@@textorBR exato, posso até ligar o PC na TV mas não é a mesma coisa q videogame. Não sei. Videogame parece q ligo para aquele objetivo único e específico
@@bernardo122Que comparação esdrúxula. Mais do que tudo, quem escolhe escutar as coisas em vinil tá optando pelo preciosismo em qualidade técnica de áudio. Optar por jogar em console é praticamente o contrário disso, visto que no PC a qualidade técnica é superior em tudo. Vc opta por console por vários fatores de comodidade que cada pessoa exige. Eu já passo mais de 8h do meu dia na frente de um PC trabalhando/estudando, tudo oq eu menos quero é que quando eu for descansar jogando, ainda estar atrelado ao PC e suas distrações alt/tab
Importa, mas não é tudo. Atualmente estou no PC e no Switch. Acho que é o melhor combo possível atualmente, não tenho pressa pra consumir os jogos no lançamento. Ta jogando God of War Ragnarok só agora e pra mim ta ótimo, assim como Final Fantasy ta chegando ai.
Concordo com o dias, a Nuvem será o futuro do hardware de mesa(ainda existirá consoles mas a massa com certeza vai abraçar essa feature) imagina chegar em casa, ligar a TV e entrar no aplicativo com o controle na mão com opção de jogar os jogos que estão no serviço ou comprar os jogos via nuvem, a necessidade de não pagar um console caro será um grande motivador para muitos em um futuro próximo.
Edit: Primeiro respondendo a pergunta: Minha escolha de console foi guiado por uma exclusividade diferente, Kinect. Pra mim tanto fazia PS ou Xbox na época, mas minha mulher queria jogar queles jogos de dança no console e pesquisando percebi que o PS Move tinha que usar acessório na mão enquanto jogava e era isso que que tinha os movimentos lidos e o kinect era realmente uma câmera seguindo e vendo todos os movimentos de quem jogava, ou seja, muito mais realista. Então escolhi o Xbox 360 na época e quando fui fazer o upgrade para a nova geração novamete foi o Kinect ainda melhor que me levou para a nova geração... Quando PH fala sobre limitações e agir com criatividade quando elas aparecem, basta lembrar de Atari, NES e até Super NES, que não tinham um décimo do que temos disponível de HD/Armazenamento, e os criadores faziam games incríveis como Megaman, Mário, River Raid e muitos outros. Hoje, 8bit é um "estilo" de jogo, antes era a única opção.
Sou arquiteto e ilustrador 3D, e passo grande parte do meu tempo em frente ao computador. Por isso, acredito que jogar no PC acaba sendo desconfortável para mim. Quando procuro entretenimento ou vou jogar, busco uma experiência que seja diferente do meu trabalho.
Eu tinha parado de acompanhar videogames no Play 2, coincidiu com época da faculdade e tals, decidi investir em outras coisas. Voltei pros videogames no Switch e o motivo foi 100% os exclusivos da Nintendo
No começo desse ano eu estava fissurado pra comprar o PS5, justamente por causa do FF7 Rebirth. Mas o tempo passou, eu acabei desistindo e agora eu vou esperar jogar no PC mesmo 😁😁 Joguei o FF7 original, do começo ao fim, ano passado. E agora, nesse momento desse comentário, estou jogando pela primeira vez o Remake. Então quando sair o Rebirth na Steam, estarei totalmente preparado e não precisei gastar R$ 4.000 reais em um videogame f̶l̶o̶p̶a̶d̶o̶. 🙏🙏
Ouço que o Pc vai aposentar os videogames desde 2000, depois em 2010 que os smartphones iriam tomar o lugar dos consoles. Também não creio que mídia física vai acabar, Sony até abriu fábrica no Brasil, Nintendo não vai abandonar também, empresas japonesas, lá as coisas são bem diferentes, japonês ainda usa em massa DVD e Blue-ray. E consoles já são PCs. A Microsoft que tome suas decisões, mas que não irá impactar as japonesas num futuro tão próximo. E jogar no Pc eu já não curto a experiência, sofazão da sala é o lugar do CLT descansar.
Não sei vocês, mas observando essas mudanças tendo um PS5, me movimentei pra montar um PC e iniciar minha transição, e nesse meio periodo também comprei um Switch e percebi que meu interesse por consoles diminuiu muito, mas simplesmente não consigo criar o hábito de jogar no PC. Talvez seja a idade, mas ao mesmo tempo sinto que nada mais é interessante quando se trata de jogos.
Comprei o PS4 por causa do Uncharted 4, na semana que o jogo foi lançado, fui na loja, comprei o console e o jogo juntos. Mas desde 2017 me considero um cara do PC, os preços da Steam são imbatíveis, não existe conceito de geração, consigo jogar tudo que lançou nos últimos 50 anos com emulação, não pago pra jogar online além da operadora, então, alguém avisa o Dias que PC dá pra jogar na sala, só com controle, usando o Steam BigPicture, ou um outro aplicativo como o Playnite. 😅
cara eu tbm já comprei console só pra jogar um jogo, comprei o ps3 pra jogar demon souls, e ps4 pra jogar o bloodborne, inclusive joguei eles mais uns outros exclusivos e vendi o console.
Toda vez que eu vejo essa discussão sobre o futuro dos consoles, se a microsoft vai virar só serviço, se a sony vai trazer todos os exclusivos pro PC no dia1, quando a nintendo vai vacilar e se juntar a isso. Eu penso no tanto de jogo que eu ainda não zerei e que mesmo se a indústria acabasse, eu iria morrer e não conseguiria jogar tudo que eu quero. eu sou fã de Jrpg, eu tô á 2 anos tentando chegar no jogo atual da serie trails/Kiseki, tem final fantasy que nunca joguei, série tales, só joguei 5 jogos até hj.
Tirando a Nintendo, os exclusivos estão cada vez mais perdendo relevância, seja pela qualidade, ou simplesmente pela falta de existência deles. Na atual geração quais jogos podem ser considerados exclusivos realmente de peso? Aquele conceito de system seller está cada vez menor. Nesta geração tenho um Switch, PS5 e PC, sendo que no PC quase nunca jogo. Com cada vez menos exclusivos no PS5, na proxima geração possivelmente vou ficar só no PC + Nintendo, principalmente com os preços cada vez mais altos dos consoles.
Um fato hoje é que todos os jogos vão roda no PC, xbox lança day one, PS lança 1 ou 2 anos para PC, Nintendo switch o jogo vaza 10 dias antes e a galera roda no emulador então todos exclusivos de consoles estão rodando no PC de forma legal ou ilegal
Acho que atualmente fica super defasado e estranho gravarem somente o áudio, até pq tem edições que tem vídeo também!!! Se fosse um canal de somente edições com áudio ok, mas não é o caso! E claro que vai ter um público que prefere só o áudio... com... basta pegar um vídeo que tenha também imagens, dar o play e não olhar para a tela!!!
Tenho duas plataformas: nintendo switch e pc, que acesso por meio do steam deck tendo portanto a experiência do nintendo switch no que diz respeito a portabilidade e as vezes até mesmo de forma hibrida. Entendo que no passado foi necessário que jogos permanecerem exclusivos, mas hoje acredito que esse modelo de negocios ficou desafasado. Muito em parte pelo custo de desenvolvimento dos jogos estarem cada vez mais alto, também o fato dos consoles estarem muito próximos uns dos outros e quem ganha com isso somos nós: no meu steam deck eu joguei todos os jogos da sony que antes seria impossível sem ter um ps4/ps5 e consequentemente gastando bem mais no processo. Tenho um nintendo switch porque a nintendo é a única empresa que segue mantendo seus games exclusivos de fato, mas meu sonho seria dela lançar tudo no pc também para que eu pudesse jogar no pc de forma "consolizada" como já faço com o steam deck.
Acredito que vocês estao equivocados na aposta de que os consoles de mesa vai sumir. Assim como o Guilherme, eu nao gosto de jogar no pc. Mas é porque a posicao me cansa muito. Na tv é mais confortavel. Assim, comprei um steam deck e fiz gambiarra pra rodar ele na TV. Acredito que o que vai acontecer é o seguinte: a valve vai lancar um console que roda steam. E o playtation 7 vai rodar steam tambem. Algo por aí. Mas descartar o publico que prefere jogar na TV acho muito improvavel.
Se eu fosse jornalista e tivesse a chance de fazer uma pergunta pro Phill Spancer, eu perguntaria se ele sabe quanto custou pra fazer o Zelda Breath of the Wild e TotK. Seria provavelmente a ultima pergunta na profissão pq seria barrado em todo resto, mas minha missão na terra estaria cumprida.
Acho que exclusivos importam. Comprei um PS4 por conta deles. Mas nessa geração, como ainda não teve um número grande de exclusivos no PS5, resolvi investir no PC. Por ser retrocompativel. Mas acredito que o público do PC é diferente dos consoles. Claro, muita gente tem PC e consoles, mas dificilmente quem só gosta da facilidade dos consoles, vai se acostumar com o PC. Acredito que seria ótimo se os exclusivos da sony saíssem dia 1 nos PCs. O que da lucro pra sony sao os jogos, não os consoles. Ele sair nos Pcs não vai fazer um jogador de PS5 migrar pro PC. Até porque você montar um PC equivalente ao PS5 vai ser ou no mesmo preço ou até mais caro, e ainda tem a chance de ser um port ruim. Acho que ssse seria o melhor caminho. O PC com uma plataforma neutra.
Mesmo lançando consoles que não venderiam tanto , ainda acho que a Nintendo faria outro console para pegar no público e não lançaria suas franquias no Pc ou outro console .
"A Nintendo só fez 2 AAA nos últimos 7 anos." Errou feio. Até porque tiveram Xenoblade Chronicles 2 e Xenoblade Chronicles 3 que SIM tem grandes investimentos como um Zelda ou Mario tem. Afinal é a Monolithsoft. Teve Bayonetta 3 com a Platinum/SEGA e vai ter Metroid Prime 4. Dito isso já são mais que 2. Agora o que é do gosto pessoal do Bruno ou não ai é outra história.
Месяц назад+1
eu não vejo como eles vêem a lista IMENSA de créditos do Mario Wonder e não consideram aaa por ser 2d
Месяц назад+1
e, dito isso,, ela é uma das únicas entre as grandes que TAMBÉM faz jogos de médio e baixo orçamento
O ruim de jogos caros é a demora pra ser lançado. Quantas ips foram anunciadas a anos e ainda nada. A sony perdendo a chance de ser o maior catalogo e acaba vivendo de jogos remakes e remaster do ps4. A nintendo apesar de tudo é muito experta.
Ele: a nintendo só fez 2 jogos AAA nos últimos 10 anos. Eu pronto pra criticar. Ele fala e me convence. Nintendo mestre em fazer Jogos A e AA com cara de AAA.
Grande problema sao os filminhos. Os caras gastam uma grana violenta pra ficar criando mais animacao dentro dos jogos, do que games mesmo. Eu particularmente odeio ficar assistindo trezentos filminhos, um atras do outro. Se for pra assistir, prefiro ver uma serie. Video-game eu quero jogar.
Que dahora ver vocês três produzindo conteúdo juntos de novo! Sucesso pra todos 🤩
Como é bom ouvir gente com informação e posicionamento sensato! O ápice do jornalismo gamer atual, parabéns, galeres!
Eu esperei tanto por essa reunião
É tipo a santissima trindade do jornalismo dos games pra mim.
Amo demais
Parabéns pelo vídeo. Perspectiva boa é esse trio é foda demais. Acho que fazer um paralelo tbm com os streamings e seus exclusivos seria legal.
Concordo c o Dias, não gosto da experiência do PC. Tenho, mas prefiro consoles. Não consigo ligar o PC para jogar
+1 aqui, o PC até ta ligado à TV, mas mesmo assim, a experiencia ainda falta.
@@textorBR exato, posso até ligar o PC na TV mas não é a mesma coisa q videogame. Não sei. Videogame parece q ligo para aquele objetivo único e específico
ok minoria
@@matheustedoldi8684 Esse é o mesmo papo de quem prefere escutar disco de vinil ao invés de usar CD ou streaming de música de alta qualidade.
@@bernardo122Que comparação esdrúxula. Mais do que tudo, quem escolhe escutar as coisas em vinil tá optando pelo preciosismo em qualidade técnica de áudio. Optar por jogar em console é praticamente o contrário disso, visto que no PC a qualidade técnica é superior em tudo. Vc opta por console por vários fatores de comodidade que cada pessoa exige. Eu já passo mais de 8h do meu dia na frente de um PC trabalhando/estudando, tudo oq eu menos quero é que quando eu for descansar jogando, ainda estar atrelado ao PC e suas distrações alt/tab
"Exclusivos continuarão importando enquanto a Nintendo quiser" é o resumo perfeito para esse Take
Importa, mas não é tudo. Atualmente estou no PC e no Switch.
Acho que é o melhor combo possível atualmente, não tenho pressa pra consumir os jogos no lançamento.
Ta jogando God of War Ragnarok só agora e pra mim ta ótimo, assim como Final Fantasy ta chegando ai.
Concordo com o dias, a Nuvem será o futuro do hardware de mesa(ainda existirá consoles mas a massa com certeza vai abraçar essa feature) imagina chegar em casa, ligar a TV e entrar no aplicativo com o controle na mão com opção de jogar os jogos que estão no serviço ou comprar os jogos via nuvem, a necessidade de não pagar um console caro será um grande motivador para muitos em um futuro próximo.
Sempre q citaram o falecido Concord eu dei uma risada. Ótimo papo desses 3 monstros.
Edit: Primeiro respondendo a pergunta: Minha escolha de console foi guiado por uma exclusividade diferente, Kinect. Pra mim tanto fazia PS ou Xbox na época, mas minha mulher queria jogar queles jogos de dança no console e pesquisando percebi que o PS Move tinha que usar acessório na mão enquanto jogava e era isso que que tinha os movimentos lidos e o kinect era realmente uma câmera seguindo e vendo todos os movimentos de quem jogava, ou seja, muito mais realista. Então escolhi o Xbox 360 na época e quando fui fazer o upgrade para a nova geração novamete foi o Kinect ainda melhor que me levou para a nova geração...
Quando PH fala sobre limitações e agir com criatividade quando elas aparecem, basta lembrar de Atari, NES e até Super NES, que não tinham um décimo do que temos disponível de HD/Armazenamento, e os criadores faziam games incríveis como Megaman, Mário, River Raid e muitos outros. Hoje, 8bit é um "estilo" de jogo, antes era a única opção.
A Nintendo seria uma que ia preferir falir a abrir mão da exclusividade, não que isso seja uma ameaça dado o momento e história da empresa
Sou arquiteto e ilustrador 3D, e passo grande parte do meu tempo em frente ao computador. Por isso, acredito que jogar no PC acaba sendo desconfortável para mim. Quando procuro entretenimento ou vou jogar, busco uma experiência que seja diferente do meu trabalho.
Eu tinha parado de acompanhar videogames no Play 2, coincidiu com época da faculdade e tals, decidi investir em outras coisas. Voltei pros videogames no Switch e o motivo foi 100% os exclusivos da Nintendo
O que eu ri na parte em que o Bruno demitiu os dois não tá escrito kkkkkkkkkkk que episodio bom!
No começo desse ano eu estava fissurado pra comprar o PS5, justamente por causa do FF7 Rebirth. Mas o tempo passou, eu acabei desistindo e agora eu vou esperar jogar no PC mesmo 😁😁
Joguei o FF7 original, do começo ao fim, ano passado. E agora, nesse momento desse comentário, estou jogando pela primeira vez o Remake. Então quando sair o Rebirth na Steam, estarei totalmente preparado e não precisei gastar R$ 4.000 reais em um videogame f̶l̶o̶p̶a̶d̶o̶. 🙏🙏
Ouço que o Pc vai aposentar os videogames desde 2000, depois em 2010 que os smartphones iriam tomar o lugar dos consoles. Também não creio que mídia física vai acabar, Sony até abriu fábrica no Brasil, Nintendo não vai abandonar também, empresas japonesas, lá as coisas são bem diferentes, japonês ainda usa em massa DVD e Blue-ray. E consoles já são PCs. A Microsoft que tome suas decisões, mas que não irá impactar as japonesas num futuro tão próximo. E jogar no Pc eu já não curto a experiência, sofazão da sala é o lugar do CLT descansar.
A lógica é simples: Se exclusivos não importassem, o Xbox teria um console bem sucedido. É claro que exclusivos importam.
Adoro o dias e o ph, vou assinar
Não sei vocês, mas observando essas mudanças tendo um PS5, me movimentei pra montar um PC e iniciar minha transição, e nesse meio periodo também comprei um Switch e percebi que meu interesse por consoles diminuiu muito, mas simplesmente não consigo criar o hábito de jogar no PC. Talvez seja a idade, mas ao mesmo tempo sinto que nada mais é interessante quando se trata de jogos.
Exclusividade nos games ainda importa? (com Bruno Silva do The Enemy) - XdC Takes #7
Ótimo conteúdo. Acho que o Dias tem razão. Em 10 anos vai acabar console.
Salve, Salve X do Controle!!
oq sempre me fez comprar era se ele dava pra desbloquear ou n, ps2, 360 e agr switch e pc pra jogar competitivo
Obrigado por nos contarem a fofoca da demissão.
Comprei o PS4 por causa do Uncharted 4, na semana que o jogo foi lançado, fui na loja, comprei o console e o jogo juntos.
Mas desde 2017 me considero um cara do PC, os preços da Steam são imbatíveis, não existe conceito de geração, consigo jogar tudo que lançou nos últimos 50 anos com emulação, não pago pra jogar online além da operadora, então, alguém avisa o Dias que PC dá pra jogar na sala, só com controle, usando o Steam BigPicture, ou um outro aplicativo como o Playnite. 😅
cara eu tbm já comprei console só pra jogar um jogo, comprei o ps3 pra jogar demon souls, e ps4 pra jogar o bloodborne, inclusive joguei eles mais uns outros exclusivos e vendi o console.
Eles estão com O The Enemy
Toda vez que eu vejo essa discussão sobre o futuro dos consoles, se a microsoft vai virar só serviço, se a sony vai trazer todos os exclusivos pro PC no dia1, quando a nintendo vai vacilar e se juntar a isso. Eu penso no tanto de jogo que eu ainda não zerei e que mesmo se a indústria acabasse, eu iria morrer e não conseguiria jogar tudo que eu quero. eu sou fã de Jrpg, eu tô á 2 anos tentando chegar no jogo atual da serie trails/Kiseki, tem final fantasy que nunca joguei, série tales, só joguei 5 jogos até hj.
Tirando a Nintendo, os exclusivos estão cada vez mais perdendo relevância, seja pela qualidade, ou simplesmente pela falta de existência deles. Na atual geração quais jogos podem ser considerados exclusivos realmente de peso? Aquele conceito de system seller está cada vez menor. Nesta geração tenho um Switch, PS5 e PC, sendo que no PC quase nunca jogo. Com cada vez menos exclusivos no PS5, na proxima geração possivelmente vou ficar só no PC + Nintendo, principalmente com os preços cada vez mais altos dos consoles.
Um fato hoje é que todos os jogos vão roda no PC, xbox lança day one, PS lança 1 ou 2 anos para PC, Nintendo switch o jogo vaza 10 dias antes e a galera roda no emulador então todos exclusivos de consoles estão rodando no PC de forma legal ou ilegal
Acho que atualmente fica super defasado e estranho gravarem somente o áudio, até pq tem edições que tem vídeo também!!!
Se fosse um canal de somente edições com áudio ok, mas não é o caso!
E claro que vai ter um público que prefere só o áudio... com... basta pegar um vídeo que tenha também imagens, dar o play e não olhar para a tela!!!
Tenho duas plataformas: nintendo switch e pc, que acesso por meio do steam deck tendo portanto a experiência do nintendo switch no que diz respeito a portabilidade e as vezes até mesmo de forma hibrida.
Entendo que no passado foi necessário que jogos permanecerem exclusivos, mas hoje acredito que esse modelo de negocios ficou desafasado. Muito em parte pelo custo de desenvolvimento dos jogos estarem cada vez mais alto, também o fato dos consoles estarem muito próximos uns dos outros e quem ganha com isso somos nós: no meu steam deck eu joguei todos os jogos da sony que antes seria impossível sem ter um ps4/ps5 e consequentemente gastando bem mais no processo. Tenho um nintendo switch porque a nintendo é a única empresa que segue mantendo seus games exclusivos de fato, mas meu sonho seria dela lançar tudo no pc também para que eu pudesse jogar no pc de forma "consolizada" como já faço com o steam deck.
pra mim exclusividade tem que acabar, já passou da hora disso acontecer
Acredito que vocês estao equivocados na aposta de que os consoles de mesa vai sumir. Assim como o Guilherme, eu nao gosto de jogar no pc. Mas é porque a posicao me cansa muito. Na tv é mais confortavel. Assim, comprei um steam deck e fiz gambiarra pra rodar ele na TV. Acredito que o que vai acontecer é o seguinte: a valve vai lancar um console que roda steam. E o playtation 7 vai rodar steam tambem. Algo por aí. Mas descartar o publico que prefere jogar na TV acho muito improvavel.
Se eu fosse jornalista e tivesse a chance de fazer uma pergunta pro Phill Spancer, eu perguntaria se ele sabe quanto custou pra fazer o Zelda Breath of the Wild e TotK. Seria provavelmente a ultima pergunta na profissão pq seria barrado em todo resto, mas minha missão na terra estaria cumprida.
Acho que exclusivos importam. Comprei um PS4 por conta deles. Mas nessa geração, como ainda não teve um número grande de exclusivos no PS5, resolvi investir no PC. Por ser retrocompativel. Mas acredito que o público do PC é diferente dos consoles. Claro, muita gente tem PC e consoles, mas dificilmente quem só gosta da facilidade dos consoles, vai se acostumar com o PC. Acredito que seria ótimo se os exclusivos da sony saíssem dia 1 nos PCs. O que da lucro pra sony sao os jogos, não os consoles. Ele sair nos Pcs não vai fazer um jogador de PS5 migrar pro PC. Até porque você montar um PC equivalente ao PS5 vai ser ou no mesmo preço ou até mais caro, e ainda tem a chance de ser um port ruim. Acho que ssse seria o melhor caminho. O PC com uma plataforma neutra.
Aonde tiver pokémon eu estarei lá, não me importa onde 😅
Mesmo lançando consoles que não venderiam tanto , ainda acho que a Nintendo faria outro console para pegar no público e não lançaria suas franquias no Pc ou outro console .
"A Nintendo só fez 2 AAA nos últimos 7 anos."
Errou feio. Até porque tiveram Xenoblade Chronicles 2 e Xenoblade Chronicles 3 que SIM tem grandes investimentos como um Zelda ou Mario tem. Afinal é a Monolithsoft. Teve Bayonetta 3 com a Platinum/SEGA e vai ter Metroid Prime 4.
Dito isso já são mais que 2. Agora o que é do gosto pessoal do Bruno ou não ai é outra história.
eu não vejo como eles vêem a lista IMENSA de créditos do Mario Wonder e não consideram aaa por ser 2d
e, dito isso,, ela é uma das únicas entre as grandes que TAMBÉM faz jogos de médio e baixo orçamento
Esse dono do omelete é engraçado né, a piada que Smash Ultimate é AA foi absolutamente hilaria xD
porque que nao estou vendo a cara linda do ph hein??? so tem audio
Não creio q eu sou o primeiro aqui, podcast foda demais
O ruim de jogos caros é a demora pra ser lançado. Quantas ips foram anunciadas a anos e ainda nada. A sony perdendo a chance de ser o maior catalogo e acaba vivendo de jogos remakes e remaster do ps4. A nintendo apesar de tudo é muito experta.
👏🏻👏🏻👏🏻
Ele: a nintendo só fez 2 jogos AAA nos últimos 10 anos.
Eu pronto pra criticar.
Ele fala e me convence.
Nintendo mestre em fazer Jogos A e AA com cara de AAA.
Sim importa! Rip Xbox
Não importa.
Grande problema sao os filminhos. Os caras gastam uma grana violenta pra ficar criando mais animacao dentro dos jogos, do que games mesmo. Eu particularmente odeio ficar assistindo trezentos filminhos, um atras do outro. Se for pra assistir, prefiro ver uma serie. Video-game eu quero jogar.
Segundo 🤓🎮
Vão acreditar nisso? Vcs acha que Spider-man Mário vai para Xbox