O conceito que Harari trouxe de realidade imaginada foi fantástico. A necessidade que temos de cooperação e a capacidade com que a fazemos também foi impactante no livro. E por fim ele traz a felicidade como consequente de inserção e reconhecimento com nossos pares. É daqueles livros pra se guardar no local mais especial que temos, ou seja, com as pessoas que nos são importantes. Sim, este livro traz a necessidade de querer que as pessoas o leiam.
"ele traz a felicidade como consequente de inserção e reconhecimento com nossos pares". Ele não fala isso! Ele apresenta algumas teorias sobre o que pode ser a felicidade do ponto de vista cientifico (visto que é um conceito subjetivo) e, dentre as possibilidade, não tem nada relacionado ao reconhecimento do nossos pares.
Fico impressionado com o impacto que um livro COMUM está causando. Talvez porque eu seja da área, não vi qualquer novidade no livro dele. Li o Sapiens e o Homo Deus e logo vendi os 2 por perceber ter perdido tempo e dinheiro. Entretanto recomendo que as pessoas leiam, todavia há muitos outros autores melhores.
@@MARCELO-dk5oq Comum pq você é da área, mas o livro é grandioso! A sabedoria não se encontra na quantidade e complexidade dos livros que você ler, mas na sua capacidade de sintetizar o seu conhecimento e informar o próximo e isso Harari tem de sobre.
É realmente surpreendente, como um livro que conta a história mais antiga da nossa espécie, esteja repleto de informações tão novas que faz mudar nossa visão de mundo se situar em meio tudo o que aconteceu com nosso planeta através dos milênios.
Ótimo livro e tbm ótima resenha!! Um dos melhores livros de divulgação científica que já li, Harari é foda!! Estou aguardando com carinho o próximo livro dele em 2018!!!
Obrigado Yuval Harari. O meu profundo Obrigado, por me ter permitido ler um verdadeiro Livro, antes de morrer. Talvez que tenha lido pouco e o verdadeiro problema esteja em mim. Finalmente encontro um autor que vê a História do Universo e da Humanidade com olhos do século XXI. Num único livro o autor "despe" os mitos mais obscurantistas que ao longo de milénios outros "autores" se lembraram de inventar, tratando a Humanidade como quem trata crianças. Há livros científicos que naturalmente respeitam o leitor. No entanto "Sapiens", sem pertencer ao grupo dos "cientificos", tem a capacidade de forma transversal, com leitura acessível, lógica e pedagógica, de "desnudar" os "mitos" que têm "conduzido" e intrigado a maior parte da Humanidade. Eis um Autor que respeita e traz "valor acrescentado" ao leitor.
Realmente o livro é muito bom. Já li quase a metade e como comentaram aqui, ele de fato é capaz de fazer a gente olhar o mundo e o ser humano com outros olhos.
Amei esse livro pq já sou uma darwinista entusiasta e com essa leitura que é uma busca de toda a nossa evolução impressionantente bem pesquisada. Acredito mt em tudo que /como ele fala
Rodrigo, parabéns por passar de maneira tão clara esse livro magnífico! Estou lendo Sapiens mas já li Homo deus. Admirei a forma como passaste essas informações tão ricas, dá pra perceber no tom da sua voz como o livro mexeu contigo. Obrigada pelo conteúdo compartilhado!
Olá, Professor Rodrigo Petronio ! a sua abordagem é ótima sobre esta obra. O livro Sapiens é fantástico, o autor Yuval Harari conseguiu de maneira genial transmitir informações precisas, baseadas em fatos históricos, arqueológicos e científicos. Uma leitura deliciosa, um verdadeiro banquete de conhecimento. Livro indispensável para todos que amam a leitura !
Os seres vivos são auto adaptável. E essa adaptação é segundo a capacidade biológica de cada espécie e também uma inteligências consciente ou inconsciente. O ser humano tem a capacidade de armazenar informação intuitiva e inconsciente. Assim o homens processa esses dois estímulos e formou a inteligência. O ser humano é produto do meio em que vive . É também consequência da evolução involuntária da natureza .
um resumo pra qm ta fznd trabalho sobre o vídeo: o livro "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" que aborda a história humana ao longo de 70 mil anos, destacando três grandes revoluções propostas pelo autor. A primeira é a revolução cognitiva, marcada pela capacidade do Homo sapiens de criar ficções e promover um êxodo que resultou em uma espécie de globalização. A segunda revolução é a agrícola, que trouxe consigo não apenas avanços, mas também disputas por poder, militarização e disseminação de doenças. Por fim, a revolução científica, ocorrida no século 18, revelou a insignificância humana diante da vastidão do universo, aumentando nossa vulnerabilidade. O autor destaca a importância das ficções e da capacidade de cooperação flexível na evolução da humanidade, argumentando que a realidade imaginária é a base para as criações humanas, como arte, instituições e cultura. (só não copia totalmente igual, se vc n escreve desse jeito normalmente nenhum professor é tão trouxa de acreditar q vc criou vocabulário decente do nd)
Professor, me tira dúvida. O que o autor quis dizer com a seguinte frase: "O gênero é uma corrida em que os corredores competem apenas pela medalha de bronze"?
Nesse capítulo do livro ele trata sobre os gêneros, e nesse parágrafo em específico ele admite que a sociedade na maior parte de sua existência se comporta de modo patriarcal. Grosso modo, fazendo com que o gênero feminino busque sempre a medalha de ouro, contudo, essa mesma sempre será uma medalha de bronze em uma realidade imaginada patriarcal. Pois não há liberdade para o feminino da mesma forma que o masculino.
Por favor, como conciliar a ideia da história oficial ter começado na escrita, há mais ou menos 4 mil anos a.c., se temos templos no Egito nos quais há conhecimento de astronômia gravado e que remonta a observações que deveriam ter sido feitas quase 30 mil anos antes para, depois, ser catalogado como lá está? Por favor, entendam essa pergunta como puramente indagação mesmo, não é uma ironia. A história parou e teve um reinício ao qual chamamos de História Oficial? A pré-história não foi tão despojada de tecnologias assim? Houve um período entre a noção de que temos de pré-história e a história, algo do gênero "História Perdida da Humidade"? Qual a literatura disponível e confiável para esse conhecimento?
Bom, eu ainda prefiro ser eu do que um planeta supermassivo. Prefiro viver na minha 'insignificância". Eu não sabia que o parâmetro de felicidade agora é ter muita massa ou ocupar um grande volume. Acho que ter uma consciência é muito mais interessante
Alguém sabe onde consigo comprar esse livro em Áudio? O Átila do canal Nerdologia sempre fala que tem esse áudio-livro, porém eu não encontro para comprar!
Boa tarde Na verdade, o que nos separou definitivamente de outros símios, e hominídeos , foi a capacidade de se comunicar, ao que tudo indica a linguagem evoluiu somente uma vez, isso nos colocou no topo da cadeia alimentar, um exemplo Claro disso é que só nós o homo sapiens, consegue se comunicar de maneira eficaz.
Revolução Cognitiva? Discordo, a revolução é um processo gigantesco que envolve inúmeros fatores entre eles: Mudanças comportamentais, culturais, legislativas, científicas, sociais, personagens, lideranças, espaço geográfico e entre outros, a cognição foi apenas uma mudança genética que fez com que a raça humana aprendesse a falar, escrever, se comunicar, tornaram-se bípedes, desenvolveram a percepção, atenção e memória, ou seja não há como compara-la a uma revolução pois se diferenciam nos acontecimentos embora a cognição seja uma evolução significativa em nossa espécie.
@Fernando A. Soares Todo entendimento de um homem pode ser definido apenas por algumas palavras que ele pronuncia amigo. Deus e Você são UM SÓ. Essa é a base de TODO conhecimento, o resto é pura fantasia, teoria sem nenhum proveito.
O autor miscigena teses reais e aprofundadas com a sua própria visão rasa e desinteressante, se o germe de suas ideologias não tivesse contaminado sua capacidade de exercer ciência seria uma ótima obra. Apenas um exemplo, em tal momento ele falou que do ponto biólogico os homossexuais não estavam errados já que os pássaros criaram asas por querer voar, nessa "lógica" os homens desenvolveriam capacidade de fecundar entre si, então não havia problema entre tal ato... Mas, pensando assim, porquê não nós matamos para podermos desenvolver imortalidade? Ou pulamos de prédios por aí para desenvolver asas? Que tal começarmos a nos relacionar com nossas filhas e irmãs para que desenvolvamos um método de parceria certeiro? Sem uma mísera tese ele negou a existência de Deus coisa que nem Ainsten se atreveu. Sinceramente a obra carece de imparcialidade e ciência em seus pontos principais que estão deturpados!
Será que é bom falar que nós somos insignificantes? Sei lá, me parece uma autoestima muito baixa, e uma auto-sabotação. Por que vc não deve chegar um indivíduo e falar que ele é insignificante? Acho que o motivo é o mesmo que não devemos nos achar insignificantes.
Mas esse livro conta uma história que não resolve a grande questão humana que é deixar de sofrer e deixar de morrer. Portanto fala bonito mas não resolve o principal.
Bem, aí tu pode ler Rubem Alves, por exemplo, e identificar que embora a resposta nos deixe em um abismo, podemos utilizar essa imaginação fértil para brincar com nossa realidade, transformando os conceitos em ferramentas do prazer. Não uma prazer fútil, ilusório, mas um prazer que reside na compreensão da mudança, da fluidez da existência. Creio que moldando nossa forma de interpretar e sentir podemos abdicar dos pesos dessas questões que foram impostas como necessárias para se atingir uma vida plena. Algumas filosofias orientais já nos avisou sobre a importância de nossa imaginação há milénios... Infelizmente nossa tradição ocidental categorizada, lógica, não quis dar bola para esses ensinamentos...
O conceito que Harari trouxe de realidade imaginada foi fantástico. A necessidade que temos de cooperação e a capacidade com que a fazemos também foi impactante no livro. E por fim ele traz a felicidade como consequente de inserção e reconhecimento com nossos pares. É daqueles livros pra se guardar no local mais especial que temos, ou seja, com as pessoas que nos são importantes. Sim, este livro traz a necessidade de querer que as pessoas o leiam.
Obrigado pelo comentário! Comprei o livro há pouco tempo e assim que der vou ler. :)
"ele traz a felicidade como consequente de inserção e reconhecimento com nossos pares".
Ele não fala isso! Ele apresenta algumas teorias sobre o que pode ser a felicidade do ponto de vista cientifico (visto que é um conceito subjetivo) e, dentre as possibilidade, não tem nada relacionado ao reconhecimento do nossos pares.
Fico impressionado com o impacto que um livro COMUM está causando. Talvez porque eu seja da área, não vi qualquer novidade no livro dele. Li o Sapiens e o Homo Deus e logo vendi os 2 por perceber ter perdido tempo e dinheiro. Entretanto recomendo que as pessoas leiam, todavia há muitos outros autores melhores.
@@MARCELO-dk5oq Comum pq você é da área, mas o livro é grandioso! A sabedoria não se encontra na quantidade e complexidade dos livros que você ler, mas na sua capacidade de sintetizar o seu conhecimento e informar o próximo e isso Harari tem de sobre.
@@MARCELO-dk5oq você poderia me recomendar alguns autores é livros?
"Sapiens" foi o melhor livro que li em 2016. Recomendo a todos, pois se trata de um best-seller com conteúdo, o que é o mais importante.
Cada vez a Casa do Saber vem contribuindo para apaixonarmos pelo conhecimento...
É realmente surpreendente, como um livro que conta a história mais antiga da nossa espécie, esteja repleto de informações tão novas que faz mudar nossa visão de mundo se situar em meio tudo o que aconteceu com nosso planeta através dos milênios.
Foda dms, só quero dinheiros pra comprar os outros 2 livros dele
@@murlocx3196 sim, eu também! Kkkkk
E vale a pena cada centavo...
@@diamomd comprei todos os livros dele kkkkkk inclusive a graphic novel de sapiens
@@Jorge_Hofman O criacionismo é pseudociência
Estou na metade desse livro, meu, esse livro é sensacional, vc pode não concordar, mas o livro é excelente...
"Posso não comcordar com sua opinião, mas defenderei até o fim da minha vida a sua liberdade de dizer-lá "
Ou algo do tipo :v
Estou lendo, a forma que o livro interliga os eventos humanos é muito bom.
Excelente resumo! Parabéns professor Rodrigo. Brilhante sua capacidade de síntese.
"Como historiador, sei que jamais deveríamos subestimar a estupidez humana" (Yuval Harari).
Esse livro é simplesmente SENSACIONAL!
UM DOS MELHORES DOS ÚLTIMOS TEMPOS! ESPETACULAR!!!
Ótimo livro e tbm ótima resenha!! Um dos melhores livros de divulgação científica que já li, Harari é foda!! Estou aguardando com carinho o próximo livro dele em 2018!!!
Obrigado Yuval Harari. O meu profundo Obrigado, por me ter permitido ler um verdadeiro Livro, antes de morrer. Talvez que tenha lido pouco e o verdadeiro problema esteja em mim. Finalmente encontro um autor que vê a História do Universo e da Humanidade com olhos do século XXI. Num único livro o autor "despe" os mitos mais obscurantistas que ao longo de milénios outros "autores" se lembraram de inventar, tratando a Humanidade como quem trata crianças. Há livros científicos que naturalmente respeitam o leitor. No entanto "Sapiens", sem pertencer ao grupo dos "cientificos", tem a capacidade de forma transversal, com leitura acessível, lógica e pedagógica, de "desnudar" os "mitos" que têm "conduzido" e intrigado a maior parte da Humanidade. Eis um Autor que respeita e traz "valor acrescentado" ao leitor.
Realmente o livro é muito bom. Já li quase a metade e como comentaram aqui, ele de fato é capaz de fazer a gente olhar o mundo e o ser humano com outros olhos.
Amei esse livro pq já sou uma darwinista entusiasta e com essa leitura que é uma busca de toda a nossa evolução impressionantente bem pesquisada. Acredito mt em tudo que /como ele fala
Este livro é maravilhoso e agrada a todos espectadores. Sou cristão católico . E independente do credo eu recomendo......
Muito bom!
Quando ele fala sobre a evolução da comunicação com a fofoca 😊
Vou assinar
Estou lendo o livro. Fascinante.
Conheci esse livro através de um professor na faculdade que nos indicou, são dois livros sensacionais, ainda não terminei de ler mas estou gostando!
um livro de indispensável leitura, sem dúvidas.
Parabéns!
esse livro é maravilhoso
Espetáculo!
Rodrigo, parabéns por passar de maneira tão clara esse livro magnífico! Estou lendo Sapiens mas já li Homo deus. Admirei a forma como passaste essas informações tão ricas, dá pra perceber no tom da sua voz como o livro mexeu contigo. Obrigada pelo conteúdo compartilhado!
Olá, Professor Rodrigo Petronio ! a sua abordagem é ótima sobre esta obra. O livro Sapiens é fantástico, o autor Yuval Harari conseguiu de maneira genial transmitir informações precisas, baseadas em fatos históricos, arqueológicos e científicos. Uma leitura deliciosa, um verdadeiro banquete de conhecimento. Livro indispensável para todos que amam a leitura !
Muito bom. Ainda não tenho esse livro, mas já vou providenciar.
Top este livro
Estou lendo esse livro. É de fato uma grande obra. Mas a maneira como ele explica a chegada do Sapiens ao continente americano está desatualizada.
Muit bom o Vidio muit no. Obiserva abrs boa noit
Muito bom!
Não queria, mas terei que colocar mais este livro em minha lista interminável. Espero viver mais 50 anos, no mínimo para dar conta =)
um livro que recomendo vivamente.Quase posso dizer leitura obrigatória para todos os seres humanos.Excelente
Recebi esse livro ontem e já estava muito curioso para lê-lo e agora ainda mais!
Eu estou lendo esse livro. É um excelente livro !
Nooossa, acabei de comprar ☺☺☺
Esse livro é muito show.
Ótimo vídeo, o livro é fantástico!
Esse canal é enriquecedor
Resenha bem legal.
Maravilhoso o vídeo!❤
Tem razão!#
Vou ler o livro!
Que resenha espetacular!
Jà le sensacional
Muit bom o vidio
Adorei o livro
Esse escritor escreve tão bem que eu quase acreditei nas Teorias como Verdades Absolutas.
maravilha gostei. !!!
Belo resumo!
puts, que vídeo incrível, parabéns
maravilhoso livro, tou de olho no outro que ele escreveu
Acabei de ler o segundo,vixe é espetacular, tinha que ser Judeu! Eta povo intelignte!!!
a pré-história é muito foda!
"A mitologia nos deu lei e ordem"❤️
A humanidade tornou-se dominante devido a muitos fatores, ainda vamos descobrir que foi uma qualquer insignificância que fez toda a diferença.
Os seres vivos são auto adaptável. E essa adaptação é segundo a capacidade biológica de cada espécie e também uma inteligências consciente ou inconsciente. O ser humano tem a capacidade de armazenar informação intuitiva e inconsciente. Assim o homens processa esses dois estímulos e formou a inteligência. O ser humano é produto do meio em que vive . É também consequência da evolução involuntária da natureza .
um resumo pra qm ta fznd trabalho sobre o vídeo:
o livro "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" que aborda a história humana ao longo de 70 mil anos, destacando três grandes revoluções propostas pelo autor. A primeira é a revolução cognitiva, marcada pela capacidade do Homo sapiens de criar ficções e promover um êxodo que resultou em uma espécie de globalização. A segunda revolução é a agrícola, que trouxe consigo não apenas avanços, mas também disputas por poder, militarização e disseminação de doenças. Por fim, a revolução científica, ocorrida no século 18, revelou a insignificância humana diante da vastidão do universo, aumentando nossa vulnerabilidade. O autor destaca a importância das ficções e da capacidade de cooperação flexível na evolução da humanidade, argumentando que a realidade imaginária é a base para as criações humanas, como arte, instituições e cultura.
(só não copia totalmente igual, se vc n escreve desse jeito normalmente nenhum professor é tão trouxa de acreditar q vc criou vocabulário decente do nd)
Tadinho 😂🤡
Ooooooowww! 👏👏👏👏👏
Best seller muito bom também é mais esperto que o diabo.. mto bom!
À eu gostei
Professor, me tira dúvida. O que o autor quis dizer com a seguinte frase: "O gênero é uma corrida em que os corredores
competem apenas pela medalha de bronze"?
Nesse capítulo do livro ele trata sobre os gêneros, e nesse parágrafo em específico ele admite que a sociedade na maior parte de sua existência se comporta de modo patriarcal. Grosso modo, fazendo com que o gênero feminino busque sempre a medalha de ouro, contudo, essa mesma sempre será uma medalha de bronze em uma realidade imaginada patriarcal. Pois não há liberdade para o feminino da mesma forma que o masculino.
Por favor, como conciliar a ideia da história oficial ter começado na escrita, há mais ou menos 4 mil anos a.c., se temos templos no Egito nos quais há conhecimento de astronômia gravado e que remonta a observações que deveriam ter sido feitas quase 30 mil anos antes para, depois, ser catalogado como lá está? Por favor, entendam essa pergunta como puramente indagação mesmo, não é uma ironia. A história parou e teve um reinício ao qual chamamos de História Oficial? A pré-história não foi tão despojada de tecnologias assim? Houve um período entre a noção de que temos de pré-história e a história, algo do gênero "História Perdida da Humidade"? Qual a literatura disponível e confiável para esse conhecimento?
Bom, eu ainda prefiro ser eu do que um planeta supermassivo. Prefiro viver na minha 'insignificância". Eu não sabia que o parâmetro de felicidade agora é ter muita massa ou ocupar um grande volume. Acho que ter uma consciência é muito mais interessante
Bem bom
Sou médico, mas filho de Professor de Historia: Dr VALMY!!!
cola mítica seria o desenvolvimento do conciente coletivo ?
Pra mim já tá na hora da casa do saber lançar um livro também... Kkkk
Alguém sabe onde consigo comprar esse livro em Áudio? O Átila do canal Nerdologia sempre fala que tem esse áudio-livro, porém eu não encontro para comprar!
Tem aqui no RUclips.
E qual é o conceito de humanidade para o autor ?
Boa tarde
Na verdade, o que nos separou definitivamente de outros símios, e hominídeos , foi a capacidade de se comunicar, ao que tudo indica a linguagem evoluiu somente uma vez, isso nos colocou no topo da cadeia alimentar, um exemplo Claro disso é que só nós o homo sapiens, consegue se comunicar de maneira eficaz.
Resumo do livro: antropologia para neandertais.
Não somos insignificantes.
Revolução Cognitiva? Discordo, a revolução é um processo gigantesco que envolve inúmeros fatores entre eles: Mudanças comportamentais, culturais, legislativas, científicas, sociais, personagens, lideranças, espaço geográfico e entre outros, a cognição foi apenas uma mudança genética que fez com que a raça humana aprendesse a falar, escrever, se comunicar, tornaram-se bípedes, desenvolveram a percepção, atenção e memória, ou seja não há como compara-la a uma revolução pois se diferenciam nos acontecimentos embora a cognição seja uma evolução significativa em nossa espécie.
Insignificantes não são as pessoas, mais a curta forma de pensar desta autor.
@Fernando A. Soares Todo entendimento de um homem pode ser definido apenas por algumas palavras que ele pronuncia amigo. Deus e Você são UM SÓ. Essa é a base de TODO conhecimento, o resto é pura fantasia, teoria sem nenhum proveito.
Fala do livro> Porque as nações fracassam
Livro excelente
Fico imaginando as outras espécies homo, como estariam hoje se tivessem sobrevivido
Ainda bem que não apareceu nenhum criacionista ignorante recomendando ler livro de Pinoquio capítulo 07 versículo 12
O autor miscigena teses reais e aprofundadas com a sua própria visão rasa e desinteressante, se o germe de suas ideologias não tivesse contaminado sua capacidade de exercer ciência seria uma ótima obra.
Apenas um exemplo, em tal momento ele falou que do ponto biólogico os homossexuais não estavam errados já que os pássaros criaram asas por querer voar, nessa "lógica" os homens desenvolveriam capacidade de fecundar entre si, então não havia problema entre tal ato... Mas, pensando assim, porquê não nós matamos para podermos desenvolver imortalidade? Ou pulamos de prédios por aí para desenvolver asas? Que tal começarmos a nos relacionar com nossas filhas e irmãs para que desenvolvamos um método de parceria certeiro?
Sem uma mísera tese ele negou a existência de Deus coisa que nem Ainsten se atreveu. Sinceramente a obra carece de imparcialidade e ciência em seus pontos principais que estão deturpados!
Cura do HIV em 2021
Hoje homem e mulher
Um belo livro de ficção sobre a pré história humana !!
Outro livro muito bom de fantasia sobre a historia da humanidade é a biblia , recomendo
Será que é bom falar que nós somos insignificantes? Sei lá, me parece uma autoestima muito baixa, e uma auto-sabotação.
Por que vc não deve chegar um indivíduo e falar que ele é insignificante?
Acho que o motivo é o mesmo que não devemos nos achar insignificantes.
infelizmente, a conclusão está impregnada de subjetivismo; poderia ser diferente?
SÓ O SIMBOLO DO VOSSO CANAL ESTÁ TUDO DITO SOBRE QUEM VOCÊS SERVEM. PODEM ENGANAR QUEM QUISEREM MENOS OS DESPERTOS.
Muito bom,más fico com a intervenção alienígena!
Mas esse livro conta uma história que não resolve a grande questão humana que é deixar de sofrer e deixar de morrer. Portanto fala bonito mas não resolve o principal.
Bem, aí tu pode ler Rubem Alves, por exemplo, e identificar que embora a resposta nos deixe em um abismo, podemos utilizar essa imaginação fértil para brincar com nossa realidade, transformando os conceitos em ferramentas do prazer. Não uma prazer fútil, ilusório, mas um prazer que reside na compreensão da mudança, da fluidez da existência. Creio que moldando nossa forma de interpretar e sentir podemos abdicar dos pesos dessas questões que foram impostas como necessárias para se atingir uma vida plena. Algumas filosofias orientais já nos avisou sobre a importância de nossa imaginação há milénios... Infelizmente nossa tradição ocidental categorizada, lógica, não quis dar bola para esses ensinamentos...
Não é esta a proposta do livro.
Leia então Homo Deus do mesmo autor que ele aborda esses temas
Mais o livro não e de auto ajuda, não tem que dar respostas prontas.
@@suzicecato6640 Tem certa lógica o que você disse. Ok. Cada um escolhe ler o que quiser.
que camarada chato, na explicação!!