É uma boa interpretação, mas desconsidera que o coringa botou aquelas bombas nos dois navios só para ver quem explodia primeiro. Também não era previsível o que ia acontecer a partir do momento que ele deixasse o Harvey maluco(na verdade, só o fato do Harvey ainda estar vivo já é uma surpresa) acho que é mais válido considerar que o coringa simplesmente estava incentivando todo mundo a perder o juízo e criar caos social.
Concordo. Dizer que ele salvou a cidade é forçar demais. E pra mim a mensagem que ficou do filme foi que a resposta está nas pessoas (por aquela cena genial dos barcos), não no maluco fantasiado ou na polícia, mas nas pessoas.
@@Almirjos3, também tenho a mesma interpretação, o coringa tinha como tese a idéia de que o ser humano só é bom quando não necessita comer atrocidades em nome da sobrevivência.
No próprio filme o coringa fala que odeia quem faz planos, e gosta de destruir pessoas assim...Ele faz tudo impulsivamente, mas de quebra realmente ajudou a cidade nós aspectos que ele falou
Tem uma cena de Arrow, na segunda temporada, que o Arqueiro precisa escolher entre duas pessoas que ama quem sobreviverá. E quando ele faz a escolha, o vilão mata a outra. Mais tarde, este vilão tenta se safar do acerto de contas dizendo que quem matou a pessoa foi o arqueiro. É, realmente, uma boa interpretação, mas ignorar quem puxa o gatilho e culpar o indivíduo que luta para derrubá-lo porque o primeiro diz que o segundo é o vilão não é sensato.
Gostei da teoria, até pq o nome "Coringa" é o nome de uma carta que, em vários jogos, é a carta "suprema", e muitas das vezes ela pode decidir o rumo do jogo. E é exatamente isso que o Coringa nessa teoria, ele não tem familia, não tem ambissão, e sobretudo, não é considerado um heroi(oq possibilita a ele não sofrer o peso do desapontamento das pessoas). E ele com a ótima leitura de espaço e de pessoas, consegue fazer o rumo das coisas ir na direção que ele queira
@@jazielmonteiro7979 nao mesmo, claro que o coringa não é herói ou bom mas o caos que ele trouxe gerou mais benefícios a Gotam do que qualquer coisa que o Batman fez, ele realmente atacou a fonte de vários problemas (da maneira louca dele, claro) , por não distinguir entre bandidos e mocinhos, por acreditar que Gotam estava doente e que as pessoas eram a causa sendo elas mafiosos , ricos ou pobres ele acabou destruindo a máfia, prendendo policiais e politicos corruptos etc.
@@Beetlejuice80s Amigo, essa resposta não é direcionada a você, mas eu vou copiar e colar a mensagem que postei ontem aqui na sessão de comentários, pq acho que lá eu sou bem claro com relação aos problemas dessa "análise": "Interessante sua visão, mas você faz muitas afirmações baseadas em achismos, "esse era o objetivo do vilão", era? Quem disse? O fato dos atos do Coringa levarem à uma Gotham sem crime organizado e vigilantes é fruto da escolha do Batman de assumir pra si a culpa dos crimes do Harvey Dent, o que você está dizendo é basicamente afirmar que era isso o que o Coringa queria desde o começo, desconsiderando que momentos antes no filme ele estava TORCENDO para Batman o atropelar após a perseguição do carro forte (primeira prova de que o Coringa só queria corrompe-lo), depois quando o Batman o joga de cima do prédio ele cai para a morte gargalhando, acreditando que tinha feito Batman o matar (segunda prova de que ESSE era um dos objetivos dele), no filme ele ainda diz "essa cidade merece um tipo melhor de criminoso" e "acho que nós dois estamos destinados a fazer isso para sempre", essas são mais duas provas de que o Coringa só queria ser o tal tipo melhor de criminoso e ser o novo chefão de Gotham (só que sem as fraquezas dos anteriores), e passar o resto da vida numa eterna batalha contra o Batman (pq ele é divertido). Lamento, mas o Coringa não sabia e sequer esperava que o Batman fosse ter aquela atitude altruísta no final de assumir para si a culpa dos crimes, simplesmente pq ele achou que o Batman era tão narcisista quanto ele (uma diva, que tinha a vaidade de existir pra sempre, mesmo sabendo que sua presença faria mal), o Coringa errou, Batman não é assim, e ele não estava interessado em lutar contra o Coringa "eternamente" (que era o que o Coringa queria, isso sim), por isso o Batman assumiu essa cruz e VENCEU o Coringa no final, da mesma forma que o povo de Gotham também o venceu ao se recusarem a sujar suas mãos com sangue. Se você não acredita que essa era a mensagem do filme, e não reconhece a derrota ideológica do Coringa, você está ignorando toda a filmografia do diretor, pq o Nolan é mundialmente famoso por passar mensagens coxinha em seus filmes (na maioria das vezes no próprio TEXTO de diálogos de forma explícita e didática) , "poder do amor", "o mundo está cheio de pessoas que só acreditam no bem" e etc. Amo o seu canal e concordo com quase tudo que você posta, mas........ esse vídeo beira às teorias da conspiração, e é contraditório com a filmografia do diretor, com a mensagem da trilogia em si, e com os próprios personagens apresentados no filme ignorando várias cenas chave e linhas de diálogo que se chocam com a sua análise. Esse "Coringa vigilante" é fruto de um imaginário popular muito recente (que você inconscientemente pode ter sido influenciado), imaginário popular este que não existia em 2007, época de produção do filme. "
@@d.j.6593 o Coringa por natureza já é genial e controverso , com Heath Ledger ele se tornou literalmente o personagem , fazendo ele parecer o foco do filme
Cavaleiro das trevas, o filme de super heróis mais diferenciado, sem muitos clichês, sem vilões querendo dominar o mundo, ele é o filme de super heróis perfeito para ser assistido
Tudo que eu sei que essa trilogia foi a melhor feita entre os super-heróis e que o filme "Batman - o cavaleiro das trevas" teve o melhor vilão já interpretado , o Coringa
@@Super_00 as duas são essenciais pro genero, as duas são importantes pro rumo que os filmes que vieram depois seguiram. por mais que eu ache as trilogias as melhores obras do gênero, eu acho difícil algum filme de herói superar batman o cavaleiro das trevas e o homem aranha 2 do sam raimi, infelizmente hoje os filmes de herói se tornaram uma máquina de fazer dinheiro facil e os produtores só pensam nessa parte.
A cena do navio é muito esperançosa, comovente pelo resultado final e etc. Mas na vida real, o coringa teria sido bem sucedido em seu plano, um dos dois navios ou até mesmo os dois navios possivelmente teriam explodido um ao outro. Até porque não era um indivíduo único a tomar a decisão, mas um grupo de indivíduos, e ainda carregamos em nossa espécie o instinto de sobrevivência.
Tive a mesma impressão. Seguindo esse método, eu posso perverter qualquer conceito ético ou filosófico, qualquer arquétipo, qualquer preceito moral que eu, a meu bel prazer, desejar.
Galera calma, ele só tava brincando e tentando achar uma interpretação diferente pro filme, isso não espressa a opinião real do dono do canal. É um exercício imaginativo
A trilogia é sobre a mentalidade revolucionária, que é representada pelos vilões, e o Batman seria o combatente disso, aquele que anda entre a ordem e o caos, e puxa aqueles que estão no caos, pra ordem...a
@@faustaolima6888 se Batman fosse a representação de raiva de gotham,ele sairia matando todos os criminosos que encontrasse,já que é esse o desejo do povo
Bem interessante, mas tem um momento específico que o Coringa diz querer uma classe melhor de criminosos. Ou seja, os motivos dele não eram "nobres". (sei que o vídeo não disse isso, mas é só uma observação)
Achei aquele coringa fraco comparado com o do Jack Nicholson. Pois o coringa do Nicholson faz um terrorismo divertido brincando com a ambição das pessoas. Já esse coringa consegue muito fácil desbancar a máfia, a polícia e o batman e ainda sai como um pseudo herói:??
Acho que era uma classe de criminosos com algum código de conduta e ele o coringa não é o que ele diz querer , porque explodir um hospital mesmo vazio vai causar mortes
Disse sim. Em vários momentos o vídeo deixa claro que na visão do dono do canal a missão do Coringa era "nobre", porém os meios para conseguir transformá-la em realidade era insana. Acho que ele foi longe demais nessa análise, pois como você disse acima o Coringa deixa escapar a sua real intenção em desbancar a máfia: dar a Gotham uma classe "melhor" de criminosos. Como se houvesse isso: se é criminoso não é melhor em nada, mas sim o pior que a sociedade pode gerar. Enfim o Coringa precisava do Batman, pois em tese ele era o oposto dele, e pelo jeito a competição, o embate, ou seja tudo que o fizesse estar contra o Justiceiro de Gotham o excitava a ser cada vez pior e insano nas suas atitudes. As pessoas eram só um meio pra ele "brincar" com os seus desejos e joguinhos macabros. Então de "salvador" o Coringa não tem nada, nem forçando a barra na interpretação você pode inferir isso... Mas essa é só a minha opinião.
É um ponto de vista no mínimo digna de elogio, pq realmente é pra quem é bem observador e "imaginador", mas foge muita da realidade que a história realmente é, totalmente refutável.
CRÉDITOS: ruclips.net/video/JZ8YU5GcK-s/видео.html --------- Consideram curtir o vídeo (caso tenha gostado) e compartilha-lo nas redes sociais. Isso sempre ajuda demais o canal! Se possível, também ativem as notificações para sempre serem avisados sobre os vídeos novos.
Anos atrás assisti o filme Drácula: A História Nunca Contada. e nele este havia dito o seguinte: " as vezes o mundo não precisa de um herói, precisa de um monstro." Eu fiquei refletindo (reflito até hoje profundamente) o que queria dizer essa frase. Talvez ela caiba aqui.
Na verdade,o mundo sempre vai procurar bodes espiatórios,o monstro é só mais um.O verdadeiro mal da humanidade é a malicia,pura e simplesmente isso.Resolvendo isso,praticamente todos os 'problemas' mais significativos desaparecem em um instante.
Você só esqueceu de mencionar que o coringa bota duas bombas em balsas, pra fazer com que pessoas inocentes matem criminosos ou criminosos matem pessoas inocentes. O objetivo do coringa nunca foi salvar gothan, mas sim mostrar como todo mundo tem uma natureza assassina, quando colocado em frente a uma situação de estresse psicológico muito pesada. É a mesma coisa que ele faz com o batman e com o harvey, quando coloca bombas e gasolina e força o batman a escolher entre a rachel e o harvey. Ele corrompe o harvey através do amor, do desejo de vingança e quer corromper toda gothan fazendo inocentes assassinarem criminosos para se protegerem e vice versa. Além disso, ele só queima metade do dinheiro, a outra metade ele devolveu pra máfia: tem um diálogo na cena entre ele e o mafioso, quando ele esta próximo a queimar o dinheiro, quando o mafioso diz: "voce disse que era um homem de palavra" ao que o coringa responde: "eu sou...só estou torrando minha metade". Sua analogia faria sentido se considerasse a obra como um todo, mas vários elementos importantes foram esquecidos e alguns distorcidos.
Esta historia poderia ser melhor desenvolvida se o ator do coringa tivesse sobrevivido, dizem que o terceiro filme seria com o retorno dele expondo Harvey.
Ele voltaria conssfeza já que ele não morreu poderia até aver o 3 filme exatamente como foi com algumas diferenças só que o coringa seria solto junto com os outros criminosos assim abriria espaço para um 4 filme com ele sendo o vilão principal e o charada
Essa teoria é interessante até certo ponto, pq eu desconsidero totalmente o fato docoringa ter feito tudo isso de propósito, afinal o próprio coringa menciona no filme que nn age com um propósito estabelecido, ele simplesmente age, sem um objetivo em certo. Acredito que oq o coringa queria era só mostrar os milhares de problemas da suposta sociedade e de gothan e com isso ele acabou por uma incrível coincidência sendo um dos responsáveis por resolver esses problemas. Acredito que essa seria a real função dele como "O Agente do Caos", é mostrar os piores problemas da comunidade, não se importando se eles serão ou não serão resolvidos, apenas mostrando eles. Claramente ele nn deixa de ser um vilão, diga-se de passagem ele é como um intermediário para a solução dos próprios problemas q ele cria, é isso q torna ele um personagem tão genial, afinal personagens assim são vistos em outras obras mas não ganham tanto destaque quanto ele...
Eu tbm pensei nesse seu ponto inicial, mas ele realmente não age aleatoriamente, ele cria vários planos. Na criação do duas caras pro exemplo, ele mente pro Batman onde a Rachel estaria, faz o Batman salvar o duas caras e faz o duas caras virar o duas caras kkk. Mas acredito que o ponto principal do coringa foi realmente mostrar a contradição em gotham
O Batman é o herói da trilogia é só assisti o filme é óbvio (pela ações do homem morcego se percebe claramente) essa análise (d ele é o verdadeiro vilão) é um ginástica mental.
A interpretação de Heath Ledger foi tão intensa que ele trouxe o Coringa para o mundo real. Ele não interpretou, mas se tornou o próprio. Se isso o matou? Não sei, a morte de Ledger, ainda que acidental, pode ter sido por uma tentativa de livrar-se do personagem. Mas é apenas especulação de minha parte. E reconheço, das brabas. Saúde e Paz 👍🏼🇧🇷
Mas o plano do Thanos é por si só falho, já que a priori ele só iria beneficiar algumas gerações de vida, pois agora com a anulação da superpopulação em diversos planetas os mesmos poderão evoluir tecnologicamente e confortávelmente, propriciando uma situação para uma uma nova superpopulação, a única coisa que o Thanos fez foi troca a dor da falta de comida e conforto pela falta de um familiar.
@@cyborg4338 Acho que você não entendeu o intuito do comentário. Kkkkkkkkk Isso foi uma crítica ao canal Elegante por que ele tá a vários videos tentando emplacar uma dessas de "o verdadeiro vilão é fulano". Isso tudo começou com o canal do gringo J. Matthew Turner que emplacou um vídeo com milhões de plays dizendo que o Daniel San era o "verdadeiro vilão" de karate kid. Eu não estou fazendo uma análise técnica a respeito do plano do Thanos. Eu to apenas dando uma cutucada no criador desse canal pra ver se ele muda um pouco o tema dos vídeos.
@@cicerochaves3419 Assim, entendo, mas meu comentário foi para mostrar que um vídeo assim não faria muito sentindo pelas muitas lacunas na filosofia de Thanos, por isso comentei.
Eu acho que a ideia do coringa era que o caos era natural ou seja mesmo que Gotham tivesse uma chance ela voltaria para o caos.Ou seja ela esperava que ninguém iria perceber o “bem que ele fez” e o Batman continuaria tomando os mesmos erros entretanto ele estava enganado e as coisas acabaram dando meio certo(até o Baine chegar).
"Interessante sua visão, mas você faz muitas afirmações baseadas em achismos, "esse era o objetivo do vilão", era? Quem disse? O fato dos atos do Coringa levarem à uma Gotham sem crime organizado e vigilantes é fruto da escolha do Batman de assumir pra si a culpa dos crimes do Harvey Dent, o que você está dizendo é basicamente afirmar que era isso o que o Coringa queria desde o começo, desconsiderando que momentos antes no filme ele estava TORCENDO para Batman o atropelar após a perseguição do carro forte (primeira prova de que o Coringa só queria corrompe-lo), depois quando o Batman o joga de cima do prédio ele cai para a morte gargalhando, acreditando que tinha feito Batman o matar (segunda prova de que ESSE era um dos objetivos dele), no filme ele ainda diz "essa cidade merece um tipo melhor de criminoso" e "acho que nós dois estamos destinados a fazer isso para sempre", essas são mais duas provas de que o Coringa só queria ser o tal tipo melhor de criminoso e ser o novo chefão de Gotham (só que sem as fraquezas dos anteriores), e passar o resto da vida numa eterna batalha contra o Batman (pq ele é divertido). Lamento, mas o Coringa não sabia e sequer esperava que o Batman fosse ter aquela atitude altruísta no final de assumir para si a culpa dos crimes, simplesmente pq ele achou que o Batman era tão narcisista quanto ele (uma diva, que tinha a vaidade de existir pra sempre, mesmo sabendo que sua presença faria mal), o Coringa errou, Batman não é assim, e ele não estava interessado em lutar contra o Coringa "eternamente" (que era o que o Coringa queria, isso sim), por isso o Batman assumiu essa cruz e VENCEU o Coringa no final, da mesma forma que o povo de Gotham também o venceu ao se recusarem a sujar suas mãos com sangue. Se você não acredita que essa era a mensagem do filme, e não reconhece a derrota ideológica do Coringa, você está ignorando toda a filmografia do diretor, pq o Nolan é mundialmente famoso por passar mensagens coxinha em seus filmes (na maioria das vezes no próprio TEXTO de diálogos de forma explícita e didática) , "poder do amor", "o mundo está cheio de pessoas que só acreditam no bem" e etc. Amo o seu canal e concordo com quase tudo que você posta, mas........ esse vídeo beira às teorias da conspiração, e é contraditório com a filmografia do diretor, com a mensagem da trilogia em si, e com os próprios personagens apresentados no filme ignorando várias cenas chave e linhas de diálogo que se chocam com a sua análise. Esse "Coringa vigilante" é fruto de um imaginário popular muito recente (que você inconscientemente pode ter sido influenciado), imaginário popular este que não existia em 2007, época de produção do filme. "
Tem uma frase do coringa no filme que eu acho sensacional quando ele queima o dinheiro da máfia ele fala "Sabe essas coisas elas são baratas, eu vou dar a Gotham uma classe de criminosos melhor" Tipo kkkkk O pensamento do cara vai muito além
Na minha opinião esse é o melhor coringa de todos , é impossível saber onde acaba a loucura e começa a genialidade. Ninguém pode fazer uma atuação igual sem ficar louco 😥
Esse tipo de analise e igual a banana comendo o macaco ou o poste fazendo xixi no cachorro , a pipa empinando o menino etc.... qualquer filme conseguimos fazer uma analise invertida do que se propoe !
Dentro do arquétipo do herói há sempre um anti herói, e vise versa como ing yang. Tarot por exemplo, no contexto da análise arquetípica, oferece a carta 0 dos arcanos maiores justamente o louco, o coringa: aquele que transita por vários arquétipos ao ponto de ser desacreditado na jornada.
@@Sky_guy0bby não existe herois nem vilões apenas seres humanos lutando por sobrevivência e pelo que acham certo,no caso de joel ele preferiu ellie ao resto do mundo apesar de provavelmente ser uma atitude errada é uma atitude humana e compreensiva
E se o coringa queria mesmo salvar Gotham, então qual o motivo de ele tentar explodir as barcas no final do filme matando pessoas inocentes? Talvez o coringa não queria salvar a cidade, talvez ele quisesse é transformar a cidade no lar dele, e teria que ser um lar bem caótico, começando tirando o Batman de jogada
O Coringa não é um herói. A fixação que ele tem pelo Batman não provém de nenhuma motivação nobre e sim de um ódio mortal de um homem que se põe num pedestal e se diz incorruptível, algo que o Coringa acredita ser impossível, por isso ele quer quebrar o Batman, por isso ele não simplesmente mata ele, e não pq "vão surgir outros vigilantes", não, a existência do Batman como figura incorruptível e heroica destrói a filosofia de vida do Coringa, destrói o significado do trabalho dele que é nada mais nada menos que mostrar o que ele acredita ser "a verdadeira face do ser humano", seu pior lado, seu lado bestial, primal, não civilizado, mostrar que todo mundo é mal sob condições extremas e nenhum tipo de organização ou civilidade faz sentido. A única coisa que faz sentido numa sociedade humana para o Coringa, a única organização possível é a desorganização, o circo pegando fogo. Mas bela análise, gostei da viagem, mas não, não é isso. Talvez ele tenha "salvado" Gotham involuntariamente, mas esse nunca foi seu propósito, isso seria uma descaracterização do personagem a meu ver.
Próximos vídeos do elegante Papai Noel é o verdadeiro vilão de o Grinch Os hibbits são os verdadeiros vilões de OSDA Harry Potter é o verdadeiro vilão de Harry Potter
3 года назад+1
Imagino que o Coringa seja igual o diabo: ele quer que você acredite que ele não exista, ou que não é tão malvado quanto ele é. Só essa analise já prova o ponto de vista do Coringa. Enfim, parabéns pelo canal.
Cara, de verdade, teu conteúdo é outro nível. É incrível isso tudo ser gratuito hahaha, você vem assistir um vídeo e relaxa enquanto aprende mais a fundo da história, sensacional!
O mais interessante dos Coringas do cinema é que cada um que nos foram apresentados até hoje possuem um objetivo e uma personalidade diferenciada uns dos outros, ou seja, não seguem um padrão. Já o Batman é sempre sério, ''bem intencionado'' e na maioria das vezes é um garanhão kkkkkk
na real existe o bruce wayne e o batman. deveriam ser personalidades até distintas quase mas nesses últimos filmes retratam o bruce wayne como um babaca esbanjador. particularmente achei ridículo
O exemplo de Alfred não foi equivocado foi perfeito !! O Coringa de fato não se importa com joias preciosas ou dinheiro tanto que ele torrou uma pilha gigantesca como se fosse papel velho....... o Coringa só quer ver o circo pegar fogo e o caos instaurado ! Essa sempre foi a pegada do personagem.
Se o elegante realmente acha isso sobre o filme percebe-se que ele não entendeu nada que o diretor quis passar, mas realmente não acho que seja o caso pois ele ignora momentos chave do filme que desbancão essa teoria miseravelmente.
@@marcoshenrique3416 Nao cara,voce que esta sendo doutrinado pelo elegante(que pelos discursos dele,tenho quase certeza que é um progressista,e convenhamos,progressista nao usa lógica e argumentos,usa a dissimulação das palavras e a emoção,o que é ironico por que elegante é um 'intelectual progressista',duas coisas que sao quase completamente opostas)..Coringa só queria caos,desespero e desenterro da face maligna e egoista do ser humano,crescer mais esse assunto é totalmente ilógico e sem sentido.Elegante só quer por meio das suas crenças progressitas,nos fazer acreditar em algo que nao é a vdd nua e crua,e sim uma verdade selecionada,onde podemos 'convenientemente' cortar fatos que coringa disse e faz atos de caos,pra 'narrativa' que elegante prega fazer sentido(É o tal do 'bandido vítima da sociedade',que provavelmente ele mesmo defende por ser progressista)...Por isso é muito recomendavel fazerem analises proprias ao invez de ouvir só terceiros..
WOW, observação incrível a sua ! Após você contar o outro lado da história que o Alfred conta ao Bruce, fiquei pensando: será que a intenção dos criadores era fazer o coringa de "herói" ? Acho meio difícil, mas não ficaria surpreso se me dissessem que sim! Muito bom vídeo !
Novamente... Acho muito bom o canal e mesmo ao dizer isso não consigo expressar a essência do sentimento pelos temas dos vídeos porque as palavras, a linguagem verbal por si só é limitada. Bem, mas ainda acho que esta música de fundo é de certa forma hipnótica e me evoca um estado de tristeza.
Cara você é o melhor de todos os do RUclips...sempre que quero ver explicação ou crítica de algum filme venho seu canal...seu canal e aquele nerd são melhores....por favor faça vídeo de "tenet "
O melhor vilão é aquele que faz você acreditar que os fins justificam os meios! Para os nazistas e comunistas, a busca pelo "mundo perfeito", justificava a guerra e os campos de concentração...
Tempo! O coringa lotou dois barcos de explosivos no final do filme e estava pronto para explodir um deles pelo menos, como que isso se encaixa nesse "plano" que ele mesmo nega verbalmente ter?
tem como não, analise dele e distancia de conceitos filosoficos e eticos. medico pode ser inteligente mas não e justo lhe pedi para construir predio de 8 andares.
Cara, na moral...eu já tô cansado dessa história de defender o Coringa e dessa papo medíocre de gênio do mal! O objetivo do coringa sempre foi mostrar que todo mundo é PODRE e que ninguém é digno de salvação...o que NÃO ACONTECE! Não pelo Batman ou pelo Harvey, mas sim pela própria população de Gotham...vide a cena dos barcos e na tentativa fracassada em deter o Batman... Se você admirar a astúcia e persistência do Coringa no plano dele... ótimo...da até pra entender! Mas apoiar a pessoa Coringa, você precisa rever seus conceitos de ética, moralidade e bom senso...
Fãs de Coringa 2019 estão querendo sujar a imagem do Ledger com essa história de "vítima" e etc SENDO QUE O PRÓPRIO NOLAN ERA CONTRA A VITIMIZAÇÃO DO CORINGA.
@@MMarcuzzo Só se for isso mesmo... Um fato que todo mundo sabe, mas fica fingindo pra si próprio: NINGUÉM é uma ilha, você precisa de alguém e alguém precisa de ti.
@@alxfamat É interessante como o Elegante consegue nos conduzir a um absurdo. E é legal ver que se mudarmos um pouco a narrativa, parece plausível o "bem" do vilão
Achei sem nexo. O coringa acha que Gothan merece criminosos voltados a maldade. Não em dinheiro, nem corruptivos. Ele quer(a respeito de harvey) mostrar que qualquer cidadão por mais incorruptível ou benevolente pode ser transformado. Ele é o vilão sim. Ele quis trazer a Gothan o caos e o terror. Coisa que os gangster traziam pelo fato da briga pelo poder e dinheiro e não como ele coringa que se denominava como uma classe de vilão a altura para Gothan e o Batman. Um vilão incorruptível sem fraquezas, vícios por dinheiro ou poder.
Essa análise me faz refletir sobre a história que cerca o game, Assassin's Creed. Lembro que quando eu era mais jovem, na época do Xbox 360/PS3, em como eu debatia com 2 amigos meus que acreditavam cegamente que os Assassinos eram os mocinhos da história e que os Templários eram vilões tirânicos. Sempre recusei essa ideia, porque Assassin's Creed era, sobre tudo, um jogo muito inteligente no que se referia a sua história. Essa ideia de vilão/herói, simplesmente não se encaixa bem naquele universo. Após a chegada do AC 3, teve uma quebra muito grande no universo, pois nós conhecemos o Haytham, que, embora o jogo coloque-o como vilão (vou compara-lo bem esdruxulamente ao Curinga), nós jogamos com o Connor (que poderia ser comparado ao Batman). Nesse game, nós temos o Connor buscando acima de tudo, vingança contra o Lee (que também é subalterno de Haytham), mas que busca também salvar sua vila indígena da expansão do homem branco (ingleses e mais para frente, os americanos). No final, Connor consegue sua vingança matando Lee, mas apesar dos seus esforços, e de até ter lutado na guerra em favor da independência norte americana, ele não consegue salvar sua vila dos próprios americanos. Os indigenas são forçados a se mudar, sem absolutamente nada, e o único homem que poderia ter tornado essa transição mais suave, Haytham, foi morto por seu próprio filho, Connor. No fim, os esforços do herói foram em vão, toda sua jornada foi por nada e ele não tem nada além de arrependimentos, pois no mural de quadros de seus alvos assassinados, podemos encontrar o de Haytham escrito "Isto foi um erro" Puts, escrevi muito kkkkkk, mas enfim, seu vídeo foi realmente MUITO interessante, e colabora com a ideia de que devemos buscar ser imparciais, e jamais olhar algo com a certeza de que uma coisa é boa, ou ruim, simplesmente porque nos disseram, o buraco de tudo no mundo, é sempre mais embaixo. Essa visão do Batman e Curinga nesse filme, é impossível de ser alcançada por alguém que não tente ter, minimamente, uma imparcialidade ao consumir tal conteúdo.
A idéia de transformar vilão em herói é moda atualmente. É só olhar para fora da ficação, os traficantes são vistos comp vítima na grande mídia e os policiais como os vilões.
Mas se o coringa tivesse certo, o Bane não apareceria em Batman Ressurge, Porquê esse filme dá a entender que o Batman sumiu e deixou de combater o crime, mas mesmo assim o crime continuou e na mesma intensidade
Na realidade, essa é uma questão complexa Pq no Cavaleiro das Trevas, o Batman n era tão útil contra o crime já que, fora o Coringa, ele só batia em bandido pequeno. O surgimento do Bane como consequência da ausência do Batman é algo meio incoerente. Afinal, nesse ponto de vista, o Bane ia surgir independente se há ou não um Batman
Coincidentemente (ou não), hoje mesmo eu estava revendo O Cavaleiro das Trevas, apenas por causa do Coringa. Eu achava que ele era o agente do caos, que suas ações não tinham lógica; com a sua análise, percebo o quão estratégico ele foi. Explodiu minha cabeça. Obrigada.
Interessante sua visão, mas você faz muitas afirmações baseadas em achismos, "esse era o objetivo do vilão", era? Quem disse? O fato dos atos do Coringa levarem à uma Gotham sem crime organizado e vigilantes é fruto da escolha do Batman de assumir pra si a culpa dos crimes do Harvey Dent, o que você está dizendo é basicamente afirmar que era isso o que o Coringa queria desde o começo, desconsiderando que momentos antes no filme ele estava TORCENDO para Batman o atropelar após a perseguição do carro forte (primeira prova de que o Coringa só queria corrompe-lo), depois quando o Batman o joga de cima do prédio ele cai para a morte gargalhando, acreditando que tinha feito Batman o matar (segunda prova de que ESSE era um dos objetivos dele), no filme ele ainda diz "essa cidade merece um tipo melhor de criminoso" e "acho que nós dois estamos destinados a fazer isso para sempre", essas são mais duas provas de que o Coringa só queria ser o tal tipo melhor de criminoso e ser o novo chefão de Gotham (só que sem as fraquezas dos anteriores), e passar o resto da vida numa eterna batalha contra o Batman (pq ele é divertido). Lamento, mas o Coringa não sabia e sequer esperava que o Batman fosse ter aquela atitude altruísta no final de assumir para si a culpa dos crimes, simplesmente pq ele achou que o Batman era tão narcisista quanto ele (uma diva, que tinha a vaidade de existir pra sempre, mesmo sabendo que sua presença faria mal), o Coringa errou, Batman não é assim, e ele não estava interessado em lutar contra o Coringa "eternamente" (que era o que o Coringa queria, isso sim), por isso o Batman assumiu essa cruz e VENCEU o Coringa no final, da mesma forma que o povo de Gotham também o venceu ao se recusarem a sujar suas mãos com sangue. Se você não acredita que essa era a mensagem do filme, e não reconhece a derrota ideológica do Coringa, você está ignorando toda a filmografia do diretor, pq o Nolan é mundialmente famoso por passar mensagens coxinha em seus filmes (na maioria das vezes no próprio TEXTO de diálogos de forma explícita e didática) , "poder do amor", "o mundo está cheio de pessoas que só acreditam no bem" e etc. Amo o seu canal e concordo com quase tudo que você posta, mas........ esse vídeo beira às teorias da conspiração, e é contraditório com a filmografia do diretor, com a mensagem da trilogia em si, e com os próprios personagens apresentados no filme ignorando várias cenas chave e linhas de diálogo que se chocam com a sua análise. Esse "Coringa vigilante" é fruto de um imaginário popular muito recente (que você inconscientemente pode ter sido influenciado), imaginário popular este que não existia em 2007, época de produção do filme.
Concordo. Só pra acrescentar: o fato do coringa ter eliminado vários chefões do crime de Gotham é absolutamente natural! É isso que os criminosos fazem para substituir a concorrência, ainda mais no caso do Coringa que se considerava superior aos demais. No filme, o coringa teve êxito em desestabilizar o crime local, pois almejava substituí-lo, como o Jaziel bem explicou, e após isso acabou sendo derrotado pelo Batman, resultado: uma cidade onde o crime organizado estava enfraquecido.
@@matheusluiz4500 a idéia era eliminar a concorrência... Pra ele ser o chefão! Mais o Batman impediu que o plano fosse concluido No fim das contas Coringa falhou... A intenção era ele ser o chefão
Isso só prova que o coringa do Heath ledger em cavaleiro das trevas é : - o melhor coringa - o melhor vilão em um filme de super herói - um dos melhores personagens em um filme de mafia - um dos melhores vilões da história do cinema
Eu concordo com vc em tudo, o melhor sem dúvidas pra mim ! Pena que a geração Nutella não pensa assim. Eu particularmente não gostei desse novo Coringa depressivo...
@@Ronaldo.Junior. mano eu curti o coringa do Joaquin Phoenix pq é uma pegada diferente, ele não é um vilão cheio de planos igual o ledger, ele é mais uma vítima da sociedade e o filme dele é um estudo de personagem tipo táxi driver. O único coringa que não desce pra mim é o do esquadrão suicida
@@politicamenteincorreto5462 nem só ele mano mas o filme cavaleiro das trevas é tão foda que é o único filme de super herói que não é necessariamente só um filme de herói, é um filme de mafia, crime tlg
@Sergio Marc pois é já tá ficando ultra batido isso.. todo filme agora quer forçar isso.. era muito melhor quando fazia teorias de outros finais ou continuações..
Qualquer playboy milionário que continua acumulando riqueza, além de se fantasiar pra dar porrada em gente nas partes pobres da cidade seria um vilão... Exceto pra o "cidadão de bem" que acha que um bom policial é o justiceiro.
@Sergio Marc não vem tentar justificar teu sadismo no erro dos outros boy. E se tu acha que algo é bom pq há quem venere, lembra que foi assim que todo ditador no mundo enquanto exterminava populações e comandava crimes hediondos (como as polícias de estupro em massa do império japonês ou do Pinochet) estavam sendo venerados por muitos como salvadores.
Literalmente p coringa vive coringando em suas ações que são justificáveis porém com métodos hediondos que me fez lembrar de jigsaw. Muito bomo como esse personagem entrou naente de todos de Gotham
Mas o Coringa realmente esperava que as pessoas do barco explodissem as do outro barco? E se o Batman não o detivesse, ele explodiria os dois (pois ele é um "homem de palavra")?
vc abriu minha mente, nunca tinha pensado nessa linha, o filme faz sentido pra mim agora vejo q o coringa não queria apenas caos, ele queria é mostrar a verdadeira face das pessoas q se dizem boas e corretas mas em situações difíceis mostram sua verdadeira face
É uma boa interpretação, mas desconsidera que o coringa botou aquelas bombas nos dois navios só para ver quem explodia primeiro. Também não era previsível o que ia acontecer a partir do momento que ele deixasse o Harvey maluco(na verdade, só o fato do Harvey ainda estar vivo já é uma surpresa) acho que é mais válido considerar que o coringa simplesmente estava incentivando todo mundo a perder o juízo e criar caos social.
Concordo. Dizer que ele salvou a cidade é forçar demais. E pra mim a mensagem que ficou do filme foi que a resposta está nas pessoas (por aquela cena genial dos barcos), não no maluco fantasiado ou na polícia, mas nas pessoas.
@@Almirjos3, também tenho a mesma interpretação, o coringa tinha como tese a idéia de que o ser humano só é bom quando não necessita comer atrocidades em nome da sobrevivência.
No próprio filme o coringa fala que odeia quem faz planos, e gosta de destruir pessoas assim...Ele faz tudo impulsivamente, mas de quebra realmente ajudou a cidade nós aspectos que ele falou
"Eu sou só um cachorro perseguindo carros.
Eu não saberia o que fazer se conseguisse alcançar algum"
Tem uma cena de Arrow, na segunda temporada, que o Arqueiro precisa escolher entre duas pessoas que ama quem sobreviverá. E quando ele faz a escolha, o vilão mata a outra. Mais tarde, este vilão tenta se safar do acerto de contas dizendo que quem matou a pessoa foi o arqueiro.
É, realmente, uma boa interpretação, mas ignorar quem puxa o gatilho e culpar o indivíduo que luta para derrubá-lo porque o primeiro diz que o segundo é o vilão não é sensato.
"Você morre herói ou vive o bastante para virar vilão".
Na verdade é assim: é melhor morrer como um herói do que viver o suficiente para se tornar um vilão
@@victorjose3041 não tem diferença 🤦
@@srodrigues3490 a diferença é que o Victor escreveu de forma poética.
@@srodrigues3490 unica diferença é q a frase dele foi mais longa
@Terenciohill n sei aonde .
Gostei da teoria, até pq o nome "Coringa" é o nome de uma carta que, em vários jogos, é a carta "suprema", e muitas das vezes ela pode decidir o rumo do jogo. E é exatamente isso que o Coringa nessa teoria, ele não tem familia, não tem ambissão, e sobretudo, não é considerado um heroi(oq possibilita a ele não sofrer o peso do desapontamento das pessoas). E ele com a ótima leitura de espaço e de pessoas, consegue fazer o rumo das coisas ir na direção que ele queira
ambição
@@lucas2mazini Kkk obrigado! Realmente não tinha percebido!
Ótima análise! O curinga não é apegado a nada. Essa é uma de suas vantagens.
@@josiarioalmeida1379 CUringa
Genial tua análise mano👏👏👏
Assisti esse filme umas 5 vezes e nunca tive essa visão sobre o Coringa no filme muito incrível sua analise do filme.
Você nunca viu pq essa análise está bastante equivocada :v
@@jazielmonteiro7979 Sim,claro. vc é bem esperto.
@@jazielmonteiro7979 nao mesmo, claro que o coringa não é herói ou bom mas o caos que ele trouxe gerou mais benefícios a Gotam do que qualquer coisa que o Batman fez, ele realmente atacou a fonte de vários problemas (da maneira louca dele, claro) , por não distinguir entre bandidos e mocinhos, por acreditar que Gotam estava doente e que as pessoas eram a causa sendo elas mafiosos , ricos ou pobres ele acabou destruindo a máfia, prendendo policiais e politicos corruptos etc.
@@Beetlejuice80s Amigo, essa resposta não é direcionada a você, mas eu vou copiar e colar a mensagem que postei ontem aqui na sessão de comentários, pq acho que lá eu sou bem claro com relação aos problemas dessa "análise":
"Interessante sua visão, mas você faz muitas afirmações baseadas em achismos, "esse era o objetivo do vilão", era? Quem disse? O fato dos atos do Coringa levarem à uma Gotham sem crime organizado e vigilantes é fruto da escolha do Batman de assumir pra si a culpa dos crimes do Harvey Dent, o que você está dizendo é basicamente afirmar que era isso o que o Coringa queria desde o começo, desconsiderando que momentos antes no filme ele estava TORCENDO para Batman o atropelar após a perseguição do carro forte (primeira prova de que o Coringa só queria corrompe-lo), depois quando o Batman o joga de cima do prédio ele cai para a morte gargalhando, acreditando que tinha feito Batman o matar (segunda prova de que ESSE era um dos objetivos dele), no filme ele ainda diz "essa cidade merece um tipo melhor de criminoso" e "acho que nós dois estamos destinados a fazer isso para sempre", essas são mais duas provas de que o Coringa só queria ser o tal tipo melhor de criminoso e ser o novo chefão de Gotham (só que sem as fraquezas dos anteriores), e passar o resto da vida numa eterna batalha contra o Batman (pq ele é divertido). Lamento, mas o Coringa não sabia e sequer esperava que o Batman fosse ter aquela atitude altruísta no final de assumir para si a culpa dos crimes, simplesmente pq ele achou que o Batman era tão narcisista quanto ele (uma diva, que tinha a vaidade de existir pra sempre, mesmo sabendo que sua presença faria mal), o Coringa errou, Batman não é assim, e ele não estava interessado em lutar contra o Coringa "eternamente" (que era o que o Coringa queria, isso sim), por isso o Batman assumiu essa cruz e VENCEU o Coringa no final, da mesma forma que o povo de Gotham também o venceu ao se recusarem a sujar suas mãos com sangue. Se você não acredita que essa era a mensagem do filme, e não reconhece a derrota ideológica do Coringa, você está ignorando toda a filmografia do diretor, pq o Nolan é mundialmente famoso por passar mensagens coxinha em seus filmes (na maioria das vezes no próprio TEXTO de diálogos de forma explícita e didática) , "poder do amor", "o mundo está cheio de pessoas que só acreditam no bem" e etc. Amo o seu canal e concordo com quase tudo que você posta, mas........ esse vídeo beira às teorias da conspiração, e é contraditório com a filmografia do diretor, com a mensagem da trilogia em si, e com os próprios personagens apresentados no filme ignorando várias cenas chave e linhas de diálogo que se chocam com a sua análise.
Esse "Coringa vigilante" é fruto de um imaginário popular muito recente (que você inconscientemente pode ter sido influenciado), imaginário popular este que não existia em 2007, época de produção do filme. "
@@jazielmonteiro7979 cade tua análise?
Coringa é o tipo de vilão genial que faz você achar que você mesmo é o vilão
Exatamente.
Esse é justamente...o MELHOR Coringa!
Kkkkk pois é
É o personagem que tem a filosofia mais convincente.
@@d.j.6593 o Coringa por natureza já é genial e controverso , com Heath Ledger ele se tornou literalmente o personagem , fazendo ele parecer o foco do filme
Cavaleiro das trevas, o filme de super heróis mais diferenciado, sem muitos clichês, sem vilões querendo dominar o mundo, ele é o filme de super heróis perfeito para ser assistido
concordo! achei interessante um filme em que o suposto herói atrapalha mais do que ajuda.
Tudo que eu sei que essa trilogia foi a melhor feita entre os super-heróis e que o filme "Batman - o cavaleiro das trevas" teve o melhor vilão já interpretado , o Coringa
Eu prefiro a do homem aranha
@@Super_00 as duas são essenciais pro genero, as duas são importantes pro rumo que os filmes que vieram depois seguiram. por mais que eu ache as trilogias as melhores obras do gênero, eu acho difícil algum filme de herói superar batman o cavaleiro das trevas e o homem aranha 2 do sam raimi, infelizmente hoje os filmes de herói se tornaram uma máquina de fazer dinheiro facil e os produtores só pensam nessa parte.
@@mikhaelmaia9 tenho a mesma opinião
@@Super_00 que bom amigo
Gosto mais da do capitão América, q tmb tem um vilão forte e a altura do herói
Pra mim essa trilogia é bem melhor que os filmes da saga vingadores.
@Lucas Gabriel Ow yeah! Mas o bilheteria extensiva que a Marvel fez é incontestável.
@Douglas Costa Verdade mas quis dizer que a bilheterias da Marvel supera essa trilogia, continuo achando ela melhor que vingadores e os demais.
@@eduhzinhu09 superar supera ,mas não podemos esquecer que tem vários apps de pirataria .
@@chupapika660 true
@@eduhzinhu09 não sei se vc entendeu oq eu quis dizer hsuhsushuahau ,ficou meio confuso sla hsushuhduahau
A cena do navio é muito esperançosa, comovente pelo resultado final e etc.
Mas na vida real, o coringa teria sido bem sucedido em seu plano, um dos dois navios ou até mesmo os dois navios possivelmente teriam explodido um ao outro. Até porque não era um indivíduo único a tomar a decisão, mas um grupo de indivíduos, e ainda carregamos em nossa espécie o instinto de sobrevivência.
A votação foi para explodir o outro navio, problema que ninguém quis manchar as mãos
Esse vídeo é o maior uso do sofismo que eu já vi, é uma aula sobre como as palavras podem ser mortais quando colocadas na ordem certa, meus parabéns!
Tive a mesma impressão. Seguindo esse método, eu posso perverter qualquer conceito ético ou filosófico, qualquer arquétipo, qualquer preceito moral que eu, a meu bel prazer, desejar.
Isso.
@@carlosjose3950 exatamente...
Galera calma, ele só tava brincando e tentando achar uma interpretação diferente pro filme, isso não espressa a opinião real do dono do canal.
É um exercício imaginativo
@@carlosjose3950 Parabéns,voce acabou de mencionar o progressismo e suas ideologias,mais alguma novidade?kkk
A trilogia é sobre a mentalidade revolucionária, que é representada pelos vilões, e o Batman seria o combatente disso, aquele que anda entre a ordem e o caos, e puxa aqueles que estão no caos, pra ordem...a
Mesmo com falhas e todos contra, o Batman se oferece pra ajudar os que necessitam de justiça.
Melhor herói, apenas por ser humano!!
Batman é a justiça e honra personificados em herói
@@spawn3122 não só isso como a representação da raiva que o povo de Gotham sente!
@@faustaolima6888 se Batman fosse a representação de raiva de gotham,ele sairia matando todos os criminosos que encontrasse,já que é esse o desejo do povo
@@spawn3122 Nesse ponto tu tem razão!!
Batman É um bundao,a justiça dele nem funciona
Bem interessante, mas tem um momento específico que o Coringa diz querer uma classe melhor de criminosos. Ou seja, os motivos dele não eram "nobres". (sei que o vídeo não disse isso, mas é só uma observação)
Sim ele queria proporcionar a Gotham vilões de verdade e não um bando de trombadinhas e traficantes
Achei aquele coringa fraco comparado com o do Jack Nicholson. Pois o coringa do Nicholson faz um terrorismo divertido brincando com a ambição das pessoas. Já esse coringa consegue muito fácil desbancar a máfia, a polícia e o batman e ainda sai como um pseudo herói:??
@@GamesDoVale porque ele já tinha um plano todo arquitetado.
Acho que era uma classe de criminosos com algum código de conduta e ele o coringa não é o que ele diz querer , porque explodir um hospital mesmo vazio vai causar mortes
Disse sim. Em vários momentos o vídeo deixa claro que na visão do dono do canal a missão do Coringa era "nobre", porém os meios para conseguir transformá-la em realidade era insana. Acho que ele foi longe demais nessa análise, pois como você disse acima o Coringa deixa escapar a sua real intenção em desbancar a máfia: dar a Gotham uma classe "melhor" de criminosos. Como se houvesse isso: se é criminoso não é melhor em nada, mas sim o pior que a sociedade pode gerar. Enfim o Coringa precisava do Batman, pois em tese ele era o oposto dele, e pelo jeito a competição, o embate, ou seja tudo que o fizesse estar contra o Justiceiro de Gotham o excitava a ser cada vez pior e insano nas suas atitudes. As pessoas eram só um meio pra ele "brincar" com os seus desejos e joguinhos macabros. Então de "salvador" o Coringa não tem nada, nem forçando a barra na interpretação você pode inferir isso... Mas essa é só a minha opinião.
O coringa é o personagem mais fantástico da DC, essa interpretação do Heath Leager foi épica.
É um ponto de vista no mínimo digna de elogio, pq realmente é pra quem é bem observador e "imaginador", mas foge muita da realidade que a história realmente é, totalmente refutável.
claro né é apenas uma teoria..🤦♂️
será que foge muito da realidade ou os fanboys da trilogia do Nolan não aceitam algo fora doq todo mundo conhece e fala?
Você não se pode ver como vilão, quando pensa ser o herói, amei essa frase
CRÉDITOS:
ruclips.net/video/JZ8YU5GcK-s/видео.html
---------
Consideram curtir o vídeo (caso tenha gostado) e compartilha-lo nas redes sociais. Isso sempre ajuda demais o canal! Se possível, também ativem as notificações para sempre serem avisados sobre os vídeos novos.
Sua teoria pode estar certa até certo momento, porque depois surge um agente externo, o Bane
ou seja nessa trilogia não tivemos tbm o verdadeiro coringa kkkk em nenhum filme até hoje talvez o clássico kkk
@@jonatanregobarros2851 opiniões a parte, o coringa dos quadrinhos seria quase impossível fazer num filme sério, o do Nolan foi o mais próximo!
@@faustaolima6888 da serie gotham e igual não e impossivel não talvez seja com essa politicagem escrota que impedi né
@@jonatanregobarros2851 em série é bem mais possível mesmo, tá certo!
Anos atrás assisti o filme Drácula: A História Nunca Contada. e nele este havia dito o seguinte: " as vezes o mundo não precisa de um herói, precisa de um monstro." Eu fiquei refletindo (reflito até hoje profundamente) o que queria dizer essa frase. Talvez ela caiba aqui.
Na verdade,o mundo sempre vai procurar bodes espiatórios,o monstro é só mais um.O verdadeiro mal da humanidade é a malicia,pura e simplesmente isso.Resolvendo isso,praticamente todos os 'problemas' mais significativos desaparecem em um instante.
Acho que cabe sim, pq o próprio Vlad antes diz que quando colocou 1 numa estaca ( empalou ) ele poupou 10 mais.
Você só esqueceu de mencionar que o coringa bota duas bombas em balsas, pra fazer com que pessoas inocentes matem criminosos ou criminosos matem pessoas inocentes. O objetivo do coringa nunca foi salvar gothan, mas sim mostrar como todo mundo tem uma natureza assassina, quando colocado em frente a uma situação de estresse psicológico muito pesada. É a mesma coisa que ele faz com o batman e com o harvey, quando coloca bombas e gasolina e força o batman a escolher entre a rachel e o harvey. Ele corrompe o harvey através do amor, do desejo de vingança e quer corromper toda gothan fazendo inocentes assassinarem criminosos para se protegerem e vice versa. Além disso, ele só queima metade do dinheiro, a outra metade ele devolveu pra máfia: tem um diálogo na cena entre ele e o mafioso, quando ele esta próximo a queimar o dinheiro, quando o mafioso diz: "voce disse que era um homem de palavra" ao que o coringa responde: "eu sou...só estou torrando minha metade". Sua analogia faria sentido se considerasse a obra como um todo, mas vários elementos importantes foram esquecidos e alguns distorcidos.
realmente.
mano e o elegas agora que vi a voz,olha parabens elegas fez uma analogia foda
Esta historia poderia ser melhor desenvolvida se o ator do coringa tivesse sobrevivido, dizem que o terceiro filme seria com o retorno dele expondo Harvey.
F
Ele voltaria conssfeza já que ele não morreu poderia até aver o 3 filme exatamente como foi com algumas diferenças só que o coringa seria solto junto com os outros criminosos assim abriria espaço para um 4 filme com ele sendo o vilão principal e o charada
Você pode falar sobre tomates verdes fritos?
UP.....
importante
Isso é algum filme? Kkkk
@@alicedias6595 sim
@@alicedias6595 de 1991, meio drama comédia. Eu recomendo muito você ver . Você ri, chora e reflete. A mudança da protagonista é daora
Dia 22/01/2021 fará 13 anos q o grande Heath Ledger nos deixou 💔
Press "F" for respect
F
F
F
F
👏👏👏👏 amo esse canal, pois da ou mostra outra visão de uma obra!
Essa teoria é interessante até certo ponto, pq eu desconsidero totalmente o fato docoringa ter feito tudo isso de propósito, afinal o próprio coringa menciona no filme que nn age com um propósito estabelecido, ele simplesmente age, sem um objetivo em certo. Acredito que oq o coringa queria era só mostrar os milhares de problemas da suposta sociedade e de gothan e com isso ele acabou por uma incrível coincidência sendo um dos responsáveis por resolver esses problemas. Acredito que essa seria a real função dele como "O Agente do Caos", é mostrar os piores problemas da comunidade, não se importando se eles serão ou não serão resolvidos, apenas mostrando eles. Claramente ele nn deixa de ser um vilão, diga-se de passagem ele é como um intermediário para a solução dos próprios problemas q ele cria, é isso q torna ele um personagem tão genial, afinal personagens assim são vistos em outras obras mas não ganham tanto destaque quanto ele...
Eu tbm pensei nesse seu ponto inicial, mas ele realmente não age aleatoriamente, ele cria vários planos. Na criação do duas caras pro exemplo, ele mente pro Batman onde a Rachel estaria, faz o Batman salvar o duas caras e faz o duas caras virar o duas caras kkk. Mas acredito que o ponto principal do coringa foi realmente mostrar a contradição em gotham
Essas mudanças de perspectivas são bem daora. Ótimo vídeo!!!
O Batman é o herói da trilogia é só assisti o filme é óbvio (pela ações do homem morcego se percebe claramente) essa análise (d ele é o verdadeiro vilão) é um ginástica mental.
A interpretação de Heath Ledger foi tão intensa que ele trouxe o Coringa para o mundo real.
Ele não interpretou, mas se tornou o próprio.
Se isso o matou? Não sei, a morte de Ledger, ainda que acidental, pode ter sido por uma tentativa de livrar-se do personagem.
Mas é apenas especulação de minha parte. E reconheço, das brabas.
Saúde e Paz 👍🏼🇧🇷
elegante e clark postou vídeo dessa mesma trilogia foda, então é meio que um batday hoje 🤔
E kkk e eu assisti recentemente
Clark? Que canal é esse?
@@papm222 tbm quero saber
Próximo vídeo: Thanos era o mocinho e Tony Stark o vilão, condenou o universo a uma existência com superpopulação. kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkk verdade so falta
é apenas uma teoria babaca!🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Mas o plano do Thanos é por si só falho, já que a priori ele só iria beneficiar algumas gerações de vida, pois agora com a anulação da superpopulação em diversos planetas os mesmos poderão evoluir tecnologicamente e confortávelmente, propriciando uma situação para uma uma nova superpopulação, a única coisa que o Thanos fez foi troca a dor da falta de comida e conforto pela falta de um familiar.
@@cyborg4338 Acho que você não entendeu o intuito do comentário. Kkkkkkkkk Isso foi uma crítica ao canal Elegante por que ele tá a vários videos tentando emplacar uma dessas de "o verdadeiro vilão é fulano".
Isso tudo começou com o canal do gringo
J. Matthew Turner que emplacou um vídeo com milhões de plays dizendo que o Daniel San era o "verdadeiro vilão" de karate kid.
Eu não estou fazendo uma análise técnica a respeito do plano do Thanos. Eu to apenas dando uma cutucada no criador desse canal pra ver se ele muda um pouco o tema dos vídeos.
@@cicerochaves3419 Assim, entendo, mas meu comentário foi para mostrar que um vídeo assim não faria muito sentindo pelas muitas lacunas na filosofia de Thanos, por isso comentei.
Eu acho que a ideia do coringa era que o caos era natural ou seja mesmo que Gotham tivesse uma chance ela voltaria para o caos.Ou seja ela esperava que ninguém iria perceber o “bem que ele fez” e o Batman continuaria tomando os mesmos erros entretanto ele estava enganado e as coisas acabaram dando meio certo(até o Baine chegar).
"eu só estou... torrando a minha parte"
Que coincidência, você e o Clark postaram vídeo sobre essa trilogia hoje
Sensacionall. Nas páginas redpill e mgtow isso já é discutido. Pra que salvar uma sociedade que detesta os homens? Deixe
"Interessante sua visão, mas você faz muitas afirmações baseadas em achismos, "esse era o objetivo do vilão", era? Quem disse? O fato dos atos do Coringa levarem à uma Gotham sem crime organizado e vigilantes é fruto da escolha do Batman de assumir pra si a culpa dos crimes do Harvey Dent, o que você está dizendo é basicamente afirmar que era isso o que o Coringa queria desde o começo, desconsiderando que momentos antes no filme ele estava TORCENDO para Batman o atropelar após a perseguição do carro forte (primeira prova de que o Coringa só queria corrompe-lo), depois quando o Batman o joga de cima do prédio ele cai para a morte gargalhando, acreditando que tinha feito Batman o matar (segunda prova de que ESSE era um dos objetivos dele), no filme ele ainda diz "essa cidade merece um tipo melhor de criminoso" e "acho que nós dois estamos destinados a fazer isso para sempre", essas são mais duas provas de que o Coringa só queria ser o tal tipo melhor de criminoso e ser o novo chefão de Gotham (só que sem as fraquezas dos anteriores), e passar o resto da vida numa eterna batalha contra o Batman (pq ele é divertido). Lamento, mas o Coringa não sabia e sequer esperava que o Batman fosse ter aquela atitude altruísta no final de assumir para si a culpa dos crimes, simplesmente pq ele achou que o Batman era tão narcisista quanto ele (uma diva, que tinha a vaidade de existir pra sempre, mesmo sabendo que sua presença faria mal), o Coringa errou, Batman não é assim, e ele não estava interessado em lutar contra o Coringa "eternamente" (que era o que o Coringa queria, isso sim), por isso o Batman assumiu essa cruz e VENCEU o Coringa no final, da mesma forma que o povo de Gotham também o venceu ao se recusarem a sujar suas mãos com sangue. Se você não acredita que essa era a mensagem do filme, e não reconhece a derrota ideológica do Coringa, você está ignorando toda a filmografia do diretor, pq o Nolan é mundialmente famoso por passar mensagens coxinha em seus filmes (na maioria das vezes no próprio TEXTO de diálogos de forma explícita e didática) , "poder do amor", "o mundo está cheio de pessoas que só acreditam no bem" e etc. Amo o seu canal e concordo com quase tudo que você posta, mas........ esse vídeo beira às teorias da conspiração, e é contraditório com a filmografia do diretor, com a mensagem da trilogia em si, e com os próprios personagens apresentados no filme ignorando várias cenas chave e linhas de diálogo que se chocam com a sua análise.
Esse "Coringa vigilante" é fruto de um imaginário popular muito recente (que você inconscientemente pode ter sido influenciado), imaginário popular este que não existia em 2007, época de produção do filme. "
Perfeito.
@@edduard021 realmente tem muitas coissas contraditórias quê quebra esa análise
curti hein, sensacional
O que o Batman fez no final foi de se exaltar dmss e o povo de Gotham resistiu a tentativa de se corromper
Melhor trilogia da vida!!
O Coringa é tipo o Saitama inverso. Apenas um vilão por diversão.
faça oque ama, e nao trabalhara um dia na sua vida
Gostei muito do sorriso moça vem aqui em Fortaleza moça gostei muito
Tem uma frase do coringa no filme que eu acho sensacional quando ele queima o dinheiro da máfia ele fala
"Sabe essas coisas elas são baratas, eu vou dar a Gotham uma classe de criminosos melhor"
Tipo kkkkk
O pensamento do cara vai muito além
O charada , espantalho , victor zes , chapeleiro louco são exemplos de vilões que não ligam para dinheiro
Faz uma análise de um filme brasileiro chamado "Reflexões de um Liquidificador".
O MISERÁVEL É UM GÊNIO
Na minha opinião esse é o melhor coringa de todos , é impossível saber onde acaba a loucura e começa a genialidade. Ninguém pode fazer uma atuação igual sem ficar louco 😥
Esse tipo de analise e igual a banana comendo o macaco ou o poste fazendo xixi no cachorro , a pipa empinando o menino etc.... qualquer filme conseguimos fazer uma analise invertida do que se propoe !
Dentro do arquétipo do herói há sempre um anti herói, e vise versa como ing yang. Tarot por exemplo, no contexto da análise arquetípica, oferece a carta 0 dos arcanos maiores justamente o louco, o coringa: aquele que transita por vários arquétipos ao ponto de ser desacreditado na jornada.
Gostei muito do seu trabalho, faz um video sobre the last of us e sua filosofia.
lacrar essa é a filosofia de the last of us 2
@@sasukeuchi250 ele quis dizer o primeiro
@@Sky_guy0bby não existe herois nem vilões apenas seres humanos lutando por sobrevivência e pelo que acham certo,no caso de joel ele preferiu ellie ao resto do mundo apesar de provavelmente ser uma atitude errada é uma atitude humana e compreensiva
@@sasukeuchi250 bolsominion imbecil detectado
Não
"Não gosto de planos mas tenho que fazer eles para provar meu ponto de vista"
Todo vilão é o herói de sua própria história.
Coringa só queimou metade do dinheiro da mafia que era a parte dele
Não, ele deixou a máfia sem Dinheiro. Ele Destruiu todo o Dinheiro.
@@homemdassombras1 na HQ ele não tinha Matado o chefão da máfia?
@@katriel1028 HQ é diferente do filme
Video muito bem feito e explicativo, concerteza um dos melhores filmes de super Heróis essa trilogia do Batman
Ganhou minha inscrição
Fala sobre "atlandis: o reino perdido" a animação
Sim eu adoro esse filme
RUclips finalmente né recomendou um canal muito bom e interessante, gostei bastante do seu ponto de vista cara, mais um inscrito👍
E se o coringa queria mesmo salvar Gotham, então qual o motivo de ele tentar explodir as barcas no final do filme matando pessoas inocentes? Talvez o coringa não queria salvar a cidade, talvez ele quisesse é transformar a cidade no lar dele, e teria que ser um lar bem caótico, começando tirando o Batman de jogada
Ele queria fazer gotham inteira virar o asilo arkham cheio de loucos e o caos total instaurado e fazer o Batman matar e sucumbir a loucura
Ele queria salvar a cidade, não as pessoas
@@GigaBigMonsterChad sensacional
muito bom o vídeo, nunca tinha refletido dessa maneira. Mas agora tenho uma visão melhor dos filmes e dos personagens.
"você não se poder ver como um vilão quando pensar ser o herói"
Tu é um gênio! Gosto muito dos seus vídeos, seu canal é top, continue assim!
Do nada o cara inventa que o batman é vilão e o coringa é o super -heróis
Bostileiro médio, tem 83 de Qi. É normal não entenderam o básico.
Caramba o filme mudou todo pra me . Que análise incrível
Você vai falar sobre "a vida secreta de Walter mitty"?
Up
Up
pra ontem
Eu amo esse filme
O Coringa não é um herói. A fixação que ele tem pelo Batman não provém de nenhuma motivação nobre e sim de um ódio mortal de um homem que se põe num pedestal e se diz incorruptível, algo que o Coringa acredita ser impossível, por isso ele quer quebrar o Batman, por isso ele não simplesmente mata ele, e não pq "vão surgir outros vigilantes", não, a existência do Batman como figura incorruptível e heroica destrói a filosofia de vida do Coringa, destrói o significado do trabalho dele que é nada mais nada menos que mostrar o que ele acredita ser "a verdadeira face do ser humano", seu pior lado, seu lado bestial, primal, não civilizado, mostrar que todo mundo é mal sob condições extremas e nenhum tipo de organização ou civilidade faz sentido. A única coisa que faz sentido numa sociedade humana para o Coringa, a única organização possível é a desorganização, o circo pegando fogo. Mas bela análise, gostei da viagem, mas não, não é isso. Talvez ele tenha "salvado" Gotham involuntariamente, mas esse nunca foi seu propósito, isso seria uma descaracterização do personagem a meu ver.
Próximos vídeos do elegante
Papai Noel é o verdadeiro vilão de o Grinch
Os hibbits são os verdadeiros vilões de OSDA
Harry Potter é o verdadeiro vilão de Harry Potter
Imagino que o Coringa seja igual o diabo: ele quer que você acredite que ele não exista, ou que não é tão malvado quanto ele é. Só essa analise já prova o ponto de vista do Coringa.
Enfim, parabéns pelo canal.
Faz um vídeo comentando moonlight, por favor 🙂
Cara, de verdade, teu conteúdo é outro nível. É incrível isso tudo ser gratuito hahaha, você vem assistir um vídeo e relaxa enquanto aprende mais a fundo da história, sensacional!
O mais interessante dos Coringas do cinema é que cada um que nos foram apresentados até hoje possuem um objetivo e uma personalidade diferenciada uns dos outros, ou seja, não seguem um padrão. Já o Batman é sempre sério, ''bem intencionado'' e na maioria das vezes é um garanhão kkkkkk
na real existe o bruce wayne e o batman. deveriam ser personalidades até distintas quase mas nesses últimos filmes retratam o bruce wayne como um babaca esbanjador. particularmente achei ridículo
tirando os spin-offs, o Batman mal tem uma personalidade diferenciada
esse maluco é um GENIO!!!!
cada video abre um novo e amplo ponto de vista diferente dos filmes
O exemplo de Alfred não foi equivocado foi perfeito !! O Coringa de fato não se importa com joias preciosas ou dinheiro tanto que ele torrou uma pilha gigantesca como se fosse papel velho....... o Coringa só quer ver o circo pegar fogo e o caos instaurado ! Essa sempre foi a pegada do personagem.
Se o elegante realmente acha isso sobre o filme percebe-se que ele não entendeu nada que o diretor quis passar, mas realmente não acho que seja o caso pois ele ignora momentos chave do filme que desbancão essa teoria miseravelmente.
É um tipo de visão interessante, porém não é a visão do coringa.
Concordo
@MIRANDA ð ele podia só tá mentindo , cara é o coringa
@@marcoshenrique3416 Nao cara,voce que esta sendo doutrinado pelo elegante(que pelos discursos dele,tenho quase certeza que é um progressista,e convenhamos,progressista nao usa lógica e argumentos,usa a dissimulação das palavras e a emoção,o que é ironico por que elegante é um 'intelectual progressista',duas coisas que sao quase completamente opostas)..Coringa só queria caos,desespero e desenterro da face maligna e egoista do ser humano,crescer mais esse assunto é totalmente ilógico e sem sentido.Elegante só quer por meio das suas crenças progressitas,nos fazer acreditar em algo que nao é a vdd nua e crua,e sim uma verdade selecionada,onde podemos 'convenientemente' cortar fatos que coringa disse e faz atos de caos,pra 'narrativa' que elegante prega fazer sentido(É o tal do 'bandido vítima da sociedade',que provavelmente ele mesmo defende por ser progressista)...Por isso é muito recomendavel fazerem analises proprias ao invez de ouvir só terceiros..
O vídeo acaba e estou toda arrepiada. Incrível sua análise
WOW, observação incrível a sua !
Após você contar o outro lado da história que o Alfred conta ao Bruce, fiquei pensando: será que a intenção dos criadores era fazer o coringa de "herói" ?
Acho meio difícil, mas não ficaria surpreso se me dissessem que sim!
Muito bom vídeo !
A tua análise é fantástica nunca tinha pensado desta forma. Parabéns e Parabéns pelo excelente canal.
É como Zaheer de a lenda de Korra disse. "O mundo é naturalmente guiado ao equilíbrio, que é gerado pelo Caos"
LOTUS VERMELHA ❤️
Bah, de todos os videos, desse canal, que assisti esse foi um dos melhor quanto a análise e reflexão! Sensacional, cara! Parabéns!
DC é muito melhor que marvel em construções de vilões,personagens e sociedade
Personagens eu acho a marvel melhor! Mas em vilões e em sociedade realmente a DC supera
Eu também acho os vilões da dc mil vezes melhores que os da marvel
Não existe sociedade nos filmes da Marvel, só figurantes para serem reduzidos pela metade!
@@user-us3ef7hu5b vdd kkkkkk
Um dos melhores vídeos do canal na minha opinião, claro que por ser sobre Batman e coringa já me interessa, mas seus vídeos são realmenre bons.
Meu filme favorito!!!!❤️
Novamente... Acho muito bom o canal e mesmo ao dizer isso não consigo expressar a essência do sentimento pelos temas dos vídeos porque as palavras, a linguagem verbal por si só é limitada. Bem, mas ainda acho que esta música de fundo é de certa forma hipnótica e me evoca um estado de tristeza.
Muito boa mesmo
Fala sobre: Batman e a Máscara do Fantasma !!!!!
Cara você é o melhor de todos os do RUclips...sempre que quero ver explicação ou crítica de algum filme venho seu canal...seu canal e aquele nerd são melhores....por favor faça vídeo de "tenet "
O melhor vilão é aquele que faz você acreditar que os fins justificam os meios!
Para os nazistas e comunistas, a busca pelo "mundo perfeito", justificava a guerra e os campos de concentração...
kratos é vilão?
@@sasukeuchi250pra vc os fins justificam os meios?
@@geraldom3887 depende do caso
@@sasukeuchi250 o Kratos é anti heroi.
@@geraldom3887 sim para mim os fins justificam os meios.
eu acho que os dois barcos era um meio para o batman visita-lo para o coringa avisa-lo do duas caras
Tempo! O coringa lotou dois barcos de explosivos no final do filme e estava pronto para explodir um deles pelo menos, como que isso se encaixa nesse "plano" que ele mesmo nega verbalmente ter?
teoria
Poha eu nunca tinha abordado esse filme que eu amo por esse ponto de vista mas devo admitir que vc explodiu a minha cabeça agora
Rapaz, monta uma faculdade de análise fílmica. Nunca na minha vida vi essa história! Pelos deuses dos filmes, você é Foda!
tem como não, analise dele e distancia de conceitos filosoficos e eticos.
medico pode ser inteligente mas não e justo lhe pedi para construir predio de 8 andares.
Essa teoria já existe faz tempo......
Ele devia montar um curso de sofisma, isso sim
Teoria tosca. Nao cai nessa. Pos mordenismo completo. Essa visao watchmen nao se relaciona com esse filme.
Batman sempre foi a inspiração dos vilões de Gotham... Tão cedo não veremos um filme de super heróis tão glorioso quanto esse.
Cara, na moral...eu já tô cansado dessa história de defender o Coringa e dessa papo medíocre de gênio do mal! O objetivo do coringa sempre foi mostrar que todo mundo é PODRE e que ninguém é digno de salvação...o que NÃO ACONTECE! Não pelo Batman ou pelo Harvey, mas sim pela própria população de Gotham...vide a cena dos barcos e na tentativa fracassada em deter o Batman...
Se você admirar a astúcia e persistência do Coringa no plano dele... ótimo...da até pra entender! Mas apoiar a pessoa Coringa, você precisa rever seus conceitos de ética, moralidade e bom senso...
O vídeo pode ser visto como uma mera brincadeira sofística também.
Fãs de Coringa 2019 estão querendo sujar a imagem do Ledger com essa história de "vítima" e etc
SENDO QUE O PRÓPRIO NOLAN ERA CONTRA A VITIMIZAÇÃO DO CORINGA.
Finalmente! Obrigado.
@@MMarcuzzo Só se for isso mesmo...
Um fato que todo mundo sabe, mas fica fingindo pra si próprio: NINGUÉM é uma ilha, você precisa de alguém e alguém precisa de ti.
@@alxfamat É interessante como o Elegante consegue nos conduzir a um absurdo. E é legal ver que se mudarmos um pouco a narrativa, parece plausível o "bem" do vilão
que análise sensacional. nunca pensei no coringa dessa forma, obrigado por mostrar essa nova perspectiva
Achei sem nexo. O coringa acha que Gothan merece criminosos voltados a maldade. Não em dinheiro, nem corruptivos. Ele quer(a respeito de harvey) mostrar que qualquer cidadão por mais incorruptível ou benevolente pode ser transformado. Ele é o vilão sim. Ele quis trazer a Gothan o caos e o terror. Coisa que os gangster traziam pelo fato da briga pelo poder e dinheiro e não como ele coringa que se denominava como uma classe de vilão a altura para Gothan e o Batman. Um vilão incorruptível sem fraquezas, vícios por dinheiro ou poder.
Essa análise me faz refletir sobre a história que cerca o game, Assassin's Creed.
Lembro que quando eu era mais jovem, na época do Xbox 360/PS3, em como eu debatia com 2 amigos meus que acreditavam cegamente que os Assassinos eram os mocinhos da história e que os Templários eram vilões tirânicos.
Sempre recusei essa ideia, porque Assassin's Creed era, sobre tudo, um jogo muito inteligente no que se referia a sua história. Essa ideia de vilão/herói, simplesmente não se encaixa bem naquele universo. Após a chegada do AC 3, teve uma quebra muito grande no universo, pois nós conhecemos o Haytham, que, embora o jogo coloque-o como vilão (vou compara-lo bem esdruxulamente ao Curinga), nós jogamos com o Connor (que poderia ser comparado ao Batman).
Nesse game, nós temos o Connor buscando acima de tudo, vingança contra o Lee (que também é subalterno de Haytham), mas que busca também salvar sua vila indígena da expansão do homem branco (ingleses e mais para frente, os americanos).
No final, Connor consegue sua vingança matando Lee, mas apesar dos seus esforços, e de até ter lutado na guerra em favor da independência norte americana, ele não consegue salvar sua vila dos próprios americanos.
Os indigenas são forçados a se mudar, sem absolutamente nada, e o único homem que poderia ter tornado essa transição mais suave, Haytham, foi morto por seu próprio filho, Connor.
No fim, os esforços do herói foram em vão, toda sua jornada foi por nada e ele não tem nada além de arrependimentos, pois no mural de quadros de seus alvos assassinados, podemos encontrar o de Haytham escrito "Isto foi um erro"
Puts, escrevi muito kkkkkk, mas enfim, seu vídeo foi realmente MUITO interessante, e colabora com a ideia de que devemos buscar ser imparciais, e jamais olhar algo com a certeza de que uma coisa é boa, ou ruim, simplesmente porque nos disseram, o buraco de tudo no mundo, é sempre mais embaixo.
Essa visão do Batman e Curinga nesse filme, é impossível de ser alcançada por alguém que não tente ter, minimamente, uma imparcialidade ao consumir tal conteúdo.
A idéia de transformar vilão em herói é moda atualmente. É só olhar para fora da ficação, os traficantes são vistos comp vítima na grande mídia e os policiais como os vilões.
Os últimos filmes deles trazem muito essa perspectiva
Cara, essa foi a melhor análise e mais controversa que já vi desse filme.
Muito bom!
Mas se o coringa tivesse certo, o Bane não apareceria em Batman Ressurge, Porquê esse filme dá a entender que o Batman sumiu e deixou de combater o crime, mas mesmo assim o crime continuou e na mesma intensidade
Na realidade, essa é uma questão complexa
Pq no Cavaleiro das Trevas, o Batman n era tão útil contra o crime já que, fora o Coringa, ele só batia em bandido pequeno.
O surgimento do Bane como consequência da ausência do Batman é algo meio incoerente. Afinal, nesse ponto de vista, o Bane ia surgir independente se há ou não um Batman
Coincidentemente (ou não), hoje mesmo eu estava revendo O Cavaleiro das Trevas, apenas por causa do Coringa. Eu achava que ele era o agente do caos, que suas ações não tinham lógica; com a sua análise, percebo o quão estratégico ele foi. Explodiu minha cabeça. Obrigada.
Interessante sua visão, mas você faz muitas afirmações baseadas em achismos, "esse era o objetivo do vilão", era? Quem disse? O fato dos atos do Coringa levarem à uma Gotham sem crime organizado e vigilantes é fruto da escolha do Batman de assumir pra si a culpa dos crimes do Harvey Dent, o que você está dizendo é basicamente afirmar que era isso o que o Coringa queria desde o começo, desconsiderando que momentos antes no filme ele estava TORCENDO para Batman o atropelar após a perseguição do carro forte (primeira prova de que o Coringa só queria corrompe-lo), depois quando o Batman o joga de cima do prédio ele cai para a morte gargalhando, acreditando que tinha feito Batman o matar (segunda prova de que ESSE era um dos objetivos dele), no filme ele ainda diz "essa cidade merece um tipo melhor de criminoso" e "acho que nós dois estamos destinados a fazer isso para sempre", essas são mais duas provas de que o Coringa só queria ser o tal tipo melhor de criminoso e ser o novo chefão de Gotham (só que sem as fraquezas dos anteriores), e passar o resto da vida numa eterna batalha contra o Batman (pq ele é divertido). Lamento, mas o Coringa não sabia e sequer esperava que o Batman fosse ter aquela atitude altruísta no final de assumir para si a culpa dos crimes, simplesmente pq ele achou que o Batman era tão narcisista quanto ele (uma diva, que tinha a vaidade de existir pra sempre, mesmo sabendo que sua presença faria mal), o Coringa errou, Batman não é assim, e ele não estava interessado em lutar contra o Coringa "eternamente" (que era o que o Coringa queria, isso sim), por isso o Batman assumiu essa cruz e VENCEU o Coringa no final, da mesma forma que o povo de Gotham também o venceu ao se recusarem a sujar suas mãos com sangue. Se você não acredita que essa era a mensagem do filme, e não reconhece a derrota ideológica do Coringa, você está ignorando toda a filmografia do diretor, pq o Nolan é mundialmente famoso por passar mensagens coxinha em seus filmes (na maioria das vezes no próprio TEXTO de diálogos de forma explícita e didática) , "poder do amor", "o mundo está cheio de pessoas que só acreditam no bem" e etc. Amo o seu canal e concordo com quase tudo que você posta, mas........ esse vídeo beira às teorias da conspiração, e é contraditório com a filmografia do diretor, com a mensagem da trilogia em si, e com os próprios personagens apresentados no filme ignorando várias cenas chave e linhas de diálogo que se chocam com a sua análise.
Esse "Coringa vigilante" é fruto de um imaginário popular muito recente (que você inconscientemente pode ter sido influenciado), imaginário popular este que não existia em 2007, época de produção do filme.
Concordo. Só pra acrescentar: o fato do coringa ter eliminado vários chefões do crime de Gotham é absolutamente natural! É isso que os criminosos fazem para substituir a concorrência, ainda mais no caso do Coringa que se considerava superior aos demais. No filme, o coringa teve êxito em desestabilizar o crime local, pois almejava substituí-lo, como o Jaziel bem explicou, e após isso acabou sendo derrotado pelo Batman, resultado: uma cidade onde o crime organizado estava enfraquecido.
Concordo. Mas sempre achei que o coringa fez o que o Batman não conseguiu, acabou com o crime organizado. Mesmo que essa n tenha sido a intenção dele.
@@matheusluiz4500 a idéia era eliminar a concorrência... Pra ele ser o chefão! Mais o Batman impediu que o plano fosse concluido
No fim das contas Coringa falhou... A intenção era ele ser o chefão
@@Jonatas_2OO1 O chefão? Coringa não é do tipo ambicioso marfioso
@@marieee201 mais o filme passou isso... Não tem como negar o que foi visto
9:03 Me arrepiei com o final
Isso só prova que o coringa do Heath ledger em cavaleiro das trevas é :
- o melhor coringa
- o melhor vilão em um filme de super herói
- um dos melhores personagens em um filme de mafia
- um dos melhores vilões da história do cinema
Eu concordo com vc em tudo, o melhor sem dúvidas pra mim ! Pena que a geração Nutella não pensa assim.
Eu particularmente não gostei desse novo Coringa depressivo...
@@Ronaldo.Junior. tbm
Realmente ele se assemelha a um coringa mafioso
@@Ronaldo.Junior. mano eu curti o coringa do Joaquin Phoenix pq é uma pegada diferente, ele não é um vilão cheio de planos igual o ledger, ele é mais uma vítima da sociedade e o filme dele é um estudo de personagem tipo táxi driver. O único coringa que não desce pra mim é o do esquadrão suicida
@@politicamenteincorreto5462 nem só ele mano mas o filme cavaleiro das trevas é tão foda que é o único filme de super herói que não é necessariamente só um filme de herói, é um filme de mafia, crime tlg
que qualidade de vídeo foda mano! meus parabéns a equipe desse canal!
“Batman vilão” já forçou a barra demais. Coringa salvador de Gotham????
@Sergio Marc pois é já tá ficando ultra batido isso.. todo filme agora quer forçar isso.. era muito melhor quando fazia teorias de outros finais ou continuações..
Qualquer playboy milionário que continua acumulando riqueza, além de se fantasiar pra dar porrada em gente nas partes pobres da cidade seria um vilão... Exceto pra o "cidadão de bem" que acha que um bom policial é o justiceiro.
@UCwZpQ6DIsQYDioxJOOB-4Bg tá bom Thanos, agr senta lá.
@Sergio Marc não vem tentar justificar teu sadismo no erro dos outros boy. E se tu acha que algo é bom pq há quem venere, lembra que foi assim que todo ditador no mundo enquanto exterminava populações e comandava crimes hediondos (como as polícias de estupro em massa do império japonês ou do Pinochet) estavam sendo venerados por muitos como salvadores.
@Sergio Marc nem toda resposta é um argumento meu nobre sociopata.
Literalmente p coringa vive coringando em suas ações que são justificáveis porém com métodos hediondos que me fez lembrar de jigsaw. Muito bomo como esse personagem entrou naente de todos de Gotham
Mas o Coringa realmente esperava que as pessoas do barco explodissem as do outro barco? E se o Batman não o detivesse, ele explodiria os dois (pois ele é um "homem de palavra")?
vc abriu minha mente, nunca tinha pensado nessa linha, o filme faz sentido pra mim agora
vejo q o coringa não queria apenas caos, ele queria é mostrar a verdadeira face das pessoas q se dizem boas e corretas mas em situações difíceis mostram sua verdadeira face