O que eu acreditava sobre radiadores passivos é que eles eram uma opção pra não ter que respeitar litragem da caixa como os dutos são obrigados a respeitar, por isso os falantes passivos são tão usados em caixinha bluetooth, não por pura questão comercial ou estética e sim pq pra usarem dutos teriam que respeitar litragem o que não é muito conveniente numa caixa que tem a necessidade de ser o mais pequeno possível. Tanto que até existem caixinhas de som com duto mas a riquesa de frequencias baixas delas não chegam nem aos pés da caixinhas que usam radiadores passivos
Parabéns pela explicação, muito boa. Vale lembrar que uma das razões da JBL usar o radiador é para que as suas caixas sejam resistentes à água. Uma caixinha de som com duto na beira da piscina ia ser um desastre.
Tenho um par de caixas Gradiente Minidez do início da década de 70 que utiliza esse sistema. Há uns 4 anos mandei reformar todos alto-falantes, só foi usada a armação metálica e trocado todo o resto, já estavam bem cansados, descolando, a suspensão danificada. Ficaram novas, som excelente. A vantagem desse tipo de caixa são os ótimos graves obtidos mesmo em baixo volume. Ótimas suas explicações!
Ótima explicação, eu era curioso pra saber mais sobre esse sistema, muitas pessoas acham que realmente existe alto-falantes pro grave nessas caixinhas da JBL, valeu gênio!!
Show de bola, excelente explicação. Já procurei na minha cidade (Natal RN), radiadores passivos para fazer pequenos projetos e não encontrei, as lojas só trabalham com dutos.
Fala gênio, Boa noite Renan, meu pai tinha um som bem antigo que usava esse sistema, eu jurava que a caixa tinha 2 woofes mas quando eu desmontei, " toda pessoa curiosa faz isso" vi que ele não tinha o ímã, e sempre fiquei me perguntando o porquê de um falante sem ímã, só hoje venho descobrir com o seu vídeo, e como vc já falou não existe nada de novo no som, apenas design novos. Vlw pelo vídeo
Existem radiadores passivos no mercado internacional que tem alguns reforço adicionado ao centro do auto falante para ajustar a sintonia do grave, através de parafuso e porca. Estou até pensando em fazer um projeto deste com 1 de 8" ativo e + 1 radiador no meu sistema.
Fique com muito feliz com esse vídeo seu você trás uma clareza incrível sou apaixonado por som e deixa de som e cada vez estudo mais sobre som acústico
Estava lendo sobre o assunto e alguns especialistas dizem que a maior vantagem do radiador passivo é o ganho de espaço, também li que o ideal é que o radiador seja maior que o falante. Por causa do ganho de espaço pensei na possibilidade já que o meu carro é um hatch é o som enche a mala. Depois da sua aula resolvi que vou mandar fazer as caixas seladas, perco um pouco de SPL, mas ganho espaço, rsrsrsrsrs.
Show de bola sua explicação e muito técnico também. Construí uma caixa residencial com 30L e dois altofalantes de 70 RMS e 6 ohms (cada). Eles têm um grave bom, acho que a litragem tá boa, mas queria saber se com dois radiadores de 6" iriam melhorar a sonoridade? Obrigado pela atenção e ajuda
Show de bola!!! agora entendi... Renan, depois faz um teste com uma caixinha da jbl no Smart! afinal elas impressionam pela qualidade e seu tamanho pequeno. vlw gênio!
Excelente Gênio eu estava esperando esse assunto, eu estou tentando montar um sistema para usar dentro de casa, e já percebi que existe uma certa complexidade em construir. E estou construindo também para ver seu resultado em relação as caixas, dutada, selada e band-pass que são mais tradicionais. E antes de fazer vi que também esse tipo de caixa seu tamanho é relativamente menor que a dutada. O meu próximo projeto vai ser um TL que também gostaria de ver um discussão sobre esse assunto. Forte abs
como técnico eletrônica e projetista, eu gosto de usar placa 2x1 e falantes para graves mesmo, ai fica 2 falantes passa altas e 1 canal passa baixa com a placa amplificada no corte crossover, a jbl original funciona nesses moldes, mas la tem todo conjunto, caixa, falantes e amplificador
Pois é Genio, o dificil é calcular a litragem da caixa do subwoferr usando o radiador passivo, eu mesmo tenho um subwofeer RE audio sex 10D4 e gostaria de fazer uma caixa com um radiador.
Ainda não sei dizer muito sobre vantagem , ou desvantagem do radiador passivo. Porém a Bose tem um caixa onde ela usa 04 falante pequenos e um radiador passivo no centro, e o efeito é muito bom. parece um alto-falante, porém tem uma pequena placa metálica presa ao cone, parte central , e as bordas são com aquela espuma flexível doa alto-falantes de suspensão acústica. aguardo mais dicas sobre o assunto. Achei muto legal o seu vídeo, obrigado.
Legal comprei um par de torres Polk xt70, só depois que fui descobrir o que é um radiador passivo, ela no caso tem 2 radiadores de 8 passivos mais 2 alto falantes de 6,5 ativos
Tenho um sistema 5.1 da Edifier (S760D), com subwoofer de 10 polegadas, com dois radiadores passivos também de 10 polegadas. Sinceramente, um sistema absurdamente bem projetado. São 240 W para o subwoofer, que trabalha magnificamente bem, com SPL absurdo!!! Os dois radiadores fornecem uma pressão sonora extra incrível. Todos que vêm a caixa tocar não acreditam na qualidade e na intensidade sonora. Tenho vontade de montar duas outras caixas com 3 subwoofer cada uma, imitando essa caixa. Se estiver disposto a abraçar esse projeto, tenho interesse em investir. Já comprei os alto falantes. Abraços Gênio!!!
Ja. No meu system da philips antigo meados d 2000 ou 2001 usa um radiador. Mas a caixa é dutada e percebi q. Nas frequencias abaixo d 50 a 40 hz perde peso e quando seguro o radiado. Ganha se pressao. Nessa faixa ja nas altas nao se percebe
Sempre quis saber o que era radiador passivo, e o gênio chega e pá...me tirou todas as duvidas!!! Valeu Renan, seu trabalho é muito bom, continue passando esse conhecimento aos que precisam....
Renan este vídeo me fez lembrar de uma dúvida que eu já tenho faz um tempo. Esses subs que possuem o alto falante para baixo. Qual a razão disso? Eu tenho um sub JBL que possue tanto o falante quanto o duto virado pra baixo e os pezinhos afastam eles do chão
Isso é considerado Down Fire.. Para subs ajuda a evitar que "coloração" do falante (e duto) sejam ouvida.. Mas na pratica não muda muita coisa! Estou fazendo um sistema que o duto fica virado pro chão.. Logo posto ele aqui no canal..
Renan, tive um Bravox uxp, a caixa recomendada pela Bravox era de 40lt com duto de 4" e 50cm. Fiz como recomendando, e acredite que trincou as duas lanternas do meu gol g5, mas nunca tinha visto um duto tão grande.
@@RenanLopesAudioRenan, na minha casa tem um quarto que parece ressonar frequencias baixas, bem vaixas. Se eu jogo uma revista (mais pesada) no chão, escuto algo que parece aquele som quando escutamos dentro de um carro com portas e vidros fechados e motor ligado em marcha lenta (motor de 4 cilindros); eu acredito que seja algo em torno de 20-30 hertz. Eu aproveitei essa característica montando caixas com os Woofers virados para a parede ou para o chão. O resultado é excelente, embora as frequências mais graves fiquem no ar por um tempinho kkkk mas não me desagrada. QQ é um tema muito bacana falar sobre cômodos pequenos em projetos de sonorização e tals...
Um dos motivos da JBL ter optado pelo radiador passivo é para entregar ao cliente uma caixa de som "selada", protegida contra ingressão da água. Ao exemplo de uma caixa portátil e sound bar (dupla proposta), a JBL SB200 optou por duto e não por radiador passivo, já que é uma caixa sem baterias e que não é pensada para ficar próxima da água. Parabéns pelo vídeo, aprendi muita coisa.
Fala aí gênio, Renan gostaria de ver um vídeo seu falando a diferença da caixas de medio, caixa não cornetada para a caixa cornetas. Obrigado e fico no aguardo. Meu projeto da caixa do médio não é cornetado.
Opa! Muito bom o assunto! De fato eu presenciei a sonoridade de uma caixa com um radiador passivo, acho que a marca era Onix, com o tempo o aglomerado desintegrou, o falante passivo também, o proprietário refez a caixa e o radiador passivo, apenas trocando o cone com suspensão de borracha, quando o anterior era de espuma, em paralelo, fizemos uma caixa baseada em modelos antigos da selenium e também ficou bom, mas de fato, a caixa refeita tanto com o falante original de 10" e com o antigo Predator 10" selenium... o som é muito limpo, isso faz décadas e até hoje a "caixa mágica" me surpreendeu, adoraria conseguir montar uma caixa dessa, mas não tenho idéia de como começar. Parabéns Renan, se tiver uma dica de como montar com falantes de 6" ou de 8", será de grande valia.
Muito interessante o vídeo!!! Com relação às caixinhas JBL, acredito mais que o motivo, além do apelo comercial como você disse, é que em geral, para atingir o mesmo desempenho e eficiência, as caixas com radiador passivo possuem um volume interno inferior àquelas com duto sintonizado. Muito bom vídeo, valeu!
Cara, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e por ter influenciado o nosso RUclipsr mais simpático e carismático de todos (W.U) a gravar vídeos!! Sucesso para todos!
Estou para montar uma caixa com 4 falantes de neodímio da Harman de 3 polegadas e mais dois mid bass e2k de 100 rms, tudo no mesmo projeto, uma caixa quase portatil e com bateria, vou ver se utilizo o radiador passivo e faço uns testes com o par de mid, depois com os 4 falantes e boto o review
Excelente vídeo Renan. Qualquer material sobre RP é muito bem vindo pois ainda é um assunto pouco explorado. Tenho uma caixa bluetooth da Bose (mini soundlink) que utiliza dois radiadores passivos e os graves são impressionantes considerando as dimensões da caixa. Como entusiasta do assunto, estou construindo uma boombox com radiadores passivos, já fiz alguns testes e achei os resultados bem interessantes. Quando finalizar o projeto irei postar. Parabéns pelo canal! Valeu.
Olá, queria fazer uma caixa com falante de 10 polegadas e um outro sem conjunto magnético ( radiador passivo) igual as quarteto e mini 10 da gradiente, como calcular essa caixa?
Bom conteúdo mais queria mais sobre esse assunto,por exemplo qual seria a litragem das caixas com esse modelo se seria a mesma litragem ou diminuiria uma porcentagem no caso para sub sendo que esse projeto os ganhos nas frequência baixas são mais ativos .vc pode nus ajudar por favor
Quero fazer uma caixinha com sub, e pra não ficar tão grande por causa do duto vou optar pelo radiador, porém tô em dúvida da litragem pra um sub de 5’
É complicado para o diy por falta de opcoes em nosso mercado de modelos feitos para este fim, com a possibilidade de se adicionar ou retirar massa do cone com facilidade. Acho interessante em projetos compactos
Renan fala sobre falantes de bobina dupla.. Formas de ligaçoes.. Ja ouvi falar que se ligar apenas uma das bobinas o falante nao vai ter o mesmo desempenho.. Gostaria de saber mais a respeito disso.. E como calcular bancadas de baterias para sistemas high volt.. Usando 2 ou mas modulos na mesma bncada? Ou uma bancada de bateria para cada modulo? Gostaria de mais informaçoes sobre isso
Boa noite gênio... Cara eu gosto muito dos seus vídeos, você explica muito bem os conseitos do áudio. Eu queria que você me tirasse uma dúvida.. Como testar a saída de um amplificador para saber se a saída dele é defasada em 180 ou não. Assisti um vídeo sei em que você diz que já testou amplificadores que o sinal entra com a fazer normal e sai invertida para os falantes. Abraço. Parabéns.
nao sei nas outras construções mas nas caixas jbl faz sim uma monstruosa diferencia , eu tenho uma e a partir do momento que vc tira ou abre a parte do duto o grave desaparece totalmente ficando apenas o som de twitter , e se ouver vazamento de ar tambem nao funciona
Explicação muito bem resumida, agora entendi. Mas eu tenho uma dúvida, com esse falante passivo, em determinada musica com frequência baixa, isso não ajuda dar mais profundidade no grave? Ao invés de ter somente dois falantes woofer? Tipo a caixinha jbl??? Me da uma sensação de que se tiver somente os dois ativos woofer ficaria o grave com a frequência mais alta sem ressonância... e com o passivo, com a ressonância talvez daria a sensação de um sub grave pela pressão sonora...
Como eu poderia calcular um radiador passivo ? E no caso de um radiador q tenha um cone igual ao do falante e esteja em uma mesma direção não havera cancelamento pois o radiador estará reproduzindo o movimento contrário da parte externa do falante que seria positivo encontrando o negativo do radiador ?
Eu gosto muito dessa ideia, porque pode diminuir a frequência de ressonância com o radiador passivo sem nenhum problema com o conjunto magnético, que no caso, não existe. Eu até tinha a curiosidade de ver esse teste com dois alto-falantes de 18" um deles passivo com cone bem leve sendo o radiador passivo e o outro ativo com cone seco bem rígido...
Prezado Renan, parabéns pelo vídeo e pela aula. Gostaria de uma opinião sua para um projeto. Como você mesmo falou se utilizar um falante sem conjunto magnético estaríamos "matando" um falante, porém se utilizar apenas o cone comprando um kit reparo ou conseguindo um usado em bom estado o desempenho seria o mesmo sem a parte da centragem? Ou o cone ficaria muito "bobo"? Forte abraço!!
Se eu quiser trocar a carcaça da minha JBL para uma caixa de madeira para um projeto de escritório o que mais eu tenho que me preocupar além da litragem da caixa? Eu posso simplesmente montar uma caixinha de madeira bem vedada e utilizar os falantes e os radiadores ou preciso me preocupar com algum outro parâmetro?
Em uma caixa fechada, que só tem os alto-falantes e nenhum furo na estrutura, haveria algum problema de quebra por causa da pressão sonora? Seria essa a razão da JBL usar radiadores passivos, somada à necessidade de isolamento para garantir a imersão em água?
Renan muito bom seu video. Entendo a questao do custo, porem no meu caso que vou construir uma caixa pequena com falantes de baixa potencia, devido a aplicacao, e um otimo recurso para ter a maxima qualidade. Vlw.
Rena lopes eu tenho um projeto deste tipo ai e logo logo vou fazer. Eu gosto de um som bom e poro com qualidade. Eu acho melhor um sistem bem feito com qualidade eu sou mais assim .
To projetando uma caixinha com 4 woofer JBL 50 RMS 3.5 polegadas e vou usar dois radiadores passivos nas extremidades,os woofer vão ficar numa câmera única...ligados em 220 RMS e mais um sub de 8 polegadas na parte de baixo,vai ser feita num tubo PVC 200mm com todo um reforço de MDF 10 mm...modulo 440 RMS ,fonte usina 40...e player bluetooth...se precisar usarei capacitor pra dar um corte mais alto...
O que eu acreditava sobre radiadores passivos é que eles eram uma opção pra não ter que respeitar litragem da caixa como os dutos são obrigados a respeitar, por isso os falantes passivos são tão usados em caixinha bluetooth, não por pura questão comercial ou estética e sim pq pra usarem dutos teriam que respeitar litragem o que não é muito conveniente numa caixa que tem a necessidade de ser o mais pequeno possível. Tanto que até existem caixinhas de som com duto mas a riquesa de frequencias baixas delas não chegam nem aos pés da caixinhas que usam radiadores passivos
Parabéns pela explicação, muito boa. Vale lembrar que uma das razões da JBL usar o radiador é para que as suas caixas sejam resistentes à água. Uma caixinha de som com duto na beira da piscina ia ser um desastre.
Assisti uns 6 vídeos antes desse sem conseguir entender nada... aqui na primeira frase eu já sabia mais que em todos os outros.
MUITO bom!
Tenho um par de caixas Gradiente Minidez do início da década de 70 que utiliza esse sistema. Há uns 4 anos mandei reformar todos alto-falantes, só foi usada a armação metálica e trocado todo o resto, já estavam bem cansados, descolando, a suspensão danificada. Ficaram novas, som excelente. A vantagem desse tipo de caixa são os ótimos graves obtidos mesmo em baixo volume. Ótimas suas explicações!
Ótima explicação, eu era curioso pra saber mais sobre esse sistema, muitas pessoas acham que realmente existe alto-falantes pro grave nessas caixinhas da JBL, valeu gênio!!
Show de bola, excelente explicação. Já procurei na minha cidade (Natal RN), radiadores passivos para fazer pequenos projetos e não encontrei, as lojas só trabalham com dutos.
Fala gênio, Boa noite Renan, meu pai tinha um som bem antigo que usava esse sistema, eu jurava que a caixa tinha 2 woofes mas quando eu desmontei, " toda pessoa curiosa faz isso" vi que ele não tinha o ímã, e sempre fiquei me perguntando o porquê de um falante sem ímã, só hoje venho descobrir com o seu vídeo, e como vc já falou não existe nada de novo no som, apenas design novos. Vlw pelo vídeo
Existem radiadores passivos no mercado internacional que tem alguns reforço adicionado ao centro do auto falante para ajustar a sintonia do grave, através de parafuso e porca. Estou até pensando em fazer um projeto deste com 1 de 8" ativo e + 1 radiador no meu sistema.
Renan, esse conteúdo foi melhor do que o ultimo, parabéns.
Fique com muito feliz com esse vídeo seu você trás uma clareza incrível sou apaixonado por som e deixa de som e cada vez estudo mais sobre som acústico
Muito boa explicação, gostaria de saber a diferença na utilização de caixas trapeizoidais com as de traseira reta.
Estava lendo sobre o assunto e alguns especialistas dizem que a maior vantagem do radiador passivo é o ganho de espaço, também li que o ideal é que o radiador seja maior que o falante. Por causa do ganho de espaço pensei na possibilidade já que o meu carro é um hatch é o som enche a mala. Depois da sua aula resolvi que vou mandar fazer as caixas seladas, perco um pouco de SPL, mas ganho espaço, rsrsrsrsrs.
Show de bola sua explicação e muito técnico também. Construí uma caixa residencial com 30L e dois altofalantes de 70 RMS e 6 ohms (cada). Eles têm um grave bom, acho que a litragem tá boa, mas queria saber se com dois radiadores de 6" iriam melhorar a sonoridade?
Obrigado pela atenção e ajuda
Show de bola!!! agora entendi... Renan, depois faz um teste com uma caixinha da jbl no Smart! afinal elas impressionam pela qualidade e seu tamanho pequeno. vlw gênio!
Excelente Gênio eu estava esperando esse assunto, eu estou tentando montar um sistema para usar dentro de casa, e já percebi que existe uma certa complexidade em construir. E estou construindo também para ver seu resultado em relação as caixas, dutada, selada e band-pass que são mais tradicionais. E antes de fazer vi que também esse tipo de caixa seu tamanho é relativamente menor que a dutada. O meu próximo projeto vai ser um TL que também gostaria de ver um discussão sobre esse assunto. Forte abs
Olá amigo Renan lopes. Parabéns pelo trabalho. SUCESSO SEMPRE E TRABALHO. Abraços a todos.
Obg por tirar essa duvida sobre o radiador passivo valeu Renan
Renan eu tenho uma caixa de som em formato de camaro que tem esse radiador passivo e eu nem sabia o que era,obrigado por explicar.
Gosto do resultado deste recurso. A impressão que tenho é de um ganho bastante considerável. principalmente nas frequências baixas. Você é um gênio!!!
Muito bom. assim ficou mais facil entender o que é supercomplicado.
como técnico eletrônica e projetista, eu gosto de usar placa 2x1 e falantes para graves mesmo, ai fica 2 falantes passa altas e 1 canal passa baixa com a placa amplificada no corte crossover, a jbl original funciona nesses moldes, mas la tem todo conjunto, caixa, falantes e amplificador
Pois é Genio, o dificil é calcular a litragem da caixa do subwoferr usando o radiador passivo, eu mesmo tenho um subwofeer RE audio sex 10D4 e gostaria de fazer uma caixa com um radiador.
essa informação eu já tinha...só preciso saber como calcular o radiador passivo para cada falante
Boa explicação gênio a cada dia agente prende mais com você valeu genio
Ainda não sei dizer muito sobre vantagem , ou desvantagem do radiador passivo. Porém a Bose tem um caixa onde ela usa 04 falante pequenos e um radiador passivo no centro, e o efeito é muito bom. parece um alto-falante, porém tem uma pequena placa metálica presa ao cone, parte central , e as bordas são com aquela espuma flexível doa alto-falantes de suspensão acústica.
aguardo mais dicas sobre o assunto. Achei muto legal o seu vídeo, obrigado.
Legal comprei um par de torres Polk xt70, só depois que fui descobrir o que é um radiador passivo, ela no caso tem 2 radiadores de 8 passivos mais 2 alto falantes de 6,5 ativos
Boa noite gênio mais novidade para mim que não sábia.. sempre de parabéns
Eu tenho um par de caixas da década de 70 com radiadores passivos. Como ela toca gostoso! Fiz um vídeo sobre elas no canal a muito tempo atrás.
Renato Brant grande Renato! Realmente.. uma caixa bem feita com RP fica excelente!
Muito boa explicação.
Poderia ter uma sequência de review técnico dessas caixas em geral.
Tenho um sistema 5.1 da Edifier (S760D), com subwoofer de 10 polegadas, com dois radiadores passivos também de 10 polegadas. Sinceramente, um sistema absurdamente bem projetado. São 240 W para o subwoofer, que trabalha magnificamente bem, com SPL absurdo!!! Os dois radiadores fornecem uma pressão sonora extra incrível. Todos que vêm a caixa tocar não acreditam na qualidade e na intensidade sonora. Tenho vontade de montar duas outras caixas com 3 subwoofer cada uma, imitando essa caixa. Se estiver disposto a abraçar esse projeto, tenho interesse em investir. Já comprei os alto falantes. Abraços Gênio!!!
Ja. No meu system da philips antigo meados d 2000 ou 2001 usa um radiador. Mas a caixa é dutada e percebi q. Nas frequencias abaixo d 50 a 40 hz perde peso e quando seguro o radiado. Ganha se pressao. Nessa faixa ja nas altas nao se percebe
fala genio! parabens grande trabalho tira muitas duvidas da gurizada do som automotivo aqui do RS! parabens mesmo abraco
Sempre quis saber o que era radiador passivo, e o gênio chega e pá...me tirou todas as duvidas!!! Valeu Renan, seu trabalho é muito bom, continue passando esse conhecimento aos que precisam....
Renan este vídeo me fez lembrar de uma dúvida que eu já tenho faz um tempo. Esses subs que possuem o alto falante para baixo. Qual a razão disso? Eu tenho um sub JBL que possue tanto o falante quanto o duto virado pra baixo e os pezinhos afastam eles do chão
Isso é considerado Down Fire.. Para subs ajuda a evitar que "coloração" do falante (e duto) sejam ouvida.. Mas na pratica não muda muita coisa! Estou fazendo um sistema que o duto fica virado pro chão.. Logo posto ele aqui no canal..
Que legal Renan obrigado pelas informações!
Renan, tive um Bravox uxp, a caixa recomendada pela Bravox era de 40lt com duto de 4" e 50cm. Fiz como recomendando, e acredite que trincou as duas lanternas do meu gol g5, mas nunca tinha visto um duto tão grande.
@@RenanLopesAudioRenan, na minha casa tem um quarto que parece ressonar frequencias baixas, bem vaixas. Se eu jogo uma revista (mais pesada) no chão, escuto algo que parece aquele som quando escutamos dentro de um carro com portas e vidros fechados e motor ligado em marcha lenta (motor de 4 cilindros); eu acredito que seja algo em torno de 20-30 hertz. Eu aproveitei essa característica montando caixas com os Woofers virados para a parede ou para o chão. O resultado é excelente, embora as frequências mais graves fiquem no ar por um tempinho kkkk mas não me desagrada. QQ é um tema muito bacana falar sobre cômodos pequenos em projetos de sonorização e tals...
gênio você é o cara,parabéns,mais uma coisa que eu não sabia que existia !!
Estou aprendendo muito com seus vídeos o de Rodrigo flores e Nexxobox.
Um dos motivos da JBL ter optado pelo radiador passivo é para entregar ao cliente uma caixa de som "selada", protegida contra ingressão da água. Ao exemplo de uma caixa portátil e sound bar (dupla proposta), a JBL SB200 optou por duto e não por radiador passivo, já que é uma caixa sem baterias e que não é pensada para ficar próxima da água. Parabéns pelo vídeo, aprendi muita coisa.
Fala aí gênio, Renan gostaria de ver um vídeo seu falando a diferença da caixas de medio, caixa não cornetada para a caixa cornetas. Obrigado e fico no aguardo.
Meu projeto da caixa do médio não é cornetado.
Gênio como calcular ou projetar frequência de caixas sintonias
Opa! Muito bom o assunto! De fato eu presenciei a sonoridade de uma caixa com um radiador passivo, acho que a marca era Onix, com o tempo o aglomerado desintegrou, o falante passivo também, o proprietário refez a caixa e o radiador passivo, apenas trocando o cone com suspensão de borracha, quando o anterior era de espuma, em paralelo, fizemos uma caixa baseada em modelos antigos da selenium e também ficou bom, mas de fato, a caixa refeita tanto com o falante original de 10" e com o antigo Predator 10" selenium... o som é muito limpo, isso faz décadas e até hoje a "caixa mágica" me surpreendeu, adoraria conseguir montar uma caixa dessa, mas não tenho idéia de como começar. Parabéns Renan, se tiver uma dica de como montar com falantes de 6" ou de 8", será de grande valia.
Um bom assunto para falarmos aqui no canal!
Gostei muito da explicação
Parabéns meu irmão, explicação simples e objetiva. Ganhou mais um escrito.
Também tem resistência a poeira e umidade.
Só que ventilação não é boa. Muinto bom gostei da explicação Renan parabéns valeu
Muito bem colocado! A vantagem de usar um RP é que vc isola a câmara de objetos externos, e ao mesmo tempo bloqueia a troca térmica do falante..
Ótima explicação!! Curti demais!! Parabéns!! Ja fui tec de som em uma boate e desconhecia esse recurso... muito bacana!!!
Você já veio onde moro atualmente, Santarém Pará 😍
Muito interessante o vídeo!!! Com relação às caixinhas JBL, acredito mais que o motivo, além do apelo comercial como você disse, é que em geral, para atingir o mesmo desempenho e eficiência, as caixas com radiador passivo possuem um volume interno inferior àquelas com duto sintonizado. Muito bom vídeo, valeu!
Caramba quanto este canal vem acrescentando no meu aprendizado sobre audio. Meus parabéns
top Renan eu achava que radiador passivo so servia para refrigeraçao
Revendo esse vídeo, ótima explicação
Cara, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e por ter influenciado o nosso RUclipsr mais simpático e carismático de todos (W.U) a gravar vídeos!! Sucesso para todos!
Boa!
Sempre tive essa curiosidade sobre esses falantes na lateral das JBL, eu que sou leigo compreendi muito bem, ótima explicação !!
Parabéns Renan! sempre muito didático e esclarecendo nossas dúvidas.
O duto passivo na JBL tbm tem a função de lacrar
Pra caixa com pé e bem legal pq usa uma area morta .mas uma hora chega ao ponto que todos vao usar
Gênio muito bom sua dica .O duto é mais fácil de usar no modelo artesanal
Exatamente!
Renan Lopes 👍👍❤❤
Qual o software indicado para projeto de caixas com radiator passivo ? Por favor.
opa Bom vídeo vou começar um projeto de uma torre com 3 vias vou experimentar o radiador passivo depois posto os links
Muito bacana, eu pensava que as laterais da JBL era só de infeite
Top! Fala sobre barramento, como calcular, Cobre x Aluminium
Estou para montar uma caixa com 4 falantes de neodímio da Harman de 3 polegadas e mais dois mid bass e2k de 100 rms, tudo no mesmo projeto, uma caixa quase portatil e com bateria, vou ver se utilizo o radiador passivo e faço uns testes com o par de mid, depois com os 4 falantes e boto o review
Excelente vídeo Renan. Qualquer material sobre RP é muito bem vindo pois ainda é um assunto pouco explorado. Tenho uma caixa bluetooth da Bose (mini soundlink) que utiliza dois radiadores passivos e os graves são impressionantes considerando as dimensões da caixa.
Como entusiasta do assunto, estou construindo uma boombox com radiadores passivos, já fiz alguns testes e achei os resultados bem interessantes.
Quando finalizar o projeto irei postar.
Parabéns pelo canal!
Valeu.
Obrigado pela aula, gênio!
Olá, queria fazer uma caixa com falante de 10 polegadas e um outro sem conjunto magnético ( radiador passivo) igual as quarteto e mini 10 da gradiente, como calcular essa caixa?
Aqueles aparelhos antigos da Philips.. Como o fwm779. Também e exemplo de radiador passivo?
Bom conteúdo mais queria mais sobre esse assunto,por exemplo qual seria a litragem das caixas com esse modelo se seria a mesma litragem ou diminuiria uma porcentagem no caso para sub sendo que esse projeto os ganhos nas frequência baixas são mais ativos .vc pode nus ajudar por favor
Boa tarde Renan! Não estou conseguindo encontrar a ferramenta no Bass Box para radiador passivo.
Quero fazer uma caixinha com sub, e pra não ficar tão grande por causa do duto vou optar pelo radiador, porém tô em dúvida da litragem pra um sub de 5’
Santarém moro em Oriximinà município perto dila...
Renan, boa tarde, faz um vídeo falando de barramento bloco distribuidor bitola do cabeamento e qual importância do barramento para o sistema.
eu gostaria de saber se tem como por um radiador passivo em falante de 18 polegadas? gostaria ver esse projeto, abraço!
É complicado para o diy por falta de opcoes em nosso mercado de modelos feitos para este fim, com a possibilidade de se adicionar ou retirar massa do cone com facilidade.
Acho interessante em projetos compactos
Renan fala sobre falantes de bobina dupla.. Formas de ligaçoes.. Ja ouvi falar que se ligar apenas uma das bobinas o falante nao vai ter o mesmo desempenho.. Gostaria de saber mais a respeito disso.. E como calcular bancadas de baterias para sistemas high volt.. Usando 2 ou mas modulos na mesma bncada? Ou uma bancada de bateria para cada modulo? Gostaria de mais informaçoes sobre isso
Boa noite gênio...
Cara eu gosto muito dos seus vídeos, você explica muito bem os conseitos do áudio.
Eu queria que você me tirasse uma dúvida.. Como testar a saída de um amplificador para saber se a saída dele é defasada em 180 ou não.
Assisti um vídeo sei em que você diz que já testou amplificadores que o sinal entra com a fazer normal e sai invertida para os falantes.
Abraço.
Parabéns.
Fala sobre caixa pcx 6500 philco, pcx 5500 e pht 5000 também Philco
DEUS o abençoe
um abraço de Santarém-PA
Entre ter um duto de ar na parte dianteira Vs. traseira da caixa, qual configuração você prefere?
Ótima explicação, parabéns.
nao sei nas outras construções mas nas caixas jbl faz sim uma monstruosa diferencia , eu tenho uma e a partir do momento que vc tira ou abre a parte do duto o grave desaparece totalmente ficando apenas o som de twitter , e se ouver vazamento de ar tambem nao funciona
Muita coragem sua de remover partes de uma JBL. rsrs Pelo preço, eu jamais arriscaria.
@@filosofoneysarrandoanitta341 fui obrigado a abrir , pra trocar a bateria que inchou ,mas sem o vendamento ela perde totalmente o grave
Fala gênio seu canal e o mais top . Para fazer um projeto deste qual litragem usaria de uma caixa selada ou de uma dutada
Legal Gênio!!! Tenho uma jbl extreme, qualidade absurda pra 40 wats
Muito boa informação.estava atrás desta informação. Valeu!
Fala sobre band pass 6ª ordem
Explicação muito bem resumida, agora entendi. Mas eu tenho uma dúvida, com esse falante passivo, em determinada musica com frequência baixa, isso não ajuda dar mais profundidade no grave? Ao invés de ter somente dois falantes woofer? Tipo a caixinha jbl??? Me da uma sensação de que se tiver somente os dois ativos woofer ficaria o grave com a frequência mais alta sem ressonância... e com o passivo, com a ressonância talvez daria a sensação de um sub grave pela pressão sonora...
Renan comenta como que funciona a caixa de som concretada
Como eu poderia calcular um radiador passivo ? E no caso de um radiador q tenha um cone igual ao do falante e esteja em uma mesma direção não havera cancelamento pois o radiador estará reproduzindo o movimento contrário da parte externa do falante que seria positivo encontrando o negativo do radiador ?
Boa tarde. Qual a regra para dimensionar a caixa que usa radiador passivo? Sigo a mesma recomendação de litragem, ou posso usar um tamanho desejado?
Tive umas caixas com esse sistema passivo e era muito bom.
Excelente vídeo... Parabéns pelo trabalho
Eu gosto muito dessa ideia, porque pode diminuir a frequência de ressonância com o radiador passivo sem nenhum problema com o conjunto magnético, que no caso, não existe. Eu até tinha a curiosidade de ver esse teste com dois alto-falantes de 18" um deles passivo com cone bem leve sendo o radiador passivo e o outro ativo com cone seco bem rígido...
Qual o tamanho ideal do radiador para sub de 8 polegadas
Prezado Renan, parabéns pelo vídeo e pela aula. Gostaria de uma opinião sua para um projeto. Como você mesmo falou se utilizar um falante sem conjunto magnético estaríamos "matando" um falante, porém se utilizar apenas o cone comprando um kit reparo ou conseguindo um usado em bom estado o desempenho seria o mesmo sem a parte da centragem? Ou o cone ficaria muito "bobo"?
Forte abraço!!
Se eu quiser trocar a carcaça da minha JBL para uma caixa de madeira para um projeto de escritório o que mais eu tenho que me preocupar além da litragem da caixa? Eu posso simplesmente montar uma caixinha de madeira bem vedada e utilizar os falantes e os radiadores ou preciso me preocupar com algum outro parâmetro?
Em uma caixa fechada, que só tem os alto-falantes e nenhum furo na estrutura, haveria algum problema de quebra por causa da pressão sonora?
Seria essa a razão da JBL usar radiadores passivos, somada à necessidade de isolamento para garantir a imersão em água?
A duvida é se melhora a fidelidade e qualidade sonora. Os graves ficam mais bonitos.?
Renan muito bom seu video.
Entendo a questao do custo, porem no meu caso que vou construir uma caixa pequena com falantes de baixa potencia, devido a aplicacao, e um otimo recurso para ter a maxima qualidade. Vlw.
Renan fala sobre os projetos de caixas em push pull, a fase dos alto falantes mudam? Quais as vantagens, desvantagens, sua aplicação
Renan, para caixas pequenas, com 2 falantes apenas, de 78mm, qual a diferença em ter duto ou selar completamente a caixa?
Rena lopes eu tenho um projeto deste tipo ai e logo logo vou fazer. Eu gosto de um som bom e poro com qualidade. Eu acho melhor um sistem bem feito com qualidade eu sou mais assim .
To projetando uma caixinha com 4 woofer JBL 50 RMS 3.5 polegadas e vou usar dois radiadores passivos nas extremidades,os woofer vão ficar numa câmera única...ligados em 220 RMS e mais um sub de 8 polegadas na parte de baixo,vai ser feita num tubo PVC 200mm com todo um reforço de MDF 10 mm...modulo 440 RMS ,fonte usina 40...e player bluetooth...se precisar usarei capacitor pra dar um corte mais alto...