Boa tarde, Professora! Tenho uma questão semelhante: Usando este mesmo modelo de Placa Plana mas, com as 3 temperaturas (nas faces) diferentes (Arbitrárias), sendo que na base, passa um fluido, com condição de escoamento definida. Gostaria de ver a resolução analítica e depois a comparação no Ansys. Ademais, Obrigado por seus vídeos! Já me salvou em TRANSCAL I!!!!!!.
Boa tarde, placa plana 2D quadrada (ou retangular) com temperaturas diferentes em 3 faces e troca por convecção na outra face não lembro se tem solução analítica (mas pode ser que tenha). O mais fácil neste caso é a solução numérica mesmo. No Ansys é facil de fazer.
@@talitapossamai Bom Dia! Cheguei a realizar um modelo em Ansys com temperaturas iguais. Em espanhol tem alguns vídeos com temp. diferentes mas com programas, mas não ví nenhum realizando os cálculos. Por acaso você tem algum vídeo ou exercício resolvido com esse modelo de placa com temperaturas diferentes e convecção? Ajudará bastante! Outra questão: Normalmente fazemos Δx = Δy na modelagem dos nós na malha. O que acontece quando Δx e Δy são diferentes? Qual o sentido físico disso ou é somente o refinamento de malha? Qual é a influência de h ( coef. convectivo) neste processo? Obrigado!
@gillesgilliard9453 Bom dia! Vc fala deste problema resolvido no ANSYS com outras temperaturas ou em qualquer software? Eu tenho a solução desta placa 2D com temperaturas prescritas nos lados no vídeo Exemplo Octave - Implementação de problema 2D para método iterativo que está na mesma playlist, mas está feito em Octave (versão free do Matlab). Se vc conhecer a linguagem dá para pegar aquele codigo e mudar as temperatura de cada face para o valor que vc quiser. Não tem uma face com convecção dai ia faltar só essa. Para a face com conveção vc precisa prescrever uma condição de convecção no código e setar um h e um T do fluido. Não sei se te ajuda ou complica mais heheheh. Na questão do deltax = deltay é por questões de malha mesmo. Geralmente uma malha uniforme é uma boa escolha para problemas de condução de calor em sólido e é mais fácil de usar, mas vai dar resultados parecidos se fizer deltax diferente de deltay. E o h, quanto maior o valor dele mais troca de calor por convecção tem na face. Então se o T do fluido é mais quente do que a placa, aquece mais rápido o sólido. Se o T do fluido for menor que o T inicial da placa mais fria ela fica.
@@talitapossamai Boa Tarde, Talita! Com base em seu vídeo, no Ansys, eu refiz o exercício, mas em uma das faces (inferior), sendo que em "Boundary Condition", ao invés de escolher a temperatura como parâmetro, fiz a opção por "Heat Transfer" e aí ele pede os valores de h e temperatura.. O desafio do problema era interpretar os efeitos para um deltax e deltay diferentes e o quanto h contribui no processo. Qual a interferência no plot de h e quando os deltas são diferentes.
Boa tarde, Professora!
Tenho uma questão semelhante: Usando este mesmo modelo de Placa Plana mas, com as 3 temperaturas (nas faces) diferentes (Arbitrárias), sendo que na base, passa um fluido, com condição de escoamento definida. Gostaria de ver a resolução analítica e depois a comparação no Ansys.
Ademais, Obrigado por seus vídeos! Já me salvou em TRANSCAL I!!!!!!.
Boa tarde, placa plana 2D quadrada (ou retangular) com temperaturas diferentes em 3 faces e troca por convecção na outra face não lembro se tem solução analítica (mas pode ser que tenha). O mais fácil neste caso é a solução numérica mesmo. No Ansys é facil de fazer.
@@talitapossamai Bom Dia! Cheguei a realizar um modelo em Ansys com temperaturas iguais. Em espanhol tem alguns vídeos com temp. diferentes mas com programas, mas não ví nenhum realizando os cálculos.
Por acaso você tem algum vídeo ou exercício resolvido com esse modelo de placa com temperaturas diferentes e convecção? Ajudará bastante!
Outra questão:
Normalmente fazemos Δx = Δy na modelagem dos nós na malha. O que acontece quando Δx e Δy são diferentes? Qual o sentido físico disso ou é somente o refinamento de malha? Qual é a influência de h ( coef. convectivo) neste processo?
Obrigado!
@gillesgilliard9453 Bom dia! Vc fala deste problema resolvido no ANSYS com outras temperaturas ou em qualquer software? Eu tenho a solução desta placa 2D com temperaturas prescritas nos lados no vídeo Exemplo Octave - Implementação de problema 2D para método iterativo que está na mesma playlist, mas está feito em Octave (versão free do Matlab). Se vc conhecer a linguagem dá para pegar aquele codigo e mudar as temperatura de cada face para o valor que vc quiser. Não tem uma face com convecção dai ia faltar só essa. Para a face com conveção vc precisa prescrever uma condição de convecção no código e setar um h e um T do fluido. Não sei se te ajuda ou complica mais heheheh.
Na questão do deltax = deltay é por questões de malha mesmo. Geralmente uma malha uniforme é uma boa escolha para problemas de condução de calor em sólido e é mais fácil de usar, mas vai dar resultados parecidos se fizer deltax diferente de deltay.
E o h, quanto maior o valor dele mais troca de calor por convecção tem na face. Então se o T do fluido é mais quente do que a placa, aquece mais rápido o sólido. Se o T do fluido for menor que o T inicial da placa mais fria ela fica.
@@talitapossamai Boa Tarde, Talita!
Com base em seu vídeo, no Ansys, eu refiz o exercício, mas em uma das faces (inferior), sendo que em "Boundary Condition", ao invés de escolher a temperatura como parâmetro, fiz a opção por "Heat Transfer" e aí ele pede os valores de h e temperatura.. O desafio do problema era interpretar os efeitos para um deltax e deltay diferentes e o quanto h contribui no processo. Qual a interferência no plot de h e quando os deltas são diferentes.
Entendi! Então está resolvido!
Professora comecei a acompanhar seus aulas e achei incríveis. Tu possui algum curso que eu possa me inscrever? Além dos vídeos no youtube?
Bom dia Mike! Não tenho nenhum curso online separado. Coloco no youtube as mesmas aulas que dou na universidade.
@@talitapossamai Tudo bem, muito obrigado! E parabéns pela didática e conhecimento.