Estava numa depressão severa e pensando em autoexterminio e deixar minha filha de 9 anos. Sou mãe solo, sem ninguém na cidade. Minha filha só tem eu, sem avós, tios, parentes... Esse vídeo me salvou porque como o pai dessa moça, quando tenho crises eu falo exatamente isso: "o que será dela".
Sabe, eu sempre penso que por pior que seja o sofrimento, nós precisamos buscar forças pra se manter de pé. A vida é muito mais que qualquer coisa ruim que possa nos acontecer. Eu não faço ideia de como é criar uma criança sem o pai e sem nenhuma rede de apoio, mas eu sei que se isso acontecesse com você, a sua filha seria uma pessoa traumatizada e infeliz pelo resto da vida, porque o exemplo que ela teria, é que mediante o sofrimento/angústia, a solução está em tirar a vida. Eu acho que existem muitas possibilidades de ressignificar a angústia e continuar nossa jornada. A vida é um privilégio que nossos pais nos deram, mesmo sendo muito difícil em vários momentos, existem pessoas que lutam muito por 1seg a mais de fôlego. Acho que é importante persistir e buscar ressignificar cada momento da nossa existência. Seja feliz, fique em paz e busque o melhor pra vocês sempre!
Eu quando era criança só tinha minha mãe, igual sua filhinha. Minha mãe era boia fria, bem sofrida. Hoje tenho 39 anos, sou casada tenho um filho e sou grata por minha mãe não ter desistido de nós duas. Hoje meu filho é a alegria da minha mãe. Ela venceu na vida e tem eu ao lado dela para tudo. E eu tenho ela para tudo. Confio em você, sei que você vai dar conta. Deus esteja com você.
A depressão não vem apenas na forma de choro, tristeza, melancolia. Quando vem assim "é bom." Para as pessoas no entorno é um alerta. Entretanto, eu mesma conheço pessoas q aparentavam alegria, estavam sempre sorrindo e brincando na presença de outras. Um amigo de anos, professor, bem humorado, querido pelas pessoas, contava piadas. Nunca vi tristeza naquele amigo. E para surpresa de todos que o conheciam tirou a própria vida . E os comentários a pergunta: era a última pessoa que se esperava essa atitude. Provavelmente não deixava transparecer seu sofrimento, sua angústia e tristeza. Sofria calado, guardava para si. É um alerta pra que observemos mais as pessoas da nossa família, nossos amigos.
Entendo sua dor, pois perdi minha mãe pro suicidio. Nunca imaginei que passaria por um luto assim, este ano já vai fazer 2 anos do ocorrido. Não tem 1 dia que eu não lembre da minha mãezinha...
Ela resumiu tudo, "o problema do depressivo é a mente negativa q faz com q a pessoa não consiga chegar lá"...seja p procurar tratamento...dar continuidade ao tratamento...ou reagir ao tratamento... Ninguém fica depressivo pq quer, por falta de vergonha na cara.
"Se cada noite é nova sombra, cada dia é nova luz". Obrigada Cibele, por ter colaborado para adicionar esperança à vida de tantas pessoas que você nem conhece! Que seu processo de cura siga com mais força! Abraços!
Eu penso nisso todos os dias. Não ter uma família própria (meu marido e filhos), não ter me formado em nada ainda, não ter amigos que estejam por perto, não estar ocupada trabalhando... só queria uma forma indolor de partir. A vida vai continuar com ou sem nós. Não importa. Nós somos insignificantes no grande esquema das coisas da vida.
O vazio que existe nas conquistas impostas pela sociedade é real. Mas não necessariamente é um protocolo q ser seguido. A vida é linda, por mais que exista dificuldades. Poder acordar, ver o dia, o movimento começando, sentir cheiros, sensações, gosto da comida que nos traz memórias... isso são os pequenos prazeres que a vida nos proporciona. Não ter sua família formada, não ter ensino superior, nada disso te faz menos que ninguém. A vida é uma jornada e nós estamos nela pra construir uma história com diferentes roteiros. Nós somos insignificantes para as pessoas erradas, e acredite, elas não fazem falta. Existe vida aí pra ser vivida, até o fim da nossa jornada, existe muita coisa pra entrar no nosso roteiro. Pessoas, novos gostos, novos prazeres, novos empregos... a gente tá sempre se redescobrindo e essa é a melhor parte de estar vivo. Não sei o nível do seu sofrimento, mas acredite, acabar com tudo não seria a melhor solução. Há muitas formas de ressignificar nossa vida, tem um mundo de oportunidades pra cada pessoa que respira. Seja forte!
Ah num outro podcast alguns comentários pediam pra vcs não falarem durante a contação do caso pela pessoa. Eu discordei. Essa história mesmo seus comentários são muito pertinentes, traz informações sobre essa doença.
Meu pai se matou quando tinha 3 anos, cresci odiando ele, porque queria muito ter um pai. Mas hoje depois de 40 anos, vendo como era minha mãe, minhas tias(meus pais moravam em uma casa no quintal do meu avô). Falavam que ele era uma pessoa muito feliz e ninguém entendia como ele fez isso(tentou fazer com os 3 filhos também). Mas hoje eu vejo que não foi fácil pra ele, e até entendo ele um pouco. Vendo/escutando esse vídeo pensei porque não amá-lo. Sou depressiva, faço tratamento e já tentei me matar inúmeras vezes.
Fico pensando em quantas pessoas aparentemente felizes são na verdade, infelizes. Principalmente pra quem não tem vínculos com coisas, pessoas... Acho que a única coisa que faz alguém querer viver muito, é planejamento, sonhos, apego à pessoas. Mas tem gente que não tem isso, quando está associado a dificuldade extrema de conseguir viver dignamente no Brasil e a desvalorização profissional, acho difícil julgar quem faz isso. Não entendemos porque não estamos na pele da pessoa, é difícil se posicionar sobre.
Querida Cibele, desejo que você continue sendo Feliz porque você merece. Somos úteis e responsáveis na medida do para cada um de nós é possível. Fazemos tudo o que podemos. Quando tem amor, tem amor. Ele fez o que pôde. O melhor que ele pôde. E você também fez seu melhor. Naquela noite quando disse que ele era seu amor isso encheu o coração de Amor. Acredite. Bjs
Que relato amig@s. O foco com qlq doença mental ou pessoa que infelizmente passou por essa situação da entrevistada deve ser SEMPRE acolhimento e NUNCA julgamento.
Também perdi o meu pai para o su|cídi0. 😢 Automaticamente já começamos nos culpar, pq não percebemos... Aí as pessoas perguntam se ele não deu sinais, se reclamava, se ficava triste, o que será que ele pensava... 😭😭😭😭
Depressão e tudo o quê envolve a psique ... doenças terríveis que ainda são tão cheias de preconceitos. Só faz com q tudo piore. ainda falta muito espaço pra por DEUS dentro de nós 😢. 🙏🏼💔❤🕊🕊🕊🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Sei bem o que é isso, as pessoas são cruéis, perdi minha filha para o suicídio há 1ano, além da dor, da saudade, ainda tenho que lidar com comentários maldosos e irresponsáveis, mas Deus tem cuidado de mim, minha mente tá em paz, a culpa não me atinge, por mais que algumas pessoas queira me culpar.
Perdi um amigo para o suicídio. A depressão dele fez com que ele se autodestruísse, chegando a parar por situações que eram absurdas. Ele afundou em drogas, sex0, bebida, remédios controlados. O estopim foi o desemprego: ao ficar sem grana para pagar até o aluguel, ele se matou em casa, com remédios.
Lucas Galdini!!!! Sigo o canal de vocês…. E escuto sua voz e é para mim tão familiar… 🤔 De repente lembrei dos tantos vídeos que assisti, alguns repetidas vezes (até hoje assisto devido meu trabalho) e você, lá no Compare Baby sempre foi meu favorito pasta passar informações sobre os carrinhos de Bebê 😊
Muito bem colocado que as doenças mentais não sangram, por isso não são visíveis, gostaria de acrescentar que as doenças mentais também não são vistas em exames de imagens, nem exames de sangue, nem facilmente num exame físico, portanto são difíceis pra diagnósticar, além de cada pessoa ser diferente.
Olá, Acredito que não tem nada a ver com fé pois perdi minha esposa por suicídio e era uma pessoa muito espiritualizada. Realmente o problema é mais complexo do que a nossa vá interpretação possa intender
Cara, na real, uma história de suicídio nunca será uma história pra ser ouvida "lavando louças" como um mero assunto trivial, mas entendi a msg Dia 31 de março faz 25 que meu pai se matou, ele tinha 35 anos e eu 10 Ele me levou na escola de manhã, depois ele foi trabalhar, me mandou ir no trabalho dele, era de frente o mar, subimos no terraço, ele ficou olhando pro mar, descemos fomos embora, em casa ele conversou cmg por uns 30 minutos, levantou, sorriu pra mim, entrou no quarto e deu um tiro na cabeça. O suicídio é uma semente, ela é plantada na cabeça e vc sempre fica pensando, se vale a pena, se não vale, etc Ele perguntava quando eu tinha uns 5 anos de eu choraria se ele morresse etc Já tava plantada a semente. Eu quase me matei dia 23 de janeiro de 2023, se eu tivesse uma arma teria ido embora. Eu tô com essa semente plantada já há uns 4 anos é complicado isso. É muito complicado, mas que Deus me ajude e cuide de mim. De vez em quando eu sento na mesa da cozinha e fico pensando: " não é possível que eu vou acabar do mesmo jeito que meu pai, é brincadeira mesmo...a ideia já ficou "normal" pra mim e é triste isso. Já falei com minha mãe sobre isso...ela não demonstrou nenhum sentimento, nada. Complicado. Agora com o pé machucado quando fico muito tempo de pé ele incha, sem trabalhar, sem dinheiro sem nada... muito complicado.
@@Pst8974 Eu pensava isso sobre o suicídio, que era um ato de coragem. Mas depois de adulto eu percebi que não é, nenhum ato de coragem e nem de covardia, pra mim é IR EMBORA, ir embora... Não tá legal a vida, tenta aqui, tenta ali, tenta durante anos, nada muda, hora de ir embora, não é MORRER é DESCANSAR. Mas que Deus mude e faça milagres na vida de quem não aguenta mais existir. Pq acredite vc ou não, ninguém nasceu pra se matar, ninguém. Que Deus abençoe a vida de quem deseja ir embora.
Que depoimento pesado, sinto muito por vc!!!! Quanto a sua mãe, ela deve estar apavorada por isso não esboça reação, é a pior tragédia da vida dela toma forma mais uma vez!!!! Oro para que a sua dor nunca atinja o ápice como com seu papai!!!! Se precisar conversar me dá um toque aqui que eu te mando meu número, grande abraço!!!!!
Olá Cibele: seu pai tinha depressão muitos anos antes dos seus 10 anos, pois aí na foto do video analisando as expressões faciais dele é possível ver depressão...
Estava numa depressão severa e pensando em autoexterminio e deixar minha filha de 9 anos. Sou mãe solo, sem ninguém na cidade. Minha filha só tem eu, sem avós, tios, parentes... Esse vídeo me salvou porque como o pai dessa moça, quando tenho crises eu falo exatamente isso: "o que será dela".
@francinieisis9636 procure ajuda e faça terapia, tenho certeza que você vai ficar bem.🙌🏻🌹
Sabe, eu sempre penso que por pior que seja o sofrimento, nós precisamos buscar forças pra se manter de pé. A vida é muito mais que qualquer coisa ruim que possa nos acontecer. Eu não faço ideia de como é criar uma criança sem o pai e sem nenhuma rede de apoio, mas eu sei que se isso acontecesse com você, a sua filha seria uma pessoa traumatizada e infeliz pelo resto da vida, porque o exemplo que ela teria, é que mediante o sofrimento/angústia, a solução está em tirar a vida. Eu acho que existem muitas possibilidades de ressignificar a angústia e continuar nossa jornada. A vida é um privilégio que nossos pais nos deram, mesmo sendo muito difícil em vários momentos, existem pessoas que lutam muito por 1seg a mais de fôlego. Acho que é importante persistir e buscar ressignificar cada momento da nossa existência. Seja feliz, fique em paz e busque o melhor pra vocês sempre!
Procure ajuda! Há psicólogos que fazem atendimento social. Em que cidade você mora?
Eu quando era criança só tinha minha mãe, igual sua filhinha. Minha mãe era boia fria, bem sofrida. Hoje tenho 39 anos, sou casada tenho um filho e sou grata por minha mãe não ter desistido de nós duas. Hoje meu filho é a alegria da minha mãe. Ela venceu na vida e tem eu ao lado dela para tudo. E eu tenho ela para tudo. Confio em você, sei que você vai dar conta. Deus esteja com você.
Marca uma consulta com clínico geral na rede pública mesmo e pede um encaminhamento para um psicólogo. ❤
A depressão não vem apenas na forma de choro, tristeza, melancolia. Quando vem assim "é bom." Para as pessoas no entorno é um alerta.
Entretanto, eu mesma conheço pessoas q aparentavam alegria, estavam sempre sorrindo e brincando na presença de outras.
Um amigo de anos, professor, bem humorado, querido pelas pessoas, contava piadas. Nunca vi tristeza naquele amigo.
E para surpresa de todos que o conheciam tirou a própria vida .
E os comentários a pergunta: era a última pessoa que se esperava essa atitude.
Provavelmente não deixava transparecer seu sofrimento, sua angústia e tristeza. Sofria calado, guardava para si.
É um alerta pra que observemos mais as pessoas da nossa família, nossos amigos.
Exato! Precisamos cuidar mais uns dos outros... Acolher mais, julgar menos, sempre! 💙
Me lembra o caso do Fausto Fanti, humorista do Hermes e Renato.
Muito triste a maldade das pessoas, ao invés de acolher, preferem apontar e julgar! 😢
Precisamos de mais acolhimento no mundo! 🥺 🧡
Entendo sua dor, pois perdi minha mãe pro suicidio. Nunca imaginei que passaria por um luto assim, este ano já vai fazer 2 anos do ocorrido. Não tem 1 dia que eu não lembre da minha mãezinha...
Eu também passei pelo mesmo com a minha em 2019. Sinta-se abraçada! Se quiser conversar estou aqui.
Sinta o nosso abraço carinhoso, Aline ❤️ Sentimos muito pela sua perda!
@@thealinnedefreitas Sinta-se abraçada por nós também, Aline! ❤
Ela resumiu tudo, "o problema do depressivo é a mente negativa q faz com q a pessoa não consiga chegar lá"...seja p procurar tratamento...dar continuidade ao tratamento...ou reagir ao tratamento... Ninguém fica depressivo pq quer, por falta de vergonha na cara.
Depressão é doença e ninguém fica depressivo por escolha própria 🥺
As pessoas julgam sem saber e acabam prejudicando mais ainda.
Por um mundo com menos julgamento...
A depressão é o câncer da alma. É uma doença dilacerante. Que a Cibele e a família dela se sintam mto abraçadas. ❤️
"Se cada noite é nova sombra, cada dia é nova luz". Obrigada Cibele, por ter colaborado para adicionar esperança à vida de tantas pessoas que você nem conhece! Que seu processo de cura siga com mais força! Abraços!
💙
Eu penso nisso todos os dias. Não ter uma família própria (meu marido e filhos), não ter me formado em nada ainda, não ter amigos que estejam por perto, não estar ocupada trabalhando... só queria uma forma indolor de partir. A vida vai continuar com ou sem nós. Não importa. Nós somos insignificantes no grande esquema das coisas da vida.
Ishtar voce é importante, pode ter certeza, disque 188 e converse com alguém.
O vazio que existe nas conquistas impostas pela sociedade é real. Mas não necessariamente é um protocolo q ser seguido. A vida é linda, por mais que exista dificuldades. Poder acordar, ver o dia, o movimento começando, sentir cheiros, sensações, gosto da comida que nos traz memórias... isso são os pequenos prazeres que a vida nos proporciona. Não ter sua família formada, não ter ensino superior, nada disso te faz menos que ninguém. A vida é uma jornada e nós estamos nela pra construir uma história com diferentes roteiros. Nós somos insignificantes para as pessoas erradas, e acredite, elas não fazem falta. Existe vida aí pra ser vivida, até o fim da nossa jornada, existe muita coisa pra entrar no nosso roteiro. Pessoas, novos gostos, novos prazeres, novos empregos... a gente tá sempre se redescobrindo e essa é a melhor parte de estar vivo. Não sei o nível do seu sofrimento, mas acredite, acabar com tudo não seria a melhor solução. Há muitas formas de ressignificar nossa vida, tem um mundo de oportunidades pra cada pessoa que respira. Seja forte!
Ah num outro podcast alguns comentários pediam pra vcs não falarem durante a contação do caso pela pessoa. Eu discordei.
Essa história mesmo seus comentários são muito pertinentes, traz informações sobre essa doença.
Obrigado pelo apoio! Informação é essencial, especialmente nesse tipo de assunto. 💙
Cibele sinto muito pela sua dor.
Sinta-se Abraçada por todos nós.❤
A depressão mata. Busque Ajuda!!!
Meu pai se matou quando tinha 3 anos, cresci odiando ele, porque queria muito ter um pai.
Mas hoje depois de 40 anos, vendo como era minha mãe, minhas tias(meus pais moravam em uma casa no quintal do meu avô).
Falavam que ele era uma pessoa muito feliz e ninguém entendia como ele fez isso(tentou fazer com os 3 filhos também).
Mas hoje eu vejo que não foi fácil pra ele, e até entendo ele um pouco. Vendo/escutando esse vídeo pensei porque não amá-lo.
Sou depressiva, faço tratamento e já tentei me matar inúmeras vezes.
Busque ajuda em Cristo.
Fico pensando em quantas pessoas aparentemente felizes são na verdade, infelizes. Principalmente pra quem não tem vínculos com coisas, pessoas... Acho que a única coisa que faz alguém querer viver muito, é planejamento, sonhos, apego à pessoas. Mas tem gente que não tem isso, quando está associado a dificuldade extrema de conseguir viver dignamente no Brasil e a desvalorização profissional, acho difícil julgar quem faz isso. Não entendemos porque não estamos na pele da pessoa, é difícil se posicionar sobre.
É verdade! Não podemos julgar as outras pessoas porque nunca saberemos o que é viver na pele delas...
Obrigada
Muito sensato seu comentário.
Querida Cibele, desejo que você continue sendo Feliz porque você merece. Somos úteis e responsáveis na medida do para cada um de nós é possível. Fazemos tudo o que podemos. Quando tem amor, tem amor. Ele fez o que pôde. O melhor que ele pôde. E você também fez seu melhor. Naquela noite quando disse que ele era seu amor isso encheu o coração de Amor. Acredite. Bjs
Que comentário sensível e necessário! Obrigado, Simone! 💙
@@historiasdeterapia Obrigada. Parabéns pelo lindo e tão necessário trabalho de vocês. Abraços💞
Que relato amig@s. O foco com qlq doença mental ou pessoa que infelizmente passou por essa situação da entrevistada deve ser SEMPRE acolhimento e NUNCA julgamento.
Acolher sempre! ❤️
Te entendo Cibele, te entendo totalmente
Também perdi o meu pai para o su|cídi0. 😢 Automaticamente já começamos nos culpar, pq não percebemos... Aí as pessoas perguntam se ele não deu sinais, se reclamava, se ficava triste, o que será que ele pensava... 😭😭😭😭
Depressão e tudo o quê envolve a psique ... doenças terríveis que ainda são tão cheias de preconceitos. Só faz com q tudo piore. ainda falta muito espaço pra por DEUS dentro de nós 😢. 🙏🏼💔❤🕊🕊🕊🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Tambem perdi meu pai para a depressao, infelizmente nossa ajuda nao foi suficiente. O luto é muito triste, a saudade so aumenta a cada dia 😢
Obrigada por compartilhar sua história. Dizem que todo mundo pensa ao menos uma vez ns vida em suicídio. Seu relato nos traz muitas reflexoes....
Sei bem o que é isso, as pessoas são cruéis, perdi minha filha para o suicídio há 1ano, além da dor, da saudade, ainda tenho que lidar com comentários maldosos e irresponsáveis, mas Deus tem cuidado de mim, minha mente tá em paz, a culpa não me atinge, por mais que algumas pessoas queira me culpar.
Sinto muito. Que Deus te abençoe e dê força pra superar essa dor🙏🏾
Sim elas querem nos culpar para termos o mesmo fim e o orgulho deles confirmarem que eles estavam certos.
Perdi um amigo para o suicídio. A depressão dele fez com que ele se autodestruísse, chegando a parar por situações que eram absurdas. Ele afundou em drogas, sex0, bebida, remédios controlados. O estopim foi o desemprego: ao ficar sem grana para pagar até o aluguel, ele se matou em casa, com remédios.
Um abraço para a Cibele.
Quando estamos assim, colocam a culpa somente em nós, depressivos e ansiosos.
Eu penso todos os dias 😢
Cê louco 😢
Que triste
Lucas Galdini!!!! Sigo o canal de vocês…. E escuto sua voz e é para mim tão familiar… 🤔 De repente lembrei dos tantos vídeos que assisti, alguns repetidas vezes (até hoje assisto devido meu trabalho) e você, lá no Compare Baby sempre foi meu favorito pasta passar informações sobre os carrinhos de Bebê 😊
Muito bem colocado que as doenças mentais não sangram, por isso não são visíveis, gostaria de acrescentar que as doenças mentais também não são vistas em exames de imagens, nem exames de sangue, nem facilmente num exame físico, portanto são difíceis pra diagnósticar, além de cada pessoa ser diferente.
Exato! Mas apesar de não serem visíveis, são tão sérias quanto outras doenças. Precisamos falar sobre isso!
Olá, Acredito que não tem nada a ver com fé pois perdi minha esposa por suicídio e era uma pessoa muito espiritualizada. Realmente o problema é mais complexo do que a nossa vá interpretação possa intender
Prefiro que mostrem as imagens mesmo
Cara, na real, uma história de suicídio nunca será uma história pra ser ouvida "lavando louças" como um mero assunto trivial, mas entendi a msg
Dia 31 de março faz 25 que meu pai se matou, ele tinha 35 anos e eu 10
Ele me levou na escola de manhã, depois ele foi trabalhar, me mandou ir no trabalho dele, era de frente o mar, subimos no terraço, ele ficou olhando pro mar, descemos fomos embora, em casa ele conversou cmg por uns 30 minutos, levantou, sorriu pra mim, entrou no quarto e deu um tiro na cabeça.
O suicídio é uma semente, ela é plantada na cabeça e vc sempre fica pensando, se vale a pena, se não vale, etc
Ele perguntava quando eu tinha uns 5 anos de eu choraria se ele morresse etc
Já tava plantada a semente.
Eu quase me matei dia 23 de janeiro de 2023, se eu tivesse uma arma teria ido embora.
Eu tô com essa semente plantada já há uns 4 anos é complicado isso.
É muito complicado, mas que Deus me ajude e cuide de mim.
De vez em quando eu sento na mesa da cozinha e fico pensando: " não é possível que eu vou acabar do mesmo jeito que meu pai, é brincadeira mesmo...a ideia já ficou "normal" pra mim e é triste isso.
Já falei com minha mãe sobre isso...ela não demonstrou nenhum sentimento, nada.
Complicado.
Agora com o pé machucado quando fico muito tempo de pé ele incha, sem trabalhar, sem dinheiro sem nada... muito complicado.
Seu pai foi um homem de coragem
@@Pst8974 Eu pensava isso sobre o suicídio, que era um ato de coragem. Mas depois de adulto eu percebi que não é, nenhum ato de coragem e nem de covardia, pra mim é IR EMBORA, ir embora...
Não tá legal a vida, tenta aqui, tenta ali, tenta durante anos, nada muda, hora de ir embora, não é MORRER é DESCANSAR.
Mas que Deus mude e faça milagres na vida de quem não aguenta mais existir.
Pq acredite vc ou não, ninguém nasceu pra se matar, ninguém.
Que Deus abençoe a vida de quem deseja ir embora.
Que depoimento pesado, sinto muito por vc!!!! Quanto a sua mãe, ela deve estar apavorada por isso não esboça reação, é a pior tragédia da vida dela toma forma mais uma vez!!!! Oro para que a sua dor nunca atinja o ápice como com seu papai!!!!
Se precisar conversar me dá um toque aqui que eu te mando meu número, grande abraço!!!!!
@@ClaudiaBrittoEmJesus Obrigado pela boa intenção 🙌🏻✌🏻
@@ClaudiaBrittoEmJesus Oi, tudo bem.
Mande seu número, eu topo conversar
Meu Deus a gente tem vontade de ouvir,mas eles falam de mais 🤨 muito triste
Olá Cibele: seu pai tinha depressão muitos anos antes dos seus 10 anos, pois aí na foto do video analisando as expressões faciais dele é possível ver depressão...
Não gostei desse formato. Sem imagens, e com vcs falando muito