LIÇÕES DE FELICIDADE/ BERTRAND RUSSELL

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Leia o livro: 50 Clássicos da filosofia amzn.to/46QGrRH
    Se você tem interesse em saber o que Aristóteles pensava acerca da felicidade, o que Epicuro considerava uma vida simples, quais eram as lições de liderança de Maquiavel, Deus na visão de Pascal e o significado da vida para Heidegger, mas não tem tempo para ler as obras desses grandes nomes da filosofia, ou não sabe por onde começar, este livro é para você.Pensando em como tornar o conhecimento mais acessível a um maior número de pessoas, o mestre em Economia Política Internacional Tom Butler-Bowdon mergulhou nos principais textos filosóficos desde a Antiguidade até a era moderna e apresenta aqui a essência de 50 obras selecionadas.De Platão e Aristóteles a Peter Singer e Nassim Taleb, passando por Descartes e Simone de Beauvoir, Butler-Bowdon mostra como a filosofia pode ser uma ferramenta poderosa para abrir nossa mente e nos ajudar a pensar. Se você é fascinado ou se sente um pouco assustado com as grandes questões sobre pensar, ser, agir e ver, esta é a introdução perfeita para o que algumas das maiores mentes da humanidade falaram sobre esses temas. E como a filosofia é feita por pessoas, além de oferecer insights sobre as obras, o autor fala um pouco sobre quem as concebeu, fornecendo assim o contexto em que essas obras foram escritas.Voltado para o público que está começando a se aventurar no mundo da filosofia, o autor oferece um glossário ao fim do livro com os principais termos da área. A ideia de Butler-Bowdon é que este 50 clássicos da filosofia seja uma ponte entre a disciplina filosofia e a filosofia de vida, despertando o leitor para a forma como os temas tratados por esses grandes nomes moldam nossa visão de mundo e orientam nossas decisões. #bertrandrussell #russell #ateísmo

Комментарии • 13

  • @julianaaraujo2848
    @julianaaraujo2848 2 месяца назад +1

    Gratidão pelo video

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  2 месяца назад

      Fico muito feliz em saber que curtiu o vídeo! Forte abraço e vitória sempre!

  • @julianogaiola
    @julianogaiola 3 месяца назад +3

    Concordo com quase tudo da filosofia de Bertrand Russell, ele foi mentor de Ludwig Wittgenstein, Wittgenstein é talvez o aluno mais famoso de Russell. Ele estudou com Russell em Cambridge e posteriormente desenvolveu suas próprias ideias filosóficas distintas. Wittgenstein e sua filosofia da Linguagem, como ele.se referia, pois não acreditava que poderia ser um " Teoria da Linguagem", já que sempre esteve ao alcance de todos, apenas muitos não a percebia. Esses filósofos foram importantíssimos não só para a filosofia, mas para a vida do ser humano em geral. Aí temos Russell citando Albert Einstein, outra pessoa que tem meu enorme respeito, embora criticado por muitos. A verdade não é o que é e sim o que a sociedade impõe como certo. Assistindo seu conteúdo, me veio à mente o filósofo Arthur Schopenhauer...
    A filosofia de Arthur Schopenhauer é profunda e abrangente, com destaque para os seguintes aspectos:
    1. Vontade e Representação. Schopenhauer é conhecido por sua teoria da vontade como o "motor" subjacente a todas as ações e desejos humanos. Ele argumenta que a vontade é a força primária por trás de todas as manifestações da vida.
    2.Pessimismo Metafísico. Schopenhauer é frequentemente associado a um tipo de pessimismo metafísico, expresso em sua visão do mundo como essencialmente cheio de sofrimento e insatisfação. Ele acreditava que o sofrimento humano era inevitável e inerente à existência.
    3.Negação do Individualismo. Schopenhauer argumentava contra a ideia de individualidade e enfatizava a importância da compaixão e da empatia para transcender o eu e alcançar uma compreensão mais profunda da realidade.
    4.Estética e Arte. Schopenhauer via a arte como uma das poucas maneiras pelas quais as pessoas poderiam transcender a vontade e experimentar um estado de espírito mais elevado. Ele valorizava a música em particular como uma forma de expressão artística que tocava diretamente na essência da vontade.
    Esses são apenas alguns dos aspectos centrais da filosofia de Arthur Schopenhauer. No meu ponto de vista, Esses três filósofos têm algo em comum. Parabéns mais uma vez pelo excelente conteúdo. Gratidão!

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 месяца назад +1

      Muito obrigado pelo seu comentário tão detalhado e reflexivo Luciano! Fico feliz em saber que meu conteúdo te fez pensar em filósofos tão influentes como Bertrand Russell e Arthur Schopenhauer. Eles realmente têm contribuições valiosas para a compreensão da vida e da sociedade. Forte abraço e vitória sempre!

  • @EXCLWOOS
    @EXCLWOOS 3 месяца назад

    Russell é de facto um gigante!
    Obrigado pelo vídeo ✌️

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 месяца назад

      De nada! Russell é realmente incrível! Fico feliz que tenha gostado do vídeo ✌️

  • @dlvdaniel
    @dlvdaniel 3 месяца назад

    Marcos, seus vídeos são ótimos! A sensação é a de um caminhão cheio de material de construção que chega na obra cada vez que chega um vídeo desse. O pedreiro não dá conta e não tem como dar... Precisando de um mestre de obras aqui pra administrar os trem 😂👍

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 месяца назад

      Que legal receber seu feedback Daniel! Fico muito feliz em saber que meus vídeos estão sendo úteis para você. 😄 Comentários como o seu são o combustível que me motiva a continuar produzindo conteúdo. Forte abraço e vitória sempre!

  • @JoseMartins-hl4ki
    @JoseMartins-hl4ki Месяц назад

    Felicidade plena não existe! Porque sabemos que morreremos

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  Месяц назад

      É verdade que a consciência da nossa mortalidade pode ser um desafio à ideia de felicidade plena. No entanto, acredito que podemos encontrar uma felicidade autêntica ao aceitar nossa finitude e valorizar cada momento de nossa existência. Viver plenamente, apesar da impermanência, pode ser uma fonte de profunda satisfação e significado. Forte abraço e vitória sempre!

  • @gugao_lacerda
    @gugao_lacerda 3 месяца назад +2

    Russel, o anti tik-tok primordial....

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 месяца назад

      Com toda certrza Luizeira meu chegado Bertrand Russell poderia ser visto como um anti-TikTok primordial, considerando seu foco em reflexões profundas, lógica e filosofia, em contraste com o conteúdo rápido e frequentemente superficial que caracteriza a plataforma TikTok. Risos .Forte abraço e vitória sempre. ✌️