Trilha super fácil, caminhada tranquila.bse duvidar dá de fazer de pé de descalço...rsrsrs ...adoro essa trilha. Só entrar em contato com o dono da fazenda, bater aquele lero, Roberto super gente boa. Paga as taxas direto com ele e bora caminhar. Quem gosta de fazer bate a volta como nós, o ideal é começar pelas oito da manhã, daí aproveita bem. Já fui algumas vezes, esse ano foi lindo, tomamos aquele banho de cachoeira. E vou voltar esse ano ainda, porque é uma trilha fácil, barata e compensa demais. O trajeto até lá é lindo, só exige um pouco do carro. Mas vale a pena!
no canion do funil me deparei com 2 cavalos, começaram a vir perto de nós correndo kkkkkk ai um cachorro acompanhou nós na ida e na volta, e na volta também encontramos uma lebre e dois cachorro de mato mó brisa
Que vista espetacular!!! 👏👏👏 Nem sei mais o que escrever haha, a natureza encanta mesmo a gente. Amei o vídeo! Eu só teria coragem de acampar com uma ou mais pessoas haha
Parabéns Júlio! Vídeo top! Como sempre!! Mas sua barraca suporta ventos de até 60km/hr. Testada em túnel de vento. Digo pq também tenho uma, e já peguei situações de vento com chuvas muito fortes! Abs guri!
@@julioettore-hiking saiu. Mas pode confiar, eu peguei ventos de 60 por hr aqui no PR, Campos do Quiriri, na Travessia Araçatuba X Monte Crista. Aguentou tranquilo
Olá Ricardo Isto vai depender das chuvas nos dias anteriores. Quando fui, não tive muito problema com água. Lembro de haver algumas lâminas, mas era fácil de passar por uma parte do terreno mais alta. A dica é esta, sempre procurar passar pelo terreno mais alto, na borda da estrada. Se não for possível, tente pisar em troncos, galhos, raízes... o bastão também ajuda, pois você afunda menos o pé se pisar numa área encharcada. Também é bom ter uma bota impermeável - caso da minha. Abraços e boa caminhada!
Olá Ricardo Com relação às chuvas, não existe uma estação chuvosa em SC. Ela é distribuída ao longo de todo ano, então você sempre vai ter que estar atendo à previsão do tempo dos próximos dias. O que muda é a característica da chuva. No inverno e meses próximos, ela costuma ser de frentes frias, que são seguidas pelas massas de ar polar (neste vídeo, acampei exatamente no momento em que esta massa entrava). As massas podem produzir dias seguidos de tempo seco, o que seria ideal para acampar sem chuva, porém isto não é uma regra. A massa pode ir embora no dia seguinte e dar lugar a uma lestada, que vai deixar o tempo instável, por exemplo. Mais uma vez, olhar a previsão é o que vai determinar. No verão e meses próximos, a chuva tende a acontecer de duas formas: em áreas de instabilidade (com uma sequência de dias chuvosos) ou na chuva de verão (quando o dia é ensolarado e muito quente, chovendo à tarde). Nesta última situação até dá pra acampar, porém vai ter chuva, né, e pode ser tempestade. Também pode acontecer uma sequência de dias secos no verão, mas é a previsão que vai dizer. Em qualquer época do ano o vento pode soprar de Leste, que traz umidade do mar e deixa as bordas da serra tomadas de neblina ou com o "mar de nuvens", que é bonito, mas impede a vista. Conclusão: podemos ir em dias quentes e secos e em dias frios e secos. Aí, o que vai determinar é a sua preferência, se é acampar no quente ou o frio. Eu gosto mais no frio. Vale lembrar ainda que, mesmo que a previsão seja de dia ensolarado e sem chuva, pode haver formação de neblina nas bordas da Serra Geral. Isto acontece quando o ar não é seco o suficiente. O ideal, para uma experiência de tempo aberto total, seria assim: -Em épocas quentes, uma massa de ar seco vinda do centro do Brasil predominando em Santa Catarina e mantendo o tempo seco (esta condição não acontece todos os anos); -Em épocas frias, uma frente fria passou e uma forte massa de ar polar tomou conta de Santa Catarina, com previsão de dias de tempo seco. Neste caso, é importante não acampar no primeiro dia da massa, pois o solo pode estar úmido por causa da Frente Fria, e o vento Sul pode estar muito forte - como aconteceu no vídeo. Detalhe: em alguns anos, as massas de ar polar são fracas durante todo o inverno e se dissipam rapidamente. Foi assim em 2022. No meu caso, tive que escolher esta data porque, no dia seguinte, o vento iria mudar para Nordeste e já havia previsão de nuvens. Basicamente, decidi pegar vento pra conseguir olhar a vista. Espero ter ajudado. Abraços!
👏🏾👏🏾👏🏾
Trilha super fácil, caminhada tranquila.bse duvidar dá de fazer de pé de descalço...rsrsrs ...adoro essa trilha. Só entrar em contato com o dono da fazenda, bater aquele lero, Roberto super gente boa. Paga as taxas direto com ele e bora caminhar. Quem gosta de fazer bate a volta como nós, o ideal é começar pelas oito da manhã, daí aproveita bem. Já fui algumas vezes, esse ano foi lindo, tomamos aquele banho de cachoeira. E vou voltar esse ano ainda, porque é uma trilha fácil, barata e compensa demais. O trajeto até lá é lindo, só exige um pouco do carro. Mas vale a pena!
Parabéns pelo seu canal Júlio e abraços.
Melhor lugar pra caminhar assim
Essa trilha vai ser o fechamento das aventuras de 2023! Seu vídeo tirou muitas dúvidas! Obrigado 🤩
Muito boa explicação e condução das intempéries do acampamento, hurra.
no canion do funil me deparei com 2 cavalos, começaram a vir perto de nós correndo kkkkkk ai um cachorro acompanhou nós na ida e na volta, e na volta também encontramos uma lebre e dois cachorro de mato mó brisa
Júlio, o nome e porque os dois picos parecem os dois chifres do Rino quando cortados, cerrados.
Que nascer do Sol sensacional, hein! Valeu a pena a friaca, haha
Pior que tem um casal de amigos querendo se meter nessas roubadas... pode?
Show de vídeo!
Que vista espetacular!!! 👏👏👏 Nem sei mais o que escrever haha, a natureza encanta mesmo a gente. Amei o vídeo! Eu só teria coragem de acampar com uma ou mais pessoas haha
Demais Júlio!! Parabéns pela aventura e, principalmente, pelo conteúdo e edição do vídeo!! Forte Abraço.
Valeu, Ory!!
Abraços
oh 🦏
Não tem hipopótamo não??
@@julioettore-hiking 🤣🤣🤣🤣 Consigo ver um depois de 5 caipirinhas. Antes disso, só o rinoceronte mesmo.
@@tatuagemursula Então quem bebeu na trilha fui eu
Parabéns Júlio!
Vídeo top! Como sempre!!
Mas sua barraca suporta ventos de até 60km/hr. Testada em túnel de vento.
Digo pq também tenho uma, e já peguei situações de vento com chuvas muito fortes!
Abs guri!
Valeu, Carlos!
Fico feliz em saber, já procurei mais infos sobre ela, mas saiu de linha, pelo jeito.
Abraços
@@julioettore-hiking saiu.
Mas pode confiar, eu peguei ventos de 60 por hr aqui no PR, Campos do Quiriri, na Travessia Araçatuba X Monte Crista.
Aguentou tranquilo
Legal Júlio, parabéns pelo vídeo. Indico vc a ir conhecer o Pico Araçatuba, em Tijucas do Sul. Abraços
Valeu Marcelo
Já botei na lista
Abraços!
@@julioettore-hiking lá foi o primeiro trekking meu e da minha esposa. Esse mês iremos fazer o Rinoceronte.
Eu me perdi três vzs aí tinha mta neblina
Nessa trilha,se atravessa muitos rios, não é? Se caminha muito tempo com os pés molhados. Qual sua recomendação?
Olá Ricardo
Isto vai depender das chuvas nos dias anteriores.
Quando fui, não tive muito problema com água. Lembro de haver algumas lâminas, mas era fácil de passar por uma parte do terreno mais alta.
A dica é esta, sempre procurar passar pelo terreno mais alto, na borda da estrada. Se não for possível, tente pisar em troncos, galhos, raízes... o bastão também ajuda, pois você afunda menos o pé se pisar numa área encharcada.
Também é bom ter uma bota impermeável - caso da minha.
Abraços e boa caminhada!
Pela sua experiência,tem melhor época para subir no pico do rinoceronte?
Olá Ricardo
Com relação às chuvas, não existe uma estação chuvosa em SC. Ela é distribuída ao longo de todo ano, então você sempre vai ter que estar atendo à previsão do tempo dos próximos dias.
O que muda é a característica da chuva. No inverno e meses próximos, ela costuma ser de frentes frias, que são seguidas pelas massas de ar polar (neste vídeo, acampei exatamente no momento em que esta massa entrava).
As massas podem produzir dias seguidos de tempo seco, o que seria ideal para acampar sem chuva, porém isto não é uma regra. A massa pode ir embora no dia seguinte e dar lugar a uma lestada, que vai deixar o tempo instável, por exemplo. Mais uma vez, olhar a previsão é o que vai determinar.
No verão e meses próximos, a chuva tende a acontecer de duas formas: em áreas de instabilidade (com uma sequência de dias chuvosos) ou na chuva de verão (quando o dia é ensolarado e muito quente, chovendo à tarde).
Nesta última situação até dá pra acampar, porém vai ter chuva, né, e pode ser tempestade.
Também pode acontecer uma sequência de dias secos no verão, mas é a previsão que vai dizer.
Em qualquer época do ano o vento pode soprar de Leste, que traz umidade do mar e deixa as bordas da serra tomadas de neblina ou com o "mar de nuvens", que é bonito, mas impede a vista.
Conclusão: podemos ir em dias quentes e secos e em dias frios e secos. Aí, o que vai determinar é a sua preferência, se é acampar no quente ou o frio. Eu gosto mais no frio.
Vale lembrar ainda que, mesmo que a previsão seja de dia ensolarado e sem chuva, pode haver formação de neblina nas bordas da Serra Geral. Isto acontece quando o ar não é seco o suficiente.
O ideal, para uma experiência de tempo aberto total, seria assim:
-Em épocas quentes, uma massa de ar seco vinda do centro do Brasil predominando em Santa Catarina e mantendo o tempo seco (esta condição não acontece todos os anos);
-Em épocas frias, uma frente fria passou e uma forte massa de ar polar tomou conta de Santa Catarina, com previsão de dias de tempo seco. Neste caso, é importante não acampar no primeiro dia da massa, pois o solo pode estar úmido por causa da Frente Fria, e o vento Sul pode estar muito forte - como aconteceu no vídeo. Detalhe: em alguns anos, as massas de ar polar são fracas durante todo o inverno e se dissipam rapidamente. Foi assim em 2022.
No meu caso, tive que escolher esta data porque, no dia seguinte, o vento iria mudar para Nordeste e já havia previsão de nuvens.
Basicamente, decidi pegar vento pra conseguir olhar a vista.
Espero ter ajudado. Abraços!
o vento forte não é sempre assim, fos 21 dias que tem o mes somente 1 ou dois dias que nao tem esse vento,
;)