Parabéns a professora Lisboa, gostaria que o Brasil tivesse mais mulheres como você, sincera, honesta, realista, sem nenhum compromisso com a ganância. meu sincero respeito.
Muito inteligente essa senhora que é contra os alimentos transgênicos essa sim merece o meu respeito e admiração afinal ela sim se importa com a saúde da população
Essa bióloga é a típica representante das corporações, bonita, bem articulada e com aquele ar de superioridade científica. Parabéns doutora, a Monsanto fica feliz com a lealdade de seus ventríloquos e fantoches.
Essa Andresa Boni, foi uma péssima mediadora no debate, cortava toda hora a senhora contra, e analisava com tempo, a opinião da bióloga, que não se coloca no lugar do consumidor. Más de qualquer forma da para concluir de que lado ficar!
A vantagem de um alimento transgênico é a melhoria genética vinda para um propósito, seja esse nutricional ou para o agricultor. A desvantagem é que não temos como saber, ainda, as consequências para o nosso organismo a longo prazo. A informação comercial de um alimento transgênico é necessária para o consumidor, pois ele tem a liberdade de querer ou não utilizar desse produto, apesar de faltar muita informação séria, baseada em fatos científicos e imparcial à dogmas criados por alguma cultura de ignorância. É completamente válido o uso de alimentos advindos da agricultura familiar, alimentos orgânicos em geral. Eles sempre foram e são até hoje bem produzidos para o consumo daqueles que preferem uma alimentação com base natural, integral e em baixa ou média escala. O ponto negativo desse alimento é o valor, no supermercado, alto e a facilidade com que se pode encontrá-lo com preço baixo. Existem feiras, semanais ou sazonais, de bairro com agricultura familiar comercializando esses tipos de alimento orgânico a preço baixo, preço "de feira". Já nos supermercados que ficam abertos domingos, feriados e durante a semana por mais de doze horas diárias, esses alimentos orgânicos são um pouco mais caros mas estão sempre disponíveis. O que difere o orgânico do transgênico é a técnica de produção implantada no perspectivo agronegócio e as possíveis consequências à sociedade. A implantação do transgênico, ao meu ver, é a melhoria de um alimento que é produzido e consumido em grande escala e que, por esse motivo, tem alguns problemas de produção em massa (vemos aqui que não inventamos os alimentos, eles já estavam aqui quando chegamos, o que fazemos é estudá-los e tentar alguma tecnologia para melhora-los) e, a partir dessas mudanças genéticas, melhorar a vida do produtor e do consumidor. A unica falha é a incapacidade da ciência saber os resultados a longo prazo, pois ainda não há tempo suficiente para esse estudo, essa tecnologia não foi implantada em tempo suficiente para isso, acredito que com um certo período de tempo poderemos começar a ver os efeitos em cada um de nós para, então, haverem novas discussões e novos consensos sobre o que é prudente em questão econômica e alimentícia.
Com a devida vênia, acredito que a professora da PUC apresente tanto receio com os transgênicos por não entender bem sobre a ciência biológica, uma vez que possui formação apenas em sociologia. Ela me aparenta ser brilhante na sociologia, mas ignorante na ciência biológica.
A bióloga engasgou em um dado momento de sua fala. Ato falho! Freud explica! A Monsanto ( depois de ter sido profundamente criticada em seus métodos de conduta no mundo inteiro), acaba de ser vendida à Bayer. Juntou industria de alimentos com produção de medicamentos. Outro grande risco é a concentração desse setor vital, em mãos de poucas empresas. E isso não foi discutido no programa, infelizmente!! Trata-se de um investimento estratégico do grande capital, nada tem a ver com o enfrentamento da fome, nem barateamento de preço, mas da concentração do lucro e domínio estratégico!
Fico com pena dessa senhorinha do começo. Essa ignorância é encontrada em muitas pessoas. Os efeitos podem vir a longo prazo, em um câncer que ela ou os herdeiros dela terão. E até mesmo doenças consideradas normais hoje em dia podem ser originadas dos transgênicos, agrotóxicos e outros venenos que estão em nossos alimentos. É um erro pensar: "estou aqui até hoje". Será que está realmente saudável e deixando um planeta saudável para as próximas gerações? É importante pensar além de si mesmo.
Mas, foi comprovado que os OGM podem nos fazer mal? Eu defendo o uso do símbolo, mas mesmo assim acho equivocado dizer que os transgênicos causam câncer...Há alguma fonte que pode me indicar?
Olá Cookie Sanches. Muito legal da sua parte querer se informar sobre o assunto. Em pesquisa feita pela Food and Chemical Toxicology Review, (entre outras pesquisas) verificou-se que as ratinhas que comiam milho transgênicos (sem agrotóxico) tinham mais câncer do que as que comiam milho normal ou milho com agrotóxico. Vale a pena pesquisar e se possível evitar algo que provavelmente será danoso ao nosso organismo.
Mey Misty Acontece que os principais argumentos que encontrei no site da Monsanto é que essas pesquisas que indicaram perigo nos transgênicos não levavam em conta muitas outras coisas. Eles disseram lá que os órgãos de saúde (inclusive um órgão alemão, que, segundo eles, é bem exigente) mais exigentes do mundo não vêem nem um mal no consumo de transgênicos nem do uso de glifosato (que, como sabes, é cancerígeno)!!!!
Desculpe, estou usando dois e-mail diferentes, mas sou a mesma pessoa. Eu não confiaria no que diz a Monsanto! Até onde eu sei, a Alemanha não usa transgênicos! > O ministro da Agricultura da Alemanha, Christian Schmidt, informou à Comissão Europeia que a Alemanha não permitirá o cultivo de transgênicos em seu território, como mostrou uma carta do Ministério da Agricultura da Alemanha para a Comissão vista pela Reuters. Quanto ao uso do Glifosato também > Na última segunda-feira (6), a União Europeia votou e rejeitou, em Bruxelas, a liberação do uso do herbicida glifosato. A licença de uso expira no dia 30 de junho e, apesar da maioria dos países votar a favor da prorrogação da liberação por 18 meses, era necessário que o número representasse 65% da população europeia, o que não ocorreu. O Reino Unido apoiou fortemente uma nova licença para o glifosato. ALEMANHA ABSTEVE-SE, juntamente com a Suécia e Itália. A oposição ao novo licenciamento foi feita pela França, (que proibiu a substância). Essa foi a terceira tentativa fracassada de liberar o uso do herbicida apenas em 2016, e há a expectativa de que alguns países recorram da decisão. Se a renovação do uso continuar sem autorização, a partir do dia 30 de junho o produto será banido dos países-membros.
Isso! Também não confio muito nela...a Monsanto simplesmente ignora as pesquisas de órgãos "menores" como ela os apresenta. Dizendo que eles não levam em conta muitas outras pesquisas "maiores" de órgãos mais importantes. Eu também estou com um pé atrás...
Parabéns à socióloga. Ela sim defende o consumidor. Essa bióloga com certeza só está defendendo o salario dela e o lucro das grandes corporações. A culpa é do "capetalismo" que só está nos levando ara um buraco sem fundo.
O T na sinalização é melhor do que palavras, sou professora e acredito que nem todos lêem os textos escritos nas embalagens. A imagem chama mais atenção e já que não tem estudos que comprovem a segurança é certo manter os consumidores alertados do que estão consumindo.
Professora destruindo a bióloga!! Parabéns professora!! Caracas essa bióloga devia ser política, pq ela consegue acreditar na própria mentira que ela fala. Mas dá pra ver que embora ela tenha tentado disfarçar horrores, mas toda a vez que a professora falava ela ficava nervosa.. mexendo as mãos, até arregaçando a manga determinado momento.
No mínimo é preservar o direito do consumidor em saber o que está comprando para se alimentar. Direito de liberdade de escolha! Tanta terra para cultivar os alimentos naturais, seria importante valorizar a agricultura e os pequenos agricultores. Precisa de mais pesquisas do T sobre o impacto na saúde.
Hoje já não é tão cedo pra saber se faz mal. A gente sabe de todos os malefícios, tanto pra nossa saúde quanto pra economia agrícola. Sem falar no meio ambiente.
O engraçado e o deputado criar o projeto para defender a economia sem ao menos saber de profissionais cientistas que estudam a temática sobre os malefícios e/ou benefícios para a SAÚDE HUMANA. Aff
Temos que parar de achar que o objeto se torna melhor quando aparece o "internacional" pois lá fora também se cria e libera muuiitoosss elementos que acabam com a saúde! Precisamos preservar AS PESSOAS E A SAÚDE, economia sem pessoas não existe.
Muito engrandecedor humanamente, ver mulheres bonitas, inteligentes, interessadas e preocupadas com o bem-estar de pessoas sem exceção, são jóias preciosas da evolução maestrada por Deus... Tudo de bom...
Um ou outro transgênico poderá mostrar algum efeito adverso (como aumentar a chance de ter rinite em 0,1% após 50 anos), mas também acontece assim com todos medicamentos. A técnica em si é muito ampla e poderosa para ser abandonada. Daqui a uns 100 anos, a oposição à transgenia será lembrada da mesma forma que o ludismo (movimento que queria impedir a revolução industrial quebrando máquinas) é lembrado hoje.
É preocupante enaltece a importação em detrimento da perda nas prateleiras pelo conhecimento bater na porta das pessoas. Como o valor da alimentação perde na vivência humana.
Muito bons e importantes os pontos apresentados por cada uma, mas se tivesse mais tempo e a mediadora pudesse "mudar" o rumo do debate no tempo correto a entrevista teria sido excelente, digo isso porque a mediadora fez algumas perguntas que - para mim, foram importantes, mas acabou que elas foram interrompidas no meio da explicação.
A meu ver, essa Bióloga defende os interesses das grandes corporações. Claramente em suas falas, trata dos benefícios aos "produtores" (do tipo Deputado Heinze e Ministra Cátia Abreu) que, quanto mais plantam, mais lucros tem e dão à Syngenta, Monsanto e afins. Pra mim, interesse puramente econômico. Seria interessante saber se ela, assim como os "digníssimos" Deputado e Ministra, consomem transgênicos e agrotóxicos ou alimentos orgânicos. Será que se sentem seguros em consumir os produtos que tanto defendem?
Fabi Padilha O problema desse teu argumento é que não é só essa bióloga, mas sim todos os biólogos e cientistas do mundo e os pesquisadores do Embrapa q defendem a transgenia! Vale mencionar que essa outra professora é, na verdade, SOCIÓLOGA! Agora eu te pergunto: O que uma socióloga entende sobre transgenia? Nada!!
Bom, presumo que a socióloga tenha estudado o tema para poder argumentar, assim como um biólogo precisa estudar a sociedade para argumentar sobre questões inerentes à biologia e seus reflexos no meio social. Não questiono a postura de ambas em relação à transgenia, agrotóxicos e afins. Me pergunto se essas pessoas consomem esses produtos que defendem, ou preferem aqueles que são "livres" de tais, que são o que chamamos de alimentos orgânicos. E devemos lembrar que não se trata só de vegetais, pois os animais destinados à alimentação humana ingerem esses produtos também (rações são feitas com milho, soja, trigo transgênicos e tratados com agroquímicos), além de hormônios. E isso tudo é utilizado com que fim? Respeito opiniões diferentes das minhas e se alguém, um dia, provar que não é com objetivos puramente econômicos que se praticam essas e outras ações, talvez eu mude de opinião. Por enquanto, vou continuar consumindo orgânicos e evitando produtos processados.
Fabi Padilha Analfabetismo científico! Simples! 1) A competência q um sociólogo tem para falar sobre alimentos transgênicos é a mesma que um Médico tem para falar sobre Direito e a Constituição! Ou seja, só vai dizer besteira! Ou então, como sou formado em Direito, é a mesma competência que o Sociólogo tem para falar sobre teorias jurídicas! Ou seja, nenhuma! 2) Transgenia é utilizada no Brasil e no mundo, incluindo a União Europeia (e vc sabe como eles são rígidos com a questão de alimentos). 3) Não conheço nenhum cientista, pesquisador ou biólogo do Brasil ou estrangeiro que q seja contra a transgenia! O que eu vejo das pessoas que são contra, são que eles não possuem nenhuma formação em ciência ou em biologia, tais como: nutricionistas, jornalistas, sociólogas...! E isso, na minha opinião, é muito estranho...o que tende a demonstrar o analfabetismo científico! Por sinal, tal cenário é muito semelhante ao pessoal que defende que não há aquecimento global ou que vacinação causa autismo!! 4) Lógico que o fim é comercial, ora! Mas isso não necessariamente é algo "maligno que quer matar todo mundo"! Produzir mais, plantas mais resistentes etc! Como a bióloga bem explicou, não é algo q se faz de qq forma! Segue-se um protocolo e um controle internacional! 5) Vc come produtos transgênicos há anos e nem percebe, seja de forma direta ou indireta (na ração do gado ou do frango)!
Fabi Padilha E tem outra coisa q me incomodou! Preste atenção na postura das duas! A bióloga me parece muito mais racional e sensata, tendo explicar de um forma racional sem nenhum tipo de paixão ou ideologia! E isso é a postura da ciência, de quem se baseia em evidências! Já a postura da socióloga é muito mais passional (e de certa forma bem prepotente...basta ver como ela se comporta quando a bióloga fala), me parece que isso virou uma ideologia para ela, independemente do que a ciência diga ou independente de evidências científicas! Tanto é que ela disse: "a ciência não tem um consenso se transgenicos fazem mal ou não"...ai no fim, contraditoriamente, ela me diz: "Eu espero, e acredito que vai acontecer, é que a trans genia vai acabar sendo abandonada, como um tipo de tecnologia de alto risco". Vê que ela trabalha os argumentos através de desejos e paixões????? Ela ACHA e DESEJA que seja uma tecnologia de alto risco, mas até agora a ciência entende que não é!!! E ela vai defender isso até o fim, mesmo todas as comprovações científicas ao contrário! Entende porque sociólogas não possuem competência para argumento nesse caso? Não há espaço para torcedores ou achismos na ciência! Enfim, a ciência se baseia em evidências, NÃO EM PAIXÕES PESSOAIS OU IDEOLOGIAS!
Todos os tipo de novas tecnologias são ditas perigosas no começo. Alimentos transgênicos devem sim serem melhores estudados! Como biólogo posso dizer isso! Mas é bobagem achar que eles serão abandonados! A ciência deve avançar! A consciência também! No futuro eu espero uso de menos agrotóxicos, e alimentos mais seguros a serem consumidos. E como consumidor, posso dizer que estou cada vez mais atento aos ingredientes dos alimentos que estou consumindo! E recomendo isso também!
johaness vix E por acaso eu disse que é bom? Que é ruim? Olha os modos, e preste atenção no que eu escrevi! Eu disse que mais estudos devem ser realizados! Em algum momento eu disse "vamos fazer todos comerem transgênicos! São seguros!" ?
+johaness vix você se quer leu algo do que eu escrevi? me conhece a ponto de saber a quem estou a serviço? realmente acha que eu, como pessoa, quero que a sociedade se acabe ou qualquer coisa do tipo? parou pra me ouvir? eu até agora nem sequer falei minha opinião sobre o assunto!
boa noite ! é lamentavel que pessoas gananciosas fazem . mas infelizmente tem muitas pessoas assim. todos os que fazem o mal vão prestar contas a deus.
Todo dia, desde o nascimento, o peru ganha farelo de milho de um humano. Baseado na sua própria experiência, o peru projeta um futuro brilhante para si mesmo. Então o peru é alimentado pelos humanos durante 1.000 dias. No dia 1.001 de vida, o peru tem a expectativa de que novamente será alimentado. Mas acontece que o dia 1.001 é Ação de Graças: o peru simplesmente é morto para virar comida aos seres humanos. Resumindo, a história revela nossa incapacidade de projetar o futuro e como confiamos cegamente em dados passados. Não aja como um peru.
Ambas acreditam em suas posições, apenas conectam os pontos que corroboram sua crença. Péssimo debate, o certo agora é procurar alguns artigos científicos para entender mais
Gostei muito dos esclarecimentos. Agora a professora se engana ao pensar que agricultor famíliar não usa tecnologia ou agroquimicos, eu sou agricultora famíliar, aliás minha região lidera a agricultura familiar e todos usam defensivos agrícolas ou não se produz nem para o próprio consumo. Quantos aos orgânicos são alimentos para uma elite. Quem pode pagar 10 reais no pé de alface?
~belo debate boas posições achei q a professora levou esse assim como a causa da erradicação dos trangenicos e tive uma leve impressão q a apresentadora agiu tendenciosamente em desfesa dos trangenicos embora ela e a biologa sejam bem elegantes e bonitas rsrsrsvbrincs
Gabriel Paiva Se vc me mostrar algum vídeo, documentário, revista especializada ou site sobre CIENCIA que fale mal, eu mudo meu nome para Bárbara Cabritinha!
Parabéns a professora Lisboa, gostaria que o Brasil tivesse mais mulheres como você, sincera, honesta, realista, sem nenhum compromisso com a ganância.
meu sincero respeito.
Muito bom o debate!! Ficou fácil perceber os dois lados, dois pontos de vista diferente.. Isso é o que enriquece a discussão! Grato!
Muito inteligente essa senhora que é contra os alimentos transgênicos essa sim merece o meu respeito e admiração afinal ela sim se importa com a saúde da população
Alguém assistindo durante a quarentena em 2020???
2021 aqui só to assistindo por causa da escola se não eu nem ia assistir
Eu nem sabia da existência desse vídeo
Em 2022 pq minha prof pediu
2024!!!
tiro meu chapéu pra professora, jogou os fatos e as verdades, mesmo sendo cortada hora ou outra pela mediadora do debate
Essa senhora cabeça branca muito inteligente. Parabéns pelo trabalho.
Kkkkkkkkkkkkkk
Deve haver a sinalização sim!
Essa bióloga é a típica representante das corporações, bonita, bem articulada e com aquele ar de superioridade científica. Parabéns doutora, a Monsanto fica feliz com a lealdade de seus ventríloquos e fantoches.
Total. Ela vai se arrepender um dia
Burrice tem limites.
Debate muito interessante, que bom que vocês disponibilizam esse tipo de conteúdo.
Cara, o melhor debate!!! Pena que foi pouco tempo!!!! Se pudesse dar mais de um like, eu daria.
péssima mediadora para um debate!
Enquanto o lucro for o foco das empresas, a saúde humana ficará em segundo plano.
Parabéns para a professora. Pena que existem poucas pessoas assim e poucas pessoas se quer consideram o tema.
Parabéns para professora Lisboa. 👏👏👏👏
Essa apresentadora é simplesmente péssima, não parava de interromper as entrevistadas.
Há uma função aí para a apresentadora. E não é ser imparcial, mas defender que o transgênico não é tão ruim assim.
Essa Andresa Boni, foi uma péssima mediadora no debate, cortava toda hora a senhora contra, e analisava com tempo, a opinião da bióloga, que não se coloca no lugar do consumidor. Más de qualquer forma da para concluir de que lado ficar!
Bem-aventurado será todo aquele o qual souber separar o joio do transgênico!
kkkk
Realmente. A humanidade caminha para o abate!
A vantagem de um alimento transgênico é a melhoria genética vinda para um propósito, seja esse nutricional ou para o agricultor. A desvantagem é que não temos como saber, ainda, as consequências para o nosso organismo a longo prazo. A informação comercial de um alimento transgênico é necessária para o consumidor, pois ele tem a liberdade de querer ou não utilizar desse produto, apesar de faltar muita informação séria, baseada em fatos científicos e imparcial à dogmas criados por alguma cultura de ignorância.
É completamente válido o uso de alimentos advindos da agricultura familiar, alimentos orgânicos em geral. Eles sempre foram e são até hoje bem produzidos para o consumo daqueles que preferem uma alimentação com base natural, integral e em baixa ou média escala. O ponto negativo desse alimento é o valor, no supermercado, alto e a facilidade com que se pode encontrá-lo com preço baixo. Existem feiras, semanais ou sazonais, de bairro com agricultura familiar comercializando esses tipos de alimento orgânico a preço baixo, preço "de feira". Já nos supermercados que ficam abertos domingos, feriados e durante a semana por mais de doze horas diárias, esses alimentos orgânicos são um pouco mais caros mas estão sempre disponíveis.
O que difere o orgânico do transgênico é a técnica de produção implantada no perspectivo agronegócio e as possíveis consequências à sociedade.
A implantação do transgênico, ao meu ver, é a melhoria de um alimento que é produzido e consumido em grande escala e que, por esse motivo, tem alguns problemas de produção em massa (vemos aqui que não inventamos os alimentos, eles já estavam aqui quando chegamos, o que fazemos é estudá-los e tentar alguma tecnologia para melhora-los) e, a partir dessas mudanças genéticas, melhorar a vida do produtor e do consumidor. A unica falha é a incapacidade da ciência saber os resultados a longo prazo, pois ainda não há tempo suficiente para esse estudo, essa tecnologia não foi implantada em tempo suficiente para isso, acredito que com um certo período de tempo poderemos começar a ver os efeitos em cada um de nós para, então, haverem novas discussões e novos consensos sobre o que é prudente em questão econômica e alimentícia.
Com a devida vênia, acredito que a professora da PUC apresente tanto receio com os transgênicos por não entender bem sobre a ciência biológica, uma vez que possui formação apenas em sociologia. Ela me aparenta ser brilhante na sociologia, mas ignorante na ciência biológica.
Professora Marijane, acaba de ganhar um fã!!
A bióloga engasgou em um dado momento de sua fala. Ato falho! Freud explica! A Monsanto ( depois de ter sido profundamente criticada em seus métodos de conduta no mundo inteiro), acaba de ser vendida à Bayer. Juntou industria de alimentos com produção de medicamentos. Outro grande risco é a concentração desse setor vital, em mãos de poucas empresas. E isso não foi discutido no programa, infelizmente!! Trata-se de um investimento estratégico do grande capital, nada tem a ver com o enfrentamento da fome, nem barateamento de preço, mas da concentração do lucro e domínio estratégico!
cicero santos caramba nao sabia disso.. obrigada pela informação.. um industria suja..
Disse tudo. Parabéns!
Vish a senhora mitou no discurso.
A verdade sempre prevalece. Cedo ou tarde a verdade aparece! Meus parabéns a está Senhora. #DigaNaoAosTransgenicos
Essa senhora ganhou meu respeito!!
Esta professora está de parabéns que pena que ela é uma voz solitária.
Fico com pena dessa senhorinha do começo. Essa ignorância é encontrada em muitas pessoas. Os efeitos podem vir a longo prazo, em um câncer que ela ou os herdeiros dela terão. E até mesmo doenças consideradas normais hoje em dia podem ser originadas dos transgênicos, agrotóxicos e outros venenos que estão em nossos alimentos. É um erro pensar: "estou aqui até hoje". Será que está realmente saudável e deixando um planeta saudável para as próximas gerações? É importante pensar além de si mesmo.
Mas, foi comprovado que os OGM podem nos fazer mal? Eu defendo o uso do símbolo, mas mesmo assim acho equivocado dizer que os transgênicos causam câncer...Há alguma fonte que pode me indicar?
Olá Cookie Sanches. Muito legal da sua parte querer se informar sobre o assunto. Em pesquisa feita pela Food and Chemical Toxicology Review, (entre outras pesquisas) verificou-se que as ratinhas que comiam milho transgênicos (sem agrotóxico) tinham mais câncer do que as que comiam milho normal ou milho com agrotóxico. Vale a pena pesquisar e se possível evitar algo que provavelmente será danoso ao nosso organismo.
Mey Misty Acontece que os principais argumentos que encontrei no site da Monsanto é que essas pesquisas que indicaram perigo nos transgênicos não levavam em conta muitas outras coisas. Eles disseram lá que os órgãos de saúde (inclusive um órgão alemão, que, segundo eles, é bem exigente) mais exigentes do mundo não vêem nem um mal no consumo de transgênicos nem do uso de glifosato (que, como sabes, é cancerígeno)!!!!
Desculpe, estou usando dois e-mail diferentes, mas sou a mesma pessoa. Eu não confiaria no que diz a Monsanto!
Até onde eu sei, a Alemanha não usa transgênicos! > O ministro da Agricultura da Alemanha, Christian Schmidt, informou à Comissão Europeia que a Alemanha não permitirá o cultivo de transgênicos em seu território, como mostrou uma carta do Ministério da Agricultura da Alemanha para a Comissão vista pela Reuters.
Quanto ao uso do Glifosato também > Na última segunda-feira (6), a União Europeia votou e rejeitou, em Bruxelas, a liberação do uso do herbicida glifosato. A licença de uso expira no dia 30 de junho e, apesar da maioria dos países votar a favor da prorrogação da liberação por 18 meses, era necessário que o número representasse 65% da população europeia, o que não ocorreu. O Reino Unido apoiou fortemente uma nova licença para o glifosato. ALEMANHA ABSTEVE-SE, juntamente com a Suécia e Itália. A oposição ao novo licenciamento foi feita pela França, (que proibiu a substância). Essa foi a terceira tentativa fracassada de liberar o uso do herbicida apenas em 2016, e há a expectativa de que alguns países recorram da decisão. Se a renovação do uso continuar sem autorização, a partir do dia 30 de junho o produto será banido dos países-membros.
Isso! Também não confio muito nela...a Monsanto simplesmente ignora as pesquisas de órgãos "menores" como ela os apresenta. Dizendo que eles não levam em conta muitas outras pesquisas "maiores" de órgãos mais importantes. Eu também estou com um pé atrás...
Pq nao cortaram o intervalo pqp
Acho que a jornalista teve um certo favoritismo neste debate pois não deixou a socióloga falar
eu assistindo o começo do debate:🥱
eu assistindo o final:😮🤣
Gostei muito da socióloga familiar.Parabéns!
Amo ouvi a palavra de Jesus Cristo.
Parabéns à socióloga. Ela sim defende o consumidor. Essa bióloga com certeza só está defendendo o salario dela e o lucro das grandes corporações. A culpa é do "capetalismo" que só está nos levando ara um buraco sem fundo.
Vdd! A socióloga, no fim do programa, deixou a bióloga gaguejando! É da PUC, se fosse da USP...não sei não!
"CAPETALISMO",podemos logo perceber que o comunismo já lhe estragou.
Sera que eu nao entendi? Mds mano se e burro em
*Josiani Souza Raymundo vemos que vc é comunista me diga um lugar que o comunismo deu certo sem ser com os professores de filosofia?*
"Tem 30 anos que eu ouço falar do transgênico ate hoje eu como se for transgênico ou não transgênico estou aqui ate hoje" ... . Ai que dó !
O T na sinalização é melhor do que palavras, sou professora e acredito que nem todos lêem os textos escritos nas embalagens. A imagem chama mais atenção e já que não tem estudos que comprovem a segurança é certo manter os consumidores alertados do que estão consumindo.
Professora destruindo a bióloga!! Parabéns professora!! Caracas essa bióloga devia ser política, pq ela consegue acreditar na própria mentira que ela fala. Mas dá pra ver que embora ela tenha tentado disfarçar horrores, mas toda a vez que a professora falava ela ficava nervosa.. mexendo as mãos, até arregaçando a manga determinado momento.
No mínimo é preservar o direito do consumidor em saber o que está comprando para se alimentar. Direito de liberdade de escolha! Tanta terra para cultivar os alimentos naturais, seria importante valorizar a agricultura e os pequenos agricultores. Precisa de mais pesquisas do T sobre o impacto na saúde.
Hoje já não é tão cedo pra saber se faz mal. A gente sabe de todos os malefícios, tanto pra nossa saúde quanto pra economia agrícola. Sem falar no meio ambiente.
O engraçado e o deputado criar o projeto para defender a economia sem ao menos saber de profissionais cientistas que estudam a temática sobre os malefícios e/ou benefícios para a SAÚDE HUMANA. Aff
Temos que parar de achar que o objeto se torna melhor quando aparece o "internacional" pois lá fora também se cria e libera muuiitoosss elementos que acabam com a saúde! Precisamos preservar AS PESSOAS E A SAÚDE, economia sem pessoas não existe.
Muito engrandecedor humanamente, ver mulheres bonitas, inteligentes, interessadas e preocupadas com o bem-estar de pessoas sem exceção, são jóias preciosas da evolução maestrada por Deus... Tudo de bom...
Professora tem meu respeito!
Foi a pior coisa que fizeram alterar o DNA dos alimentos.
Sou a favor dos transgênicos, mas tem q ter o adesivo SIM, a gente tem direito de saber o que tá levando pra casa
Meu total apoio a essa professora👍
Resumindo NÃO CONSUMA ALIMENTOS TRANS não se sabe o impacto a longo prazo.
Nitidamente esse programa é a favor desse veneno. Toda hora hr essa apresentadora interrompe a professora.
Um ou outro transgênico poderá mostrar algum efeito adverso (como aumentar a chance de ter rinite em 0,1% após 50 anos), mas também acontece assim com todos medicamentos. A técnica em si é muito ampla e poderosa para ser abandonada. Daqui a uns 100 anos, a oposição à transgenia será lembrada da mesma forma que o ludismo (movimento que queria impedir a revolução industrial quebrando máquinas) é lembrado hoje.
É preocupante enaltece a importação em detrimento da perda nas prateleiras pelo conhecimento bater na porta das pessoas. Como o valor da alimentação perde na vivência humana.
Otimo debate infelizmente durou pouco eu assistiria por horas
A VERDADE sempre prevalecerá. Parabéns a Senhora socióloga pela humanidade em pensar no próximo ao consumir esses venenos transgênicos.
amei a socióloga rsrs
Pena que acabou justo na hora que estava esquentando.
Muito interessante o debate; Dois pontos de vista diferentes
Muito bons e importantes os pontos apresentados por cada uma, mas se tivesse mais tempo e a mediadora pudesse "mudar" o rumo do debate no tempo correto a entrevista teria sido excelente, digo isso porque a mediadora fez algumas perguntas que - para mim, foram importantes, mas acabou que elas foram interrompidas no meio da explicação.
Excelente Vídeo !! Parabéns ! Veja também : Tudo sobre : Transgênicos - Agrotóxicos - Alimentos Orgânicos - Hortas Urbanas e Comunitárias - Alimentação Consciente - Permacultura - Questões Ambientais e Surpresas a parte !
Porque nao deixa a professora fala?
Eu amei o posicionamento da professora.
Marijane Parabéns pelo seu trabalho
quanto mais o homem se desempenha como espécie maior será a ameaça que pesará contra a continuação desse sucesso.
A meu ver, essa Bióloga defende os interesses das grandes corporações. Claramente em suas falas, trata dos benefícios aos "produtores" (do tipo Deputado Heinze e Ministra Cátia Abreu) que, quanto mais plantam, mais lucros tem e dão à Syngenta, Monsanto e afins. Pra mim, interesse puramente econômico. Seria interessante saber se ela, assim como os "digníssimos" Deputado e Ministra, consomem transgênicos e agrotóxicos ou alimentos orgânicos. Será que se sentem seguros em consumir os produtos que tanto defendem?
Fabi Padilha O problema desse teu argumento é que não é só essa bióloga, mas sim todos os biólogos e cientistas do mundo e os pesquisadores do Embrapa q defendem a transgenia! Vale mencionar que essa outra professora é, na verdade, SOCIÓLOGA! Agora eu te pergunto: O que uma socióloga entende sobre transgenia? Nada!!
Bom, presumo que a socióloga tenha estudado o tema para poder argumentar, assim como um biólogo precisa estudar a sociedade para argumentar sobre questões inerentes à biologia e seus reflexos no meio social.
Não questiono a postura de ambas em relação à transgenia, agrotóxicos e afins. Me pergunto se essas pessoas consomem esses produtos que defendem, ou preferem aqueles que são "livres" de tais, que são o que chamamos de alimentos orgânicos.
E devemos lembrar que não se trata só de vegetais, pois os animais destinados à alimentação humana ingerem esses produtos também (rações são feitas com milho, soja, trigo transgênicos e tratados com agroquímicos), além de hormônios.
E isso tudo é utilizado com que fim? Respeito opiniões diferentes das minhas e se alguém, um dia, provar que não é com objetivos puramente econômicos que se praticam essas e outras ações, talvez eu mude de opinião.
Por enquanto, vou continuar consumindo orgânicos e evitando produtos processados.
Fabi Padilha Analfabetismo científico! Simples!
1) A competência q um sociólogo tem para falar sobre alimentos transgênicos é a mesma que um Médico tem para falar sobre Direito e a Constituição! Ou seja, só vai dizer besteira! Ou então, como sou formado em Direito, é a mesma competência que o Sociólogo tem para falar sobre teorias jurídicas! Ou seja, nenhuma!
2) Transgenia é utilizada no Brasil e no mundo, incluindo a União Europeia (e vc sabe como eles são rígidos com a questão de alimentos).
3) Não conheço nenhum cientista, pesquisador ou biólogo do Brasil ou estrangeiro que q seja contra a transgenia! O que eu vejo das pessoas que são contra, são que eles não possuem nenhuma formação em ciência ou em biologia, tais como: nutricionistas, jornalistas, sociólogas...! E isso, na minha opinião, é muito estranho...o que tende a demonstrar o analfabetismo científico! Por sinal, tal cenário é muito semelhante ao pessoal que defende que não há aquecimento global ou que vacinação causa autismo!!
4) Lógico que o fim é comercial, ora! Mas isso não necessariamente é algo "maligno que quer matar todo mundo"! Produzir mais, plantas mais resistentes etc! Como a bióloga bem explicou, não é algo q se faz de qq forma! Segue-se um protocolo e um controle internacional!
5) Vc come produtos transgênicos há anos e nem percebe, seja de forma direta ou indireta (na ração do gado ou do frango)!
Fabi Padilha E tem outra coisa q me incomodou! Preste atenção na postura das duas! A bióloga me parece muito mais racional e sensata, tendo explicar de um forma racional sem nenhum tipo de paixão ou ideologia! E isso é a postura da ciência, de quem se baseia em evidências!
Já a postura da socióloga é muito mais passional (e de certa forma bem prepotente...basta ver como ela se comporta quando a bióloga fala), me parece que isso virou uma ideologia para ela, independemente do que a ciência diga ou independente de evidências científicas! Tanto é que ela disse: "a ciência não tem um consenso se transgenicos fazem mal ou não"...ai no fim, contraditoriamente, ela me diz: "Eu espero, e acredito que vai acontecer, é que a trans genia vai acabar sendo abandonada, como um tipo de tecnologia de alto risco".
Vê que ela trabalha os argumentos através de desejos e paixões????? Ela ACHA e DESEJA que seja uma tecnologia de alto risco, mas até agora a ciência entende que não é!!! E ela vai defender isso até o fim, mesmo todas as comprovações científicas ao contrário! Entende porque sociólogas não possuem competência para argumento nesse caso? Não há espaço para torcedores ou achismos na ciência!
Enfim, a ciência se baseia em evidências, NÃO EM PAIXÕES PESSOAIS OU IDEOLOGIAS!
+Pedro Henrique e qual eh a competencia que Biologo tem sobre a MEDICINA poderia me falar pois isso eh assunto medico e nao de biologos!
A cara da professora olhando pra outra é a melhor.kkkk
Debate muito claro e sensato, porém a entrevistadora é péssima, interrompe o raciocínio das convidadas constantemente
Tenho que fazer fazer um debate na escola sobre transgênicos e tenho q defender
Todos os tipo de novas tecnologias são ditas perigosas no começo. Alimentos transgênicos devem sim serem melhores estudados! Como biólogo posso dizer isso! Mas é bobagem achar que eles serão abandonados! A ciência deve avançar! A consciência também! No futuro eu espero uso de menos agrotóxicos, e alimentos mais seguros a serem consumidos. E como consumidor, posso dizer que estou cada vez mais atento aos ingredientes dos alimentos que estou consumindo! E recomendo isso também!
johaness vix E por acaso eu disse que é bom? Que é ruim? Olha os modos, e preste atenção no que eu escrevi! Eu disse que mais estudos devem ser realizados! Em algum momento eu disse "vamos fazer todos comerem transgênicos! São seguros!" ?
+johaness vix você se quer leu algo do que eu escrevi? me conhece a ponto de saber a quem estou a serviço? realmente acha que eu, como pessoa, quero que a sociedade se acabe ou qualquer coisa do tipo? parou pra me ouvir? eu até agora nem sequer falei minha opinião sobre o assunto!
+Gustavo Montero como biólogo deve saber que transgênicos podem causar erosão genética...brincadeira em fera. Biólogo que se prese defende a vida.
+Gustavo Montero e vc está ensinuando que transgênicos não tem perigo de forma sutil.
boa noite ! é lamentavel que pessoas gananciosas fazem . mas infelizmente tem muitas pessoas assim. todos os que fazem o mal vão prestar contas a deus.
Nessa época dava pra comprar carne ainda
pensei q as 2 iam se pegar nos tapa
Nossa concordo com a professora ....
Alguém assistindo em 2021
Agora fiquei com mais duvidas 😕
Amei a senhora!!
Achei muito interessante as colocações da bióloga. A gente só escuta o outro lado no geral.
Isso dai e muito bom
Que senhora inteligente 👏🏽👏🏽👏🏽
Tô comendo transgênicos até hoje e me sinto ótimo.
Todo dia, desde o nascimento, o peru ganha farelo de milho de um humano. Baseado na sua própria experiência, o peru projeta um futuro brilhante para si mesmo.
Então o peru é alimentado pelos humanos durante 1.000 dias. No dia 1.001 de vida, o peru tem a expectativa de que novamente será alimentado.
Mas acontece que o dia 1.001 é Ação de Graças: o peru simplesmente é morto para virar comida aos seres humanos.
Resumindo, a história revela nossa incapacidade de projetar o futuro e como confiamos cegamente em dados passados.
Não aja como um peru.
Essa bióloga e bem paga pra devender muito a Monsanto. E a embrapa
Sou completamente contra os transgênicos e infelizmente parte dos meus horários hj devo perder lendo rótulos nós supermercados .... Triste realidade
como dobrar as cslçinhas com Carol rosa
Poderia escutar a Marijane Vieira Lisboa o dia todo.
super debate!!
Ambas acreditam em suas posições, apenas conectam os pontos que corroboram sua crença. Péssimo debate, o certo agora é procurar alguns artigos científicos para entender mais
Tira os transgênicos e os agrotóxicos, que só os ricos irão jantar todo dia.
Gostei muito dos esclarecimentos. Agora a professora se engana ao pensar que agricultor famíliar não usa tecnologia ou agroquimicos, eu sou agricultora famíliar, aliás minha região lidera a agricultura familiar e todos usam defensivos agrícolas ou não se produz nem para o próprio consumo. Quantos aos orgânicos são alimentos para uma elite. Quem pode pagar 10 reais no pé de alface?
~belo debate boas posições achei q a professora levou esse assim como a causa da erradicação dos trangenicos e tive uma leve impressão q a apresentadora agiu tendenciosamente em desfesa dos trangenicos embora ela e a biologa sejam bem elegantes e bonitas rsrsrsvbrincs
Eles soh enxergam o lado deles. somente visam o lucro
Maria Eugênia Lisboa
Nossa estamos ferrados a
Professora casca grossa essa 👏👏👏
a professora da Puc arrasou!
a entrevistadora nem tava favorecendo a bióloga nao viu, pode confiar kkkkkkkk
parece que elas vão sair no soco kkk
Essa apresentadora não deixa a socióloga falar aff parabéns sociologa
“Quem consome soja e milho é vaca e boi”
Parabéns professora sensata 🥰
Alguma pessoa em 2021
om debate...só se perdeu um pouco no final....
Eles querem dinheiro
Amei essa socióloga
Barbara Arraes1234 O que uma socióloga entende sobre transgenia? Nada!!
Pedro Henrique ela só falo verdade so pq ela e socióloga não pode entender de transgenia.tem mas biologos falando mal dos transgenicos do que bem
Gabriel Paiva Se vc me mostrar algum vídeo, documentário, revista especializada ou site sobre CIENCIA que fale mal, eu mudo meu nome para Bárbara Cabritinha!
Quero ver se vcs comem T
Essa socióloga é muito mal educada. Certeza que muitas pessoas levam em conta a opinião da mesma.
Você não é bióloga e nem humana vc não é a favor da vida
Esse haize só pensa em fazer dinheiro