Olá boa noite sou NIVALDO de natal RN gostei muito da sua explicação sobre de engrenagem dente helicoidal e gostaria de aprender mais com você. Pôs tenho fresadora e torno más não tenho afinidade com fresa tenho 64 anos mais ainda pretendo aprender calculo de engrenagem. Acho que você é a pessoa ideal para me ensinar, OK
Olá Nivaldo! Sempre estamos aprendendo. Os vídeos sobre engrenagem helicoidal vão da parte 01 até a parte 06. No vídeo parte 03 eu explico um pouco sobre os cálculos da fresadora, neste link: ruclips.net/video/MYwtsfw9Y5M/видео.html Abraço!
Olá Guilherme! Bom saber que os vídeos estão ajudando. Como são vídeos complementares para as aulas do Curso Técnico em Mecânica, muito da teoria não está disponível, pois é vista somente em aula. Por isso recomendo que procure por livros ou apostilas sobre "elementos de máquinas". Lá você poderá encontrar informações e cálculos completos para seus projetos. Bons estudos!
Olá Lucatelly! Que bom que você gostou do vídeo. Este canal é recente, e foi dedicado aos alunos do curso técnico. Mas agora, na pandemia, resolvi deixar alguns conteúdos públicos. Espero que ajude! Abraço!
Obrigado @alexcamucardi3139! Os vídeos sobre engrenagem helicoidal vão da parte 01 até a parte 06. No vídeo parte 03 eu explico um pouco sobre os cálculos da fresadora, neste link: ruclips.net/video/MYwtsfw9Y5M/видео.html Na descrição deste vídeo tem o link da playlist com todos os vídeos de usinagem. Abraço!
Boa noite professor, eu gostaria de tirar uma dúvida, se eu quisesse fazer uma engrenagem diferencial e helicoidal como seria o cálculo do trem de engrenagem? Já que a engrenagem diferencial usa o eixo expansivo atrás dos divisor com as engrenagem, e o helicoidal também necessita do trem de engrenagem para fazer a helice da engrenagem, então, como ficaria esse arranjo do trem de engrenagem??? Desde já obrigado.
Olá Marcelo Cabral! Com os divisores que utilizamos não é possível fazer engrenagem helicoidal e diferencial simultaneamente, pois a montagem diferencial exige o acoplamento entre o pino expansivo (ligado ao eixo-árvore do cabeçote) e o eixo do disco divisor. Para fazer engrenagem helicoidal é necessário conectar o eixo da mesa ao eixo do disco divisor, que já estará ocupado com a montagem diferencial. A saída para este problema é utilizar um disco que contenha a série divisora com o número de furos igual ao número de dentes da engrenagem a se fresar. Assim é possível fazer a montagem para engrenagem helicoidal.
Olá Fernando, para utilizarmos a mesma fresa para fabricar engrenagens com dentes retos ou helicoidais, precisamos dimensionar as mesmas a partir do módulo normal. Porém, quando observamos uma engrenagem helicoidal na direção transversal (de frente para a face), percebemos que o módulo "aparente", também denominado transversal ou circular, é um pouco maior. O resultado prático disto é que os dentes precisarão de um espaço maior na circunferência, ou seja, o diâmetro da engrenagem helicoidal será maior que o de dentes retos. Como exemplo, uma engrenagem módulo 2, com 22 dentes terá um diâmetro primitivo de 44,00 mm para dentes retos e 46,82 mm para dentes helicoidais com 20º de hélice. Quanto maior o ângulo de hélice, maior será o diâmetro primitivo.
ola boa noite professor gostaria de saber uma engrenagem esquerda modulo 2 fresada com modulo caracol ela tem uma montagem de engrenagem ok ,agora se eu querer fabricar a mesma engrenagem modulo e numero de dentes iguais mas so que direita sabe me dizer que alem do grau ser igual eu preciso mudar a montagem de engrenagens colocar mais uma auxiliar e porque ?
Boa noite! No exemplo do vídeo o módulo (m) foi dado. Mas se quisermos descobrir, apenas tendo o diâmetro externo (De), o número de dentes (Z) e o ângulo de hélice (B), precisamos usar uma fórmula. Vou mostrar um exemplo onde o De = 50,82mm, o Z = 22 e o B = 20º - estes dados são fáceis de obter com a engrenagem "na mão" Módulo de engrenagem helicoidal: m = De / ((Z / cos B) + 2) m = 50,82 / ((22 / cos 20º) + 2) m = 50,82 / ((22 / 0,9397) + 2) m = 50,82 / (23,412 + 2) m = 50,82 / (24,412) m = 1,999 ~ m = 2 Outra forma é se você usar a fórmula do módulo para dente reto - dá um valor um pouco mais alto que o real. m = De / (Z + 2) m = 50,82 / (22 + 2) m = 50,82 / 24 m = 2,117 (está acima do real) Se multiplicar o resultado por cos B, fica mais próximo m = 2,117 x cos 20º m = 2,117 x 0,9397 m = 1,99 É um pouco trabalhoso, mas é o jeito.
muito boa a explicação gabriel , mas e quando o diametro externo esta destruido e nao temos a informaçao do modulo normal . aguardo a resposta por onde começar
Fica um pouco mais difícil. Mas você pode estimar o diâmetro primitivo, com um valor um pouco acima do diâmetro interno. Se der para contar o número de dentes (mesmo destruídos), o cálculo vai dar um valor de módulo aproximado. Veja se este valor é próximo de uma valor padronizado. Lembre que é uma estimativa.
Boa tarde Fabio Novaga! O ângulo beta é um dado de projeto. Se você quer descobrir a partir de outra engrenagem, pode ser medido com um transferidor ou um goniômetro. O ângulo beta pode variar de 1º a 45º, mas o mais comum é utilizar entre 15º e 20º. O ângulo de 45º é utilizado para eixos que se cruzam (perpendiculares entre si). Sempre que utilizamos engrenagens helicoidais, vai surgir uma força na direção do eixo (axial), causando esforço sobre os mancais. Quanto maior o ângulo, maior o esforço. Esta força é proporcional à tangente de beta vezes a força tangencial (que gera o torque). Por exemplo, um ângulo beta de 15° gera uma força axial de 27% da força tangencial. Já um ângulo de 20º gera uma força axial de 36% da força tangencial. Espero ter ajudado.
Olá Anderson! Para descobrir o módulo, você precisa utilizar a equação do diâmetro primitivo e a do diâmetro externo, que eu explico no minuto 3:20. Mas tem que fazer substituição de equações e dá um pouco de trabalho. Dá para fazer na calculadora com esta "fórmula" >>> De / ((Z / (cos B)) + 2) = Tem que digitar exatamente desta forma. De = diâmetro externo cos B = cosseno do ângulo do dente. Na calculadora primeiro digita o valor do ângulo, depois cosseno. Exemplo deste vídeo: 50,82 / ((22 / (20 cos)) + 2) = 1,999 Então o módulo é igual a 2. Tente fazer na calculadora com os valores do exemplo. Depois faça com os dados da sua engrenagem. Comente aí se funcionou! ;)
Olá boa noite sou NIVALDO de natal RN gostei muito da sua explicação sobre de engrenagem dente helicoidal e gostaria de aprender mais com você. Pôs tenho fresadora e torno más não tenho afinidade com fresa tenho 64 anos mais ainda pretendo aprender calculo de engrenagem. Acho que você é a pessoa ideal para me ensinar, OK
Olá Nivaldo! Sempre estamos aprendendo. Os vídeos sobre engrenagem helicoidal vão da parte 01 até a parte 06. No vídeo parte 03 eu explico um pouco sobre os cálculos da fresadora, neste link: ruclips.net/video/MYwtsfw9Y5M/видео.html
Abraço!
Como desenhar engrenagem a mão livre
Muito bem explicado esplicasao simples fácil de entender parabéns professor
Parabéns professor, excelente explicações. Continue esse trabalho maravilhoso e muito útil p todos nós
Muito bom, professor. Estou precisando fazer uma engenharia reversa em eixo de entrada de um redutor, e seu vídeo esta ajudando
Olá Guilherme! Bom saber que os vídeos estão ajudando. Como são vídeos complementares para as aulas do Curso Técnico em Mecânica, muito da teoria não está disponível, pois é vista somente em aula. Por isso recomendo que procure por livros ou apostilas sobre "elementos de máquinas". Lá você poderá encontrar informações e cálculos completos para seus projetos.
Bons estudos!
Nice lecture sir
esse professor sabe tudo...de verdade.
PARABÉNS! Informações valiosas nesse video!
Ótima explicação amigo
Parabéns show 👏👏👏👏 boa noite
FD um vídeo desses deveria ter milhões de visualizações,mais o Brasil sempre foi assim aqui vídeos que não agregam em nada o povo curti ...
Olá Lucatelly! Que bom que você gostou do vídeo. Este canal é recente, e foi dedicado aos alunos do curso técnico. Mas agora, na pandemia, resolvi deixar alguns conteúdos públicos. Espero que ajude!
Abraço!
Ainda bem neh já pensou se todo mundo sabese fazer isso
Ótima explicação irmão meus parabéns!
Obrigado Cleverson Gustavo! Estes vídeos são complementos das aulas no curso técnico em mecânica do IFSC. Em breve faremos novos vídeos.
Abraço!
Exelente explicação , parabens.
Parabéns
Oi Gabriel ótimo vídeo! Ensina a gente calcular as engrenagens da frieza para engrenagens helicoidal obrigado
Obrigado @alexcamucardi3139! Os vídeos sobre engrenagem helicoidal vão da parte 01 até a parte 06. No vídeo parte 03 eu explico um pouco sobre os cálculos da fresadora, neste link: ruclips.net/video/MYwtsfw9Y5M/видео.html
Na descrição deste vídeo tem o link da playlist com todos os vídeos de usinagem.
Abraço!
Bom dia! Consigo realizar esse trabalho em um fresa ferramentaria? Excelente video!
Ótima demonstração.
Boa noite professor, eu gostaria de tirar uma dúvida, se eu quisesse fazer uma engrenagem diferencial e helicoidal como seria o cálculo do trem de engrenagem? Já que a engrenagem diferencial usa o eixo expansivo atrás dos divisor com as engrenagem, e o helicoidal também necessita do trem de engrenagem para fazer a helice da engrenagem, então, como ficaria esse arranjo do trem de engrenagem??? Desde já obrigado.
Olá Marcelo Cabral! Com os divisores que utilizamos não é possível fazer engrenagem helicoidal e diferencial simultaneamente, pois a montagem diferencial exige o acoplamento entre o pino expansivo (ligado ao eixo-árvore do cabeçote) e o eixo do disco divisor. Para fazer engrenagem helicoidal é necessário conectar o eixo da mesa ao eixo do disco divisor, que já estará ocupado com a montagem diferencial.
A saída para este problema é utilizar um disco que contenha a série divisora com o número de furos igual ao número de dentes da engrenagem a se fresar. Assim é possível fazer a montagem para engrenagem helicoidal.
Boa noite ,qual a utilidade de módulo normal e módulo aparente ,tem alguma diferença para cálculo ou da alguma diferença
Olá Fernando, para utilizarmos a mesma fresa para fabricar engrenagens com dentes retos ou helicoidais, precisamos dimensionar as mesmas a partir do módulo normal. Porém, quando observamos uma engrenagem helicoidal na direção transversal (de frente para a face), percebemos que o módulo "aparente", também denominado transversal ou circular, é um pouco maior. O resultado prático disto é que os dentes precisarão de um espaço maior na circunferência, ou seja, o diâmetro da engrenagem helicoidal será maior que o de dentes retos. Como exemplo, uma engrenagem módulo 2, com 22 dentes terá um diâmetro primitivo de 44,00 mm para dentes retos e 46,82 mm para dentes helicoidais com 20º de hélice. Quanto maior o ângulo de hélice, maior será o diâmetro primitivo.
ola boa noite professor gostaria de saber uma engrenagem esquerda modulo 2 fresada com modulo caracol ela tem uma montagem de engrenagem ok ,agora se eu querer fabricar a mesma engrenagem modulo e numero de dentes iguais mas so que direita sabe me dizer que alem do grau ser igual eu preciso mudar a montagem de engrenagens colocar mais uma auxiliar e porque ?
Poderia ter um vídeo desses com engrenagem helicoidal cônica.
Vc tem algum vídeo de aparelho renania cálculo de trem de engrenagens
Oi! Infelizmente não tenho. Não possuímos este equipamento em nosso laboratório.
Top prpfessor!!!
Me tira uma dúvida: Apenas com o diametro externo, numero de dentes e grau de inclinação é possivel encontrar o resto das informações para fabricação?
Boa noite! Sim, apenas com estas informações é possível calcular o restante.
Parabéns professor por seus ensinamentos.professor como faço para descobrir o diâmetro exato quando a engrenagem estiver gasta ?
marcelo tem que fazer primeiro um disco com o numero de furos igual ao numero de dentes da engrenagem que voce quer fazer..
Mais uma coisa, como descubro o módulo usado??
Boa noite!
No exemplo do vídeo o módulo (m) foi dado. Mas se quisermos descobrir, apenas tendo o diâmetro externo (De), o número de dentes (Z) e o ângulo de hélice (B), precisamos usar uma fórmula. Vou mostrar um exemplo onde o De = 50,82mm, o Z = 22 e o B = 20º - estes dados são fáceis de obter com a engrenagem "na mão"
Módulo de engrenagem helicoidal:
m = De / ((Z / cos B) + 2)
m = 50,82 / ((22 / cos 20º) + 2)
m = 50,82 / ((22 / 0,9397) + 2)
m = 50,82 / (23,412 + 2)
m = 50,82 / (24,412)
m = 1,999 ~ m = 2
Outra forma é se você usar a fórmula do módulo para dente reto - dá um valor um pouco mais alto que o real.
m = De / (Z + 2)
m = 50,82 / (22 + 2)
m = 50,82 / 24
m = 2,117 (está acima do real)
Se multiplicar o resultado por cos B, fica mais próximo
m = 2,117 x cos 20º
m = 2,117 x 0,9397
m = 1,99
É um pouco trabalhoso, mas é o jeito.
Opa, excelente vídeo. Tenho uma dúvida, a fórmula para calcular Dp e módulo é diferente para engrenagens de dentes retos?
muito boa a explicação gabriel , mas e quando o diametro externo esta destruido e nao temos a informaçao do modulo normal . aguardo a resposta
por onde começar
Fica um pouco mais difícil. Mas você pode estimar o diâmetro primitivo, com um valor um pouco acima do diâmetro interno. Se der para contar o número de dentes (mesmo destruídos), o cálculo vai dar um valor de módulo aproximado. Veja se este valor é próximo de uma valor padronizado. Lembre que é uma estimativa.
Como você faz para encontrar o ângulo beta?
Boa tarde Fabio Novaga! O ângulo beta é um dado de projeto. Se você quer descobrir a partir de outra engrenagem, pode ser medido com um transferidor ou um goniômetro.
O ângulo beta pode variar de 1º a 45º, mas o mais comum é utilizar entre 15º e 20º. O ângulo de 45º é utilizado para eixos que se cruzam (perpendiculares entre si). Sempre que utilizamos engrenagens helicoidais, vai surgir uma força na direção do eixo (axial), causando esforço sobre os mancais. Quanto maior o ângulo, maior o esforço. Esta força é proporcional à tangente de beta vezes a força tangencial (que gera o torque). Por exemplo, um ângulo beta de 15° gera uma força axial de 27% da força tangencial. Já um ângulo de 20º gera uma força axial de 36% da força tangencial.
Espero ter ajudado.
Professor, se esse valor dos dentes ideal tivesse dado 26,3 por exemplo, arredondaria pra 26 ou pra 27??
Boa noite! Sim, arredondamos o valor para cima.
@@gabrielcostasousa4094 mesmo sendo 26,3 não arredondaria pra 26?? Pq 26 é mais perto do que 27
Poderia me passar seu contato para tirar algumas dúvidas?
Boa tarde. Envie por e-mail para: gabrielcosta@ifsc.edu.br.
Como faço para descobrir o módulo de uma engrenagem helicoidal existente? Tenho Øext, angulo....
Olá Anderson! Para descobrir o módulo, você precisa utilizar a equação do diâmetro primitivo e a do diâmetro externo, que eu explico no minuto 3:20. Mas tem que fazer substituição de equações e dá um pouco de trabalho.
Dá para fazer na calculadora com esta "fórmula" >>> De / ((Z / (cos B)) + 2) =
Tem que digitar exatamente desta forma.
De = diâmetro externo
cos B = cosseno do ângulo do dente. Na calculadora primeiro digita o valor do ângulo, depois cosseno.
Exemplo deste vídeo:
50,82 / ((22 / (20 cos)) + 2) =
1,999
Então o módulo é igual a 2.
Tente fazer na calculadora com os valores do exemplo. Depois faça com os dados da sua engrenagem.
Comente aí se funcionou! ;)
marcelo cabral