Demorou um pouco pra pegar a substituição feita na integral de dr (onde foi deixado o 1/r dentro da integral e o resto foi pra fora) mas a satisfação de entender compensou. Obrigado!
Kkkk....vou responder. Alisson, resumindo o vídeo, pra calcular a carga elétrica armazenada no capacitor, basta fazer Q = C.U, em que C é dada pela expressão deduzida no final do vídeo. Apenas isso pra obter a carga elétrica armazenada. Bons estudos!!!
Contribua com o canal
Pix
fisicaroni@gmail.com
Deixe seu like e se inscreva
Bons estudos!!
Aos 68, finalmente aprendi a Capacitância dentro de um 'cabo coaxial'. Obrigado, mestre!
🤜🤛🤘🤘
Demorou um pouco pra pegar a substituição feita na integral de dr (onde foi deixado o 1/r dentro da integral e o resto foi pra fora) mas a satisfação de entender compensou. Obrigado!
Show, Guilherme.
Que bom que o canal ajudou.
Bons estudos!!
E se tivesse um dielétrico de espessura de uma folha de papel entre os cilindros? iria interferir na capacitância?
Mc Babuloko Xurupita, os últimos vídeos da playlist explicam sobre capacitores com dielétricos. Espero que ajudem! Bons estudos!
Mc, alguns dos vídeos de seu interesse são exercícios. Não aparece um título "Capacitor com Dielétrico". Veja os últimos vídeos, que irá encontrar.
Professor. Aquele resultado do final da seção 5.2 do livro que diz que ln( 1 + d/a) ~ d/a para d/a
Olá, José. Nesta situação é feita uma aproximação da função ln(1 + (d/a)). Essa aproximação é feita pela Série de Taylor. Considere d/a = x
José, o vídeo 07 da Playlist de Eletromagnetismo possui esse cálculo para outra função. Acho que pode melhorar seu entendimento.
@@fisicageral2006 Obrigado prof. Ótima explicação
duvido que responda kkk, mas nao entendi como chegar nesse valor pra carga
Kkkk....vou responder.
Alisson, resumindo o vídeo, pra calcular a carga elétrica armazenada no capacitor, basta fazer Q = C.U, em que C é dada pela expressão deduzida no final do vídeo. Apenas isso pra obter a carga elétrica armazenada. Bons estudos!!!