Assino carro a 6 anos, para mim vale a pena, carro pra mim não dura mais que 3 anos, pois ando 4 mil km por mês e não tenho tempo nem de lavar o carro, quando eu compro carro perco muito para vender por conta do estado de conservação
Fiz uma contas com a assinatura da wolkswagen diretamente, parece valer bastante a pena. Em outras locadoras está mais caro, não sei se é tão vantajoso.
Cara, estou analisando esse cenário a alguns dias e devo ter assistido uns 8 vídeos sobre isso. Esse foi o único que analisou todos os pontos que me preocupavam e que conseguiu me ajudar a tomar uma decisão. Obrigado e parabéns pelo conteúdo!
Excelente vídeo! Muito bem construído. Como a maioria que comenta tem carro popular e certamente comprou ele seminovo, nunca fará sentido! Pena ter gente sem educação nos comentários! O cara recebe de graça uma aula sensacional e descredibiliza só por não concordar com um ponto ou outro. Você foi cirúrgico! 👏👏
Excelente explicação. Cada caso é um caso. No meu caso compensa por ser aluguel em nome da empresa, que me permite abater alguns impostos. Sem contar que eu pessoalmente detesto o trâmite de vender carro. Pra mim vale a pena.
Vale mais a pena no primeiro carro comprar, ficar com ele 8 anos, 4 anos pagando o financiamento e os outro 4 anos investindo, para quando for trocar, ter dinheiro guardando + o carro antigo para usar na troca e ainda vai ficar com dinheiro no bolso.
Comprei uma Oroch com 20mil de entrada e parcelas de 1670,00. Na epoca estava 65mil. 3 meses depois ela bateu o motor e foi 8mil pra fazer e 3 meses o carro parado. Passei 2 anos com o carro, tenho ate medo de botar na ponta do lápis pra ver o quanto eu gastei. Foram as parcelas, 2 anos de IPVA, muitas manutenções. Agora vou vender e nao pego mais que 60mil no carro. Se eu tivesse comprado a vista, ja iria perder 5 mil. Vou assinar um carro e o dinheiro que ficou parado vou investir na empresa.
Difícil fazer essa análise, vai ser uma eterna briga. É igual perguntar se vale a pena comprar ou alugar um imóvel ou se vale a pena comprar um imóvel pra alugar ou comprar FII. Carro por assinatura logicamente não vai valer a pena pra maioria da população. Carro por assinatura é pra quem quer menos dor de cabeça e já tem um bom patrimônio.
O que é não esclarecido é a franquia do carro. Quando vc risca ou pequenos amassos o assinante é responsavel e é obrigado a ficar sem o carro. Há reclamações de demora no conserto e se quiser desistir do contrato a multa são Já fiz cálculos, sai elas por elas. depois de 2 anos o carro não tem deflação. dependendo da marca ( Honda e Toyota) não desvaloriza. muito altas.
Video já tem tempo, mas tem um erro na comparaçao. Vc nao pode colocar o custo de oportunidade quando tá comparando com o aluguel de carro e investindo o dinheiro do valor do carro. Pois ocorre dupla contagem nesse caso, esse custo de oportunidade já está sendo considerado no aluguel.
Luiz, entendi sua ponderação, mas deve ser considerado sim. Pq quem compra deixa de receber o rendimento - que é o custo de oportunidade e quem aluga os recebe. Por isso devemos incluir tanto custo de oportunidade, no caso de compra, quanto retorno do invesimento, no caso do aluguel.
Uma dica: a assinatura vale mais a pena para quem roda pouco, pois o valor da assinatura varia conforme a quilometragem usada. Já a compra do carro independe do quanto for rodar. Se você roda pouco, o valor da assinatura será mais baixo, influenciando na conta. E existem planos para 500 km por mês inclusive.
Então tem também o fato de que quem compra, vai ter que andar mais tempo com o carro, a tecnologia daquele carro em comparação com os carros mais atuais vai ficando pra trás. Ai eu penso o seguinte também, se comprado a vista ou dando uma entrada, a pessoa vai ter que recomeçar seus investimentos do 0, caso ela tenha drenado todo seu investimento no "a vista" ou na entrada... Ai quando ela for vender o carro ja depreciado, ela vai provavelmente usar aquele montante pra somar na compra de um outro carro, ai ela de novo la na frente revende pegando menos.... Pelo contrário quem alugou, com o tempo, se for um bom investidor, seus rendimentos tendem a superar o valor mensal da assinatura eai tanto ele poderia manter o padrão de carros 0km que ele assina ou poderia subir um degrau... Se a pessoa for comprar mesmo, ela também vai sempre estar pagando ou deixando de aumentar seu dinheiro investido (consequentemente aumentando seus rendimentos passivos), caso ela periodicamente queira um carro novo, mas ai se ela se contentar em ficar com um mesmo veículo que vai ficando pra trás em questão de tecnologia, aí é vantagem comprar e nunca mais ficar pagando mensalidade de nada ou deixar de aumentar seu montante investido. Corrija ai se for o caso algum raciocínio furado. Ótimo video!!!
Fala meu amigo! Obrigado pela baita contribuição aqui. Faz sentido sim. Só tem um detalhe: por mais que, claro que a tecnologia e defasagem vai aumentando, chega uma hora que a depreciação vai diminuindo, a ponto que, no aluguel vc obrigatoriamente tomará esse prejuízo e comprando, se quiser pode esperar. E com relação a rentabilidade superar o valor da parcela do aluguel, nessa simulação, é díficil. Mas são pontos a se considerar mesmo! Valeu demais pela colocação! Sucesso!
Se a pessoa fica com o carro por mais tempo, além da questão do modelo do carro, ao final ela terá que desembolsar mais para comprar outro. A despesa vai diminuir, porém, a diferença será necessária pra usar em outro carro. Enquanto que quem mantém 160 mil investidos por 8 anos, ao final, terá 342k líquido disponível considerando 10aa que já daria um rendimento passivo de, pelo menos, 2500 que poderia abater na parcela possibilitando ter outro veículo de outro nível. Está correto esse pensamento? Digo porque hoje tenho um de assinatura e penso em assinar novamente. Quando projeto um carro comprado com troca futura, eu vejo que dificilmente é possível você acumular investimentos apesar de ter um custo menor em algum momento. Enquanto manter o valor investido ao longo do tempo é muito mais vantajoso
@@aleziomartinsguimaraesjuni6533 está correto! Se o carro novo faz sentido pra vc, aí sim, esse pensamento se faz valer. Pro meu caso, como disse no vídeo, eu compro usados e fico mais tempo que os prazos de contrato, aí já não é tão matematicamente interessante.
Não alugar pra não ter que pagar algo mensalmente, no caso de carro é ilusão, porque seguro, manutenção, ipva e outras coisas sempre estarão na equação, só andando de bicicleta pra se livrar disso.
Exato, tanto que esses gastos foram incluídos. Mas não é TODO mês como as mensalidades do aluguel. Isso tem um fator gigante no processo comportamental financeiro.
@@guto_moizes obrigado por comentar, algo que vc mencionou que é muito bacana foi o impacto psicológico de comprar algo, mas acrescento que a comodidade pode ter o mesmo efeito e do ponto de vista de "aquisição" pra não ter contas o indivíduo tb poderia quitar a assinatura antecipadamente... só mais um ponto de observação. 😊
Bom vídeo. Mas eu não entendi direito a conta q vc fez aos 21:43, qdo diz q, se a pessoa comprar e ficar com o carro por 7 anos, a compra já seria muito mais vantajosa do q a locação. Pelos dados da tela, nesse tempo de 6,8 anos, a diferença zeraria, ou seja, financeiramente daria no mesmo. E isso pq vc não está considerando a depreciação adicional do carro comprado (o valor de venda de R$ 102.995,00 só considera 4 anos de depreciação, não os 6,8). Então, imagino que, feito esse ajuste, a comparação ficaria no zero a zero pouco após os 7 anos. Ou seja, só muito depois disso é q a compra ficaria "muito mais vantajosa". Ou entendi algo errado? Obrigado.
Rodrigo, perfeito. É isso. Não entendeu errado não. Vc está correto. Com 7 anos a conta "empata" e quanto mais tempo passar, vantagem pra aquisição. O ponto que deve ser considerado nesses anos finais é o fato de não ter parcela pra ser paga ao longo desse tempo na aquisição. Obrigado pela observação e que bom que gostou do vídeo!
Quem compra carro zero costuma trocar no máximo em dois anos. Quem compra carro usado troca em 3 anos. Considere a vida util dos carros ate 150 mil km rodados, depois disso, mesmo que o seu financiamento esteja quitado, voce tera que desembolsar uma grana de manutenção.
Você tá me falando que em 210MM de brasileiros todos que compram carro zero trocam no máximo em 2 anos? E quem compra usado troca em 3... ngm fica 4, 5 anos? Ou ngm troca em 1 ano? Entendi...
Ele não contou que o carro usado começa a dar oficina, e este custo aumenta muito, dependendo do defeito fica praticamente impossível, vai ter que vender. E carro velho tem depreciação também, a depreciação vai acabar com uns 15 anos, mais com o que ele tiver, não compramos nada
Roberto, eu disponibilizo a planilha justamente pra que ngm encha o saco com essas chatices. Você pode colocar os valores e dados que quiser. O importante é o racional!
vamos la!! Se uma pessoa trabalha por contrato, e tem dois anos de contrato de trabalho, e depois disso a pessoa não tem certeza que vai garantir o serviço, e precisa do carro, ele vai financiar um carro por varios anos, ou fazer um assinatura até o fim do contrato dele. Eai ???
E aí depois ele nunca vai trabalhar mais? Mas isso passa a ser uma questão tão pessoal e específica que, obviamente, vários outros pontos serão considerados. O carro será objeto do trabalho? A renda desse contrato não equivale a renda média que provavelmente ele terá ao final? São esses e ainda outros pontos a serem analisados. Se a renda que ele terá nesses dois anos provavelmente não se manterá, o ideal é ele pensar em um carro de acordo com a renda recorrente dele.
Ainda não esta nem contando que todo mês teria que tirar do investimento e pagar a parcela pra ser justo. Ou investindo o valor da parcela todos os meses no caso de comprar o carro.
Excelente comentário! Se vc paga o carro a vista você pode aportar mensalmente o valor que sobra do não pagamento da mensalidade (descontado o valor gasto na manutenção/impostos do carro).
Esqueceu que, existe a possibilidade de ao final dos 4 anos de contrato, pode comprar o carro da locadora ou outro qualquer com o dinheiro que economizou e rendeu.
@@fernandoparmera O leasing é um tipo de contrato financeiro que permite a uma pessoa física ou jurídica usar um bem, como um imóvel ou equipamento, durante um período determinado. O contrato envolve duas partes: o arrendador, normalmente uma instituição financeira, e o arrendatário, que é o cliente ou usuário que contrata o leasing. O arrendatário paga uma parcela para usar o bem durante o contrato e, ao final do prazo, tem o direito de fazer uma troca ou adquirir o item de forma definitiva. Mas no caso, vc esta falando em comprar um carro no final da assinatura ou locação normal, com o dinheiro que economizou ao deixar de comprar um carro, só que tem que pagar o aluguel do carro e ele não gera nenhum crédito no fim do contrato, só se fosse leasing, o que creio que não seja o assunto específico do vídeo. Mas tem outro problema nesse teu argumento, não creio que se economize muita coisa ao alugar um carro de vez comprar o mesmo, por isso discordo completamente com a locação no lugar de se comprar um carro. O sistema de leasing é muito utilizado por cias aéreas para adquirir aviões. Nunca me aprofundei muito sobre leasing, então não sei informar se seria vantajoso.
vamos la!! Se uma pessoa trabalha por contrato, e tem dois anos de contrato de trabalho, e depois disso a pessoa não tem certeza que vai garantir o serviço, e precisa do carro, ele vai financiar um carro por varios anos, ou fazer um assinatura até o fim do contrato dele. Eai ???
Se vc troca esse carro no período do contrato (2 a 4 em média) e sempre pra um zero, sim vale... Quanto a quilometragem, hoje em dia os contratos que eu vi atendem em média a mil, mil e quinhentos km por mês. Atende a maioria das pessoas, acredito. Mas claro, vale analisar o seu caso específico.
Ainda comentando o vídeo: em caso de impossibilidade de pagar o financiamento, você pode vender um terceiro assume as parcelas. No contrato de locação, você tem uma multa de cancelamento que chega 40% do valor do contrato. Ai você vai ter que contratar advogado para discutir isso, que vai ser uma dor de cabeça. Eu sou advogado e sei como é bem isso. São cláusulas abusivas e só judicialmente para anular.
Mas se vc tem o dinheiro pra comprar (ou pra dar 50% de entrada), esse valor vai estar lá investido, e disponível, inclusive em caso de necessidade de pagar multa.
Boa análise, mas agora tem uma variavel a mais na jogada: carro eletrico. Tem dolphin mini aendo alugado por 2700. Para quem roda 1500km a gasolina, a redução do custo de gasolina é muito grande. Sugestao: coloca isso na análise!
1) Custo de manutenção anual R$ 2.000??? Oi? Forçou hein... seja mais realista. No carro assinado, eu não pago troca de óleo, filtros, palhetas, pneus, suspensão, nem nada que desgasta ou quebra. Isso dá em média bem mais que R$ 2.000 por ano. 2) Vc considerou um preço médio de venda totalmente irreal. Esses valores são os anunciados, nunca os referentes à concretização do negócio. Só pra mostrar o absurdo, esse valor de revenda considerado está maior que a FIPE. A média de venda fica sempre próxima a 10% inferior à FIPE. Além disso, jamais desconsidere a comissão. 3) Quando eu terminar o meu contrato de assinatura, eu não preciso me preocupar com nada. Vou lá e pego outro carro. Mas quem comprou, ganha grátis uma grande dor de cabeça que é conseguir vender o carro.
Meu amigo... pela sua falta de educação eu não deveria nem te responder. Devia simplesmente ignorar! Mas vamos lá: 1. Se vc ACHA que um caro zero vai dar mais que 8 mil de manutenção em 4 anos, é só considerar isso na sua conta! 2. Preço médio de venda absurdo?! Entendi. Então os valores anunciados em um dos maiores sites de revenda é absurdo? Os vendedores sempre vão fazer isso ai que vc falou e não o que eles anunciaram. 3. Quando terminar o seu contrato vc precisa continuar preocupando com a prestação que vc vai pagar, enquanto quem comprou não. E por fim, não tô aqui pra defender o aluguel ou a compra! Tanto que citei os dois pontos no vídeo - de quem vale a pena alugar e de quem vale a pena comprar. Da próxima, absorve o conteúdo, reflita e se vai concordar ou não é outra história... Ahhh e também seja mais educado, irmão! Sucesso!
Amigo, não precisa ficar revoltado com o vídeo. Se você conseguiu observar algum erro, apenas aponte de forma respeitosa, afinal, o produtor do vídeo foi respeitoso com o público. E outra, se está alugando e tá sendo vantajoso pra você, excelente! Pode ser que não seja igual pra todas as realidades. Não precisa ter comportamento de torcida.
Tbm vi vários vídeos patrocinados pelas montadoras que tinham esse viés. Mas entendo tbm que, matematicamente, pra quem troca de carro frequentemente e sempre compra zero (e tem o valor investido) pode fazer sentido. Mas realmente tem que tomar cuidado com esses vídeos. Pra mim hoje, por exemplo, não faz sentido o aluguel. E é exatamente por isso que prezo pela independência de opinião! Sucesso!
@@guto_moizes discordo, pois alugando ou comprando, não importa para montadora, ela vai vender o carro de qualquer forma desde que vc precise de um carro pra ir e vir, já para uma locadora se NÃO tiver um público que realmente precise de alugar ou que veja alguma vantagem em assinar, vai precisar de um marketing para convencer pessoas ruins de matemática a alugar um carro de vez comprar, e no fim do aluguel entregar a chave do carro e o carro e ir andando até o ponto de ônibus mais próximo para ir pra casa sem absolutamente nada.
@@politheusbg entendo seu ponto de vista e penso igual. Mas para o público que faz sentido assinar, ele não entrega o carro e vai até o ponto de ônibus. Ele troca por outra assinatura. Mas concordo com o que vc disse de forma geral. Pra maioria das pessoas o aluguel não faz sentido, justamente por não ter o bem ao final - e é esse ponto que deixo claro no vídeo.
@@guto_moizes observação: Também não creio que vc ou qualquer outra pessoa no RUclips seja patrocinado por locadoras ou por montadoras, o mercado é o que é, e não existe necessidade de uma grande locadora ou montadora dar dinheiro para que façam vídeos convencendo alguém a queimar dinheiro a toa, o próprio marketing das empresas já fazem isso, vejo o vídeo só como uma boa e saudável discussão sobre o assunto, apesar que só acho viável assinar um carro se vc for muito rico, classe média que faz isso, me desculpa, mas é muito ruim de matemática para não usar uma palavra mais agressiva. Outro detalhe, nem todos que ganham bem, são inteligentes no quesito educação financeira, muitas vezes pegaram a oportunidade certa na vida, e estão num ramo tão lucrativo que mesmo cometendo erros básicos em economia, nunca se lascam muito pois sempre esta entrando muito dinheiro. E tem o caso de alguns funcionários públicos que se acomodam já que o deles é certo todos os meses mesmo não sendo muito, e acabam achando normal cometer erros como assinar um carro.
Olá. Como vai? Parabens pelo vídeo, muito esclarescedor, falta mais desse tipo de conteudo aqui. Tenho uma dúvida. Se puder ajudar, agradeço! Eu estou pensando em assinar um carro de 2500/mês por 1 ano (valor factivel para minha realidade financeira). Eu não tenho dinheiro para comprar a vista, e nem entrada para financiar e preciso do carro para me locomover a trabalho, pelo menos nesses primeiros 12 meses, pois trabalho em varios lugares, impossivel fazer por aplicativo e transporte publico. Nessa perspectiva faz sentido a assinatura?
Obrigado, Jose Mateus! Conte cmg. Pela realidade que vc passou, faria sentido não pelos motivos financeiros, mas práticos. Como vc tem capacidade de pagar 2.5k por mês, se conseguisse juntar essa grana para dar entrada, eu acharia melhor, se caso vc precisasse do carro após os 12 meses. Mas se for inviável, ai realmente a locação é uma opção! Espero ter ajudado. Grande abraço.
Cara, não vale a pena… 😅 a assinatura (que é um absurdo de caro) de um carro popular (pé de boi) você pode ter um carro premium que não precisa ser zero. Esse papo de construir patrimônio bla bla bla …. Carro é despesa, é! Não é investimento. Mas isso você faz fora a parte
@@erger246 com relação a parte de construir patrimônio é importante sim na minha concepção e apoiado por diversas vertentes de finanças comportamentais. Agora com relação a sua visão de assinatura, concordo totalmente. Melhor adquirir um usado mais premium ao invés de pagar uma assinatura.
Muito caro o aluguel falam em assinatura e engana as pessoas é aluguel mesmo. Um Fiat Mobi fica 2000 só trouxa para alugar com 12 meses ja paga quase a metade do carro e outra o carro novo tem garantia de 3 anos e vice só vai gastar com as revisões que fica em torno de 700, mais IPVA e seguro que na minha região fica 4.000. com dois meses já esta pago o seguro e IPVA. Estas locadoras são desonestas Compra o carro bem abaixo do preço, pagam só 1% de IPVA e o seguro deles são bem mais barato e eles alugam estes carros nestes preço astronômico e depois vendem o carro com o preço quase igual o da FIPE.
Carro por assinatura só vai valer a pena se os valores forem mais baixos e km de rodagem mais larga. Do jeito que tá aí não presta. Um kwid popular aqui custa R$ 1900… porra 1900 eu pago numa parcela de um corola 2019. Muita burrice
O dia que eu precisar fazer contas para essa resposta, compro um nariz de palhaço, 1+1=2, só vale a pena alugar carro se vc for rico e não quiser se aborrecer com quase nada, mesmo assim sempre vai ter um probleminha aqui ou ali. Levando em consideração que se vende até merda numa lata bonitinha, vai ter sempre um trouxa para alugar um carro. Nesse momento estou ficando a pé para dar meu carro de entrada em mais um imóvel... Na mesma semana, compro um carro barato para não ficar a pé e depois coloco ele num outro rolo. Outra coisa não existe só carro zero, não quer pagar IPVA, seguro caro e etc compra um carro tanque de guerra barato, nada justifica fazer uma assinatura de carro, só trouxa ou rico faz isso.
Olá. Achei baixo o custo de oportunidade. Perdi algo? Também tem a depreciação anual que, ao fim de 3 anos, não multiplica por 3 a despesa anual. Fica menor...E, também, a inflação, ao final de 3 anos, é como se vc tivesse perdido 15,76% (considerando os 5% anuais da sua planilha) de poder de compra sobre o valor desembolsado à vista.
Custo de oportunidade foi calculado utilizando a Selic da época que gravei o vídeo. Qualquer fora isso acho arriscado. Poderia ser o triplo? Sim... mas ai sua carteira teria que render isso e pra isso acontecer seria necessário renda variável, o que é impossível de prever como será. Por isso a Selic seria o melhor indicador para esse fim. A depreciação já foi estimada considerando os valores de veículos que pesquisei no site de revendas Webmotors, como cito no vídeo. De toda forma, todos os índices que vc citou são puramente referenciais. Cabe vc utilizar de acordo com sua convicção. Dito isso não há "certo ou errado". Há o adequado ou não.
Tenho um honda civic sedan lxl 2.0, comprei em 2013 por 75mil. Hoje, depois de 11 anos, o carro tem um valor de 60mil. Toquei o jogo de 4 rodas marca Michelan duas vezes. Total 4,5 mil reais, atualmente estou rodando com o jogo mais recente. O seguro anual de 2500 e as revisões a mais cara foi 4 mil reais, quando precisei trocar dois amortecedores da frente. O ipva nunca passou de 1500 reais. Me pergunto, se eu tivesse alugado este carro, teria compensado?
Sim, o carro que estaria andando é zero. O seu tem 11 anos de uso. A depreciação e o custo anual em 11 anos são muito altos. Talvez já teria trocado de carro umas 4 vezes no mínimo.
Quanto aos juros, na assinatura você paga os juros pagos pela locadora a montadora ou você que é preço de custo 😂… brasileiro se lascando de todo jeito
Excelente video Guto! 👏🏻👏🏻
Obrigado, Ju!
Dos melhores vídeos sobre esse tema que já assisti.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@alebarros789 muito obrigado!
Assino carro a 6 anos, para mim vale a pena, carro pra mim não dura mais que 3 anos, pois ando 4 mil km por mês e não tenho tempo nem de lavar o carro, quando eu compro carro perco muito para vender por conta do estado de conservação
Realmente a sua depreciação é bastante pesada. Ai pode ter distorções nas contas mesmo. Vc roda MUITO! rs... Sucesso, amigo!
Meu amigo, fico triste quando vejo esse tipo de comentário... Mas estimo sucesso ao Sr.
4 mil km por mês 😮
Pqp vive dentro de um carro 😮
Acho que é o único caso que um carro por assinatura vale a pena.
Fiz uma contas com a assinatura da wolkswagen diretamente, parece valer bastante a pena. Em outras locadoras está mais caro, não sei se é tão vantajoso.
Ótimo vídeo! Tem que considerar que longo prazo a gasto de manutenção aumenta consideravelmente
Cara, estou analisando esse cenário a alguns dias e devo ter assistido uns 8 vídeos sobre isso. Esse foi o único que analisou todos os pontos que me preocupavam e que conseguiu me ajudar a tomar uma decisão. Obrigado e parabéns pelo conteúdo!
@@encoreport8 cara que felicidade fiquei de ler esse comentário! Obrigado mesmo! Feliz que ajudou! Grande abraço!
Excelente vídeo! Muito bem construído.
Como a maioria que comenta tem carro popular e certamente comprou ele seminovo, nunca fará sentido!
Pena ter gente sem educação nos comentários!
O cara recebe de graça uma aula sensacional e descredibiliza só por não concordar com um ponto ou outro.
Você foi cirúrgico! 👏👏
Excelente explicação.
Cada caso é um caso.
No meu caso compensa por ser aluguel em nome da empresa, que me permite abater alguns impostos.
Sem contar que eu pessoalmente detesto o trâmite de vender carro. Pra mim vale a pena.
Perfeito. Obrigado pelo elogio, Paulo.
Video top de mais consegui disponibilizar essa tabela do ecxel pra gente ?
Obrigado!!! Me chama no instagram que te envio: instagram.com/gutomoizes valeu!!!
Vale mais a pena no primeiro carro comprar, ficar com ele 8 anos, 4 anos pagando o financiamento e os outro 4 anos investindo, para quando for trocar, ter dinheiro guardando + o carro antigo para usar na troca e ainda vai ficar com dinheiro no bolso.
Comprei uma Oroch com 20mil de entrada e parcelas de 1670,00. Na epoca estava 65mil. 3 meses depois ela bateu o motor e foi 8mil pra fazer e 3 meses o carro parado. Passei 2 anos com o carro, tenho ate medo de botar na ponta do lápis pra ver o quanto eu gastei. Foram as parcelas, 2 anos de IPVA, muitas manutenções. Agora vou vender e nao pego mais que 60mil no carro. Se eu tivesse comprado a vista, ja iria perder 5 mil. Vou assinar um carro e o dinheiro que ficou parado vou investir na empresa.
Ana, realmente vc não deu sorte... nesse caso é melhor nem fazer conta! rs... Claro que poderão haver casos, tipo o seu, que fugirão a regra!
Difícil fazer essa análise, vai ser uma eterna briga. É igual perguntar se vale a pena comprar ou alugar um imóvel ou se vale a pena comprar um imóvel pra alugar ou comprar FII. Carro por assinatura logicamente não vai valer a pena pra maioria da população. Carro por assinatura é pra quem quer menos dor de cabeça e já tem um bom patrimônio.
Top demais seu video.
@@06Nila muito obrigado!!!
O que é não esclarecido é a franquia do carro. Quando vc risca ou pequenos amassos o assinante é responsavel e é obrigado a ficar sem o carro. Há reclamações de demora no conserto e se quiser desistir do contrato a multa são Já fiz cálculos, sai elas por elas. depois de 2 anos o carro não tem deflação. dependendo da marca ( Honda e Toyota) não desvaloriza.
muito altas.
Video já tem tempo, mas tem um erro na comparaçao. Vc nao pode colocar o custo de oportunidade quando tá comparando com o aluguel de carro e investindo o dinheiro do valor do carro. Pois ocorre dupla contagem nesse caso, esse custo de oportunidade já está sendo considerado no aluguel.
Luiz, entendi sua ponderação, mas deve ser considerado sim. Pq quem compra deixa de receber o rendimento - que é o custo de oportunidade e quem aluga os recebe. Por isso devemos incluir tanto custo de oportunidade, no caso de compra, quanto retorno do invesimento, no caso do aluguel.
Uma dica: a assinatura vale mais a pena para quem roda pouco, pois o valor da assinatura varia conforme a quilometragem usada. Já a compra do carro independe do quanto for rodar.
Se você roda pouco, o valor da assinatura será mais baixo, influenciando na conta. E existem planos para 500 km por mês inclusive.
Então tem também o fato de que quem compra, vai ter que andar mais tempo com o carro, a tecnologia daquele carro em comparação com os carros mais atuais vai ficando pra trás. Ai eu penso o seguinte também, se comprado a vista ou dando uma entrada, a pessoa vai ter que recomeçar seus investimentos do 0, caso ela tenha drenado todo seu investimento no "a vista" ou na entrada... Ai quando ela for vender o carro ja depreciado, ela vai provavelmente usar aquele montante pra somar na compra de um outro carro, ai ela de novo la na frente revende pegando menos....
Pelo contrário quem alugou, com o tempo, se for um bom investidor, seus rendimentos tendem a superar o valor mensal da assinatura eai tanto ele poderia manter o padrão de carros 0km que ele assina ou poderia subir um degrau... Se a pessoa for comprar mesmo, ela também vai sempre estar pagando ou deixando de aumentar seu dinheiro investido (consequentemente aumentando seus rendimentos passivos), caso ela periodicamente queira um carro novo, mas ai se ela se contentar em ficar com um mesmo veículo que vai ficando pra trás em questão de tecnologia, aí é vantagem comprar e nunca mais ficar pagando mensalidade de nada ou deixar de aumentar seu montante investido. Corrija ai se for o caso algum raciocínio furado.
Ótimo video!!!
Fala meu amigo! Obrigado pela baita contribuição aqui. Faz sentido sim. Só tem um detalhe: por mais que, claro que a tecnologia e defasagem vai aumentando, chega uma hora que a depreciação vai diminuindo, a ponto que, no aluguel vc obrigatoriamente tomará esse prejuízo e comprando, se quiser pode esperar. E com relação a rentabilidade superar o valor da parcela do aluguel, nessa simulação, é díficil. Mas são pontos a se considerar mesmo! Valeu demais pela colocação! Sucesso!
Se a pessoa fica com o carro por mais tempo, além da questão do modelo do carro, ao final ela terá que desembolsar mais para comprar outro. A despesa vai diminuir, porém, a diferença será necessária pra usar em outro carro. Enquanto que quem mantém 160 mil investidos por 8 anos, ao final, terá 342k líquido disponível considerando 10aa que já daria um rendimento passivo de, pelo menos, 2500 que poderia abater na parcela possibilitando ter outro veículo de outro nível.
Está correto esse pensamento? Digo porque hoje tenho um de assinatura e penso em assinar novamente. Quando projeto um carro comprado com troca futura, eu vejo que dificilmente é possível você acumular investimentos apesar de ter um custo menor em algum momento. Enquanto manter o valor investido ao longo do tempo é muito mais vantajoso
@@aleziomartinsguimaraesjuni6533 está correto! Se o carro novo faz sentido pra vc, aí sim, esse pensamento se faz valer. Pro meu caso, como disse no vídeo, eu compro usados e fico mais tempo que os prazos de contrato, aí já não é tão matematicamente interessante.
Não alugar pra não ter que pagar algo mensalmente, no caso de carro é ilusão, porque seguro, manutenção, ipva e outras coisas sempre estarão na equação, só andando de bicicleta pra se livrar disso.
Exato, tanto que esses gastos foram incluídos. Mas não é TODO mês como as mensalidades do aluguel. Isso tem um fator gigante no processo comportamental financeiro.
@@guto_moizes obrigado por comentar, algo que vc mencionou que é muito bacana foi o impacto psicológico de comprar algo, mas acrescento que a comodidade pode ter o mesmo efeito e do ponto de vista de "aquisição" pra não ter contas o indivíduo tb poderia quitar a assinatura antecipadamente... só mais um ponto de observação. 😊
@@GregoryLimaOficial Perfeito. Eu quem agradeço a participação aqui! Grande abraço!
A parcela do aluguel/assinatura você cadastra automático no cartão de crédito. Você não tem que ficar lembrando de pagar não.
Bom vídeo. Mas eu não entendi direito a conta q vc fez aos 21:43, qdo diz q, se a pessoa comprar e ficar com o carro por 7 anos, a compra já seria muito mais vantajosa do q a locação. Pelos dados da tela, nesse tempo de 6,8 anos, a diferença zeraria, ou seja, financeiramente daria no mesmo. E isso pq vc não está considerando a depreciação adicional do carro comprado (o valor de venda de R$ 102.995,00 só considera 4 anos de depreciação, não os 6,8). Então, imagino que, feito esse ajuste, a comparação ficaria no zero a zero pouco após os 7 anos. Ou seja, só muito depois disso é q a compra ficaria "muito mais vantajosa". Ou entendi algo errado? Obrigado.
Rodrigo, perfeito. É isso. Não entendeu errado não. Vc está correto. Com 7 anos a conta "empata" e quanto mais tempo passar, vantagem pra aquisição. O ponto que deve ser considerado nesses anos finais é o fato de não ter parcela pra ser paga ao longo desse tempo na aquisição. Obrigado pela observação e que bom que gostou do vídeo!
Você não considerou que um carro quanto mais usado, mais aumentam os custos de manutenção.
👏🏽👏🏽
Obrigado, Nando! Espero ter ajudado!
Mas ainda com carro comprado vc tem mínimo 1500 (seguro+ipva+manutencao).
Quem compra carro zero costuma trocar no máximo em dois anos. Quem compra carro usado troca em 3 anos. Considere a vida util dos carros ate 150 mil km rodados, depois disso, mesmo que o seu financiamento esteja quitado, voce tera que desembolsar uma grana de manutenção.
Você tá me falando que em 210MM de brasileiros todos que compram carro zero trocam no máximo em 2 anos? E quem compra usado troca em 3... ngm fica 4, 5 anos? Ou ngm troca em 1 ano? Entendi...
Ele não contou que o carro usado começa a dar oficina, e este custo aumenta muito, dependendo do defeito fica praticamente impossível, vai ter que vender. E carro velho tem depreciação também, a depreciação vai acabar com uns 15 anos, mais com o que ele tiver, não compramos nada
A manutenção foi considerada. Claro que, quanto mais antigo, maior o custo. Por isso disse: inclua na conta o valor que vc achar confortável.
Em parte, porque com esses contratos que obrigam a rodar 1000km mês no máximo, o carro em 3 anos praticamente não tem manutenção pra fazer.
@@josepatricioneto2638 concordo!
A manutenção de um carro com mais de 5 anos nunca vai ser 2000 com emplacamento kkkk
Roberto, eu disponibilizo a planilha justamente pra que ngm encha o saco com essas chatices. Você pode colocar os valores e dados que quiser. O importante é o racional!
vamos la!!
Se uma pessoa trabalha por contrato, e tem dois anos de contrato de trabalho, e depois disso a pessoa não tem certeza que vai garantir o serviço, e precisa do carro, ele vai financiar um carro por varios anos, ou fazer um assinatura até o fim do contrato dele. Eai ???
E aí depois ele nunca vai trabalhar mais? Mas isso passa a ser uma questão tão pessoal e específica que, obviamente, vários outros pontos serão considerados. O carro será objeto do trabalho? A renda desse contrato não equivale a renda média que provavelmente ele terá ao final? São esses e ainda outros pontos a serem analisados.
Se a renda que ele terá nesses dois anos provavelmente não se manterá, o ideal é ele pensar em um carro de acordo com a renda recorrente dele.
👏👏👏
👊👊👊
Ainda não esta nem contando que todo mês teria que tirar do investimento e pagar a parcela pra ser justo. Ou investindo o valor da parcela todos os meses no caso de comprar o carro.
Excelente comentário! Se vc paga o carro a vista você pode aportar mensalmente o valor que sobra do não pagamento da mensalidade (descontado o valor gasto na manutenção/impostos do carro).
Em resumo, aluguel com 18 meses vale a pena. Tu sempre tem um carro novo e o dinheiro vai crescendo.
Esqueceu que, existe a possibilidade de ao final dos 4 anos de contrato, pode comprar o carro da locadora ou outro qualquer com o dinheiro que economizou e rendeu.
Aí você esta falando de leasing, não de carro por assinatura ou locação, leasing é algo completamente diferente desses dois.
@@politheusbg não sabia que se chamava assim
@@fernandoparmera O leasing é um tipo de contrato financeiro que permite a uma pessoa física ou jurídica usar um bem, como um imóvel ou equipamento, durante um período determinado. O contrato envolve duas partes: o arrendador, normalmente uma instituição financeira, e o arrendatário, que é o cliente ou usuário que contrata o leasing. O arrendatário paga uma parcela para usar o bem durante o contrato e, ao final do prazo, tem o direito de fazer uma troca ou adquirir o item de forma definitiva.
Mas no caso, vc esta falando em comprar um carro no final da assinatura ou locação normal, com o dinheiro que economizou ao deixar de comprar um carro, só que tem que pagar o aluguel do carro e ele não gera nenhum crédito no fim do contrato, só se fosse leasing, o que creio que não seja o assunto específico do vídeo. Mas tem outro problema nesse teu argumento, não creio que se economize muita coisa ao alugar um carro de vez comprar o mesmo, por isso discordo completamente com a locação no lugar de se comprar um carro. O sistema de leasing é muito utilizado por cias aéreas para adquirir aviões. Nunca me aprofundei muito sobre leasing, então não sei informar se seria vantajoso.
vamos la!!
Se uma pessoa trabalha por contrato, e tem dois anos de contrato de trabalho, e depois disso a pessoa não tem certeza que vai garantir o serviço, e precisa do carro, ele vai financiar um carro por varios anos, ou fazer um assinatura até o fim do contrato dele. Eai ???
Então vale a pena alugar no caso pra quem quer sempre um carro 0 km,e em questão da pra quilometragem
Se vc troca esse carro no período do contrato (2 a 4 em média) e sempre pra um zero, sim vale... Quanto a quilometragem, hoje em dia os contratos que eu vi atendem em média a mil, mil e quinhentos km por mês. Atende a maioria das pessoas, acredito. Mas claro, vale analisar o seu caso específico.
Ainda comentando o vídeo: em caso de impossibilidade de pagar o financiamento, você pode vender um terceiro assume as parcelas. No contrato de locação, você tem uma multa de cancelamento que chega 40% do valor do contrato. Ai você vai ter que contratar advogado para discutir isso, que vai ser uma dor de cabeça. Eu sou advogado e sei como é bem isso. São cláusulas abusivas e só judicialmente para anular.
Mas se vc tem o dinheiro pra comprar (ou pra dar 50% de entrada), esse valor vai estar lá investido, e disponível, inclusive em caso de necessidade de pagar multa.
Boa análise, mas agora tem uma variavel a mais na jogada: carro eletrico. Tem dolphin mini aendo alugado por 2700. Para quem roda 1500km a gasolina, a redução do custo de gasolina é muito grande. Sugestao: coloca isso na análise!
Bom ponto! Obrigado pela sugestão!
Como está o esquema pra recarga? Só em casa? Ou tem posto?
1) Custo de manutenção anual R$ 2.000??? Oi? Forçou hein... seja mais realista. No carro assinado, eu não pago troca de óleo, filtros, palhetas, pneus, suspensão, nem nada que desgasta ou quebra. Isso dá em média bem mais que R$ 2.000 por ano.
2) Vc considerou um preço médio de venda totalmente irreal. Esses valores são os anunciados, nunca os referentes à concretização do negócio. Só pra mostrar o absurdo, esse valor de revenda considerado está maior que a FIPE. A média de venda fica sempre próxima a 10% inferior à FIPE. Além disso, jamais desconsidere a comissão.
3) Quando eu terminar o meu contrato de assinatura, eu não preciso me preocupar com nada. Vou lá e pego outro carro. Mas quem comprou, ganha grátis uma grande dor de cabeça que é conseguir vender o carro.
Meu amigo... pela sua falta de educação eu não deveria nem te responder. Devia simplesmente ignorar! Mas vamos lá:
1. Se vc ACHA que um caro zero vai dar mais que 8 mil de manutenção em 4 anos, é só considerar isso na sua conta!
2. Preço médio de venda absurdo?! Entendi. Então os valores anunciados em um dos maiores sites de revenda é absurdo? Os vendedores sempre vão fazer isso ai que vc falou e não o que eles anunciaram.
3. Quando terminar o seu contrato vc precisa continuar preocupando com a prestação que vc vai pagar, enquanto quem comprou não. E por fim, não tô aqui pra defender o aluguel ou a compra! Tanto que citei os dois pontos no vídeo - de quem vale a pena alugar e de quem vale a pena comprar.
Da próxima, absorve o conteúdo, reflita e se vai concordar ou não é outra história... Ahhh e também seja mais educado, irmão! Sucesso!
Amigo, não precisa ficar revoltado com o vídeo. Se você conseguiu observar algum erro, apenas aponte de forma respeitosa, afinal, o produtor do vídeo foi respeitoso com o público. E outra, se está alugando e tá sendo vantajoso pra você, excelente! Pode ser que não seja igual pra todas as realidades. Não precisa ter comportamento de torcida.
@@marcosgomes1989 exatamente isso! Obrigado.
O que vale a pena é andar de bike
@@MarceloSilva-ss8od 😂 economiza e emagrece!
Só fala bem de aluguel de carro quem está sendo patrocinado
Tbm vi vários vídeos patrocinados pelas montadoras que tinham esse viés. Mas entendo tbm que, matematicamente, pra quem troca de carro frequentemente e sempre compra zero (e tem o valor investido) pode fazer sentido. Mas realmente tem que tomar cuidado com esses vídeos. Pra mim hoje, por exemplo, não faz sentido o aluguel. E é exatamente por isso que prezo pela independência de opinião! Sucesso!
@@guto_moizes discordo, pois alugando ou comprando, não importa para montadora, ela vai vender o carro de qualquer forma desde que vc precise de um carro pra ir e vir, já para uma locadora se NÃO tiver um público que realmente precise de alugar ou que veja alguma vantagem em assinar, vai precisar de um marketing para convencer pessoas ruins de matemática a alugar um carro de vez comprar, e no fim do aluguel entregar a chave do carro e o carro e ir andando até o ponto de ônibus mais próximo para ir pra casa sem absolutamente nada.
@@politheusbg entendo seu ponto de vista e penso igual. Mas para o público que faz sentido assinar, ele não entrega o carro e vai até o ponto de ônibus. Ele troca por outra assinatura. Mas concordo com o que vc disse de forma geral. Pra maioria das pessoas o aluguel não faz sentido, justamente por não ter o bem ao final - e é esse ponto que deixo claro no vídeo.
@@guto_moizes observação: Também não creio que vc ou qualquer outra pessoa no RUclips seja patrocinado por locadoras ou por montadoras, o mercado é o que é, e não existe necessidade de uma grande locadora ou montadora dar dinheiro para que façam vídeos convencendo alguém a queimar dinheiro a toa, o próprio marketing das empresas já fazem isso, vejo o vídeo só como uma boa e saudável discussão sobre o assunto, apesar que só acho viável assinar um carro se vc for muito rico, classe média que faz isso, me desculpa, mas é muito ruim de matemática para não usar uma palavra mais agressiva. Outro detalhe, nem todos que ganham bem, são inteligentes no quesito educação financeira, muitas vezes pegaram a oportunidade certa na vida, e estão num ramo tão lucrativo que mesmo cometendo erros básicos em economia, nunca se lascam muito pois sempre esta entrando muito dinheiro. E tem o caso de alguns funcionários públicos que se acomodam já que o deles é certo todos os meses mesmo não sendo muito, e acabam achando normal cometer erros como assinar um carro.
Tvz para mim nao seja interessante ja que eu trabalho em outra cidade, distante 110 km da minha e vou la tres vezes por semana.
Olá. Como vai?
Parabens pelo vídeo, muito esclarescedor, falta mais desse tipo de conteudo aqui.
Tenho uma dúvida. Se puder ajudar, agradeço!
Eu estou pensando em assinar um carro de 2500/mês por 1 ano (valor factivel para minha realidade financeira). Eu não tenho dinheiro para comprar a vista, e nem entrada para financiar e preciso do carro para me locomover a trabalho, pelo menos nesses primeiros 12 meses, pois trabalho em varios lugares, impossivel fazer por aplicativo e transporte publico. Nessa perspectiva faz sentido a assinatura?
Obrigado, Jose Mateus! Conte cmg. Pela realidade que vc passou, faria sentido não pelos motivos financeiros, mas práticos. Como vc tem capacidade de pagar 2.5k por mês, se conseguisse juntar essa grana para dar entrada, eu acharia melhor, se caso vc precisasse do carro após os 12 meses. Mas se for inviável, ai realmente a locação é uma opção! Espero ter ajudado. Grande abraço.
@@guto_moizes obrigado!
Nunca valeu e nunca valera
Cara, não vale a pena… 😅 a assinatura (que é um absurdo de caro) de um carro popular (pé de boi) você pode ter um carro premium que não precisa ser zero. Esse papo de construir patrimônio bla bla bla …. Carro é despesa, é! Não é investimento. Mas isso você faz fora a parte
@@erger246 com relação a parte de construir patrimônio é importante sim na minha concepção e apoiado por diversas vertentes de finanças comportamentais. Agora com relação a sua visão de assinatura, concordo totalmente. Melhor adquirir um usado mais premium ao invés de pagar uma assinatura.
Muito caro o aluguel falam em assinatura e engana as pessoas é aluguel mesmo. Um Fiat Mobi fica 2000 só trouxa para alugar com 12 meses ja paga quase a metade do carro e outra o carro novo tem garantia de 3 anos e vice só vai gastar com as revisões que fica em torno de 700, mais IPVA e seguro que na minha região fica 4.000. com dois meses já esta pago o seguro e IPVA. Estas locadoras são desonestas Compra o carro bem abaixo do preço, pagam só 1% de IPVA e o seguro deles são bem mais barato e eles alugam estes carros nestes preço astronômico e depois vendem o carro com o preço quase igual o da FIPE.
Concordo com o raciocínio matemático seu, principalmente para carros mais populares.
Carro por assinatura só vai valer a pena se os valores forem mais baixos e km de rodagem mais larga. Do jeito que tá aí não presta. Um kwid popular aqui custa R$ 1900… porra 1900 eu pago numa parcela de um corola 2019. Muita burrice
E a manutenção do Corolla? Consegue bancar?
O dia que eu precisar fazer contas para essa resposta, compro um nariz de palhaço, 1+1=2, só vale a pena alugar carro se vc for rico e não quiser se aborrecer com quase nada, mesmo assim sempre vai ter um probleminha aqui ou ali.
Levando em consideração que se vende até merda numa lata bonitinha, vai ter sempre um trouxa para alugar um carro.
Nesse momento estou ficando a pé para dar meu carro de entrada em mais um imóvel... Na mesma semana, compro um carro barato para não ficar a pé e depois coloco ele num outro rolo. Outra coisa não existe só carro zero, não quer pagar IPVA, seguro caro e etc compra um carro tanque de guerra barato, nada justifica fazer uma assinatura de carro, só trouxa ou rico faz isso.
Onde você conseguiu esse aluguel de 2.800,00 do tcros. Pelo amor de Deus😮
Da uma olhada ai no minuto 11:27
Olá. Achei baixo o custo de oportunidade. Perdi algo? Também tem a depreciação anual que, ao fim de 3 anos, não multiplica por 3 a despesa anual. Fica menor...E, também, a inflação, ao final de 3 anos, é como se vc tivesse perdido 15,76% (considerando os 5% anuais da sua planilha) de poder de compra sobre o valor desembolsado à vista.
Custo de oportunidade foi calculado utilizando a Selic da época que gravei o vídeo. Qualquer fora isso acho arriscado. Poderia ser o triplo? Sim... mas ai sua carteira teria que render isso e pra isso acontecer seria necessário renda variável, o que é impossível de prever como será. Por isso a Selic seria o melhor indicador para esse fim. A depreciação já foi estimada considerando os valores de veículos que pesquisei no site de revendas Webmotors, como cito no vídeo. De toda forma, todos os índices que vc citou são puramente referenciais. Cabe vc utilizar de acordo com sua convicção. Dito isso não há "certo ou errado". Há o adequado ou não.
Tenho um honda civic sedan lxl 2.0, comprei em 2013 por 75mil. Hoje, depois de 11 anos, o carro tem um valor de 60mil. Toquei o jogo de 4 rodas marca Michelan duas vezes. Total 4,5 mil reais, atualmente estou rodando com o jogo mais recente. O seguro anual de 2500 e as revisões a mais cara foi 4 mil reais, quando precisei trocar dois amortecedores da frente. O ipva nunca passou de 1500 reais. Me pergunto, se eu tivesse alugado este carro, teria compensado?
Sim, o carro que estaria andando é zero. O seu tem 11 anos de uso. A depreciação e o custo anual em 11 anos são muito altos. Talvez já teria trocado de carro umas 4 vezes no mínimo.
O IPVA q mata nois kkk
kkkkkkkk... faz sentido!
Quanto aos juros, na assinatura você paga os juros pagos pela locadora a montadora ou você que é preço de custo 😂… brasileiro se lascando de todo jeito
Top demais seu video.