é possivel, mas a mídia vai bater todos os dias na reestatização e no fim, pode restar infrutífero. A Bolivia qdo estatizou o gás em 2006, a mídia aqui falava mal todos os dias do Evo, e que o Lula foi um frouxo, etc etc
@@jadedias6957é muito difícil, , no caso mesmo da Eletrobras o que pode ser feito é entrar no STF e tirar duas cláusulas que pode fazer o estado ter maioria novamente, mas ela já era economia mista
Até tem, mas só com mta pressão popular, pq o grande empresariado consegue influenciar mt mais o Estado do q eu e vc. Ou seja, o Estado, no capitalismo, serve pra atender aos interesses de latifundiário, banqueiro, multinacional, etc
Recomendo a todos. Vou obrigar meus filhos a assistirem esse documentário. Vou preparar primeiro o assunto para tornar mais fácil a eles. Nós - pais - temos por obrigação combater os sofismas inseridos na cabeça das crianças, arrancar essa ideia do agronegócio como profícuo, como messiânico ao Brasil. O neo-liberalismo é um monstro que tem que ser combatido com conhecimento. Não podemos permitir que a vingança da inumana economia prevaleça sobre a humana política. Assistam.
Tô vendo a galera aí esculhambando o fato de que ela disse obrigar: amores, e nós, não fomos obrigados esse tempo todo pelos nossos pais a engolir essas fábulas que muitos acreditam até hj? Com certeza os teus filhos vão ter muito mais senso crítico que essas ovelhas aí Cibele!!!
Lindo! Quase chorei com esse final com esta citação do Milton Santos! Parabéns os produtores, é muito raro ver trabalhos audiovisuais como estes num país dominado por interesses burgueses.
deveria assistir e dar boas risadas vale gera hj mais lucro pro estado em impostos do que gerava de lucro total quando era estatal hj vc tem uma linha de telefone em 3 dias.. na epoca q era estatal eram 3 anos a dutra (estrada privada) é lisinha as BRs todas esburacadas
wougamer Vc é uma prova da ignorância, estupidez e alienação ao vomitar essas merdas ai. Não leva em conta q tudo isso antes foi feito e desenvolvido com dinheiro público, ou seja, o estado investiu bilhões pra depois entregar a preço de banana para atender somente interesses privados e não do país. Tìpico ignorante mesmo.
Beto MV sim. investiram dinheiro publico e FALIRAM.. é muito melhor vender pra empresas privadas do que gastar MAIS DINHEIRO PUBLICO, pra sustentar essas empresas falidas.. graças a isso, hj não tem dinheiro publico desviado na vale, a telefonia FUNCIONA e tambem não desvia dinheiro publico, e a dutra é transitavel entenda uma coisa, os políticos NÃO SÃO EMPRESARIOS.. vc não pode dar apenas um exemplo de que muita intervenção estatal funciona, ja eu posso citar milhares de exemplos de que pouca intervenção estatal funciona.. ja começando por singapura.. pais com maior quantidade de milionarios por metro quadrado
Alberto Linhares Deixa d ser burro e alienado e PTfóbico. Acha q tudo é PT todo problema é o PT. Q ignorância. Isso q dá só ler Veja e acreditar na Globo e Estadão. A Petrobrás sempre teve negociatas, inclusive e bastante na época do FHC. Leia o artigo do tucano Ricardo Semler pra parar com essa bobagem d PT só.
Roteiro excelente. Uma "reportagem", digamos assim, sobre o processo de privatização tal como aconteceu no Brasil. Nesses tempos atuais em que a mídia está nas mãos de algumas poucas famílias, constitui importante contribuição para a quebra do pensamento único. Exemplo dos danos causados por esse oligopólio midiático se faz bem nítido em alguns comentários. O fato de o roteiro não ter contemplado representantes do pensamento neoliberal em nada prejudica o documentário, uma vez que eles, os neoliberais, se fazem presentes diuturnamente nos grandes veículos de comunicação (Globo, Band, SBT, Folha de São Paulo, Estadão e outros que tais).
nenhum, porque aqui jamais foi implantado liberalismo economico de fato, que foi feito pela china por exemplo, jamais tivemos condições de atrair essas fabricas gigantes para o brasil.. isso sempre foi um país de oligarquias protegidas por regulações estatais contra a livre concorrencia.
@Lucas Moura voce acha que tesla, apple, amazom vão pra china para se entregarem ao governo chines? obvio que não, vão pra lá porque é lucrativo, e a china só tem condição de ter suas industrias de alta tecnologia hoje como huawei, Xiomi etc porque se abriu e recebeu grande investimento externo lá atras, e só conseguiu atrair essas empresas porque ofereceu baixos impostos, segurança juridica e baixos custos com energia eletrica e mao de obra, com isso empregaram sua população fizeram sua economia girar e tiveram mais dinheiro para investir em educação e ciencia e tecnologia que posteriormente resultou em mao de obra capacitada para desenvolver tecnologia, dai surgiram suas empresas que competem de igual com demais do mundo, mas não existe formula magica. tudo começou com a abertura de mercado que se mantem ate hoje com otimos atrativos as empresas por isso se mantem lá, se o brasil não consegue nem manter sua industria as perdendo pro paraguai como voce acha que vai conseguir se desenvolver?.. magica?
Espetacular e isento. Parabéns Silvio Tendler. Conhecimento compartilhado para que todos possam refletir sobre suas ações e andarem com suas próprias pernas.
TENDLER ME LOVEYOU......SUAS OBRAS SÃO IMPERDÍVEIS E DEVEM SER MOSTRADAS E DISCUTIDAS NAS ESCOLAS DESDE AS FUNDAMENTAIS.....ESPALAHDA POR TODAS AS PARTE SEU CINEMA É UM GRANDE SERVIÇO A ESTE PAÍS E A EDUCAÇÃO.....COMO NENHUM OUTRO MEIO O FEZ ATÉ HOJE...MUITA LUZ E CONTINUE POIS SEUS SERVIÇOS SÃO ÚNICOS....GRACIAS A CONSCIÊNCIA DADA PELA INFORMAÇÃO COMPLETA E CORRETA NÃO TEM SIDO PRÁTICADO NESTE PAIS DESDE SEMPRE.....BASTA VER OS EQUIVOCOS DE AVALIAÇÕES FEITOS, QUE SEQUER LEVAM EM CONTA A FUNÇÃO DEVIDA DO ESTADO, E DOS CUIDADOS QUE DEVE OFERECER AOS CIDADÃOS....A MAIORIA SE ILUDE COM A QUANTIDADE E PASSA AO LARGO DA ESSENCIA DA QUALIDADE DOS SIGNIFICADOS DO ESTADO/NAÇÃO.......AQUI MESMO ISSO PODE SER CONSTATADO....nos coments
Carlos Vainer e Erminia Maricato, os dois maiores especialistas e estudiosos do planejamento urbano no Brasil atualmente. Fora outros grandes nomes que participam. Excelente documentário.
As pessoas que estão dando depoimento são os intelectuais da economia e movimentos sociais do Brasil atualmente. Se vocês acham que os 30 anos de estudo desses professores doutores são inválidos perto do conhecimento de causo de você, ou que eles estão fazendo propaganda política para um esquerda falida, percebe-se que você precisa estudar mais. Bem mais.
+Arthur Fortes Fácil falar assim. "30 anos de estudo". Ponto: o que eles falam está certo. Mas não é bem assim. Anos e anos de estudo também têm aqueles que são a favor da privatização. Se você quiser posso citar "n" autores que estudaram a vida inteira e diziam que a privatização era melhor, que isso não prova o meu ponto de vista. Do mesmo jeito que seu ponto de vista não foi provado falando isso.
+Arthur Fortes Prefiro me basear em décadas de sucesso em países liberais. Em que o governo não é corporativista como o nosso que beneficia apenas 1 ou 4 empresas de um setor e prejudica a população. Isso não é capitalismo. Capitalismo o estado interfere menos , tira a burocracia e há muita concorrencia. O estudo desses professores aí pra mim é um lixo que nem aquela professora de administração da USP que a única empresa que ela teve, faliu.
+Rafael Pinto Eu gostaria de entender como retirando o estado o corporativismo também. É necessário também dizer que o Collor destruiu a empresa Gurgel, que produzia bons carros. Mas o Gurgel chegou onde chegou por seu merito e objetivos individuais.
quem quer falar mal, deixa uma justificativa lógica e com fundamento, e não ficar falando mal sem saber de nada ou baseado em sua ignorância. ótimo vídeo
+Elizete Aires O estado brasileiro deve apenas se preocupar com educação, saúde e segurança o resto tem que ser entregue a iniciativa privada. ( privatizações ) Só sairemos do atoleiro depois que o Brasil todo for privatizado. Os petralhas piram com essa idéia pois não terão como roubar e ficar mamando nas estatais !!
+Elizete Aires simplesmente vou te dizer que você paga a mais, em um combustível péssimo, para que algumas pessoas tenham empregos com garantias vitalícias.
Exatamente, não importa qual a opinião, não importa lado algum, se quiser discordar, que no mínimo tenha uma argumentação bem fundada e clara. Me deparei com alguns 'parceiros' que costumam xingar, falar mal e dizer "tá tudo errado", mas seus comentários se baseiam apenas nisso, ficam apenas no xingamento ou na discórdia, sem sentido algum e sem nada a acrescentar a quem vai ler porque acontece de faltar toda informação necessária ali. Não quero discutir suas posições, apenas concordar com uma atitude sensata de exigir uma explicação daquilo que a pessoa fala, ainda mais quando ela quer discordar de algo.
perfeito documentário se fosse professora passaria todos os dias para meus alunos,parabéns a todos que ajudaram na construção deste documentário,#porummundoformadordeopnião. SÓ COM LUTA SE PROCEDE HONRA ,BORA LUTAR MEU POVO
Não se esqueçam que tais empresas, antes de ser privatizadas, funcionavam como cabide de emprego e davam prejuízos, esses que eram cobertos com os nossos impostos. Nossa dívida e a inflação só cresciam, o Brasil ficava cada vez mais isolado e atrasado perante ao resto do Mundo.
***** E QUEM DISSE QUE NÃO DEVEM TER LUCROS? SE NÃO DEVEM TER LUCROS ,DEVEM SER OBRIGADAS A TEREM PREJUIZOS?FALA SÉRIO. NENHUMA EMPRESA NO MUNDO É CRIADA SEM UM FIM DE TER LUCRO. ACORDA. O MÍNIMO QUE PODEMOS ESPERAR QUE UMA ESTATAL FORNEÇA É UM SERVIÇO DIGNO E COMPETENTE. BANCO DO BRASIL E CAIXA, NÃO SÃO ESTATAIS MAS O GOVERNO É QUEM MANDA E DESMANDA. DÁ PRA COMPARAR OS SERVIÇOS PRESTADOS POR ELAS EM COMPARAÇAO COM BANCO ITAU OU BRADESCO? A VALE É MELHOR EXEMPLO DE COMO FOI BOA A PRIVATIZAÇÃO E OLHA, QUE NA ÉPOCA EU FUI TOTALMENTE CONTRÁRIO. HOJE, FICO COM VERGONHA DE TER DEFENDIDO A NÃO PRIVATIZAÇÕES DA ÉPOCA. AINDA BEM QUE FORAM...
Lowan Nickolas Faria Rodrigues Se voce pudesse escolher entre a-uma empresa arrombada e não dá emprego a ninguém e b- uma empresa arrombada e dá emprego a voce ou alguem de sua familia qual alternativa voce escolheria? Pois bem, voce culpou o cabide, e o colocou como razão palusivel para a privataria. O cabide nesse tempo, era só o mal menor. Pois os politicos sempre arrombavam as empresas para suas campanhas. Algumas delas, eles até tentaram federalizar, mas não haveria o valor para cobrir o rombo do balanço e preferiram esconder o balanço do povo. Isso lhe escapou, pois voce estava com os olhos vendados pela midia com essa conversa de cabide. O cabide de hoje é a Corrupção. Viu como os ricos mudam os nomes das coisas para enganar trouxas? E o cabide só mudou de lugar, pois msuitos desses cabides foram para instituições ligadas a privataria. Eh so vc procurar na midia e verá porque alguns governos não fazem concursos para algumas instituições. Para manter o cabide. Mas vc não está gritando, pois não foi comandado. Algumas dessas instituições já tem decadas de vida e se recusam a fazer concursos.
Emerson Louback Respondendo e explicando: 1 Quem tem mais lucro a Caixa ou o Banco Itaú? 2-Voce acha mesmo que compensa o governo doar a Caixa para que voce, arrogante que vejo, tenha um bom atendimento? Ora, se voce escrever em minusculo para facilitar minha leitura, eu poderia também lhe perguntar, exemplo: qual a diferença entre o serviço de financiamento habitacional entre a Caixa e o Itaú?Mais: se o governo está tendo pouco lucro com a Caixa, voce acha que é melhor o governo ter nada do que pouco? Acorda rapá? Aprenda a escrever em minuscula, segundo a etiqueta da NET, entre no Mobral, ....ahhhacabou ne? e depois venha pra cá.
Se havia cabide de emprego , que se combatesse o cabide de emprego , mas isso não significa que teriam que ser dadas a preços subfaturados para os gringos que estão nem ai com o povo brasileiro , só querem é lucrar , e mais canalhice e corrupção não são coisa só de empresas publicas o capitalismo privado é pautado pela corrupção e a prática não como desvio mas como regra em busca de sempre aumentar seus lucros .
Se vc tem um pequeno negocio de família que dá prejuízo, você melhora a administração e dispensa os maus funcionários ou vende sua empresa por preço de banana pra depois trabalhar nela em troca de um salário-mínimo? Além disso é uma fonte de energia estratégica!!ACORDA!!@!
Os maiores nomes do Cinema e de varias areas do conhecimento no Brasil, compartilhando seus valiosos conhecimentos e nos fazendo refletir sobre esta historia recente que explica muito da crise atual, no Brasil e no Mundo. Obrigada.
meu entendimento sobre privatizaçoes e neoliberalismo aprimorou so entendia um lado agora entendo melhor o outro lado sem esquerda ou direita mas a compreensão do contexto, isso sim me foi precioso como futura Profissional do Serviço Social, devo ver todos os lados e todas as caras sem me por do lado A ou lado B, imparcialidade pra enxergar nas entrelinhas, tanto assim que compartilhei na pagina da minha sala.Discusões assim são importantissimas, adorei ler todos os comentários, visões diferentes muito bom, construtivos.
Pra quem veio aqui assistir esse vídeo porque uma professora de geografia pediu esse é o resumo: Neoliberalismo;como se deu o neoliberalismo no Brasil, como é o caso da privatização de empresas públicas, E a perda dos recursos nacionais , minerais, commodies.a Idea de cada vez mais um estado ausente e responsável pelo bem estar social. Privatização das telecomunicações; Privatização do sistema educacional
neoliberalismo sempre diz pra privatizar e abrir o mercado e desregulamentar, na privatização das telecomunicações teve relativo sucesso por conta da abertura, embora desse pra desregulamentar muito mais, ja outras empresas privatizaram sem abertura, vale por exemplo, nenhum neo liberal prega isso. milton friedman, adam smith e Hayek estariam se revirando no tumulo de ouvir que privatizar sem desregulamentar nem abrir o mercado é ser liberal. rs
Perfeito!!! Exatamente isso!!! Infelizmente poucos vêem que as privatições são crueis!!! O capital gerado não fica no Estado!!! Esse é o Grande problema!!! Não há melhoras dos serviços públicos, muito menos dos setores privatizados!!!
só ha melhorias nos serviços se junto a privatização ocorrer abertura de mercado, justamente por isso um caso de grande melhoria foi o setor de telecomunitações. mesmo com os problemas é infinitamente melhor que na epoca em que era estatal.
Sou professor do ensino médio na rede pública de SP e, como vcs devem imaginar, as condições de trabalho são precárias. Gostaria de passar esse documentário para todos os meus alunos (cerca de 700!), mas a conexão com a internet é precária e impossibilita o streaming. Seria possível baixar uma cópia para este fim? Agradeço a atenção.
NÃO É APENAS A PRIVATIZAÇÃO QUE É UMA DISTOPIA DO CAPITAL A ESTATIZAÇÃO TAMBÉM É. A emancipação da atividade humana das correntes invisíveis do capital não passa pela privatização ou estatização. O proletariado na sua luta contra as forças que o oprimem enfrenta a propriedade privada e o Estado, dois aspectos de uma mesma realidade, que por vezes se revezam em ideologias hegemônicas, o estatismo ou o privatismo. Estas formas, além de não serem mutuamente excludentes (como se pode ver no mundo inteiro), são necessárias, em menor ou maior grau de cada uma, ao funcionamento do capital. Não existe propriedade privada sem o terrorismo exercido pelo Estado, assim como, a propriedade completa do capital pelo Estado é sufocada pela falta de concorrência. Temos que levar em conta que os proprietários privados não se lançam a determinados investimentos que fazem parte das condições gerais (João Bernardo) de funcionamento do capital, apelando para o Estado capitalista ao passo que o capital quando se torna proprietário único do capital acaba por apelar à concorrência privada para não entrar colapso (aconteceu em todas as distopias estatistas). No final a realidade chama para fora de ambas distopias e impõe o capital misto, que sempre foi a realidade do capitalismo desde o seu nascimento até os dias atuais. Quero demonstrar que, se o privatismo é inequivocamente capitalista o estatismo também o é, e que estes não apontam para a sociedade comunista, que é para mim a designação mais apropriada para a sociedade sem exploração, sem dinheiro e sem Estado que sucederá a sociedade capitalista.
Documentário perfeito para trazer à história recente do nosso país, e nos mostrar que é possível retomar o desenvolvimento econômico nacional, através de um Projeto de Nação, voltada para os interesses de nosso povo, e não dos investidores internacionais. Somos uma nação que precisa acordar e lutar pelo bem do nosso povo, não podemos cruzar os braços e aceitar que continuemos definhando devido aos desgovernos que assolam o estado brasileiro. Não percamos a esperança!! Reestatizar o que perdemos, é um possível caminho!!! Parabéns aos autores desse DOC.
Esquerdismos e direitismo a parte, devemos ter um projeto de Brasil. Evidente a pertinência do documentário e a necessidade de pensar um estado que não seja mero refém dos interesses do capital. Em suma, precisamos de um estado que tenha como função o controle e manutenção do equilíbrio entre os interesses capitalistas e as necessidades do povo brasileiro.
+Gusttavo do Amaral Mais capital, mais liberdade economica, menos estado, menos controle governamental que monopoliza o mercado para uma ou 4 empresas que controlam a sua área de atuação. Mais liberdade economica, menos burocracia = prosperidade.
+Rafael Pinto Ninguem enxerga que as privatizações foram a outra face da esquerda. O Socialismo afunda o país para depois vende-lo a preço de banana para outras nações e no fim desse processo toma posse de todos os meios de produção, como foi em Cuba.
Vitor dos Santos Sousa Pois bem, concordo quando disse preço de banana. Veja documentários e leia sobre as 7 irmãs do petróleo e perceberá o início de um conceito neo-liberal ( se posso chamar disso ) de se fazer economia. O modus operandi muda, mas a dependência nossa ( terceiro mundo ) parece ser perpétua. Ou não, pois, o planeta é finito em recursos e o capitalismo não previa isso, ao que parece...
Os caras da Internet, em vez se discutir o interesse na nacional, se limitam a perguntar se eu gosto só Fidel, ou se o Chávez me pagou, ou algo assim. Eles não leem, pois estão mui ocupados comprando o Apple24 e agradecendo aos deuses yankees...
@@lorenzoback9949 , então não use nunca mais o SUS e se um dia vc for assaltado, não recorra à Polícia. Em ambos os casos, pague um plano caríssimo de uma UNIMED da vida e contrate jagunços pra fazerem a sua segurança privada. Deixa de ser abobalhado, rapaz.
@@alexandre8716 Pior que o Estado minimo já existe. Nas cidades mais perificas já encontra uma ausencia do estado. Na pandemia com o auxilio emergencial Guedes descobriu milhões e chamou de 'invisiveis' . E liberais querem mais ausencia do Estado. É de lascar.
estado minimo só funciona se aliado a abertura e liberdade de mercado, com o custo brasil empresa nenhuma quer vir pra cá então oque existe em muitos casos são oligarquicas com suas respectivas reservas de mercado e geralmente protegidos por regulações, só pensa que isso é liberalismo quem nunca leu um livro de Adam smith ou Milton Friedman na vida.
Realmente a telefonia estatal era muito boa. Muita saudade da época em que precisava esperar por sorteio a obtenção de uma linha telefônica que valiam um carro usado.
@@domingoscorrea3691 é bem diferente uma linha telefonica, de um aparelho de telefone celular, tecnologia e ideia totalmente diferente com custos diferentes...
E o serviço privatizado e excelente e o preço justo né? Líder de reclamações no Procon e na justiça junto com bancos e preços mais caros relativos ao resto do mundo. Acorda
apesar dos pesares a telefonia privada no brasil é muito melhor que na epoca em que era estatal, e esse é um bom exemplo de que privatização só funciona bem para o publico se houver abertura de mercado junto.
a esquerda é a posição política (ou ideal) mais coerente com a sustentabilidade e com o progresso, porque tem maior capacidade de visão crítica do que tem que ser melhorado no país.
tal qual o capitalismo, q na maioria das vezes não toma o poder diretamente, mas se torna dono dos meios d comunicação e de grandes territorios rurais, deixando o estado e o povo refém de seus interesses. é uma ditadura surda, mto pior q as tentativas pontuais do comunismo.
***** não preciso nem explicar o q é ditadura surda pra vc, pq só o fato d vc rejeitar odiosamente pensamentos diferentes dos seus (falando palavrões como "merda") já mostra q vc é condicionado por ideias q outros enfiaram na sua cabeça. vc é alienado, não pensa por si, apenas aceita o q a mídia ou algum professor te ensinou, sem questionar nada. vc vive numa ditadura surda e nem sabe.
no mesmo post q falei da ditadura surda eu expliquei o q quer dizer, mas vc não leu, vai d novo (só um detalhe, abstrato é o oposto d subjeto ok?): o capitalismo na maioria das vezes não toma o poder diretamente, mas se torna dono dos meios d comunicação e de grandes territorios rurais, deixando o estado e o povo refém de seus interesses.
c não tiver outra opção d alimento eu devo morrer d fome ou comer a única opção d alimento q existe? se na minha cidade só pega a globo e eu não tenho internet, e a globo quer queimar um presidente, falando q ele rouba e q qq outra pessoa no lugar dele seria melhor pro país, qual outra opinião eu vou ter pra não acreditar no q a globo diz? em ambos os casos, eu sou obrigada, por pura falta d opção, a comer alimento infectado d agrotoxico e a acreditar no q o willian bonner fala. essa liberdade q o capitalismo te convenceu q existe, a mim não convence.
Excelente. A gente se emociona quando somos levadas a rever todas as privatizacoes impostas e suas consequência desastrosas para populacao. É preciso ganhar as ruas pelo "revogaco"
Salvo também para os alunos do IFRJ do Campus Nilópolis que estão vendo por causa de nossas queridas professoras para realização de um trabalho da turma.
@@dilzamarques3193 muito bom.su real.vendo a história da vale do rio Doce onde rendeu furtunas para os minérios,e onde o triste fim.da grade tragédia acabando com a história de privatização, tornando-se mundialmente, mortes e tristeza ,com tantas vidas e famílias ilutadas.
O Estado só não é pesado quando é para financiar setores ricos da sociedade como o agronegócio; ou nos EUA, com a crise de 2008, quando com dinheiro do contribuinte americano, os Bancos foram salvos da bancarrota. O pior é ver pobre neoliberal, não é à toa que muitos são chamados de gado.
Parabéns Sílvio Tendler. Você excedeu neste documentário em imagens, áudio e didática. Peço a todos os patriotas que repassem este link para os amigos brasileiros ou não. Faltou dizer que um dos filhotes das privatizações é o sr Aécio que ainda tem a cara de pau de defender a PRIVATARIA TUCANA. Acorda Brasil, entreguismo nunca mais. Dilma na cabeça.
Pior que ninguém se toca que o Brasil vende nas "lavras" a tonelada minério de ferro a míseros 385 reais e vai embutido grátis um quilo de ouro em pó 😢 , ou vende na lavra o quilo de ouro em pó por míseros 385 reais e vai grátis embutido 999 quilos de minério de ferro , e surreal.mas ninguém vai conseguir fiscalizar um navio cargueiro com tantas mil toneladas de minério de ferro né , e ainda compramos deles o iPhone a 18 milhões de Reais a tonelada 😢
O papel da história sempre vai ser importante, porque somente através dela é possível avaliar o atual. De certa maneira gostei do vídeo, gosto de opiniões divergentes da minha, para não "engessar" minha opinião. Através do desenvolvimento e processos históricos do nosso país, também foi desenvolvida a formação do brasileiro e sua forma de ser e agir, conceitos éticos e morais, formação de diversos povos, culturas diferentes. A política, a economia, a sociedade, as instituições, as pessoas, todas estas possuem sua natureza justamente na cultura formada através dos anos, em sua construção foi adquirida características boas e ruins. Não saber a diferenciação do público do privado, obter vantagem sobre os demais, não conseguir ter uma auto-imagem próxima do real, para conseguir alguma melhora. Estes para mim são pior herança. Essa herança irá influenciar justamente o que foi dito, a política, a economia, a sociedade, as instituições, as pessoas. O vídeo tenta demonizar o neoliberalismo, mas não consegue nem arranhar, sabe por que? Ele apenas demonstra que nossos problemas, estão na construção mais importante de um país, as pessoas. As pessoas que regulam a política, economia, educação e saúde. A principal diferença prática do Estado Grande para o Estado Mínimo ( para não entrar em detalhes, conservadores vs progressistas e esquerda vs direita) são os exemplos de sucesso, onde um tem poucos exemplos de sucesso, e o outro tem vários. Os países onde tem mais educação, desenvolvimento, respeito aos direitos humanos, IDH alto, igualdade são os que possuem Estado Mínimo. Cabe ressaltar que estado mínimo que me refiro, é aquele que o estado existe, não este que prega o vídeo como se o neoliberalismo fosse a ausência do estado, o que não é, ele é absolutamente necessário, gosto de pensar no estado mínimo como um condomínio entre os moradores de um prédio, absolutamente necessário devido as áreas públicas, mas não opina dentro do seu apartamento desde que não incomode os outros, e o estado grande como morar na casa da sogra com sua família, que vai regular e opinar em tudo. O que o vídeo mostra e que não adianta se o Estado é Mínimo, Grande, esquerda, direita que é o problema, mas sim a sujeira da nossa política, pois foram mencionados fatos e oposições até 2014. Por acaso quem estava no poder de 2002 até 2014 podendo chegar até 2018? Por que não investiram em saúde e educação como falam que o governo anterior não fez? O neoliberalismo não é aquilo que fez esses governos do PSDB, onde realmente venderam a preço de banana, e de forma absolutamente canalha as empresas estatais, para beneficiar grandes empresas internacionais, deveriam ser privatizadas por grupos nacionais prioritariamente, deveria ser privatizada sim, e com inteligência e concessões adequadas com tratados de trazer tecnologia estrangeira caso vendida a outros países, copiar o que é bom, e através dos conceitos conservadores clássicos, onde juntamente com investimento grande em educação, e o mais importante desenvolvimento tecnológico, e não de maneira "revolucionária" em apenas em poucos anos. É obviamente que foi feito para tirar proveito financeiro de tudo, mas isso não é o neoliberalismo apoiado pelos conceitos conservadores, ainda assim muitas privatizações indiscutivelmente melhoraram a vida de todos, contribuíram bastante para o crescimento, não essa baboseira toda que quer pintar esse documentário tipo que foi “terra arrasada”. Para não dizer que o neoliberalismo é ideológico como o socialismo, temos exemplos claros de liberalismo/conservadorismo que deram certos no mundo todo, Alemanha (Ocidental) e Japão devastados após a guerra são exemplos, em algumas décadas se levantaram e através de medidas liberais e conservadoras. A diferença é o material humano e construção de suas culturas onde visam o levantamento de suas sociedades, não grupos ou apenas partidos políticos, não estou dizendo que lá não tem corrupção, lógico que tem. Esses países como muitos dos desenvolvidos tem políticas de estado não de governo, obedecem uma continuidade. Contudo, esse vídeo só mostra a "pobreza política" que é nosso país que não consegue ser ideológico, mas apenas se serve de ideologia, seja ela de esquerda, direita, conservadora, progressista, liberal, estadista qualquer uma delas apenas são meras ferramentas para crescimentos de grupos ou partidos, aqui precisamos desconstruir uma cultura para poder evoluir. Por fim o que se observa que o socialismo e o Estado Grande, simplesmente não estão no topo dos melhores países para se viver, estão dentre aqueles que mais matam e desobedecem os direitos humanos, grande pobreza e miséria, e o socialismo em particular nem há exemplos que deram certo. Por sua vez o neoliberalismo existem dezenas países que tais conceitos deram certo e ocupam o topo dos melhores países para se viver neste planeta.
Brasil tinha 30% de industrialização. Com as privatizações, o parque industrial brasileiro está em 10%. Brasil está virando colônia, graças a esse discurso da mídia. O governo Bolsonaro privatizou 62 ativos da Petrobrás. Agora temos que importar óleo bunker para abastecer navios brasileiros porque a Acelen, privatizada e ex RLAM, prefere exportar o óleo bunker, descumprindo o contrato anterior. A gasolina subiu 262 vezes no 🇧🇷 Privatizar áreas estratégicas é terrível para o país. Agora a Europa sofre com a guerra e com o aumento da inflação, já que o fornecimento de gás está sob o controle da Rússia. Essas privatizações vão amarrar o 🇧🇷 que terá que se submeter aos interesses estrangeiros. Somos colônia de países imperialistas. Paulo Guedes: a Petrobrás não valerá nada daqui uns anos. Ações despencam na bolsa. O mercado: comprou 62 ativos da Petrobrás a preço de banana. Resultado: acionistas estrangeiros super felizes com o pagamento de dividendos Record! Nenhuma petrolífera estrangeira fez isso. Dinheiro tirado do Brasil para favorecer estrangeiros. Privatização da Vale: 3 bilhões de dólares sob FHC (preço de banana). Hoje a empresa vale mais de 200 bilhões. Políticos, economistas e a mídia contribuiram para o desmonte do parque industrial brasileiro. O país que mais cresceu e tirou 800.000.000 da pobreza foi a China que investiu forte em educação e fortaleceu suas estatais. Venezuela era o país que mais crescia na América Latina até sofrer embargo dos EUA. Discurso americano sobre livre comércio é lindo. Mas na prática, EUA quer que vc seja liberal, enquanto protege seu mercado e suas empresas. É cenário de terra arrasada sim, infelizmente.
O VIDEO É PERFEITO COM A FALA DE HISTORIADORES E TEÓRICOS QUE ESTUDARAM OS PROCESSOS EM NOSSA SOCIEDADE, MAS, NÃO ADIANTA, PARA CERTAS PESSOAS, NEM SE JESUS O MESSIAS DESSESE PESSOALMENTE NÃO ADMITIRIAM OS FATOS.
@sem choro Seu canal é *sem conteúdo, coisa de robô*! Se vc assistisse ao vídeo todo antes de dar palpite, vc veria que TODAS as privatizações têm sido nocivas e têm impedido o Brasil de se tornar grande. Aliás, esse aspecto é especialmente conivente com a ganância das empresas estrangeiras. Imagina, né, mané, um Brasil grande fazendo frente aos EUA... Entendeu, agora?
Um ponto que queria levantar é que a maioria esmagadora das figuras que discutiram a pauta são trabalhadores do estado, então convêm a eles que o mesmo seja o maior possível, pra mim isso acaba sendo interesse proprio, como os dos capitalistas que querem as privatizações, não tem lado certo, tome cuidado!
Graças às privatizações temos Vivo, Oi, Claro e Tim. Se você está plenamente satisfeito com os serviços e as tarifas que paga por telefonia -- e só este serviço, pra facilitar a sua vida -- levante a mão.
Vivemos hoje no Brasil em uma sociedade distópica. O mais lamentável e perturbador è ver claramente que o futuro deste país, os jovens, sao os agentes do sistema sem ao menos se darem conta disso, a contrario, batem no peito cheios de bravatas descontextualizadas, violentos e narcisistas. Resistência. Rebelião. Revolução.
+Olavo fernandes rodovalho de oliveira O que eu lamento, agora, é o +Anderson Borges gabar a importância das privatizações, como se o Setor Privado fosse mais benéfico do que o Público! No Setor Privado, as mulheres não podem nem ter filhos que pegam a conta - a não ser que detenham valor agregado (Mestrado em não sei o quê, PhD etc.). - No Setor Público, temos empreguismo; e no Privado, o que temos é o DESempreguismo (um operário fazer o trabalho de três); - No Setor Público (CVRD), temos dinheiro jogado fora através da ineficiência; no setor privado (vale), temos a despreocupação com questões ambientais, a qual pode gerar bilhões de prejuízo à Nação - mas dá lucro e é, portanto, "eficiente" e elogiada pelo jornalismo do tipo veja; - No Canadá, setor privado significa lucro alto; já o setor público significa bem-estar social (transporte coletivo que preste, etc.); - A Thatcher, mesmo no auge da embriaguez neoliberal, não privatizou o Metrô de Londres (não queria que ficasse igual ao de Sâo Paulo); - O Brasil, em vez de corrigir os vícios do Setor Público, faz o mais fácil: entregar as estatais ao Setor Privado, quase de graça, sem contrapartida para o País (chamar o serviço oi vivo de contrapartida é deboche).
Infelizmente a grande corrupção e vários bandidos na política em nossos passa recente (desde a chegada dos portugueses) hj justificam a falta de habilidade do estado em ser empresário. Sou economista e acredito que algumas áreas é justo e correto privatizar, mas mesmo o que não for privatizado o poder do estado não deve ser personificado no presidente ou governador. Mais existe Estado sem clareza, sem fiscalização. Não é só privatizar, ou estatizar. Acredito que deveríamos estar discutindo mais coisas, será que um político indica uma pessoa para um cargo importante, não deveria ter uma lei para que essa pessoa fosse capacitada ? Será que a iniciativa pública precisa ganhar 3 vezes mais que a privada? Será que tudo tem que ser de graça? E de onde vem o dinheiro para bancar tudo isso?
Sem contar no desmonte da Gurgel... Sem incentivo do estado não tem como o setor evoluir, e logo o setor automobilístico, que em todas as revoluções industriais trouxe o maior desenvolvimento de tecnologia... Atualmente vendem a Embraer, a base de lançamento de Alcântara... É como se dissessem que o Brasil não precisa de tecnologia... É triste, ver um país com todas as condições possíveis para ter soberania, sendo destruído há mais de 30 anos pelo capital estrangeiro e neoliberalismo.
Nossa hilaria a propaganda sobre a desestatização "com a desestatização o estado vai investir pesado em saude educação, habitação, saneamento e segurança" HAHAHAHAHAHAAH E ainda acreditamos nesses mercadistas ate hoje
Bom filme, quem viveu aquela época mesmo sendo novo lembra como era isso hoje em dia houve muita melhora em varios setores mas ainda vivemos presos ao que aconteceu na decada de 90 do seculo passado.
Fico imaginando o quanto o Estado poderia esta ganhando em Energia elétrica e Agua se cobrasse da população apenas uma tarifa baixa que coubesse no bolso da gente! Viveríamos bem e teríamos mais recursos para outras áreas como Educação , Saúde e Segurança, mas não tem alguém acumulando capital e explorando o povo brasileiro!
É muito caro pra eles manter tudo isso, sem contar no fato de que eles não iriam roubar tanto, por isso é melhor deixar na mão de segundos e terceiros, pq né "eles que se virem, tenho nada haver com esse B.O"
Se empresa estatal fosse ruim, a Alemanha não teria, a Espanha não teria. Quem defende a privatização da coisa pública, sequer tem paciência para ler os contraditórios. Acreditam piamente que é melhor vender tudo. Será que ao menos sabem que bilhões de reais são tirados do Brasil direto para as matrizes no primeiro mundo? Sabem por acaso que os postos mais altos das empresas privatizadas não são para funcionários de carreira ou funcionários antigos da empresa, mas são estrangeiros ou partícipes no conluio da privataria?
Não sou esqudista, mas muitas situações como a da privatização da Light e vi ao vivo, e o leilão da Vale foi curioso, estava trabalhando de vigilante no Centro e duas VTR's do Consulado Americano saíram com soldados armados após a explosão de uma bomba, a PM interceptou e obrigou o grupo a regressar ao consulado.
Quanta desinformação sobre privatizações, de fato elas aconteceram mas não em ambiente de livre concorrência, não basta privatizar tem que desregulamentar. Brasil ocupa a posição 114 do ranking mundial de liberdade econômica publicado anualmente pela The Heritage Foundation, tendo em vista que as cinco economias mais livres são: Cingapura, Austrália, Suíça, Nova Zelândia e Canadá. O Brasil está muito longe de ter uma economia livre e prospera, mesmo assim ainda conseguimos ter acessos a bens e serviços privados como, smartphones, notebook, computadores, internet, servidores, carros e etc. O melhores países para se viver, são lugares onde existe uma economia forte, livre e onde o Estado cumpre um papel mero administrativo. Nesses países existe um claro entendimento de que: quem gera riqueza e qualidade de vida é o mercado e não o Estado. Eu deixo aqui a questão no ar: em qual modelo você preferem viver? eu sinceramente prefiro o modelo dos cinco países com maior liberdade econômica ^^, forumdaliberdade.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Index2014_Highlights-Port-final.pdf
@@fadaacucarada2811 o problema aí não são as privaatizações, o governo brasileiro não tem competência nem para gerir o dinheiro da população, mas os impostos seguem altos para financiar a máfia estatal que nós constantemente seguimos
O Estado e seu povo é um elefante nas costas do cidadão comum até hoje! Espero ver diferença um dia... quando o livre mercado existir em todos os setores no país!
vc deve conhecer muito pouco do MST. vai se surpreender... as pessoas são contra o MST por causa da mídia, q defende os interesses dos ruralistas. estamos fudidos com essa mídia
O Estado só quer impostos e votos! Os poucos que desfrutam dele ou descobrem maneiras de burlar suas leis querem que ele continue a existir tal qual como é! O Brasil nunca foi um país capitalista e sim um país capitalista de Estado! Estas entidades, sindicatos, políticos, partidos, etc. Não querem um Estado enxuto e eficiente pois vão ter que trabalhar sério e muitos na iniciativa privada!
todas corruptas que servem apenas para garantir a reserva de mercado das empresas oligarquicas... isso não é capitalismo, isso não é liberalismo, mas tentar explicar isso pra esquerdistas é perda de tempo. os caras se fecham nas ideias de marx e não veem nada alem disso.
Esquecem os que falam em liberdade ai embaixo, que este capital tem origem em outras esferas; cuidado com essas análises infantis. O neo-liberalismo funciona nos país que levantam este discurso pq eles detêm todas as diretrizes de mercado, cabendo aos outros países serem reféns dos interesses deles. Se fosse adotado o mesmo peso para todas as nações e, a livre concorrência sem joguetes políticos, normas e regulamentações que nos fogem o controle, a liberdade que aparentemente o capitalismo dá, seria ótimo, mas somos reféns de um estrutura q se consolidou historicamente e o neoliberalismo é somente mais uma faceta desse discurso mentiroso.
Na esteira de aloisio biondi....parabenz. Acho que não se trata de partidarismo neste momento político nosso, embora seja indissociável da imagem de certos partidos. O fundamental é a informação que se aproxime o mais possível da verdade. Interessante será que em vez de falar palavras de efeito ou ofensas vazias, quem se sentir prejudicado que "contra-ataque" com informações e argumentações esclarecedoras enriquecendo o debate.
No Brasil, não só o processo de renacionalização das áreas estratégicas desestatizadas não acontecerá, como também continuarão privatizando tudo. Quer apostar quanto?
Oi amigo, como seria possível impedir que as pessoas usassem capital sem o Estado para o proibirem? (só estou perguntado, não quero ser grosso nem nada do tipo)
No Brasil as coisas vão ser sempre assim, a tendência é piorar, nós trabalhadores é que sustentamos esse vagabundos, os caras afundaram o país, não adianta, só reconstruindo mesmo o país...
Kkkk saiba que são os vagabundos que são responsáveis pela comida da sua mesa são esse vagabundos que fizeram seu celular são eles que fizeram o RUclips antes que fale foi o trabalhador que fãs bem se não fosse pelo vagabundo o trabalhador não produziria nada e naivfaria a sua comida
Ñ debato, neo liberalismo está mais provado que ñ funciona em lugar nenhum, é uma idiotice, ñ sou de esquerda e nem direita, só acho que o liberalismo favorece uma pequena gama de pessoas e deixa as demais a mercê do capital, querem ir para um lugar assim, vão para a Somália, lá o Estado é mínimo e muita gente morre mesmo por falta de várias coisas.
Quer ser capitalista, vá morar em Detroit, querer defender uma troca de seis por meia dúzia é atirar no próprio. Esse papo de liberalismo é para que meia dúzia de gatos pingados tenham acesso a seus privilégios, típico papinho de liberaleco leite com pera.
Os compradores estrangeiros fizeram pequenos investimentos estratégicos e melhoraram muito o desempenho das telecomunicações devido à falta de investimento por longos anos
Que vídeo incrível, uma vergonha o Neoliberalismo fazer isso com um país com futuro como o Brasil!!! Precisamos recuperar a soberania nacional.
Chora mais🤣
@@economiapolitica7046 vários desempregados e quem acorda cedo para atualizar seu cadastro único de fato está chorando
Didático e informativo. A história do Brasil deveria ser ensinada assim nas escolas
Quanto mais assisto, eu tenho vontade de chorar com tanto que perdemos com neoliberalismo! Tem como reverter as privatizações?
quem chora sao os politicos que não tem mais as estatais para usarem de cabide de empregos e roubarem.
é possivel, mas a mídia vai bater todos os dias na reestatização e no fim, pode restar infrutífero. A Bolivia qdo estatizou o gás em 2006, a mídia aqui falava mal todos os dias do Evo, e que o Lula foi um frouxo, etc etc
Tem como reestatizar
@@jadedias6957é muito difícil, , no caso mesmo da Eletrobras o que pode ser feito é entrar no STF e tirar duas cláusulas que pode fazer o estado ter maioria novamente, mas ela já era economia mista
Até tem, mas só com mta pressão popular, pq o grande empresariado consegue influenciar mt mais o Estado do q eu e vc. Ou seja, o Estado, no capitalismo, serve pra atender aos interesses de latifundiário, banqueiro, multinacional, etc
Muito bom o documentário. As lutas sociais transformaram, transformam e transformarão sempre nosso país.
Só que lutar sempre e nada conseguir, cansa. É preciso que o povo se organize de maneira mais efetiva.
Recomendo a todos. Vou obrigar meus filhos a assistirem esse documentário. Vou preparar primeiro o assunto para tornar mais fácil a eles. Nós - pais - temos por obrigação combater os sofismas inseridos na cabeça das crianças, arrancar essa ideia do agronegócio como profícuo, como messiânico ao Brasil.
O neo-liberalismo é um monstro que tem que ser combatido com conhecimento. Não podemos permitir que a vingança da inumana economia prevaleça sobre a humana política. Assistam.
Too little, too late. They have always had us where they wanted: on all fours with our pants on our ankles.
+Cibele Laura Sempre você . Brilhante.
Cibele , não os obrigue os convide .
Cibele Laura es
Tô vendo a galera aí esculhambando o fato de que ela disse obrigar: amores, e nós, não fomos obrigados esse tempo todo pelos nossos pais a engolir essas fábulas que muitos acreditam até hj? Com certeza os teus filhos vão ter muito mais senso crítico que essas ovelhas aí Cibele!!!
Excelente. Vale a pena assistir cada minuto! e relembrar
fatos importantes que parece que o povo esqueceu.
Lindo! Quase chorei com esse final com esta citação do Milton Santos! Parabéns os produtores, é muito raro ver trabalhos audiovisuais como estes num país dominado por interesses burgueses.
Não sabia que existia relação entre espetáculos audiovisuais e dominação da burguesia kkkkkkk
@@brenofabres6720 teu neurônio não conversa com o outro né? 😂
Parabéns, excelente material histórico para revermos os erros do passado e moldar os rumos do futuro.
virgem isso, uva e me deparei BBVA,nNisermãonpb
LEOPOLDINA
PRIVATIZA T U D O
Pode pagar imposto pra bancar mamata de funcionário público vagabundo de estatal sozinho...
Excelente e super didático o filme. Lógicamente q isso nunca passará em nenhum canal televisivo, mas é um filme q todo brasileiro deve assistir.
deveria assistir e dar boas risadas
vale gera hj mais lucro pro estado em impostos do que gerava de lucro total quando era estatal
hj vc tem uma linha de telefone em 3 dias.. na epoca q era estatal eram 3 anos
a dutra (estrada privada) é lisinha as BRs todas esburacadas
wougamer Vc é uma prova da ignorância, estupidez e alienação ao vomitar essas merdas ai. Não leva em conta q tudo isso antes foi feito e desenvolvido com dinheiro público, ou seja, o estado investiu bilhões pra depois entregar a preço de banana para atender somente interesses privados e não do país. Tìpico ignorante mesmo.
Beto MV O bom mesmo é deixar o PT tomar conta da Petrobrás! Deixa de ser burro cara. ACORDA!!!
Beto MV
sim. investiram dinheiro publico e FALIRAM.. é muito melhor vender pra empresas privadas do que gastar MAIS DINHEIRO PUBLICO, pra sustentar essas empresas falidas.. graças a isso, hj não tem dinheiro publico desviado na vale, a telefonia FUNCIONA e tambem não desvia dinheiro publico, e a dutra é transitavel
entenda uma coisa, os políticos NÃO SÃO EMPRESARIOS.. vc não pode dar apenas um exemplo de que muita intervenção estatal funciona, ja eu posso citar milhares de exemplos de que pouca intervenção estatal funciona.. ja começando por singapura.. pais com maior quantidade de milionarios por metro quadrado
Alberto Linhares Deixa d ser burro e alienado e PTfóbico. Acha q tudo é PT todo problema é o PT. Q ignorância. Isso q dá só ler Veja e acreditar na Globo e Estadão. A Petrobrás sempre teve negociatas, inclusive e bastante na época do FHC. Leia o artigo do tucano Ricardo Semler pra parar com essa bobagem d PT só.
Roteiro excelente. Uma "reportagem", digamos assim, sobre o processo de privatização tal como aconteceu no Brasil. Nesses tempos atuais em que a mídia está nas mãos de algumas poucas famílias, constitui importante contribuição para a quebra do pensamento único. Exemplo dos danos causados por esse oligopólio midiático se faz bem nítido em alguns comentários. O fato de o roteiro não ter contemplado representantes do pensamento neoliberal em nada prejudica o documentário, uma vez que eles, os neoliberais, se fazem presentes diuturnamente nos grandes veículos de comunicação (Globo, Band, SBT, Folha de São Paulo, Estadão e outros que tais).
De fato. E eu diria até que o filme é, necessariamente, uma crítica que abre mão dos pronunciamentos liberais.
Em 40 anos de privatizações no Brasil, quando algum imposto foi reduzido ou abolido?
nenhum, porque aqui jamais foi implantado liberalismo economico de fato, que foi feito pela china por exemplo, jamais tivemos condições de atrair essas fabricas gigantes para o brasil.. isso sempre foi um país de oligarquias protegidas por regulações estatais contra a livre concorrencia.
@Lucas Moura voce acha que tesla, apple, amazom vão pra china para se entregarem ao governo chines? obvio que não, vão pra lá porque é lucrativo, e a china só tem condição de ter suas industrias de alta tecnologia hoje como huawei, Xiomi etc porque se abriu e recebeu grande investimento externo lá atras, e só conseguiu atrair essas empresas porque ofereceu baixos impostos, segurança juridica e baixos custos com energia eletrica e mao de obra, com isso empregaram sua população fizeram sua economia girar e tiveram mais dinheiro para investir em educação e ciencia e tecnologia que posteriormente resultou em mao de obra capacitada para desenvolver tecnologia, dai surgiram suas empresas que competem de igual com demais do mundo, mas não existe formula magica. tudo começou com a abertura de mercado que se mantem ate hoje com otimos atrativos as empresas por isso se mantem lá, se o brasil não consegue nem manter sua industria as perdendo pro paraguai como voce acha que vai conseguir se desenvolver?.. magica?
Aumentou imposto!!! Empresas que foram privatizadas pararam de pagar imposto e agora só vivem de dinheiro 💰💶 público.
Espetacular e isento. Parabéns Silvio Tendler. Conhecimento compartilhado para que todos possam refletir sobre suas ações e andarem com suas próprias pernas.
TENDLER ME LOVEYOU......SUAS OBRAS SÃO IMPERDÍVEIS E DEVEM SER MOSTRADAS E DISCUTIDAS NAS ESCOLAS DESDE AS FUNDAMENTAIS.....ESPALAHDA POR TODAS AS PARTE SEU CINEMA É UM GRANDE SERVIÇO A ESTE PAÍS E A EDUCAÇÃO.....COMO NENHUM OUTRO MEIO O FEZ ATÉ HOJE...MUITA LUZ E CONTINUE POIS SEUS SERVIÇOS SÃO ÚNICOS....GRACIAS
A CONSCIÊNCIA DADA PELA INFORMAÇÃO COMPLETA E CORRETA NÃO TEM SIDO PRÁTICADO NESTE PAIS DESDE SEMPRE.....BASTA VER OS EQUIVOCOS DE AVALIAÇÕES FEITOS, QUE SEQUER LEVAM EM CONTA A FUNÇÃO DEVIDA DO ESTADO, E DOS CUIDADOS QUE DEVE OFERECER AOS CIDADÃOS....A MAIORIA SE ILUDE COM A QUANTIDADE E PASSA AO LARGO DA ESSENCIA DA QUALIDADE DOS SIGNIFICADOS DO ESTADO/NAÇÃO.......AQUI MESMO ISSO PODE SER CONSTATADO....nos coments
Carlos Vainer e Erminia Maricato, os dois maiores especialistas e estudiosos do planejamento urbano no Brasil atualmente. Fora outros grandes nomes que participam. Excelente documentário.
Parabéns, pelo excelente trabalho! Me ajudou com trabalho da faculdade e expandiu meus conhecimento em Neoliberal.
bela e importante aula de história contemporânea. Não podemos deixar que se repitam estes fatos...
Se pusessem o governo para tomar conta do deserto do Saara em pouco tempo iria faltar areia.
se colocassem os empresários sendentos por dinheiro isso sim! não a privatização!.
As pessoas que estão dando depoimento são os intelectuais da economia e movimentos sociais do Brasil atualmente.
Se vocês acham que os 30 anos de estudo desses professores doutores são inválidos perto do conhecimento de causo de você, ou que eles estão fazendo propaganda política para um esquerda falida, percebe-se que você precisa estudar mais. Bem mais.
+Arthur Fortes
Fácil falar assim. "30 anos de estudo". Ponto: o que eles falam está certo. Mas não é bem assim. Anos e anos de estudo também têm aqueles que são a favor da privatização. Se você quiser posso citar "n" autores que estudaram a vida inteira e diziam que a privatização era melhor, que isso não prova o meu ponto de vista. Do mesmo jeito que seu ponto de vista não foi provado falando isso.
+Arthur Fortes Prefiro me basear em décadas de sucesso em países liberais. Em que o governo não é corporativista como o nosso que beneficia apenas 1 ou 4 empresas de um setor e prejudica a população. Isso não é capitalismo. Capitalismo o estado interfere menos , tira a burocracia e há muita concorrencia. O estudo desses professores aí pra mim é um lixo que nem aquela professora de administração da USP que a única empresa que ela teve, faliu.
+Guilherme Resende com certeza, absoluta razão.
+Arthur Fortes tem membro coordenador do mst pelo amor de deus
+Rafael Pinto Eu gostaria de entender como retirando o estado o corporativismo também. É necessário também dizer que o Collor destruiu a empresa Gurgel, que produzia bons carros. Mas o Gurgel chegou onde chegou por seu merito e objetivos individuais.
quem quer falar mal, deixa uma justificativa lógica e com fundamento, e não ficar falando mal sem saber de nada ou baseado em sua ignorância.
ótimo vídeo
+Elizete Aires O estado brasileiro deve apenas se preocupar com educação, saúde e segurança o resto tem que ser entregue a iniciativa privada. ( privatizações ) Só sairemos do atoleiro depois que o Brasil todo for privatizado. Os petralhas piram com essa idéia pois não terão como roubar e ficar mamando nas estatais !!
+Elizete Aires simplesmente vou te dizer que você paga a mais, em um combustível péssimo, para que algumas pessoas tenham empregos com garantias vitalícias.
Exatamente, não importa qual a opinião, não importa lado algum, se quiser discordar, que no mínimo tenha uma argumentação bem fundada e clara. Me deparei com alguns 'parceiros' que costumam xingar, falar mal e dizer "tá tudo errado", mas seus comentários se baseiam apenas nisso, ficam apenas no xingamento ou na discórdia, sem sentido algum e sem nada a acrescentar a quem vai ler porque acontece de faltar toda informação necessária ali. Não quero discutir suas posições, apenas concordar com uma atitude sensata de exigir uma explicação daquilo que a pessoa fala, ainda mais quando ela quer discordar de algo.
Vídeo baseado em pensamentos PETRALHAS e retrogradados contra o progresso e o capitalismo livre.
a lavagem cerebral é grave! justificativa lógica e com fundamento é impossível. mais fácil é te chamar de comunista comedor de criancinhas.
Ao terminar de assistir vão ter certeza que foi feito em 2021, só pode.
Portanto, ninguém pode dizer que não foi avisado
muita revolta assistindo e tendo a certeza que nossos governantes foram os piores crápulas possíveis e olha que nem citaram ainda o bozo do cão
@@mariaeduardaalves8711 lacrobosta tem mais q se lascar
perfeito documentário se fosse professora passaria todos os dias para meus alunos,parabéns a todos que ajudaram na construção deste documentário,#porummundoformadordeopnião.
SÓ COM LUTA SE PROCEDE HONRA ,BORA LUTAR MEU POVO
Parabéns!! Um excelente material de História. História triste de nosso país.
Não se esqueçam que tais empresas, antes de ser privatizadas, funcionavam como cabide de emprego e davam prejuízos, esses que eram cobertos com os nossos impostos. Nossa dívida e a inflação só cresciam, o Brasil ficava cada vez mais isolado e atrasado perante ao resto do Mundo.
***** E QUEM DISSE QUE NÃO DEVEM TER LUCROS? SE NÃO DEVEM TER LUCROS ,DEVEM SER OBRIGADAS A TEREM PREJUIZOS?FALA SÉRIO. NENHUMA EMPRESA NO MUNDO É CRIADA SEM UM FIM DE TER LUCRO. ACORDA. O MÍNIMO QUE PODEMOS ESPERAR QUE UMA ESTATAL FORNEÇA É UM SERVIÇO DIGNO E COMPETENTE. BANCO DO BRASIL E CAIXA, NÃO SÃO ESTATAIS MAS O GOVERNO É QUEM MANDA E DESMANDA. DÁ PRA COMPARAR OS SERVIÇOS PRESTADOS POR ELAS EM COMPARAÇAO COM BANCO ITAU OU BRADESCO? A VALE É MELHOR EXEMPLO DE COMO FOI BOA A PRIVATIZAÇÃO E OLHA, QUE NA ÉPOCA EU FUI TOTALMENTE CONTRÁRIO. HOJE, FICO COM VERGONHA DE TER DEFENDIDO A NÃO PRIVATIZAÇÕES DA ÉPOCA. AINDA BEM QUE FORAM...
Lowan Nickolas Faria Rodrigues Se voce pudesse escolher entre a-uma empresa arrombada e não dá emprego a ninguém e b- uma empresa arrombada e dá emprego a voce ou alguem de sua familia qual alternativa voce escolheria? Pois bem, voce culpou o cabide, e o colocou como razão palusivel para a privataria. O cabide nesse tempo, era só o mal menor. Pois os politicos sempre arrombavam as empresas para suas campanhas. Algumas delas, eles até tentaram federalizar, mas não haveria o valor para cobrir o rombo do balanço e preferiram esconder o balanço do povo. Isso lhe escapou, pois voce estava com os olhos vendados pela midia com essa conversa de cabide. O cabide de hoje é a Corrupção. Viu como os ricos mudam os nomes das coisas para enganar trouxas? E o cabide só mudou de lugar, pois msuitos desses cabides foram para instituições ligadas a privataria. Eh so vc procurar na midia e verá porque alguns governos não fazem concursos para algumas instituições. Para manter o cabide. Mas vc não está gritando, pois não foi comandado. Algumas dessas instituições já tem decadas de vida e se recusam a fazer concursos.
Emerson Louback Respondendo e explicando: 1 Quem tem mais lucro a Caixa ou o Banco Itaú? 2-Voce acha mesmo que compensa o governo doar a Caixa para que voce, arrogante que vejo, tenha um bom atendimento? Ora, se voce escrever em minusculo para facilitar minha leitura, eu poderia também lhe perguntar, exemplo: qual a diferença entre o serviço de financiamento habitacional entre a Caixa e o Itaú?Mais: se o governo está tendo pouco lucro com a Caixa, voce acha que é melhor o governo ter nada do que pouco? Acorda rapá? Aprenda a escrever em minuscula, segundo a etiqueta da NET, entre no Mobral, ....ahhhacabou ne? e depois venha pra cá.
Se havia cabide de emprego , que se combatesse o cabide de emprego , mas isso não significa que teriam que ser dadas a preços subfaturados para os gringos que estão nem ai com o povo brasileiro , só querem é lucrar , e mais canalhice e corrupção não são coisa só de empresas publicas o capitalismo privado é pautado pela corrupção e a prática não como desvio mas como regra em busca de sempre aumentar seus lucros .
Se vc tem um pequeno negocio de família que dá prejuízo, você melhora a administração e dispensa os maus funcionários ou vende sua empresa por preço de banana pra depois trabalhar nela em troca de um salário-mínimo? Além disso é uma fonte de energia estratégica!!ACORDA!!@!
Os maiores nomes do Cinema e de varias areas do conhecimento no Brasil, compartilhando seus valiosos conhecimentos e nos fazendo refletir sobre esta historia recente que explica muito da crise atual, no Brasil e no Mundo. Obrigada.
Nosso M. Moore! sempre produzindo documentários excelentes!
Muito bom!
Excelente. Verdadeira aula de História, Economia e Política do nosso País.
+Lourdes sqn
2019.
Mas atual, impossível!!!
meu entendimento sobre privatizaçoes e neoliberalismo aprimorou so entendia um lado agora entendo melhor o outro lado sem esquerda ou direita mas a compreensão do contexto, isso sim me foi precioso como futura Profissional do Serviço Social, devo ver todos os lados e todas as caras sem me por do lado A ou lado B, imparcialidade pra enxergar nas entrelinhas, tanto assim que compartilhei na pagina da minha sala.Discusões assim são importantissimas, adorei ler todos os comentários, visões diferentes muito bom, construtivos.
Pra quem veio aqui assistir esse vídeo porque uma professora de geografia pediu esse é o resumo:
Neoliberalismo;como se deu o neoliberalismo no Brasil, como é o caso da privatização de empresas públicas, E a perda dos recursos nacionais , minerais, commodies.a Idea de cada vez mais um estado ausente e responsável pelo bem estar social.
Privatização das telecomunicações;
Privatização do sistema educacional
Vim por causa do professor de sociologia, tenho q fzr uma resenha crítica, muito obrigada.
🙏🏼🙏🏼
neoliberalismo sempre diz pra privatizar e abrir o mercado e desregulamentar, na privatização das telecomunicações teve relativo sucesso por conta da abertura, embora desse pra desregulamentar muito mais, ja outras empresas privatizaram sem abertura, vale por exemplo, nenhum neo liberal prega isso. milton friedman, adam smith e Hayek estariam se revirando no tumulo de ouvir que privatizar sem desregulamentar nem abrir o mercado é ser liberal. rs
Perfeito!!! Exatamente isso!!! Infelizmente poucos vêem que as privatições são crueis!!! O capital gerado não fica no Estado!!! Esse é o Grande problema!!! Não há melhoras dos serviços públicos, muito menos dos setores privatizados!!!
só ha melhorias nos serviços se junto a privatização ocorrer abertura de mercado, justamente por isso um caso de grande melhoria foi o setor de telecomunitações. mesmo com os problemas é infinitamente melhor que na epoca em que era estatal.
Abaixo o Imperialismo!
Abaixo o capitalismo!
Pelo poder popular!
Viva o socialismo!
Venceremos!!!
É um dever, de cada um de nós, mostrar esse vídeo para outras pessoas. Chega de cegueira e demência.
Sou professor do ensino médio na rede pública de SP e, como vcs devem imaginar, as condições de trabalho são precárias. Gostaria de passar esse documentário para todos os meus alunos (cerca de 700!), mas a conexão com a internet é precária e impossibilita o streaming. Seria possível baixar uma cópia para este fim? Agradeço a atenção.
é possível sim flávio, esse site baixa os links do youtube. www.baixartube.com.br/
cole o link ali e clique em download
Maycon Almeida Obrigado pela dica.
Que iniciativa maravilhosa!
Parabéns pela iniciativa Flavio Nascimento!
Se só existisse o Estado tomando conta das coisas no Brasil, a internet seria excelente! Tipo em Cuba.
Tirei 9,5 na resenha sobre esse documentário na minha graduação de serviço social.
Me manda? Please
deu vontade de chorar como pode amo meu país da até raiva e tristeza como pode top esse documentário parabéns
Agora no foco dos neoliberais é o saneamento e a gestão hídrica.
Grande Milton santos! Mestre Silvio Tendler! Continuamos na luta!
NÃO É APENAS A PRIVATIZAÇÃO QUE É UMA DISTOPIA DO CAPITAL A ESTATIZAÇÃO TAMBÉM É.
A emancipação da atividade humana das correntes invisíveis do capital não passa pela privatização ou estatização. O proletariado na sua luta contra as forças que o oprimem enfrenta a propriedade privada e o Estado, dois aspectos de uma mesma realidade, que por vezes se revezam em ideologias hegemônicas, o estatismo ou o privatismo. Estas formas, além de não serem mutuamente excludentes (como se pode ver no mundo inteiro), são necessárias, em menor ou maior grau de cada uma, ao funcionamento do capital. Não existe propriedade privada sem o terrorismo exercido pelo Estado, assim como, a propriedade completa do capital pelo Estado é sufocada pela falta de concorrência. Temos que levar em conta que os proprietários privados não se lançam a determinados investimentos que fazem parte das condições gerais (João Bernardo) de funcionamento do capital, apelando para o Estado capitalista ao passo que o capital quando se torna proprietário único do capital acaba por apelar à concorrência privada para não entrar colapso (aconteceu em todas as distopias estatistas). No final a realidade chama para fora de ambas distopias e impõe o capital misto, que sempre foi a realidade do capitalismo desde o seu nascimento até os dias atuais. Quero demonstrar que, se o privatismo é inequivocamente capitalista o estatismo também o é, e que estes não apontam para a sociedade comunista, que é para mim a designação mais apropriada para a sociedade sem exploração, sem dinheiro e sem Estado que sucederá a sociedade capitalista.
Documentário perfeito para trazer à história recente do nosso país, e nos mostrar que é possível retomar o desenvolvimento econômico nacional, através de um Projeto de Nação, voltada para os interesses de nosso povo, e não dos investidores internacionais.
Somos uma nação que precisa acordar e lutar pelo bem do nosso povo, não podemos cruzar os braços e aceitar que continuemos definhando devido aos desgovernos que assolam o estado brasileiro.
Não percamos a esperança!! Reestatizar o que perdemos, é um possível caminho!!!
Parabéns aos autores desse DOC.
Esquerdismos e direitismo a parte, devemos ter um projeto de Brasil. Evidente a pertinência do documentário e a necessidade de pensar um estado que não seja mero refém dos interesses do capital. Em suma, precisamos de um estado que tenha como função o controle e manutenção do equilíbrio entre os interesses capitalistas e as necessidades do povo brasileiro.
+Gusttavo do Amaral Mais capital, mais liberdade economica, menos estado, menos controle governamental que monopoliza o mercado para uma ou 4 empresas que controlam a sua área de atuação. Mais liberdade economica, menos burocracia = prosperidade.
+Rafael Pinto Ninguem enxerga que as privatizações foram a outra face da esquerda. O Socialismo afunda o país para depois vende-lo a preço de banana para outras nações e no fim desse processo toma posse de todos os meios de produção, como foi em Cuba.
Vitor dos Santos Sousa Pois bem, concordo quando disse preço de banana. Veja documentários e leia sobre as 7 irmãs do petróleo e perceberá o início de um conceito neo-liberal ( se posso chamar disso ) de se fazer economia. O modus operandi muda, mas a dependência nossa ( terceiro mundo ) parece ser perpétua. Ou não, pois, o planeta é finito em recursos e o capitalismo não previa isso, ao que parece...
Os caras da Internet, em vez se discutir o interesse na nacional, se limitam a perguntar se eu gosto só Fidel, ou se o Chávez me pagou, ou algo assim. Eles não leem, pois estão mui ocupados comprando o Apple24 e agradecendo aos deuses yankees...
@@curioso4762 liberalismo = crise de 29
Muito necessário esse filme!!!
Vídeo indispensável para se entender a idéia nefasta do "Estado Mínimo".
Estado só serve pra politico roubar a população
@@lorenzoback9949 , então não use nunca mais o SUS e se um dia vc for assaltado, não recorra à Polícia.
Em ambos os casos, pague um plano caríssimo de uma UNIMED da vida e contrate jagunços pra fazerem a sua segurança privada.
Deixa de ser abobalhado, rapaz.
@@alexandre8716 Pior que o Estado minimo já existe. Nas cidades mais perificas já encontra uma ausencia do estado. Na pandemia com o auxilio emergencial Guedes descobriu milhões e chamou de 'invisiveis' .
E liberais querem mais ausencia do Estado. É de lascar.
estado minimo só funciona se aliado a abertura e liberdade de mercado, com o custo brasil empresa nenhuma quer vir pra cá então oque existe em muitos casos são oligarquicas com suas respectivas reservas de mercado e geralmente protegidos por regulações, só pensa que isso é liberalismo quem nunca leu um livro de Adam smith ou Milton Friedman na vida.
Excelente, obrigada por disponibilizar o conteúdo!!!
Os livros A privataria tucana e O principe da privataria, também são otimas indicações
Muito bom !!!!
Realmente a telefonia estatal era muito boa. Muita saudade da época em que precisava esperar por sorteio a obtenção de uma linha telefônica que valiam um carro usado.
Bom mesmo é pagar 10.000 reais numa porcaria dum iphone
@@domingoscorrea3691 compra quem quer tem tantos modelos no mercado
@@domingoscorrea3691 é bem diferente uma linha telefonica, de um aparelho de telefone celular, tecnologia e ideia totalmente diferente com custos diferentes...
E o serviço privatizado e excelente e o preço justo né? Líder de reclamações no Procon e na justiça junto com bancos e preços mais caros relativos ao resto do mundo. Acorda
apesar dos pesares a telefonia privada no brasil é muito melhor que na epoca em que era estatal, e esse é um bom exemplo de que privatização só funciona bem para o publico se houver abertura de mercado junto.
Excelente trabalho, continuamos na luta!
a esquerda é a posição política (ou ideal) mais coerente com a sustentabilidade e com o progresso, porque tem maior capacidade de visão crítica do que tem que ser melhorado no país.
+JustMeNatty O problema é que a visão é bonita, porém quando vão colocar na prática, ela se desvirtua.
tal qual o capitalismo, q na maioria das vezes não toma o poder diretamente, mas se torna dono dos meios d comunicação e de grandes territorios rurais, deixando o estado e o povo refém de seus interesses. é uma ditadura surda, mto pior q as tentativas pontuais do comunismo.
***** não preciso nem explicar o q é ditadura surda pra vc, pq só o fato d vc rejeitar odiosamente pensamentos diferentes dos seus (falando palavrões como "merda") já mostra q vc é condicionado por ideias q outros enfiaram na sua cabeça. vc é alienado, não pensa por si, apenas aceita o q a mídia ou algum professor te ensinou, sem questionar nada. vc vive numa ditadura surda e nem sabe.
no mesmo post q falei da ditadura surda eu expliquei o q quer dizer, mas vc não leu, vai d novo (só um detalhe, abstrato é o oposto d subjeto ok?): o capitalismo na maioria das vezes não toma o poder diretamente, mas se torna dono dos meios d comunicação e de grandes territorios rurais, deixando o estado e o povo refém de seus interesses.
c não tiver outra opção d alimento eu devo morrer d fome ou comer a única opção d alimento q existe? se na minha cidade só pega a globo e eu não tenho internet, e a globo quer queimar um presidente, falando q ele rouba e q qq outra pessoa no lugar dele seria melhor pro país, qual outra opinião eu vou ter pra não acreditar no q a globo diz? em ambos os casos, eu sou obrigada, por pura falta d opção, a comer alimento infectado d agrotoxico e a acreditar no q o willian bonner fala. essa liberdade q o capitalismo te convenceu q existe, a mim não convence.
Excelente. A gente se emociona quando somos levadas a rever todas as privatizacoes impostas e suas consequência desastrosas para populacao. É preciso ganhar as ruas pelo "revogaco"
2021 e só piora, cabe um próximo capítulo...
Muito atual. Necessário
Salve para os alunos do anglo q está vendo este vídeo por causa da Claudia
Salvo também para os alunos do IFRJ do Campus Nilópolis que estão vendo por causa de nossas queridas professoras para realização de um trabalho da turma.
@@dilzamarques3193 muito bom.su real.vendo a história da vale do rio Doce onde rendeu furtunas para os minérios,e onde o triste fim.da grade tragédia acabando com a história de privatização, tornando-se mundialmente, mortes e tristeza ,com tantas vidas e famílias ilutadas.
O Estado só não é pesado quando é para financiar setores ricos da sociedade como o agronegócio; ou nos EUA, com a crise de 2008, quando com dinheiro do contribuinte americano, os Bancos foram salvos da bancarrota. O pior é ver pobre neoliberal, não é à toa que muitos são chamados de gado.
Parabéns Sílvio Tendler. Você excedeu neste documentário em imagens, áudio e didática. Peço a todos os patriotas que repassem este link para os amigos brasileiros ou não.
Faltou dizer que um dos filhotes das privatizações é o sr Aécio que ainda tem a cara de pau de defender a PRIVATARIA TUCANA.
Acorda Brasil, entreguismo nunca mais. Dilma na cabeça.
Pior que ninguém se toca que o Brasil vende nas "lavras" a tonelada minério de ferro a míseros 385 reais e vai embutido grátis um quilo de ouro em pó 😢 , ou vende na lavra o quilo de ouro em pó por míseros 385 reais e vai grátis embutido 999 quilos de minério de ferro , e surreal.mas ninguém vai conseguir fiscalizar um navio cargueiro com tantas mil toneladas de minério de ferro né , e ainda compramos deles o iPhone a 18 milhões de Reais a tonelada 😢
O papel da história sempre vai ser importante, porque somente através dela é possível avaliar o atual. De certa maneira gostei do vídeo, gosto de opiniões divergentes da minha, para não "engessar" minha opinião. Através do desenvolvimento e processos históricos do nosso país, também foi desenvolvida a formação do brasileiro e sua forma de ser e agir, conceitos éticos e morais, formação de diversos povos, culturas diferentes. A política, a economia, a sociedade, as instituições, as pessoas, todas estas possuem sua natureza justamente na cultura formada através dos anos, em sua construção foi adquirida características boas e ruins. Não saber a diferenciação do público do privado, obter vantagem sobre os demais, não conseguir ter uma auto-imagem próxima do real, para conseguir alguma melhora. Estes para mim são pior herança. Essa herança irá influenciar justamente o que foi dito, a política, a economia, a sociedade, as instituições, as pessoas. O vídeo tenta demonizar o neoliberalismo, mas não consegue nem arranhar, sabe por que? Ele apenas demonstra que nossos problemas, estão na construção mais importante de um país, as pessoas. As pessoas que regulam a política, economia, educação e saúde. A principal diferença prática do Estado Grande para o Estado Mínimo ( para não entrar em detalhes, conservadores vs progressistas e esquerda vs direita) são os exemplos de sucesso, onde um tem poucos exemplos de sucesso, e o outro tem vários. Os países onde tem mais educação, desenvolvimento, respeito aos direitos humanos, IDH alto, igualdade são os que possuem Estado Mínimo. Cabe ressaltar que estado mínimo que me refiro, é aquele que o estado existe, não este que prega o vídeo como se o neoliberalismo fosse a ausência do estado, o que não é, ele é absolutamente necessário, gosto de pensar no estado mínimo como um condomínio entre os moradores de um prédio, absolutamente necessário devido as áreas públicas, mas não opina dentro do seu apartamento desde que não incomode os outros, e o estado grande como morar na casa da sogra com sua família, que vai regular e opinar em tudo. O que o vídeo mostra e que não adianta se o Estado é Mínimo, Grande, esquerda, direita que é o problema, mas sim a sujeira da nossa política, pois foram mencionados fatos e oposições até 2014. Por acaso quem estava no poder de 2002 até 2014 podendo chegar até 2018? Por que não investiram em saúde e educação como falam que o governo anterior não fez? O neoliberalismo não é aquilo que fez esses governos do PSDB, onde realmente venderam a preço de banana, e de forma absolutamente canalha as empresas estatais, para beneficiar grandes empresas internacionais, deveriam ser privatizadas por grupos nacionais prioritariamente, deveria ser privatizada sim, e com inteligência e concessões adequadas com tratados de trazer tecnologia estrangeira caso vendida a outros países, copiar o que é bom, e através dos conceitos conservadores clássicos, onde juntamente com investimento grande em educação, e o mais importante desenvolvimento tecnológico, e não de maneira "revolucionária" em apenas em poucos anos. É obviamente que foi feito para tirar proveito financeiro de tudo, mas isso não é o neoliberalismo apoiado pelos conceitos conservadores, ainda assim muitas privatizações indiscutivelmente melhoraram a vida de todos, contribuíram bastante para o crescimento, não essa baboseira toda que quer pintar esse documentário tipo que foi “terra arrasada”. Para não dizer que o neoliberalismo é ideológico como o socialismo, temos exemplos claros de liberalismo/conservadorismo que deram certos no mundo todo, Alemanha (Ocidental) e Japão devastados após a guerra são exemplos, em algumas décadas se levantaram e através de medidas liberais e conservadoras. A diferença é o material humano e construção de suas culturas onde visam o levantamento de suas sociedades, não grupos ou apenas partidos políticos, não estou dizendo que lá não tem corrupção, lógico que tem. Esses países como muitos dos desenvolvidos tem políticas de estado não de governo, obedecem uma continuidade. Contudo, esse vídeo só mostra a "pobreza política" que é nosso país que não consegue ser ideológico, mas apenas se serve de ideologia, seja ela de esquerda, direita, conservadora, progressista, liberal, estadista qualquer uma delas apenas são meras ferramentas para crescimentos de grupos ou partidos, aqui precisamos desconstruir uma cultura para poder evoluir. Por fim o que se observa que o socialismo e o Estado Grande, simplesmente não estão no topo dos melhores países para se viver, estão dentre aqueles que mais matam e desobedecem os direitos humanos, grande pobreza e miséria, e o socialismo em particular nem há exemplos que deram certo. Por sua vez o neoliberalismo existem dezenas países que tais conceitos deram certo e ocupam o topo dos melhores países para se viver neste planeta.
Brasil tinha 30% de industrialização. Com as privatizações, o parque industrial brasileiro está em 10%. Brasil está virando colônia, graças a esse discurso da mídia. O governo Bolsonaro privatizou 62 ativos da Petrobrás. Agora temos que importar óleo bunker para abastecer navios brasileiros porque a Acelen, privatizada e ex RLAM, prefere exportar o óleo bunker, descumprindo o contrato anterior. A gasolina subiu 262 vezes no 🇧🇷 Privatizar áreas estratégicas é terrível para o país. Agora a Europa sofre com a guerra e com o aumento da inflação, já que o fornecimento de gás está sob o controle da Rússia. Essas privatizações vão amarrar o 🇧🇷 que terá que se submeter aos interesses estrangeiros. Somos colônia de países imperialistas. Paulo Guedes: a Petrobrás não valerá nada daqui uns anos. Ações despencam na bolsa. O mercado: comprou 62 ativos da Petrobrás a preço de banana. Resultado: acionistas estrangeiros super felizes com o pagamento de dividendos Record! Nenhuma petrolífera estrangeira fez isso. Dinheiro tirado do Brasil para favorecer estrangeiros. Privatização da Vale: 3 bilhões de dólares sob FHC (preço de banana). Hoje a empresa vale mais de 200 bilhões. Políticos, economistas e a mídia contribuiram para o desmonte do parque industrial brasileiro. O país que mais cresceu e tirou 800.000.000 da pobreza foi a China que investiu forte em educação e fortaleceu suas estatais. Venezuela era o país que mais crescia na América Latina até sofrer embargo dos EUA. Discurso americano sobre livre comércio é lindo. Mas na prática, EUA quer que vc seja liberal, enquanto protege seu mercado e suas empresas. É cenário de terra arrasada sim, infelizmente.
.
ótimo documentário bastante elucidativo e significante a politica brasileira.
O título deveria ser assim: da Utopia do capital a distopia Venezuelana.
O VIDEO É PERFEITO COM A FALA DE HISTORIADORES E TEÓRICOS QUE ESTUDARAM OS PROCESSOS EM NOSSA SOCIEDADE, MAS, NÃO ADIANTA, PARA CERTAS PESSOAS, NEM SE JESUS O MESSIAS DESSESE PESSOALMENTE NÃO ADMITIRIAM OS FATOS.
Revendo esse documentario um dia depois do segundo desastre da Vale.
@sem choro A principal privatização já feita no país, a da vale no caso, sim foi um baita caos que até hoje segue impune.
@sem choro Seu canal é *sem conteúdo, coisa de robô*! Se vc assistisse ao vídeo todo antes de dar palpite, vc veria que TODAS as privatizações têm sido nocivas e têm impedido o Brasil de se tornar grande. Aliás, esse aspecto é especialmente conivente com a ganância das empresas estrangeiras. Imagina, né, mané, um Brasil grande fazendo frente aos EUA... Entendeu, agora?
Parabéns belíssimo trabalho 👏👏
Um ponto que queria levantar é que a maioria esmagadora das figuras que discutiram a pauta são trabalhadores do estado, então convêm a eles que o mesmo seja o maior possível, pra mim isso acaba sendo interesse proprio, como os dos capitalistas que querem as privatizações, não tem lado certo, tome cuidado!
Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor e ñ os banqueiros!
nem assim
Graças às privatizações temos Vivo, Oi, Claro e Tim.
Se você está plenamente satisfeito com os serviços e as tarifas que paga por telefonia -- e só este serviço, pra facilitar a sua vida -- levante a mão.
muito mais satisfeito hoje que na epoca em que era estatal e uma linha telefonica valia o preço de um carro popular.
Excelente! 👏👏👏📚📚📚
8:00 é minha senhora: pioramos. Hoje temos Paulo Guedes, Hélio Beltrão e Instituto Mises. O neoliberalismo é cada vez mais violento.
Importantíssimo. Permite pensar até como hoje se ataca a Petrobrás por exemplo.
Vivemos hoje no Brasil em uma sociedade distópica.
O mais lamentável e perturbador è ver claramente que o futuro deste país, os jovens, sao os agentes do sistema sem ao menos se darem conta disso, a contrario, batem no peito cheios de bravatas descontextualizadas, violentos e narcisistas.
Resistência. Rebelião. Revolução.
+Olavo fernandes rodovalho de oliveira O que eu lamento, agora, é o +Anderson Borges gabar a importância das privatizações, como se o Setor Privado fosse mais benéfico do que o Público! No Setor Privado, as mulheres não podem nem ter filhos que pegam a conta - a não ser que detenham valor agregado (Mestrado em não sei o quê, PhD etc.).
- No Setor Público, temos empreguismo; e no Privado, o que temos é o DESempreguismo (um operário fazer o trabalho de três);
- No Setor Público (CVRD), temos dinheiro jogado fora através da ineficiência; no setor privado (vale), temos a despreocupação com questões ambientais, a qual pode gerar bilhões de prejuízo à Nação - mas dá lucro e é, portanto, "eficiente" e elogiada pelo jornalismo do tipo veja;
- No Canadá, setor privado significa lucro alto; já o setor público significa bem-estar social (transporte coletivo que preste, etc.);
- A Thatcher, mesmo no auge da embriaguez neoliberal, não privatizou o Metrô de Londres (não queria que ficasse igual ao de Sâo Paulo);
- O Brasil, em vez de corrigir os vícios do Setor Público, faz o mais fácil: entregar as estatais ao Setor Privado, quase de graça, sem contrapartida para o País (chamar o serviço oi vivo de contrapartida é deboche).
Sensacional!!!
Infelizmente a grande corrupção e vários bandidos na política em nossos passa recente (desde a chegada dos portugueses) hj justificam a falta de habilidade do estado em ser empresário. Sou economista e acredito que algumas áreas é justo e correto privatizar, mas mesmo o que não for privatizado o poder do estado não deve ser personificado no presidente ou governador. Mais existe Estado sem clareza, sem fiscalização. Não é só privatizar, ou estatizar. Acredito que deveríamos estar discutindo mais coisas, será que um político indica uma pessoa para um cargo importante, não deveria ter uma lei para que essa pessoa fosse capacitada ? Será que a iniciativa pública precisa ganhar 3 vezes mais que a privada? Será que tudo tem que ser de graça? E de onde vem o dinheiro para bancar tudo isso?
parabéns bonito filme....
Vim pelo professor de geografia
Sem contar no desmonte da Gurgel... Sem incentivo do estado não tem como o setor evoluir, e logo o setor automobilístico, que em todas as revoluções industriais trouxe o maior desenvolvimento de tecnologia... Atualmente vendem a Embraer, a base de lançamento de Alcântara... É como se dissessem que o Brasil não precisa de tecnologia... É triste, ver um país com todas as condições possíveis para ter soberania, sendo destruído há mais de 30 anos pelo capital estrangeiro e neoliberalismo.
Nossa hilaria a propaganda sobre a desestatização
"com a desestatização o estado vai investir pesado em saude educação, habitação, saneamento e segurança" HAHAHAHAHAHAAH
E ainda acreditamos nesses mercadistas ate hoje
Queria fazer uma pergunta simples, qual a diferença por exemplo da petrobras na mão do estado (era lula e dilma e sendo privatizada nos dias de hoje?
pelo simples fato q o lucro seria revertido para a sociedade, como educação, saúde e se privatiza os lucros vão para o exterior
Ana Luiza Botelho e o lucro até hoje estava indo pra onde?
o lucro estava indo mais da metade para os corruptos mas ainda tinhamos a migalhas
Qual lucro??
Esqueceu que Lula e Dilma congelaram o preço para não perder apoio dos consumidores e criaram um rombo gigantesco na empresa?
A globalização nada mais é que um novo surgimento das "CRUZADAS" que estudamos no Ensino médio. E o objetivo? O mesmo, manter as colônias.
Bom filme, quem viveu aquela época mesmo sendo novo lembra como era isso
hoje em dia houve muita melhora em varios setores mas ainda vivemos presos ao que aconteceu na decada de 90 do seculo passado.
Pessoas que não conhecem sua historia estarão fardadas a repeti-la.
Fico imaginando o quanto o Estado poderia esta ganhando em Energia elétrica e Agua se cobrasse da população apenas uma tarifa baixa que coubesse no bolso da gente! Viveríamos bem e teríamos mais recursos para outras áreas como Educação , Saúde e Segurança, mas não tem alguém acumulando capital e explorando o povo brasileiro!
É muito caro pra eles manter tudo isso, sem contar no fato de que eles não iriam roubar tanto, por isso é melhor deixar na mão de segundos e terceiros, pq né "eles que se virem, tenho nada haver com esse B.O"
Se empresa estatal fosse ruim, a Alemanha não teria, a Espanha não teria. Quem defende a privatização da coisa pública, sequer tem paciência para ler os contraditórios. Acreditam piamente que é melhor vender tudo. Será que ao menos sabem que bilhões de reais são tirados do Brasil direto para as matrizes no primeiro mundo? Sabem por acaso que os postos mais altos das empresas privatizadas não são para funcionários de carreira ou funcionários antigos da empresa, mas são estrangeiros ou partícipes no conluio da privataria?
Não sou esqudista, mas muitas situações como a da privatização da Light e vi ao vivo, e o leilão da Vale foi curioso, estava trabalhando de vigilante no Centro e duas VTR's do Consulado Americano saíram com soldados armados após a explosão de uma bomba, a PM interceptou e obrigou o grupo a regressar ao consulado.
Quanta desinformação sobre privatizações, de fato elas aconteceram mas não em ambiente de livre concorrência, não basta privatizar tem que desregulamentar.
Brasil ocupa a posição 114 do ranking mundial de liberdade econômica publicado anualmente pela The Heritage Foundation, tendo em vista que as cinco economias mais livres são: Cingapura, Austrália, Suíça, Nova Zelândia e Canadá.
O Brasil está muito longe de ter uma economia livre e prospera, mesmo assim ainda conseguimos ter acessos a bens e serviços privados como, smartphones, notebook, computadores, internet, servidores, carros e etc.
O melhores países para se viver, são lugares onde existe uma economia forte, livre e onde o Estado cumpre um papel mero administrativo.
Nesses países existe um claro entendimento de que: quem gera riqueza e qualidade de vida é o mercado e não o Estado.
Eu deixo aqui a questão no ar: em qual modelo você preferem viver? eu sinceramente prefiro o modelo dos cinco países com maior liberdade econômica ^^,
forumdaliberdade.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Index2014_Highlights-Port-final.pdf
Talvez vc possa responder minha pergunta: em 40 anos de privatizações no Brasil, qual o imposto foi reduzido ou abolido?
Talvez vc possa responder minha pergunta: Em 40 anos de privatizações no Brasil, qual o imposto foi reduzido ou abolido?
Não sabia que o Brasil estava nesses top 5 KKKKKKKKKKKKK
@@fadaacucarada2811 o problema aí não são as privaatizações, o governo brasileiro não tem competência nem para gerir o dinheiro da população, mas os impostos seguem altos para financiar a máfia estatal que nós constantemente seguimos
Muito bom com linguagem simples e direta. Esclarecedor.
O Estado e seu povo é um elefante nas costas do cidadão comum até hoje! Espero ver diferença um dia... quando o livre mercado existir em todos os setores no país!
17:50 A primeira vez que concordei com o "stedile?" do MST: O atraso da malha ferroviária é o ponto fraco da logística pessoal e de material do país!
o brasil diferente de outros paises no seculo pasado resolveu investir em rodovias nao em ferroviarias ,um vacilo talvez
vc deve conhecer muito pouco do MST. vai se surpreender... as pessoas são contra o MST por causa da mídia, q defende os interesses dos ruralistas. estamos fudidos com essa mídia
Tatiana Novais me explica ou me manda algo pra min ler sobre o MST, tenho interesse
O Estado só quer impostos e votos! Os poucos que desfrutam dele ou descobrem maneiras de burlar suas leis querem que ele continue a existir tal qual como é! O Brasil nunca foi um país capitalista e sim um país capitalista de Estado! Estas entidades, sindicatos, políticos, partidos, etc. Não querem um Estado enxuto e eficiente pois vão ter que trabalhar sério e muitos na iniciativa privada!
Neoliberalismo é uma nova forma de totalitarismo.
FHC privatizou algumas empresas sem abrir o mercado(erro cruel), mas criou um monte de outras estatais e agências reguladoras
todas corruptas que servem apenas para garantir a reserva de mercado das empresas oligarquicas... isso não é capitalismo, isso não é liberalismo, mas tentar explicar isso pra esquerdistas é perda de tempo. os caras se fecham nas ideias de marx e não veem nada alem disso.
Silvio
sempre
produzindo luz
belíssimo
Esquecem os que falam em liberdade ai embaixo, que este capital tem origem em outras esferas; cuidado com essas análises infantis. O neo-liberalismo funciona nos país que levantam este discurso pq eles detêm todas as diretrizes de mercado, cabendo aos outros países serem reféns dos interesses deles. Se fosse adotado o mesmo peso para todas as nações e, a livre concorrência sem joguetes políticos, normas e regulamentações que nos fogem o controle, a liberdade que aparentemente o capitalismo dá, seria ótimo, mas somos reféns de um estrutura q se consolidou historicamente e o neoliberalismo é somente mais uma faceta desse discurso mentiroso.
Concordo plenamente.
👏👏
Perfeito!!! Não se pode ignorar o desenrolar da história.
Amei!
A Brasil ta totalmente laçado pelo mercado financeiro.
Na esteira de aloisio biondi....parabenz. Acho que não se trata de partidarismo neste momento político nosso, embora seja indissociável da imagem de certos partidos. O fundamental é a informação que se aproxime o mais possível da verdade. Interessante será que em vez de falar palavras de efeito ou ofensas vazias, quem se sentir prejudicado que "contra-ataque" com informações e argumentações esclarecedoras enriquecendo o debate.
AÉCIO PRESIDENTE PARA A MUNDANÇA QUE O BRASIL PRECISA VOTE 45
No Brasil, não só o processo de renacionalização das áreas estratégicas desestatizadas não acontecerá, como também continuarão privatizando tudo. Quer apostar quanto?
FIM DO ESTADO E DO CAPITAL!
Oi amigo, como seria possível impedir que as pessoas usassem capital sem o Estado para o proibirem? (só estou perguntado, não quero ser grosso nem nada do tipo)
Muito bom. Parabéns!
No Brasil as coisas vão ser sempre assim, a tendência é piorar, nós trabalhadores é que sustentamos esse vagabundos, os caras afundaram o país, não adianta, só reconstruindo mesmo o país...
Kkkk saiba que são os vagabundos que são responsáveis pela comida da sua mesa são esse vagabundos que fizeram seu celular são eles que fizeram o RUclips antes que fale foi o trabalhador que fãs bem se não fosse pelo vagabundo o trabalhador não produziria nada e naivfaria a sua comida
Espetacular!! Só um verdadeiro patriota para considerar estes dados!! povo não seja covarde!!
Ñ debato, neo liberalismo está mais provado que ñ funciona em lugar nenhum, é uma idiotice, ñ sou de esquerda e nem direita, só acho que o liberalismo favorece uma pequena gama de pessoas e deixa as demais a mercê do capital, querem ir para um lugar assim, vão para a Somália, lá o Estado é mínimo e muita gente morre mesmo por falta de várias coisas.
Estado mínimo mesmo, que não dá nem condições básicas! Quer ser socialista, vá viver em uma tribo indígena.
Quer ser capitalista, vá morar em Detroit, querer defender uma troca de seis por meia dúzia é atirar no próprio. Esse papo de liberalismo é para que meia dúzia de gatos pingados tenham acesso a seus privilégios, típico papinho de liberaleco leite com pera.
+Charles Cris então você precisa estudar mais. sinto muito dizer
Valeu pela dica, lembre-se da saúde nos EUA ao falar esse monte de bobagem sobre liberalismo.
Concordo. É isso mesmo. Neoliberalismo não trás desenvolvimento.
Os compradores estrangeiros fizeram pequenos investimentos estratégicos e melhoraram muito o desempenho das telecomunicações devido à falta de investimento por longos anos