Sou uma estrangeira que mora no Brasil faz 30 anos. Sempre fui tratada aqui com muito carinho pelos brasileiros. Faz anos fui na Itália, com a perspectiva de morar lá. Já tinha cidadania italiana e falava muito bem o idioma, mas logo logo percebi esta agressividade no ar, de forma permanente. Respostas grosseiras o tempo inteiro, mas não só com o estrangeiro; entre eles mesmos também. Cai logo fora e voltei para “minha terrinha” Meu coração é brasileiro. Aqui estou mal acostumada a ser tratada bem. ❤️
Passei por uma situação na Alemanha: a mulher do caixa pediu para eu abrir a minha bolsa enquanto eu passava minhas compras. Eu achei estranho no momento, mas ela não olhou das outras pessoas. E aí quando eu fui contar para uma amiga que é brasileira, porém branca. Ela disse que nunca passou com isso. E foi aí que eu percebi que tinha sofrido racismo.
Sou negra,brasileira e com passaporte alemão e casada com um italiano.Depois de morar 28 anos na Alemanha fomos morar na Itália,na cidade dele,cidade pequena proxíma a Roma. Quando fui me registrar, dei o passaporte"vermelho" e ele me pedindo o visto para estar na Itália!Eu simplesmente disse nao fica fixado na minha cor e sim olhe o passaporte é da comunidade europeia e sendo assim nao preciso de visto.Fiquei ali somente um ano,voltamos a viver na Alemanha e nossa casa esta lá fechada…so volto de vez enquanto lá mas não é para mim ou para nenhum outro negro…os italianos nos tratam muito mal.
E existe algum lugar no mundo bom para negros? Ser negra é uma cruz que vou ter que carregar enquanto viver nessa terra. Moro num lugar onde sempre tive que lidar com situações de racismo, acho que Natal é uma das cidades mais racistas do Brasil, mas não existe um lugar nesse mundo onde possamos estar imunes a esse lixo.
Marina, um amigo meu que é um italiano um pouco mais escuro (do sul tbm Originalmente) tbm sofreu um caso horrível de racismo na Itália. Ele usava barba comprida e tinha o cabelo bem preto, ele disse que uma vez um policial chegou com uma arma gigante apontada na cabeça dele e pediu a identidade, qnd ele viu, o policial disse “ah, vc é italiano. Mas se eu fosse vc com essa pele mais escura eu tiraria a barba pq vai q te confundem com árabes”. Absurdo.
Acho que existem muitas pessoas romantizam muito os EUA e países europeus, logo, acho que expor questões como essas se faz extremamente importante! É doloroso ver esse tipo de coisa acontecendo, isso em qualquer lugar do mundo! Com certeza foi difícil para você nos contar esse ocorrido, mas venho nos comentários lhe direcionar meus agradecimentos 💚Tem muita coisa errada em diversos cantos do mundo e muitas pessoas mal intencionadas ou sem caráter/princípios admiráveis! Mas também existe muito do oposto ainda, obrigada sua linda por seu conteúdo! Essa brasileira aqui lhe envia muito carinho e boas vibrações para sua nova caminhada hahaha💛💚
Sinto muito que vocês tenham passado por isso, passei por algo parecido no SEF de Portugal, fora as “pequenas” coisas no dia a dia que me desanimaram demais de continuar naquele país
Uma vez eu fui no correio aqui em malta (isso logo no começo, primeiros 3/4 meses na ilha) buscar uma encomenda e dei minha ID pra moça checar o documento, ela pediu o tracking number do pacote e eu comecei a falar o código em inglês, ela falou super alto e mto rude pra todo mundo na fila ouvir: “fala o código em italiano, você não é italiana?” Ela tinha visto na minha identidade que eu nasci no Brasil. Ai eu disse que eu estava falando em inglês e ela respondeu: “eu não entendi o que você disse, eu quero ouvir em italiano” e todo mundo na fila me olhando.. eu sai de lá chorando! Detalhe: o italiano deixou de ser língua oficial em Malta em 1934 🤌🏻🤌🏻🤌🏻 e o inglês é língua oficial aqui…
Mari, não é da sua cabeça não. Eu já fui pra Itália 2x e fui bastante mal tratada e vi também outras pessoas sendo. Na primeira vez eu levei tudo na esportiva, pensava "meu deus que engraçado o garçom ser extremamente mal educado comigo ha-ha". Já na segunda eu me enchi o saco e devolvia na mesma grosseria e eles ficavam bem pianinhos (eu não falo italiano, metia o bom português mesmo) Fiz um cruzeiro de 10 dias que saia da itália e 80% das pessoas eram italianas... foi tanto desrespeito que eu já tava com um ranço enorme. No fim da viagem se me olhavam torto eu já falava "TÁ OLHANDO O QUE, Ô ITALIANO?" E nesse contexto eu estava de FÉRIAS! Curtindo a itália que é maravilhosa né. Imagino e sinto muito por tudo que vc viveu nesses meses. Não é da sua cabeça! Se te causa desconforto é um problema SIM. Se para os outros é normal ou etc aí é com eles. Não deixem te invalidar, cada um tem sua régua, e se na sua foi uma experiência ruim, vc não precisa ter confirmação de ninguém.
Eu falo pra todo mundo que mora aqui na Belgica que tem que aprender o idioma, pra poder se defender mesmo. A coisa mais humilhante que tem é passar por essas situações e não poder se defender. É muito triste mesmo Marina, sinto por você ter passado por isso, infelizmente isso faz tanto parte da minha realidade que já não fico surpresa quando passo por isso.
Oi Jaque, tudo bem? Aí na Bélgica você orientaria a focar em qual idioma para essas situações? Porque sei que inglês é certo, mas já falaram que tem o francês e o holandês também. Um amigo belga certa vez disse que se eu fosse para trabalhar, que investisse no francês, que seria um diferencial importante. Qual sua opinião como brasileira residente aí? Obrigada!
Depoimento verdadeiro e necessário, tenho na Itália minha casa, de coração, mas, sempre de olhos abertos para a realidade. Desisti de explicar as situações surreais vívidas, ainda mais diante da imagem romântica que os brasileiros cultivam sobre a Itália, e, seu povo. Só vivendo para acreditar, e, muitas vezes, continuar sem entender a ausência de lógica, e seguir em frente. Não é negativismo, é realidade. 🤐
Não se sinta assim, pls. Eu super posso entender porque passoo por isso na França e faz anos, morei aqui uma vez pra estudar e acabei voltando pra uma oportunidade prof que surgiu. Tenho muito vontade de ir embora mas não quero fazer as coisas de qualquer jeito. Desde a época dos estudos eu já tinha essa impressão. TANTO QUE antes de voltar pra cá eu tive muita ansiedade de viver aquilo de novo. E a sensação de fato não passa... claro que minha situação ta muito melhor que quando eu era estudante, então dá um alento. Mas eu super sinto a mesma coisa, também vejo os vídeos da Camila e Bruna e compartilho bastante da visão delas sobre os franceses... enfim, temos que ter paciência mas gosto de ser honesta sobre minha vivência aqui.. NUNCA vou falar que é mil maravilhas. E muitos brasileiros não compreendem mesmo, até porque o que se vende é que aqui é maravilha.
Marina se sinta abraçada, moro na Itália tem 2 anos e assim, passei por tantas coisas que aqui que fica difícil até lembrar. Mas pra mim uma das situações mais humilhantes foi no final da minha gravidez, onde não tive acompanhamento adequado, por questão de residência, e pra fazer minha tessera sanitária tive que gritar no telefone com o atendente, que enfiou o rabinho entre as pernas e fazer meu documento. Mas mesmo assim não conseguia nem uma consulta pelo sistema público, fui conseguir uma consulta e alguns exames faltam 20 dias pra minha data de parto, e médica me atendeu com uma má vontade, foi início de 2022, e anda se pedia máscara em muitos lugares, ela me atendeu usando máscara, face shield, por trás de uma barreira de acrílico e olhando pra baixo, o que dificultava muito em entender o que ela estava falando, e quando eu pedia pra repetir ela revirava os olhos sem nem disfarçar que não queria me atender e quase falando que ali não era meu lugar. E no dia do meu parto passei por outra humilhação, enfim, sofri bastante nessa cidade, mas hoje já não moro mais lá, estou numa cidade bem mais tranquila, mas é uma realidade e um fato que os italianos são rabugentos, implicantes, preconceituosos e não valorizam o país que tem.
As pessoas locais realmente acham que essas coisas não acontecem e são drama. Quando eu conto que a policia checou até minha gaveta de calcinhas no processo de vistoria eles ficam em choque. Ou quando falo que a policia perguntou se eu não era “dama da noite “ e meu marido traficante. Só quando outras pessoas que passaram pelo mesmo nos validam que sentimos que a culpa não foi nossa.
Usarei seu vídeo como demonstração na próxima reunião do meu círculo político aqui na Itália 🇮🇹 precisamos mostrar como um cidadão italiano precisa ir para outro País para se sentir europeu.
Miga, é só mesmo para dar o meu brevissimo depoimento: eu cheguei na Itália tao ferida por racismo/classismo brasileiro que sempre achei que fui super bem tratada pelos italianos (com rarissimas excessoes). Agora jà nao sei se foi isso mesmo ou se o meu sofrimento passado minimizou a minha experiencia italiana. Mas posso te dizer que a unica coisa que me fez jubilar qiando peguei a minha cidadania italiana foi nao ter mais que ir na questura (policia federal): na questura eles realmente te tratam da pior maneira que eles puderem. Muito sucesso para voce na nova etapa.
Sinto muito por você ter passado por isso 😢 Eu também fui fazer o meu processo de reconhecimento de cidadania e passei por coisas beeeem desagradáveis, não via a hora de ir embora e nem sei quando vou ter coragem de voltar na Itália de novo. :/
Gostaria de dizer q existe lugar sem preconceito. Mas sinto informar que não. Qdo fui pra Itália sempre me perguntavam se eu ficaria morando lá ou só turista. Dizia turismo e todos me tratavam bem. Na Austrália mtos tbm me faziam a pergunta coringa ( volta qdo e eu dizia no próximo ano) aprendi que existem situações que precisamos aprender a nos proteger. No Brasil tbm tem mta gente preconceituosa, principalmente com haitianos e latino América 🙁 resumindo pessoa escrota tem em todo canto, mas tem uma galera do bem que vale mto mais a pena focarmos 💗
Moro há 12 anos na Itália, trabalho fazendo Buscas de Certidões para Cidadania Italiana e posso garantir que infelizmente isso acontece muito em órgãos públicos😢 Não posso generalizar pq há tb lugares onde os funcionários são simpáticos e disponíveis. Mas infelizmente acontece mesmo😢 Marina, desejo que a sua experiência seja melhor no país em que vc escolher estar. Adoro os seus vídeos ❤ Um abração!
Olha vocês que trabalham com burocracia na Itália eu admiro viu, pq eu moro aqui e o que eu mais odeio na vida é ir em órgão público. Chego a passar mal toda vez q eu tenho que ir. Admiro demais vocês que fazem esse trabalho
Eu também trabalho com busca de certidões no sul e já presenciei algumas coisas.... graças a Deus ou sorte eu nunca fui desrespeitada. Acho que acertei a lua ou a direção certa do vento, porque aqui a cada dia eles falam uma coisa, um procedimento diferente, indicam coisas erradas, informações imprecisas. Nem eles se entendem na burocracia deles.....
Marina, primeiramente parabéns pela nacionalidade e pelo passaporte. Sinto muito que tenha passado por isso tudo :( Realmente muita gente aqui da Europa é meio assim xenofóbico e racista, vivo em Portugal e em um distrito onde tem muito imigrante, Indianos, Africanos, Brasileiros... com isso vejo diariamente situações de racismo e de gente falando mal de imigrante. É cansativo, já passei por situações assim, é muito triste de verdade. Que bom que acabou essa saga da sua vida, espero que o futuro seja muito incrível e seus próximos passos e planos sejam abençoados. Adoro você!
Infelizmente, isso é do ser humano, não uma exclusividade italiana. Veja como os próprios brasileiros do Norte-Nordeste são tratados no Sudeste… lamentável!
Sou uma senhora brasileira de 67 anos que ja vivo na Sicilia a quase 9 anos. Ja passei poucas e boas aqui. Mas aprendi como me defender. Minha tristezza e que cheguei aqui uma pessoa gentilissima e estou virando agressiva. Vim por uma storia de amor, fiquei 5 anos clandestina 😮. Fiz meu permesso di soggiorno per lavoro, praticamente uma novella Mexicana 😂😂😂. Boa sorte😊😊
Tô a um mês no sul da Itália, fazendo o processo também, e odiando. Amava a Itália antes de vim, agora tô doida pra sair, e entendo todas as suas dores.
Morei 10 meses na Itália, meus filhos estudaram na Itália e nem eu nem ninguém da minha família sofre nada. Zero. A única coisa que realmente é ruim é o serviço público. São muito mal humorados mesmo. Fui duas vezes no banco pagar o boleto de passeio do meu filho. Numa vez foi mal atendido e na outra foi muito bem atendido. Como outras pessoas. Amo a Itália e o povo italiano. Sonho em voltar.
Experiência absurdamente nojenta! Estou me planejando para, daqui a alguns anos, tirar minha cidadania italiana. Possuo direito pelo lado materno da família. Minha mãe se casou com um homem preto, descendente de indígenas e das pessoas pretas escravizadas trazidas ao Brasil. Não gosto do idioma, mas ainda há pouco comecei meus estudos de italiano. Como mulher preta, quero estar o mais preparada para as possíveis ocasiões racistas. Obrigada pelo relato sincero, Ma. Que bom que você está na Alemanha 🤍🍓
Marina, que surreal a forma que vcs foram traradas junto com a assessora, terrivel! Mas ,que bom que essa fase ja ficou pra trás e agora que venha o novo! Parabéns por mais uma etapa concluída, a Cidadania italiana vai te dar tranquilidade pra permanecer nessa vida maravilhosa de nomade! Que a Alemanha seja uma casa abençoada e com muitas histórias boas , aventuras e consolidação de teus projetos! Sucesso, fé e garra! Menina inspiradora 👏👏👏👏👏👏🙌🙌🥂
Marina eu estou acabando de volta da Itália , fui a turismo ,sempre foi meu sonho conhecer a Itália . Mas agora vejo que a Itália não merece os turistas ,eles tratam muito mal o turista .Antes mesmo de chegar o dia da minha volta eu já estava com muita raiva dos Italianos . Eu pensava o tempo todo a Itália vive do dinheiro dos turistas a prova disso é que quando teve o lock down muitos italianos se viu sem dinheiro e até mesmo dependendo oficialmente de doações. Em 12 dias todos os dias eu vi alguma coisa racista comigo ou com outros turistas. Eu sou muito observadora e isso foi me dando um angústia que eu não sabia explicar . Eu conheci várias cidades da Itália e acabou que não deu tempo de eu conhecer Roma mas no começo eu pensava da próxima vez que eu volta à Itália eu faço Roma . Agora a única certeza que eu tenho e que perdi totalmente a vontade de conhecer Roma e sequer volta na Itália.
Tenho uma amiga q tbm tirou a cidadania, me disse que foi super humilhada no aeroporto na italia enquanto fazia conexão por lá. O policial fez a mesma coisa q eles fizeram com vc, começou a falar rápido e rir da cara dela
É triste ouvir isso. Eu tirei a minha cidadania junto com o meu irmão pela via judicial, daí quando foi pra tirar o passaporte no site do consulado tinha as regras e documentos pra fazer o passaporte e era algo tipo assim: "a foto não pode ter sombra, o comprovante de endereço tem que ser tal, se tiver algo fora dos padrões não iremos fazer o seu passaporte", então eu e o meu irmão fomos tensos pro consulado, quando chegou lá deu tudo certo, fomos tratados bem e eles só pegaram a foto e nem ligaram prós outros documentos, aí quando a gente saiu da sala onde ficava o cônsul eu comentei com o meu irmão que no site eles colocavam o maior terror e quando chegava lá não era nada daquilo, era tranquilo e tal, daí meu irmão respondeu: "eu já ouvi falar que quando é italiano que vem aqui eles tratam super bem e não fazem caso, teve uma vez que eu vim aqui resolver um negócio pra vó e eles me trataram super mal", trataram mal quando ainda não era cidadão italiano e quando passou a ser só faltou beijar nosso pé, então infelizmente tá escancarado a xenofobia.
NOSSA!!! agora me sinto melhor, quando eu fui tirar o meu em Bergamo, eu fui sozinho na questura, e o policial começou a gritar comigo em frente a qse 100 pessoas na sala, e vários começaram a rir… FOI HUMILHANTE!!! ou seja, super normal, infelizmente eles tratam brasileiro aplicando para passaporte que não falam italiano como lixo 😡 enfim, pelo menos nós conseguimos! Sucesso pra você 😊
Não gostam de brasileiros, são grosseiros e racistas, não todos obviamente, mas a maioria sim, prova disso é a complicação para tirar a cidadania, tentam dificultar de todas as formas. Lembro de um homem brasileiro nu tempos atrás protestando dentro da igreja no Vaticano sobre isso, é um lugar para turismo, para morar jamais.
Muito feliz com a sua felicidade! Sua aura na Alemanha é outra, muito mais alegre! Pelo que vejo nas noticias não fiquei surpresa com seu relato. Quando estive na Bolonha ano passado, vi uma senhora italiana com uma tatuagem N4z1 recém feita. Fiquei passada, infelizmente a Italia entrou nesse vórtice de preconceitos e fas.. muito triste.
Isso ai Marina, tudo é aprendizado e você suportou tudo isso da melhor maneira q pôde ❣️ Infelizmente o mundo não é como esperamos… Mas AGORA é uma nova fase! Aproveitaaaaa 💃🏾
Sinto muito por tudo o que vc passou, reconhecemos a cidadania na Calábria e fomos super bem tratados. Infelizmente tem racismo e xenofobia em todos os cantos, venezuelanos sofrem muito no Brasil, tem vídeos sobre isso. Em todos os cantos a gente vai sofrer em alguma medida. Força pra vc.
@@stela_solar sim, verdade. Eu sou nordestina e já sofri preconceito em SP por causa do meu sotaque, uma amiga quase desistiu de fazer USP porque os colegas colocavam apelido e riam do sotaque dela. Infelizmente o ser humano em geral nao lida bem com o diferente.
Mana, vem morar na Espanha. Moro em Madrid e amo! Pessoas super simpáticas, clima majoritariamente azul c sol, cidade linda, muitos roles pra fazer, enfim… agradeço todo dia por ter a chance de morar aqui. Sei que posso estar tendo sorte ou não sei mas não tive nenhuma experiência chata em um ano que moro aqui. Se vier um dia me escreve 😘🇪🇸
Olá, nossa vc me fez reviver o dia q fui pedir meu passaporte Italiano em 2015, mas o meu problema foi com um Italiano q estava la esperando para ser atendido tb, existiam duas filas de atendimento uma para Italianos e outra para estrangeiros, eu era a segunda na fila de Italianos e esse Senhor estava atrás de mim, simplesmente me cutucou e mandou isso mesmo mandou q eu saísse dali da frente dele q era só para Italianos, como se eu fosse um cachorro!!! Mas a atendente viu e deu um sabão nele , disse o Senhor não manda nada aqui fique quieto ou saia , eu decido quem vai ser atendido, ele calou a boca , ela me chamou me atendeu, na saída como eu já tinha a identidade Italiana parei mostrei pra ele e disse tão Italiana qto vc, seu mal educado! ele não abriu a boca. Mas vou dizer só a vergonha q passei pq eles falam alta, fiquei tão humilhada, nunca vou esquecer!
Ai Marina realmente com todas essas situações que você relatou nesses últimos meses não tinha como você gostar da Itália. Pode ser um país lindo mas se as pessoas te tratam mal isso não serve de nada
@@sandraalmeida5358E eles ainda falam em separação, esses dias mesmo tive uma discussão com um cara do sul que confirmou que gostaria que o sul fosse separado do nordeste, fiquei chocada., já tinha escutado isso, mais não queria acreditar.
aii mari, eu ia sentir o mesmo passando por essas coisas, escutar o relato dá pra sentir um pouco de como foi, mas imagino que viver na pele deve ter sido mt fod4. ainda bem que já passou e agora simbora pras próximas experiências!
Você fez muito bem trazer esse desabafo... Realmente é complicado. Estive algumas vezes na Itália e também passei por várias situações onde fui destratada, são assim! Mas tem pessoas boas também, como em todo lugar... Como os brasileiros não existe... Somos muito receptivos e acolhedores.
Maaa que triste tudo que vc passou na Itália 🥺 vou te dizer que eu AMO a Itália (o a beleza do país, a comida, etc) mas TODA vez que eu tenho que passar por alguma autoridade italiana (imigração, polícia etc) eu tenho falta de ar só de pensar em todo esse estresse que tenho que passar… eles sempre fazem isso comigo também e ficam putos quando veem meu documento italiano e leem que eu nasci no Brasil. Infelizmente a Itália é um país completamente xenofóbico Aqui em malta já passamos por mtas situações assim também, infelizmente
Vendo o vídeo e os comentários fica bem evidente que esse comportamento é padrão na Itália. Fui tirar meu permesso e os policiais ficaram falando do meu corpo em italiano, tentando adivinhar meu manequim, como se eu não entendesse. Fingi que não entendia pra não criar confusão. Desde que fui embora nunca mais pensei em voltar a morar na Itália. O dia-a-dia é horrível, mesmo pra quem fala a língua.
Marina, sabe este relato seu, o meu irmão foi fazer um tour pela Europa e ele tbem fala muito mal da Itália, que a população é muito mal educada, grosseiros e não fazem questão de pelo menos de ser educados com os turistas.
Eu tive uma experiência completamente diferente em Rovigo. Fui super bem tratada pelo comune, conheci pessoas maravilhosas na cidade onde nasceu meu bisavô. Minha experiência na Alemanha foi muito pior.
Chocada com seus relatos, Ma! Sinto muito que você tenha passado por isso. Que bom que vc saiu de lá e não vai ter que passar mais por esses absurdos… 😢
Eu fiz meu mochilao em 2011, e fiquei 3 ou 4 dias em Roma. Passei super preconceito e xenofobia ate mesmo de pessoas que supostamente tinham que ajudar turistas como um lugar para pedir informacoes no aeroporto e em um castelo onde eu fui comprar os tickets para entrar. E um pais que dispenso visitar novamente.
Eu acho a Marina Massa pq ela é de 200% de transparência, Se tá ruim tá bom, Se tá bom, melhor ainda pode ficar, camaleoa, meninas se inspirem, aprendam, eis ae um ser evoluído (a). E/ou mto madura. Aprendo todo dia, aprendo sempre. Não tô puxando saco, não preciso! Mas é raro ver pessoas assim hj .
me aconteceram coisas MUITO parecidas no processo de tirar a cidadania... e sobre essa coisa do preconceito entre eles mesmos, achei muito curioso que o pessoal do veneto que conheci era preconceituoso DEMAIS, fiz uns amigos, um dele era do sul, em TODOS OS ROLES os amigos dele do norte faziam alguma piada racista com ele... e ele de BOA assim. povo muito cabecinha, péssimo. mais de uma pessoa veio me falar que aquela região foi a última a se unificar com a italia e uns papo assim os principescos no mundo. um dia que fui na feira, tava trocando ideia com o feirante paquistanês, uma senhorinha vem e fala "ah parli inglese" ele falou que sim, perguntou se ela também e ela responde SOLO VENEZIANO- kk nem italiana ela se considera, a linda...
Marina vc está certíssima em expor todos esse problemas que não são novidades para quem conhece a itália é é descendente de italiano no brasil que convive com a cultura aqui. É real todos esses preconceitos tanto na italia quanto no brasil e no mundo e isso tem q ser estirpado! No entanto, acho deselegante vc dizer que a cidadania é um mero papel e que não se considera italiana, quando vc só teve o direito de reconhecimento por a lei entender q vc é italiana desde o nascimento. Imagina se cada brasileiro fosse desdenhar o brasil ou mesmo não ter orgulho de ser brasileiro pq enfrenta todos esses problemas que vc relatou e outros mais. Não temos que convencer ninguém que somos italianos tanto quanto eles que nasceram na italia, mas quando vc não se considera entendo ser um problema. Acredito q essa fala foi em um momento acalorado da raiva, pq pq vejo seus videos e vc sempre foi sensata e grata as situações da vida.
Depois de um tempo aqui percebi que eles tem um nivel de apreciacao dos outros. Minha familia, minha cidade, minha provincia e olha la... No norte da italia, se vc perguntar: o que vc é? Eles vao te dizer que sao Bergamascos ou Brescianos ou outea provincia qq. Nao vao dizer que sao Italianos. Fiz amizade com um casal de outra regiao pois eles nao fizeram amigos locais e tbm estavam meio perdidos. Eles me dizem q nos locais sao tratados por os forasteiros e que muitas vezes as pessoas falam em dialeto local com eles!
Não dá pra levar para o coração... infelizmente isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo e ainda bem que vocês mantiveram o foco e não sairam do salto. Meu esposo tmb é italiano e eu já presenciei coisas do tipo no trabalho, no comercialista e tantos outros que ignoramos.... eles agem assim com qualquer um, na verdade. São muitos imigrantes e isso é fundamental para o país se desenvolver, pois os jovens estão indo embora, só que muitos funcionários públicos e de cabeça velha não percebem desta forma. Ainda assim, todas as nossas boas experiências superam as ruins, pois somos muito bem tratados no geral. Coisas boas sempre acontecem também. Sucesso aí na Alemanha e toda a sua jornada! 🩷
Moro na Itália, morei nos Estados Unidos por 16 anos: em 2 anos de Itália sofri mais preconceito do que em 16 anos de Estados Unidos. Mal educados, grossos, trambiqueiros, enfim… horrível.
passei cinco dias na italia, cinco dias que sofri xenofobia como em lugar nenhum...... se eu abrisse a boca pra falar com um amigo em português já ouvia um cochicho de 'brasiliana' e esquece era maltrato a torto e a direito
Marina, sinto muito pela sua experiência. No meu caso foi ainda um pouco além: mesmissima situação, após cidadania aprovada na policia federal pedindo para retirar o passaporte nao deixaram ninguém entrar comigo e quando disse que ia nomear meu primo (italiano) para retirar o passaporte eles simplesmente disseram “não”. Quando eu questionei apenas disseram “para você não”. Por eu ser nascida no Brasil eles disseram que só eu poderia retirar. Tentei retrucar, disse que sou italiana como todos ali e ela ai da questionou: “talvez o seu id italiano nem seja de verdade “ (Isso entre vários comentários xenofóbicos). Enfim, um absurdo, mas não podemos fazer/falar nada pois estamos na “Polícia” 🤡 Muito muito triste passar por uma situação assim e sentir que não podemos fazer nada sobre. Mas parabéns pela conquista, isso ninguém tira de você 😉
ai re, que 0dioooo ler isso. sinto muito por isso e é assim mesmo! a minha assessoria não reagiu tanto na hora porque falou que isso podia acontecer mesmo...
Enquanto aqui na Islândia os atendentes são legais Tipo tem muita burocracia mas os que atendem são bonzinhos. GRAÇAS A DEUS. Mas em Portugal é exatamente a mesmíssima coisa.
Passei por várias situações similares na Holanda, de não se sentir bem vindo, das pessoas te olharem com cara de nojo, comentários desrespeitosos, INÚMERAS VEZES. Na maioria das vezes, sempre tava com uma amiga, e no fim a gente sempre se perguntava se o problema era a gente, oq a gente tava fazendo de errado ...mas no fim, não importa qual branca ou padrão você seja, jamais será Europeia. Esse é o problema.
Vivo entre Brasil e Itália há 15 anos, sou negra mas sempre fui bem tratada melhor até do que no Brasil, e também aprendi respeitar eles da forma deles e acultura deles… não adianta ir na casa dos outros e querer que seja do jeito que queremos, mas enfim sinto muito pela sua impressão
Eu tenho uma amiga que o pai e italiano do SUL DA ITALIA EXTREMAMENTE GROSSO , a última vez que ele bateu nela ela tinha 25 anos , ele descontava a frustração dele nela que e a filha mais velha e mais doce , pois teve que casar com a mãe dela grávida , e a mãe dela viaja para o nordeste fica 4 meses fora de casa ele sempre torturou a filha por raiva da mãe dela , mas não se separam para não dividir o dinheiro da herança , vivem um casamento infeliz a 45 anos , Depois da minha amiga vejo que os italianos são assim
A questura é o pior lugar q eu já fui, só de passar la perto minha ansiedade bate, evito passar la. Não existe uma energia tão horrível como daquele lugar. Quando tenho que ir lá é uma semana de sofrimento. Ainda bem que agora sou italiana (eu vim como estudante e fiz cidadania só depois) e só entro lá agora pra tirar o passaporte. Acredite pra fazer permesso de estudante é ainda mais humilhação. Mas me dói saber que os outros imigrantes tem que ser humilhados lá e em alguns outros órgãos públicos. E ainda vou dizer uma coisa muito triste: em geral nos órgãos as mulheres são bem tratar outras mulheres mal, percebo uma rivalidade feminina enorme aqui. Minha impressão dos italianos é a seguinte, não tem muito meio termo, ou são maravilhosos, te ajudam, são alegres ou são insuportáveis e grossos.Acho que eles são muito intensos e emocionados e isso reflete em aflorar o que eles tem por dentro.
Deixa ela, eu tbm tô na Alemanha a 6 anos e em questão de preconceito pode ser que tenha menos, mas eles enchem o saco por outras coisas inúteis tb, só trocou o italiano pelo alemão e com o clima mais frio, e com mais estrutura pq a Itália eh uma cópia da Alemanha. Irlanda e Holanda parecem mais abertos ou então Espanha
Nossa que situacao humilhante! Realmente com todas essas situações que você tem relatado das suas vivencias na Italia, eh aquilo: pode ser um país lindo mas se as pessoas te tratam mal isso não serve de nada. E os paises europeus tem essa romantizacao toda de serem belissimos e perfeitos. Mas nao basta. Eu estou ha 3 meses por aqui, nao vivi algo parecido e sinto muito pela sua experiencia, obrigada por compartilhar! imagino tambem que nao se sentir confirmada da ainda mais raiva! uma revolta! Eu acho SIM a Italia, nao somente a Italia, mas pelo o que escuto em outros canais, toda a europa XENOFOBICA E RACISTA e acho que fatores culturais sao extremamente ampliados dentro desse assunto. A gente sabe como o Brasil eh RACISTA e XENOFOBICO com o seu proprio povo tambem, e a forma e jeito que os brasileiros sao, ou seja, pessoas mais abertas, mais proximas, mais afetadas, traz esse conforto a mais que a forma que os europeus tem de ser, ou seja, mais fechados e reservados. Entao assim, eh complexo esse tema. Tenho percebido cada vez mais que a nossa experiencia como imigrante em busca de um novo lugar de pertencimento eh vivida mil vezes de uma forma mais intensa, pois tudo eh novo, diferente, desconhecido e nos desaloja muito, exige muita energia. Sendo assim, uma experiencia aversiva como essa vai nos deixando muito desgastados, desanimados e frustrados com a cultura e ai o plano de continuar em um lugar que ja sabemos nao pertencer vai perdendo o sentido e vamos colocando e confirmando na nossa cabeca que o Brasil eh realmente nossa casa. Alias, esse pensamento eh muito mais comodo e facil, mais certo, pq ja conhecemos, e aparece frente a qualquer desafio que encontramos no pais "novo", justamente como uma forma defensiva de lidar com a situacao. Seja em qual pais for, ser imigrante eh dificil, e quando se vive essas atrocidades sociais a gente vai se dando conta de muitos lugares dentro de nos como os nossos proprios valores morais e sociais. Entao eu acho valido demais as experiencias da Marina, para irmos nos percebendo enquanto imigrantes. Tenho pensado tambem como saber a lingua te da ferramentas para lidar com as situacoes, se impor. Penso que independente de onde vim, eu to aqui pela minha historia de vida, escolhi tirar a cidadania e viver aqui, e isso ainda faz sentido pra mim por exemplo. Entao os italianos que me aguentem, por que se a treta rolar vai ser de italiana pra italiana, desaforo eu nao to levando mais em nenhum lugar do mundo. Precisamos viver a experiencia e ir se encontrando, talvez a Italia nao seja esse lugar pra se fazer lar. Ser imigrante eh precioso demais, a gente abre a cabeca e aprende sobre o mundo! Que voce encontre um lugar para chamar de seu, pertencida e valorizada! Um beijo carinhoso!
E extremamente grossos e difíceis de lidar também. Sou descendente mas não cresci dentro da comunidade, mas hoje trabalho numa empresa em que a sede fica numa das maiores colônias no Brasil. Mesmo não estando pessoalmente lá, pago meus pecados para lidar com o povo. Contando as horas para cair fora.
concordo… enquanto descente de italianos, é verdade que muitos, especialmente os mais velhos, são muito racistas conservadores… por mais que a gente ame nossas famílias e veja as exceções, a gente sabe que a maioria é assim mesmo.
Só deles terem ficado de 2020 a 2023 sem emitir passaporte nos consulados aqui no Brasil, usando a desculpa de “pandemia” já percebemos que o objetivo deles é dificultar
Mari, poderia compartilhar a assessoria que você contratou? Estou indo pra Itália próximo ano para fazer a cidadania via administrativa, e gostaria de ter um suporte
Poishé fui muito maltratada em Portugal no inicio ,para fazer os primeiros documentos. Mas muito bem tratada quando mudaram a gestação para brasileiros nos atender. Atualmente moro in firenze. O pessoal aqui dos orgãos publicos sempre foram gentis comigo. Nunca tive oque dizer. Mas jà vi uma x uma pessoa ali ser maltratada. E uma amiga tambem foi maltradada .
Que situação chata.. é um direito que você tinha e eles sendo autoridades no mínimo tinha que tratar bem quem eles estão atendendo.. mas é verdade morando fora sempre podemos nos deparar com pessoas mesquinhas e ignorantes o melhor que podemos fazer é aprender a língua do lugar que estamos morando para comseguir se defender que foi o que você fez.. Tudo de bom na sua jornada nova agora.. beijoo
Sinto muito, Marina. O racismo e a xenofobia têm essa faceta cruel de diminuir o outro. Você está certa de querer ser bem vinda e buscar estar onde te faz. Um abraço!
É exaustivo perceber o tanto de ódio que as pessoas ainda guardam no coração de um passado que nunca deveria ter existido. Essas marcas de violência que você passou são os vestígios da crueldade e raiva humana, mesmo parecendo algo pequeno para uns, só quem vive sabe o quanto é doloroso e, em parte, vergonhoso. Eles fazem parecer que somos errados, defeituosos, mas nenhum deles percebe que esse preconceito sem sentido é o mal que mais faz o mundo permanecer estático no tempo. Forças Marina, te desejo tudo de bom nesse novo começo e que você sambe muito na cara desses xenofobicos 😘
Viver na Itália é um desafio pra todos nós. As coisas que ouvimos apenas por sermos latinos é surreal. Algumas vezes tive vontade de usar a mão pra calar alguns xenófobos.
São mal educados demais. Numa loja, ao pedir para provar uma blusa, a vendedora disse algo como " na Italia não se prova, se nao aceita nao compra" Em outra loja , queria comprar uma carteirinha bege, mostrei pra vendedora qual queria mas ela pegou uma preta. Eu disse " mas eu quero a bege" E ela " se quiser é essa", e virou as costas
Nossa to pegando ranço da Itália só de ouvir seu relato e de outros youtubers... "Ah mas você precisa ter sua própria experiência pra falar" e com tanta história ruim eu lá quero ter minha experiência? Hahaha italia só pra passear e olhe lá, tenho direito a cidadania e talvez um dia tire (aqui no br mesmo se possível) só pra morar em algum país da união europeia
Sou uma estrangeira que mora no Brasil faz 30 anos. Sempre fui tratada aqui com muito carinho pelos brasileiros. Faz anos fui na Itália, com a perspectiva de morar lá. Já tinha cidadania italiana e falava muito bem o idioma, mas logo logo percebi esta agressividade no ar, de forma permanente. Respostas grosseiras o tempo inteiro, mas não só com o estrangeiro; entre eles mesmos também. Cai logo fora e voltei para “minha terrinha” Meu coração é brasileiro. Aqui estou mal acostumada a ser tratada bem. ❤️
Brava
Passei por uma situação na Alemanha: a mulher do caixa pediu para eu abrir a minha bolsa enquanto eu passava minhas compras. Eu achei estranho no momento, mas ela não olhou das outras pessoas. E aí quando eu fui contar para uma amiga que é brasileira, porém branca. Ela disse que nunca passou com isso. E foi aí que eu percebi que tinha sofrido racismo.
Sou negra,brasileira e com passaporte alemão e casada com um italiano.Depois de morar 28 anos na Alemanha fomos morar na Itália,na cidade dele,cidade pequena proxíma a Roma. Quando fui me registrar, dei o passaporte"vermelho" e ele me pedindo o visto para estar na Itália!Eu simplesmente disse nao fica fixado na minha cor e sim olhe o passaporte é da comunidade europeia e sendo assim nao preciso de visto.Fiquei ali somente um ano,voltamos a viver na Alemanha e nossa casa esta lá fechada…so volto de vez enquanto lá mas não é para mim ou para nenhum outro negro…os italianos nos tratam muito mal.
E na Alemanha é melhor?? 😱👋🏻👋🏻
E existe algum lugar no mundo bom para negros? Ser negra é uma cruz que vou ter que carregar enquanto viver nessa terra. Moro num lugar onde sempre tive que lidar com situações de racismo, acho que Natal é uma das cidades mais racistas do Brasil, mas não existe um lugar nesse mundo onde possamos estar imunes a esse lixo.
Marina, um amigo meu que é um italiano um pouco mais escuro (do sul tbm Originalmente) tbm sofreu um caso horrível de racismo na Itália. Ele usava barba comprida e tinha o cabelo bem preto, ele disse que uma vez um policial chegou com uma arma gigante apontada na cabeça dele e pediu a identidade, qnd ele viu, o policial disse “ah, vc é italiano. Mas se eu fosse vc com essa pele mais escura eu tiraria a barba pq vai q te confundem com árabes”. Absurdo.
E dë nome aos bois sem se desculpar
Acho que existem muitas pessoas romantizam muito os EUA e países europeus, logo, acho que expor questões como essas se faz extremamente importante! É doloroso ver esse tipo de coisa acontecendo, isso em qualquer lugar do mundo!
Com certeza foi difícil para você nos contar esse ocorrido, mas venho nos comentários lhe direcionar meus agradecimentos 💚Tem muita coisa errada em diversos cantos do mundo e muitas pessoas mal intencionadas ou sem caráter/princípios admiráveis! Mas também existe muito do oposto ainda, obrigada sua linda por seu conteúdo! Essa brasileira aqui lhe envia muito carinho e boas vibrações para sua nova caminhada hahaha💛💚
Obrigada pelo apoio minha querida!
Sinto muito que vocês tenham passado por isso, passei por algo parecido no SEF de Portugal, fora as “pequenas” coisas no dia a dia que me desanimaram demais de continuar naquele país
Uma vez eu fui no correio aqui em malta (isso logo no começo, primeiros 3/4 meses na ilha) buscar uma encomenda e dei minha ID pra moça checar o documento, ela pediu o tracking number do pacote e eu comecei a falar o código em inglês, ela falou super alto e mto rude pra todo mundo na fila ouvir: “fala o código em italiano, você não é italiana?”
Ela tinha visto na minha identidade que eu nasci no Brasil. Ai eu disse que eu estava falando em inglês e ela respondeu: “eu não entendi o que você disse, eu quero ouvir em italiano” e todo mundo na fila me olhando.. eu sai de lá chorando!
Detalhe: o italiano deixou de ser língua oficial em Malta em 1934 🤌🏻🤌🏻🤌🏻 e o inglês é língua oficial aqui…
Ai lu nao creioooo que triste!
Mari, não é da sua cabeça não. Eu já fui pra Itália 2x e fui bastante mal tratada e vi também outras pessoas sendo. Na primeira vez eu levei tudo na esportiva, pensava "meu deus que engraçado o garçom ser extremamente mal educado comigo ha-ha". Já na segunda eu me enchi o saco e devolvia na mesma grosseria e eles ficavam bem pianinhos (eu não falo italiano, metia o bom português mesmo) Fiz um cruzeiro de 10 dias que saia da itália e 80% das pessoas eram italianas... foi tanto desrespeito que eu já tava com um ranço enorme. No fim da viagem se me olhavam torto eu já falava "TÁ OLHANDO O QUE, Ô ITALIANO?" E nesse contexto eu estava de FÉRIAS! Curtindo a itália que é maravilhosa né. Imagino e sinto muito por tudo que vc viveu nesses meses. Não é da sua cabeça! Se te causa desconforto é um problema SIM. Se para os outros é normal ou etc aí é com eles. Não deixem te invalidar, cada um tem sua régua, e se na sua foi uma experiência ruim, vc não precisa ter confirmação de ninguém.
Voce fez bem em contar, tem muita gente iludida em relacao aos italianos. Pra mim pessoalmente, a italia foi e esta sendo uma grande decepcao.
É por isso que eu amo o Brasil. Podem falar o que quiser. Temos milhões de problemas, mas não troco por nada.
Somos 2, até agora não tenho nada de bom pra falar daqui!
Eu falo pra todo mundo que mora aqui na Belgica que tem que aprender o idioma, pra poder se defender mesmo. A coisa mais humilhante que tem é passar por essas situações e não poder se defender. É muito triste mesmo Marina, sinto por você ter passado por isso, infelizmente isso faz tanto parte da minha realidade que já não fico surpresa quando passo por isso.
Oi Jaque, tudo bem? Aí na Bélgica você orientaria a focar em qual idioma para essas situações? Porque sei que inglês é certo, mas já falaram que tem o francês e o holandês também. Um amigo belga certa vez disse que se eu fosse para trabalhar, que investisse no francês, que seria um diferencial importante. Qual sua opinião como brasileira residente aí? Obrigada!
Depoimento verdadeiro e necessário, tenho na Itália minha casa, de coração, mas, sempre de olhos abertos para a realidade. Desisti de explicar as situações surreais vívidas, ainda mais diante da imagem romântica que os brasileiros cultivam sobre a Itália, e, seu povo. Só vivendo para acreditar, e, muitas vezes, continuar sem entender a ausência de lógica, e seguir em frente. Não é negativismo, é realidade. 🤐
Não se sinta assim, pls. Eu super posso entender porque passoo por isso na França e faz anos, morei aqui uma vez pra estudar e acabei voltando pra uma oportunidade prof que surgiu. Tenho muito vontade de ir embora mas não quero fazer as coisas de qualquer jeito. Desde a época dos estudos eu já tinha essa impressão. TANTO QUE antes de voltar pra cá eu tive muita ansiedade de viver aquilo de novo. E a sensação de fato não passa... claro que minha situação ta muito melhor que quando eu era estudante, então dá um alento. Mas eu super sinto a mesma coisa, também vejo os vídeos da Camila e Bruna e compartilho bastante da visão delas sobre os franceses... enfim, temos que ter paciência mas gosto de ser honesta sobre minha vivência aqui.. NUNCA vou falar que é mil maravilhas. E muitos brasileiros não compreendem mesmo, até porque o que se vende é que aqui é maravilha.
Continua retratando a realidade pq precisamos muito disso aqui na internet ❤
Marina se sinta abraçada, moro na Itália tem 2 anos e assim, passei por tantas coisas que aqui que fica difícil até lembrar.
Mas pra mim uma das situações mais humilhantes foi no final da minha gravidez, onde não tive acompanhamento adequado, por questão de residência, e pra fazer minha tessera sanitária tive que gritar no telefone com o atendente, que enfiou o rabinho entre as pernas e fazer meu documento. Mas mesmo assim não conseguia nem uma consulta pelo sistema público, fui conseguir uma consulta e alguns exames faltam 20 dias pra minha data de parto, e médica me atendeu com uma má vontade, foi início de 2022, e anda se pedia máscara em muitos lugares, ela me atendeu usando máscara, face shield, por trás de uma barreira de acrílico e olhando pra baixo, o que dificultava muito em entender o que ela estava falando, e quando eu pedia pra repetir ela revirava os olhos sem nem disfarçar que não queria me atender e quase falando que ali não era meu lugar.
E no dia do meu parto passei por outra humilhação, enfim, sofri bastante nessa cidade, mas hoje já não moro mais lá, estou numa cidade bem mais tranquila, mas é uma realidade e um fato que os italianos são rabugentos, implicantes, preconceituosos e não valorizam o país que tem.
As pessoas locais realmente acham que essas coisas não acontecem e são drama. Quando eu conto que a policia checou até minha gaveta de calcinhas no processo de vistoria eles ficam em choque. Ou quando falo que a policia perguntou se eu não era “dama da noite “ e meu marido traficante. Só quando outras pessoas que passaram pelo mesmo nos validam que sentimos que a culpa não foi nossa.
Usarei seu vídeo como demonstração na próxima reunião do meu círculo político aqui na Itália 🇮🇹 precisamos mostrar como um cidadão italiano precisa ir para outro País para se sentir europeu.
Fala pra eles tbm que é uma pena nós brasileiros por ex tratarmos eles tao bem, sendo que não merecem nada
Fico me perguntando como ainda não chegou nos 100k, porque sou viciada nos seus vídeos ❤
obrigadaaaa 🧡🥰 bora compartilhar com os amigos pra crescer!
@@MarinaMattos boraa
Miga, é só mesmo para dar o meu brevissimo depoimento: eu cheguei na Itália tao ferida por racismo/classismo brasileiro que sempre achei que fui super bem tratada pelos italianos (com rarissimas excessoes). Agora jà nao sei se foi isso mesmo ou se o meu sofrimento passado minimizou a minha experiencia italiana. Mas posso te dizer que a unica coisa que me fez jubilar qiando peguei a minha cidadania italiana foi nao ter mais que ir na questura (policia federal): na questura eles realmente te tratam da pior maneira que eles puderem. Muito sucesso para voce na nova etapa.
Sinto muito por você ter passado por isso 😢 Eu também fui fazer o meu processo de reconhecimento de cidadania e passei por coisas beeeem desagradáveis, não via a hora de ir embora e nem sei quando vou ter coragem de voltar na Itália de novo. :/
Passei por coisas bem parecidas quando tirei minha cidadania e pra piorar eu estava no sul da Itália onde o racismo é ainda pior... foda!
Gostaria de dizer q existe lugar sem preconceito. Mas sinto informar que não. Qdo fui pra Itália sempre me perguntavam se eu ficaria morando lá ou só turista. Dizia turismo e todos me tratavam bem. Na Austrália mtos tbm me faziam a pergunta coringa ( volta qdo e eu dizia no próximo ano) aprendi que existem situações que precisamos aprender a nos proteger. No Brasil tbm tem mta gente preconceituosa, principalmente com haitianos e latino América 🙁 resumindo pessoa escrota tem em todo canto, mas tem uma galera do bem que vale mto mais a pena focarmos 💗
Moro há 12 anos na Itália, trabalho fazendo Buscas de Certidões para Cidadania Italiana e posso garantir que infelizmente isso acontece muito em órgãos públicos😢 Não posso generalizar pq há tb lugares onde os funcionários são simpáticos e disponíveis. Mas infelizmente acontece mesmo😢
Marina, desejo que a sua experiência seja melhor no país em que vc escolher estar. Adoro os seus vídeos ❤ Um abração!
Olha vocês que trabalham com burocracia na Itália eu admiro viu, pq eu moro aqui e o que eu mais odeio na vida é ir em órgão público. Chego a passar mal toda vez q eu tenho que ir. Admiro demais vocês que fazem esse trabalho
Eu também trabalho com busca de certidões no sul e já presenciei algumas coisas.... graças a Deus ou sorte eu nunca fui desrespeitada. Acho que acertei a lua ou a direção certa do vento, porque aqui a cada dia eles falam uma coisa, um procedimento diferente, indicam coisas erradas, informações imprecisas. Nem eles se entendem na burocracia deles.....
Marina, primeiramente parabéns pela nacionalidade e pelo passaporte. Sinto muito que tenha passado por isso tudo :( Realmente muita gente aqui da Europa é meio assim xenofóbico e racista, vivo em Portugal e em um distrito onde tem muito imigrante, Indianos, Africanos, Brasileiros... com isso vejo diariamente situações de racismo e de gente falando mal de imigrante. É cansativo, já passei por situações assim, é muito triste de verdade. Que bom que acabou essa saga da sua vida, espero que o futuro seja muito incrível e seus próximos passos e planos sejam abençoados. Adoro você!
Infelizmente, isso é do ser humano, não uma exclusividade italiana. Veja como os próprios brasileiros do Norte-Nordeste são tratados no Sudeste… lamentável!
@@stela_solar, mas como os brasileiros falam, parece que tratam TODOS bem, só nos outros países é que existe preconceito
@@sandraalmeida5358os nordestinos mesmo dentro do brasil são tratados super mal pelo o povo do sul, tanto que eles falam em separar as regiões.
Sou uma senhora brasileira de 67 anos que ja vivo na Sicilia a quase 9 anos. Ja passei poucas e boas aqui. Mas aprendi como me defender. Minha tristezza e que cheguei aqui uma pessoa gentilissima e estou virando agressiva. Vim por uma storia de amor, fiquei 5 anos clandestina 😮. Fiz meu permesso di soggiorno per lavoro, praticamente uma novella Mexicana 😂😂😂. Boa sorte😊😊
Kkkkk 😂😂
Tô a um mês no sul da Itália, fazendo o processo também, e odiando. Amava a Itália antes de vim, agora tô doida pra sair, e entendo todas as suas dores.
Dizem que no sul o povo era igual os nordestinos,😱 uma simpatia, então é tudo mentira 😢😂😂😂
@@rosacampo6222 Infelizmente vi poucas pessoas simpáticas. Nordestinos são milhares de vezes mais legais que o povo daqui hehe
Morei 10 meses na Itália, meus filhos estudaram na Itália e nem eu nem ninguém da minha família sofre nada. Zero. A única coisa que realmente é ruim é o serviço público. São muito mal humorados mesmo. Fui duas vezes no banco pagar o boleto de passeio do meu filho. Numa vez foi mal atendido e na outra foi muito bem atendido. Como outras pessoas. Amo a Itália e o povo italiano. Sonho em voltar.
É como você disse, é pegar os documentos e correr desse lugar. Sucesso no novo lar!
Experiência absurdamente nojenta! Estou me planejando para, daqui a alguns anos, tirar minha cidadania italiana. Possuo direito pelo lado materno da família. Minha mãe se casou com um homem preto, descendente de indígenas e das pessoas pretas escravizadas trazidas ao Brasil. Não gosto do idioma, mas ainda há pouco comecei meus estudos de italiano. Como mulher preta, quero estar o mais preparada para as possíveis ocasiões racistas.
Obrigada pelo relato sincero, Ma. Que bom que você está na Alemanha 🤍🍓
Materno é judicial, acho que vc não precisa morar lá
Marina, que surreal a forma que vcs foram traradas junto com a assessora, terrivel!
Mas ,que bom que essa fase ja ficou pra trás e agora que venha o novo!
Parabéns por mais uma etapa concluída, a Cidadania italiana vai te dar tranquilidade pra permanecer nessa vida maravilhosa de nomade! Que a Alemanha seja uma casa abençoada e com muitas histórias boas , aventuras e consolidação de teus projetos!
Sucesso, fé e garra! Menina inspiradora 👏👏👏👏👏👏🙌🙌🥂
Marina eu estou acabando de volta da Itália , fui a turismo ,sempre foi meu sonho conhecer a Itália . Mas agora vejo que a Itália não merece os turistas ,eles tratam muito mal o turista .Antes mesmo de chegar o dia da minha volta eu já estava com muita raiva dos Italianos . Eu pensava o tempo todo a Itália vive do dinheiro dos turistas a prova disso é que quando teve o lock down muitos italianos se viu sem dinheiro e até mesmo dependendo oficialmente de doações. Em 12 dias todos os dias eu vi alguma coisa racista comigo ou com outros turistas. Eu sou muito observadora e isso foi me dando um angústia que eu não sabia explicar . Eu conheci várias cidades da Itália e acabou que não deu tempo de eu conhecer Roma mas no começo eu pensava da próxima vez que eu volta à Itália eu faço Roma . Agora a única certeza que eu tenho e que perdi totalmente a vontade de conhecer Roma e sequer volta na Itália.
Tenho uma amiga q tbm tirou a cidadania, me disse que foi super humilhada no aeroporto na italia enquanto fazia conexão por lá. O policial fez a mesma coisa q eles fizeram com vc, começou a falar rápido e rir da cara dela
É triste ouvir isso. Eu tirei a minha cidadania junto com o meu irmão pela via judicial, daí quando foi pra tirar o passaporte no site do consulado tinha as regras e documentos pra fazer o passaporte e era algo tipo assim: "a foto não pode ter sombra, o comprovante de endereço tem que ser tal, se tiver algo fora dos padrões não iremos fazer o seu passaporte", então eu e o meu irmão fomos tensos pro consulado, quando chegou lá deu tudo certo, fomos tratados bem e eles só pegaram a foto e nem ligaram prós outros documentos, aí quando a gente saiu da sala onde ficava o cônsul eu comentei com o meu irmão que no site eles colocavam o maior terror e quando chegava lá não era nada daquilo, era tranquilo e tal, daí meu irmão respondeu: "eu já ouvi falar que quando é italiano que vem aqui eles tratam super bem e não fazem caso, teve uma vez que eu vim aqui resolver um negócio pra vó e eles me trataram super mal", trataram mal quando ainda não era cidadão italiano e quando passou a ser só faltou beijar nosso pé, então infelizmente tá escancarado a xenofobia.
NOSSA!!! agora me sinto melhor, quando eu fui tirar o meu em Bergamo, eu fui sozinho na questura, e o policial começou a gritar comigo em frente a qse 100 pessoas na sala, e vários começaram a rir… FOI HUMILHANTE!!! ou seja, super normal, infelizmente eles tratam brasileiro aplicando para passaporte que não falam italiano como lixo 😡 enfim, pelo menos nós conseguimos! Sucesso pra você 😊
Não gostam de brasileiros, são grosseiros e racistas, não todos obviamente, mas a maioria sim, prova disso é a complicação para tirar a cidadania, tentam dificultar de todas as formas. Lembro de um homem brasileiro nu tempos atrás protestando dentro da igreja no Vaticano sobre isso, é um lugar para turismo, para morar jamais.
No consulado italiano onde moramos aqui na Alemanha é mais ou menos neste nível mesmo
Muito feliz com a sua felicidade! Sua aura na Alemanha é outra, muito mais alegre! Pelo que vejo nas noticias não fiquei surpresa com seu relato. Quando estive na Bolonha ano passado, vi uma senhora italiana com uma tatuagem N4z1 recém feita. Fiquei passada, infelizmente a Italia entrou nesse vórtice de preconceitos e fas.. muito triste.
Vc n esta louca❤
Acho ótimo que você traz a realidade. Uma pena ter que passar por isso. Mas que bom que agora é refreshed daqui para frente!
Obrigada por compartilhar Marina. Que horrível! 🤢
Isso ai Marina, tudo é aprendizado e você suportou tudo isso da melhor maneira q pôde ❣️ Infelizmente o mundo não é como esperamos… Mas AGORA é uma nova fase! Aproveitaaaaa 💃🏾
Sinto muito por tudo o que vc passou, reconhecemos a cidadania na Calábria e fomos super bem tratados. Infelizmente tem racismo e xenofobia em todos os cantos, venezuelanos sofrem muito no Brasil, tem vídeos sobre isso. Em todos os cantos a gente vai sofrer em alguma medida. Força pra vc.
Os próprios brasileiros do Norte-Nordeste são tratados muitas vezes pessimamente no Sudeste. Lamentável!
@@stela_solar sim, verdade. Eu sou nordestina e já sofri preconceito em SP por causa do meu sotaque, uma amiga quase desistiu de fazer USP porque os colegas colocavam apelido e riam do sotaque dela. Infelizmente o ser humano em geral nao lida bem com o diferente.
total!!
Mana, vem morar na Espanha. Moro em Madrid e amo! Pessoas super simpáticas, clima majoritariamente azul c sol, cidade linda, muitos roles pra fazer, enfim… agradeço todo dia por ter a chance de morar aqui. Sei que posso estar tendo sorte ou não sei mas não tive nenhuma experiência chata em um ano que moro aqui. Se vier um dia me escreve 😘🇪🇸
moro no sul da espanha e eu nunca passei por nada disso, estou aqui há 3 anos
Acho q Espanha eh de longe o melhor país da Europa, moro na Alemanha e quero mto ir pra Espanha
@@naty_flesch eu tô gostando bastante de morar aqui, pelo clima, as pessoas, os lugares
moro na italia a 1 ano e eh traumatico assim msm, nao vejo a hr de voltar pro brasil...
Olá, nossa vc me fez reviver o dia q fui pedir meu passaporte Italiano em 2015, mas o meu problema foi com um Italiano q estava la esperando para ser atendido tb, existiam duas filas de atendimento uma para Italianos e outra para estrangeiros, eu era a segunda na fila de Italianos e esse Senhor estava atrás de mim, simplesmente me cutucou e mandou isso mesmo mandou q eu saísse dali da frente dele q era só para Italianos, como se eu fosse um cachorro!!! Mas a atendente viu e deu um sabão nele , disse o Senhor não manda nada aqui fique quieto ou saia , eu decido quem vai ser atendido, ele calou a boca , ela me chamou me atendeu, na saída como eu já tinha a identidade Italiana parei mostrei pra ele e disse tão Italiana qto vc, seu mal educado! ele não abriu a boca. Mas vou dizer só a vergonha q passei pq eles falam alta, fiquei tão humilhada, nunca vou esquecer!
sinto muito por essa experiencia!
Ai Marina realmente com todas essas situações que você relatou nesses últimos meses não tinha como você gostar da Itália. Pode ser um país lindo mas se as pessoas te tratam mal isso não serve de nada
Eu gostaria de dizer que no Brasil não é assim, mas eu moro em Santa Catarina 🫥.
Brochei muito com a Itália
Vocês também não tratam bem as pessoas do Nordeste. No Brasil também há preconceito, não digam que é só na Europa que há preconceito e xenofobia
No Brasil tbm é assim, principalmente no Sul...
@@sandraalmeida5358E eles ainda falam em separação, esses dias mesmo tive uma discussão com um cara do sul que confirmou que gostaria que o sul fosse separado do nordeste, fiquei chocada., já tinha escutado isso, mais não queria acreditar.
@@rosacampo6222por mim já vai tarde!
@@rosacampo6222provavelmente era descendente de italiano kkkkk
aii mari, eu ia sentir o mesmo passando por essas coisas, escutar o relato dá pra sentir um pouco de como foi, mas imagino que viver na pele deve ter sido mt fod4. ainda bem que já passou e agora simbora pras próximas experiências!
Você fez muito bem trazer esse desabafo... Realmente é complicado.
Estive algumas vezes na Itália e também passei por várias situações onde fui destratada, são assim! Mas tem pessoas boas também, como em todo lugar... Como os brasileiros não existe... Somos muito receptivos e acolhedores.
Maaa que triste tudo que vc passou na Itália 🥺 vou te dizer que eu AMO a Itália (o a beleza do país, a comida, etc) mas TODA vez que eu tenho que passar por alguma autoridade italiana (imigração, polícia etc) eu tenho falta de ar só de pensar em todo esse estresse que tenho que passar… eles sempre fazem isso comigo também e ficam putos quando veem meu documento italiano e leem que eu nasci no Brasil. Infelizmente a Itália é um país completamente xenofóbico
Aqui em malta já passamos por mtas situações assim também, infelizmente
Vendo o vídeo e os comentários fica bem evidente que esse comportamento é padrão na Itália. Fui tirar meu permesso e os policiais ficaram falando do meu corpo em italiano, tentando adivinhar meu manequim, como se eu não entendesse. Fingi que não entendia pra não criar confusão. Desde que fui embora nunca mais pensei em voltar a morar na Itália. O dia-a-dia é horrível, mesmo pra quem fala a língua.
Marina, sabe este relato seu, o meu irmão foi fazer um tour pela Europa e ele tbem fala muito mal da Itália, que a população é muito mal educada, grosseiros e não fazem questão de pelo menos de ser educados com os turistas.
é o fim de uma era de muito aprendizado na maravilhosa e horrivel italia haha que venham novas aventuras
Apenas imigrantes entendem esse sentimento. Sou bem feliz por ter voltado pro Brasil =)
Brava
Vivi por 02 anos no Sul da Itália e passei por tudo isso, não tenho voltade de voltar lá mais
sinto mto por isso sonia!
Eu tive uma experiência completamente diferente em Rovigo. Fui super bem tratada pelo comune, conheci pessoas maravilhosas na cidade onde nasceu meu bisavô. Minha experiência na Alemanha foi muito pior.
Nem assisti ainda e já dei like ❤
Chocada com seus relatos, Ma! Sinto muito que você tenha passado por isso. Que bom que vc saiu de lá e não vai ter que passar mais por esses absurdos… 😢
Marina, sinto muito!! Quantos relatos assim de lá, triste demais
Eu fiz meu mochilao em 2011, e fiquei 3 ou 4 dias em Roma. Passei super preconceito e xenofobia ate mesmo de pessoas que supostamente tinham que ajudar turistas como um lugar para pedir informacoes no aeroporto e em um castelo onde eu fui comprar os tickets para entrar. E um pais que dispenso visitar novamente.
sinto mto por isso :(
Eu acho a Marina Massa pq ela é de 200% de transparência, Se tá ruim tá bom, Se tá bom, melhor ainda pode ficar, camaleoa, meninas se inspirem, aprendam, eis ae um ser evoluído (a). E/ou mto madura. Aprendo todo dia, aprendo sempre. Não tô puxando saco, não preciso! Mas é raro ver pessoas assim hj .
obrigadaaa fe!
@@MarinaMattos Sucesso!
Que triste 😔, o mundo tem que evoluir muito
me aconteceram coisas MUITO parecidas no processo de tirar a cidadania...
e sobre essa coisa do preconceito entre eles mesmos, achei muito curioso que o pessoal do veneto que conheci era preconceituoso DEMAIS, fiz uns amigos, um dele era do sul, em TODOS OS ROLES os amigos dele do norte faziam alguma piada racista com ele... e ele de BOA assim.
povo muito cabecinha, péssimo.
mais de uma pessoa veio me falar que aquela região foi a última a se unificar com a italia e uns papo assim os principescos no mundo.
um dia que fui na feira, tava trocando ideia com o feirante paquistanês, uma senhorinha vem e fala "ah parli inglese" ele falou que sim, perguntou se ela também e ela responde SOLO VENEZIANO- kk nem italiana ela se considera, a linda...
Marina vc está certíssima em expor todos esse problemas que não são novidades para quem conhece a itália é é descendente de italiano no brasil que convive com a cultura aqui. É real todos esses preconceitos tanto na italia quanto no brasil e no mundo e isso tem q ser estirpado! No entanto, acho deselegante vc dizer que a cidadania é um mero papel e que não se considera italiana, quando vc só teve o direito de reconhecimento por a lei entender q vc é italiana desde o nascimento. Imagina se cada brasileiro fosse desdenhar o brasil ou mesmo não ter orgulho de ser brasileiro pq enfrenta todos esses problemas que vc relatou e outros mais. Não temos que convencer ninguém que somos italianos tanto quanto eles que nasceram na italia, mas quando vc não se considera entendo ser um problema. Acredito q essa fala foi em um momento acalorado da raiva, pq pq vejo seus videos e vc sempre foi sensata e grata as situações da vida.
Vc vai adorar a Alemanha!!!!! Amooo esse país! ❤
Depois de um tempo aqui percebi que eles tem um nivel de apreciacao dos outros. Minha familia, minha cidade, minha provincia e olha la... No norte da italia, se vc perguntar: o que vc é? Eles vao te dizer que sao Bergamascos ou Brescianos ou outea provincia qq. Nao vao dizer que sao Italianos.
Fiz amizade com um casal de outra regiao pois eles nao fizeram amigos locais e tbm estavam meio perdidos. Eles me dizem q nos locais sao tratados por os forasteiros e que muitas vezes as pessoas falam em dialeto local com eles!
Esse casal só fez amizade com vc pq não estava na cidade dele, ou seja, é "quase" um estrangeiro em outra Provincia. 😂
Não dá pra levar para o coração... infelizmente isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo e ainda bem que vocês mantiveram o foco e não sairam do salto. Meu esposo tmb é italiano e eu já presenciei coisas do tipo no trabalho, no comercialista e tantos outros que ignoramos.... eles agem assim com qualquer um, na verdade. São muitos imigrantes e isso é fundamental para o país se desenvolver, pois os jovens estão indo embora, só que muitos funcionários públicos e de cabeça velha não percebem desta forma. Ainda assim, todas as nossas boas experiências superam as ruins, pois somos muito bem tratados no geral. Coisas boas sempre acontecem também. Sucesso aí na Alemanha e toda a sua jornada! 🩷
Os jovens costumar ir para onde?
@@eusouvoce-en8ri países mais desenvolvidos como no Reino Unido, Países Baixos, Suíça, Alemanha, Austrália...
@@carolima6345 ah, sim. Valeu por comentar, vou dar uma pesquisada nisso.
Moro na Itália, morei nos Estados Unidos por 16 anos: em 2 anos de Itália sofri mais preconceito do que em 16 anos de Estados Unidos. Mal educados, grossos, trambiqueiros, enfim… horrível.
Ritorna negli States
obrigada por compartilhar sua experiência marina, foi chocante msm
passei cinco dias na italia, cinco dias que sofri xenofobia como em lugar nenhum...... se eu abrisse a boca pra falar com um amigo em português já ouvia um cochicho de 'brasiliana' e esquece era maltrato a torto e a direito
gente que absurdo, sinto muito por essa experiencia!
Marina, sinto muito pela sua experiência. No meu caso foi ainda um pouco além: mesmissima situação, após cidadania aprovada na policia federal pedindo para retirar o passaporte nao deixaram ninguém entrar comigo e quando disse que ia nomear meu primo (italiano) para retirar o passaporte eles simplesmente disseram “não”. Quando eu questionei apenas disseram “para você não”. Por eu ser nascida no Brasil eles disseram que só eu poderia retirar. Tentei retrucar, disse que sou italiana como todos ali e ela ai da questionou: “talvez o seu id italiano nem seja de verdade “ (Isso entre vários comentários xenofóbicos). Enfim, um absurdo, mas não podemos fazer/falar nada pois estamos na “Polícia” 🤡
Muito muito triste passar por uma situação assim e sentir que não podemos fazer nada sobre.
Mas parabéns pela conquista, isso ninguém tira de você 😉
ai re, que 0dioooo ler isso. sinto muito por isso e é assim mesmo! a minha assessoria não reagiu tanto na hora porque falou que isso podia acontecer mesmo...
Se alguma de vocês tivesse deixado o celular escondido, gravando, certamente a grosseria poderia ser levada à imprensa e a funcionária seria punida.
Enquanto aqui na Islândia os atendentes são legais
Tipo tem muita burocracia mas os que atendem são bonzinhos. GRAÇAS A DEUS.
Mas em Portugal é exatamente a mesmíssima coisa.
Passei por várias situações similares na Holanda, de não se sentir bem vindo, das pessoas te olharem com cara de nojo, comentários desrespeitosos, INÚMERAS VEZES. Na maioria das vezes, sempre tava com uma amiga, e no fim a gente sempre se perguntava se o problema era a gente, oq a gente tava fazendo de errado ...mas no fim, não importa qual branca ou padrão você seja, jamais será Europeia. Esse é o problema.
fiz um vídeo antes desse sobre minha última experiencia na holanda tbm, chama revisitei meus amigos do intercâmbio... dá uma olhada! 🧡
@@MarinaMattos indo correndo assistir 🤍
Vivo entre Brasil e Itália há 15 anos, sou negra mas sempre fui bem tratada melhor até do que no Brasil, e também aprendi respeitar eles da forma deles e acultura deles… não adianta ir na casa dos outros e querer que seja do jeito que queremos, mas enfim sinto muito pela sua impressão
Eu tenho uma amiga que o pai e italiano do SUL DA ITALIA EXTREMAMENTE GROSSO , a última vez que ele bateu nela ela tinha 25 anos , ele descontava a frustração dele nela que e a filha mais velha e mais doce , pois teve que casar com a mãe dela grávida , e a mãe dela viaja para o nordeste fica 4 meses fora de casa ele sempre torturou a filha por raiva da mãe dela , mas não se separam para não dividir o dinheiro da herança , vivem um casamento infeliz a 45 anos ,
Depois da minha amiga vejo que os italianos são assim
Eu também sofri na Itália
A questura é o pior lugar q eu já fui, só de passar la perto minha ansiedade bate, evito passar la. Não existe uma energia tão horrível como daquele lugar. Quando tenho que ir lá é uma semana de sofrimento. Ainda bem que agora sou italiana (eu vim como estudante e fiz cidadania só depois) e só entro lá agora pra tirar o passaporte. Acredite pra fazer permesso de estudante é ainda mais humilhação. Mas me dói saber que os outros imigrantes tem que ser humilhados lá e em alguns outros órgãos públicos. E ainda vou dizer uma coisa muito triste: em geral nos órgãos as mulheres são bem tratar outras mulheres mal, percebo uma rivalidade feminina enorme aqui. Minha impressão dos italianos é a seguinte, não tem muito meio termo, ou são maravilhosos, te ajudam, são alegres ou são insuportáveis e grossos.Acho que eles são muito intensos e emocionados e isso reflete em aflorar o que eles tem por dentro.
Calma que na Alemanha não será diferente.
já morei na alemanha mais de um ano e tive uma experiência bem diferente sim, espertão :)
Deixa ela, eu tbm tô na Alemanha a 6 anos e em questão de preconceito pode ser que tenha menos, mas eles enchem o saco por outras coisas inúteis tb, só trocou o italiano pelo alemão e com o clima mais frio, e com mais estrutura pq a Itália eh uma cópia da Alemanha. Irlanda e Holanda parecem mais abertos ou então Espanha
Só não acredita no que vc fala, aqueles que não conhecem a Itália. Auguri!
Nossa que situacao humilhante! Realmente com todas essas situações que você tem relatado das suas vivencias na Italia, eh aquilo: pode ser um país lindo mas se as pessoas te tratam mal isso não serve de nada. E os paises europeus tem essa romantizacao toda de serem belissimos e perfeitos. Mas nao basta.
Eu estou ha 3 meses por aqui, nao vivi algo parecido e sinto muito pela sua experiencia, obrigada por compartilhar!
imagino tambem que nao se sentir confirmada da ainda mais raiva! uma revolta!
Eu acho SIM a Italia, nao somente a Italia, mas pelo o que escuto em outros canais, toda a europa XENOFOBICA E RACISTA e acho que fatores culturais sao extremamente ampliados dentro desse assunto.
A gente sabe como o Brasil eh RACISTA e XENOFOBICO com o seu proprio povo tambem, e a forma e jeito que os brasileiros sao, ou seja, pessoas mais abertas, mais proximas, mais afetadas, traz esse conforto a mais que a forma que os europeus tem de ser, ou seja, mais fechados e reservados. Entao assim, eh complexo esse tema.
Tenho percebido cada vez mais que a nossa experiencia como imigrante em busca de um novo lugar de pertencimento eh vivida mil vezes de uma forma mais intensa, pois tudo eh novo, diferente, desconhecido e nos desaloja muito, exige muita energia. Sendo assim, uma experiencia aversiva como essa vai nos deixando muito desgastados, desanimados e frustrados com a cultura e ai o plano de continuar em um lugar que ja sabemos nao pertencer vai perdendo o sentido e vamos colocando e confirmando na nossa cabeca que o Brasil eh realmente nossa casa. Alias, esse pensamento eh muito mais comodo e facil, mais certo, pq ja conhecemos, e aparece frente a qualquer desafio que encontramos no pais "novo", justamente como uma forma defensiva de lidar com a situacao.
Seja em qual pais for, ser imigrante eh dificil, e quando se vive essas atrocidades sociais a gente vai se dando conta de muitos lugares dentro de nos como os nossos proprios valores morais e sociais.
Entao eu acho valido demais as experiencias da Marina, para irmos nos percebendo enquanto imigrantes.
Tenho pensado tambem como saber a lingua te da ferramentas para lidar com as situacoes, se impor. Penso que independente de onde vim, eu to aqui pela minha historia de vida, escolhi tirar a cidadania e viver aqui, e isso ainda faz sentido pra mim por exemplo.
Entao os italianos que me aguentem, por que se a treta rolar vai ser de italiana pra italiana, desaforo eu nao to levando mais em nenhum lugar do mundo.
Precisamos viver a experiencia e ir se encontrando, talvez a Italia nao seja esse lugar pra se fazer lar.
Ser imigrante eh precioso demais, a gente abre a cabeca e aprende sobre o mundo! Que voce encontre um lugar para chamar de seu, pertencida e valorizada!
Um beijo carinhoso!
Eu fiz estágio de xenofobia em São Paulo e Santa Catarina (principalmente em SC)... então espero estar preparada quando chegar aí...
Marina, até os descendentes de italianos NO Brasil são muito racistas! Imagino, os italianos daí. Ainda bem q vc saiu da Itália.❤
E extremamente grossos e difíceis de lidar também. Sou descendente mas não cresci dentro da comunidade, mas hoje trabalho numa empresa em que a sede fica numa das maiores colônias no Brasil. Mesmo não estando pessoalmente lá, pago meus pecados para lidar com o povo. Contando as horas para cair fora.
Meu bisa italiano foi umas pessoas mais doces e queridas que já conheci. Existe sim uma massa, mas não é o todo
Meu avô é um querido. No entanto, sempre me disse: você é a neta mais pretinha, mas é a que eu mais gosto 😅
concordo… enquanto descente de italianos, é verdade que muitos, especialmente os mais velhos, são muito racistas conservadores… por mais que a gente ame nossas famílias e veja as exceções, a gente sabe que a maioria é assim mesmo.
@@maira.fuligno fãn ou hater? Kkkk
Só deles terem ficado de 2020 a 2023 sem emitir passaporte nos consulados aqui no Brasil, usando a desculpa de “pandemia” já percebemos que o objetivo deles é dificultar
Mari, poderia compartilhar a assessoria que você contratou? Estou indo pra Itália próximo ano para fazer a cidadania via administrativa, e gostaria de ter um suporte
Nossa que ridiculo isso! Sinto muito por vc❤
Poishé fui muito maltratada em Portugal no inicio ,para fazer os primeiros documentos.
Mas muito bem tratada quando mudaram a gestação para brasileiros nos atender.
Atualmente moro in firenze.
O pessoal aqui dos orgãos publicos sempre foram gentis comigo.
Nunca tive oque dizer.
Mas jà vi uma x uma pessoa ali ser maltratada.
E uma amiga tambem foi maltradada .
Que situação chata.. é um direito que você tinha e eles sendo autoridades no mínimo tinha que tratar bem quem eles estão atendendo.. mas é verdade morando fora sempre podemos nos deparar com pessoas mesquinhas e ignorantes o melhor que podemos fazer é aprender a língua do lugar que estamos morando para comseguir se defender que foi o que você fez.. Tudo de bom na sua jornada nova agora.. beijoo
Engraçado que eu sou do Rj, moro na Calábria ( sul da Itália) e nunca sofri racism0 ou xen0f0bi@…
buon per te.
@@MarinaMattos penso proprio di si…
Meu Deus, que situação que passaste e a tua assessora que constrangimento que ela passou também. Sem necessidade fazerem isso. 😮
Sinto muito, Marina. O racismo e a xenofobia têm essa faceta cruel de diminuir o outro. Você está certa de querer ser bem vinda e buscar estar onde te faz. Um abraço!
Moro em Torino 12 anos nunca passei por nada disso
buon per te
Realmente a falta de educação é muito triste. Muita falta de empatia e respeito
Morei na Europa no ano de 1999. Estamos em 2023 e, infelizmente, nada mudou 😢
TÁ CERTÍSSIMA EM TRAZER A VERDADE
Aqui no norte da Europa italiano não é considerado branco não.
Aff…que funcionaria pública sebosa.😡
Seja forte como foi, sempre!
Isso é normal na Itália. Uma falta de educação generalizada
É exaustivo perceber o tanto de ódio que as pessoas ainda guardam no coração de um passado que nunca deveria ter existido. Essas marcas de violência que você passou são os vestígios da crueldade e raiva humana, mesmo parecendo algo pequeno para uns, só quem vive sabe o quanto é doloroso e, em parte, vergonhoso. Eles fazem parecer que somos errados, defeituosos, mas nenhum deles percebe que esse preconceito sem sentido é o mal que mais faz o mundo permanecer estático no tempo.
Forças Marina, te desejo tudo de bom nesse novo começo e que você sambe muito na cara desses xenofobicos 😘
Não creio que consegui chegar cedo! 😍
Cheguei cedooo ❤
Viver na Itália é um desafio pra todos nós. As coisas que ouvimos apenas por sermos latinos é surreal. Algumas vezes tive vontade de usar a mão pra calar alguns xenófobos.
São mal educados demais. Numa loja, ao pedir para provar uma blusa, a vendedora disse algo como " na Italia não se prova, se nao aceita nao compra"
Em outra loja , queria comprar uma carteirinha bege, mostrei pra vendedora qual queria mas ela pegou uma preta.
Eu disse " mas eu quero a bege"
E ela " se quiser é essa", e virou as costas
Nossa to pegando ranço da Itália só de ouvir seu relato e de outros youtubers... "Ah mas você precisa ter sua própria experiência pra falar" e com tanta história ruim eu lá quero ter minha experiência? Hahaha italia só pra passear e olhe lá, tenho direito a cidadania e talvez um dia tire (aqui no br mesmo se possível) só pra morar em algum país da união europeia
😂 né?