Benzedeiras e Benzedores de Pavão: Religiosidade e Tradições Culturais

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 дек 2024
  • A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é realizada desde 2009, inspirada pela Journées du Patrimoine, da França. Desde então, o evento anual ocorre em um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio. Este documentário, de forma amadora, mas com muito carinho, dedicação e amor, para que falasse dessas pessoas, com essas pessoas, que ainda estão ao nosso entorno. É nossa forma de agradecer e homenagear todo acolhimento, gerado pelas palavras especiais enviadas a nossa alma. O benzimento faz parte da sabedoria popular, sendo uma missão que se aprende e se pratica com respeito e fé, precisando ser preservada e respeitada.
    O que é o ICMS Patrimônio Cultural?
    O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse do recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.
    O Iepha
    O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Iepha-MG, é uma fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura que atua no campo das políticas públicas de patrimônio cultural. Cabe ao Instituto pesquisar, proteger e promover os bens culturais de natureza material e imaterial de Minas Gerais, em parceria com os órgãos municipais e federal. O Iepha-MG, em sua trajetória, vem ampliando a escuta junto aos coletivos de cultura e às comunidades locais fortalecendo a participação no reconhecimento do patrimônio cultural do Estado. Dentre suas principais iniciativas, o Instituto acompanha e realiza obras de restauração de bens culturais, implementa ações de cooperação municipal, por meio do ICMS Patrimônio Cultural, e produz inventários, dossiês de registro e tombamento, além das ações de salvaguarda do patrimônio de Minas Gerais.

Комментарии •