Muito boa a explicação dos fluxos da CME. Sou arquiteta e trabalho em hospital, gostaria de tirar uma dúvida, é necessário ter um lavatório para mãos na área limpa, junto ao estoque ?? Não encontre nada na Norma. Obrigada
2 года назад+1
Vanessa, em uma CME Simplificada geralmente colocamos um lavatório na área limpa. Agora, em uma CME Classe II, não. Pois o acesso a unidade é através de vestiário de barreira e dentro do vestiário possui um lavatório.
Curioso projeto. Quase idêntico a CME provisória que projetei para o Incor de Brasília em 2011.
5 месяцев назад+1
Caro colega, já perdi a conta de quantas CMEs fizemos aqui no escritório durante os últimos 20 anos, com os mais variados formatos e fluxos. Mas não se preocupe, e podes ficar tranquilo, pois não faço a mínima ideia do projeto mencionado e nem tenho interesse em conhecer... Faz muiiiito tempo que passei dessa fase de buscar referências em outros projetos, criamos as nossas próprias referências, pois cada projeto dessas unidades são únicos, dependendo muito da estrutura do EAS, do contexto que na qual está inserida e principalmente da capacidade resolutiva do projetista. Particularmente ficaria lisonjeado se algum profissional utilizasse os mesmos conceitos dos projetos que fizemos no escritório. Não me preocupo mais com isso, aliás.... sempre quando posso ensino outros profissionais da área a projetarem essas unidades, de uma forma simples e sem complicação. Grande abraço.
Gostaria de saber se sou obrigada a ter lavatorio provido de sabao e toalheiros nas areas limpas da CME
Год назад
Sempre que tiver lavatório é necessário ter sabão líquido e papel toalha. ............... Agora em relação a necessidade de se ter um lavatório: - Aqui em SC nos projetos que fizemos, apenas dentro do vestiário de barreira de acesso a área limpa que a VISA exige lavatório. - Mas tem outras VISA's (outros estados) que também solicitam lavatório dentro da área de preparo.
Muito bom seu video….. obrigada Para entender esse projeto q fez, qual foi a metragem total?! Seria possível o mesmo projeto, com mesmo fluxo e etc e ter uma aérea pequena? Qual seria o tamanho mínimo possível, e exigido para atender todas exigências???? ☺️
Год назад
Aproximadamente 100m² Não tem área mínima, vai depender do volume de materiais a serem processados e dos equipamentos que serão utilizados. O importante é respeitar os fluxos e as barreiras necessárias entre os ambientes sujo e limpo.
Uma dúvida, uma CME para policlínica odontológica é exatamente o mesmo fluxo/processo?
Год назад+2
Essa CME do vídeo é Classe II. Para o estabelecimento citado, seria uma CME Classe I, ou seja, uma CME Simplificada. Mas o fluxo do material seria o mesmo, sempre unidirecional, do sujo para o limpo. Neste outro vídeo explico a diferença entre CME Classe I e II: ruclips.net/video/kUpmB2qX8Ao/видео.html
Boa Noite, a area Quimica pode ser dentro do expurgo
2 года назад+2
Rodrigo, a desinfecção química quando realizada dentro da CME, não pode ser na área suja. Precisa ter uma sala específica com acesso por dentro da sala de preparo para realizar essa atividade.
Gostaria de visualizar um vídeo da estrutura de um cme na planta simplificada
Год назад
Joanna, você gostaria de ver uma plana baixa de uma CME Simplificada, isso? Me envia um e-mail que posso conseguir para você. contato@claudiozunino.com.br
Boa tarde!, No caso do banheiro dentro da paramentação para área limpa, pode ser unissex? ou deve haver separação, paramentação masculina e feminina?
8 месяцев назад
Geralmente quando a CME é de um porte maior, separamos os vestiários para funcionários masculino e feminino. Ou você pode fazer um vestiário único melhor dimensionado, com boxes separados para a privacidade dos funcionários. Agora se for um unidade pequena, pode ser único. ..... Entretanto, sempre depende também do entendimento da VISA.
Muito obrigado pelos conteúdos! Gostaria de tirar uma dúvida, como faço o cálculo de área de uma cozinha de unidade hospitalar? tem na RDC algo a respeito? no meu caso, o hospital contará com 50 leitos de internação e uma área total de 6.000m². Obrigado
3 года назад+1
Erick, a RDC-50/2002 tem alguns parâmetros, mas sinceramente nunca segui. O dimensionamento de uma SND será conforme o número de refeições produzidas por dia, os tipos de dietas, os equipamentos que serão utilizados e o fluxo de trabalho da unidade. Seria importante ter um suporte de uma nutricionista com experiência na área hospitalar, pois dessa forma você será mais assertivo no dimensionamento. ............................................................................................... Caso não seja possível, você pode fazer um projeto mais "genérico" e futuramente antes da implantação da unidade a nutricionista poderá realizar alguns ajustes finos, principalmente em relação aos equipamentos maiores. ............................................................................................... Vou lhe dar uma dica de um livro, que poderá lhe ajudar bastante no entendimento de uma unidade de SND: Planejamento Físico Funcional de Unidades de Alimentação e Nutrição Autora: Helena Maria Pinheiro Sant"Ana. ............................................................................................... Também podes entrar em contato comigo através do meu e-mail: contato@claudiozunino.com.br e dessa forma consigo lhe ajudar de uma maneira mais prática.
Olá @! Estou projetando uma reforma na unidade de nutrição e dietética de um hospital pequeno (32 leitos), estou vendo o livro que indicou para o colega, minha dúvida é sobre as bancadas, para cada tipo de preparo, precisará ser separado, ou seja, serão necessárias várias cubas no mesmo ambiente? Obrigada por compartilhar teu conhecimento! Abraço
Claudio... em um consultorio odontologico a cme pode ser dentro da sala? apenas observando a existencia de pia propria para lavagem seguindo o fluxo de recebimento de material sujo, lavagem e esterelização?
2 года назад+1
Eduardo, você precisa consultar se o seu município ou Estado possui alguma legislação específica. Aqui em SC temos uma resolução normativa que cita o seguinte: ....... Art.35 Fica dispensada a existência de CME simplificada nos consultórios odontológicos isolados, podendo ser realizado o processamento de produtos para saúde na sala de atendimento, em área destinada para esta finalidade. §1°A área de processamento de produtos para saúde deve possuir bancada com pia/cuba localizada dentro da sala de atendimento, respeitando minimamente a barreira técnica e o fluxo unidirecional do processamento. §2°Não é permitida a lavagem de materiais no lavatório exclusivo para a higienização das mãos.
Boa tarde, tens algum fluxograma de maternidade de pequeno porte?
2 года назад
No momento não tenho. Mas posso fazer um para você. Entre em contato por e-mail: contato@claudiozunino.com.br, que ficará mais fácil conseguir lhe ajudar.
Cláudio e qdo CME precisa funcionar em um único ambiente.....Classe 1 é isto??
3 года назад+1
Olá Fabiana. Nesse caso, seria uma CME Classe I ou CME Simplificada. Poderá ser em um único ambiente, sendo necessário nesse caso, trabalhar com barreira técnica, ou em 02 ambientes (área suja e área limpa). São utilizadas geralmente em consultórios odontológicos, ambulatórios, UPA's, e estabelecimentos de pequeno porte que não realizam procedimentos cirúrgicos.
Vanderlei, a área suja da CME não é o expurgo. A nomenclatura oficial do expurgo, é sala de utilidades conforme a RDC-50/2002. ......... É um ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente e guarda temporária de resíduos. Além de um pia de lavagem, esse ambiente também possui uma pia de despejos que irá receber resíduos líquidos e pastosos de pacientes, dotada de válvula de descarga e tubulação de esgoto de 75mm no mínimo. ......... A área suja da CME é um ambiente destinado a recepção, descontaminação, separação e lavagem dos materiais. É a primeira etapa antes do processo de esterilização. ......... Este ambiente não possui a mesma função da sala de utilidades e nem possui pia de despejos.
@ o expurgo tem que ficar totalmente separado da cme, ou poderia ser uma sala encostada no cme, com um nicho de passagem de materiais para area suja? assim como a lavanderia, nao poderia tb estar ao lado e ter apenas um nicho para area limpa da cme? existe algum fluxograma mais geral? onde posso encontrar um fluxograma de um hospital por exemplo?
Год назад+1
@@tatianamorato1466 Tatiana se for uma CME Classe I, a área suja da CME, pode ser a sala de utilidades (uso compartilhado) com passagem para a área limpa através de um guichê simples na parede. Em CME Classe II precisa ter uma área suja exclusiva, com passagem de materiais para a área limpa através de um guichê de porta dupla ou através de uma termodesinfectora. Se você for arquiteta ou engenheira, sugiro que entre em nossa comunidade digital, onde você terá acesso a muita informação sobre esse tema, pois não consigo explicar com detalhes muitas informações aqui nos comentários do youtube.
Sou enfermeira de CCIH. Foi muito válido para mim este conhecimento. Obrigada e parabéns pela apresentação perfeita.
Que bom Maria, muito grato pelos seus comentários.
Excelente aula, parabéns.
Seu conteúdo é excelente, muito didático e explicativo
Muito claro...estou cada vez mais encantada com esse assunto!
Aprendendo muito!
Que bom Márcia. Fico contente em estar lhe ajudando.
Entendi!!! muito bem.
Que ótimo.
Achei ótimo esse método para explicar!!! Ficou mais claro e didático
Bacana Thais. Esboçando sempre é melhor, né?
ameiii
Muito bom Cláudio!
Olá Danilo.
Bacana que o conteúdo foi útil para você.
Abraços.
Parabéns Cláudio pela explicação...super simples e direto..foi espetacular sua aula..o meu muito obrigado..
Bacana Jobe.
Fico agradecido.
Abraços
Muito boa a explicação dos fluxos da CME. Sou arquiteta e trabalho em hospital, gostaria de tirar uma dúvida, é necessário ter um lavatório para mãos na área limpa, junto ao estoque ?? Não encontre nada na Norma. Obrigada
Vanessa, em uma CME Simplificada geralmente colocamos um lavatório na área limpa.
Agora, em uma CME Classe II, não. Pois o acesso a unidade é através de vestiário de barreira e dentro do vestiário possui um lavatório.
Curioso projeto. Quase idêntico a CME provisória que projetei para o Incor de Brasília em 2011.
Caro colega, já perdi a conta de quantas CMEs fizemos aqui no escritório durante os últimos 20 anos, com os mais variados formatos e fluxos.
Mas não se preocupe, e podes ficar tranquilo, pois não faço a mínima ideia do projeto mencionado e nem tenho interesse em conhecer...
Faz muiiiito tempo que passei dessa fase de buscar referências em outros projetos, criamos as nossas próprias referências, pois cada projeto dessas unidades são únicos, dependendo muito da estrutura do EAS, do contexto que na qual está inserida e principalmente da capacidade resolutiva do projetista.
Particularmente ficaria lisonjeado se algum profissional utilizasse os mesmos conceitos dos projetos que fizemos no escritório.
Não me preocupo mais com isso, aliás.... sempre quando posso ensino outros profissionais da área a projetarem essas unidades, de uma forma simples e sem complicação.
Grande abraço.
Gostaria de saber se sou obrigada a ter lavatorio provido de sabao e toalheiros nas areas limpas da CME
Sempre que tiver lavatório é necessário ter sabão líquido e papel toalha.
...............
Agora em relação a necessidade de se ter um lavatório:
- Aqui em SC nos projetos que fizemos, apenas dentro do vestiário de barreira de acesso a área limpa que a VISA exige lavatório.
- Mas tem outras VISA's (outros estados) que também solicitam lavatório dentro da área de preparo.
Muito bom seu video….. obrigada
Para entender esse projeto q fez, qual foi a metragem total?!
Seria possível o mesmo projeto, com mesmo fluxo e etc e ter uma aérea pequena? Qual seria o tamanho mínimo possível, e exigido para atender todas exigências???? ☺️
Aproximadamente 100m²
Não tem área mínima, vai depender do volume de materiais a serem processados e dos equipamentos que serão utilizados.
O importante é respeitar os fluxos e as barreiras necessárias entre os ambientes sujo e limpo.
Uma dúvida, uma CME para policlínica odontológica é exatamente o mesmo fluxo/processo?
Essa CME do vídeo é Classe II.
Para o estabelecimento citado, seria uma CME Classe I, ou seja, uma CME Simplificada.
Mas o fluxo do material seria o mesmo, sempre unidirecional, do sujo para o limpo.
Neste outro vídeo explico a diferença entre CME Classe I e II:
ruclips.net/video/kUpmB2qX8Ao/видео.html
Se eu já tenho um vestiário de barreira para adentrar a circulação, preciso de mais um pro CME?
No mínimo é necessário um vestiário de barreira para acessar as áreas limpas.
Boa Noite, a area Quimica pode ser dentro do expurgo
Rodrigo, a desinfecção química quando realizada dentro da CME, não pode ser na área suja.
Precisa ter uma sala específica com acesso por dentro da sala de preparo para realizar essa atividade.
Boa tarde. Gostaria de saber a diferença de organograma e fluxograma de uma cme?
Organograma é uma representação de como a unidade está organizada.
Fluxograma é uma representação das etapas do processo e dos fluxos de trabalho.
Gostaria de visualizar um vídeo da estrutura de um cme na planta simplificada
Joanna, você gostaria de ver uma plana baixa de uma CME Simplificada, isso?
Me envia um e-mail que posso conseguir para você.
contato@claudiozunino.com.br
Boa tarde!, No caso do banheiro dentro da paramentação para área limpa, pode ser unissex? ou deve haver separação, paramentação masculina e feminina?
Geralmente quando a CME é de um porte maior, separamos os vestiários para funcionários masculino e feminino.
Ou você pode fazer um vestiário único melhor dimensionado, com boxes separados para a privacidade dos funcionários.
Agora se for um unidade pequena, pode ser único.
.....
Entretanto, sempre depende também do entendimento da VISA.
Muito obrigado pelos conteúdos! Gostaria de tirar uma dúvida, como faço o cálculo de área de uma cozinha de unidade hospitalar? tem na RDC algo a respeito? no meu caso, o hospital contará com 50 leitos de internação e uma área total de 6.000m². Obrigado
Erick, a RDC-50/2002 tem alguns parâmetros, mas sinceramente nunca segui.
O dimensionamento de uma SND será conforme o número de refeições produzidas por dia, os tipos de dietas, os equipamentos que serão utilizados e o fluxo de trabalho da unidade.
Seria importante ter um suporte de uma nutricionista com experiência na área hospitalar, pois dessa forma você será mais assertivo no dimensionamento.
...............................................................................................
Caso não seja possível, você pode fazer um projeto mais "genérico" e futuramente antes da implantação da unidade a nutricionista poderá realizar alguns ajustes finos, principalmente em relação aos equipamentos maiores.
...............................................................................................
Vou lhe dar uma dica de um livro, que poderá lhe ajudar bastante no entendimento de uma unidade de SND:
Planejamento Físico Funcional de Unidades de Alimentação e Nutrição
Autora: Helena Maria Pinheiro Sant"Ana.
...............................................................................................
Também podes entrar em contato comigo através do meu e-mail: contato@claudiozunino.com.br e dessa forma consigo lhe ajudar de uma maneira mais prática.
@ te agradeço imensamente pelo retorno. Muito obrigado! E, por favor, continue postando vídeos. São de muito valor para nós profissionais. Abraço!
Olá @! Estou projetando uma reforma na unidade de nutrição e dietética de um hospital pequeno (32 leitos), estou vendo o livro que indicou para o colega, minha dúvida é sobre as bancadas, para cada tipo de preparo, precisará ser separado, ou seja, serão necessárias várias cubas no mesmo ambiente? Obrigada por compartilhar teu conhecimento! Abraço
Claudio... em um consultorio odontologico a cme pode ser dentro da sala? apenas observando a existencia de pia propria para lavagem seguindo o fluxo de recebimento de material sujo, lavagem e esterelização?
Eduardo, você precisa consultar se o seu município ou Estado possui alguma legislação específica.
Aqui em SC temos uma resolução normativa que cita o seguinte:
.......
Art.35 Fica dispensada a existência de CME simplificada nos consultórios odontológicos isolados, podendo ser realizado o processamento de produtos para saúde na sala de atendimento, em área destinada para esta finalidade.
§1°A área de processamento de produtos para saúde deve possuir bancada com pia/cuba localizada dentro da sala de atendimento, respeitando minimamente a barreira técnica e o fluxo unidirecional do processamento.
§2°Não é permitida a lavagem de materiais no lavatório exclusivo para a higienização das mãos.
Boa tarde, tens algum fluxograma de maternidade de pequeno porte?
No momento não tenho. Mas posso fazer um para você.
Entre em contato por e-mail: contato@claudiozunino.com.br, que ficará mais fácil conseguir lhe ajudar.
Cláudio e qdo CME precisa funcionar em um único ambiente.....Classe 1 é isto??
Olá Fabiana. Nesse caso, seria uma CME Classe I ou CME Simplificada.
Poderá ser em um único ambiente, sendo necessário nesse caso, trabalhar com barreira técnica, ou em 02 ambientes (área suja e área limpa).
São utilizadas geralmente em consultórios odontológicos, ambulatórios, UPA's, e estabelecimentos de pequeno porte que não realizam procedimentos cirúrgicos.
Boa Noite. Voce presta assessoria em projetos ? Sou recém formado e surgiu uma oportunidade de projetar um centro de especialidades médicas.
Olá Reinilsom. Não presto serviço de assessoria.
Mas caso você tenha interesse, posso verificar com os meus alunos se alguém teria disponibilidade.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
ALGUÉM SABERIA ME INFORMAR SE ESSE MODELO ESTÁ ATUALIZADO PELA RDC 15?
Olá Suelen. Qual a questão que você viu no vídeo que fez com que ficasse com essa dúvida?
Eu consigo colocar a lavanderia anexada a CME?
Olá, o que você quer dizer como anexada?
São unidades funcionais distintas e precisam estar separadas.
Faltou a área de monitoramento da esterilização
Agradeço por ter lembrado.
A área suja é o expurgo???
Vanderlei, a área suja da CME não é o expurgo.
A nomenclatura oficial do expurgo, é sala de utilidades conforme a RDC-50/2002.
.........
É um ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente e guarda temporária de resíduos.
Além de um pia de lavagem, esse ambiente também possui uma pia de despejos que irá receber resíduos líquidos e pastosos de pacientes, dotada de válvula de descarga e tubulação de esgoto de 75mm no mínimo.
.........
A área suja da CME é um ambiente destinado a recepção, descontaminação, separação e lavagem dos materiais. É a primeira etapa antes do processo de esterilização.
.........
Este ambiente não possui a mesma função da sala de utilidades e nem possui pia de despejos.
@ o expurgo tem que ficar totalmente separado da cme, ou poderia ser uma sala encostada no cme, com um nicho de passagem de materiais para area suja? assim como a lavanderia, nao poderia tb estar ao lado e ter apenas um nicho para area limpa da cme? existe algum fluxograma mais geral? onde posso encontrar um fluxograma de um hospital por exemplo?
@@tatianamorato1466 Tatiana se for uma CME Classe I, a área suja da CME, pode ser a sala de utilidades (uso compartilhado) com passagem para a área limpa através de um guichê simples na parede.
Em CME Classe II precisa ter uma área suja exclusiva, com passagem de materiais para a área limpa através de um guichê de porta dupla ou através de uma termodesinfectora.
Se você for arquiteta ou engenheira, sugiro que entre em nossa comunidade digital, onde você terá acesso a muita informação sobre esse tema, pois não consigo explicar com detalhes muitas informações aqui nos comentários do youtube.