O amor de Deus vem pelo profetizar | Áudio do Alimento Diário | Semana 1 - QUINTA-FEIRA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Semana 1 - QUINTA-FEIRA
    Leitura bíblica:
    Jo 15:10; 1 Co 13:8-10, 12-13; 14:3-4, 6, 19, 23-26, 31
    Ler com oração:
    “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis” (1 Co 14:1).
    O amor de Deus vem pelo profetizar
    Um dia não haverá necessidade de conhecimento nem de profecias, porque, quando vier o que é perfeito, o que é em parte terá sido aniquilado (1 Co 13:8-10). Entretanto Paulo mostra que, até a volta do Senhor, o melhor dom para edificar a igreja é o dom de profetizar (14:1, 4, 6, 19).
    Todos nós podemos profetizar a palavra. Temos feito a imersão na palavra. Adultos e adolescentes têm trazido para as reuniões seus amigos que vêm e veem o que estamos desfrutando: eles participam da imersão na palavra profética, que toca o coração das pessoas. Ninguém precisa dar explicações, mas, pelo profetizar de todos, elas testificam que Deus está de fato no meio de nós, confirmando o que está escrito em 1 Coríntios 14 (vs. 24-26 e 31).
    Ainda não chegamos à perfeição, mas prosseguimos em direção ao amor de Deus, que é perfeito. A palavra é o meio pelo qual o amor de Deus chega a nosso coração. Por isso hoje, no viver da igreja, o dom espiritual mais importante é o de profetizar. Ao usar a imersão na palavra para compartilhar uns com os outros, nós profetizamos. Os adolescentes fazem a transcrição e depois compartilham aquilo que escreveram, e, assim, profetizam. Quando a palavra entra em nosso coração, ela traz o amor de Deus, que vai gradativamente crescendo na igreja. Por isso devemos dar muita atenção ao profetizar, pois nos conduz ao amor ágape.
    Leiamos estes versículos: “Porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos” (1 Co 13:9). Profetizamos porque ainda não chegamos ao que é perfeito. Precisamos encher-nos do amor de Deus. Enquanto existir a dimensão chamada tempo, ainda viveremos uma vida “em parte”, ou seja, incompleta e parcial: “Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado” (v. 10). “O que é perfeito” é o amor, o próprio Deus, portanto nossa necessidade é crescer, principalmente na palavra e no amor. E o próprio Senhor Jesus nos advertiu que, guardando Seus mandamentos, permanecemos em Seu amor (Jo 15:10).
    Pelo profetizar, conseguimos vislumbrar as coisas de Deus como por espelho (1 Co 13:12). No tempo de Jesus e dos apóstolos, os espelhos não eram como os de hoje, que refletem a imagem com nitidez; mas eram feitos de metal polido, principalmente bronze, e a imagem refletida nunca era muito nítida. A comparação de Paulo mostra que, naquele tempo, era como se contemplássemos as coisas de Deus sem muita nitidez. Pouco a pouco, porém, quanto mais o amor de Deus é acrescentado, passamos a ver com mais clareza.
    Para viver a vida cristã, precisamos da fé, da esperança e do amor. Mas, quando o amor chegar ao estágio da perfeição, não precisaremos mais da fé nem da esperança (1 Co 13:13). O que significa que, quando o Senhor voltar, viveremos com Deus e habitaremos com Ele por toda a eternidade. Hoje ainda não chegamos lá e ainda precisamos da palavra, do profetizar, do compartilhar, porque o único meio de adquirir o amor é mediante a palavra. Mas chegará o dia em que nem mesmo o profetizar será necessário, pois estaremos na plenitude do amor de Deus.
    Escreva a frase que mais tocou seu coração.
    Destaque os pontos-chave dessa frase.
    Ore de acordo com o conteúdo destacado acima.

Комментарии •