Cara, era assombroso e não me esqueço. Lembro que via Street Fighter 2 e adorava ver os maiores jogando, daí quando chegou essa máquina, o tamanho dos bonecos, o som ainda mais forte das vozes e músicas, sensacional única ❤
Lembro que quando criança (década de 90) tinha uma revista que falava desse jogo no Neo Geo CD, folhava essa revista inúmeras vezes e lia e relia a mesma, minha mãe ficou tão sensibilizada que por causa disso me deu meu primeiro vídeo game "um Dynavision 04", não era o que pediu, mas foi o famiclone que me fez feliz por vários anos. ❤
Neo Geo CD pra mim foi uma decepção, joguei na casa de um amigo e o loading era demorado, pra quem saiu dos cartuchos e ter que ficar esperando o jogo carregar era um porre!
Robert Seagal. O Super Nintendo recebeu vários portes muito honestos de Neo Geo; Art Of Fighting, World Heroes, Fatal Fury, King of Monters. Fizeram a minha infância muito feliz.
Vocês não tem NOÇÃO de quanto esse jogo era bonito para a época!!! Os bonecos detalhados e o dano que ia acumulando nele era algo único, sempre existia a comparação entre Ryo e Ryu (mas ninguém comparava o Robert com o Ken, mesmo ambos tendo uma história parecida) mas isso não impediu ninguém de jogar, sendo o AoF2 considerado como uma obra prima.
Parabéns pelo ótimo vídeo!!! Esse jogo é um dos mais injustiçados da história, muitas qualidades e inovações que marcaram os jogos de luta até hj, infelizmente não tem o justo reconhecimento. Feliz por um vídeo de um jogo da SNK, a empresa de games do meu coração; espero que venham outros vídeos de jogos dela!
O que você disse sobre o sistema de luta explica muito bem por que eu considero Art of Fighting um dos meus jogos de luta favorito da minha vida, talvez o favorito de todos que joguei, apesar de ter começado com Fatal Fury. Sistema de estratégia, gráficos bonitos, história (que mesmo sendo clichê, foi inovador a forma de contar na época) e, o que eu mais gostei: sem macetes/esquemas kkkkkkkkk Fico triste por ele ter sido injustiçado de plágio, pois apesar da semelhança dos protagonistas Ryo com Ryu e Robert com Ken, esse jogo e franquia tinha sua personalidade própria. Posso colocar como: Copiaram (A Formula) sem fazer Exatamente Igual (Ryo tem família, ao contrário do Ryu que só tem o Ken como "família"). Ah, e eu gosto mais de jogar com o Ryo por ser direto, mas gosto do Robert também.
Art Of Fighting é uma franquia subestimada demais. Gerou mecânicas que hoje fazem parte de praticamente todos os Fighting Games de hoje. Junto com Fatal Fury é um ancestral da franquia The King Of Fighters. Foi acusada de plágio. Mas seus personagens têm personalidade e histórico bem desenvolvidos para a época. Ryo teve sucesso tanto que participou como personagem secreto em algumas edições de Fatal Fury, foi personagem recorrente em The King Of Fighters, tornou-se o Mr. Karatê em Neo Geo Battle Coliseum, é um dos chefes em Buriki One (um jogo que merecia ser mais lapidado e melhor divulgado). Quando eu jogava, eu ia de Robert Garcia por seu visual que lembrava o ator canastrão Steven Seagal (o lavador de dinheiro favorito do cinema de ação).
Rapaz, esqueceu de dizer sobre os dois toques, no direcional, para trás ou para frente que faz os personagens se movimentarem mais rápidos e também os desesperate moves, os famosos especiais, que se me lembro bem surgiu nesse clássico.
Eu sempre gostei de jogar tanto com o Ryo quanto com o Robert, de tanto que eu amava Art of Fighting! Espero que o próximo jogo da franquia (que está supostamente em desenvolvimento) reviva esse clássico!
Acho que Art of Fighting 1 é o meu jogo preferido da SNK, foi um deslumbre visual, sonoro e (porque não) jogabilístico. A música chega a me deixar em transe de tão intensa. E revendo esse jogo agora, acho que ele, juntamente com Final Fight, foram as histórias mais dramáticas que já vi nos jogos de fliperama.
AoF 1 do Neo Geo Cd não tem músicas arranjadas. Pode ver também na coletânea de PS2 que a 1a versão também só tem as músicas do arcade. Já as versões do Snes e PC Engine tem versões remixadas
tem zoom na versão de SNES mas era limitada, o zoom era pouco mas estava lá. Sem falar que o zoom no SNES não era escalonando sprites mas com uma gambiarra que tem que pesquisar pra entender melhor como era feito.
Eita, que saudades dessa época de quando era criança, eu e meus irmãos sempre estávamos em bares quase todos haviam fliperamas. Moro em Santos estado de São Paulo, quando tinha lançamento de algum jogo novo o primeiro lugar de estreia desses jogos era no Gonzaga, um bairro aqui de santos bem longe de onde morávamos, pegavamos as bicicletas e escondido dos meus pais eu e meus irmãos e amigos iamos até lá ver o jogo novo naquela máquina de fliperama novinha e bela, mas confesso que era difícil de vê-la de tanta gente. Ah, ART OF Fight, joguei muito um excelente jogo e difícil sim como mencionado. Hoje mato a saudade desses jogos retrôs através de emuladores. isso tudo há mais de 30 anos atrás!. Não conhecia seu canal, sugestão do RUclips. Ganhou mais um inscrito pela bela matéria.
Tenho a idade de ISSUI-KUN. Em 1991 eu morava em Itapecerica da Serra-SP e já jogava SFII.Creio que foi o ano em que me apaixonei pelos fliperamas. No ano seguinte me mudei para o Grajaú (também São Paulo). Lembro-me de um dia, a caminho da escola vr um adesivo de um loiro de kimono laranja e um nome um tanto quanto familiar, ainda que diferente. O resto é história. Gosto de jogar com os dois mas prefiro RYO SAKAZAKI! OBS: O mais legal é jogo difícil pra gente rachar a cuca e sair xingando! Kkkkkkkkkk!!!
Mano quando vi a fita do neo geo na sua mão quase tive um treco, que época!!!! viajava num ônibus por 50min pra chegar na única locadora de Porto Alegre RS que tinha o console! O controle gigante no colo com a pegada mais arcade já portada para consoles!
Issui oque mais me deixou na época maluco foi a história deste game, vc estava literalmente em um filme dos anos 90. Uma pergunta o Robert Garcia não é uma cópia fiel do Steven Seagal ?
Boa tarde e parabéns pelo vídeo informativo. Esse foi o primeiro cartucho que tive do neo geo aes. Curioso que comprei o cartucho antes de comprar o console, que era difícil de achar na época e só chegou no mês seguinte. Hoje não tenho mais o neo geo, só o neo geo cd, aonde o jogo é igualzinho. Mas confesso que jogo mais a versão do snes, que não faz feio, e tem um som muito bom , além do mais, o FINAL do jogo é muito mais detalhado no snes. Acho que conseguiram compactar 102 mega em apenas 16 com qualidade. Valeu.
A minha maior lembrança de "Art of Fighting" foi o 2, esse jogo botava pra arrebentar teve até briga no fliperama, eita época boa, aproveitando o enredo faz um vídeo ai sobre o Art of Fighting 2, o personagem que eu jogava no 1 era o Ryo, parabéns pelo vídeo 👺👏👏.
Eu adorava esse jogo! Nunca vi ele em fliperama na minha região,mas joguei muito ele no neo geo AES de duas locadoras onde eu ia alugar fita de mega e snes. Era lei, eu ia alugar e aproveitava para jogar pelo menos uma horinha. Cheguei ate a participar de um torneio em uma dessas locadoras onde fiquei em quarto lugar
Cara, curto muito ART OF FIGHTING, muita gente torce o nariz pra ele, mas axo um dos melhores títulos da SNK porém muito mal explorado, embora tenha ouvido rumores q estão pra fazer um novo......a propósito, ótimo vídeo, bem nostálgico, e prefiro jogar em suma com RYO 👍
Na minha infância esse jogo me pegou, por poder rasgar a roupa das mulheres nas finalizações. Era lindo demais! Fora que no modo história os mini games deixavam o personagem mais forte. Eu achava o Robert mais estiloso, mas era bem mais fácil jogar com o Ryo.
Conheci esse jogo no inicio dos anos 90 quando visitava uma casa de jogos (alugava o vídeogame/hora). Joguei demais Art of Fighting 1 e 2, World Heroes até o Perfect, Samurai 1 e 2, fora os King of Fighters que saíram. Eu tinha um Super Nintendo em casa, mas era louco por um Mega, e jogava NeoGeo quando pagava a hora. Foi um momento muito bacana aqui em Brasília. Pena que este Vídeo Game sempre foi caro, e quando saiu o NeoGeo CD, não era tão bom assim quanto o com cartucho. Apesar das dificuldades, conseguia zerar com uma ficha estes jogos, com exceção do Samurai II. Hoje, se for jogar novamente, termino o jogo em uma eternidade. hehehehe No mais, obrigado pelo vídeo, foi bom demais relembrar este tempo maravilhoso que tive, entre meus 14 anos já. Valews.
Eu preferia o Art of Fighting do que o Street, mas por ser dificil para mim na época essa gameplay, eu fiquei do lado de Street. Art of Fighting era bem mais legal de se ver❤.
Art of Fighting não foi o melhor game de lutas, longe disso, mas com certeza foi o mais importante de todos. Eu curtia muito e me divertia bastante jogando o modo story com o Robert
O Art of Fighting foi o começo de tudo da história da luta da SNK para mim. Afinal,antecedeu o Fatal Fury depois que veio o KOF! Ou vão dizer que é o Samurai Shodown que iniciou tudo isso aí?
Eu pensava que o tigre era o Ryo...pela intuição...porque eu já vi que tem uma arte desse jogo que tem um dragão e um tigre como fundo desses dois personagens, se bem que esse nome japones pra mim é estranho e só consigo conhecer como Art of Fighting, mas agora com essa nova informação dá pra associar que a estória é sobre o punho do tigre e o punho do dragão, eu prefiro jogar com o Ryo e gosto de jogar com ele muito também no The King of Fighters. O Kyo, o Terry e o Ryo são personagens muito bons no The King of Fighters.
Conheci alugando o AOF 2 do SNES. Era diferente pelo zoom, a barra de especial, bom gráfico para o console, além de achar demais jogar com personagens de KOF 95 em casa. Só muito tempo depois conheci a versão arcade e vendo os sprites...wow!
Cara, uma coisa que eu sempre digo, a direção de artes da SNK nos anos 90 era a coisa mais linda, detalhista em tudo, mas os jogos não acompanhavam a estética do jogo, Art of Fighting tinha uma jogabilidade horrível, o jogo nem era difícil, era só ruim mesmo... A SNK demorou anos pra polir a jogabilidade dos jogos de luta deles, enquanto Street Fight já estava fluido desde o 2... Eu amo a SNK, KOF é uma das minhas franquias de jogos favoritas, meu sonho é ter aquele poster do Art of Fighting antigo na minha parede, mas o 3 Art of Fighting e o 3 primeiros Fatal Fury's tinham uma jogabilidade muito ruim...
é pq tanto fatal fury quanto art of fighting foram criados pelo mesmo criador do sf1, pode ver que a jogabilidade dele tb era ruim e com alto delay, isso se manteve no aof e ff, era limitação do cara mesmo, aliás dizem que ele esteve na demonstração de sf2 e foi pessoalmente cumprimentar o ex funcionário dele na capcom que criou o jogo falando que realmente o cara o superou
Tem que levar em conta diferenças entre as equipes de desenvolvimento também. Não eram as mesmas pessoas. Por ex, AOF2 é do mesmo ano de SS2 e KOF94, mas só o AOF que é travadão. SS é meio termo... não é super fluido mas é jogável. Com certeza as equipes de KOF e FF estavam à frente, principalmente FF. Tanto que mostraram isso fácil no ano seguinte em 95, com FF3. E KOF já estava ok mas deu uma bela avançada em 96. Já SS4 saiu em 96 também mas não mostrou uma subida de nível muito grande. E FF continuou avançando... com RB e culminando no MOTW. Enquanto isso (98-00) KOF já não tinha mais potencial de avançar a jogabilidade tecnicamente e foi superado por FF nesse quesito. Quer dizer, existem diferenças de padrão técnico entre jogos diferentes na mesma empresa no mesmo ano.
Nitidamente Street Fighter e Art of fighting são inspirações/plágios da mesma obra HOKUTO NO Ken. Por isso dá essa impressão. Além disso também passou pelo filme Karatê Kid 2.
Art of Fighting (assim como o Final Fight e Darkstalkers) merece um quarto game modernizado e muito melhor... Já faz anos que não lançam nada novo e devia voltar
@@matheussmocovitz7712 Sim,porque o AOF parou lá nos anos 90 e já faz décadas desde o terceiro game. Se bem me lembro eu acho que talvez o AOF3 foi lançado em 1996 no mesmo ano que teve o KOF 96.
Issui, eu amei esse jogo quando chegou nos flipeeamas do Brasil. Lembro da festa que fizemos quando consegui terminar em uma máquina próxima a nossa escola. Sempre joguei com o Ryo!! Era difícil mesmo!!
Nossa, lembro bem da época como joguei nos arcades e nas locadoras, sendo aquele jogo pra lá de alugado! E até hoje curto as músicas com efeitos sonoros de luta como o tema do estágio do lutador Lee. De fato Art of Fighting foi um marco que inspirou os jogos de luta em aspectos usuais até hoje e cheguei a ter a versão do SNES, que até possui um zoom sutil e ainda acho as músicas mujto boas.
Art of Fighting foi um jogo marcante demais, era uma das máquinas que eu jogava enquanto esperava a fila do Street Fighter 2 baixar ou acabar, e eu lembro da dificuldade alta, nunca passava da King, rsrsrs, e de fato, graficamente era impressionante pra época, e vale um detalhe muito importante desse jogo: Art of Fighting foi o primeiro game de luta da história a trazer o chamado "especial", ou Danger Move, Super, enfim. Pouca gente sabe, talvez até o Issui não saiba, mas é possível sim fazer especial nesse jogo...
Cara, quando eu vi esse jogo na maquina, fiquei deslumbrado com aquilo. Na época cada fixa custava 1050 cruzeiros, por isso, joguei poucas vezes na máquina! Eu observava os caras de mais idade jogando. Essa máquina estava sempre ocupada!
Adorei o primeiro Art of Fighting, joguei ele no Mega Drive, com as limitações o som era complicado, mas a barra de especial realmente era o diferencial porque colocar dois caras com os mesmos golpes foi uma copiar descaradamente Street 2, e a gente sabe que a SNK não orecisava disso. Outra coisa que achei desnecessário foi obrigar a jogar apenas com os dois no modo um jogador, isso minava o fator replay, em Fatal Fury a gemte entende que foi a primeira experiência, mas não precisava fazer isso novamente, era chato ter que ver os lutadores apenas com dois jogadores. Quando joguei o do arcade no emulador wu assustei com a dificuldade, o jogo era casca grossíssima mesmo. Saudade dessa época, grande video Issui
Eu já ouvi o boato de que o estilo de karatê (fictício) dos protagonistas de AoF, o Kyokugen, foi baseado no Kyokushin, que é estilo de Karatê que existe no mundo real e é totalmente de contato. Eu praticava Kyokushin e achei muito foda essa curiosidade, mas nunca soube se é ou não real (assisti o vídeo na esperança de ter alguma info sobre isso) 😅
Faltou algo importante, ele gravava os recordes. Se desligasse a maquina o nome de quem fez mais pontos permanecia. Eu nao achava ele tao dificil, acabava ele praticamente sem tomar dano. Meu hi score ficou na tela durante quase todo um verao. Um dos melhores jogos já lançados.
Bem que poderiam lançar o Art of Fighting 4, mas acho difícil. Dos jogos de luta da SNK atualmente só King of Fighters, samurai Shodown e em 2025 Fatal Fury. O custo para a produção de jogos novos atualmente é muito alto. Eu adoraria ver um Last Blade novo.
Eu vivia no fliperama nos anos 90, eu fechava fácil o Street Fighter mas nunca consegui terminar esse no arcade, só consegui depois que joguei os ports no super nintendo, uma coisa que adorava eram os efeitos sonoros do impacto dos golpes, muito pró, principalmente quando o round acabava com um super especial a camera até congelava alguns milésimos de segundos ahaha
Eu gostava de jogar com o Robert Garcia. O mais legal foi quando aprendi o especial secreto quando estava no fliperama no centro de SP e vi um japonês fazendo, meu grudei no cara ate que ele me ensinasse a fazer o especial kkk.
Os arcades Art of Fighting e Killer Instinct foram os games que mais me impressionaram em seus lançamentos.
2 месяца назад
Os animes inspiraram os jogos de luta e depois os jogos de anime reuniram características desses jogos. Carregamento de energia é obrigatório em jogo de anime.
Se não me engano, só de segurar o botão de soco, já começa a encher a barra de energia. Os bonus era muito da hora, quebrar as garrafas de cerveja, se não me engano aumentava a barra de espírito, quebrar o gelo aumenta o life, e dava para aprender a super magina no dojo kkkkkkk Gostava muitooooooo
Joguei Art Of Fighting do SNES e de primeira gostei pelo visual e jogabilidade, muito diferentemente do Fatal Fury 1 que achei muito travado, além de ter uma Ótima História! Boas Lembranças desse Jogo nas Locadoras... Valeu pelo Excelente Vídeo!!!
A versão de snes tinha zoom, sim! Bem menos perceptível que na versão de arcade, mas era bem legal. Outra coisa curiosa da versão do snes era o final, que, diferente da versão de arcade, não sofria aquela interrupção, continuando na tela de apresentação do jogo seguinte.
Um jogo que eu adorava assistir gameplay na Twitch. Ahhh não, no meu tempo a gente assistia gameplay direto no boteco kkkkk Nunca consegui ganhar mais que duas lutas kkkkk
Na época, na minha cidade, esse jogo não apareceu. Só conheci através das revistas especializadas da época. Mas aparentemente era uma cópia de Street Fighter.
Pode ser estranho mas quando joguei comecei do KoF 94 aí depois vi o Art of fightin no Mega . Fiquei doido . Depois de Street Fighter 2 foi o que mais joguei no mega
Valeu Issui pelo review!!!! Eu jogava com o Ryo porque estava familiarizado com o Ryu de SFII. kkkkkkkkk Eu achei o melhor port a segunda de AoF do SNES, o efeito estéreo das músicas achei top!!!
Prefiro o Robert!,jogo bom pena que muito difícil:à tela aumentandi e diminuindo atrapalhava muito e os golpes e os especiais também como não eram muito eficazes paravan no meio e eramos contra atacados.
Dificuldade absurda e com jogabilidade nada fácil de novatos pegarem. SNK perdeu muito pra Capcom por isso. Qualquer pessoa jogando com Ryu ou Ken conseguia fazer várias coisas. Mesmo sem nunca ter jogado.
Eu tenho uma teoria sobre o Mr Karatê. A SNK viu a piada do Sheng Long do primeiro de abril da EGM sobre o personagem que apareceria no SF 2 se fizesse um monte de coisas e colocou ele ali. Jogando e acompanhando a história é claro que o chefe final era o Mr Big. Mas é teoria não tenho nenhuma confirmação disso.
Só quem topou com uma máquina de Art of Fighting nos anos 90 sabe o quanto isso foi revolucionário.
Cara, era assombroso e não me esqueço.
Lembro que via Street Fighter 2 e adorava ver os maiores jogando, daí quando chegou essa máquina, o tamanho dos bonecos, o som ainda mais forte das vozes e músicas, sensacional única ❤
Isso era verdade. Nenhum jogo da época tinha hematomas durante a luta. Era muito TOP, mas impossível virar nesse jogo.
Cara verdade..mais art of fighting 2 era muito apelao no arcade...já no super nintendo jogo até hoje ..só pela nostalgia
Aquele zoom chamava atenção junto com personagens gigantes
O zoom durante as lutas, foi uma inovação excelente de Art of Fighting. Parabéns pelo vídeo, Issui! Ryo Sakazaki.
Lembro que quando criança (década de 90) tinha uma revista que falava desse jogo no Neo Geo CD, folhava essa revista inúmeras vezes e lia e relia a mesma, minha mãe ficou tão sensibilizada que por causa disso me deu meu primeiro vídeo game "um Dynavision 04", não era o que pediu, mas foi o famiclone que me fez feliz por vários anos. ❤
Neo Geo CD pra mim foi uma decepção, joguei na casa de um amigo e o loading era demorado, pra quem saiu dos cartuchos e ter que ficar esperando o jogo carregar era um porre!
Robert Seagal. O Super Nintendo recebeu vários portes muito honestos de Neo Geo; Art Of Fighting, World Heroes, Fatal Fury, King of Monters. Fizeram a minha infância muito feliz.
Vocês não tem NOÇÃO de quanto esse jogo era bonito para a época!!!
Os bonecos detalhados e o dano que ia acumulando nele era algo único, sempre existia a comparação entre Ryo e Ryu (mas ninguém comparava o Robert com o Ken, mesmo ambos tendo uma história parecida) mas isso não impediu ninguém de jogar, sendo o AoF2 considerado como uma obra prima.
Para , ninguém jogava essa bosta .. era a máquina que vivia desligado no fliperama 😂
Parabéns pelo ótimo vídeo!!! Esse jogo é um dos mais injustiçados da história, muitas qualidades e inovações que marcaram os jogos de luta até hj, infelizmente não tem o justo reconhecimento. Feliz por um vídeo de um jogo da SNK, a empresa de games do meu coração; espero que venham outros vídeos de jogos dela!
O que você disse sobre o sistema de luta explica muito bem por que eu considero Art of Fighting um dos meus jogos de luta favorito da minha vida, talvez o favorito de todos que joguei, apesar de ter começado com Fatal Fury. Sistema de estratégia, gráficos bonitos, história (que mesmo sendo clichê, foi inovador a forma de contar na época) e, o que eu mais gostei: sem macetes/esquemas kkkkkkkkk
Fico triste por ele ter sido injustiçado de plágio, pois apesar da semelhança dos protagonistas Ryo com Ryu e Robert com Ken, esse jogo e franquia tinha sua personalidade própria. Posso colocar como: Copiaram (A Formula) sem fazer Exatamente Igual (Ryo tem família, ao contrário do Ryu que só tem o Ken como "família"). Ah, e eu gosto mais de jogar com o Ryo por ser direto, mas gosto do Robert também.
Art Of Fighting é uma franquia subestimada demais. Gerou mecânicas que hoje fazem parte de praticamente todos os Fighting Games de hoje. Junto com Fatal Fury é um ancestral da franquia The King Of Fighters. Foi acusada de plágio. Mas seus personagens têm personalidade e histórico bem desenvolvidos para a época. Ryo teve sucesso tanto que participou como personagem secreto em algumas edições de Fatal Fury, foi personagem recorrente em The King Of Fighters, tornou-se o Mr. Karatê em Neo Geo Battle Coliseum, é um dos chefes em Buriki One (um jogo que merecia ser mais lapidado e melhor divulgado). Quando eu jogava, eu ia de Robert Garcia por seu visual que lembrava o ator canastrão Steven Seagal (o lavador de dinheiro favorito do cinema de ação).
Rapaz, esqueceu de dizer sobre os dois toques, no direcional, para trás ou para frente que faz os personagens se movimentarem mais rápidos e também os desesperate moves, os famosos especiais, que se me lembro bem surgiu nesse clássico.
Especiais e desperates (ou supers) são coisas distintas.
Um power wave é um especial, um power geyser é um super.
Eu sempre gostei de jogar tanto com o Ryo quanto com o Robert, de tanto que eu amava Art of Fighting!
Espero que o próximo jogo da franquia (que está supostamente em desenvolvimento) reviva esse clássico!
Olha só que rolê aleatório...ou não...Kkkkkkkkk!!!
Vlw pela presença Rene
Acho que Art of Fighting 1 é o meu jogo preferido da SNK, foi um deslumbre visual, sonoro e (porque não) jogabilístico. A música chega a me deixar em transe de tão intensa. E revendo esse jogo agora, acho que ele, juntamente com Final Fight, foram as histórias mais dramáticas que já vi nos jogos de fliperama.
Além da inspiração de Ryu e Ken do Street, com certeza copiaram do Karate Kid o Jonh Kreese como Ryo e Terry Silver como Robert..
Ótimo vídeo cara, mas aqui vai uma correção: a versão de SNES de AoF possui o zoom sim.
E para restaurar a barra de espírito basta deixar apenas um botão pressionado
E na versão do Pc Engine eles deram seus pulos pra fazer um zoom adaptado.
A principal recordação eram os gráficos gigantes para época e a sexta magia secreta que pouquíssimas pessoas sabiam usar.
Faltou falar do golpe secreto quando a barra verde está cheia e a barra amarela está baixa, se não me engano foi o primeiro jogo de luta a ter isso.
Desesperation move
Parei de jogar nas máquinas por causa disso…😂😂😂😂😂 Eu não sabia fazer isso e a molecada entrava contra e me tirava com um golpe.
Um dos jogos mais injustiçado, sendo rotulado como "clone de street fighter" inovou em muita coisa
AoF 1 do Neo Geo Cd não tem músicas arranjadas. Pode ver também na coletânea de PS2 que a 1a versão também só tem as músicas do arcade. Já as versões do Snes e PC Engine tem versões remixadas
tem zoom na versão de SNES mas era limitada, o zoom era pouco mas estava lá. Sem falar que o zoom no SNES não era escalonando sprites mas com uma gambiarra que tem que pesquisar pra entender melhor como era feito.
Eu lembro que tem zoom no snes. Issui ficou doido 😂
Eita, que saudades dessa época de quando era criança, eu e meus irmãos sempre estávamos em bares quase todos haviam fliperamas. Moro em Santos estado de São Paulo, quando tinha lançamento de algum jogo novo o primeiro lugar de estreia desses jogos era no Gonzaga, um bairro aqui de santos bem longe de onde morávamos, pegavamos as bicicletas e escondido dos meus pais eu e meus irmãos e amigos iamos até lá ver o jogo novo naquela máquina de fliperama novinha e bela, mas confesso que era difícil de vê-la de tanta gente. Ah, ART OF Fight, joguei muito um excelente jogo e difícil sim como mencionado. Hoje mato a saudade desses jogos retrôs através de emuladores. isso tudo há mais de 30 anos atrás!. Não conhecia seu canal, sugestão do RUclips. Ganhou mais um inscrito pela bela matéria.
Tenho a idade de ISSUI-KUN. Em 1991 eu morava em Itapecerica da Serra-SP e já jogava SFII.Creio que foi o ano em que me apaixonei pelos fliperamas. No ano seguinte me mudei para o Grajaú (também São Paulo). Lembro-me de um dia, a caminho da escola vr um adesivo de um loiro de kimono laranja e um nome um tanto quanto familiar, ainda que diferente. O resto é história. Gosto de jogar com os dois mas prefiro RYO SAKAZAKI! OBS: O mais legal é jogo difícil pra gente rachar a cuca e sair xingando! Kkkkkkkkkk!!!
Mano quando vi a fita do neo geo na sua mão quase tive um treco, que época!!!! viajava num ônibus por 50min pra chegar na única locadora de Porto Alegre RS que tinha o console! O controle gigante no colo com a pegada mais arcade já portada para consoles!
Lembro do mapinha da cidade de South Town, cada lugar totalmente diferente do outro, como numa cidade grande.
Parabéns pelo vídeo Issui, ficou top, eu amo esse jogo, valeu!!
Issui oque mais me deixou na época maluco foi a história deste game, vc estava literalmente em um filme dos anos 90. Uma pergunta o Robert Garcia não é uma cópia fiel do Steven Seagal ?
Primeira vez que vi e joguei o art of fighter nos anos 90, era uma maquina que tinha uma tela bem grande para os padroes da época.
Eu conheci a série Art of Fighting na época em que saiu nos fliperamas.
Joguei os três Art of Fighting no emulador de Neo Geo.
Preferia usar o Ryo.
Boa tarde e parabéns pelo vídeo informativo. Esse foi o primeiro cartucho que tive do neo geo aes. Curioso que comprei o cartucho antes de comprar o console, que era difícil de achar na época e só chegou no mês seguinte. Hoje não tenho mais o neo geo, só o neo geo cd, aonde o jogo é igualzinho. Mas confesso que jogo mais a versão do snes, que não faz feio, e tem um som muito bom , além do mais, o FINAL do jogo é muito mais detalhado no snes. Acho que conseguiram compactar 102 mega em apenas 16 com qualidade. Valeu.
Sem contar que a versão SNES é bem mais fácil, o que acaba sendo uma qualidade
A minha maior lembrança de "Art of Fighting" foi o 2, esse jogo botava pra arrebentar teve até briga no fliperama, eita época boa, aproveitando o enredo faz um vídeo ai sobre o Art of Fighting 2, o personagem que eu jogava no 1 era o Ryo, parabéns pelo vídeo 👺👏👏.
Eu adorava esse jogo! Nunca vi ele em fliperama na minha região,mas joguei muito ele no neo geo AES de duas locadoras onde eu ia alugar fita de mega e snes. Era lei, eu ia alugar e aproveitava para jogar pelo menos uma horinha. Cheguei ate a participar de um torneio em uma dessas locadoras onde fiquei em quarto lugar
Estou esperando a tal história oculta... As informações passadas são de conhecimento de qualquer um que gosta do gênero...
Cara, curto muito ART OF FIGHTING, muita gente torce o nariz pra ele, mas axo um dos melhores títulos da SNK porém muito mal explorado, embora tenha ouvido rumores q estão pra fazer um novo......a propósito, ótimo vídeo, bem nostálgico, e prefiro jogar em suma com RYO 👍
Eis um game que eu só conheci mais tarde, já adulto. Hoje, sou muito fã de todos os fighting games da SNK. Quando posso, vou de Ryo.
Jogava com o Robert. O Lorenzo Llamas da SNK
Ótimo vídeo! Obrigado, e parabéns!
O Art of Fighting disponível atualmente na PS Store, é este lançado para PS3, ou teve alguma melhoria? 😊
Na minha infância esse jogo me pegou, por poder rasgar a roupa das mulheres nas finalizações. Era lindo demais! Fora que no modo história os mini games deixavam o personagem mais forte. Eu achava o Robert mais estiloso, mas era bem mais fácil jogar com o Ryo.
Eu lembro do meu irmão quando viu o AOF pela primeira vez no arcade dizendo que era o Street Fighter 3 kkkkk
Esse jogo marcou minha infância tb, eu gostava de jogar com os 2 mas preferia o Robert
Conheci esse jogo no inicio dos anos 90 quando visitava uma casa de jogos (alugava o vídeogame/hora). Joguei demais Art of Fighting 1 e 2, World Heroes até o Perfect, Samurai 1 e 2, fora os King of Fighters que saíram. Eu tinha um Super Nintendo em casa, mas era louco por um Mega, e jogava NeoGeo quando pagava a hora. Foi um momento muito bacana aqui em Brasília. Pena que este Vídeo Game sempre foi caro, e quando saiu o NeoGeo CD, não era tão bom assim quanto o com cartucho.
Apesar das dificuldades, conseguia zerar com uma ficha estes jogos, com exceção do Samurai II. Hoje, se for jogar novamente, termino o jogo em uma eternidade. hehehehe
No mais, obrigado pelo vídeo, foi bom demais relembrar este tempo maravilhoso que tive, entre meus 14 anos já. Valews.
Eu preferia o Art of Fighting do que o Street, mas por ser dificil para mim na época essa gameplay, eu fiquei do lado de Street. Art of Fighting era bem mais legal de se ver❤.
Art of Fighting não foi o melhor game de lutas, longe disso, mas com certeza foi o mais importante de todos.
Eu curtia muito e me divertia bastante jogando o modo story com o Robert
O Art of Fighting foi o começo de tudo da história da luta da SNK para mim. Afinal,antecedeu o Fatal Fury depois que veio o KOF! Ou vão dizer que é o Samurai Shodown que iniciou tudo isso aí?
Eu pensava que o tigre era o Ryo...pela intuição...porque eu já vi que tem uma arte desse jogo que tem um dragão e um tigre como fundo desses dois personagens, se bem que esse nome japones pra mim é estranho e só consigo conhecer como Art of Fighting, mas agora com essa nova informação dá pra associar que a estória é sobre o punho do tigre e o punho do dragão, eu prefiro jogar com o Ryo e gosto de jogar com ele muito também no The King of Fighters. O Kyo, o Terry e o Ryo são personagens muito bons no The King of Fighters.
O Kyo, o Terry e o Ryo fazem juntos um final especial em dois KOF: 97 e 98.
Conheci alugando o AOF 2 do SNES. Era diferente pelo zoom, a barra de especial, bom gráfico para o console, além de achar demais jogar com personagens de KOF 95 em casa. Só muito tempo depois conheci a versão arcade e vendo os sprites...wow!
Se foi safadeza da SNK colocar a King de sutiã, pode-se dizer que a Capcom foi pornográfica colocando Zangief seminu?
Sega não soube explorar o Sega CD do Mega Drive.
Cara, uma coisa que eu sempre digo, a direção de artes da SNK nos anos 90 era a coisa mais linda, detalhista em tudo, mas os jogos não acompanhavam a estética do jogo, Art of Fighting tinha uma jogabilidade horrível, o jogo nem era difícil, era só ruim mesmo... A SNK demorou anos pra polir a jogabilidade dos jogos de luta deles, enquanto Street Fight já estava fluido desde o 2... Eu amo a SNK, KOF é uma das minhas franquias de jogos favoritas, meu sonho é ter aquele poster do Art of Fighting antigo na minha parede, mas o 3 Art of Fighting e o 3 primeiros Fatal Fury's tinham uma jogabilidade muito ruim...
é pq tanto fatal fury quanto art of fighting foram criados pelo mesmo criador do sf1, pode ver que a jogabilidade dele tb era ruim e com alto delay, isso se manteve no aof e ff, era limitação do cara mesmo, aliás dizem que ele esteve na demonstração de sf2 e foi pessoalmente cumprimentar o ex funcionário dele na capcom que criou o jogo falando que realmente o cara o superou
Tem que levar em conta diferenças entre as equipes de desenvolvimento também. Não eram as mesmas pessoas.
Por ex, AOF2 é do mesmo ano de SS2 e KOF94, mas só o AOF que é travadão. SS é meio termo... não é super fluido mas é jogável. Com certeza as equipes de KOF e FF estavam à frente, principalmente FF. Tanto que mostraram isso fácil no ano seguinte em 95, com FF3. E KOF já estava ok mas deu uma bela avançada em 96. Já SS4 saiu em 96 também mas não mostrou uma subida de nível muito grande. E FF continuou avançando... com RB e culminando no MOTW. Enquanto isso (98-00) KOF já não tinha mais potencial de avançar a jogabilidade tecnicamente e foi superado por FF nesse quesito.
Quer dizer, existem diferenças de padrão técnico entre jogos diferentes na mesma empresa no mesmo ano.
N tem game de luta mais foda tanto jogabilidade quanto trilha sonora do q o Art Of Fighting 2, perfeito demais
Eu jogava com o Ryo, mas nos KOF, sou mais o Robert. Mas o jelhor AOF palea mim, é o 2, e de longe.
Nitidamente Street Fighter e Art of fighting são inspirações/plágios da mesma obra HOKUTO NO Ken. Por isso dá essa impressão. Além disso também passou pelo filme Karatê Kid 2.
Eu gosto mais do Robert do art of fight, ótimo vídeo issui vc é um dos melhores em trazer as curiosidades e desenvolvimento 👏
Art of Fighting (assim como o Final Fight e Darkstalkers) merece um quarto game modernizado e muito melhor... Já faz anos que não lançam nada novo e devia voltar
Concordo plenamente
@@matheussmocovitz7712 Sim,porque o AOF parou lá nos anos 90 e já faz décadas desde o terceiro game. Se bem me lembro eu acho que talvez o AOF3 foi lançado em 1996 no mesmo ano que teve o KOF 96.
Robert gracinha! Eu achava ele mais leve, ágil...
Issui, eu amei esse jogo quando chegou nos flipeeamas do Brasil. Lembro da festa que fizemos quando consegui terminar em uma máquina próxima a nossa escola. Sempre joguei com o Ryo!! Era difícil mesmo!!
Nossa, lembro bem da época como joguei nos arcades e nas locadoras, sendo aquele jogo pra lá de alugado! E até hoje curto as músicas com efeitos sonoros de luta como o tema do estágio do lutador Lee. De fato Art of Fighting foi um marco que inspirou os jogos de luta em aspectos usuais até hoje e cheguei a ter a versão do SNES, que até possui um zoom sutil e ainda acho as músicas mujto boas.
Punho do dragão e do tigre
Joguei no Snes na época de lançamento.
Joguei essa máquina acho que em 1993. Muito revolucionária para a época. Abração.
Alguém consegue entender porque ele diz que a versão do snes e do PC engine não tem zoom, sendo que os supracitados têm zoom?
Pô, Issui, tu nem comentou do Hao Shokouken?🙁
Nem do Ryoko Rambu (que, se não me engano só tinha nas versões caseiras...)
@@danielleite9819Os dois golpes tinham no fliper e nas versões caseiras, sendo que no SNES tinha para todos os lutadores
Art of Fighting foi um jogo marcante demais, era uma das máquinas que eu jogava enquanto esperava a fila do Street Fighter 2 baixar ou acabar, e eu lembro da dificuldade alta, nunca passava da King, rsrsrs, e de fato, graficamente era impressionante pra época, e vale um detalhe muito importante desse jogo: Art of Fighting foi o primeiro game de luta da história a trazer o chamado "especial", ou Danger Move, Super, enfim. Pouca gente sabe, talvez até o Issui não saiba, mas é possível sim fazer especial nesse jogo...
Excelente trabalho nesse vídeo....deixando o ike merecido....muito bom! 👏👏
Ryo tem muito mais a ver com Kenshiro que Ryu
Cara, quando eu vi esse jogo na maquina, fiquei deslumbrado com aquilo. Na época cada fixa custava 1050 cruzeiros, por isso, joguei poucas vezes na máquina! Eu observava os caras de mais idade jogando. Essa máquina estava sempre ocupada!
Joguei muito ART of fighting no fliperama mas com ficha de latinha de óleo cortada bem redondinha 😅😅😅😅
Adorei o primeiro Art of Fighting, joguei ele no Mega Drive, com as limitações o som era complicado, mas a barra de especial realmente era o diferencial porque colocar dois caras com os mesmos golpes foi uma copiar descaradamente Street 2, e a gente sabe que a SNK não orecisava disso. Outra coisa que achei desnecessário foi obrigar a jogar apenas com os dois no modo um jogador, isso minava o fator replay, em Fatal Fury a gemte entende que foi a primeira experiência, mas não precisava fazer isso novamente, era chato ter que ver os lutadores apenas com dois jogadores. Quando joguei o do arcade no emulador wu assustei com a dificuldade, o jogo era casca grossíssima mesmo. Saudade dessa época, grande video Issui
Eu já ouvi o boato de que o estilo de karatê (fictício) dos protagonistas de AoF, o Kyokugen, foi baseado no Kyokushin, que é estilo de Karatê que existe no mundo real e é totalmente de contato. Eu praticava Kyokushin e achei muito foda essa curiosidade, mas nunca soube se é ou não real (assisti o vídeo na esperança de ter alguma info sobre isso) 😅
Gosto mais do Ryo, o port para SNES nunca gostei, parabéns pelo vídeo!!
Faltou algo importante, ele gravava os recordes. Se desligasse a maquina o nome de quem fez mais pontos permanecia. Eu nao achava ele tao dificil, acabava ele praticamente sem tomar dano. Meu hi score ficou na tela durante quase todo um verao. Um dos melhores jogos já lançados.
Bem que poderiam lançar o Art of Fighting 4, mas acho difícil. Dos jogos de luta da SNK atualmente só King of Fighters, samurai Shodown e em 2025 Fatal Fury. O custo para a produção de jogos novos atualmente é muito alto. Eu adoraria ver um Last Blade novo.
Eu vivia no fliperama nos anos 90, eu fechava fácil o Street Fighter mas nunca consegui terminar esse no arcade, só consegui depois que joguei os ports no super nintendo, uma coisa que adorava eram os efeitos sonoros do impacto dos golpes, muito pró, principalmente quando o round acabava com um super especial a camera até congelava alguns milésimos de segundos ahaha
Show!
Tem vídeo da Monolitlh?? Se não tiver, já foca a sugestão! 😆
Eu gostava de jogar com o Robert Garcia. O mais legal foi quando aprendi o especial secreto quando estava no fliperama no centro de SP e vi um japonês fazendo, meu grudei no cara ate que ele me ensinasse a fazer o especial kkk.
E aquele golpe mais poderoso quando a barra de life estava pequena? Aqui em Sergipe a gente chamava "a sequência".
Os arcades Art of Fighting e Killer Instinct foram os games que mais me impressionaram em seus lançamentos.
Os animes inspiraram os jogos de luta e depois os jogos de anime reuniram características desses jogos. Carregamento de energia é obrigatório em jogo de anime.
Se não me engano, só de segurar o botão de soco, já começa a encher a barra de energia.
Os bonus era muito da hora, quebrar as garrafas de cerveja, se não me engano aumentava a barra de espírito, quebrar o gelo aumenta o life, e dava para aprender a super magina no dojo kkkkkkk
Gostava muitooooooo
Joguei Art Of Fighting do SNES e de primeira gostei pelo visual e jogabilidade, muito diferentemente do Fatal Fury 1 que achei muito travado, além de ter uma Ótima História! Boas Lembranças desse Jogo nas Locadoras... Valeu pelo Excelente Vídeo!!!
A versão de snes tinha zoom, sim! Bem menos perceptível que na versão de arcade, mas era bem legal.
Outra coisa curiosa da versão do snes era o final, que, diferente da versão de arcade, não sofria aquela interrupção, continuando na tela de apresentação do jogo seguinte.
ja joguei isso demais. aqui aonde eu moro quando essa maquina chegou no fliperama foi uma inovação
tenho memoria de ir alugar esse jogo e jogar no mega em casa kkkkkkk
Eu possuía um Neo Geo CD, eu tinha esse jogo.
O nível de dificuldade era alto.
No geral era e é um bom jogo!
Robert era estiloso demais, era meu main de Art Of Fighting e usei bastante tb nos KOFs.
Camera melhorou muito parabéns
Robert , com certeza ! mt legal e estiloso o frente trás frente + chute
Parabéns Victor! 🎉🎉Providence, Rhode Island, USA.
Gostava de jogar com o Robert. Que até foi uma das razões de eu deixar o cabelo crescer. (Além do Rock)
Um jogo que eu adorava assistir gameplay na Twitch. Ahhh não, no meu tempo a gente assistia gameplay direto no boteco kkkkk Nunca consegui ganhar mais que duas lutas kkkkk
Na época, na minha cidade, esse jogo não apareceu. Só conheci através das revistas especializadas da época. Mas aparentemente era uma cópia de Street Fighter.
ART of fighting marcou minha adolescência
Robert era o meu preferido. Mas oooooo canseira era fazer os especiais desse jogo. Era o que posso dizer meu pré KoF em termos de dificuldade
Pode ser estranho mas quando joguei comecei do KoF 94 aí depois vi o Art of fightin no Mega . Fiquei doido . Depois de Street Fighter 2 foi o que mais joguei no mega
Valeu Issui pelo review!!!! Eu jogava com o Ryo porque estava familiarizado com o Ryu de SFII. kkkkkkkkk
Eu achei o melhor port a segunda de AoF do SNES, o efeito estéreo das músicas achei top!!!
Prefiro o Robert!,jogo bom pena que muito difícil:à tela aumentandi e diminuindo atrapalhava muito e os golpes e os especiais também como não eram muito eficazes paravan no meio e eramos contra atacados.
Dificuldade absurda e com jogabilidade nada fácil de novatos pegarem. SNK perdeu muito pra Capcom por isso. Qualquer pessoa jogando com Ryu ou Ken conseguia fazer várias coisas. Mesmo sem nunca ter jogado.
Na época o pessoal aprendia a jogar na marra
Joguei no fliperama, mas o mais legal era jogar em uma locadora que tinha neo geo perto da escola que eu estudava.
Robert Garcia, sempre gostei de jogar com ele, chutes sempre achei da hora na estética kkkkkkkk
Eu preferia o Robert! Claro sou latino amigo! Aquele Stilo não tem como né o boneco era a minha cara kkkk
A versão SNES tem Zoom sim! E é até bastante competente. No mais, excelente matéria.
Eu tenho uma teoria sobre o Mr Karatê. A SNK viu a piada do Sheng Long do primeiro de abril da EGM sobre o personagem que apareceria no SF 2 se fizesse um monte de coisas e colocou ele ali. Jogando e acompanhando a história é claro que o chefe final era o Mr Big. Mas é teoria não tenho nenhuma confirmação disso.
E eu acho que o Mr Karate foi uma inspiração para o aparecimento de Gouki/Akuma de Super SF II Turbo. Dois chefões e apelões
@@fabiojuniooliveira6862 sim faz sentido e complementa a história.
@@Leandrocajado Sim! E também foram baseados nos protagonistas de cada game
@@fabiojuniooliveira6862 eu não sei se estou enganado, mas não foram eles também os chefes de SNK vc Capcom?
@@Leandrocajado São sim! As versões overpowered deles
*_Robert Garcia_* team!! Issui, vc é um verdadeiro sensei!!