Eu admiro muito o acabamento desta maquete em relação aos cortes de terreno, relevo e coloração. Muito boa a transição de barro/vegetação rasteira. Eu sempre utilizei fazer as curvas de nível em isopor e depois preencher com material. Suas maquetes deram-me uma nova visão. Também gosto muito de suas construções em balsa. Abraço, sucesso!
Boa noite Bruno,vou começar no hobby agora, como vc indica.caixa básica e as caixas trilhos hobby.tenho uma base aonde estava montando um autorama.um trecho tem 2 mx1.20,e contínua 90 x4 metrôs.entao tenho total de 6 metros de comprimento.
Legal, é grande! Dá pra fazer uma parte maior e outra mais estreita. O kit básico, as caixas a b e c e mais um pouco de trilhos retos seriam um bom começo! Tem algum desenho em mente?
Amigo Beleza. Ficou top sua maquete. É bom ver gente nova fazendo ferromodelismo. Gostaria de fazer duas considerações. 1- Prefiro usar trihos flexíveis, embora seja necessário alguma prárica em modelismo para usá-lo e sub base bem feita nos trechos elevados. 2- Rampas de 5 % nem pensar, limita muito o desempenho das composições e provoca perda de aderência das rodas das locomotivas para composições grandes. Recomendo no máximo 2,5 %. Lições que aprendi depois de fazer duas maquetes.
Concordo plenamente com ambos. A próxima quero usar trilhos flexíveis - e Desvios de melhor qualidade do que os Frateschi. Quanto às rampas, nunca mais tão íngremes. Sentia que estava judiando das locos! Obrigado pela dica!
@@leorodoviario Sua pergunta ficou meio vaga, espero responde-la. Diferente da vida real onde a altura máxima é uma imposição do relêvo, na maquete a altura máxima é uma consequência. Na maquete você tem que considerar inicialmente quatro variáveis, a rampa máxima, o gabarito, o trem tipo e o tamanho da maquete. Para trens analógicos, rampas com mais de 3 % não são recomendáveis, DCC não sei dizer. O gabarito depende da época da ferrovia modelada, hoje com double deck ele tem que ser 50 % maior. O mesmo ocorre com o trem tipo, as rampas vão determinar a nacessidade de tração simples ou múltipla, lembrando que não se deve usar tração múltipla em maquetes analógicas. Finalmente o tamanho da maquete, se la for pequena aí a altura também deve ser pequena. Exemplo da maquete que estou fazendo. Motivo: EFCarajás década de 90. Escala N Trem tipo: Tração dupla analógica DCC Ready, com 30 gondolas GDT. Rampa máxima 2,5 % Gabarito: 60 mm. A idéia era não ter trilhos cruzando em desnível mas devido a rampa máxima de 2,5 % tive que fazer isso. O resultado foi: Os pátios de manobra 1,5 a1, 7 m de comprimento. As rampas ficaram com comprimento de 2400 mm da cota zero até o gabarito. Isto significa que o trem ficará em rampa por quase um metro. Para ficar mais real, aumentei o trecho em rampa até 90 mm e o comprimento final ficou com 3600 mm. Assim fui obrigado a aumentar a área da maquete que era de 2100 mm x 850 mm para 2300 mm x 850 mm e um anexo de 920 mm x 760 mm. Se for escala HO praticamente dobra as necessidades.
@@leorodoviario Não sei como funciona este sistema e tenho conhecimentos limitados de eletricidade, mas o DCC trabalha com tensão constante 12 V e a velocidade é controlada por uma corrente alternada de alta frequência que identifica cada locomotiva ou equipamento. Assim você controla individualmente cada loco. Já no analógico o controle da velocidade é feito por variação de tensão e se colocarmos mais de uma loco em cada bloco elas terão velocidades diferentes dependendo da resistência interna do motor. Isto pode causar problemas em todo o sistema de tração devido as rotações diferentes dos motores. Voce pode dizer, mas tem muita gente que faz isto. Sim, por que os problemas aparecerão no longo prazo. Se o sistema da Ark é analógico e simula DCC recomendo não usar tração múltipla. Digo analógico se a velocidade é controlada por variação de tensão.
Cara, que fantástico. Estou entrando nesse mundo agora. Feliz e triste ao mesmo tempo, pois não disponho de um espaço razoável para uma maquete fixa. Tenho um balcão de 2,5x0,7 que fica em meu estúdio. Será que dá pra fazer alguma coisa? Não acho material no RUclips para maquetes pequenas, por favor, faca um material sobre.
Vou falar mais a respeito então! Gosto muito de maquetes pequenas. Em seu balcão, eu arriscaria usar trilhos flexíveis pra fazer uma curva bem apertada; para locomotivas de truques de 2 eixos é capaz que dê certo!
A Fratecsh tem vários projetos de maquete pequena ! Curva apertada não recomendo! Um raio de curva para locomotiva de 3 eixos precisa ter no mínimo 60 cm de raio
Não tenho experiência em escala HO, mas acho que 70 cm de largura é estreito. 2,5 m de comprimento já dá jogo. Recomendo ver qual os raios das curvas dos trilhos da Frateschi e fazer uma tira de forma que a largura seja 5 10 cm maior que a sub base dos trilhos. Não se esqueça que certas locomotivas da Frateschi tem dificuldade de se inscrever na curva mais fechada do fabricante. A minha maquete em escala N tinha 2,20 m de comprimento, mas faltou 20 cm. Então eu fiz uma extensão de 20 cm e preguei na cabeceira com 7cavilhas
Eu queria fazer esse traçado , mais eu nao sei mexer com a instalação elétrica , ai fica mais difícil pq esse projeto nao tem manual onde é pra soldar , retirar as tala. Eu sou iniciante nunca fiz uma maquete
Seguem mais algumas dúvidas. As siglas R3 1/2, R4157/2.5 e R5 240/2.5, imagino que correspondem aos mecanismos de desvio, mas gostaria de ter certeza antes de montar e adquirir as peças faltantes. E sobre a rampa, percebi que começa com os seguintes números 2, 5, 7, 10, 20, 30.....até 80. Essa medida seria em milímetros? Grato pela atenção;
Certo! O R3 1/2 se refere ao código 4083. Os outros códigos se referem todos a um só trilho flexível 4880 (são os códigos dessa parte embaixo, certo?). As medidas são em milímetros, é verdade! Cara, desculpe a confusão!
Boa tarde. Gostaria de construir uma réplica desta maquete. Mas ao olhar o projeto, não entendi a identificação das curvas. R1, R2 e afins. Poderia explicar? Grato desde já. 🙏
Oi, Josemar! Fico honrado. O projeto não está claro, é verdade. R1 são os trilhos de código 4188; R2, os de código 4219, todos da Frateschi. Qualquer dúvida é só falar! Eu ficaria muito feliz em ver seu resultado. Um abraço!
Estou usando suas dicas pra melhorar minha maquete. Obrigado pelo trabalho
Eu que agradeço!
Que bacana eu tbm quero montar a minha com trens antigos, este eu lembro muito pequeno em Recife, os vagões na cor azul !Show Parabéns!
Valeu!
Ótima explicação, parabéns
Obrigado pelo elogio!
Eu admiro muito o acabamento desta maquete em relação aos cortes de terreno, relevo e coloração. Muito boa a transição de barro/vegetação rasteira.
Eu sempre utilizei fazer as curvas de nível em isopor e depois preencher com material. Suas maquetes deram-me uma nova visão.
Também gosto muito de suas construções em balsa.
Abraço, sucesso!
Muito obrigado! Esse feedback é muito importante e fico muito grato!
Muito bom, falando com fundamentos. Parabéns!
Obrigado!
Bonita maquete a minha tbm tem trilhos rígidos e woodland scenics eh isso ai viva o ferreomodelismo
Muito legal
Obrigado!
Perfeita a maquete
Obrigado!
e isso companheiro nada de frescura locomotivas original
Bacana demais!!!
Valeu 😀
Boa noite Bruno,vou começar no hobby agora, como vc indica.caixa básica e as caixas trilhos hobby.tenho uma base aonde estava montando um autorama.um trecho tem 2 mx1.20,e contínua 90 x4 metrôs.entao tenho total de 6 metros de comprimento.
Legal, é grande! Dá pra fazer uma parte maior e outra mais estreita. O kit básico, as caixas a b e c e mais um pouco de trilhos retos seriam um bom começo! Tem algum desenho em mente?
Amigo
Beleza. Ficou top sua maquete. É bom ver gente nova fazendo ferromodelismo.
Gostaria de fazer duas considerações.
1- Prefiro usar trihos flexíveis, embora seja necessário alguma prárica em modelismo para usá-lo e sub base bem feita nos trechos elevados.
2- Rampas de 5 % nem pensar, limita muito o desempenho das composições e provoca perda de aderência das rodas das locomotivas para composições grandes. Recomendo no máximo 2,5 %.
Lições que aprendi depois de fazer duas maquetes.
Concordo plenamente com ambos. A próxima quero usar trilhos flexíveis - e Desvios de melhor qualidade do que os Frateschi. Quanto às rampas, nunca mais tão íngremes. Sentia que estava judiando das locos! Obrigado pela dica!
Bom dia,qual seria a altura ideal usando trilhos flexível?
@@leorodoviario
Sua pergunta ficou meio vaga, espero responde-la.
Diferente da vida real onde a altura máxima é uma imposição do relêvo, na maquete a altura máxima é uma consequência.
Na maquete você tem que considerar inicialmente quatro variáveis, a rampa máxima, o gabarito, o trem tipo e o tamanho da maquete.
Para trens analógicos, rampas com mais de 3 % não são recomendáveis, DCC não sei dizer.
O gabarito depende da época da ferrovia modelada, hoje com double deck ele tem que ser 50 % maior.
O mesmo ocorre com o trem tipo, as rampas vão determinar a nacessidade de tração simples ou múltipla, lembrando que não se deve usar tração múltipla em maquetes analógicas.
Finalmente o tamanho da maquete, se la for pequena aí a altura também deve ser pequena.
Exemplo da maquete que estou fazendo.
Motivo: EFCarajás década de 90.
Escala N
Trem tipo: Tração dupla analógica DCC Ready, com 30 gondolas GDT.
Rampa máxima 2,5 %
Gabarito: 60 mm.
A idéia era não ter trilhos cruzando em desnível mas devido a rampa máxima de 2,5 % tive que fazer isso.
O resultado foi:
Os pátios de manobra 1,5 a1, 7 m de comprimento.
As rampas ficaram com comprimento de 2400 mm da cota zero até o gabarito. Isto significa que o trem ficará em rampa por quase um metro.
Para ficar mais real, aumentei o trecho em rampa até 90 mm e o comprimento final ficou com 3600 mm.
Assim fui obrigado a aumentar a área da maquete que era de 2100 mm x 850 mm para 2300 mm x 850 mm e um anexo de 920 mm x 760 mm.
Se for escala HO praticamente dobra as necessidades.
@@ricardobraga3400 mais seria ho no caso aquele sistema da Ark trens de controlar as locomotivas bluetooth teria problema?
@@leorodoviario Não sei como funciona este sistema e tenho conhecimentos limitados de eletricidade, mas o DCC trabalha com tensão constante 12 V e a velocidade é controlada por uma corrente alternada de alta frequência que identifica cada locomotiva ou equipamento.
Assim você controla individualmente cada loco.
Já no analógico o controle da velocidade é feito por variação de tensão e se colocarmos mais de uma loco em cada bloco elas terão velocidades diferentes dependendo da resistência interna do motor. Isto pode causar problemas em todo o sistema de tração devido as rotações diferentes dos motores.
Voce pode dizer, mas tem muita gente que faz isto. Sim, por que os problemas aparecerão no longo prazo.
Se o sistema da Ark é analógico e simula DCC recomendo não usar tração múltipla.
Digo analógico se a velocidade é controlada por variação de tensão.
Olá parabéns pela maquete,estou querendo usar trilhos flexível vc tem algumas dicas na hora de fazer elevações?
Olá! Eu nunca fiz elevações com trilhos flexíveis, mas a recomendação é fazer as rampas em compensado primeiro. Deve dar um belo de um trabalho!
Novo inscrito
Valeu pela ajuda!
Cara, que fantástico. Estou entrando nesse mundo agora. Feliz e triste ao mesmo tempo, pois não disponho de um espaço razoável para uma maquete fixa. Tenho um balcão de 2,5x0,7 que fica em meu estúdio. Será que dá pra fazer alguma coisa? Não acho material no RUclips para maquetes pequenas, por favor, faca um material sobre.
Vou falar mais a respeito então! Gosto muito de maquetes pequenas. Em seu balcão, eu arriscaria usar trilhos flexíveis pra fazer uma curva bem apertada; para locomotivas de truques de 2 eixos é capaz que dê certo!
A Fratecsh tem vários projetos de maquete pequena ! Curva apertada não recomendo! Um raio de curva para locomotiva de 3 eixos precisa ter no mínimo 60 cm de raio
Não tenho experiência em escala HO, mas acho que 70 cm de largura é estreito. 2,5 m de comprimento já dá jogo.
Recomendo ver qual os raios das curvas dos trilhos da Frateschi e fazer uma tira de forma que a largura seja 5 10 cm maior que a sub base dos trilhos.
Não se esqueça que certas locomotivas da Frateschi tem dificuldade de se inscrever na curva mais fechada do fabricante.
A minha maquete em escala N tinha 2,20 m de comprimento, mas faltou 20 cm. Então eu fiz uma extensão de 20 cm e preguei na cabeceira com 7cavilhas
@@maquetedotremoficial2426
O que significa minino 1,30 m de largura
@@ricardobraga3400 1 metro e 30 cm
Olá, onde você conseguiu comprar produtos da woodland scenics??
Oi, Izaac! Foi na Giltec Modelismo. Mas creio haver material desse tipo na Rio Grande Modelismo também. Obrigado por assistir!
Mano eu queria muito fazer esse traçado para fazer uma serra tipo a de curitiba/paranagua , mais eu sou novato na area e ta muito confuso o projeto
É, eu não coloquei o traçado direito. Preciso fazer um vídeo mais específico!
Inscrito no canal !
Muito bom !
Obrigado!
Eu queria fazer esse traçado , mais eu nao sei mexer com a instalação elétrica , ai fica mais difícil pq esse projeto nao tem manual onde é pra soldar , retirar as tala. Eu sou iniciante nunca fiz uma maquete
Entendi! Estou pensando em disponibilizar algo mais detalhado, provavelmente na forma escrita.
@@ferreomodelismo vlw
@@ferreomodelismo acho uma pena a Frateschi nao ter prosseguido com esse traçado
Show! Vi que vc conseguiu colocar pontes na maquete no scarm, sua versão é a paga?
Não é não. Creio que seja a versão normal!
Bacana...
Obrigado!
Seguem mais algumas dúvidas. As siglas R3 1/2, R4157/2.5 e R5 240/2.5, imagino que correspondem aos mecanismos de desvio, mas gostaria de ter certeza antes de montar e adquirir as peças faltantes. E sobre a rampa, percebi que começa com os seguintes números 2, 5, 7, 10, 20, 30.....até 80. Essa medida seria em milímetros? Grato pela atenção;
Certo! O R3 1/2 se refere ao código 4083. Os outros códigos se referem todos a um só trilho flexível 4880 (são os códigos dessa parte embaixo, certo?). As medidas são em milímetros, é verdade! Cara, desculpe a confusão!
Boa tarde. Gostaria de construir uma réplica desta maquete. Mas ao olhar o projeto, não entendi a identificação das curvas. R1, R2 e afins. Poderia explicar? Grato desde já. 🙏
Oi, Josemar! Fico honrado. O projeto não está claro, é verdade. R1 são os trilhos de código 4188; R2, os de código 4219, todos da Frateschi. Qualquer dúvida é só falar! Eu ficaria muito feliz em ver seu resultado. Um abraço!
@@ferreomodelismo grato pela atenção. O seu trabalho é uma referência. Parabéns. Qualquer dúvida, entro em contato. Abraço!
muito bacana parabéns!
Valeu!
Por acaso você já teve outro canal? de miniaturas? sua voz é idêntica a uma pessoa que eu acompanhava!
Não, só tive esse! Deve ser uma voz comum hehehe