Desenvolvimento sustentável e novas implicações da responsabilidade | Celso Lafer

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • A preocupação com o meio ambiente está presente na nossa vida e não é de hoje. Desde a Constituição de 88, o Brasil defende legalmente o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de preservá-lo. Depois disso, foram diversos encontros e acordos globais em sua defesa, trazendo um conceito ampliado de responsabilidade, tanto no que diz respeito a produção de conhecimento, quanto no plano da ação social e das políticas públicas.
    Mas será que de fato incorporamos na nossa maneira de ser, de agir e de se relacionar, essas noções de direito e dever em relação ao meio ambiente e à dignidade da vida? Para falar sobre isto, o curador desta série Osvaldo Giacoia Junior convidou o advogado Celso Lafer para uma reflexão jurisfilosófica.
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga a TV Cultura:
    - Facebook: / tvcultura
    - Twitter: / tvcultura
    - Instagram: / tvcultura
    - G+: plus.google.co...
    - Site: tvcultura.com.b...
    Siga o Instituto CPFL
    - Facebook: / institutocpfl
    - Twitter: / cafe_filosofico
    - Site: www.institutocp...

Комментарии • 8

  • @carolinnasilveira1
    @carolinnasilveira1 3 года назад +3

    Acho interessante que a abordagem foi feita a partir da filosofia do direito como o campo de reflexão acerca do meio ambiente. Mas veja, não se trata do direito positivo como o grande regulador para resolver os problemas da humanidade, ainda mais quando se fala a partir da visão utilitarista da natureza. Mas sim da própria natureza como algo em si que precisa ser pensada. A origem do problema precisa de reflexão ontológica. Não se trata do direito natural para os direitos positivos. E menos ainda da vulnerabilidade da natureza. Ao contrário, trata-se da vulnerabilidade humana. Somos nós que vamos sucumbir, e não a natureza.
    * A colocação sobre o pensamento de Hanna Arendt foi impecável.

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 3 года назад +1

    Boa reflexão. O problema, contudo, é limitar o assunto ao Direito, ou, mais amplamente, ao nível jurídico. O Direito é uma forma social, e partir desta instituição humana não se explica a história. A forma jurídica precisa ser explicada.

  • @clementinosantos5654
    @clementinosantos5654 6 лет назад +1

    Bom vídeo. Excelente conteúdo e áudio 🔉 perfeito.
    Tá de parabéns 🎊

  • @mariadelourdespimentel8300
    @mariadelourdespimentel8300 2 года назад

    A responsabilidade é de todos nós, mas a Priore do Governo Federal para dá o ponta pé ou seja de iniciar e dá apoio a sociedade,mostrando que é um bem de todos para todos.

  • @ValterBitencourtJúnior
    @ValterBitencourtJúnior 6 лет назад

    Excelente tarde!

  • @samueljr.9054
    @samueljr.9054 6 лет назад +1

    DE-MA-GO-GI-A/HI-PO-CRI-SI-A.💯

  • @douglas_henrique
    @douglas_henrique 6 лет назад +8

    Não há como termos um meio ambiente ecologicamente equilibrado mantendo um sistema socioeconômico intrinsecamente desequilibrado e desconectado da natureza. As universidades apenas apontam direções dentro do sistema sem se dar conta de que o sistema é o problema em si. Portanto, conferências, fóruns e reuniões internacionais são inúteis uma vez que as pessoas que ali estão são representantes de governos que estão em uma relação simbiótica com o sistema vigente, cuja lógica é o lucro puro e simples. Se quisermos termos um desenvolvimento sustentável devemos liberar as tecnologias suprimidas tais como energia livre, propulsão eletromagnética, replicadores e outras que tornariam nosso planeta mais habitável. Sugiro que pesquisem a quantidade de patentes que o governo americano mantém em sigilo sob a alegação de "segurança nacional".