Não quero trabalhar na minha dissertação, vou mexer no celular pra me distrair: recebo notificação no celular de vídeo do Dunker sobre a metodologia de análise das entrevistas da minha dissertação 🤡
Pois é, muita coisa por de trás do que o analisando diz. Atrás da sua fala, seu inconsciente, sua história, a sociedade em que está inserido e por aí vai. Obrigada.
Cara! Eu juro! Eu trabalho com isso! Já tinha até me esquecido do quanto que trabalho com isso. Sei lá, deve fazer umas duas semanas que me esqueci, de tanto que tive de trabalhar (na dimensão do discurso em ação). Mas é muito bom pensar sobre esse tema. O difícil e identificar e lidar com as lacunas de consciência que as pessoas tem dentro dessa seara. Tanto os fatores que eu não dou conta de levar em consideração a cada momento, quanto o que vejo faltando no discurso alheio. Mas o bom de saber falar é que a gente pode conversar, trocar lacunas e percepções portanto. Vou degustar esse vídeo mais algumas vezes, porque ele me lembra partes muito saborosas de meu aprendizado acadêmico - só pra deixar aqui o motivo de meu comentário bem explicado.
Christian, voce poderia explorar mais a hermenêutica ? E também seria possível fazer uma análise do filme All of us Strangers, por favor? Obrigado ! Bernardo
Olá Prof. Dunker, em alguns episódios, voismice comentou brevemente sobre "lógica paraconsistente" e Newton da Costa, que faleceu recentemente, poderia tratar do assunto em um Falando Nisso? abraços!
Parabéns! Muito iluminadora esta aula para quem pretende estudar e compreender a "análise de discurso" em Psicanálise. Minha dúvida residiria na afirmação de Dunker de que a Antropologia estaria comprometida apenas com a reconstrução e a descrição de universos e não com a transformação. Não consigo ver o fazer antropológico ético e responsável sem um compromisso com a transformação.
Dunker, que será das relações de objeto após a destituição subjetiva? O Safatle fala, num artigo de 20 anos, em uma clínica do sensível, recuperando a categoria do Adorno. Como isso se daria? Paranóia à parte, é possível que o sujeito experimente por vezes a sensação de que tentam [a estrutura, para falar como o Gaiarsa] tragá-lo de volta ao significante, numa tentativa de restituir-lhe o fantasma de sua relação com o próprio desejo? Desde já agradeço se o Senhor puder me responder e/ou sugerir alguma (s) leitura (s). Grande abraço!
Achei que Pêcheux ia ficar só de capa, quase o vídeo todo esperando vc falar nele 😂😂😂 e dos livros da Orlandi é bom lembrar do melhor pra mim "As formas de silêncio" ❤ Ótimo vídeo de panorama geral! Que os psicanalistas não esqueçam da história e que os analistas de discurso não esqueçam do sujeito do inconsciente ;)
O livro Análise Psicanalítica de Discursos foi um divisor de águas pra mim. Esse vídeo foi uma lembrança e tanto da leitura que fiz nos períodos mais intensos da pandemia. Que aula este vídeo! Que aula!
Chris e equipe! Que alegria!! Fiquei super feliz por aqui da pergunta fazer sentido por aí e ter essa ampla abertura do tema! Demais! Vamos aos estudos!! Abração❤
Ola professor, adoro seu canal. Você poderia por gentileza tecer comentários sobre a errância? Como se situa nas estruturas clínicas e como podemos percebe-la nas relações contemporânea? Muito obrigado!
Como é maravilhoso poder participar do canal desse meu querido prof. Christian! O Diego trouxe um tema fundamental e eu nem me atrevo a fazer a "análise do discurso do Dunker!", essa é a mais difícil. Excelente conteúdo, mestre! Vamos convocar mais apoiadores para participarem do nosso Chat??? Assim, poderemos discutir mais o tema. Beijos 🥰🥰🥰😘😘😘
Vídeo fantástico, como sempre! Professor, poderia fazer um vídeo sobre a clínica com adolescentes nos tempos atuais? E o manejo dos pais nesta clínica.
Me interessa demais análise do discurso (especificamente semiolinguística) contribuindo para a psicanálise. A gente já usou muito psicanálise como norte pra fazer AD, o movimento contrário tem bastante água pra passar embaixo da ponte do aqueronta.
Olá, Christian. Muito importante sua divulgação sobre esse campo tão rico e heterogêneo que são os Estudos Discursivos. Um dos livros que você mostra, é organizado pelo meu ex-orientador, e um exímio pesquisador dentro desse campo, prof. Roberto Baronas. Acredito ser muito importante dialogar com analistas do discurso, de diferentes perspectivas, e mostrar como rende essa conversa com a psicanálise. Para quem tiver interesse, no meu perfil aqui no YT e no Insta falo bastante sobre esses jogos de linguagem a partir da uma Análise de Discurso brasileira. Tem aulas completas lá. Afinal, é importante compreendermos o que ser esse sujeito.a.e de/na e a partir da linguagem para montarmos toda uma estrututura crítica que possa desconstruir os sistemas de opressões 🥰 .
Anotações Atitude crítica diante da linguagem; crítica metafísica Mas a ontogenese/ontologia do sentido expresso na linguagem Linguagem tbm pode ser um esquema de poder-materialismo. Discurso em seu tempo, diacrônica do discurso Crítica a toda metafísica 13:12 Discursos que definem ontologias Ontologia ideológica exemplo: ontologia naturalista 15:01 - experimentar sem olhar os instrumentos Não hermenêutica nietzeana
História não é simplesmente a acumulação de fatos, antes ela se mostra em um discurso. A exemplo: olhar infância como dinâmicas de poder. 19:50 teoria da história Freudiana 22:02 inconsciente relacionado com linguagem, modo de figuração e criação de signos relacionais; formação, filosofia, teoria da história, logo, objetos tirados da linguagem.
25:53 dialética saber e verdade; verdade de veredicção. Verdade no sentido quente transforma pq tange a verdade. Manejo de análise de discurso clínico 27:37 chiste: piada. Transformação crítica da análise do poder que desfaça os vínculos da colonização através da linguagem. 30:07 voltar 30s. ✨Voltar e ver as relações com o inconsciente ✨ Nada a ver com hermenêutica 33:08 olhar para as estruturas formais da linguagem junto com a história e junto com o sujeito As formas do desejo mudaram a partir do desenvolvimento da linguagem (na história das análises do discurso) Nota: ele fala como se estivesse em um churrasco
Filosofia da história crítica e estrutura linguística aplicada (inconsciente, literatura etc) e o sujeito (pensado a partir do repertório de Lacan) ciência da linguagem aplicada pelo sujeito O método tem q se ajustar ao seu problema
Professsor, estava aqui debatendo sobre situações de trânsito e não sei se você já abordou o assunto. Me chama a atenção a mudança de comportamento ao volante - especialmente de pessoas que fazem questão de ter carros enormes
Professor, gostaria de saber sobre afantasia (a incapacidade de visualizar imagens mentalmente) e também a falta de monólogo interno (nao escutar a propria voz ou vozes na cabeça). São condições reconhecidas e estudadas pela psicanálise? Algum autor já tratou do tema? Muito obrigado pelas aulas.
Acho que esse foi o vídeo q vc mais se expôs, propôs um programa, que irá levar adiante... antes de fazer. Haha, divertido, corajoso (o livro que ainda não lancei!). Certamente seus pares estão junto, certamente é divertido como vc usou uma rede social pra antecipar algo que já irá fazer, novos tempos... enfim, muito legal, e inusitado... a gente percebe sua exitação no fim do video, mas... de fato Acheronta Movebo certamente tá mais entusiasmado, mais almas para carregar através do rio afinal, e de qualquer forma... convenhamos, o que poderia ser melhor que isso? Dois Dunkers trabalhando junto? "Precisa ter história" haha, sensacional.
Gente, como assim o Dunker nasceu em Sao Paulo? Vi na wikipedia. Eu sempre achei que ele fosse estrangeiro pelo sotaque.... e por sempre citar palavras em alemao, sei la em que lingua. chocada
Quer ver o professor falar sobre um tema específico? 👀
DEIXE SUA PERGUNTA AQUI NOS COMENTÁRIOS!
Olá professor. Poderia fazer um vídeo sobre as contribuições de André Green para a psicanálise? Um abraços da Unesp-Assis
tenho um caderninho com um tantão. ainda ontem vi live do prof Thebas ( aquele palhaço fofinho ) e apareceu uma pergunta sobre a escuta.
eu - cleildes. nao sei pq sumiu meu nome
questão da escuta e apropriação no contexto neoliberal. escuta em rodas de conversas; escuta em atendimento online psi ( preocupa - me )
Fala sobre Kierkegaard e Psicologia existencial.
Não quero trabalhar na minha dissertação, vou mexer no celular pra me distrair: recebo notificação no celular de vídeo do Dunker sobre a metodologia de análise das entrevistas da minha dissertação 🤡
Freud explica 😅 já passei por isso tb 😂
Certíssimo. Aprendo muito me distraindo tbm ❤.
É exatamente assim :/
E eu? Aluno de graduacao em matetematica!! Nao seria interessante um analise dessaa na matematica? Uma ciencia dura? Como ele mesmo diz?
Pois é, muita coisa por de trás do que o analisando diz. Atrás da sua fala, seu inconsciente, sua história, a sociedade em que está inserido e por aí vai. Obrigada.
Toda vez que ouço o professor, relativizo minha titulação. Tenho ensino médio completo e sou graduando do Dunker rsrsrsrsrs
E não é mesmo fantástico o acesso que hoje temos ao conhecimento?
Cara! Eu juro! Eu trabalho com isso! Já tinha até me esquecido do quanto que trabalho com isso. Sei lá, deve fazer umas duas semanas que me esqueci, de tanto que tive de trabalhar (na dimensão do discurso em ação). Mas é muito bom pensar sobre esse tema. O difícil e identificar e lidar com as lacunas de consciência que as pessoas tem dentro dessa seara. Tanto os fatores que eu não dou conta de levar em consideração a cada momento, quanto o que vejo faltando no discurso alheio. Mas o bom de saber falar é que a gente pode conversar, trocar lacunas e percepções portanto.
Vou degustar esse vídeo mais algumas vezes, porque ele me lembra partes muito saborosas de meu aprendizado acadêmico - só pra deixar aqui o motivo de meu comentário bem explicado.
Christian, voce poderia explorar mais a hermenêutica ? E também seria possível fazer uma análise do filme All of us Strangers, por favor? Obrigado ! Bernardo
Num é careta não, viu? Esse papo. Abraço
Olá Prof. Dunker, em alguns episódios, voismice comentou brevemente sobre "lógica paraconsistente" e Newton da Costa, que faleceu recentemente, poderia tratar do assunto em um Falando Nisso? abraços!
Um passeio megacool, isto sim! & uma verdadeira festa dos (e para os) sentidos. M a e s t r i a. 🤩
Parabéns! Muito iluminadora esta aula para quem pretende estudar e compreender a "análise de discurso" em Psicanálise. Minha dúvida residiria na afirmação de Dunker de que a Antropologia estaria comprometida apenas com a reconstrução e a descrição de universos e não com a transformação. Não consigo ver o fazer antropológico ético e responsável sem um compromisso com a transformação.
Dunker, que será das relações de objeto após a destituição subjetiva? O Safatle fala, num artigo de 20 anos, em uma clínica do sensível, recuperando a categoria do Adorno. Como isso se daria?
Paranóia à parte, é possível que o sujeito experimente por vezes a sensação de que tentam [a estrutura, para falar como o Gaiarsa] tragá-lo de volta ao significante, numa tentativa de restituir-lhe o fantasma de sua relação com o próprio desejo?
Desde já agradeço se o Senhor puder me responder e/ou sugerir alguma (s) leitura (s).
Grande abraço!
Achei que Pêcheux ia ficar só de capa, quase o vídeo todo esperando vc falar nele 😂😂😂 e dos livros da Orlandi é bom lembrar do melhor pra mim "As formas de silêncio" ❤ Ótimo vídeo de panorama geral! Que os psicanalistas não esqueçam da história e que os analistas de discurso não esqueçam do sujeito do inconsciente ;)
bom, e da linguística, que nenhum possa ignorar!
O livro Análise Psicanalítica de Discursos foi um divisor de águas pra mim. Esse vídeo foi uma lembrança e tanto da leitura que fiz nos períodos mais intensos da pandemia. Que aula este vídeo! Que aula!
Chris e equipe! Que alegria!! Fiquei super feliz por aqui da pergunta fazer sentido por aí e ter essa ampla abertura do tema! Demais! Vamos aos estudos!! Abração❤
Ola professor, adoro seu canal. Você poderia por gentileza tecer comentários sobre a errância? Como se situa nas estruturas clínicas e como podemos percebe-la nas relações contemporânea? Muito obrigado!
Estupenda dissertação!!!
Um grande abraço, prezado Dunker.
Como é maravilhoso poder participar do canal desse meu querido prof. Christian! O Diego trouxe um tema fundamental e eu nem me atrevo a fazer a "análise do discurso do Dunker!", essa é a mais difícil. Excelente conteúdo, mestre! Vamos convocar mais apoiadores para participarem do nosso Chat??? Assim, poderemos discutir mais o tema. Beijos 🥰🥰🥰😘😘😘
Minhas Deusas ! Como tu és maravilhoso, Professor! Queria ter uma aula presencial dessas 💜🧡
Como é bom te ouvir, obrigada
Vídeo fantástico, como sempre! Professor, poderia fazer um vídeo sobre a clínica com adolescentes nos tempos atuais? E o manejo dos pais nesta clínica.
34:57 Michel Pêcheux
Ótima aula, professor. Obrigado.
Amo vc Dunker❤
Me interessa demais análise do discurso (especificamente semiolinguística) contribuindo para a psicanálise. A gente já usou muito psicanálise como norte pra fazer AD, o movimento contrário tem bastante água pra passar embaixo da ponte do aqueronta.
Grande professor
Olá, Christian. Muito importante sua divulgação sobre esse campo tão rico e heterogêneo que são os Estudos Discursivos. Um dos livros que você mostra, é organizado pelo meu ex-orientador, e um exímio pesquisador dentro desse campo, prof. Roberto Baronas. Acredito ser muito importante dialogar com analistas do discurso, de diferentes perspectivas, e mostrar como rende essa conversa com a psicanálise. Para quem tiver interesse, no meu perfil aqui no YT e no Insta falo bastante sobre esses jogos de linguagem a partir da uma Análise de Discurso brasileira. Tem aulas completas lá. Afinal, é importante compreendermos o que ser esse sujeito.a.e de/na e a partir da linguagem para montarmos toda uma estrututura crítica que possa desconstruir os sistemas de opressões 🥰 .
Obrigado, Dunker..!!
Anotações
Atitude crítica diante da linguagem; crítica metafísica
Mas a ontogenese/ontologia do sentido expresso na linguagem
Linguagem tbm pode ser um esquema de poder-materialismo.
Discurso em seu tempo, diacrônica do discurso
Crítica a toda metafísica 13:12
Discursos que definem ontologias
Ontologia ideológica exemplo: ontologia naturalista 15:01 - experimentar sem olhar os instrumentos
Não hermenêutica nietzeana
O poder pensado como um sujeito de linguagem
História não é simplesmente a acumulação de fatos, antes ela se mostra em um discurso.
A exemplo: olhar infância como dinâmicas de poder.
19:50 teoria da história Freudiana
22:02 inconsciente relacionado com linguagem, modo de figuração e criação de signos relacionais; formação, filosofia, teoria da história, logo, objetos tirados da linguagem.
25:53 dialética saber e verdade; verdade de veredicção. Verdade no sentido quente transforma pq tange a verdade.
Manejo de análise de discurso clínico
27:37 chiste: piada.
Transformação crítica da análise do poder que desfaça os vínculos da colonização através da linguagem.
30:07 voltar 30s.
✨Voltar e ver as relações com o inconsciente ✨
Nada a ver com hermenêutica
33:08 olhar para as estruturas formais da linguagem junto com a história e junto com o sujeito
As formas do desejo mudaram a partir do desenvolvimento da linguagem (na história das análises do discurso)
Nota: ele fala como se estivesse em um churrasco
Filosofia da história crítica e estrutura linguística aplicada (inconsciente, literatura etc) e o sujeito (pensado a partir do repertório de Lacan)
ciência da linguagem aplicada pelo sujeito
O método tem q se ajustar ao seu problema
Análise estrutural da narrativa
Professsor, estava aqui debatendo sobre situações de trânsito e não sei se você já abordou o assunto. Me chama a atenção a mudança de comportamento ao volante - especialmente de pessoas que fazem questão de ter carros enormes
❤ Psicanálise Freud-Lacaniana e a máxima: "O sintoma é uma inverdade do sujeito." O princípio...
Professor, gostaria de saber sobre afantasia (a incapacidade de visualizar imagens mentalmente) e também a falta de monólogo interno (nao escutar a propria voz ou vozes na cabeça). São condições reconhecidas e estudadas pela psicanálise? Algum autor já tratou do tema? Muito obrigado pelas aulas.
Maravilhoso ❤
Que aula incrível e completa. Obrigada, Dunker. Por tamanha generosidade. Que essa semente germine em todos aqueles que assistem e aqui estão.
Amei❤
Com todo o respeito, comceitos, discursos...
Cada ser , sofre suas dores...
A verdade é que, cada um, escolhe algo pra amenizar a dor de viver. ...
Análise discursiva. Muito interessante! Seria muito bacana uma análise narrativa também. Abs
Eu já liguei aqui o tal KI. Tá tudo pronto para eu enviar para a avaliação e já vou de férias da escola...hahhahahha! Seria plagio!?
hihihiihihi
Obrigado pela aula professor.
Uou!
Acho que esse foi o vídeo q vc mais se expôs, propôs um programa, que irá levar adiante... antes de fazer. Haha, divertido, corajoso (o livro que ainda não lancei!). Certamente seus pares estão junto, certamente é divertido como vc usou uma rede social pra antecipar algo que já irá fazer, novos tempos... enfim, muito legal, e inusitado... a gente percebe sua exitação no fim do video, mas... de fato Acheronta Movebo certamente tá mais entusiasmado, mais almas para carregar através do rio afinal, e de qualquer forma... convenhamos, o que poderia ser melhor que isso? Dois Dunkers trabalhando junto? "Precisa ter história" haha, sensacional.
Gente, como assim o Dunker nasceu em Sao Paulo? Vi na wikipedia. Eu sempre achei que ele fosse estrangeiro pelo sotaque.... e por sempre citar palavras em alemao, sei la em que lingua. chocada
😂😂😂 ele solta sotaque quando gagueja. Mestres também ficam tensos rss❤
Alemão é a segunda língua dele, e a familia é alemã
Rsrs não tem pinta nenhuma de paulista 😅
👏🏼👏🏼👏🏼
Gente, e o michel pecheux?????
❤❤
Com todo respeito, mas uma espécie de 'ausência' no teu video sobre ad foi justamente a referência de Michel Pecheux.. realmente não entendi
Mas ele fala, dialoga com ele. Lá pelo minuto 35
Mas de fato, por ser a capa...
Difícil de entender
16:09 marxismo
Se eu falar que entendi, estou mentindo 😑
São conceitos complexos de Lacan. No geral eu entendi, mas tem momentos que eu tbm não captei. 😅
Como é bom te ouvir, obrigada
❤❤❤❤