São 25 minutos que demorei mais de 1 hora pra terminar de assistir. Voltava as falas do Fernando várias vezes pra "digerir" tanta informação!! E esse conteúdo é de graça! Mas devemos contribuir com a quantia que pudermos, pra retribuir e fomentar esse trabalho tão importante. Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada! Obrigado, Fernando, obrigado Cepeas, obrigado Ernst!!
Essa forma se baseia na agricultura de processos Sintrópica de Ernest Götsch, pesquisador que vive no sul da Bahia, vida dedicada a essa forma de plantar... pesquisem!
Estou maravilhado com essa interação do homem com a natureza, um verdadeiro trabalho coordenado! Admirável a maneira como são claros os resultados, a natureza sempre faz muito bem a sua parte, basta o homem saber como trabalhar como uma equipe! Parabéns a todos da equipe CEPEAS, muito obrigado por partilhar esses conhecimentos! GRATIDÃO
Já se lembrou de apoiar o trabalho do Fernando e da equipe do CEPEAS? O trabalho de pesquisa, precisa ser apoiado! O conteúdo apresentado pelo CEPEAS, é mais esclarecedor do que o de muitos cursos fechados por aí... vamos contribuir, com ao menos 5 Reais por vídeo lançado, galera? O link para doação, está na descrição do vídeo. O link para o site, aqui abaixo: www.cepeas.org
Acabei de fazer minha doação, todos que de alguma forma se beneficiam do conteúdo deveriam fazer o mesmo. O conteúdo gerado é riquíssimo e deve ser valorizado.
Esse canal é brabo. Estou no serrado mineiro. Pouca água. Terra dura, mas já tendo resultado com 4 meses. Mesmo durante a seca. Consegui fazer muitas mudas de banana, mamão, pitaia, agora início da chuva vou inserir as sementes pra ter um adensamento maior
Fernando, em primeiro lugar, os meus agradecimentos! Tanto pelo seu trabalho de décadas aí no Serrado, quanto pelos seus ensinamentos! Estou mergulhado de cabeça nas podas aqui! Já a noite, guardo uma horinha para estudar. Tenho visto bastante material (por recomendação sua) da doutora Elaine Ingham, onde ela fala que na poda ou roçada, as plantas lançam uma "bomba" de exudatos para as raízes, e que assim, alimentam a microbiota terrestre, que alimenta as plantas de volta. Estive pensando sobre a questão que você comentou anteriormente, sobre a inoculação de micro-organismos: Seria interessante fazer uma aplicação de micro-organismos, em seguida fazer a poda?
Primeiramente gratidão pelo excelente trabalho 👏🤝, 17:38 minutos você fez um exemplo de 12m de distância de emergente pra emergente. Poderia fazer um vídeo com exemplo em metragem dos extratos? Muito obrigado 🤜🤛
Minha Palavra para descrever esse conteúdo é Gratidão 🙏🙏🙏🙏. O meu desejo e que Deus multiplique benção na sua vida, estou aprendendo muito com o seu aprendizado e Deus a de retribuir em dobro a vc.obrigada
Fantástico o laboratório do CEPEAS. O sistema é muito versátil, tal qual as inúmeras formações florestais que ocorrem naturalmente. Um grande desafio ir aprendendo e evoluindo junto com o desenvolvimento do sistema. Obrigado pela aula.
Muito obrigado pelas valiosas informações, Fernando! No meu quintal, aquí na Colômbia, já estou começando entrar em Sintropia. Também comprei o livro "Agricultura Sintrópica Segundo Ernst Götsch, que é uma verdadeira joia, para a riqueza no conhecimento do nosso querido planeta.
Uma aula sobre esse assunto maravilhoso 👏👏👏 Realmente, para mim que estou aprendendo ainda, precisei voltar o video varias vezes também. Riquíssima explicação
Fernando, quando fala em ralear é: Como a quantia de sementes recomendada deve ser um pouco além do número de plantas que se pretende obter por unidade de área, no final do ciclo da cultura, pode haver necessidade de desbastar ou ralear, operação essa que consiste em arrancar algumas plantas para ajustar o número de plantas recomendado por metro de sulco. Essa operação de desbaste deve obedecer a certo critério no que diz respeito à época ou tamanho da planta. Pelos ensaios realizados no Instituto Agronômico de Campinas, em relação à época de desbaste, quando houver necessidade, os resultados indicam o melhor momento é que ocorra aos trinta dias após o plantio. Em terrenos muito férteis e quando as condições de umidade e calor são francamente favoráveis, talvez haja vantagem em antecipar um pouco a época do desbaste, pelo fato do crescimento das plantas ser mais rápido. ?
Bom dia Fernando, o senhor é uma pessoa maravilhosa. Muito obrigado pelo imenso conhecimento compartilhado conosco. É um prazer assistir as suas aulas! Forte abraço
Boa tarde! Maravilhosos ensinamentos que vcs nos passam, parabéns! Se possível gostaria de orientações d vcs a respeito . de um plantio de mudas de cacau ,que pretendo plantar em uma área arbórea! Agradeço!
Prueba con la leguminosa GREVILLEA, árbol nativo de Australia que están empleando con mucho éxito en África (RUclips). Hay un cereal asiático poco conocido, el Coix Lacryma Jobi, de clima tropical... Y está el Teff, pequeño grano nativo de Etiopía, muy adaptable a diversos medios y condiciones...
Muito obrigado pelo vídeo, estou começando um sistema agroflorestal e este vídeo e muito bem explicado, tirou muitas das minhas dúvidas sobro o que plantar, sobre o sombreamento que preciso para o meu cultivo. Conquistou um novo escrito. Forte abraço a toda equipe ✌🏻
Buenos días, una pregunta, ¿en que dirección se debe orientar la implantación de la agroforesta sintropica en relación al sol?. ¿Se plantan los árboles y plantas perpendicular a la trayectoria del sol o en paralelo a la trayectoria del sol?, ¿hay otra opción mejor que las anteriores?. Estamos en Sudamérica. Muchas gracias por su atención a mi duda.
Será que esse sistema daria certo pro clima do Norte baiano? onde o cultivo principal é de feijão e milho. Qual seria a planta emergente para esses grãos?
Quero muito fazer no terreno do meu pai em capistrano ceará perto de Aratuba ceará.guando tiver tempo .ou mim aposentar .se Deus quiser.guando tiver uma folga e dinheiro.kkkkk
A pergunta é : Isso seria economicamente rentável para um agricultura extensiva de uma multinacional ? Esse sistema obriga a multinacional a contratar profissionais qualificados, conhecer a planta principal de colheita e não facilita a utilização de máquinas no processo. Sinceramente me pergunto quanto a praticidade do sistema abordado.
Temos tecnologia para fazer muitas coisas mecanizadas que não fazemos hoje, um dos motivos é porque ainda é possível se comprar adubo químico, mas será que não temos que pensar 50 anos na frente, pois a forma de agricultura convencional hoje não é viável a longo prazo. Outro motivo é que nossa agricultura de forma geral não respeita o macrorganismo Terra. A partir do ponto que começarmos a aplicar uma tecnologia biófila, amiga da vida, tudo vai ser diferente, vamos descobrir que tudo está conectado e é interdependente, que se abandonarmos os pesticidas e adubos químicos, vamos descobrir que a vida estava esperando por esse momento para nos auxiliar a produzir nosso alimento e sermos uma célula saudável no macrorganismo Terra.
Em 15:55 essa área poderia ser cercada e utilizar para criação de animais exemplo galinha orgânica, cabra. Já que é sombreada. A galinha deixa tudo limpinho embaixo das Árvores.
as galinhas matas as raízes alimentadores das arvores q estão na flor da terra. Galinha nao combina com floresta. São necessários piquetes rotativos pata evitar q ela destrua o solo ciscando.
Parabéns pelo trabalho e pelos vídeos bastante didáticos! Sei que não há regra, mas seria ótimo exemplos de desenho dos SAFs (espaçamentos e espécies) para diferentes aplicações. Estou investindo em cacau e madeiras e surge muitas dúvidas. Grato!
vcs tem quais finalidades com a suas agrofloresta são de pesquisa apenas ou vendem os produtos, seria bom um video comparando a viabilidade econômica de um sistema seu com um convencional
Nossas agroflorestas estão começando a produção agora, estamos focando muito em frutas. Plantamos hortaliças somente para pesquisa, principalmente para testar consórcios. Também estou focando muito este ano nessa questão econômica. As áreas a serem implantadas na próxima chuva, vamos focar nessa conta. O trigo por exemplo, vamos colher no final de agosto e calcular a produção equivalente por hectare. Tenho os custos dos insumos, isso poderemos mostrar já com o trigo.
@@cepeas2219 Prof. Fernando, tbm sou do cerrado, esse trigo que o senhor fala é o preto/sarraceno ou o comum(farinha de trigo)? Se for o preto poderia me indicar onde consigo?
Sempre muito didático! A chamada fala em animais. Mas não menção sobre eles nessa prática! Porque quando se fala em esterco como tipo de catalizador. Acho importante incluir os pequenos ruminantes que facilitam a lida nesse modelo de agricultura sintrópica!
Parabéns pelos conteúdos do canal. Estou tentando implementar um sistema agroflorestal em uma pequena área de meio hectare onde foi sempre um pasto. Defini algumas linhas e estou plantando bananeiras, eucalipto, frutiferas e algumas nativas, mas queria plantar entre as linhas hortaliças, e alternando com roças de mandioca, milho, abóboras. E nestes espaços entre alasinhas de árvores pretendo deixar sempre pra este fim, hora horta de legumes, hora mandioca, hora milho, feijão...É possível, qual seria o espaçamento entre linhas de árvores? Tenho medo de errar é acabar degradando a área como em um vídeo do canal onde mato indesejado tomou conta é foi preciso "resetar o sistema ". Se puder me ajudar fico grato.
Boa tarde! Td bem? Eu tenho uma dúvida que me deixa um pouco com medo 😅 Esse capim seco não vira esconderijo para cobras, escorpiões, aranhas, lacraias e qualquer espécie de bicho peçonhento? Pq morro de medo de fazer o que vc fez, enfiar as mãos lá no fundo sem ver nada, pisar sem estar devidamente protegido…
Você pode me ajudar com uma dúvida, qual seria a melhor época para poda drástica de frutíferas no Amazonas que só tem duas estações no ano (Verão e inverno) ? @@cepeas2219
É muito fácil manter agricultura sustentável no serrado ou em áreas de serras onde tem água abundantemente, gostaria de ver se alguém consegue fazer no semi árido nordestino.
Água se planta. Ernst juntamente com Henrique Souza fizeram um trabalho magnífico na caatinga. Isso tem mais de 10 anos. Onde os agricultores colhiam 800 kg de mamona em monocultura, um dos agricultores colheu 2100 kg de mamona, 400 kg de feijão, 50 k de gergelim, e ainda tinha as frutas, palma forrageira etc. Em breve vamos colocar imagens desse trabalho em nosso site.
Boa tarde, eu sei da importância da biomassa na proteção e nutrição das plantas, mas fico muito preocupada no momento do manejo e colheita encontrar com cobras, o que posso fazer além de usar EPI.
Oi Poliana, trabalho assim há 27 anos, já me encontrei com várias serpentes e aranhas, mas sempre foram encontros amorosos. Somente com a prática começamos a perceber que as serpentes não estão a nossa espera para nos morder, um ponto importante é estarmos presentes no agora, isso evita acidentes com ferramentas afiadas e evita de machucarmos os animais que estão ao nosso redor.
São 25 minutos que demorei mais de 1 hora pra terminar de assistir. Voltava as falas do Fernando várias vezes pra "digerir" tanta informação!! E esse conteúdo é de graça! Mas devemos contribuir com a quantia que pudermos, pra retribuir e fomentar esse trabalho tão importante. Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada! Obrigado, Fernando, obrigado Cepeas, obrigado Ernst!!
Informação de qualidade...
Essa forma se baseia na agricultura de processos Sintrópica de Ernest Götsch, pesquisador que vive no sul da Bahia, vida dedicada a essa forma de plantar... pesquisem!
@@mangostaorei7081 Acho que vc não leu o comentário até o final e se quer viu o vídeo até o final. Ambos citam o nome do Ernst.
@@mangostaorei7081 Fernando é pupilo de Ernest, geralmente cita o mestre.
Esse cara é um Grande Missionário também! Que missão linda! Parabéns! São 25 minutos com 20 anos de conhecimentos! Muito obrigado!
Esse canal vem sendo minha escola dos últimos meses. Muito agradecido pelo conteúdo.
Estou maravilhado com essa interação do homem com a natureza, um verdadeiro trabalho coordenado! Admirável a maneira como são claros os resultados, a natureza sempre faz muito bem a sua parte, basta o homem saber como trabalhar como uma equipe! Parabéns a todos da equipe CEPEAS, muito obrigado por partilhar esses conhecimentos! GRATIDÃO
Agricultura nerd demais 🤤
Agricultura 4D eu diria
Agricultura no tempo e no espaço
Obrigado pelo conteúdo CEPEAS❤
Já se lembrou de apoiar o trabalho do Fernando e da equipe do CEPEAS?
O trabalho de pesquisa, precisa ser apoiado! O conteúdo apresentado pelo CEPEAS, é mais esclarecedor do que o de muitos cursos fechados por aí... vamos contribuir, com ao menos 5 Reais por vídeo lançado, galera? O link para doação, está na descrição do vídeo. O link para o site, aqui abaixo: www.cepeas.org
Acabei de fazer minha doação, todos que de alguma forma se beneficiam do conteúdo deveriam fazer o mesmo. O conteúdo gerado é riquíssimo e deve ser valorizado.
Como leigo eu perco um pouco das explicações mas tudo é recompensado pela paixão que o Fernando tem pela agricultura sintrópica. Nota 10!!!!
Agora sim foi bem esclarecedor a prática x planejamento. Obrigado!
Gostei muito a criança explorando durante o vídeo. Bem feito
Esse canal é brabo. Estou no serrado mineiro. Pouca água. Terra dura, mas já tendo resultado com 4 meses. Mesmo durante a seca. Consegui fazer muitas mudas de banana, mamão, pitaia, agora início da chuva vou inserir as sementes pra ter um adensamento maior
O canal do CEPEAS é melhor que um monte de curso pago!
assisti tantas vezes e só agora fui perceber o neném se embranhando no mato em 17:06
Deus abençoe sua vida,der a vc o q não podemos dar..
Fernando, em primeiro lugar, os meus agradecimentos! Tanto pelo seu trabalho de décadas aí no Serrado, quanto pelos seus ensinamentos!
Estou mergulhado de cabeça nas podas aqui! Já a noite, guardo uma horinha para estudar. Tenho visto bastante material (por recomendação sua) da doutora Elaine Ingham, onde ela fala que na poda ou roçada, as plantas lançam uma "bomba" de exudatos para as raízes, e que assim, alimentam a microbiota terrestre, que alimenta as plantas de volta.
Estive pensando sobre a questão que você comentou anteriormente, sobre a inoculação de micro-organismos:
Seria interessante fazer uma aplicação de micro-organismos, em seguida fazer a poda?
Primeiramente gratidão pelo excelente trabalho 👏🤝, 17:38 minutos você fez um exemplo de 12m de distância de emergente pra emergente. Poderia fazer um vídeo com exemplo em metragem dos extratos? Muito obrigado 🤜🤛
21:02 Insumos são catalizadores das reações do que propriamente um adubo.
Muito bôa explicação.Me deleito com tanta informações valiosas com ouro.
Um espetáculo, parabéns!!! Uma dúvida é como lidar com cobras escondidas nas linhas
Boa noite, ótima informação sobre agrofloresta, parabéns, um forte abraço.
Minha Palavra para descrever esse conteúdo é Gratidão 🙏🙏🙏🙏. O meu desejo e que Deus multiplique benção na sua vida, estou aprendendo muito com o seu aprendizado e Deus a de retribuir em dobro a vc.obrigada
Fantástico o laboratório do CEPEAS. O sistema é muito versátil, tal qual as inúmeras formações florestais que ocorrem naturalmente. Um grande desafio ir aprendendo e evoluindo junto com o desenvolvimento do sistema. Obrigado pela aula.
A melhor aula que assisti sobre o tema. Me inscrevendo e fuçando conteúdos do canal. Parabéns pelo trabalho
Muito obrigado pelas valiosas informações, Fernando! No meu quintal, aquí na Colômbia, já estou começando entrar em Sintropia. Também comprei o livro "Agricultura Sintrópica Segundo Ernst Götsch, que é uma verdadeira joia, para a riqueza no conhecimento do nosso querido planeta.
"A proposta determina o designer" Bota fé? 👏👏👏
Muito obrigada!!!! Greetings form the Netherlands
Cheguei agora no canal, mas como Biólogo sou obrigado a dar meus parabéns e reconhecer sua sabedoria e sensibilidade no trato vegetal.
É tão interessante e envolvente que vemos e revemos várias vezes, obrigado amigo pela dedicação e esforço com que pesquisa e passa seu conhecimento
Uma aula sobre esse assunto maravilhoso 👏👏👏
Realmente, para mim que estou aprendendo ainda, precisei voltar o video varias vezes também. Riquíssima explicação
Muito grato por compartilhar tanto conhecimento otimizado! Simplesmente fantástico
Vídeo com aprendizado valiosíssimo
Te que tomar nota de tudo, muito importante
Fantástico trabalho, é sem dúvida, uma fonte de inspiração, Parabéns!
Parabens, adorei o video. Te deixo meu like.
Muito boa sua explicação. Parabéns pelo seu trabalho. Todo produtor precisa aprender a cuidar da natureza . Com urgência !Nosso planeta pede socorro.
Fantástico o trabalho de vocês !!
Fernando, quando fala em ralear é: Como a quantia de sementes recomendada deve ser um pouco além do número de plantas que se pretende obter por unidade de área, no final do ciclo da cultura, pode haver necessidade de desbastar ou ralear, operação essa que consiste em arrancar algumas plantas para ajustar o número de plantas recomendado por metro de sulco. Essa operação de desbaste deve obedecer a certo critério no que diz respeito à época ou tamanho da planta. Pelos ensaios realizados no Instituto Agronômico de Campinas, em relação à época de desbaste, quando houver necessidade, os resultados indicam o melhor momento é que ocorra aos trinta dias após o plantio. Em terrenos muito férteis e quando as condições de umidade e calor são francamente favoráveis, talvez haja vantagem em antecipar um pouco a época do desbaste, pelo fato do crescimento das plantas ser mais rápido. ?
Bom dia Fernando, o senhor é uma pessoa maravilhosa. Muito obrigado pelo imenso conhecimento compartilhado conosco. É um prazer assistir as suas aulas! Forte abraço
Boa tarde!
Maravilhosos ensinamentos que vcs nos passam, parabéns!
Se possível gostaria de orientações d vcs a respeito . de um plantio de mudas de cacau ,que pretendo plantar em uma área arbórea!
Agradeço!
Muito bom top demais parabéns pela dica
Fantástica aula! Agradeço muitíssimo!
Ótimo vídeo/conteúdo! Parabéns. Eu consegui ter uma idéia para meu projeto de Frutíferas... Abraço
Parabéns pelo trabalho.. esclareceu mais a ocupação dos estratos, eu estava com dúvidas até então...
Muito obrigada. Fantástico !
Prueba con la leguminosa GREVILLEA, árbol nativo de Australia que están empleando con mucho éxito en África (RUclips).
Hay un cereal asiático poco conocido, el Coix Lacryma Jobi, de clima tropical... Y está el Teff, pequeño grano nativo de Etiopía, muy adaptable a diversos medios y condiciones...
Thank you for all the amazing work you're doing Fernando, and for sharing your lessons and insights!
Muito bom
Muito bom mesmo 👍👍👍
Ernst é brabo demais, vocês estão de parabens a todos
Show!
Excelente!!
Muito obrigado pelo vídeo, estou começando um sistema agroflorestal e este vídeo e muito bem explicado, tirou muitas das minhas dúvidas sobro o que plantar, sobre o sombreamento que preciso para o meu cultivo. Conquistou um novo escrito. Forte abraço a toda equipe ✌🏻
Boa tarde amigo ,eu pretendo fazer um pomar..
Buenos días, una pregunta, ¿en que dirección se debe orientar la implantación de la agroforesta sintropica en relación al sol?. ¿Se plantan los árboles y plantas perpendicular a la trayectoria del sol o en paralelo a la trayectoria del sol?, ¿hay otra opción mejor que las anteriores?. Estamos en Sudamérica. Muchas gracias por su atención a mi duda.
Exelente! Mas essa pilha de mato nao preocupa? Tipo se tornar esconderijo de cobras ou escorpiões?
Parabéns, mega trabalho, estamos acompanhando com muito carinho..
Cada vez melhor!
Que aula maravilhosa!
Muito bom! Importante é sempre tentar ocupar todos os estratos, seguindo suas proporções, o tempo todo, em todos os estágios da sucessão.
Caramba SUPER AULA!
Muito bom Fernando
Agradecido
Será que esse sistema daria certo pro clima do Norte baiano? onde o cultivo principal é de feijão e milho. Qual seria a planta emergente para esses grãos?
Parabéns ótima explicação, obrigado.
Quero muito fazer no terreno do meu pai em capistrano ceará perto de Aratuba ceará.guando tiver tempo .ou mim aposentar .se Deus quiser.guando tiver uma folga e dinheiro.kkkkk
Parabéns pela excelente explicação tenho aprendido muito com esse canal ☺️👏👏👏
LEGAL !
Valeu!
A pergunta é : Isso seria economicamente rentável para um agricultura extensiva de uma multinacional ? Esse sistema obriga a multinacional a contratar profissionais qualificados, conhecer a planta principal de colheita e não facilita a utilização de máquinas no processo. Sinceramente me pergunto quanto a praticidade do sistema abordado.
Temos tecnologia para fazer muitas coisas mecanizadas que não fazemos hoje, um dos motivos é porque ainda é possível se comprar adubo químico, mas será que não temos que pensar 50 anos na frente, pois a forma de agricultura convencional hoje não é viável a longo prazo. Outro motivo é que nossa agricultura de forma geral não respeita o macrorganismo Terra. A partir do ponto que começarmos a aplicar uma tecnologia biófila, amiga da vida, tudo vai ser diferente, vamos descobrir que tudo está conectado e é interdependente, que se abandonarmos os pesticidas e adubos químicos, vamos descobrir que a vida estava esperando por esse momento para nos auxiliar a produzir nosso alimento e sermos uma célula saudável no macrorganismo Terra.
Excelente explanação, parabéns!
Queria saber o que é estrato alto e baixo...emergêntes,etc....
Ótimo vídeo, como sempre
Em 15:55 essa área poderia ser cercada e utilizar para criação de animais exemplo galinha orgânica, cabra. Já que é sombreada. A galinha deixa tudo limpinho embaixo das Árvores.
as galinhas matas as raízes alimentadores das arvores q estão na flor da terra. Galinha nao combina com floresta. São necessários piquetes rotativos pata evitar q ela destrua o solo ciscando.
Boa fernando!!! Muito bom ver a evolução do trabalho! Parabens!
Excelente aula!!!!
Muito bom! Parabéns por esse e todos os outro vídeos! Sucesso hoje e sempre!
excelente professor !!!
Parabéns pelo trabalho e pelos vídeos bastante didáticos! Sei que não há regra, mas seria ótimo exemplos de desenho dos SAFs (espaçamentos e espécies) para diferentes aplicações. Estou investindo em cacau e madeiras e surge muitas dúvidas.
Grato!
Sim, vamos mais na frente colocar alguns exemplos, assim as pessoas conseguem entender a lógica mais facilmente.
Gratidão 🙏
Como seria então o plantio para noz pecan como carro chefe?
muito bom!
Show!! Grato!!
Grato pelas informações :O)
vcs tem quais finalidades com a suas agrofloresta são de pesquisa apenas ou vendem os produtos, seria bom um video comparando a viabilidade econômica de um sistema seu com um convencional
Nossas agroflorestas estão começando a produção agora, estamos focando muito em frutas. Plantamos hortaliças somente para pesquisa, principalmente para testar consórcios. Também estou focando muito este ano nessa questão econômica. As áreas a serem implantadas na próxima chuva, vamos focar nessa conta. O trigo por exemplo, vamos colher no final de agosto e calcular a produção equivalente por hectare. Tenho os custos dos insumos, isso poderemos mostrar já com o trigo.
@@cepeas2219 muito bom, essa parte da viabilidade econômica é barreira para muitos adotarem este método por falta de informações a respeito
O povo quer dinheiro Fernando recuperar a terra nada kkkkk
@@felipeeumacamera acho entendeu mal meu posicionamento amigo , estude um pouco
@@cepeas2219 Prof. Fernando, tbm sou do cerrado, esse trigo que o senhor fala é o preto/sarraceno ou o comum(farinha de trigo)? Se for o preto poderia me indicar onde consigo?
Sempre muito didático!
A chamada fala em animais. Mas não menção sobre eles nessa prática!
Porque quando se fala em esterco como tipo de catalizador. Acho importante incluir os pequenos ruminantes que facilitam a lida nesse modelo de agricultura sintrópica!
na parte 2 vamos abordar sobre animais.
Mt bacana teu trabalho.
Cepeas é fundamental!!! Obrigado!!!
Parabéns pelos conteúdos do canal. Estou tentando implementar um sistema agroflorestal em uma pequena área de meio hectare onde foi sempre um pasto. Defini algumas linhas e estou plantando bananeiras, eucalipto, frutiferas e algumas nativas, mas queria plantar entre as linhas hortaliças, e alternando com roças de mandioca, milho, abóboras. E nestes espaços entre alasinhas de árvores pretendo deixar sempre pra este fim, hora horta de legumes, hora mandioca, hora milho, feijão...É possível, qual seria o espaçamento entre linhas de árvores? Tenho medo de errar é acabar degradando a área como em um vídeo do canal onde mato indesejado tomou conta é foi preciso "resetar o sistema ". Se puder me ajudar fico grato.
Obrigado Fernando
Vídeo muito bom amigo. Posso plantar amendoim e feijão comprado no supermercado dentro da minha agricultura sintrópica?
Boa Fernando!!! Muito obrigado por mais ess vídeo :)
Onde encontro explicações para calcular o percentual dos extratos .
Boa tarde! Td bem? Eu tenho uma dúvida que me deixa um pouco com medo 😅
Esse capim seco não vira esconderijo para cobras, escorpiões, aranhas, lacraias e qualquer espécie de bicho peçonhento? Pq morro de medo de fazer o que vc fez, enfiar as mãos lá no fundo sem ver nada, pisar sem estar devidamente protegido…
voce pode usar luva, mas nunca fui picado por animais peçonhentos.
Mamão e banana são qual estrato?
Tenho uma forma de reflorestamento, em que, quanto mais tempo e esses 4 tipos de árvores iniciais, fica milionário em 10 anos
tenho uma pergunta. A linha é feita no sentido de leste à oeste ou de norte a sul? ou o sentido do sol não interfere?
Existe curso presencial de vcs? Onde consulto os cursos?
👏👏🌱🌿🌱🌿🌱🌿
Bom dia! Quando iniciará o curso dos biomas???
Gostaria q fizesse um vídeo sobre a coleta e aquisição de sementes.
Estamos chegando próximo da época de colheita de sementes em nossa região, vamos fazer.
Você pode me ajudar com uma dúvida, qual seria a melhor época para poda drástica de frutíferas no Amazonas que só tem duas estações no ano (Verão e inverno) ? @@cepeas2219
Nada mais didático que seus ensinamentos, pois partem de experimentações . O livro impresso da segunda edição já está à venda ?
em breve estamos trabalhando nele
É muito fácil manter agricultura sustentável no serrado ou em áreas de serras onde tem água abundantemente, gostaria de ver se alguém consegue fazer no semi árido nordestino.
Água se planta. Ernst juntamente com Henrique Souza fizeram um trabalho magnífico na caatinga. Isso tem mais de 10 anos. Onde os agricultores colhiam 800 kg de mamona em monocultura, um dos agricultores colheu 2100 kg de mamona, 400 kg de feijão, 50 k de gergelim, e ainda tinha as frutas, palma forrageira etc. Em breve vamos colocar imagens desse trabalho em nosso site.
Boa tarde, eu sei da importância da biomassa na proteção e nutrição das plantas, mas fico muito preocupada no momento do manejo e colheita encontrar com cobras, o que posso fazer além de usar EPI.
Oi Poliana, trabalho assim há 27 anos, já me encontrei com várias serpentes e aranhas, mas sempre foram encontros amorosos. Somente com a prática começamos a perceber que as serpentes não estão a nossa espera para nos morder, um ponto importante é estarmos presentes no agora, isso evita acidentes com ferramentas afiadas e evita de machucarmos os animais que estão ao nosso redor.