Hahaha! Preciso rir porque o Robertinho alem de ser uma lenda, desbravou o mundo da guitarra quando eu ainda estava de fraudas e ele entende pra caraaaaaaaaaiiiiiio! Ele sabe aonde mora a coruja. Prestem muita atenção em tudo que ele falou, porque explicou tudo tudo e essas infos valem ouro! O cara sabe exatamente o que é tirar som de guitarra e o que é e como funciona o mundo analogico e o digital. Falo para todo mundo Ligar simulador no return do amp é invenção, tipo o pior dos dois mundos. E ele falou do pesadelo que é a conversão dos dois mundos. So quem tem a barba grande como ele para bater a real. Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Arrasou Robertinhooo
Com certeza, mestre. Se a galera for pesquisar as referências de tudo que ele falou nesse podcast, vai ver que tem muita sabedoria e coisas preciosas pelo meio do papo. Hoje temos todos os recursos, mas muitas vezes não os entendemos corretamente ou sabemos a razão pela qual eles foram criados.
Torcuatito!!!! Eu tinha 10 anos e vi o Metal Mania na Globo, tocando rock mais pesado na praia, num programa chamado Mixto Quente... foi impacto já foi logo de cara, sempre acompanhei Robertinho de perto, no Yahoo, o primeiro cara a usar as JEMs no Brasil, toda a história dele no Fagner, que é gigante! E o Rapsódia Rock, aquele álbum instrumental que influenciou toda uma geração de novos guitarristas aqui no Brasil... Hoje tudo é disponível o tempo todo, décadas atrás, caras como o Robertinho foram pioneiros em linkar diferentes estios musicais com a música popular brasileira. E sempre TOCANDO MUITO! Vida longa, Robertinho!!!! 🙌
Robertinho é uma lenda, monstro! Como eu gostaria que meu Pai estivesse vivo pra ouvir o Robertino falando sobre digital. Cresci ouvindo meu Pai falando muito bem do Robertinho, e meu Pai defendia o Analogico e queria que eu montasse um estudio analogico, e eu vivia discutindo(num bom sentido) que analogico foi bom pra época, que hj não fazia sentido algum ter estudio todo analogico. Meu Pai era nessa mesma pegada do Robertinho, um gênio de "papo maluco" que ninguém queria compreender, até a barba e o cabelo era igual kkkk ❤
A analogia do Robertinho entre analógico e digital como mundo da vida e mundo da morte é perfeita, é isso aí mesmo. O digital é como o mundo espiritual, o plano das idéias do platão. É como outra dimensão.
@@ubiratanguimaraes6996verdade, se não tiver como fazer uma boa captação, com equipamentos certos incluindo mics e cabos de boa qualidade por exemplo. É melhor "simular tudo mesmo" e já enviar tudo pronto.
Vendi a Ampero 2 e a tonex one voltei para os pedais de boutique e meu Marshall jvm com creamback🎉 75 , não tem jeito o tonex era lindo , mais estéril sem a gordura,sem a dinâmica das válvulas.
Verdade mano não adianta falar que não tem diferença porque tem, existe a diferença... Concordo com o que você disse, tonex é lindo o som porém não tem essa dinâmica do analógico.... Tão simples de entender né... Existe o espaço para os dois... É só a galera entender e escolher aquilo que tá ao seu alcance também(de acordo com a condição financeira ou necessidade, logística)
Eu não gostava de vinil quando vinil era o que tinha. Dei graças a Deus quando surgiu o CD, com uma faixa dinâmica decente e livre de ploc ploc shhh - em que pese as masterizações precárias de algumas gravações analógicas no início dos anos 1980. Mais adiante, foram feitas remasterizações e até remixagens que melhoraram bem as gravações antigas. Hoje em dia não faz sentido algum pensar em analógico, ao menos tecnicamente. Entendo quem gosta de vinil por saudosismo, ou mesmo quem acha "charmoso" ouvir um LP. Mas o digital hoje é imbatível. Felizmente, porque a qualidade é incomparável com qualquer coisa analógica.
Concordo com vc mas tenho aqui Gunship Unicorn em cd e lp 45 rpm. O lp tem volume sem distorção, o grave é muito bem definido e no geral o som é bem mais envolvente.
@gmaudioEvisual já ouvi LPs importados em equipamentos com valor equivalente ao do meu apartamento. O pré de phono custava mais caro que o meu carro, que é popular, mas 0km na época. E o próprio dono tocou o mesmo álbum em vinil e SACD para mim, ressaltando que o digital é melhor, mas que ele ouvia vinil por saudosismo. Não tem como não ser melhor, se comparar equipamentos de valores próximos. Posso ficar horas despejando dados técnicos aqui, mas basta ouvir. O vinil tem uma faixa dinâmica limitada, nível de ruído alto (ploc ploc shhh) e muita correção tonal. Isso é física, e bem fácil de perceber em uma audição criteriosa. Só que a distorção inerente ao processo de gravação e reprodução do vinil consiste, em sua maioria, de harmônicos pares, o que lhe dá a sua característica sônica. É mais fiel? Não. Agrada a algumas pessoas? Sim, especialmente se o cara não conhece o som dos instrumentos e é saudosista. E outra coisa: todos os masters de música antiga foram digitalizados no início dos anos 1990, e todas as gravações, desde o final dos anos 1980 são digitais. Nenhuma gravadora tem mais masters analógicos há décadas. O que significa que todos os LPs que você compra vêm de masters digitais. Você sabe o que acontece em qualquer conversão AD ou DA? Exatamente, PERDAS.
@@ricardoplaszewski9197 Esqueceu de citar que nessa conversão, o audio deixa de ser onda mecânica/magnética e vira um som virtual, gerado por uma máquina/computador. Mas enfim, saudosista ou não, pró digital ou não cada um tem sua opinião. E apenas tecnicamente não é possível convencer ambos os lados dos critérios para escutar o que ele quer. Obrigado pela aula que eu já tive.
Cara, independente de "estar certo ou não", essa é a opinião dele. E definitivamente nao é qualquer um, ou seja, no minimo respeito é sempre bom! Legal postar sua opiniao diferente, mas nao precisa faltar com respeito. O cara é referência braba, começou quando tudo era mato ainda, tem personalidade e argumentos... vamo na manha.
Ou seja, para produção e gravação ele exalta o digital e não abre mão. Mas no palco, ao vivão, utiliza o valvulado com pedais. Transitando entre o mundo material e o espiritual!
Fantástico!!! Primeiro ele falou que a cópia é diferente….. e depois ele fala que o “digital é fantástico” depois ele fala que a conversão do analógico pra digital é ruim…. 😂😂😂 🥸😊 brincadeira.. eu entendi, não é a mesma coisa mas é tão ou mais funcional do que o analógico, tá certinho ! 👏🏻👏🏻👏🏻
Robertinho do Recife é um mestre na produção e na guitarra. Ele sabe muito. Conhece muito. Ele produziu o Yahoo. Tocou com grandes músicos. Ele toca muito.
sou luthier vivo a anos essa arte . jamais vou tentar corrigir o grande mestre Robertinho!!! Não consigo ; fiz estudos e nao consigo ....... Deus tira uma semana de vida minha e passa para o Robertinho
Os comentários negativos só mostram que atualmente, músico de quarto tem muito mais autoridade (?) que os dinossauros da estrada, dos estúdios... mas fica a pergunta: se botar o de quarto na pista, vai rolar? kkkkkkkk... quem tem experiência, sabe que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Tive a mesma impressão.. kkkk O Robertinho começa a falar e para a frase no meio do caminho, resmuga alguma coisa... kkk comecei a dar risada. Difícil acompanhar o raciocínio assim.
Só os ignorantes não entende o que o Robertinho falou... o cara sabe muito!! Ele falou a verdade sobre a questão do analógico e o digital!!! Tem muita criança querendo falar o que não sabe!! kkkkk Esse papo aí é só para os adultos!!! Parabéns Robertinho!!! Mestre das seis cordas!!!
Rapaaaáahhh... acredita que eu pensei exatamente isso!!! kkkkkkkkkkk... eu ia preparar a pipoca e o guaraná, me sentar na poltrona e colocar no telão! ia dar gosto assistir!!!!
Esse aí tem moral para falar, músico real na prática é manja muito de efeitos. Sou da época da zoom 505 e rack. Uso uma matribox e estou feliz da vida( agilidade,praticidade,economia de espaço e saco).
Ja usei o amplitube3 ao vivo muitas vezes ao vivo de 2009 ate 2018 hoje em dia eu nao trabalho mais com musicas mas uso para estudos atualmente uso o amplitube 4, tenho meus pedais analogicos,e digital tb inclusive o cuvave baby,e digo amplitube pra mim é perfeito ao vivo melhor ainda.
Ele está correto em 2:52 Para ser o mesmo tem que ser igual ,se a onda é a mesma tem que ser igual Se o seu ouvido não percebe Vc tem que repensar melhor em usar seu ouvido para certas aplicações!
Esse é o cara que usou e abusou do analógico e experimentou de tudo, se a opinião dele é tão favorável ao digital é aconselhável escutar com atenção o que está falando.
Depois vem não sei quem do Ferro Velho dizer que o ampli único, se vc não usa ampli vc não é guitarrista. Engraçado quem fala isso é ruim, ou mão de alface. Kiko Loureiro, Juninho Afram e demais guitarristas espetaculares mundo a fora usam somente pedaleira ligada em linha, eliminando um ampli microfonado.
Achei engraçado que ele defendeu o digital..mais no hora de tocar de verdade no show..ele leva ampli valvulado e pedais..kkkkk os dois mundos são top..mais como guitarrista tocar ao vivo sem fone e todos de amplificador é outra vida. Kkk
Não acho q o analógico irá acabar,mas tornara itens muito caros.Pq só fará sentido se forem os feitos a mão e tals, com qualidade superior. Mas TB penso q ainda não será no curto prazo isso. Mais uns trinta anos pra frente acredito
o analogico ja bateu em um teto até onde pode evoluir, o digital ta só começando, é disso pra melhor, e quem nao quiser se adaptar ao digital acaba ficando pra tras
Eu gosto de ampli e nunca toquei em linha com pedaleira ou preamp mas nao tenho nada contra só nao tive a oprtunidade de usar e nao possuo estes tipo de equipamentos . Tenho dois amplis um valvulado e um transistor e uns quatro ou cinco pedais e to felizaço pra mim ta bom assim e resumindo ta todo mundo tentando simular o ampli x e o pedal y entao eu fico com o analógico e os amplis e ponto sem ter que simular merda nenhuma
Sobre cabos... notei o calibre maior nos cabos do BEAT projeto tocando King Crimson anos 80 (discipline, beat, three of a perfect pair) Adrian Belew, Tony Levin, Steve Vai, Danny Carey. Deve ser para não perder som mesmo com uma metragem elevada.
Na verdade esse papo de analógico VS digital (um assunto que ainda vai dar muito pano pra manga) se tornou uma questão de gosto. Há quem goste e há quem não goste. O analógico é como uma pessoas que gostam de carro antigo e acham bonito. Já o digital imita o analógico mas viabiliza muita coisa,inclusive custos. Mas cada um é cada um! (Yargo Feghali)
Essa questão de analogico e digital vai de cada pessoa e ouvido ja que cada um tem o seu, os fabricantes de sintetizadores por exemplo reelançaram modelos totalmente com osciladores e saidas analogicas ja que os usuarios sim confirmão o som de um circuito e oscilador analogico e gordo emcorporado fala no PA diferente de um sintetizador digital ou por modelagem virtual analogica que e saida do som e digital e para os siteticistas soa magro ou sem peso e gordura tem gente não e da área que escuta e diz ser tudo a mesma coisa como eu disse cada um tem seu ouvido..
Nova modulator da TC. Tive um e me arrependo amargamente de ter vendido. É espetacular. O de delay também é sensacional. Pelo menos a Nova System eu mantive. É muito top.
Não toco guitarra a muito tempo, aliás, alguns meses…mas eu não preciso de 10 falantes, 8 mics, 50 amps e 30 efeitos e MacBook. Já saquei que curto mini head Joyo pré valvulado da vida, um overdrive(talvez), EQ, delay e quando der loop, e cabou! 90% das merdas que curto de Mercyful Fate/Metallica/Megadeth à Scorpions/Ratt da vida dá pra fazer e sou feliz! Melhor coisa que tem, escutar saindo som do amp na cara, direto!
Já não faz sentido insistir em analógico faz muito tempo. Pleno 2024 nego pagando 15 mil em gravador de rolo que nem existe mais peça achando que vai mudar alguma coisa no estúdio além da estética kk
Há 8 anos atras eu já brigava com os puristas sobre isto! kkkkk tem anos que não uso amplificadores e pedais analogicos ! todas as minhas produções e videos faço com plugins 1 eu uso o Amplitube 4 até hj kkkkk
Caraca, a que esse cara fumou tava muito estragado kkkk... Starling: Qual Pré é qual volume você tá usando? Robertinho: Eu não uso cabo com mais de 5 metros, pq vinil é uma merda, a copia altera o som sim e não fabricam mais tapes fabricam? 😂😂😂😂😂😂
máximo respeito!!!! Ja fui em 3 shows dele, no tempo do Rapsódia Rock, e foi incrível! Mas, a idade chegou pra ele e tá explicado porque ele não sai pra dar entrevista...😢... Muito chato
Não é a idade... o Robertinho nunca foi muito articulado prá falar, dá sempre a impressão que ele tá bêbado (apesar de não estar). É o jeitão dele mesmo.
Adorei esse corte com o Robertinho. Qdo entrava na adolescência começando ouvir Rock, o caba já esculachava na guitarra. Tenho gde respeito por ele, conhece mto tecnicamente e é bom q ouçam suas lições. Não sei se ele comentou no restante da enttrevista qdo salvou o Yngwie Malmsteen num show no Brasil., num lance técnico em q fora solicitado pra ajudar. Sensacional o caba!
Eu concordo plenamente mas esses plugins que ele mencionou pra gravar maselec etc são exelentes mas cópias fieis de equipamentos antigos de estúdio com aquele sonzinho valvulado de sempre.
Sobre a cópia digital, o arquivo é exatamente o mesmo. A linguagem digital é código, é uma sequência de 0 e 1, num texto enorme. Esse código é copiado idêntico. Não tem como a cópia digital ter qualquer perda, só se o infeliz converteu o arquivo em formatos diferentes, com compressão e perdendo informações.
Tem perdas sim , pois as palavras binárias são usadas para fazer a referencia do sinal analógico , mas não consegue codificar a infinitude de um senóide completa , é uma amostra .
Pepeu Gomes que me perdoe, mas Robertinho é o primeiro guitarrista brasileiro que tocava tão incrivelmente bem quanto os americanos. E depois se tornou um dos produtores mais competentes do Brasil. Deve ser por isso que ele tá com essa aparência de guru rsrs.
Mestrão da p0rr@ toda! Concordo 100%. Galera fica nessa fissura por analógico, eu tô fora! Digital tudo mais prático, leve e acessível, sem grau de comparação. "Ah, mas o som é melhor..." É nada. Faz um teste cego e ninguém consegue perceber a diferença. Outra coisa é o vinil. A única coisa que eu sinto saudades é da arte das capas, isso era imbatível. Mas qualidade de áudio? Digital muito melhor. Aquela chiadeira horrível, discos que arranhavam ou empenavam a toa, álbuns caros e difíceis de achar. Hoje em dia eu consigo ouvir praticamente todos os artistas do mundo só com alguns cliques na tela do celular, inclusive coisas dos anos 70 e 80 que passaram batidas por mim, discografias inteiras de bandas que eu nunca teria acesso na vida se o mundo tivesse permanecido no analógico.
Pois é, 100% do publico nao tem nem aparelho de som mais, ouve musica em mp3 no pc, até parece q vao perceber alguma coisa. E outra: qdo eu comecei a tocar em 91 fazia sentido, a gnt alugava uns jcm 800 pq fazia diferente, tinha publico, a cena era autoral, a galera saía falando 'olha aquela banda, os caras tiravam um som animalesco, maior produção', era algo q acrescentava ao show... hj em dia nem publico decente tem. Imagina levar uma caixa 4x12, uns 40 mil de equipo pra tocar cover pra 30 essoas
Cristão católico e evangélico entende morte como vida. Percebi que vc está por fora. Acho que Mateus entendeu pela perspectiva pura da analogia do Robertinho.
Acredito que o grande problema não esteja no usar digital ou analógica, mas sim na terrível cultura do "Plug and Play". A galera vai pro digital e quer que o equipo já esteja programado ao gosto dele e pronto para o uso. Hoje a preguiça de timbrar é crônica!!! Por isso há tantos vendedores de presets por aí. Poucos querem aprender a trabalhar com o equipo que tem em mãos, sem dizer que o que mais se vê é iniciante falando merda e veteranos saudosistas que se acham o santo graal da música, por não usar "nada digital". Em resumo... Se o cara souber o que quer e como chegar lá, ele faz com plugin, com pedaleira de entrada, ou com qualquer coisa que estiver nas mãos dele. Dês de que esse plugin, pedaleira, ou "qualquer coisa" tenha os recursos que ele precisa para chegar lá (acho bom explicar esse detalhe, pq nestante vai vim um @rromb@do pra cá falando: "Então tire som de fender strato+Marshall, usando uma Les Paul ligada direto numa mesa de som!" )
Kkkkkkkkkk ele falo muito bem do digital kkkkk falou mal do analógico e por que no ao vivo ele não abre mão do analógico 😂 na minha humilde opinião o digital e igual transa com camisinha!!!
Robertinho meteu uma skin mista de Billy Gibbons com Hermeto Pascoal, 😂😂😂. Grande mestre, esse pode se gabar de ter desbravado muito terreno quando tudo ainda era mato.
Ainda acho que para o ao vivo poderia ter mais equipamentos como eram as antigas pedaleiras da vox. Sem menu nem porra nenhuma. Como se fosse um set de pedais, mas a geração nova gosta de tela e touchscreen... acho difícil as marcas voltarem atrás.
Hahaha!
Preciso rir porque o Robertinho alem de ser uma lenda, desbravou o mundo da guitarra quando eu ainda estava de fraudas e ele entende pra caraaaaaaaaaiiiiiio!
Ele sabe aonde mora a coruja.
Prestem muita atenção em tudo que ele falou, porque explicou tudo tudo e essas infos valem ouro!
O cara sabe exatamente o que é tirar som de guitarra e o que é e como funciona o mundo analogico e o digital.
Falo para todo mundo
Ligar simulador no return do amp é invenção, tipo o pior dos dois mundos.
E ele falou do pesadelo que é a conversão dos dois mundos.
So quem tem a barba grande como ele para bater a real.
Sensacional
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Arrasou Robertinhooo
Genioooooooooo
Com certeza, mestre. Se a galera for pesquisar as referências de tudo que ele falou nesse podcast, vai ver que tem muita sabedoria e coisas preciosas pelo meio do papo. Hoje temos todos os recursos, mas muitas vezes não os entendemos corretamente ou sabemos a razão pela qual eles foram criados.
Torcuatito!!!! Eu tinha 10 anos e vi o Metal Mania na Globo, tocando rock mais pesado na praia, num programa chamado Mixto Quente... foi impacto já foi logo de cara, sempre acompanhei Robertinho de perto, no Yahoo, o primeiro cara a usar as JEMs no Brasil, toda a história dele no Fagner, que é gigante! E o Rapsódia Rock, aquele álbum instrumental que influenciou toda uma geração de novos guitarristas aqui no Brasil... Hoje tudo é disponível o tempo todo, décadas atrás, caras como o Robertinho foram pioneiros em linkar diferentes estios musicais com a música popular brasileira. E sempre TOCANDO MUITO! Vida longa, Robertinho!!!! 🙌
Verdade, esses cara fizeram tudo na unha, hj em dia tem moleque comprando IR na internet e reclamando que não soa igual o ídolo kkkk
Robertinho é uma lenda, monstro!
Como eu gostaria que meu Pai estivesse vivo pra ouvir o Robertino falando sobre digital.
Cresci ouvindo meu Pai falando muito bem do Robertinho, e meu Pai defendia o Analogico e queria que eu montasse um estudio analogico, e eu vivia discutindo(num bom sentido) que analogico foi bom pra época, que hj não fazia sentido algum ter estudio todo analogico. Meu Pai era nessa mesma pegada do Robertinho, um gênio de "papo maluco" que ninguém queria compreender, até a barba e o cabelo era igual kkkk
❤
A analogia do Robertinho entre analógico e digital como mundo da vida e mundo da morte é perfeita, é isso aí mesmo. O digital é como o mundo espiritual, o plano das idéias do platão. É como outra dimensão.
Uma das melhores entrevistas, sabe tudo e foge do trivial,haha. Muito bom!!!
Digital=praticidade e ponto. É ruim? Não. É igual o analógico? Também não.
é isso aí que ele quis dizer: é diferente, mas pela praticidade e pela perda na conversão do analógico para o digital é melhor já gravar no digital.
@@ubiratanguimaraes6996verdade, se não tiver como fazer uma boa captação, com equipamentos certos incluindo mics e cabos de boa qualidade por exemplo. É melhor "simular tudo mesmo" e já enviar tudo pronto.
Analógico é tecnologia digital e simulador. 🎧👀👍
@@audiumline4615 analógico é amps e pedais. Simuladores e plug-ins são digitais.
Só falou verdades! E povo encucado com os tiques do cara... Aproveitem a experiência e o conhecimento, fora a loucura, que também ensina 😅
Enquanto mais velho foi a pessoa, nao importa a profissão, mas se estiver na ativa. Vale a pena ouvir suas opiniões, pois o tempo é melhor professor.
Sabe porque eu acho "Mordida de Amor" (Regravação do Yahoo) melhor do que "Love Bites" do Def Leppard? Por causa desse cara! Robertinho do Recife!
Robertinho sabe muito mais do que o povo imagina!!
Vendi a Ampero 2 e a tonex one voltei para os pedais de boutique e meu Marshall jvm com creamback🎉 75 , não tem jeito o tonex era lindo , mais estéril sem a gordura,sem a dinâmica das válvulas.
Isso aí brother
Verdade mano não adianta falar que não tem diferença porque tem, existe a diferença... Concordo com o que você disse, tonex é lindo o som porém não tem essa dinâmica do analógico.... Tão simples de entender né... Existe o espaço para os dois... É só a galera entender e escolher aquilo que tá ao seu alcance também(de acordo com a condição financeira ou necessidade, logística)
😉👍 concordo plenamente.
Eu não gostava de vinil quando vinil era o que tinha. Dei graças a Deus quando surgiu o CD, com uma faixa dinâmica decente e livre de ploc ploc shhh - em que pese as masterizações precárias de algumas gravações analógicas no início dos anos 1980. Mais adiante, foram feitas remasterizações e até remixagens que melhoraram bem as gravações antigas. Hoje em dia não faz sentido algum pensar em analógico, ao menos tecnicamente. Entendo quem gosta de vinil por saudosismo, ou mesmo quem acha "charmoso" ouvir um LP. Mas o digital hoje é imbatível. Felizmente, porque a qualidade é incomparável com qualquer coisa analógica.
Concordo com vc mas tenho aqui Gunship Unicorn em cd e lp 45 rpm. O lp tem volume sem distorção, o grave é muito bem definido e no geral o som é bem mais envolvente.
deve escutado apenas vinis nacionais, que concordo serem um lixo. Agora pega um vinil original da gringa. Imbatível, coloca cd no chinelo.
@gmaudioEvisual já ouvi LPs importados em equipamentos com valor equivalente ao do meu apartamento. O pré de phono custava mais caro que o meu carro, que é popular, mas 0km na época. E o próprio dono tocou o mesmo álbum em vinil e SACD para mim, ressaltando que o digital é melhor, mas que ele ouvia vinil por saudosismo. Não tem como não ser melhor, se comparar equipamentos de valores próximos. Posso ficar horas despejando dados técnicos aqui, mas basta ouvir. O vinil tem uma faixa dinâmica limitada, nível de ruído alto (ploc ploc shhh) e muita correção tonal. Isso é física, e bem fácil de perceber em uma audição criteriosa. Só que a distorção inerente ao processo de gravação e reprodução do vinil consiste, em sua maioria, de harmônicos pares, o que lhe dá a sua característica sônica. É mais fiel? Não. Agrada a algumas pessoas? Sim, especialmente se o cara não conhece o som dos instrumentos e é saudosista. E outra coisa: todos os masters de música antiga foram digitalizados no início dos anos 1990, e todas as gravações, desde o final dos anos 1980 são digitais. Nenhuma gravadora tem mais masters analógicos há décadas. O que significa que todos os LPs que você compra vêm de masters digitais. Você sabe o que acontece em qualquer conversão AD ou DA? Exatamente, PERDAS.
@@ricardoplaszewski9197 Esqueceu de citar que nessa conversão, o audio deixa de ser onda mecânica/magnética e vira um som virtual, gerado por uma máquina/computador. Mas enfim, saudosista ou não, pró digital ou não cada um tem sua opinião. E apenas tecnicamente não é possível convencer ambos os lados dos critérios para escutar o que ele quer. Obrigado pela aula que eu já tive.
O Robertinho de Recife está parecendo o Hermeto Pascoal ... kkkkkk
Barba do pessoal do zz top
Muito parecido, e o Hermeto ainda é vivo.
@@MAD_1979 Incrivel né cara? Se não estiver com 100 deve tá perto. Pura magia musical dele kkkkk
Eu achei parecido com o Raul 😂
Deus preserve esse Bruxo...Nosso mister Crawley
Seria excelente um papo do Robertinho do Recife com o Lisciel. Figth!!!😊
😂😂😂😂 porrada certa
só lamento
QUEM É LICIEL PRA DISCUTIR COM ROBERTINHO DO RECIFE?
@ ou o contrário ne?
Concerteza! Cada um vende seu peixe!
Cara, independente de "estar certo ou não", essa é a opinião dele. E definitivamente nao é qualquer um, ou seja, no minimo respeito é sempre bom!
Legal postar sua opiniao diferente, mas nao precisa faltar com respeito. O cara é referência braba, começou quando tudo era mato ainda, tem personalidade e argumentos... vamo na manha.
Ou seja, para produção e gravação ele exalta o digital e não abre mão. Mas no palco, ao vivão, utiliza o valvulado com pedais. Transitando entre o mundo material e o espiritual!
Boa tradução! auhaua 😂
Pura realidade
Eu acompanho esse canal e acho sensacional. Tenho uma sugestão: Crie um quadro onde você toque com os seus convidados. Seria muito bom!
seria ótimo mesmo
Só falta isso.
E futuramente, se possível, com outros músicos acompanhando
finalmente alguem teve essa luz!
Fundamental.
Fantástico!!!
Primeiro ele falou que a cópia é diferente….. e depois ele fala que o “digital é fantástico” depois ele fala que a conversão do analógico pra digital é ruim…. 😂😂😂 🥸😊 brincadeira.. eu entendi, não é a mesma coisa mas é tão ou mais funcional do que o analógico, tá certinho ! 👏🏻👏🏻👏🏻
Essas Pagininhas foi demais! Tô rindo até agora, sou meio cego 😂, esse Robertinho é sensacional 👏👏👏
Entrevista maravilhosa. Grande Robertinho, lenda viva da música tupiniquim.
Esse sabe tudo. Só falou verdades!!
Robertinho do Recife é um mestre na produção e na guitarra. Ele sabe muito. Conhece muito. Ele produziu o Yahoo. Tocou com grandes músicos. Ele toca muito.
Ele era do Yahoo 😅
sou luthier vivo a anos essa arte . jamais vou tentar corrigir o grande mestre Robertinho!!! Não consigo ; fiz estudos e nao consigo ....... Deus tira uma semana de vida minha e passa para o Robertinho
caralho! adorei! melhor entrevista do canal! kkkkkkkkkkkkkkkkk valeu demais Robertinho!
Da primeira vez que li "Perdi muito tempo com alucinógenos" kkkkkkk
Os comentários negativos só mostram que atualmente, músico de quarto tem muito mais autoridade (?) que os dinossauros da estrada, dos estúdios... mas fica a pergunta: se botar o de quarto na pista, vai rolar? kkkkkkkk... quem tem experiência, sabe que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Nem uma coisa, nem outra.
@ peraí... vc está dizendo q um cara como Robertinho do Recife não seria capaz de gravar um vídeo no estúdio dele e postar? Kkkkkkk
Robertinho tem propriedade e experiência pra falar sobre isso... Guitarrista Lendário
Sabe tudo de guitarra , adereços , timbragens e produção !
Que onda, papo bugado do cão! Hahahahahaha!
Tive a mesma impressão.. kkkk O Robertinho começa a falar e para a frase no meio do caminho, resmuga alguma coisa... kkk comecei a dar risada. Difícil acompanhar o raciocínio assim.
Mucho loco...
Rapaz...uma zona no raciocínio
kkkkkkkkk
Parece que ele não tem mais saco pra falar ..........
Só os ignorantes não entende o que o Robertinho falou... o cara sabe muito!! Ele falou a verdade sobre a questão do analógico e o digital!!! Tem muita criança querendo falar o que não sabe!! kkkkk
Esse papo aí é só para os adultos!!! Parabéns Robertinho!!! Mestre das seis cordas!!!
O sotaque de recife é bom demais haha
Muita gente comentando besteira e o q ele falou aí tem todo sentido e precisa ter mais atenção e testes sobre isso sim!
Pagaria uma grana ALTA pra ver o Lisciel dividindo essa mesa aí 😂
Rapaaaáahhh... acredita que eu pensei exatamente isso!!! kkkkkkkkkkk... eu ia preparar a pipoca e o guaraná, me sentar na poltrona e colocar no telão! ia dar gosto assistir!!!!
@@alamobass Começaria na mesa e terminaria num octógono 🤣🤣🤣
Pensei a mesma thing😂😂😂😂
@@BobWilliam eu também
Se não me engano o lisciel fez esse teste do cabo que ele se refere em um vídeo e provou que não muda nada
Lisciel : A
R.R : Isso é uma b%$#@
kkkkkkkk
Imagino a treta dos dois
Esse aí tem moral para falar, músico real na prática é manja muito de efeitos. Sou da época da zoom 505 e rack. Uso uma matribox e estou feliz da vida( agilidade,praticidade,economia de espaço e saco).
O homem parece o o Bili Gibbons kkkk top esse aí tem mais do que propriedade pra falar 🤝🎸👏🏽
Que saudades, show da Gal com acompanhamento dele, vi ele tocando com o Celso Blues Boy na lona do circo na Lapa, grande Robertinho, bons tempos!!!
Ja usei o amplitube3 ao vivo muitas vezes ao vivo de 2009 ate 2018 hoje em dia eu nao trabalho mais com musicas mas uso para estudos atualmente uso o amplitube 4, tenho meus pedais analogicos,e digital tb inclusive o cuvave baby,e digo amplitube pra mim é perfeito ao vivo melhor ainda.
Muito bom o papo, nota-se que ele tem MUITA informação. Você precisa realmente prestar atenção para entender o ponto dele, que são muito válidos.
Ele está correto em
2:52
Para ser o mesmo tem que ser igual ,se a onda é a mesma tem que ser igual
Se o seu ouvido não percebe
Vc tem que repensar melhor em usar seu ouvido para certas aplicações!
Espetacular, sou fan demais do RR
Esse é o cara que usou e abusou do analógico e experimentou de tudo, se a opinião dele é tão favorável ao digital é aconselhável escutar com atenção o que está falando.
Profissionalmente ja é a realidade. Quem usa ampli é pelo amor mesmo.
Depois vem não sei quem do Ferro Velho dizer que o ampli único, se vc não usa ampli vc não é guitarrista. Engraçado quem fala isso é ruim, ou mão de alface. Kiko Loureiro, Juninho Afram e demais guitarristas espetaculares mundo a fora usam somente pedaleira ligada em linha, eliminando um ampli microfonado.
Não há o que acrescentar na sua opinião, perfeito.
Joe bonamassa
E vamos de DI-GI-TECH
ainda bem que existe o youtube pra deixar esses caras que fizeram tudo com nada, nas epocas antigas do analogico, na história.
Achei engraçado que ele defendeu o digital..mais no hora de tocar de verdade no show..ele leva ampli valvulado e pedais..kkkkk os dois mundos são top..mais como guitarrista tocar ao vivo sem fone e todos de amplificador é outra vida. Kkk
Não acho q o analógico irá acabar,mas tornara itens muito caros.Pq só fará sentido se forem os feitos a mão e tals, com qualidade superior. Mas TB penso q ainda não será no curto prazo isso. Mais uns trinta anos pra frente acredito
o analogico ja bateu em um teto até onde pode evoluir, o digital ta só começando, é disso pra melhor, e quem nao quiser se adaptar ao digital acaba ficando pra tras
Gostaria de ver o debate entre Robertinho e Lisciel, e eu ia torcer é pela briga!!!
Eu gosto de ampli e nunca toquei em linha com pedaleira ou preamp mas nao tenho nada contra só nao tive a oprtunidade de usar e nao possuo estes tipo de equipamentos . Tenho dois amplis um valvulado e um transistor e uns quatro ou cinco pedais e to felizaço pra mim ta bom assim e resumindo ta todo mundo tentando simular o ampli x e o pedal y entao eu fico com o analógico e os amplis e ponto sem ter que simular merda nenhuma
Sobre cabos... notei o calibre maior nos cabos do BEAT projeto tocando King Crimson anos 80 (discipline, beat, three of a perfect pair) Adrian Belew, Tony Levin, Steve Vai, Danny Carey. Deve ser para não perder som mesmo com uma metragem elevada.
Na verdade esse papo de analógico VS digital (um assunto que ainda vai dar muito pano pra manga) se tornou uma questão de gosto. Há quem goste e há quem não goste. O analógico é como uma pessoas que gostam de carro antigo e acham bonito. Já o digital imita o analógico mas viabiliza muita coisa,inclusive custos. Mas cada um é cada um! (Yargo Feghali)
Tem total razão
Que papo doido hehe
Essa questão de analogico e digital vai de cada pessoa e ouvido ja que cada um tem o seu, os fabricantes de sintetizadores por exemplo reelançaram modelos totalmente com osciladores e saidas analogicas ja que os usuarios sim confirmão o som de um circuito e oscilador analogico e gordo emcorporado fala no PA diferente de um sintetizador digital ou por modelagem virtual analogica que e saida do som e digital e para os siteticistas soa magro ou sem peso e gordura tem gente não e da área que escuta e diz ser tudo a mesma coisa como eu disse cada um tem seu ouvido..
Nova modulator da TC.
Tive um e me arrependo amargamente de ter vendido. É espetacular.
O de delay também é sensacional.
Pelo menos a Nova System eu mantive. É muito top.
Não toco guitarra a muito tempo, aliás, alguns meses…mas eu não preciso de 10 falantes, 8 mics, 50 amps e 30 efeitos e MacBook.
Já saquei que curto mini head Joyo pré valvulado da vida, um overdrive(talvez), EQ, delay e quando der loop, e cabou! 90% das merdas que curto de Mercyful Fate/Metallica/Megadeth à Scorpions/Ratt da vida dá pra fazer e sou feliz!
Melhor coisa que tem, escutar saindo som do amp na cara, direto!
Já não faz sentido insistir em analógico faz muito tempo. Pleno 2024 nego pagando 15 mil em gravador de rolo que nem existe mais peça achando que vai mudar alguma coisa no estúdio além da estética kk
Há 8 anos atras eu já brigava com os puristas sobre isto! kkkkk tem anos que não uso amplificadores e pedais analogicos ! todas as minhas produções e videos faço com plugins 1 eu uso o Amplitube 4 até hj kkkkk
Rapaz parece que tô ouvindo o Raul seixas conversando ,top demais parabéns ❤
Robertinho , sabe muito , pra mim esse tem história hein
Caraca, a que esse cara fumou tava muito estragado kkkk...
Starling: Qual Pré é qual volume você tá usando?
Robertinho: Eu não uso cabo com mais de 5 metros, pq vinil é uma merda, a copia altera o som sim e não fabricam mais tapes fabricam?
😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂
O cara tá doidão... Em radiofrequência o tamanho do cabo influencia, mas no áudio? 1 metro a mais ou menos não muda nada!
@@canastracast interferência. Justamente por isso tem cabo balanceado. Mas essa pira de que muda timbre é loucura
Fabuloso!
Você é o fodão, ele é só o Robertinho...
máximo respeito!!!! Ja fui em 3 shows dele, no tempo do Rapsódia Rock, e foi incrível! Mas, a idade chegou pra ele e tá explicado porque ele não sai pra dar entrevista...😢... Muito chato
Não é a idade... o Robertinho nunca foi muito articulado prá falar, dá sempre a impressão que ele tá bêbado (apesar de não estar). É o jeitão dele mesmo.
@@LeloMigueiskkkkjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@LeloMigueisaquilo no copo é água que passarinho não bebe😂😂😂
Me amarrei na entrevista. Cara totalmente original e autêntico
Ele usou analógicos ou alucinógenos? 😂😂😂😂
Alucinógicos com certeza 😂
🤣
@@paulor.3842 tbm acho ksksks
😂😂😂lkkkkkkkkkkkkk
Os dois, por isso é um gênio
Bom demais! ehheehhehehe
Lenda Guitarristica e Produtor Brasuka, ponto.
Umas partes da entrevista me lembrou aquela musica "quem não colírio usa óculos escuro", kkkkk
Adorei esse corte com o Robertinho.
Qdo entrava na adolescência começando ouvir Rock, o caba já esculachava na guitarra.
Tenho gde respeito por ele, conhece mto tecnicamente e é bom q ouçam suas lições.
Não sei se ele comentou no restante da enttrevista qdo salvou o Yngwie Malmsteen num show no Brasil., num lance técnico em q fora solicitado pra ajudar.
Sensacional o caba!
Como o Robertinho usa o amplitube ele poderia fazer uns presets e disponibilizar pra galera rs.
Wowww top ideia hem❤
Eu concordo plenamente mas esses plugins que ele mencionou pra gravar maselec etc são exelentes mas cópias fieis de equipamentos antigos de estúdio com aquele sonzinho valvulado de sempre.
Quando ele falou q não estava mais usando analógico mais, eu achei que nem Marshall 😂
Esse é pesado demais, Robertinho é lenda pesada! Monstro, Gênio, manja demais.
Usa o multi-teste e ver.....SHOOW, também faço isso!!!
Sobre a cópia digital, o arquivo é exatamente o mesmo. A linguagem digital é código, é uma sequência de 0 e 1, num texto enorme. Esse código é copiado idêntico. Não tem como a cópia digital ter qualquer perda, só se o infeliz converteu o arquivo em formatos diferentes, com compressão e perdendo informações.
Tem perdas sim , pois as palavras binárias são usadas para fazer a referencia do sinal analógico , mas não consegue codificar a infinitude de um senóide completa , é uma amostra .
@@moacirfilho3967presumo q há uma quantização de frequências mto maior no analógico,
Robertinho de Recife é uma lenda da guitarra
Oçha, respeito muito a opinião, seja qual for, EU prefiro o analógico, meu ouvido pede issso.
Pepeu Gomes que me perdoe, mas Robertinho é o primeiro guitarrista brasileiro que tocava tão incrivelmente bem quanto os americanos. E depois se tornou um dos produtores mais competentes do Brasil. Deve ser por isso que ele tá com essa aparência de guru rsrs.
Os novatos falando de equipamentos com o Robertinho é igual um viciado tentando falar da melhor erva com o BOB MARLEY . 😂😂😂😂
Se tem alguém que pode falar do analógico é o Robertinho.
ROCK NA CABEÇA, É O QUE A GENTE QUER!!!!!
Alguém sabe dizer o que tava rolando de projeto dele e André Matos? Foram vistos juntos algumas vezes em algum trampo.
Mestrão da p0rr@ toda! Concordo 100%. Galera fica nessa fissura por analógico, eu tô fora! Digital tudo mais prático, leve e acessível, sem grau de comparação. "Ah, mas o som é melhor..." É nada. Faz um teste cego e ninguém consegue perceber a diferença. Outra coisa é o vinil. A única coisa que eu sinto saudades é da arte das capas, isso era imbatível. Mas qualidade de áudio? Digital muito melhor. Aquela chiadeira horrível, discos que arranhavam ou empenavam a toa, álbuns caros e difíceis de achar. Hoje em dia eu consigo ouvir praticamente todos os artistas do mundo só com alguns cliques na tela do celular, inclusive coisas dos anos 70 e 80 que passaram batidas por mim, discografias inteiras de bandas que eu nunca teria acesso na vida se o mundo tivesse permanecido no analógico.
Pois é, 100% do publico nao tem nem aparelho de som mais, ouve musica em mp3 no pc, até parece q vao perceber alguma coisa. E outra: qdo eu comecei a tocar em 91 fazia sentido, a gnt alugava uns jcm 800 pq fazia diferente, tinha publico, a cena era autoral, a galera saía falando 'olha aquela banda, os caras tiravam um som animalesco, maior produção', era algo q acrescentava ao show... hj em dia nem publico decente tem. Imagina levar uma caixa 4x12, uns 40 mil de equipo pra tocar cover pra 30 essoas
Evangélico sempre entendendo morte de maneira errada.
Cristão católico e evangélico entende morte como vida. Percebi que vc está por fora. Acho que Mateus entendeu pela perspectiva pura da analogia do Robertinho.
hahahaha o pré do Robertinho deu umas falhada nessa resposta hahahaha Brincadeiras a parte, ele é referência demais!
pensamento além do tempo!
Acredito que o grande problema não esteja no usar digital ou analógica, mas sim na terrível cultura do "Plug and Play". A galera vai pro digital e quer que o equipo já esteja programado ao gosto dele e pronto para o uso. Hoje a preguiça de timbrar é crônica!!! Por isso há tantos vendedores de presets por aí. Poucos querem aprender a trabalhar com o equipo que tem em mãos, sem dizer que o que mais se vê é iniciante falando merda e veteranos saudosistas que se acham o santo graal da música, por não usar "nada digital".
Em resumo... Se o cara souber o que quer e como chegar lá, ele faz com plugin, com pedaleira de entrada, ou com qualquer coisa que estiver nas mãos dele. Dês de que esse plugin, pedaleira, ou "qualquer coisa" tenha os recursos que ele precisa para chegar lá (acho bom explicar esse detalhe, pq nestante vai vim um @rromb@do pra cá falando: "Então tire som de fender strato+Marshall, usando uma Les Paul ligada direto numa mesa de som!" )
14:14 mateus perdendo a paciencia kkkkkkk
...meu conceito é que cada guitarrista procura o que é o melhor pra cada um e pronto ! simples assim.
Excelente, Roberto, principalmente em relação ao vinil kkk
Leon Russel, é você? Saruman, é você? Robertinho, um verdadeiro mago da gravação...
Daqui a um tempo não tô usando mais nem a guitarra 😂😂😂
Eita doidera da gota serena maluco!!!
Kkkkkkkkkk ele falo muito bem do digital kkkkk falou mal do analógico e por que no ao vivo ele não abre mão do analógico 😂 na minha humilde opinião o digital e igual transa com camisinha!!!
Robertinho meteu uma skin mista de Billy Gibbons com Hermeto Pascoal, 😂😂😂. Grande mestre, esse pode se gabar de ter desbravado muito terreno quando tudo ainda era mato.
Ainda acho que para o ao vivo poderia ter mais equipamentos como eram as antigas pedaleiras da vox. Sem menu nem porra nenhuma. Como se fosse um set de pedais, mas a geração nova gosta de tela e touchscreen... acho difícil as marcas voltarem atrás.
Para os usuários radicais d analógico, o terror era só o digital. Agora vem a Inteligência Artificial pra acabar com tudo kkkk
esse deu trrabalho em MATEUS KKKK
Pra quem manja, tá tudo bem. Pra não manja, tá tudo ruim.
Esse cara parece o Renato Torão na versão mais velhas. Até a voz do cara parece kkkk
Tem o TonOcranci e o NAM, vale a pena testar!.
Kkkkkkkkkkkkkkk o melhor é o final!! kkkkkkkkkk 14:20
Monstro
Tem mais variantes do que uma fábrica da Volkswagen na década de 70!
Essa semana eu comprei uma fita da RTM empresa francesa! Eles fabricam até pra k7