Lei 9.605/95. Art. 65. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. § 1o Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa. § 2o Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
O único problema da pixaçao , é que ela invade, transgride . Mas nUma visão geral de arte é óbvio que é arte também . Não deixa de ter uma estética , forma , ideia e etc...
Olá, sou pixador, de Florianópolis, minha tag é stigma, cara tudo oque você falou sobre pixadores, sobre eles quererem causar um impacto e etc..., está extremamente certo, ótimo vídeo cara, parabéns.
o problema é permissão, na minha opinião quando um pixador é autorizado a pixar tudo bem, a questão é quando não é permitido, e depende também a forma da pichação, é completamente diferente fazer uma piroca doq fazer algo com um sentido "bom"
@@blackoutdarkside7407 isso é verdade, mas cara veja, se autoriza a fazer o trampo já toma outro rumo que é o graffiti. E nossa eu também detesto essas pessoas que ficam desenhando coisas nas paredes tipo frases merdas e pirocas, te entendo perfeitamente
Muito interessante a análise! Eu tinha essa visão do graffite ser arte e o pixo não, mas depois de um debate numa aula na faculdade mudei completamente minha posição. É isso, a arte incomoda mesmo, é viva, é manifestação
Parabéns!! Sou o Miro Corrêa, professor de arte estilista e grafiteiro de BH, presenciei com você um dos comentários mais sensatos sobre o grafite e picho.
@@ArtedeSegunda Também desde a infância, só olhar as paredes ou mesas de qualquer escola, quem nunca escreveu o nome ou desenhou uns 8==D que atire a primeira pedra kkkkkkk
Pichação no Brasil é algo único, não tem ligação com arte é simplesmente vandalismo, e é pra ser vandalismo não arte, pergunta a um pichador se ele faz arte, se sua pichacão devia estar em uma galeria, está ligado á gangues, vejo o pixo como algo anárquico, uma pura violação, e uma estética apenas para vandalizar, analisa ocorrências como Pixo Manifesto ou em 2008 também teve a invasão de pichadores na bienal, diferente dos EUA, lá é spray arte, que sai do seu guetos, muros e metros, ''subway arts'' vai até as galerias e museus, mas nas galeria torna outros contextos, uma grande questão do grafite é se ele esta na ruas é grafite e quando entra nas galerias ele deixa de ser? o que o define é o contesto das ruas ou sua aceitação dentro das galeria? o que mudou dos anos 70s quando começa o grafite e o que ele é hoje? qual os rompimentos tomados nesses anos todos ? como o publico\pessoas os veem ? o que faz aquilo ser ''arte''.
As análises são tão diversas que rende horas de conversa! Já falei com vários pichadores que falam que o que eles fazem é arte, mas é arte por estar sendo transgressora e anárquica, exatamente como vc falou. Nesse sentido eles não querem uma parada domesticada em galeria, eles querem outras coisas, discutir território, propriedade e até mesmo só gravar o nome do seu grupo no local mais absurdo possível. É diferente da arte "tradicional" de museus e galerias e quer ser assim, é uma relação completamente diferente. Mas claro, esse é o ponto de vista de alguns que conheci, não deve também ser uma coisa homogênea. Ótimos questionamentos!
Conheci o canal hoje, e admito que tinha a visão lugar comum sobre Grafiti x pixação. Gostei do conteúdo ( não sei se concordo plenamente, mas me fez pensar, e eu gosto disso rs). Ganhou um inscrito. Ahh; seu canal foi uma indicação do fotógrafo Armando Vernaglia Jr.
Você falou a questão do Vietnam e foi muito bom esse argumento. Imagine que tá de noite e eu já tô dormindo no prédio e do nada uns cara começa a invadir e sair rabiscando tudo, são eles que tem direitos sobre meu lar ? E se a minha arte for cagar e bota no correio deles para simbolizar que nem tudo na vida é bom. O quê teria de errado com a minha arte ?
Olá! Vim por indicação do Armando Vernaglia, e gostei muito dos vídeos do canal! Ainda tenho muito a explorar, mas, desde já, agradeço por todo o conteúdo e reflexão fodas que vc trás pra gente aqui no RUclips.
Diferença é bem simples Pichação é como se um tatuador tatuasse uma pessoa dormindo, Gráfitte é uma pessoa indo até o tutuador e pedisse para fazer uma tatuagem.
Perto de onde eu morava tinha uma passage por debaixo de uma ponte que era toda graffitada. Eu sempre ia pra la de noite admirar toda aquela "Sociedade do eu estive aqui"
olá , assisti seu vídeo e depois tive uma prova de habilidades específicas para artes visuais e o tema da redação era se pichação é arte ou não e seu vídeo me ajudou muito então muito obrigadaa! !
Gostei do vídeo. Acho que é importante diferenciar Pichação, com CH, que é algo legível, mais democrático, tipo a foto que você exemplificou do "abaixo a ditadura", que qualquer pessoa consegue entender, de PiXação, com X, que vem de São Paulo e é mais restrita, porque somente quem se interessa pela cultura ou faz parte dela que consegue decifrar o que está escrito, os nomes dos pixos, grifes, etc.
Concordo plenamente!! Temos que distinguir Arte e relação dos conceito de leis na sociedade. O pichador uso o espaço urbano. não pixa a sala das pessoas e sim as paredes externas. A estética capitalista e que determina o que é belo ou feio. Mas a arte urbana não que se vista pelos viés da estética e sim pela relação do ser humano com o meio onde ele está inserido. tudo muralista ou grafiteiro um dia foi pichador. Arte é isto, Ação humana e ponto final .
Excelente vídeo, o que me incomoda nesta questão do pichação, como vc mesmo disse, ser uma marca de território, é não respeita as outras manifestações artísticas no espaço, sempre se sobrepondo a algo que já estava ali, seja um busto numa praça, arquitetura de um prédio histórico, uma pintura na parede ou um grafite no muro... Vejo a pichação seu indivíduo querendo ser o soberano na linguagem visual quando não respeita a existência de outras manifestações da arte que já estão ali existentes por anos.
@@osmenoresdograuap780 mano em belém do pará os pixadores virem e mexe estão queimando os grafiteiros e se forem falar come eles, ainda corre o risco de levar um tiro.
Boa noite sou pixador em uberaba mg, minha assinatura é "tags" tudo q vc disse é extremamente correto, sobre como o pixador gosta de incomodar, eu adoro entrar no onibus olhar pra cima e la ter uma assinatura minha, ver alguem comentando, um policial reclamando, uma senhora se questionando como alguem chegou la encima, n tem preço.
Pichação é a arte proibida, nem todo mundo tem dinheiro pra comprar várias tinta e varios bgl pra fazer desenho, pixo n é só um rascunho aleatorio, nos q é pixador nos entende o significado dos nossos rabisco (por mais q nem todas tenha um significado) pixo é arte pra qm entende, abapuru é feio pra muitos, mas tem um sentido q pra qm entende é algo lindo Alem d q só qm pixa sabe a sensação, alem d sentir uma liberdade e uma adranalina, depois q acaba a tinta da uma tristeza e uma vontade enorme d comprar outra lata, é um vício msm e um vício q n demora tanto pra te pegar, depois d 3 lata tu entende pq tem pixador q pixa a 30 anos e n se cansa
procurava até então uma contextualização sobre essa história do que é o grafite. A forma que foi transcorrida foi excelente preenchendo minhas expectativas, dando inicio as minhas pesquisas, obrigado!
É a mesma coisa ....uma sofre preconcieito e a outra não... e o pixo é por natureza uma arte marginal é assim que ela funciona ...são expressões artisticas
Graffiti e com 2 Fs senão é o Grafite da ponta do lapis e o movimento que vc se refere a pichação é o PIXO , pichação e qualquer rabisco na parede o movimento aqui de são paulo se chama PIXO
Olá, Douglas. Vamos lá, em português grafite é grafite mesmo... A diferenciação é que grafite de lápis é um substantivo feminino e o da arte é um substantivo masculino. Logo, a ponta do lápis tem a grafite e o muro o grafite. Quanto ao movimento de SP, sim concordo, mas como não estava focado apenas nele no vídeo usei a grafia comum em português mesmo. 😁
@@ArtedeSegunda irmão o Graffiti não é português kkk e não é algo regulamentado, assim como a pixação vc nunca vai encontrar a definição com o nome PIXO no dicionario , ambos são movimentos que não se prendem a merda do dicionario daqui kkk eu dou aula de grafiti e sou do movimento da pixação , ao falar do nosso universo o ideial e que adrente a ele e não as formalidades do dicionario , no meio do graffiti se vc n sabe sequer escrever o nome do nosso movimento vc vira motivo de chacota
Bacana, rapaz. Valeu pelo toque!! Conheço o universo do grafite e da pichação das periferias de Curitiba. Entendo da origem dos termos e tal, mas por formalidade e a ideia didática do canal me apeguei aos termos do dicionário mesmo (entendo qualquer objeção). A intenção não é descaracterizar o conteúdo do que é feito, pelo contrário grande admiração pelo trabalho. Abraço
@@ArtedeSegunda que isso , entendo seu ponto de vista tambem e acho daora a sua atitude de comentar sobre o assunto , inclusive gostei do seu ponto de vista . só fiz meu comentario em defesa do movimento . tanto no graffiti quanto no pixo nos sacrificamos muito pelo movimento de maneiras q as pessoas nem imaginam , desde de passar madrugada tomando bica na cara a outras historias e pelo suor derramado acabamos por defender a nossa cultura das ideias externas .
Acho que está totalmente certo! Vou seguir o seu conselho e ver se trago uma galera que vive isso no cotidiano para dar um depoimento, acho que é ótimo relatos tipo o seu para entendermos melhor e abandonar preconceitos! Valeu!!
É pq para as pessoas quando tá ruim elas querem que fique ainda pior. Ou seja tá feio então vamos deixar mais feio ainda. Eu não sei como nasce um ser humano com uma mentalidade dessa. O lugar já é pobre e feio aí deixa pior ainda gente é pra rir dessa mentalidade mlds volta logo!!!!!!!
É vandalismo 100% desde quando você vai a uma propriedade privada e pixa e estraga o muro de alguém sem autorização do mesmo,é arte sim concordo mas é vandalismo também eu definiria "artista vândalo" não necessariamente por que é arte não é vandalismo.
Todo mundo que já grafita já pixou ....pq ó pixo é um grafite que não está bom .......ou melhor e o grafite de alguém que não tem experiência .........concord
Querendo ou naoo pixação ou graffiti é arte, é uma forma de se expressar ou chamar atenção em lugares de pouca visualização do governo e está lutando p uma diferença e menos preconceito da sociedade. E você feito idiota sentado fazendo porra nenhuma e julgando aquele que quer abrir a mente hipócrita de vcs p educação e econômica melhor no Brasil
@@elidanayara3520 Acho grafite bom em lugares públicos, que representam o estado, desde que não atrapalhe a consistência e beleza daquele lugar. Mas em lugares privados, tipo muro de casas, tem que pelo menos entrar em contato com o dono, como o cara disse, não faz sentido pixarem sua casa sem você quiser, que dependendo pode estragar a beleza da sua casa e você terar que gastar tempo e dinheiro só para pintar a casa de novo.
Antes de tudo pichação é crime ambiental e o seu discurso soa como de alguém simpatizante da Esquerda e/ou formado em Filosofia ou Sociologia. Eu posso opinar sobre Arte porque sou Músico de formação Erudita há mais de trinta anos, estudei desenho artístico quando adolescente e sou Funcionário Público na área de Ensino. Conheço bem a cultura do Rock, principalmente dos Anos Cinquenta, Sessenta e Setenta, mas a contestação nesse estilo (Gênero é outra coisa) iniciou-se em meados da Década de Sessenta. Os Artistas Plásticos nunca sujaram propriedades alheias, colega, pois o espírito criativo, por mais contestador que seja, reconhece o espaço do outro, caso contrário seria um intrometido, estaria cometendo uma ação invasiva, aliás, toda ação tem um reação; pichações em banheiros sempre existiram, em espeluncas, diga-se de passagem. Pichação é sinal de baixa estima e uma forma de auto-afirmação, não é Arte, é vandalismo. Não escrevi um "textão", mas suponho que tenha entendido meu ponto de vista!
Legal sua formação, Aloysius. Sou artista plástico, arte historiador e professor de história da arte. Muito prazer. Acredito que opinar todos podem, obrigado pela sua opinião.
@@ArtedeSegunda - obrigado pela compreensão, outrossim, reconheço quando alguém possui Cultura, como é o seu caso e, por ter colocado um vídeo como este na Internet, é um formador de opiniões. Eu moro em São Paulo há muitos anos e, de uns anos para cá, a cidade está toda pichada, há lixos espalhados pelas ruas, mas essa sensação de abandono já começou nos Anos Cinquenta, quando as Indústrias passaram a poluir os Rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros. Imagine as grandes cidades daqui algumas décadas, a continuarem os descasos! Um abraço!
sabidão e ainda diz que pichação não e art e demais ... nao e pq e feio ou mal feito ou fora da lei que nao deixa de ser arts meu ... teu conceito de art se aplica a apenas ao seu individualismo ;;;
A questão não é o que eu acho, mas o que de fato é. Grafite é uma arte, que embeleza, colori, descansa os olhos, um profissional que cria com harmonia. Pichação, desastre, poluição visual, revoltados por não saberem grafitar, ou seja, fazem suas nessecidades fora do vaso. Não tenham vergonha, pedem para um grafiteiro ensinar.
Entendi, obrigado por nos elucidar e mostrar "A Verdade". Já pensou em escrever livros para ensinar para todos sobre como a sua opinião é a "Verdade" e o "Fato"?
@@ArtedeSegunda Mas o fato é que quando é num muro ou parede de um lugar que pertence à uma pessoa, deve se pedir autorização ou se torna vandalismo. Art. 65
O que está em questão é que não tem nada a ver com arte e sim com a propriedade privada, estou pouco me lixando se é grafite ou pichação, eu só não quero que pintem o muro da MINHA CASA, da MINHA PROPRIEDADE sem a minha autorização. Se quiserem pichar o patrimonio publico pra mim tudo bem, se quiserem pichar monumento historico otimo, mas no que eu construi...
Olá.Sou professora de Arte na rede pública .Seus videos são ótimos ,contribuíram muito para as aulas.Gratidão.
Fico muito feliz em poder ajudar de alguma maneira!!!
Lei 9.605/95.
Art. 65. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
§ 1o Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.
§ 2o Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
Olha só alguém q n falou merda ksksjsjs parabens mano belo vídeo! Já me ganhou na parte do "quem somos nós pra dizer oque é arte"
Hahahaha
Tento não falar merda, às vezes acontece.
Abraço!
O único problema da pixaçao , é que ela invade, transgride . Mas nUma visão geral de arte é óbvio que é arte também . Não deixa de ter uma estética , forma , ideia e etc...
Olá, sou pixador, de Florianópolis, minha tag é stigma, cara tudo oque você falou sobre pixadores, sobre eles quererem causar um impacto e etc..., está extremamente certo, ótimo vídeo cara, parabéns.
o problema é permissão, na minha opinião quando um pixador é autorizado a pixar tudo bem, a questão é quando não é permitido, e depende também a forma da pichação, é completamente diferente fazer uma piroca doq fazer algo com um sentido "bom"
O cara fala como se fosse normal tipo "ola sou um criminoso"
@@blackoutdarkside7407 isso é verdade, mas cara veja, se autoriza a fazer o trampo já toma outro rumo que é o graffiti. E nossa eu também detesto essas pessoas que ficam desenhando coisas nas paredes tipo frases merdas e pirocas, te entendo perfeitamente
@@ha20anos56 ah mano top
@@ha20anos56 pixar é humano
Muito interessante a análise! Eu tinha essa visão do graffite ser arte e o pixo não, mas depois de um debate numa aula na faculdade mudei completamente minha posição. É isso, a arte incomoda mesmo, é viva, é manifestação
💛💛💛💛💛
valeu professor, me ajudou muito, vou fazer prova essa semana e vai cair exatamente isso, bela aula.
Parabéns!! Sou o Miro Corrêa, professor de arte estilista e grafiteiro de BH, presenciei com você um dos comentários mais sensatos sobre o grafite e picho.
Poxa, muito obrigado!
💙💙💙
Eu costumo pensar que o grafite sempre teve relaxação conosco desde as cavernas de Altamira ou da Serra da Capivara, por exemplo
Lucas Almeida concordo, existe uma relação muito forte mesmo!!!
Eu foquei a partir dos romanos só para não abrir muito a discussão! Ótimo comentário!!
@@ArtedeSegunda Também desde a infância, só olhar as paredes ou mesas de qualquer escola, quem nunca escreveu o nome ou desenhou uns 8==D que atire a primeira pedra kkkkkkk
Pichação no Brasil é algo único, não tem ligação com arte é simplesmente vandalismo, e é pra ser vandalismo não arte, pergunta a um pichador se ele faz arte, se sua pichacão devia estar em uma galeria, está ligado á gangues, vejo o pixo como algo anárquico, uma pura violação, e uma estética apenas para vandalizar, analisa ocorrências como Pixo Manifesto ou em 2008 também teve a invasão de pichadores na bienal, diferente dos EUA, lá é spray arte, que sai do seu guetos, muros e metros, ''subway arts'' vai até as galerias e museus, mas nas galeria torna outros contextos, uma grande questão do grafite é se ele esta na ruas é grafite e quando entra nas galerias ele deixa de ser? o que o define é o contesto das ruas ou sua aceitação dentro das galeria? o que mudou dos anos 70s quando começa o grafite e o que ele é hoje? qual os rompimentos tomados nesses anos todos ? como o publico\pessoas os veem ? o que faz aquilo ser ''arte''.
As análises são tão diversas que rende horas de conversa! Já falei com vários pichadores que falam que o que eles fazem é arte, mas é arte por estar sendo transgressora e anárquica, exatamente como vc falou. Nesse sentido eles não querem uma parada domesticada em galeria, eles querem outras coisas, discutir território, propriedade e até mesmo só gravar o nome do seu grupo no local mais absurdo possível.
É diferente da arte "tradicional" de museus e galerias e quer ser assim, é uma relação completamente diferente. Mas claro, esse é o ponto de vista de alguns que conheci, não deve também ser uma coisa homogênea.
Ótimos questionamentos!
Salve A liberdade sem limites.
@@ArtedeSegunda Para uma coisa ser arte a pessoa tem que ter a intenção de ser arte, coisa que os pichadores em maioria não fazem
Faiz um vídeo falando sobre *GRAPIXO*
Vou pesquisar!
@@ArtedeSegunda blz
Up
Massa! Super importante suas colocaçoea❤
Conheci o canal hoje, e admito que tinha a visão lugar comum sobre Grafiti x pixação.
Gostei do conteúdo ( não sei se concordo plenamente, mas me fez pensar, e eu gosto disso rs).
Ganhou um inscrito.
Ahh; seu canal foi uma indicação do fotógrafo Armando Vernaglia Jr.
Você falou a questão do Vietnam e foi muito bom esse argumento. Imagine que tá de noite e eu já tô dormindo no prédio e do nada uns cara começa a invadir e sair rabiscando tudo, são eles que tem direitos sobre meu lar ? E se a minha arte for cagar e bota no correio deles para simbolizar que nem tudo na vida é bom. O quê teria de errado com a minha arte ?
Olá! Vim por indicação do Armando Vernaglia, e gostei muito dos vídeos do canal! Ainda tenho muito a explorar, mas, desde já, agradeço por todo o conteúdo e reflexão fodas que vc trás pra gente aqui no RUclips.
Oi, muito obrigado!!!
Diferença é bem simples
Pichação é como se um tatuador tatuasse uma pessoa dormindo,
Gráfitte é uma pessoa indo até o tutuador e pedisse para fazer uma tatuagem.
Perto de onde eu morava tinha uma passage por debaixo de uma ponte que era toda graffitada. Eu sempre ia pra la de noite admirar toda aquela "Sociedade do eu estive aqui"
Adoro me embrenhar nesses becos!
olá , assisti seu vídeo e depois tive uma prova de habilidades específicas para artes visuais e o tema da redação era se pichação é arte ou não e seu vídeo me ajudou muito então muito obrigadaa! !
Fico muito feliz em ajudar!!!
=D
Gostei do vídeo. Acho que é importante diferenciar Pichação, com CH, que é algo legível, mais democrático, tipo a foto que você exemplificou do "abaixo a ditadura", que qualquer pessoa consegue entender, de PiXação, com X, que vem de São Paulo e é mais restrita, porque somente quem se interessa pela cultura ou faz parte dela que consegue decifrar o que está escrito, os nomes dos pixos, grifes, etc.
Concordo plenamente!!
Temos que distinguir Arte e relação dos conceito de leis na sociedade.
O pichador uso o espaço urbano. não pixa a sala das pessoas e sim as paredes externas.
A estética capitalista e que determina o que é belo ou feio. Mas a arte urbana não que se vista pelos viés da estética e sim pela relação do ser humano com o meio onde ele está inserido.
tudo muralista ou grafiteiro um dia foi pichador.
Arte é isto, Ação humana e ponto final .
Vídeo muito necessário, concordo com cada vírgula
Parabéns pelo canal!
Excelente vídeo, o que me incomoda nesta questão do pichação, como vc mesmo disse, ser uma marca de território, é não respeita as outras manifestações artísticas no espaço, sempre se sobrepondo a algo que já estava ali, seja um busto numa praça, arquitetura de um prédio histórico, uma pintura na parede ou um grafite no muro... Vejo a pichação seu indivíduo querendo ser o soberano na linguagem visual quando não respeita a existência de outras manifestações da arte que já estão ali existentes por anos.
Cara, não é bagunçado,vc não pixa o grafite de um mano nem sobrepõe outro pixo
@@osmenoresdograuap780 mas pixadores tendem a pixar estatuas, monumentos e outras formas de expressão sem se importar
@@osmenoresdograuap780 mano em belém do pará os pixadores virem e mexe estão queimando os grafiteiros e se forem falar come eles, ainda corre o risco de levar um tiro.
Boa noite sou pixador em uberaba mg, minha assinatura é "tags" tudo q vc disse é extremamente correto, sobre como o pixador gosta de incomodar, eu adoro entrar no onibus olhar pra cima e la ter uma assinatura minha, ver alguem comentando, um policial reclamando, uma senhora se questionando como alguem chegou la encima, n tem preço.
Bela camiseta, professor.
Hahaha
Qual das três?
A do Morfeus, claro!
Vai que vc estava falando da camisa da CCCP!
hahaha
Ah, essa eh bonita também, não tinha reparado.
"Crítica social foda":'odeio bife de fígado' kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tmb odeio ;-;
as aulas de arte da minha cidade citaram seu video (jardinopolis sp aula de artes primeira semana) n me arrependo de vir otimo video
Que maravilha! Muito obrigado!
Amei o vídeo obrigada pela explicação
Obrigado!
🤩
faz um vídeo falando do Habacuc, e a obra exposição 1.
Essa obra aconteceu quando estava na faculdade, discussões pesadas sobre...
Se tudo é arte, NADA É ARTE!
Muito boa explicação!
Pichação é a arte proibida, nem todo mundo tem dinheiro pra comprar várias tinta e varios bgl pra fazer desenho, pixo n é só um rascunho aleatorio, nos q é pixador nos entende o significado dos nossos rabisco (por mais q nem todas tenha um significado) pixo é arte pra qm entende, abapuru é feio pra muitos, mas tem um sentido q pra qm entende é algo lindo
Alem d q só qm pixa sabe a sensação, alem d sentir uma liberdade e uma adranalina, depois q acaba a tinta da uma tristeza e uma vontade enorme d comprar outra lata, é um vício msm e um vício q n demora tanto pra te pegar, depois d 3 lata tu entende pq tem pixador q pixa a 30 anos e n se cansa
Mas o pixo aleatório que vemos em casas e prédios sem autorização dos donos é vandalismo e crime
@@rafaeel9607 q é crime eu n posso negar, realmente é crime, mas n deixa d ser arte
@@Barrero-hw7eu arte e protesto eu boto frases mais violentas no meu pixo
Ou seja...vivem no mundo da Lua, acham bonito, tacam a lua no muro das outras pessoas, e só eles que se entendem! O resto do mundo que se #@$$!
procurava até então uma contextualização sobre essa história do que é o grafite.
A forma que foi transcorrida foi excelente preenchendo minhas expectativas, dando inicio as minhas pesquisas, obrigado!
Taíse Heto fico feliz em poder ajudar de alguma maneira!
:)
A palavra Graffiti (escrever), vem da Itália. Mas hoje, grafite é desenhar.
Já a PICHAÇÃO e o PIXO, são totalmente outras artes diferentes!
ótimo vídeo ,sou grafiteiro e as vezes faço pixação tem muito sentido oq vc disse
Abraços
Obrigado e abraço!
FÁBIO BNICK hehe, é nós, também sou grafiteiro e nem faço distinção
É a mesma coisa ....uma sofre preconcieito e a outra não... e o pixo é por natureza uma arte marginal é assim que ela funciona ...são expressões artisticas
Graffiti e com 2 Fs senão é o Grafite da ponta do lapis e o movimento que vc se refere a pichação é o PIXO , pichação e qualquer rabisco na parede o movimento aqui de são paulo se chama PIXO
Olá, Douglas.
Vamos lá, em português grafite é grafite mesmo... A diferenciação é que grafite de lápis é um substantivo feminino e o da arte é um substantivo masculino. Logo, a ponta do lápis tem a grafite e o muro o grafite.
Quanto ao movimento de SP, sim concordo, mas como não estava focado apenas nele no vídeo usei a grafia comum em português mesmo.
😁
@@ArtedeSegunda irmão o Graffiti não é português kkk e não é algo regulamentado, assim como a pixação vc nunca vai encontrar a definição com o nome PIXO no dicionario , ambos são movimentos que não se prendem a merda do dicionario daqui kkk eu dou aula de grafiti e sou do movimento da pixação , ao falar do nosso universo o ideial e que adrente a ele e não as formalidades do dicionario , no meio do graffiti se vc n sabe sequer escrever o nome do nosso movimento vc vira motivo de chacota
Bacana, rapaz. Valeu pelo toque!!
Conheço o universo do grafite e da pichação das periferias de Curitiba. Entendo da origem dos termos e tal, mas por formalidade e a ideia didática do canal me apeguei aos termos do dicionário mesmo (entendo qualquer objeção). A intenção não é descaracterizar o conteúdo do que é feito, pelo contrário grande admiração pelo trabalho.
Abraço
@@ArtedeSegunda que isso , entendo seu ponto de vista tambem e acho daora a sua atitude de comentar sobre o assunto , inclusive gostei do seu ponto de vista . só fiz meu comentario em defesa do movimento . tanto no graffiti quanto no pixo nos sacrificamos muito pelo movimento de maneiras q as pessoas nem imaginam , desde de passar madrugada tomando bica na cara a outras historias e pelo suor derramado acabamos por defender a nossa cultura das ideias externas .
Acho que está totalmente certo!
Vou seguir o seu conselho e ver se trago uma galera que vive isso no cotidiano para dar um depoimento, acho que é ótimo relatos tipo o seu para entendermos melhor e abandonar preconceitos!
Valeu!!
Graffiti e arte. Pichação e pra protestar.
Uma ótima maneira de ver também! Se bem que acho que o protesto também pode ser arte. 😁
A não ser que a pichação seja no muro de um cidadão, aí é crime.
É pq para as pessoas quando tá ruim elas querem que fique ainda pior. Ou seja tá feio então vamos deixar mais feio ainda. Eu não sei como nasce um ser humano com uma mentalidade dessa.
O lugar já é pobre e feio aí deixa pior ainda gente é pra rir dessa mentalidade mlds volta logo!!!!!!!
Sim. Não entendo o fascínio de certas pessoas com caos, desolação e ódio.
Muito bom, obrigada!!!!!
O erro e ficar classificando linguagens distintas. l..para a arte acontecer ela precisa da crença de quem vê...acreditou é arte!!! Arte é crença.
Top!
Só ouvi verdades
sou graffiteiro e gostei muito do conteúdo.
COMO Q UMA PESSOA Q NINGUEM SABE QUEM É TEM UM MANDADO DE PRISÃO EXPEDIDO PARA ELE.....O PIOR EM 80 PAISES.
Por que pixador não pixa a pintura de grafite?
Respeito a quem chegou primeiro no muro, não pode atravessar outro pixo/graffiti, a não ser que tenha um motivo pra isso.
Porra, vídeo muito bom, conseguiu condensar bem o pensamento de algo tão complexo.
Dá pra mandar pra galera que vive reproduzindo o senso comum.
Muito bom o vídeo
Muito obrigado!!
Esse camisa da CCP é sensacional
Não é?!?!
🤩
É vandalismo 100% desde quando você vai a uma propriedade privada e pixa e estraga o muro de alguém sem autorização do mesmo,é arte sim concordo mas é vandalismo também eu definiria "artista vândalo" não necessariamente por que é arte não é vandalismo.
Graffiti e pixação se aprende na Rua quer aprender oque é pixação e graffiti vai pro point
Perfeito!
Não há nada melhor!!
Sou suspeito pra falar algo...
Eu pixo os muros por querer ser reconhecida no mundo da arte tbm gosto d deixar mnh tag em um lugar onde eu já tive um momento bom 🤗
Todo mundo que já grafita já pixou ....pq ó pixo é um grafite que não está bom .......ou melhor e o grafite de alguém que não tem experiência .........concord
Codnome CERN AK.10
posta aí o seu endereço para alguém ir fazer uma “arte” kkkk
Kkkkk
Muito boa, cara!
Realmente você me pegou com essa! 😂😂😂
Arte de Segunda
to falando sério po, vamos ver se vc vai gostar da arte quando for na sua casa
Sugiro que você assista o vídeo.
Ele pode ser bem informativo.
Obrigado e abraço!
Querendo ou naoo pixação ou graffiti é arte, é uma forma de se expressar ou chamar atenção em lugares de pouca visualização do governo e está lutando p uma diferença e menos preconceito da sociedade. E você feito idiota sentado fazendo porra nenhuma e julgando aquele que quer abrir a mente hipócrita de vcs p educação e econômica melhor no Brasil
@@elidanayara3520 Acho grafite bom em lugares públicos, que representam o estado, desde que não atrapalhe a consistência e beleza daquele lugar. Mas em lugares privados, tipo muro de casas, tem que pelo menos entrar em contato com o dono, como o cara disse, não faz sentido pixarem sua casa sem você quiser, que dependendo pode estragar a beleza da sua casa e você terar que gastar tempo e dinheiro só para pintar a casa de novo.
Eu querendo fazer um grafite e com medo de ser preso 🤡
😂🤣
Por causa do "FODA-SE!" 1:46 não usei esse vídeo para minha aula.
Poxa, que pena, né?
ótima explicação
Muito obrigado!
💙❤️💙
brabo
Oh, querido, poderia falar com mais calmo. Meu filho não acompanhou.
Salve o pixo de protesto.
Oq mais vejo em pichação é sigla de facção então já ñ simpatizo
SALVE HORROR 2019
Vc xapô em fi
3:36 eu ri dessa pichaçao kk
Antes de tudo pichação é crime ambiental e o seu discurso soa como de alguém simpatizante da Esquerda e/ou formado em Filosofia ou Sociologia. Eu posso opinar sobre Arte porque sou Músico de formação Erudita há mais de trinta anos, estudei desenho artístico quando adolescente e sou Funcionário Público na área de Ensino. Conheço bem a cultura do Rock, principalmente dos Anos Cinquenta, Sessenta e Setenta, mas a contestação nesse estilo (Gênero é outra coisa) iniciou-se em meados da Década de Sessenta. Os Artistas Plásticos nunca sujaram propriedades alheias, colega, pois o espírito criativo, por mais contestador que seja, reconhece o espaço do outro, caso contrário seria um intrometido, estaria cometendo uma ação invasiva, aliás, toda ação tem um reação; pichações em banheiros sempre existiram, em espeluncas, diga-se de passagem. Pichação é sinal de baixa estima e uma forma de auto-afirmação, não é Arte, é vandalismo. Não escrevi um "textão", mas suponho que tenha entendido meu ponto de vista!
Legal sua formação, Aloysius. Sou artista plástico, arte historiador e professor de história da arte. Muito prazer.
Acredito que opinar todos podem, obrigado pela sua opinião.
@@ArtedeSegunda - obrigado pela compreensão, outrossim, reconheço quando alguém possui Cultura, como é o seu caso e, por ter colocado um vídeo como este na Internet, é um formador de opiniões. Eu moro em São Paulo há muitos anos e, de uns anos para cá, a cidade está toda pichada, há lixos espalhados pelas ruas, mas essa sensação de abandono já começou nos Anos Cinquenta, quando as Indústrias passaram a poluir os Rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros. Imagine as grandes cidades daqui algumas décadas, a continuarem os descasos! Um abraço!
É por pensamentos elitistas como o seu que eu deixo meu grito abafado nos muros, nunca vão calar a perifa
sabidão e ainda diz que pichação não e art e demais ... nao e pq e feio ou mal feito ou fora da lei que nao deixa de ser arts meu ... teu conceito de art se aplica a apenas ao seu individualismo ;;;
A questão não é o que eu acho, mas o que de fato é. Grafite é uma arte, que embeleza, colori, descansa os olhos, um profissional que cria com harmonia. Pichação, desastre, poluição visual, revoltados por não saberem grafitar, ou seja, fazem suas nessecidades fora do vaso. Não tenham vergonha, pedem para um grafiteiro ensinar.
Entendi, obrigado por nos elucidar e mostrar "A Verdade".
Já pensou em escrever livros para ensinar para todos sobre como a sua opinião é a "Verdade" e o "Fato"?
@@ArtedeSegunda Mas o fato é que quando é num muro ou parede de um lugar que pertence à uma pessoa, deve se pedir autorização ou se torna vandalismo. Art. 65
@@ArtedeSegunda Relativismo é foda kkkkk
Graffiti é somente letra, o resto é muralismo
Pichação é feio mesmo, mas beleza é relativo. Grafite também, dependendo, é feio, mas têm uns muitos belos.
Grata. Converse com Deus sempre!
O que está em questão é que não tem nada a ver com arte e sim com a propriedade privada, estou pouco me lixando se é grafite ou pichação, eu só não quero que pintem o muro da MINHA CASA, da MINHA PROPRIEDADE sem a minha autorização. Se quiserem pichar o patrimonio publico pra mim tudo bem, se quiserem pichar monumento historico otimo, mas no que eu construi...
Bruno Cruz mas o público também não faz parte da sua construção, do seu dinheiro, também não pertence a você?
BLOD
Sim existe diferença Grafite e arte pichação é vandalismo
Seguidores cultura proibida. S.c.p
F o d a