CONSELHO DIVINO | 19 - 03 - 2024 | JOÃO CALVINO
HTML-код
- Опубликовано: 7 ноя 2024
- CONSELHO DIVINO | 19 - 03 - 2024 | JOÃO CALVINO
Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos… - EZEQUIEL 11:19,20
Ainda que se esquivem de bom grado do conselho divino, os A imprados do radas que quirin que ne, asair
o seu poder. Mas sua utilidade principal deve ser vista no caso dos cristãos, em quem o Senhor, ainda que sempre aja por Seu Espírito, também não omite a instrumentalidade de Sua Palavra, todavia a emprega e não sem efeito. Que isto, então, seja a verdade permanente: toda a força do piedoso consiste na graça de Deus, conforme as palavras do profeta - "Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus esta-tutos, e guardem os meus juízos..." (EZEQUIEL 11:19,20). Caso Deus, para nos preparar para a graça que nos capacita a obedecer ao conselho divino, busque empregar Seu conselho divino, o que há em tal esquema que seja motivo para você cavilar e zombar? Tivesse O conselho o alerta divinos nenhum outro proveito para o piedoso dos cão o de convencê-lo do pecado, não poderiam ser considerados completamente inúteis.
Agora, quando, pelo Espírito de Deus agemo interiormente, eles têm o efeito de inflamar o desejo pelo bem, despertar da letargia, destruir o prazer e a melifera doçura do pesa tornando-o odioso e repugnante), quem pressuporá sofismas afirmando serem supérfluos?
Deus age em Seus eleitos de duas maneiras: interiormente por Seu Pipirito e externamente por Sua Palavra. Por Seu Espírito, Ele o faz iluminando suas mentes e treinando seus corações na prática da justiça, fazendo deles novas criaturas; enquanto que, por Sua Palavra, Ele os estimula a ansiar por essa renovação e a buscá-la.
Em ambos Ele exerce o poder de Sua mão na proporção em que os dispensa. A Palavra incita suas consciências agora e os tornará indesculpáveis no dia do julgamento. Assim, ainda que declare que ninguém pode vir a Ele exceto aqueles a quem o Pai atrai e que os eleitos vêm após terem ouvido sobre o Pai e dele tomarem conhecimento (JOÃO 6:44,45), nosso Salvador não coloca de lado o ofício de Mestre; antes convida cuidadosamente aqueles que precisam ser ensinados intimamente pelo Espírito antes que tenham algum benefício.