no setor privado? Pessoas, empresas, escolas particulares, condomínios, planos de saúde?! Enfim temos uma constante preocupação de não sermos Roubados. Escrevendo aqui, e já veio a resposta.❤❤ obrigada
Oi Atila. Gostaria de ver uma conversa sua com o prof. Henrique Caldeira, Doutor em História pela UFMG. Ele tem um canal no RUclips chamado Estranha História. Ele sempre trás temas superinteressantes sobre história antiga, arqueologia bíblica, e ciência das religiões. Seria interessante ver um papo de vocês sobre o panorama religioso brasileiro de uma perspectiva científica cética. Obrigado.
Quando a professora diz sobre falcatruas dos bancos nas bolhas imobiliárias, bancos esses que foram socorridos pelo Estado estadunidense em detrimento dos contribuintes, não deixa de ser um tipo de "corrupção", a mesma não se encontra nas relações de agentes públicos mas em todo sistema privado, caso Americanas.
Muito bom! Uma aula, para quem gosta de entender a sociedade em uma perspectiva histórica. Quem conhece a história, entende as estruturas de poder. Parabéns.
42:32 quando ela fala que os governadores bancavam criados colocando-os em cargos publicos, ainda hoje existe isso. Não vamos esquecer do caso do menino Matheus em Fortaleza, a mãe dele era empregada doméstica da Sari Corte Real, mas paga pela prefeitura.
Passei 4 meses em Portugal, 1992! Passei por várias situações que me fizeram concluir que a nossa corrupção vem de Portugal. Nada a ver com a colonização, pois lá, na "Corte", a gente é "enrolado" em várias situações.
Algumas pessoas reclamando que o atila fala muito. Mas pow, é exatamente isso que torna esse podcast tão bom! O atila nao é um entrevistador passivo. Ele questiona as informacao e tem um pensamento critico excelente! Tanto é que ele questionou a afirmação sobre corrupções no brasil e a crise de 2008 dos eua Foi uma ótima sacada! Enfim, parabens pelo podcast! Compartilhando aqui com a familia agora mesmo!
As pessoas pensam que a corrupção existe apenas na política, a corrupção esta entranhada na sociedade brasileira, nas escolas, no comércio, nas ruas, as pessoas não reconhece a corrupção no dia a dia.
Muito boa abordagem do tema a partir da História. Minha sugestão é trazer algum antropólogo para "cruzar" esse olhar com nossa cultura atual, na ideia de que somos "frutos" da cultura. Como diria Michel Alcoforado "tudo é culpa da cultura"... rs
Então sobre vias e estradas, a maioria das principais vias e estradas do Brasil são onde era estradas indígenas inclusive existe estradas/vias de paralepipedo que só foi alargada e colocado mais pedras envolta de onde ainda é estrada/via/trieiro feita pelos indígenas antes de contato com europeus
Mas há um desalento muito grande. Uma desconfiança epidêmica. E a radicalidade de ponto de vista é a tônica. Como um miserável brasileiro pode ter cultura política se precisa ganhar o dia de forma precarizada?
Atila friend bom ouvir sibre seus cuidados com seu filho e espero que ele continue mas qual é a garantia de esse zelo permaner a nivel de um encontro com a corrupção.
Pra gente falar de corrupção no Brasil, no sentido rudimentar do termo, que seria o hábito de tomar do outro aquilo que não lhe pertence, a gente precisa voltar as origens do país. O Brasil que se construiu aqui não tem absolutamente nada a ver com Portugal. Isso precisa ser dito. Um indivíduo se forma a partir do ambiente em que ele vive, a partir do círculo social de convivência, ou seja, a partir das instituições sociais nas quais ele é inserido desde de a infância. A primeira instituição social que se estabelece no Brasil é a escravidão, é a instituição do sistema escravocrata. A escravidão é a nossa mãe. No Brasil, até mesmo a igreja era subordinada aos donos de terra e gente, isso nunca ocorreu em Portugal em nenhum momento da história. Se a gente quer entender corrupção no Brasil, a gente precisa começar a entender a sociedade escravocrata que se constituiu aqui. É a partir dela que a gente entende a corrupção no Brasil. Sem esse entendimento, a gente cria devaneios sem explicar absolutamente nada para as pessoas.
Perfeito! O Jessé de Souza coloca isso muito bem em A Elite do Atraso. Parece que faz pouquíssimo tempo que as pessoas começaram a entender que, no fim, tudo acaba sendo consequência do sistema escravocata que aqui foi criado.
corrupção ocorreu e ocorre em outros locais e tempos não relacionados a sociedades com base em economias escravocratas. É da especie humana uma busca por poder por meios que estiverem à mão, infelizmente.
de facto. conhece alguma independência que contou com a conivência do próprio rei? ora isso é uma corrupção? não foi como angola e Moçambique. foi uma transferência . corrupção de valores.
Entendi que ela falou que em 1500, quando o Brasil foi descoberto, era um momento em que o "coisa pública" e a "coisa privada" estava começando a se dividir. E essa mistura perdurou por aqui, mesmo depois que no mundo surgiram leis separando o público do privado. Isso explica o nosso patrimonialismo.
8:40 - Eu acho que, em alguns casos, no primeiro momento de análise o índice de um certo crime pode abaixar sim devido à alterações legais, mas também é bom ter em mente que esses podem se adaptar rapidamente. Todavia sim! Concordo com a força de uma caneta.
P mim o BR só muda com uma revolução, ação inteligente. Fora isso nada mudará pq tem muito rico que acha que é rico x probe q n sabe ler mas assina papel. O povo ainda hoje se contenta com pouco.
mas é real. Como arquiteto e urbanista eu tenho um olhar mais apurado sobre como as pessoas se comportam nos espaços, isto demonstra os valores que elas carregam, e aqui somente exploram os espaços, são selvagens egoístas. Observe espaços como o trânsito, academias, onde as pessoas tem um grau de liberdade para expressar os primitivos que são
Não existe incentivo monetário contra corrupção. Proposta de 1% de retorno para quem conseguir provar casos de corrupção não chegou nem no papel. Ensinar na base da população planejamento familiar, planejamento financeiro, como fazer uma compra, cuidar das vacinas, não é possível no Brasil, pois não existe uma janela de aprendizado que fosse possível aprender alguma coisa, de forma pequena e prolongada, por uns 11 anos, não sendo possível, não mudamos a mentalidade da população
Estou "rindo" pelo governador idôneo que caiu em desgraça e pagou com a própria vida! Total incoerência nessa terra brasilis! História bem estudada, explica muita coisa!!!
@Henrique-zb8nm esse tipo de pergunta é de uma infantilidade intelectual... ter uma sociedade não patriarcal não quer dizer que obrigatoriamente os homens ficarão fracos e as mulheres vão liderar...as coisas podem ser mais equilibradas respeitando sim a tenacidade masculina.
Quando a Adriana fala:" é um mundo " dá pra se ter plena consciência do início do meio e do fim de tudo isso. Um corpo doente sem cura sem arrependimento algum . Quando perguntado por Eva se Adão pretende guardar toda a lei de Deus e Ele diz: "sim, todos (os mandamentos de Deus)" Não importando quando o começou a se corromper, mas quando, se começa a fazer existir um novo mundo no novo ser, incorruptível, dentro de cada um. Um a um , enche a Terra! O Senhor virá.
Você precisa de mais estado???? Só pode estar de brincadeira. O fato de existir nas empresas privadas não exclui o fato da corrupção no Estado ser inegavelmente maior
@@313f90e condenado em todas as instâncias e por vários juízes sem provas? Ou por acaso foi descondenado por um ministro do STF que por acaso ele mesmo colocou lá?
Promoção Insider: creators.insiderstore.com.br/ATILABF
Cupom: ATILABF
Cada novo episódio é melhor ainda que o anterior. Feliz que o canal tenha seguido na direção oposta dos Shorts. De coração parabéns, da orgulho de assistir os seu canal! ❤
Átila, por favor faça um podcast com algum especialista que esclareça dúvidas sobre o fim da escala 6x1. Isso ajudaria muito neste movimento.
Up
Portugal é um país pequeno, nas franjas do Sul da Europa, que levou uma boa parte de sua história tendo de sobreviver a Espanha, Inglaterra e França, que foram potências militares em diferentes períodos.
Obviamente esse país não conseguiu sobreviver e se manter independente (mesmo passando pela União Ibérica e Invasão nas Guerras Napoleônicas) sem engolir muito sapo, pagar muita propina e aprender a torcer a lei de formas inimagináveis.
Além de ter colonizado e mantido a integridade territorial do Brasil que é umas 100 vezes maior que Portugal.
Algo que não ocorreu na América Espanhola que se fragmentou e tampouco nos EUA que originalmente eram só 13 colônias britânicas na Costa Atlântica. Lembrando que a expansão para Oeste e a anexação de territórios mexicanos ao Sul ocorreram com os EUA já independentes da Inglaterra.
No caso do Brasil, com exceção do Acre e alguma coisa na Cisplatina, a coroa portuguesa deixa em 1822 mais ou menos a mesma conformação territorial que temos hoje. Fato notório que os portugueses nao tinham meios e nem pessoal para controlar o Brasil desse tamanho na época da colônia. A coroa portuguesa teve de fazer acordos com a elite brasileira local (que incluía latifundiários, contrabandistas de ouro e traficantes de escravos).
E dá-lhe patrimonialismo e corrupção para botar esse negócio de pé.
Enfim, acredito que o patrimonialismo (que inclui a corrupção) foi o preço pago lá na colonização pela integridade do território brasileiro que é praticamente um continente.
Bem reflexivo teu comentário
Aprendizado de cidadania 👏👏👏 E penso, além de governos, podemos usar o termo Corrupção no setor privado? Pessoas, empresas, escolas particulares, condomínios, planos de saúde?! Enfim temos uma constante preocupação de não sermos Roubados.
Escrevendo aqui, e já veio a resposta.❤❤ obrigada
Ótima didática e delicadeza pra repassar seu conhecimento! Muito obrigada, professora
Oi Atila. Gostaria de ver uma conversa sua com o prof. Henrique Caldeira, Doutor em História pela UFMG. Ele tem um canal no RUclips chamado Estranha História. Ele sempre trás temas superinteressantes sobre história antiga, arqueologia bíblica, e ciência das religiões. Seria interessante ver um papo de vocês sobre o panorama religioso brasileiro de uma perspectiva científica cética. Obrigado.
Quando a professora diz sobre falcatruas dos bancos nas bolhas imobiliárias, bancos esses que foram socorridos pelo Estado estadunidense em detrimento dos contribuintes, não deixa de ser um tipo de "corrupção", a mesma não se encontra nas relações de agentes públicos mas em todo sistema privado, caso Americanas.
Precisão e realidade.... dado, informação e conhecimento.
Que aula fantástica! Por mais episódios com essa qualidade
Excelente entrevista! Muito presente ainda a herança que estes tempos do Brasil colônia nos deixaram.
Excelente conteúdo , Átila. Muito obrigada, Obrigada professora Adriana.
Excelente entrevista
Muito bom! Uma aula, para quem gosta de entender a sociedade em uma perspectiva histórica. Quem conhece a história, entende as estruturas de poder. Parabéns.
Excelente! Parabéns Átila e também à professora por acrescentar tanto ao tema.
42:32 quando ela fala que os governadores bancavam criados colocando-os em cargos publicos, ainda hoje existe isso. Não vamos esquecer do caso do menino Matheus em Fortaleza, a mãe dele era empregada doméstica da Sari Corte Real, mas paga pela prefeitura.
só uma correção, foi em Recife.
Esse papo dá um bom contexto pra entender a teoria da graxa.
Passei 4 meses em Portugal, 1992! Passei por várias situações que me fizeram concluir que a nossa corrupção vem de Portugal. Nada a ver com a colonização, pois lá, na "Corte", a gente é "enrolado" em várias situações.
Algumas pessoas reclamando que o atila fala muito. Mas pow, é exatamente isso que torna esse podcast tão bom! O atila nao é um entrevistador passivo. Ele questiona as informacao e tem um pensamento critico excelente! Tanto é que ele questionou a afirmação sobre corrupções no brasil e a crise de 2008 dos eua
Foi uma ótima sacada! Enfim, parabens pelo podcast! Compartilhando aqui com a familia agora mesmo!
Impressionante como o negócio já vem de muito tempo.
As pessoas pensam que a corrupção existe apenas na política, a corrupção esta entranhada na sociedade brasileira, nas escolas, no comércio, nas ruas, as pessoas não reconhece a corrupção no dia a dia.
É a banalidade do mal
Grata pela aula
Muito boa abordagem do tema a partir da História. Minha sugestão é trazer algum antropólogo para "cruzar" esse olhar com nossa cultura atual, na ideia de que somos "frutos" da cultura. Como diria Michel Alcoforado "tudo é culpa da cultura"... rs
Sempre excelente podcasts
Que aula, parabéns!
Sempre muito bom aprender !! Obrigada !!
Belíssima aula, tema intrigante e inesgotável!
Dê a ordem camarada Átila! rs
Átila, você é demais
Aula excelente e importante para a nossa nação. Gratidão Infinita 🌻
Átila eu amo seus vídeos, só uma sugestão, resuma um pouco suas perguntas, vc pega vários caminhos até chegar na pergunta
Parabéns pelo tema!
Muito bom esse episódio, aliás, como sempre!
Ótimo final de semana a todos
❤REVERENCIAS, CORRUPÇÃO CRIME HEDIONDO! SEM PRIVILÉGIOS (APENAS PARA OS DELATORES) GRATIDÃO por trazer estes assuntos a tona!
“Governador pego com joias” história é muito cíclica 😂
Como sempre aprendendo bastante através do Não Ficção.
Valeu!
"aos amigos tudo, aos inimigos a lei" QUERO MAIS PROGRAMAS DESSE ASSUNTO, CONTINUE
Parte das mudanças é feita principalmente para poder manter os privilegios como eram.
Vídeo nota 10! Obrigado!!!
A corrupção, levar vantagem e enganar pra se dar de bem é inerente à condição humana, tá na Raiz do ser humano desde os primórdios.
Sem palavras...
Otima a aula da prof. Adriana
Bom demais Átila
Então sobre vias e estradas, a maioria das principais vias e estradas do Brasil são onde era estradas indígenas inclusive existe estradas/vias de paralepipedo que só foi alargada e colocado mais pedras envolta de onde ainda é estrada/via/trieiro feita pelos indígenas antes de contato com europeus
Incrível, que aula ❤
Mas há um desalento muito grande. Uma desconfiança epidêmica. E a radicalidade de ponto de vista é a tônica. Como um miserável brasileiro pode ter cultura política se precisa ganhar o dia de forma precarizada?
Gratidão pelo episódio
O poder absoluto corrompe absolutamente
Por isso que não se quer o STF?
No meu tempo era censurado estudar história e geografia
Excelente!
Atila friend bom ouvir sibre seus cuidados com seu filho e espero que ele continue mas qual é a garantia de esse zelo permaner a nivel de um encontro com a corrupção.
Obrigado
O na politica tbm eh assim: uma campanha pra prefeito de uma media cidade custa muito mais doq o somatorio dos 4 anos de mandato.
esse podcast não está disponível no spotify não?
muito bom o papo
Corrupção vem de gente q se vende pra empresas corruptas distorcendo até declarações de quem conseguiu primeiro diploma da família -_-
Grato
Pra gente falar de corrupção no Brasil, no sentido rudimentar do termo, que seria o hábito de tomar do outro aquilo que não lhe pertence, a gente precisa voltar as origens do país. O Brasil que se construiu aqui não tem absolutamente nada a ver com Portugal. Isso precisa ser dito. Um indivíduo se forma a partir do ambiente em que ele vive, a partir do círculo social de convivência, ou seja, a partir das instituições sociais nas quais ele é inserido desde de a infância. A primeira instituição social que se estabelece no Brasil é a escravidão, é a instituição do sistema escravocrata. A escravidão é a nossa mãe. No Brasil, até mesmo a igreja era subordinada aos donos de terra e gente, isso nunca ocorreu em Portugal em nenhum momento da história. Se a gente quer entender corrupção no Brasil, a gente precisa começar a entender a sociedade escravocrata que se constituiu aqui. É a partir dela que a gente entende a corrupção no Brasil. Sem esse entendimento, a gente cria devaneios sem explicar absolutamente nada para as pessoas.
Disse tudo
Perfeito! O Jessé de Souza coloca isso muito bem em A Elite do Atraso.
Parece que faz pouquíssimo tempo que as pessoas começaram a entender que, no fim, tudo acaba sendo consequência do sistema escravocata que aqui foi criado.
corrupção ocorreu e ocorre em outros locais e tempos não relacionados a sociedades com base em economias escravocratas. É da especie humana uma busca por poder por meios que estiverem à mão, infelizmente.
@@JW177Busca por poder não significa necessariamente corrupção.
@@milceisabel2171 Acho que queria comentar o vídeo e acabou respondendo um comentário.
As vigas da perimetral no Rio de janeiro que desapareceram e ninguém mais tocou no assunto
de facto. conhece alguma independência que contou com a conivência do próprio rei? ora isso é uma corrupção? não foi como angola e Moçambique. foi uma transferência . corrupção de valores.
o sorriso na thumb me quebra kkkkk já sei q o vídeio é bom
Ótimo Video
Comentário de engajamento.
Desculpe os 36 segundos de atraso! Comecei a assitir e já sei que vai ser mais um vídeo agregador.
Ela me perdeu em "O Brasil foi descoberto em meio a isso". Descoberto? 2024 e temos uma historiadora falando de descobrimento? Não dá...
Lacrou miga
Não seja tão rígida! No meio de uma palestra, erros acontecem. Com certeza ela conhece mais historia do que nós que estamos assistindo
Tenho certeza que recebendo essa observação, a professora não vai contradizer. Talvez enviar para ela seja uma boa alternativa.
Entendi que ela falou que em 1500, quando o Brasil foi descoberto, era um momento em que o "coisa pública" e a "coisa privada" estava começando a se dividir. E essa mistura perdurou por aqui, mesmo depois que no mundo surgiram leis separando o público do privado. Isso explica o nosso patrimonialismo.
58:28 eu jurava que o Átila iria falar “tirando opinões do C*” kkk porque é a realidade.
8:40 - Eu acho que, em alguns casos, no primeiro momento de análise o índice de um certo crime pode abaixar sim devido à alterações legais, mas também é bom ter em mente que esses podem se adaptar rapidamente. Todavia sim! Concordo com a força de uma caneta.
Átila, o que a professora Adriana está relatando é a atualidade da nossa política.🤦♀️
Atila, faz a pergunta, meu amigo. Tá doido. Mediador é para mediar e nao para mostrar conhecimento.
alguem sabe quem é o pesquisador alemaõ que foi citado em relação a venda dos cargos publicos na america hispanica? obrigado
Penso que seja Alexander von Humboldt, na obra 'Ensayo Político sobre el Reino de la Nueva España', original escrito em francês
@ Obrigado. Continuei a pesquisa e penso que falou do Pietschmann.
Virou até moda a corrupção no Brasil! 😂😂😂😢😢😢
P mim o BR só muda com uma revolução, ação inteligente. Fora isso nada mudará pq tem muito rico que acha que é rico x probe q n sabe ler mas assina papel.
O povo ainda hoje se contenta com pouco.
👏👏👏👏👏👏👏
Odeio a frase
Todo povo tem o governo merece
mas é real.
Como arquiteto e urbanista eu tenho um olhar mais apurado sobre como as pessoas se comportam nos espaços, isto demonstra os valores que elas carregam, e aqui somente exploram os espaços, são selvagens egoístas.
Observe espaços como o trânsito, academias, onde as pessoas tem um grau de liberdade para expressar os primitivos que são
Dói quando a carapuça serve...
Não existe incentivo monetário contra corrupção. Proposta de 1% de retorno para quem conseguir provar casos de corrupção não chegou nem no papel. Ensinar na base da população planejamento familiar, planejamento financeiro, como fazer uma compra, cuidar das vacinas, não é possível no Brasil, pois não existe uma janela de aprendizado que fosse possível aprender alguma coisa, de forma pequena e prolongada, por uns 11 anos, não sendo possível, não mudamos a mentalidade da população
top
Viva a Revolução Francesa!! seus princípios corretíssimos ✊🏽✊🏽✊🏽✊🏽✊🏽✊🏽
Estou "rindo" pelo governador idôneo que caiu em desgraça e pagou com a própria vida! Total incoerência nessa terra brasilis! História bem estudada, explica muita coisa!!!
infelizmete hoje estamos escolhendo entre o rouba mas faz x Bolsominios X Pablos : (
❤
resumindo o problema é : colonialismo, imperialismo e patriarcado, proximo.
@Henrique-zb8nm esse tipo de pergunta é de uma infantilidade intelectual... ter uma sociedade não patriarcal não quer dizer que obrigatoriamente os homens ficarão fracos e as mulheres vão liderar...as coisas podem ser mais equilibradas respeitando sim a tenacidade masculina.
Pegou influenza né paezão!? Tô com a voz igual kkk
Sugestão: Eduardo Marinho
Educação e desigualdade faz o povo ser corrupto.
frame rate
Quando a Adriana fala:" é um mundo " dá pra se ter plena consciência do início do meio e do fim de tudo isso. Um corpo doente sem cura sem arrependimento algum .
Quando perguntado por Eva se Adão pretende guardar toda a lei de Deus e Ele diz: "sim, todos (os mandamentos de Deus)" Não importando quando o começou a se corromper, mas quando, se começa a fazer existir um novo mundo no novo ser, incorruptível, dentro de cada um.
Um a um , enche a Terra! O Senhor virá.
É que nem servidor público local: sofre bullying por fazer o certo!
Sua voz e expressão dão a impressão de que vc está levemente adoentado, Atila. Separa um tempo pra descansar sempre que possível. Melhoras
Tercealizar a responsabilidade do presente para o passado não me convence !
Você precisa de mais estado???? Só pode estar de brincadeira. O fato de existir nas empresas privadas não exclui o fato da corrupção no Estado ser inegavelmente maior
Volta lá! Vc não entendeu!
provavelmente veio dos ingleses.
Nao esquecemos do maior ladrao da historia. O nove dedos foi solto e esta ai na cena do crime novamente.
assiste de novo e de novo e de novo, ate vc entender
foi solto pq foi condenado sem provas. Se um policial ou juiz nao vai com a sua cara nao pode simplesmente te prender.
@@Lista17178, creio que o cidadão precisa renascer pra conseguir entender… kkkkkk
@@313f90e condenado em todas as instâncias e por vários juízes sem provas? Ou por acaso foi descondenado por um ministro do STF que por acaso ele mesmo colocou lá?
Valeu!
👏👏👏