Suíte (Fabio Torres)
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Fabio Torres & São Paulo-Havana Orquestra
A junção de músicos eruditos cubanos e brasileiros temperada pelo pandeiro do grande percussionista, Léo Rodrigues, é a marca desse novo trabalho, Céu Infinito Sertão, 5º álbum como líder do pianista e compositor paulistano vencedor do Grammy Award e do Latin Grammy, Fabio Torres.
Em visita a Havana, Fabio conheceu a maestra Daiana Garcia, diretora da Orquestra de Câmara de Havana, e encantou-se pelo talento e versatilidade extremos do grupo formado quase que exclusivamente por jovens mulheres.
A São Paulo-Havana Orquestra nasce do encontro de uma parte do grupo de Havana com grandes instrumentistas da Osesp, liderados por Pedro Gadelha no contrabaixo.
A camerata de 14 músicos, regida por Daiana Garcia, foi dada a missão de tocar as obras de Fabio Torres, algumas escritas especialmente para a ocasião.
O álbum ainda contou com as preciosas orquestrações de Tiago Costa, peça fundamental para alcançar a excelência pretendida por Fabio.
O músico conta que enxergou aí a oportunidade de ter grandes músicos eruditos que pudessem tocar a rítmica brasileira com perfeição e energia, uma vez que tanto no Brasil como em Cuba, as orquestras e seus instrumentistas acabam tendo essa prática da música popular.
Após dois concertos no Teatro Paulo Autran (Sesc Pompeia), em São Paulo, a gravação foi realizado em duas tardes no espetacular estúdio Monteverdi, tendo a captação e a mixagem à cargo do grande músico, André Mehmari.
O álbum abraça o universo jazzístico e brasileiro contido nas obras do pianista, com direito a improvisos inspirados de Fabio e também de Léo Rodrigues. Mas também será notada a influência da música erudita, da música de câmara, refletindo a formação acadêmica de Torres, graduado em composição pela ECA-USP.
O resultado é uma viagem sonora sem igual que comove e empolga o ouvinte ao longo das 07 faixas, sendo 06 delas autorais e uma - Amphibious - do grande brasileiro Moacir Santos.
Fabio Torres: piano, composição, arranjo e direção musical
Daiana Garcia: regência
Violinos: Amanda Martins,Brenda Chávez, Javier Cantillo Laffita, Luiz Amato, Matthew Torpe, Robinho Carmo, Tania Haase
Violas:Gabriel Marin, Gretchen Labrada Izquierdo, Yosmara Castañeda Valdés
Violoncelos: Amaya Justiz Robert, Heloisa Meirelles
Contrabaixo: Pedro Gadelha
Percussão: Léo Rodrigues
Tiago Costa: Orquestração e Arranjos adicionais
André Mehmari: Gravação, mixagem e masterização
Fabrízia Gallan: Produção Executiva
Helena Salgado: Design Gráfico
Gravado nos dias 08 e 09 de julho no Estúdio Monteverdi, Mairiporã, São Paulo, Brasil.
que som lindo. harmonia super criativa, adorei.
Que grata surpresa nesse domingo! Uma peça boa dessas dada assim de presente 🎁
Puxa! Bonito isso aí... Revigora o espírito...Bravo!
Fantástico, mestre!!!! ❤
Muito obrigado 😊