♦️ Instagram: instagram.com/pessonizando 💥 Aprenda Testar APIs do Zero -- viniciuspessoni.com/curso-testando-apis-com-postman-do-zero 💎 Telegram: t.me/pessonizando 💥🔥Quer aprender teste mas não sabe por onde começar? vem pra comunidade viniciuspessoni.com/comunidade
Muito obrigado pelo video Isso só me confirma que eu preciso sair dessa área de qualidade de software, urgentemente. É exigido como obrigatório QA senior saber ao menos 3 linguagens de programação, e sinceramente, se uma pessoa vai se especializar em programação, faz muito mais sentido virar DEV. Paga mais, mais vagas e oportunidades, etc. Ninguém estuda programação pra depois virar QA. O mercado está distorcido em relação a o que é um QA. Automação de Testes é uma ferramenta pra auxiliar e ajudar, mesmo porquê não faz sentido automatizar um produto se vai gerar um esforço muito grande. Não há como automatizar sem primeiro o teste manual. No mercado hoje existem diversas ferramentas de automação de testes Codeless, que são muito mais práticas e poupam muito tempo de trabalho, mas criou-se essa de que “Tester tem que saber programação”. Depois existe um monte de vaga no mercado em aberto e sem gente qualificado, e não sabem o porquê. QA tem que ser DEV pra ser sênior, e ninguém que estuda pra ser DEV quer ser QA.
Nunca jamais comento em video. Mas deixo aqui um pouco da minha reflexão. Também ja logo digo que está enviesada porque mesmo sendo senior não tenho varias dessas competências tecnicas. Primeira coisa, em que mundo que você consegue ter contato com todas essas tecnologias sem ter que passar por um bocado de empresas. Sou líder de projetos, e sei que oportunidade precisa se alinhar com competencias, que se alinha com cliente, que precisa se alinhar com o timing, que precisa se alinhar com o momento da pessoa.... ou seja, em meio a tantas variaveis, me parece que vc ta colocando aí pq vc singularmente conseguiu alinhar isso tudo. Além disso, acho improvável pra nao dizer impossível esse nivel de conhecimento tecnico se vc nao passou por algumas empresas, e infelizmente quem é mais "fiel" ou gosta mais desse relacionamento mais longo nao vai ter condições. Esse modelo propicia um maior bodyshop. Ahh mas da pra aprender na internet sem ter a experiência, claro que da... 90% teoria, 10% vc achando que ta arrasando com uns desafiosinhos. Talvez uma exceção seria alguém que realmente priorizou completamente isso, colocou em primeiro plano pra vida, nao quer saber de nenhum outro assunto. Segundo ponto, essa estrutura de seniors, plenos e juniors no mesmo projeto é linda, mas que realidade é essa? Serio mesmo.. Vc precisa de um cliente muito bom pra permitir e pagar por isso, além de ter que se alinhar com as oportunidades... que projeto que tu põe 1 senior, 2 plenos, 4 juniors? Ou 1 sr, 1 pl, 2 jr? Agil ja fica dificil, aí tem os cascatas, mas nao pode ser projeto pequeno... (sei que aqui vão ter milhões de exemplos de exceções, e ta tudo bem, uso o argumento do mais comum, exceções sao exceções) Ponto 3, o que mais valorizo sobretudo são soft skills, e parece que ninguém da a devida importância até precisarem! Nao tem linguagemzinha que te salva qnd tem b.o pra resolver com cliente, com time, com liderança. Organização, habilidade em resolver problemas, priorização correta de atividades, comunicação e suas adequações, comprometimento, flexibilidade, habilidade em ajustar pontos de deficiência pós feedbacks ou até mesmo com auto avaliação..... Duvido alguém ler até aqui hahaha.. abs
To chegando no seu canal agora, tô curtindo bastante seus vídeos. Parabéns pelo conteúdo! Sobre perfis sênior, eu entendo o que você diz sobre "saber programar", porém, eu acredito que estar com a lógica de programação em dia é muito mais relevante do que saber codificar em uma linguagem específica. E outro ponto: acho que tem prós e contras dessa proximidade com o código... porque por mais que te torne um perfil mais atrativo, na prática o time de DEV acaba "terceirizando" certas atividades mais técnicas que deveriam ser deles (por exemplo: execução de sequence ETL, debug de código, correção de bugs...)
Eu acrescentaria que ainda há empresas que preferem um tester manual sr. do que um tester automatizador sr., pois nem todo cliente quer seu sistema automatizado rs.
Ao meu ver a parte de soft skills é muito importante, humildade e comunicação são fundamentais para crescer e ajudar a equipe a crescer também! Valeu Pessoni!
Só passando para te agradecer por esse conteúdo de qualidade , parabéns mestre! Não querendo cobrar mas já cobrando, não esquece daquele vídeo de Big Data Testing hehehe
Se eu soubesse uma linguagem de programação, certamente eu seria desenvolvedor, pq certamente ganha mais e trabalha menos! A Carreira de QA é sofrida, a propósito... pq está sendo solicitado todos os Skills como se o QA fosse atuar sozinho em tudo ;)
Um dos pontos que o Pessoni coloca, sobre ter experiência em diversas empresas é muito ingrato. Você é um funcionário dedicado, que trabalhou 10 anos em uma única empresa, sabe muito, tem muita experiência, mas não é bem visto no mercado de trabalho por estar "acomodado". Ao invés de ser visto como um funcionário fiel, alguém que a empresa possa confiar, é totalmente o contrário. O cara que fica pulando de galho em galho, passa um ano em uma empresa e depois pula para outra, é super requisitado. Então a minha dica é essa: Pule de galho em galho, não tenha medo de ser mal visto, por que não será.
Oi Fernando, essa é uma ótima pergunta! Vc está fazendo isso por meio de qual protocolo? Arriscaria dizer q vc vai ter q aprender sobre terminais remotos pra saber testar melhor. Agora ferramentas específicas eu nunca usei pra isso, infelizmente. Depois me conta quais testes está fazendo
Oi Danilo! Ensino isso pra testes de api no curso de teste de api. E ensino fazer isso pra testes de api e tbm de interface na Comunidade Tester Global
♦️ Instagram: instagram.com/pessonizando
💥 Aprenda Testar APIs do Zero -- viniciuspessoni.com/curso-testando-apis-com-postman-do-zero
💎 Telegram: t.me/pessonizando
💥🔥Quer aprender teste mas não sabe por onde começar? vem pra comunidade viniciuspessoni.com/comunidade
Muito obrigado pelo video
Isso só me confirma que eu preciso sair dessa área de qualidade de software, urgentemente.
É exigido como obrigatório QA senior saber ao menos 3 linguagens de programação, e sinceramente, se uma pessoa vai se especializar em programação, faz muito mais sentido virar DEV. Paga mais, mais vagas e oportunidades, etc. Ninguém estuda programação pra depois virar QA.
O mercado está distorcido em relação a o que é um QA. Automação de Testes é uma ferramenta pra auxiliar e ajudar, mesmo porquê não faz sentido automatizar um produto se vai gerar um esforço muito grande. Não há como automatizar sem primeiro o teste manual.
No mercado hoje existem diversas ferramentas de automação de testes Codeless, que são muito mais práticas e poupam muito tempo de trabalho, mas criou-se essa de que “Tester tem que saber programação”.
Depois existe um monte de vaga no mercado em aberto e sem gente qualificado, e não sabem o porquê. QA tem que ser DEV pra ser sênior, e ninguém que estuda pra ser DEV quer ser QA.
Essa lista é de longe um dos melhores nortes que eu já vi para quem esta buscando virar referência em testes! Bom dms!
Fico mto feliz q tenha gostado Caio! e espero q ajude a evoluir por aí. Um abraço
Nunca jamais comento em video. Mas deixo aqui um pouco da minha reflexão. Também ja logo digo que está enviesada porque mesmo sendo senior não tenho varias dessas competências tecnicas.
Primeira coisa, em que mundo que você consegue ter contato com todas essas tecnologias sem ter que passar por um bocado de empresas. Sou líder de projetos, e sei que oportunidade precisa se alinhar com competencias, que se alinha com cliente, que precisa se alinhar com o timing, que precisa se alinhar com o momento da pessoa.... ou seja, em meio a tantas variaveis, me parece que vc ta colocando aí pq vc singularmente conseguiu alinhar isso tudo. Além disso, acho improvável pra nao dizer impossível esse nivel de conhecimento tecnico se vc nao passou por algumas empresas, e infelizmente quem é mais "fiel" ou gosta mais desse relacionamento mais longo nao vai ter condições. Esse modelo propicia um maior bodyshop.
Ahh mas da pra aprender na internet sem ter a experiência, claro que da... 90% teoria, 10% vc achando que ta arrasando com uns desafiosinhos. Talvez uma exceção seria alguém que realmente priorizou completamente isso, colocou em primeiro plano pra vida, nao quer saber de nenhum outro assunto.
Segundo ponto, essa estrutura de seniors, plenos e juniors no mesmo projeto é linda, mas que realidade é essa? Serio mesmo.. Vc precisa de um cliente muito bom pra permitir e pagar por isso, além de ter que se alinhar com as oportunidades... que projeto que tu põe 1 senior, 2 plenos, 4 juniors? Ou 1 sr, 1 pl, 2 jr? Agil ja fica dificil, aí tem os cascatas, mas nao pode ser projeto pequeno... (sei que aqui vão ter milhões de exemplos de exceções, e ta tudo bem, uso o argumento do mais comum, exceções sao exceções)
Ponto 3, o que mais valorizo sobretudo são soft skills, e parece que ninguém da a devida importância até precisarem! Nao tem linguagemzinha que te salva qnd tem b.o pra resolver com cliente, com time, com liderança. Organização, habilidade em resolver problemas, priorização correta de atividades, comunicação e suas adequações, comprometimento, flexibilidade, habilidade em ajustar pontos de deficiência pós feedbacks ou até mesmo com auto avaliação.....
Duvido alguém ler até aqui hahaha.. abs
100% de acordo
To chegando no seu canal agora, tô curtindo bastante seus vídeos. Parabéns pelo conteúdo!
Sobre perfis sênior, eu entendo o que você diz sobre "saber programar", porém, eu acredito que estar com a lógica de programação em dia é muito mais relevante do que saber codificar em uma linguagem específica. E outro ponto: acho que tem prós e contras dessa proximidade com o código... porque por mais que te torne um perfil mais atrativo, na prática o time de DEV acaba "terceirizando" certas atividades mais técnicas que deveriam ser deles (por exemplo: execução de sequence ETL, debug de código, correção de bugs...)
As vezes sim
Concordo plenamente!
Eu acrescentaria que ainda há empresas que preferem um tester manual sr. do que um tester automatizador sr., pois nem todo cliente quer seu sistema automatizado rs.
Excelente! Agora que sei todos esses requisitos para ser sênior, ficou bem mais fácil planejar os estudos.
Maravilha!!! 🎉🎉
Anotei tudinho essas dicas! top d+
☺☺☺
Ao meu ver a parte de soft skills é muito importante, humildade e comunicação são fundamentais para crescer e ajudar a equipe a crescer também! Valeu Pessoni!
Demais demais demais!! Mesmo falando super frequentemente disso, ainda acho q não é o suficiente o quanto elas são importantes né?!
Só passando para te agradecer por esse conteúdo de qualidade , parabéns mestre!
Não querendo cobrar mas já cobrando, não esquece daquele vídeo de Big Data Testing hehehe
Muito obrigado pelas palavras Michele 🎉❤️ pode deixar!! Um abraço
Mestre dos testes! Grande Pessoni!
Cheguei logo dando like e não me arrependo 😁 ótimo video, parabéns e obrigada pelo conteúdo.
Maravilha Aline! fico mto feliz q tenha gostado! aproveita e manda pros amigos testers tbm. Um abraço
Quando você fala programação, vc fala testes automatizados, certo?
Top demais Pessoni!!
Concordo com tudo que disse!!
Opa! Fico mto feliz q tenha gostado! Aproveita e já manda pra galera se atualizar tbm =}
Muito bom Pessoni. Obrigada por compartilhar.
Muito feliz q estejam gostando 🎉❤️
MARAVILHOSO !!! DICAS SUPER IMPORTANTES !!! GRATIDÃO !!!
Fico mto feliz q tenha gostado Ricardo!! já aproveita e manda pros amigos de teste tbm
Uaau! Ótimo vídeo! Tiramos nossas dúvidas sobre o assunto. 😍
opa, maravilha! fico mto feliz q tenham gostado =)
Ótimas dicas! Já vou separar os pontos que preciso aprimorar.
❤️❤️❤️
Se eu soubesse uma linguagem de programação, certamente eu seria desenvolvedor, pq certamente ganha mais e trabalha menos! A Carreira de QA é sofrida, a propósito... pq está sendo solicitado todos os Skills como se o QA fosse atuar sozinho em tudo ;)
Um dos pontos que o Pessoni coloca, sobre ter experiência em diversas empresas é muito ingrato. Você é um funcionário dedicado, que trabalhou 10 anos em uma única empresa, sabe muito, tem muita experiência, mas não é bem visto no mercado de trabalho por estar "acomodado". Ao invés de ser visto como um funcionário fiel, alguém que a empresa possa confiar, é totalmente o contrário. O cara que fica pulando de galho em galho, passa um ano em uma empresa e depois pula para outra, é super requisitado.
Então a minha dica é essa: Pule de galho em galho, não tenha medo de ser mal visto, por que não será.
Infelizmente é verdade
Opa pessoni tudo bem? Uma dúvida fora do assunto do vídeo. Qual melhor ferramenta para lidar com o windows authentication?
Oi Fernando, essa é uma ótima pergunta! Vc está fazendo isso por meio de qual protocolo? Arriscaria dizer q vc vai ter q aprender sobre terminais remotos pra saber testar melhor. Agora ferramentas específicas eu nunca usei pra isso, infelizmente. Depois me conta quais testes está fazendo
Olá Pessoni, como posso aprender a criar um framework de automação do zero, você indica algum curso? Obrigado.
Oi Danilo! Ensino isso pra testes de api no curso de teste de api. E ensino fazer isso pra testes de api e tbm de interface na Comunidade Tester Global
Requisitos da vaga:
Salario: 3.000 🤡
Parece pouco os requisitos mas normalmente tem q estudar bastante 🥲😅 e tbm nunca mais parar de estudar pq tudo muda sempre
Muito bom, mas essa vaga sua aí não vai ser preenchida não kkk
Puxando sardinha pro RUBY rs
Ruby é amor ❤️ mas tbm gosto mto de Java e Go. Qual vc prefere?