Hoje no Mundo Militar Parabéns Marcelo pelo excelente vídeo pelo excelente trabalho e pelo excelente Canal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e também fala sobre os Porta-aviões da Classe GERALD R. FORD! obrigado!
Poder aeronaval é a ultima coisa que o Brasil precisa... entendi isso assistindo seus primeiros videos sobre o tema. O foco tem que ser embarcações de patrulha capazes de manter a soberania da nossa costa e dissuadir potencias agressores que no momento somam um total de "0" kkkkkk. Parabéns pelo canal... e pela paciência com quem não manja das reais necessidades do nosso país na aérea militar ou simplesmente não sabe interpretar seu conteúdo postado aqui.
@@futebolv5 ah esses patriotas que acham o Brasil é invencível na selva ou irretardável, que nem a França vista como maior potência militar da Europa em 1940 e caiu em 6 semanas pra Alemanha acorda, uns EUA uma Rússia ou China pode demorar pra tomar o país mas não por competência do nosso exército, mas por causa do tamanho do território e obstáculos naturais
na minha opinão a marinha do Brasil deveria ter:200 navíos de patrulha,20 fragatas,15 covertas,10 destroyers,10 navíos caça minas,50 navíos de apoio,30 ou 40 submarinos e uns 6 torpedeiros.
isso é uma estimativa minha vendo a o número de embarcações de várias marinhas do mundo e já vi alguns sites da área militar. já várias pessoas Indicando que o brasil precisa de uns 30 submarinos e o marcelo já falou isso. Quanto as fragatas atualmente temos 8 fragatas que conseguem defender metade da zona máritima do brasil portanto 16 fragatas dão conta porém acrescentei mais 4 que dá 20 só para termos uma zona de segurança extra. Navíos patrulha calculei 200 por serem baratos de operar e como nome já diz servem para patrulhar grandes áreas o problema deles é que são pouco armados por isso precisamos de grandes quantidades deles então nos devemos ter no extremo mínimo uns 100. 15 corvetas pois atualmente o brasil tem 5 que mal dão conta de da área oceânica do brasil e são navios ainda "fracos " comparadas a navíos maiores por isso 15 dão conta do recado. 10 destroyers pois estes são os melhores navios para destruir um submarino e também tem um poder de fogo elevado. 50 navíos de apoio para manter toda essa frota transportando combustível e o que fosse necessário. 6 torpedeiros pois estes são muitos úteis contra grandes návios e submarinos e seriam ótimos para defender os outros návios.
De acordo com algumas pessoas do CIAMA mais: 7 fragatas 8 corvetas, 10 submarinos convecionais, 5 subs nucleares, 25 barcos de patrulha e 1 porta-avião
Minha conta é parecida com a do Drafon e já até destaquei em algum comentário de vídeo desse canal. Prioridade de curto prazo = 30 sub convencionais + 10 subnuk atk. Isso já nos garantiria soberania plena. Curto Prazo Fluvial = 50 barcos de patrulha Fluvial (me agrada muito as 35 e 75 meters da swifitShip USA) para a Bacia Amazônica e Rio Paraguai. Curto Prazo litoral = Esse é um ponto que ainda vai ser debatido muito e gostaria até de um vídeo deste canal falando sobre o Brasil adotar uma estrutura de guarda costeira. Mas como ainda não existe esse debate, cabe a marinha de guerra exercer esse papel de patrulhamento, o que nos leva a uma demanda já anotada pelo amigo Dafro --> cerca de 200 Navios de patrulha/fiscalização/resgate (nossa polícia/bombeiro/defesacivil do mar), sendo cerca de 50 navios oceânicos (me agrada muito o USA Northrop Grumman adaptado) e 150 barcos litorâneos (me agrada muito o USA Mark VI Patrol Boat). Prioridade Médio Prazo = cerca de 50 corvetas no auge da excelência e com todo respeito ao centro tecnológico da marinha, essa classe tamandaré não me agrada (me agrada muito uma parceria com a marinha russa para a corveta multipropósito Steregushchy) isso sim que é uma corveta! Médio Prazo = 26 fragatas para missões e 4 para escolta futura e de todas as que se ofereceram a produzir para o Brasil nenhuma me agradou (me agrada muito a fragata russa Admiral Gorshkov); 5 a 10 navios de apoio logístico de médio porte (me agrada muito JSS Karel Doorman); 10 navios caça minas e 10 navios de resgate de submarino e 10 navios de embarque/desembarque (me agrada muito os Damen LST). Prioridade Longo Prazo = 2 navios anfíbios classe Mistral ou Juan Carlos - 5 subnuk com lançador vertical de mísseis de cruzeiro. Longo Prazo = 2 porta aviões em parceria com a Russia no projeto do novo porta aviões de 100 tons STORM, 20 destroyers do projeto russo Shikval. Longuíssimo Prazo = 5 batlecruizer KIROV com sistema S500, será que os russos topam? rsrs PS.: Eu chamo de prioridade e prazos, a destinação de orçamento da Marinha do Brazil.
Concordo inteira e plenamente! Só nos resta ter a esperança de que esse quadro (e muitos outros por aí) um dia seja transformado. Acompanho sempre que possível os seu canal (e o da 2WW, também) e, em minha opinião, é o melhor! Aproveitando a ocasião gostaria, ainda dentro desse tema, que fosse postado algo sobre a disputa entra a Marinha e a Aeronáutica, entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60 acerca de quem operaria os aviões lotados no então porta-aviões NAeL A10 Minas Gerais: segundo eu li há muitos anos, a coisa tinha chegado as vias de confrontos entre aeronaves da Marinha e Aeronáutica. Parece-me, com a instauração do regime militar, foi posta uma pá de cal nas pretensões da Marinha, e a Aeronáutica passou a ter o controle total sobre as aeronaves embarcadas. Décadas depois a situação foi modificando e a Marinha começou a operar primeiramente com asas rotativas e bem depois com os A4 Skyhawk. Caso esse tema tenha sido publicado, por favor, me informe o link! Muito sucesso!
Concordo com você, Marcelo! Antes de assistir o primeiro vídeo onde você comentava sobre porta-aviões São Paulo, eu pensava diferente. Antes eu adorava o fato do Brasil possuir um porta-aviões e torcia para o seu breve retorno ao mar. Após assistir o seu primeiro vídeo sobre o assunto, minha opinião mudou. Você fez com que eu entendesse que não serve de nada um porta-aviões que não tem propósito nenhum em nossa atual marinha. E que desde sua compra vem sugando os recursos da nossa marinha que já são muito inferior ao que ela precisa. Agradeço e parabenizo pelo excelente trabalho que você tem feito. Graças aos seus vídeo ficamos mais bem informados sobre um assunto que a maioria aqui adora, que é, o mundo militar.
Marcelo, como antigo seguidor do canal, sua posição sobre porta-aviões sempre me foi bem clara e da qual passei a concordar, antes dos seus vídeos eu não tinha um posicionamento. Tenho notado que as marinhas de alguns países tem optado por porta-helicópteros, seja por sua manutenção menor e tamanho reduzido, como uma plataforma defensiva contra navios e submarinos. Acha que esse tipo de embarcação hoje pode ser útil ao país? Ou a exemplo do porta-aviões, não passaria de um elefante branco?
Não seria útil, não temos marinha para a defesa mínima de um porta-avião e ainda não teríamos para os porta-helicóptero o negocio e investir em navios e submarinos, principalmente submarinos para guarda a costa
deivete soares lima Um classe Mistral seria bem útil sim. Levaria helicópteros,carga,tropa para desembarque, podendo ser usado em missões humanitárias e defensiva e patrulha com helicópteros Seahawks e super lynx. 3 escoltas dá pra proteger um porta helicópteros ,visto que não são tão grandes quanto um porta aviões. O G-40 Bahia é "quaase" um porta helicóptero.
gui antonio , pensei também na questão pelo fato de a Marinha do Brasil ter excelentes helicópteros e que essa aeronave pode ser utilizada para caçar e destruir submarinos. O custo de operação seria uma fração do que representa um porta-aviões. Por fim, há muito mais nações usando porta-helicópteros do que porta-aviões.
Marcelo , na verdade , os submarinos ingleses expulsaram praticamente toda frota (não só o porta-aviões ) , da Argentina dos mares naquele teatro de guerra das Falklands ... principalmente depois do afundamento do cruzador pesado Beltrano . Você tem total razão .
No google earth, na base naval do rio de janeiro, da pra ver ele ancorado. Obs. no aplicativo tem a opção de mudar a data das fotos, curiosamente nesse area tem cerca de 200 datas diferentes ano 2000 a 2016 (fotos), em todas as datas (fotos) o porta aviões está lá (ancorado), não saiu pra nada ! kkkkkk
Excelente vídeo meu caro!!! Gostei muito de como explanou essa situação , de modo lúcido e sensato!!! Este canal é um verdadeiro achado no youtube brasileiro!!
Olá pessoal boa noite a todos, o que o Marcelo comenta em seu vídeo é a pura realidade,eu também pela minha iguinorâcia achava o porta-aviôes ecensial para a defesa , mais o que é abordado é verdade! No caso do Brasil primeiro tem que investi nas frotas navais e em sub-marinos depois e que se pensa em um porta- aviões ,bem penssado Marcelo parabéns!
caro Marcelo, poderia falar um pouco sobre os estaleiros de construções maritimas? ex: precisa ser efetivamente dirigida por dirigentes politicos? só pela marinha brasileira ou por qualquer regencia?, como e quando um estaleiro pode começar a construções? quais são as iniciativas? resumindo quais são as medidas principais tomadas para um estaleiro estar em autonomia?; tirando a politica? obrigado.
Falando sobre sua opinião, Marcelo, pra mim seria interessante saber sua opinião política, com relação à área militar do Brasil, possíveis candidatos com potencial pra melhorar essa área, etc. Mas sei qual é o foco do seu canal, é apenas uma sugestão. Seus vídeos são simplesmente os melhores e mais informativos da área! Parabéns.
Marcelo por quanto será vendido o porta aviões são Paulo como sucata? Você sabe mais ou menos o valor? qual e o procedimento para desativar um porta aviões?
É só o Brasil comprar uma duzia de embarcações na Koreia do Sul que estão pela metade do preço e Geral esta comprando e esquecer essa furada de porta aviões!
Qualidade ótima e alta tecnologia! O porto sul Koreano ja é o mais movimento do mundo e produz mais da metade dos motores navais de todo planeta! são barcos novos e modernos
Só comprar, sabe quanto custa um navio? Sabe quanto custa manter um navio? Sabe quanto custa salario de novos marinheiros de alto comandando para pilotar a nave? Não é uma questão chega compra acabou tem toda uma questão e como ele disse varias vezes o Brasil não tem dinheiro nem para modernizar navios quanto mais comprar
Mais um vídeo excelente! Torço para que seu canal cresça cada vez mais :D Uma coisa, já tem algum vídeo no canal sobre os misseis da classe Bunker Boster ou Nuclear Bunker Boster? Se não tiver seria possível fazer um vídeo sobre eles no futuro? Eu estou curioso pra saber mais sobre eles.
faz um vídeo falando na sua opinião qual dos ramos do exercito brasileiro que está mais evoluído , e que se encontra em melhor estado (exército, marinha, fuzileiros , aeronáutica)
Fala sobre as armas da HK 416 usadas pelas forças especiais e porque não usamos a HK MP7 ao envés da uzi? Sobre o projeto Poseidon. Porque o brasil não desenvolve seus próprios aviões de 4 e 5 geração? e sobre os navios de patrulha fluvial. E sobre os caçadores do exercito.
Tenho uma pergunta a fazer sobre uma pista de pouso e um porta aviões relacionado a guerra das malvinas. Eu sei que a ampliação da pista no aeroporto das Falklands eram super importantes, mas qual a diferença de decolar de uma pista em terra para um no porta aviões? eu creio que pista de pouso das falklands em 1982 eram maiores que o comprimento de um porta aviões.
Gosto muito do canal e essa musiquinha de fundo.que me lembra o jogo medal of honor.Podia estar falando de outro assunto e tem que dar explicações pra pessoas que não prestam atenção, também pudera um povo com uma nota tão baixa de escolaridade e interpretação de texto só podia dar nisto. Não perca tempo com trolagem, continue dando continuidade aos assuntos sem se preocupar com falácias.
Ótimo comentário, só para encerrar o assunto. Os militares de alta patente realmente sabem o q é melhor para o Brasil, e qq pessoa q tenha noção de valores sabe q a nave em questão n tem como ser utilizado no atual momento em q vive nossa nação. O q eu quis dizer no meu comentário é q são desviados milhões de reais e se somarmos todos esses valores desde décadas q somos saqueados, poderíamos n termos só essa nave, mas centenas de outras embarcações de guerra, um ótimo exército e aero tb. Fico mt triste n só por perder esse navio mas tb o Minas Gerais ... q se fôssemos um país serio ele poderia estar num museu ou no mínimo a visitação publica. Quantos navios existem nos EUA q são só p visitação pública e até msm um submarino q foi capturado na segunda guerra mundial e está lá até hoje e q serviu de base para construir submarinos q lançam misseis. (Museu) Vc pode ate falar sobre este sub se caso ja não falou. Ele carrega uma história mt linda. Aki tem mts jovens (no nosso país) q nao sao patriotas e mt longe de serem nacionalistas e perder um navio desse na minha opinião .. dói no coração ... isso nada mais justifica uma falta de profissionalismo, seriedade e respeito as nossas forças militares e ao povo, não dos militares mas sim dos nosso governantes ... e a nossa imprensa é fraca ... deveriam martelar a irresponsabilidade deles (Politicos) na perca de mais um navio... E então ... o q faremos ... já é o segundo navio,... depois vao vender o q ? as fragatas ??? depois os poucos avioes ... lembram se dos Fantons F5 q a aero vendeu ... q vergonha q foi, até pilotos de arrancada dos dragsters americanos queriam comprar o avião para tirarem a tubina para colocarem em seus dragsters ... Alguem aki ja teve a oportunidade de saber quanto custa para se construir um porta avioes... alguem aki ja viu como se constroi um porta avioes ... ja viram quanto tempo levam para construir um porta avioes ... ja entraram num estaleiro pelo menos ... ???? A Índia é mais pobre q o brasil e gastam 50 bi por ano com toda a sua força militar, ja viram o poderio deles, ate armas nucleares eles tem. Vcs amigos q leram meus comentários estão agindo como se o Brasil jogase mal uma partida e com isso vaiam a propria seleção e jogam a bandeira no chão. Temos q ser mais patriotas. Ao dono do canal, vc é mt imparcial sobre o navio e vc está coberto de razão, vc não pode agir e pensar com o coração, o seu canal aki no youtube se continuar assim com esse nivel profissional e respeito aos seus seguidores vai acabar virando programa de tv e tomara q seja numa grande emissora. VC tem total razão quando fala q o navio n atende as nossas necessidades, nem em guerra nós estamos .... mas as vezes falta um pouco de interpretação dos nossos amigos ou levados a um senso de justiça pensando q estou falando mal do canal ou de vc. Sou assíduo no seu canal e vejo todos q eu posso e curto todos eles. E quero deixar bem claro aki o meu respeito ao canal, a vc e a todos q estão aki. Mas vamos pensar alto, positivo e não concordar com tudo q eles querem. E afirmo, mesmo sendo caro, mesmo não tendo condições, eles tinham q se virar e não perder o navio, alem de construirem toda uma frota para proteger a navi. Basta para isso não roubar, não desviar dinheiro publico, não pagar grandes salarios a concursados sanguessugas e parasitas. Só olharem para o Chile, olha o tamanho dele, tamanho da população, renda per capita, PIB e compara com o nosso... la eles nao estao perdendo navios e sim adquirindo mais ainda .... Um grande abraço a todos e vc Marcelo, acho q é o seu nome dono do canal ... mt obrigado por colocar mais um vídeo sobre o nosso navio... Mt obrigado pela coragem do seu canal e os assuntos q vc aborda. sou mt grato. Me perdoem por algum comentário, mal colocado ... n tenho intenção em magoar ninguem ok. Richard.
Em debates, palestras e seminários, sempre me posicionei no aspecto de que deveríamos investir em meios capazes de NEGAR O USO DO MAR aos eventuais inimigos. Os conceitos que sustentam a aquisição e manutenção de um navio aeródromo não cabem em nossas políticas estratégicas de defesa.
Se teve gente que não entendeu é porque não prestou atenção! Manda ver o vídeo mais umas 10x, acho que assim vai entender! Parabéns pelo vídeo , você é o melhor nessa área!
Ola, gostei da sua explanação, realmente para não deixar nenhuma duvidas.Por favor considere o que vou escrever abaixo somente como um pensamento meu.Mas... sempre existe um mas...Quanto custa uma fragata? sei lá uns US$ 350 milhôes, somente uma.Uma corveta anterior a Barroso, que era classe Inhaúma, estava avaliada em quase US$ 200 milhões.Ai eu faço a pergunta? vamos comprar o que, com a economia do reparo do A12?Não seria interessante fazer realmente um recall completo no A12? quase uma engenharia reversa? a longo prazo?E adquirir gradativamente os meios para proteção do mesmo.Quanto ao submarino, estamos gastando dinheiro novamente para adquirir conhecimento, que em tese foi adquirido na compra dos IKL alemão, mas foram construidos somente 5. Quanto ao submarino nuclear, está previsto (a perder de vista) somente após 2030.Em alguns outros sites, já se começa a ter zunido de podemos adquirir outro Port Aviões.
Já curti o vídeo antes de assistir, pois as posições aqui apresentadas são muito bem embasadas! Certamente quem não entende a finalidade de um porta- aviões criticaria essa posição. Muito bom Marcelo!!
faiz um vidio sobre isso se o Brasil te estrutura e material pra construir uma bonba no clear,e se tem porque ainda n temos uma tendo em vista os buracos encontrados na serra do cachimbo, seríamos uma grande potência militar. abraço
Nossa marinha merecia o melhor, só que sem dinheiro, e se mantendo a duras penas, hoje um navio aeródromo fica inviável, lamento ainda o ADESTRAMENTO , aquisição e o investimento nos aviões para o uso no São Paulo , os pilotos da FAB e da Base Aérea Naval vinham se empenhando muito para tal, resta agora a modernização do restante de suas aeronaves e saber o real emprego que será dado ( em quais missões) a esse CARO efetivo la empregado ( e ninguém vai preso), pode ser que num futuro de médio prazo se aproveite parte deste investimento, Brasil acima de tudo !!!
Não há esperança para o Brasil e os brasileiros. Desistam dos seus sonhos, pois o Brasil é o país que mais maltrata os seus cidadãos. Vou citar apenas um fato que comprova, definitivamente, a maldade do Brasil com os seus cidadãos: no Brasil, é necessário, para o homem se aposentar, ter 65 anos de idade. Considerando que 99,99% da população brasileira dura até os 70 anos, vocês podem perceber que o Brasil obriga seus próprios cidadãos a trabalharem mesmo idosos para receberem um salário mínimo de fome. Não adianta tentarem me contradizer, pois nada muda esse fato acima. Mas, o Brasil faz essa e muitas outras maldades com seus próprios cidadãos. O Brasil não é um país confiável e nunca irá se desenvolver, pois aquilo que é mau nunca prosperará.
Marcelo, muito bem posta sua opinião sobre porta-aviões. Hoje, no momento em que encontra-se nossa Marinha, não temos condições de possuir esse navio que denota projeção de poder. Devemos investir em submarinos, pelo menos 6 (seis) de propulsão nuclear e 30 (trinta) convencionais. Fragatas e corvetas, com radares e apoio de satélites, além de defesa cibernética eficiente, é o suficiente para a proteção de nossa amazônia azul.
O anuncio oficial da MB sobre o São Paulo fala exatamente disso, o investimento necessário so PA São Paulo não teria um retorno plausível, portanto a MB decidiu investir esses recursos nos programas de submarinos e Corvetas (Novo Barroso), o pA ficou em 3o na prioridade da MB. Decisão acertada e de cabeça fria da MB, alguns podem argumentar que levou-se muito tempo para chegar a essa decisão (desde 2005 que a São Paulo está a de resguardo...), mas essa decisão mostra que o atual grupo do Ministério da Defesa não teve na agenda da decisão o viés populistas das administrações anteriores.
Qual a situação atual das nossas forças armadas? Quais medidas o atual e futros presidentes deveriam adotar? Ah, fale um pouco sobre as Missões de Paz promovido pelas nações europeis, e tmb por outros países.
Boa tarde Marcelo, sou um grande fã de seu canal porém, não concordo com sua opinião em relação ao emprego de um porta-aviões por parte de uma marinha ou país. É fato que grandes potências utilizam o porta-aviões como arma ofensiva, no entanto, não é esse o caso em relação à MB, pois a nossa marinha deseja utilizar o referido navio como um "guarda-chuva" da esquadra em alto-mar, através da aviação naval embarcada. A pretensão da nossa marinha é ser no futuro uma marinha de "águas azuis" e isso não é possível sem o porta-aviões. O caráter ofensivo ou defensivo desse tipo de navio tem mais haver com sua utilização e não com a arma em si. Um grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Rogerio Verasrodrigues Verdade, a MB nunca desejou "projetar poder em locais remotos", como o autor vem afirmando em suas publicações. A função do A-12 em tese, seria a de oferecer cobertura aérea sobre a frota, da mesma forma que a Royal Navy fez nas Falklands/Malvinas em 82.
Isso mesmo.Para ser uma marinha de "águas azuis",com o Atlântico Sul como área de atuação,não adianta possuir uma esquadra poderosa sem a proteção de uma aviação naval baseada em porta-aviões.
Muito bom vídeo Marcelo! Com certeza a maioria dos inscritos entenderam o teu posicionamento.Embora eu tenha o posicionamento de que o São Paulo com uma reforma parcial poderia de algum modo ser útil a marinha e ao Brasil.
um porta-avioes é muito importante para um país como o Brasil de imenso oceano ele por se só já impõe respeito mesmo que não se use é melhor ter do que não ter, o porta-avioes argentino não participou dá guerra por estratégia, deu trabalho aos britânicos...ou seja tiveram algo a mais para se preocupar eu falo de algo a mais para prestarem atenção...um porta-avioes é muito importante até mesmo para treinar nossos pilotos
Ótimo vídeo completo, realmente essas poucas palavras fariam uma enorme diferença nas impressões do vídeo anterior. Ao meu ver #ficadica para os próximos que tocarem em assuntos mais próximos a nossa realidade. mesmo sabendo que é impossível antecipar a opinião de todos. O único que eu discordo, semanticamente, não é que não precisamos de um porta aviões, Apenas que estamos atrasados em todo o resto. Sei que parece mimimi, mas essa nuance acredito que faça a diferença no contexto geral. Parabéns pelos projetos!
Concordo plenamente. Deve-se visar defesa de nosso litoral, com submarinos, fragatas, corvetas e contratorpedeiros é que faremos isso, é prioridade. Porta aviões é para situações ofensivas, deixe para mais tarde.
Excelente video vc falou tudo, e deveria ter a participação na iniativa privada nacional na modernização das frotas que seria mais rápido e mais pra frente construiria 2 porta aviões barato, econômico e dentro da nossa realidade, excelente video, na minha opinião não deveria desativar o Sp, faria uma reforma simples para ser uma forma de atrair o turismo, ainda arrecadaria dinheiro através do turismo eu seria o primeiro a visitar.
Muito bem explicado e concordo plenamente c vc neste momento não temos como ter um porta aviões se não temos navios de escolta para proteger e ao mesmo tempo desempenha ações de ataque, as forças armadas do Brasil estão precisando de investimentos urgente.
bom dia. eu gostaria que você se poder faça um vídeo sobre este tema em que sentido entre porta aviões americanos e russos qual desta duas classes serviria melhor ao Brasil devido as condições dá nossa marinha. ou mesmo era temos uma frota de novos submarino nucleares
Parabéns Marcelo pelo seu vídeo, realmente não faz sentido algum manter um elefante branco desses na frota naval da Marinha Brasileira... Cara você posta vídeos demais, quando chego do meu trabalho em casa as vezes me perco de tantos vídeos que você posta diariamente... Mas isso é legal, mostra sua seriedade e compromisso com o canal...
Quer apoiar o canal? apoia.se/hojenomundomilitar
Gostou do vídeo? Então não se esqueça de curti-lo e de o partilhar com os seus amigos! Obrigado!
Hoje no Mundo Militar do que nossa marinha realmente necessita
Hoje no Mundo Militar Parabéns Marcelo pelo excelente vídeo pelo excelente trabalho e pelo excelente Canal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e também fala sobre os Porta-aviões da Classe GERALD R. FORD! obrigado!
Hoje no Mundo Militar incrível!
Hoje no Mundo Militar so fala mal do Brasil
canal frangonot ele só diz a verdade, infelizmente doi mais e a mais pura verdade.
Seu vídeo foi claro, não perca tempo com trolls.
verdade
Concordo
fato.
Tem razão, Marcelo não alimente Trolls, os seus vídeos foi bem claro e fácil de entender.
faz um vídeo dá força especial dá CAATINGA dêem like pra ele ver glr
Yan Martins up
up
UP
ótimo tópico.
up
Poder aeronaval é a ultima coisa que o Brasil precisa... entendi isso assistindo seus primeiros videos sobre o tema. O foco tem que ser embarcações de patrulha capazes de manter a soberania da nossa costa e dissuadir potencias agressores que no momento somam um total de "0" kkkkkk. Parabéns pelo canal... e pela paciência com quem não manja das reais necessidades do nosso país na aérea militar ou simplesmente não sabe interpretar seu conteúdo postado aqui.
Parabéns pelo seu comentário ... ja vi q vc é patriota. Precisamos de pessoas assim no nosso país.
Mt obrigado.
@@futebolv5 ah esses patriotas que acham o Brasil é invencível na selva ou irretardável, que nem a França vista como maior potência militar da Europa em 1940 e caiu em 6 semanas pra Alemanha acorda, uns EUA uma Rússia ou China pode demorar pra tomar o país mas não por competência do nosso exército, mas por causa do tamanho do território e obstáculos naturais
Para que porta aviões do não temos corvetas?
Marcelo, se puder faça um vídeo sobre as escolas militares(AMAN/EsSA).
up
Hoje no mundo militar , você podia fazer um vídeo falando sobre o papel dos Cachorros nas forças especiais...
+GAME Brasil kkkk
GAME Brasil kkkkkkkkk mas sério tem umas paradas interessantes em relação a isso.
GAME Brasil kkkkkkkkk
Cachorros foram muito usados na primeira guerra Mundial
Karifi São usados até hoje.
quais seriam os números ideais de navios para a marinha do Brasil? e que tipos de navios seriam esses ?
na minha opinão a marinha do Brasil deveria ter:200 navíos de patrulha,20 fragatas,15 covertas,10 destroyers,10 navíos caça minas,50 navíos de apoio,30 ou 40 submarinos e uns 6 torpedeiros.
Drafon de onde vc tirou esses números?
isso é uma estimativa minha vendo a o número de embarcações de várias marinhas do mundo e já vi alguns sites da área militar.
já várias pessoas Indicando que o brasil precisa de uns 30 submarinos e o marcelo já falou isso.
Quanto as fragatas atualmente temos 8 fragatas que conseguem defender metade da zona máritima do brasil portanto 16 fragatas dão conta porém acrescentei mais 4 que dá 20 só para termos uma zona de segurança extra.
Navíos patrulha calculei 200 por serem baratos de operar e como nome já diz servem para patrulhar grandes áreas o problema deles é que são pouco armados por isso precisamos de grandes quantidades deles então nos devemos ter no extremo mínimo uns 100.
15 corvetas pois atualmente o brasil tem 5 que mal dão conta de da área oceânica do brasil e são navios ainda "fracos " comparadas a navíos maiores por isso 15 dão conta do recado.
10 destroyers pois estes são os melhores navios para destruir um submarino e também tem um poder de fogo elevado.
50 navíos de apoio para manter toda essa frota transportando combustível e o que fosse necessário.
6 torpedeiros pois estes são muitos úteis contra grandes návios e submarinos e seriam ótimos para defender os outros návios.
De acordo com algumas pessoas do CIAMA mais: 7 fragatas 8 corvetas, 10 submarinos convecionais, 5 subs nucleares, 25 barcos de patrulha e 1 porta-avião
Minha conta é parecida com a do Drafon e já até destaquei em algum comentário de vídeo desse canal.
Prioridade de curto prazo = 30 sub convencionais + 10 subnuk atk. Isso já nos garantiria soberania plena.
Curto Prazo Fluvial = 50 barcos de patrulha Fluvial (me agrada muito as 35 e 75 meters da swifitShip USA) para a Bacia Amazônica e Rio Paraguai.
Curto Prazo litoral = Esse é um ponto que ainda vai ser debatido muito e gostaria até de um vídeo deste canal falando sobre o Brasil adotar uma estrutura de guarda costeira. Mas como ainda não existe esse debate, cabe a marinha de guerra exercer esse papel de patrulhamento, o que nos leva a uma demanda já anotada pelo amigo Dafro --> cerca de 200 Navios de patrulha/fiscalização/resgate (nossa polícia/bombeiro/defesacivil do mar), sendo cerca de 50 navios oceânicos (me agrada muito o USA Northrop Grumman adaptado) e 150 barcos litorâneos (me agrada muito o USA Mark VI Patrol Boat).
Prioridade Médio Prazo = cerca de 50 corvetas no auge da excelência e com todo respeito ao centro tecnológico da marinha, essa classe tamandaré não me agrada (me agrada muito uma parceria com a marinha russa para a corveta multipropósito Steregushchy) isso sim que é uma corveta!
Médio Prazo = 26 fragatas para missões e 4 para escolta futura e de todas as que se ofereceram a produzir para o Brasil nenhuma me agradou (me agrada muito a fragata russa Admiral Gorshkov); 5 a 10 navios de apoio logístico de médio porte (me agrada muito JSS Karel Doorman); 10 navios caça minas e 10 navios de resgate de submarino e 10 navios de embarque/desembarque (me agrada muito os Damen LST).
Prioridade Longo Prazo = 2 navios anfíbios classe Mistral ou Juan Carlos - 5 subnuk com lançador vertical de mísseis de cruzeiro.
Longo Prazo = 2 porta aviões em parceria com a Russia no projeto do novo porta aviões de 100 tons STORM, 20 destroyers do projeto russo Shikval.
Longuíssimo Prazo = 5 batlecruizer KIROV com sistema S500, será que os russos topam? rsrs
PS.: Eu chamo de prioridade e prazos, a destinação de orçamento da Marinha do Brazil.
Parabéns, Marcelo! O conteúdo do canal e suas opiniões mostram o interesse e a realidade do mundo militar atual.
Obrigado, Lucas!
Gostei da sua opinião, pois o porta aviões são Paulo, quando foi comprado, era para durar no máximo 10 anos, já venceu o prazo!!!
Como sempre uma perfeita análise da realidade militar brasileira.
Parabéns pelo vídeo Marcelo. Muito bom!
Concordo inteira e plenamente!
Só nos resta ter a esperança de que esse quadro (e muitos outros por aí) um dia seja transformado.
Acompanho sempre que possível os seu canal (e o da 2WW, também) e, em minha opinião, é o melhor!
Aproveitando a ocasião gostaria, ainda dentro desse tema, que fosse postado algo sobre a disputa entra a Marinha e a Aeronáutica, entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60 acerca de quem operaria os aviões lotados no então porta-aviões NAeL A10 Minas Gerais: segundo eu li há muitos anos, a coisa tinha chegado as vias de confrontos entre aeronaves da Marinha e Aeronáutica. Parece-me, com a instauração do regime militar, foi posta uma pá de cal nas pretensões da Marinha, e a Aeronáutica passou a ter o controle total sobre as aeronaves embarcadas. Décadas depois a situação foi modificando e a Marinha começou a operar primeiramente com asas rotativas e bem depois com os A4 Skyhawk.
Caso esse tema tenha sido publicado, por favor, me informe o link!
Muito sucesso!
Faz um vídeo falando do liaoning o porta aviões chinês
Renato Bernardino é da mesma classe do porta aviões da russia o almirante Kuznetsov
Renato Bernardino ja foi falado
Concordo com você, Marcelo! Antes de assistir o primeiro vídeo onde você comentava sobre porta-aviões São Paulo, eu pensava diferente. Antes eu adorava o fato do Brasil possuir um porta-aviões e torcia para o seu breve retorno ao mar. Após assistir o seu primeiro vídeo sobre o assunto, minha opinião mudou. Você fez com que eu entendesse que não serve de nada um porta-aviões que não tem propósito nenhum em nossa atual marinha. E que desde sua compra vem sugando os recursos da nossa marinha que já são muito inferior ao que ela precisa. Agradeço e parabenizo pelo excelente trabalho que você tem feito. Graças aos seus vídeo ficamos mais bem informados sobre um assunto que a maioria aqui adora, que é, o mundo militar.
Marcelo parabéns!!!!!! mais um vídeo muito bom!!!
Gostaria que enformasse que tipo de embarcações são necessárias para escoltar um porta avião?????
Obrigado, Benevaldo!
Disse tudo Marcelo, parabéns.
Faz Uma Comparação De Exércitos
up
o primeiro tem que ser Portugal vs Chile
Gabriel Viana PORTUGAL PERDE A CHILE TEM A RUSSIA E BRASIL
E parabéns pelo seu canal os comentários e pesquisas pois acredito no seu trabalho árduo.
Obrigado, Paulo!
Opinião sensata e muito fundamentada!
Marcelo, como antigo seguidor do canal, sua posição sobre porta-aviões sempre me foi bem clara e da qual passei a concordar, antes dos seus vídeos eu não tinha um posicionamento. Tenho notado que as marinhas de alguns países tem optado por porta-helicópteros, seja por sua manutenção menor e tamanho reduzido, como uma plataforma defensiva contra navios e submarinos. Acha que esse tipo de embarcação hoje pode ser útil ao país? Ou a exemplo do porta-aviões, não passaria de um elefante branco?
Não seria útil, não temos marinha para a defesa mínima de um porta-avião e ainda não teríamos para os porta-helicóptero o negocio e investir em navios e submarinos, principalmente submarinos para guarda a costa
deivete soares lima Um classe Mistral seria bem útil sim. Levaria helicópteros,carga,tropa para desembarque, podendo ser usado em missões humanitárias e defensiva e patrulha com helicópteros Seahawks e super lynx. 3 escoltas dá pra proteger um porta helicópteros ,visto que não são tão grandes quanto um porta aviões. O G-40 Bahia é "quaase" um porta helicóptero.
gui antonio
, pensei também na questão pelo fato de a Marinha do Brasil ter excelentes helicópteros e que essa aeronave pode ser utilizada para caçar e destruir submarinos. O custo de operação seria uma fração do que representa um porta-aviões. Por fim, há muito mais nações usando porta-helicópteros do que porta-aviões.
Depois dá uma pesquisada nessa classe Mistral. Mt foda.
Obrigado pela dica, vou sim!
Mais uma vez, tempo e dinheiro jogado fora!
A 30 anos atrás, o Brasil tinha planos de construir seu próprio porta-aviões!
Marcelo , na verdade , os submarinos ingleses expulsaram praticamente toda frota (não só o porta-aviões ) , da Argentina dos mares naquele teatro de guerra das Falklands ... principalmente depois do afundamento do cruzador pesado Beltrano . Você tem total razão .
Poderia ser feito um vídeo falando sobre propulsão AIP?
No google earth, na base naval do rio de janeiro, da pra ver ele ancorado.
Obs. no aplicativo tem a opção de mudar a data das fotos, curiosamente nesse area tem cerca de 200 datas diferentes ano 2000 a 2016 (fotos), em todas as datas (fotos) o porta aviões está lá (ancorado), não saiu pra nada !
kkkkkk
Excelente vídeo meu caro!!! Gostei muito de como explanou essa situação , de modo lúcido e sensato!!! Este canal é um verdadeiro achado no youtube brasileiro!!
Olá pessoal boa noite a todos, o que o Marcelo comenta em seu vídeo é a pura realidade,eu também pela minha iguinorâcia achava o porta-aviôes ecensial para a defesa , mais o que é abordado é verdade! No caso do Brasil primeiro tem que investi nas frotas navais e em sub-marinos depois e que se pensa em um porta- aviões ,bem penssado Marcelo parabéns!
Não dúvidas que a sua opinião está mais do que correta!!!
Olá. Boa tarde. Excelente canal. Você expressa sua opinião sem ser sensacionalista.
Gostaria de saber qual é a música de fundo. Forte abraço.
Obrigado, Célio! A música é Crusade - Video Classica de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution.
Perfeito , comentário muito oportuno e preciso .. Concordo plenamente
Obrigado, Gilmar!
caro Marcelo, poderia falar um pouco sobre os estaleiros de construções maritimas? ex: precisa ser efetivamente dirigida por dirigentes politicos? só pela marinha brasileira ou por qualquer regencia?, como e quando um estaleiro pode começar a construções? quais são as iniciativas?
resumindo quais são as medidas principais tomadas para um estaleiro estar em autonomia?; tirando a politica? obrigado.
Falando sobre sua opinião, Marcelo, pra mim seria interessante saber sua opinião política, com relação à área militar do Brasil, possíveis candidatos com potencial pra melhorar essa área, etc. Mas sei qual é o foco do seu canal, é apenas uma sugestão. Seus vídeos são simplesmente os melhores e mais informativos da área! Parabéns.
Obrigado, siqueira!
Marcelo por quanto será vendido o porta aviões são Paulo como sucata?
Você sabe mais ou menos o valor?
qual e o procedimento para desativar um porta aviões?
"Para aqueles que crêem, nenhuma explicação é necessária; e para aqueles que não crêem, nenhuma explicação é possível." Santo Inacio de Loyola
Muito bom Marcelo ... para a realidade do nosso Brasil e a unica opção ..
Obrigado, Diego!
Seu vídeo, para variar foi irretocável! Nem este nem o outro vídeo deixou qualquer dúvida! Trabalho muito bem feito.
Obrigado, Alfredo!
É só o Brasil comprar uma duzia de embarcações na Koreia do Sul que estão pela metade do preço e Geral esta comprando e esquecer essa furada de porta aviões!
Comentário: oloco
Ou comprar uma variação da meko a200 alemã
Qualidade ótima e alta tecnologia! O porto sul Koreano ja é o mais movimento do mundo e produz mais da metade dos motores navais de todo planeta! são barcos novos e modernos
Só comprar, sabe quanto custa um navio? Sabe quanto custa manter um navio? Sabe quanto custa salario de novos marinheiros de alto comandando para pilotar a nave? Não é uma questão chega compra acabou tem toda uma questão e como ele disse varias vezes o Brasil não tem dinheiro nem para modernizar navios quanto mais comprar
Na área militar, mais os enormes desvios.
Mais um vídeo excelente! Torço para que seu canal cresça cada vez mais :D
Uma coisa, já tem algum vídeo no canal sobre os misseis da classe Bunker Boster ou Nuclear Bunker Boster? Se não tiver seria possível fazer um vídeo sobre eles no futuro? Eu estou curioso pra saber mais sobre eles.
Obrigado, Darth Vader!
2 vídeos no mesmo dia é bão demais, continue assim Marcelo.
Obrigado!
quais seriam os melhores navios para nossa marinha, fragatas e destroyers? quantos seriam necessários para nós?
Perfeita a sua colocação, Marcelo. Fico triste, tive a oportunidade de conhecer o A12. Mas o descaso da política brasileira é lastimável.
Marcelo fale sobre as nossas fragatas classe Niterói e classe Greenhalgh
O Marcelo foi bem claro no vídeo anterior é em muitos outros vídeos do canal.
depois do pro sub e da classe Tamandaré. com quantos aparelhos a marinha ficará?
faz um vídeo falando na sua opinião qual dos ramos do exercito brasileiro que está mais evoluído , e que se encontra em melhor estado (exército, marinha, fuzileiros , aeronáutica)
falou tudo no técnico e estratégico adoro seus videos parabéns.
Obrigado, Alex!
Como se destrói um submarino?
Com outro submarino
luan peratoni tambem tem misseis de profundidade que podem ser lançados por avioes, e navios que lançam torpedos anti-submarinos
Manoel lourenço com um destroier
Manoel lourenço Dá mesmo forma que qualquer outra embarcação, a vantagem do Submarino é a dificuldade de localizá-lo.
Existe minas anti-submarino que são lançados ao mar pela tripulação de um navio.
Fala sobre as armas da HK 416 usadas pelas forças especiais e porque não usamos a HK MP7 ao envés da uzi? Sobre o projeto Poseidon. Porque o brasil não desenvolve seus próprios aviões de 4 e 5 geração? e sobre os navios de patrulha fluvial. E sobre os caçadores do exercito.
Um show de conteúdo! Como sempre!
OBrigado, Guilherme!
Tenho uma pergunta a fazer sobre uma pista de pouso e um porta aviões relacionado a guerra das malvinas.
Eu sei que a ampliação da pista no aeroporto das Falklands eram super importantes, mas qual a diferença de decolar de uma pista em terra para um no porta aviões? eu creio que pista de pouso das falklands em 1982 eram maiores que o comprimento de um porta aviões.
Fala sobre o Brasil des-d o inicio.
Ótimo vídeo!!!
Obrigado, Micael!
seus videos são simplesmente excelentes...
Obrigado, Jony!
fale um pouco sobre a funcionalidade e a importância. Das motocicletas na área militar
Parabéns um ótimo canal com assuntos militares atuais
Obrigado, Renato!
Gosto muito do canal e essa musiquinha de fundo.que me lembra o jogo medal of honor.Podia estar falando de outro assunto e tem que dar explicações pra pessoas que não prestam atenção, também pudera um povo com uma nota tão baixa de escolaridade e interpretação de texto só podia dar nisto. Não perca tempo com trolagem, continue dando continuidade aos assuntos sem se preocupar com falácias.
Obrigado, Christian! Vá passando!
Ótimo comentário, só para encerrar o assunto. Os militares de alta patente realmente sabem o q é melhor para o Brasil, e qq pessoa q tenha noção de valores sabe q a nave em questão n tem como ser utilizado no atual momento em q vive nossa nação.
O q eu quis dizer no meu comentário é q são desviados milhões de reais e se somarmos todos esses valores desde décadas q somos saqueados, poderíamos n termos só essa nave, mas centenas de outras embarcações de guerra, um ótimo exército e aero tb.
Fico mt triste n só por perder esse navio mas tb o Minas Gerais ... q se fôssemos um país serio ele poderia estar num museu ou no mínimo a visitação publica.
Quantos navios existem nos EUA q são só p visitação pública e até msm um submarino q foi capturado na segunda guerra mundial e está lá até hoje e q serviu de base para construir submarinos q lançam misseis. (Museu)
Vc pode ate falar sobre este sub se caso ja não falou. Ele carrega uma história mt linda.
Aki tem mts jovens (no nosso país) q nao sao patriotas e mt longe de serem nacionalistas e perder um navio desse na minha opinião .. dói no coração ... isso nada mais justifica uma falta de profissionalismo, seriedade e respeito as nossas forças militares e ao povo, não dos militares mas sim dos nosso governantes ... e a nossa imprensa é fraca ... deveriam martelar a irresponsabilidade deles (Politicos) na perca de mais um navio...
E então ... o q faremos ... já é o segundo navio,... depois vao vender o q ? as fragatas ??? depois os poucos avioes ... lembram se dos Fantons F5 q a aero vendeu ... q vergonha q foi, até pilotos de arrancada dos dragsters americanos queriam comprar o avião para tirarem a tubina para colocarem em seus dragsters ...
Alguem aki ja teve a oportunidade de saber quanto custa para se construir um porta avioes... alguem aki ja viu como se constroi um porta avioes ... ja viram quanto tempo levam para construir um porta avioes ... ja entraram num estaleiro pelo menos ... ????
A Índia é mais pobre q o brasil e gastam 50 bi por ano com toda a sua força militar, ja viram o poderio deles, ate armas nucleares eles tem. Vcs amigos q leram meus comentários estão agindo como se o Brasil jogase mal uma partida e com isso vaiam a propria seleção e jogam a bandeira no chão. Temos q ser mais patriotas.
Ao dono do canal, vc é mt imparcial sobre o navio e vc está coberto de razão, vc não pode agir e pensar com o coração, o seu canal aki no youtube se continuar assim com esse nivel profissional e respeito aos seus seguidores vai acabar virando programa de tv e tomara q seja numa grande emissora. VC tem total razão quando fala q o navio n atende as nossas necessidades, nem em guerra nós estamos .... mas as vezes falta um pouco de interpretação dos nossos amigos ou levados a um senso de justiça pensando q estou falando mal do canal ou de vc. Sou assíduo no seu canal e vejo todos q eu posso e curto todos eles. E quero deixar bem claro aki o meu respeito ao canal, a vc e a todos q estão aki.
Mas vamos pensar alto, positivo e não concordar com tudo q eles querem.
E afirmo, mesmo sendo caro, mesmo não tendo condições, eles tinham q se virar e não perder o navio, alem de construirem toda uma frota para proteger a navi.
Basta para isso não roubar, não desviar dinheiro publico, não pagar grandes salarios a concursados sanguessugas e parasitas. Só olharem para o Chile, olha o tamanho dele, tamanho da população, renda per capita, PIB e compara com o nosso... la eles nao estao perdendo navios e sim adquirindo mais ainda ....
Um grande abraço a todos e vc Marcelo, acho q é o seu nome dono do canal ... mt obrigado por colocar mais um vídeo sobre o nosso navio... Mt obrigado pela coragem do seu canal e os assuntos q vc aborda. sou mt grato.
Me perdoem por algum comentário, mal colocado ... n tenho intenção em magoar ninguem ok.
Richard.
isso mesmo vc tem toda razão
Simplesmente perfeito!
Em debates, palestras e seminários, sempre me posicionei no aspecto de que deveríamos investir em meios capazes de NEGAR O USO DO MAR aos eventuais inimigos. Os conceitos que sustentam a aquisição e manutenção de um navio aeródromo não cabem em nossas políticas estratégicas de defesa.
Se teve gente que não entendeu é porque não prestou atenção! Manda ver o vídeo mais umas 10x, acho que assim vai entender! Parabéns pelo vídeo , você é o melhor nessa área!
Pelo amor de Deus, "BRASIL NÃO PRECISA DE PORTA AVIÕES " , melhor decisão tomada pelos almirante da marinha!
Comprar porcaria com dinheiro do contribuinte, o governo sabe fazer muito bem! Kkk
@@Jorgemendeleyev1228 Ao que você está referindo ? Se for o porta avião São Paulo , aí concordo !
Deve-se cobrar do FHC.
@@djalmasoares7318 É esse cabra safado mesmo!
Ola, gostei da sua explanação, realmente para não deixar nenhuma duvidas.Por favor considere o que vou escrever abaixo somente como um pensamento meu.Mas... sempre existe um mas...Quanto custa uma fragata? sei lá uns US$ 350 milhôes, somente uma.Uma corveta anterior a Barroso, que era classe Inhaúma, estava avaliada em quase US$ 200 milhões.Ai eu faço a pergunta? vamos comprar o que, com a economia do reparo do A12?Não seria interessante fazer realmente um recall completo no A12? quase uma engenharia reversa? a longo prazo?E adquirir gradativamente os meios para proteção do mesmo.Quanto ao submarino, estamos gastando dinheiro novamente para adquirir conhecimento, que em tese foi adquirido na compra dos IKL alemão, mas foram construidos somente 5. Quanto ao submarino nuclear, está previsto (a perder de vista) somente após 2030.Em alguns outros sites, já se começa a ter zunido de podemos adquirir outro Port Aviões.
OBrigado, Dirceu!
Já curti o vídeo antes de assistir, pois as posições aqui apresentadas são muito bem embasadas!
Certamente quem não entende a finalidade de um porta- aviões criticaria essa posição.
Muito bom Marcelo!!
Obrigado, Gabriel! As suas curtidas são muito importantes para o crescimento do canal!
Excelente.
Obrigado, Cassio!
Top! Esclarecimento claro como a água! Não perca tempo sofrendo com os comentários dos Brs! Parabéns pela paciência!
Obrigado!
faiz um vidio sobre isso se o Brasil te estrutura e material pra construir uma bonba no clear,e se tem porque ainda n temos uma tendo em vista os buracos encontrados na serra do cachimbo, seríamos uma grande potência militar. abraço
Nossa marinha merecia o melhor, só que sem dinheiro, e se mantendo a duras penas, hoje um navio aeródromo fica inviável, lamento ainda o ADESTRAMENTO , aquisição e o investimento nos aviões para o uso no São Paulo , os pilotos da FAB e da Base Aérea Naval vinham se empenhando muito para tal, resta agora a modernização do restante de suas aeronaves e saber o real emprego que será dado ( em quais missões) a esse CARO efetivo la empregado ( e ninguém vai preso), pode ser que num futuro de médio prazo se aproveite parte deste investimento, Brasil acima de tudo !!!
Seria mais util construir aeroportos/aerodromo flutuantes em ilhas artificiais ou em arrecifes.
Fale sobre o Nióbio e como o Brasil pode aproveitar melhor este recurso.
(Não sei se esse tema já foi abordado aqui)
Não há esperança para o Brasil e os brasileiros. Desistam dos seus sonhos, pois o Brasil é o país que mais maltrata os seus cidadãos. Vou citar apenas um fato que comprova, definitivamente, a maldade do Brasil com os seus cidadãos: no Brasil, é necessário, para o homem se aposentar, ter 65 anos de idade. Considerando que 99,99% da população brasileira dura até os 70 anos, vocês podem perceber que o Brasil obriga seus próprios cidadãos a trabalharem mesmo idosos para receberem um salário mínimo de fome. Não adianta tentarem me contradizer, pois nada muda esse fato acima. Mas, o Brasil faz essa e muitas outras maldades com seus próprios cidadãos. O Brasil não é um país confiável e nunca irá se desenvolver, pois aquilo que é mau nunca prosperará.
Mandou bem. Boas considerações!
Marcelo, muito bem posta sua opinião sobre porta-aviões. Hoje, no momento em que encontra-se nossa Marinha, não temos condições de possuir esse navio que denota projeção de poder. Devemos investir em submarinos, pelo menos 6 (seis) de propulsão nuclear e 30 (trinta) convencionais. Fragatas e corvetas, com radares e apoio de satélites, além de defesa cibernética eficiente, é o suficiente para a proteção de nossa amazônia azul.
Obrigado, Josi!
Concordo com sua opinião Marcelo!!!!!
Obrigado, Palloma!
apoiado Marcelo.
O anuncio oficial da MB sobre o São Paulo fala exatamente disso, o investimento necessário so PA São Paulo não teria um retorno plausível, portanto a MB decidiu investir esses recursos nos programas de submarinos e Corvetas (Novo Barroso), o pA ficou em 3o na prioridade da MB. Decisão acertada e de cabeça fria da MB, alguns podem argumentar que levou-se muito tempo para chegar a essa decisão (desde 2005 que a São Paulo está a de resguardo...), mas essa decisão mostra que o atual grupo do Ministério da Defesa não teve na agenda da decisão o viés populistas das administrações anteriores.
Qual a situação atual das nossas forças armadas? Quais medidas o atual e futros presidentes deveriam adotar? Ah, fale um pouco sobre as Missões de Paz promovido pelas nações europeis, e tmb por outros países.
no começo di vídeo que legal!!! :D Brasil usando telhado com camuflagem digital!!!
Um vídeo sobre as tropas de pronto emprego do Brasil seria muito interessante.
Boa tarde Marcelo, sou um grande fã de seu canal porém, não concordo com sua opinião em relação ao emprego de um porta-aviões por parte de uma marinha ou país. É fato que grandes potências utilizam o porta-aviões como arma ofensiva, no entanto, não é esse o caso em relação à MB, pois a nossa marinha deseja utilizar o referido navio como um "guarda-chuva" da esquadra em alto-mar, através da aviação naval embarcada. A pretensão da nossa marinha é ser no futuro uma marinha de "águas azuis" e isso não é possível sem o porta-aviões. O caráter ofensivo ou defensivo desse tipo de navio tem mais haver com sua utilização e não com a arma em si. Um grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Obrigado, Rogerio!
Rogerio Verasrodrigues
Verdade, a MB nunca desejou "projetar poder em locais remotos", como o autor vem afirmando em suas publicações.
A função do A-12 em tese, seria a de oferecer cobertura aérea sobre a frota, da mesma forma que a Royal Navy fez nas Falklands/Malvinas em 82.
Isso mesmo.Para ser uma marinha de "águas azuis",com o Atlântico Sul como área de atuação,não adianta possuir uma esquadra poderosa sem a proteção de uma aviação naval baseada em porta-aviões.
Ótimo vídeo Marcelo
Obrigado!
Muito bom vídeo Marcelo! Com certeza a maioria dos inscritos entenderam o teu posicionamento.Embora eu tenha o posicionamento de que o São Paulo com uma reforma parcial poderia de algum modo ser útil a marinha e ao Brasil.
Obrigado, luiz!
um porta-avioes é muito importante para um país como o Brasil de imenso oceano ele por se só já impõe respeito mesmo que não se use é melhor ter do que não ter, o porta-avioes argentino não participou dá guerra por estratégia, deu trabalho aos britânicos...ou seja tiveram algo a mais para se preocupar eu falo de algo a mais para prestarem atenção...um porta-avioes é muito importante até mesmo para treinar nossos pilotos
Ótimo vídeo completo, realmente essas poucas palavras fariam uma enorme diferença nas impressões do vídeo anterior. Ao meu ver #ficadica para os próximos que tocarem em assuntos mais próximos a nossa realidade. mesmo sabendo que é impossível antecipar a opinião de todos.
O único que eu discordo, semanticamente, não é que não precisamos de um porta aviões, Apenas que estamos atrasados em todo o resto. Sei que parece mimimi, mas essa nuance acredito que faça a diferença no contexto geral.
Parabéns pelos projetos!
Obrigado, Wendel!
Poderia fazer um vídeo 2 sobre os Snipers?
Concordo plenamente. Deve-se visar defesa de nosso litoral, com submarinos, fragatas, corvetas e contratorpedeiros é que faremos isso, é prioridade. Porta aviões é para situações ofensivas, deixe para mais tarde.
Excelente video vc falou tudo, e deveria ter a participação na iniativa privada nacional na modernização das frotas que seria mais rápido e mais pra frente construiria 2 porta aviões barato, econômico e dentro da nossa realidade, excelente video, na minha opinião não deveria desativar o Sp, faria uma reforma simples para ser uma forma de atrair o turismo, ainda arrecadaria dinheiro através do turismo eu seria o primeiro a visitar.
Obrigado, Alexandre!
Verdade, não tem escolta falta pesados investimentos.
gostei mano seus vídeos são os melhores que eu ja vi
Obrigado, Bruno!
De nada Marcelo
É assim mesmo as pessoas ñ sabem discernir uma crítica construtiva, caem de paraqueda nos vídeos ou começam a ver o vídeo no final.
Faz um vídeo falando sobre a evolução dos mísseis que carregam as bombas atômicas durante a guerra fria até os dias de hoje.
Muito bem explicado e concordo plenamente c vc neste momento não temos como ter um porta aviões se não temos navios de escolta para proteger e ao mesmo tempo desempenha ações de ataque, as forças armadas do Brasil estão precisando de investimentos urgente.
ótimo trabalho parabéns
Obrigado, Josinaldo!
o que aconteceu com o porta avioes argentino 25 de maio ja que até ontem(16) o Brasil era o unico pais na America Latina que possuia um porta aviões?
parabéns pelo vídeo, bem esplicado.
Obrigado, Ricardo!
MARCELO OTIMO VIDEO E BEM RESUMIDO
Obrigado, Samara!
Valeu muito parabéns
Obrigado, Adriano!
Quantos submarino nuclear poderemos obter com a comparação de um porta avião além do custo de manutenção.
bom dia. eu gostaria que você se poder faça um vídeo sobre este tema em que sentido entre porta aviões americanos e russos qual desta duas classes serviria melhor ao Brasil devido as condições dá nossa marinha. ou mesmo era temos uma frota de novos submarino nucleares
concordo plenamente com você.
Parabéns Marcelo pelo seu vídeo, realmente não faz sentido algum manter um elefante branco desses na frota naval da Marinha Brasileira... Cara você posta vídeos demais, quando chego do meu trabalho em casa as vezes me perco de tantos vídeos que você posta diariamente... Mas isso é legal, mostra sua seriedade e compromisso com o canal...
Obrigado!
nem precisava desse video Marcelo! sempre vão haver pessoas presas as suas próprias teorias fechadas e sem base alguma.
eu amo esse canal!!!
Obrigado, Pedro!