Colocam nas metas do PNE, mas as ações de fato pra erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% o funcional não vejo... E por enquanto, eu preciso viver no mundo de Alice no país das maravilhas, senão não aprenderei esses preceitos pra concursos... Me desejem sorte e paciência. Noto também um forte desejo de fomentar formação técnica (ou seja, retirar os alunos da Educação Superior, limitando o acesso a postos de trabalho com melhor salário e contribuindo para a imobilidade social), espero estar tendo uma impressão errada sobre isso
MUITO AMPLO E TENDENCIOSO PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS NOSSOS JOVENS! A UNICA COISA BONITINHA NESSE VÍDEO SÃO OS DESENHOS! PRECISAMOS DE UMA DISCUSSÃO NA ORDEM PRATICA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS! DO CONTRARIO A IMPLEMENTAÇÃO JÁ ESTARÁ FADADA AO FRACASSO VISTO QUE A BNCC NÃO PENSOU EM INVESTIR NA FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA!
Tudo muito bonito.. será como o SUS.. lindo na lei (porém com muitas experiências belíssimas), mas para a maioria da população isso não vinga.. muito fru fru
A própria BNCC deixa os itinerários formativos em uma área muuuuito vaga. Muitas regiões estarão em completa desvantagem em relação a outras devido à limitações estruturais e financeiras, e creio que a cooperação com outras escolas e instituições pra ampliar esses itinerários é algo complicadíssimo tbm. Quero ver as prefeiturasde duas cidadezinhas brigando sobre o financiamento de deslocamento de alunos pra aumentar possibilidade de itinerários...
Eu fiz esse novo ensino médio e digo q foi horrível. Aulas como biologia, física e química só tínhamos uma aula por semana,ou seja, o professor tinha q se virar para dar o assunto em somente uma aula. Já essas matérias mais desnecessárias tomaram conta dos nosso horários, devo dizer que eram matérias que poderiam ser colocadas como um extra e não tomar tanto tempo de disciplinas que são extremamente necessários pra gente lá na frente. Além do mais nossos professores não estavam preparados para esses projetos, estavam todos perdidos no começo disso, se eles estavam quem dirá nós alunos. Às matérias eletivas são matérias que não são totalmente necessárias pra gente. Lá na frente pra quem for fazer o Enem creio eu que ficará totalmente difícil pra gente que fez esse Ensino Médio pois matérias necessárias lá no Enem estão diminuindo a carga horária.
to no terceiro esse ano e olha, a situação piorou pra krl! Mas eu to a noite ent ão sei como que tá de manhã, mas a hente literalmente n tem biologia, química nem física, nem história nem geografia, literalmente nenhuma aula de humanas, sexta feira é só itinerário formativo, e no resto da semana, as 3 primeiras aulas (das 5 q a gente tem à noite) também são itinerário. É como se a gente fosse pra escola de tonto
O jeito é entrar na Internet e procurar canais voltados para vestibular....adquira livros volume único com conteúdo de cada matéria do EM é forme grupo de estudo com quem tem interesse.
Vou falar igual aos alunos: 'quanto mais assisto a esses vídeos menos entendo esse novo ensino médio'. Pelo amor de Deus, não dava para ser mais objetivo?
O projeto não é objetivo mesmo, quer dizer que cada escola vai ensinar coisas diferentes e o aluno muitas vezes não vai poder escolher por falta de estrutura de sua região. Quero ver como vai ser o ENEM com isso tudo.
Idem. o volume de informação é muito grande. Na minha concepção, estão inventando moda, iludindo os alunos que eles agora são protagonistas e tapando o sol com peneiras. Investir na educação básica, nada. Educação infantil, nem se fala.
Acho que nem quem escreveu a proposta oca do novo desensino medium consegue explicar como o professor se enquadra no processo. Não é a toa que foi feito por medida provisória, durante um.golpe de estado
Eu me lembro de quando estava cursando o ENSINO MÉDIO em 1997 , quando Fizeram a gente perder dois anos de conteúdo do científico ( ensino médio) substituindo por ensino profissionalizante. A gente tinha um menu de profissões a escolher. Entre magistério e processamento de dados acabei optando por processamento de dados. Hoje não sei nada sobre processamento de dados. Tive que fazer pré vestibular para aprender o que perdi no ensino médio e fiz faculdade de Artes. Hoje sou professora de Artes. 🤦
Também cursei ensino técnico com ensino médio na mesma escola há 15 anos. No meu caso as aulas eram em 2 turnos com aulas ao Sábado e por isso o tempo da formação básica não foi diminuído. Precisava fazer prova para entrar lá e se ouvia muito que faltavam técnicos no mercado e era emprego garantido. Me formei na parte teórica do ensino técnico mas não consegui sequer estagiar para completar a formação, só menos de um terço dos que se formaram comigo conseguiu estágio. Essas mesmas pessoas que formularam este novo ensino médio diziam que o país não precisava de tantos universitários e sim de técnicos, e continuam dizendo até hoje.
Na verdade o sistema educacional necessita interagir juntamente com o comércio local, vinculando uma parceria entre a escola e o emprego, ou seja a garantia do primeiro emprego estaria vinculada à matrícula do educando, é que muito iria contribuir com á questão da evasão escolar no ensino médio.
No meu ver a política educacional, tem que averiguar as comunidades escolares, e analisar as especificidades de cada região onde a escola está inserida, no meu caso eu trabalho numa escola do/no campo.
A maioria já sai para empregos informais, nos mais formais o jovem aprendiz precisa estar na escola. E este projeto também é para as escolas privadas, o ensino deles seria mais ligado aos vestibulares ou ao ensino técnico?
O novo ensino médio é uma palhaçada, está destruindo a educação brasileira, vou ter que dar aula on line se quiser me manter empregado, mesmo depois da pandemia.
Eu penso que segundo esta proposta, o Estado terá que contratar outros profissionais para atingir sua meta e nós professores continuaremos com o mesmo trabalho que fazemos, sem alterar em nada, seguindo o conteúdo da BNCC. Foi o que eu entendi. Mesmo porque eles não ofereceram pra nós nenhuma formação para executar este trabalho.
Essa mudança vai destruir de vez a educação e deixar vários professores desempregados. Enquanto isso, o que a categoria e seus sindicatos fazem? Baixam a cabeça e aceitam tudo passivamente, como sempre
Caro colega com Novo Ensino Médio não iremos ficar desempregados pois as aulas só irão aumentar. Quero ver onde onde o Estado irá encontrar e contratar tantos professores para preencher essas aulas. Os diretores irão enlouquecer para abrir tantas portarias para novos professores e o pior é encaixar as aulas e horários para todos 🤔🤔🤔🤦
Excelente explicação! Clara e direta. Na escola que atuo iniciaremos 2020 a todo vapor, já com toda a estrutura prevista pela Base em pleno funcionamento. Desejo que todos compreendam e iniciem seus movimentos de transformação de maneira responsável. Abraços
Um absurdo esse aumento da carga horaria devia ser no maximo 4.20 hrs por dia. Só tornar a escola chata e piorar a aprendizagem antes de FHC e Lula era 4.20 mesmo quem fizesse contabilidade a partir do 2o.ano do 2.grau era melhor contadores do que os formados. E tinha escola que uma vez na semana terminava na hora do recreio.
O discurso mais repetido para justificar a mudança é de que esta mudança deveria acontecer para evitar evasão escolar e que o modelo anterior causava a evasão. Resumindo, para evitar a evasão aumentar a carga horária.
Video bonitinho, porém utopico. Não seria melhor discutir sobre a PEC que implicou no congelamento por 20 anos dos gastos em areas como saúde e educação? Onde esta um plano de carreira digno? A destruição da escola pública e dos professores esta muito próxima.
Essa EC 95 é draconiana para a educação e para a saúde. Na graduação, botei num seminário da disciplina de currículo que a meta de mínimo de 5% do Pib na educação até 2021 e de 10% em 2024 já poderia ser varrida do mapa, o que se concretizou. Ainda mais agora, onde vemos que a política nacional sobre exploração de petróleo e gás natural está mais a serviço de investidores gringos engordando suas carteiras morbidamente obesas com o nosso dinheiro ao cobrar esse absurdo no preço de combustíveis por meio da monstruosidade chamada Preço de Paridade Internacional... Recurso nenhum pra educação, uma VERGONHA.
o projeto e bom o que eles não entendem, e que nos professores não temos tempo para nos nos aperfeiçoarmos, devido aos baixos salarios, fazendo com que muitos tenha uma jornada dupla de trabalaho
Tem espaço para preparar para curso universitário, mas acho que só escolas privadas farão isso. As públicas em grande maioria devem focar no ensino técnico.
Deveria dobrar mas acho que não vai. O projeto é feito para o ensino integral mas é impossível implantar em 50% das escolas do país. Se uma escola comporta 500 alunos de manhã e 500 de tarde, no ensino integral serão os mesmos alunos nos 2 turnos, neste caso 500 alunos deveriam sair desta escola por falta de espaço. Então vão precisar de mais professores e de mais escolas e obviamente não será feito.
O que Eduardo Lontra disse é a mais pura verdade. Ou o governo constrói novas escolas masssivamente e contrata profissionais massivamente para dar conta dessas novas escolas e dar conta das cargas horárias... Ou eles simplesmente fingem que é magicamente possível fazer isso rapidamente, tapeando o processo de ensino-aprendizagem.
Eu estou procurando material didático do itinerário matemática e suas tecnologias, o material em questão é linguagem da matemática na construção da cidadania. Sou do estado de MG, alguém tem um material que eu possa comprar, tem que ser um que eu utilize o ano todo para lecionar.
@@eduardolontra557 essa greve tinha de ser algo nacional, e em grande escala mas o foda é que os alunos seriam prejudicados. Teria de ser um sacrifício pros próximos alunos
o negocio é simples..... Português,Matemática,História,Química,Física,Biologia,Ed.Artística,Inglês, Espanhol ,Infotmática,curso ténico no 2° grau....e por ai vai sem esses conceitos abstratos.....
Legal né mano? Seria uma pena se isso substituice 80% das matérias de verdade na escola e quase nulificasse as chances de aluno de escola pública passar em ENEM, já que aparentemente a burguesia particular tá na paz.
Sinceramente, detestei aplicar itinerário, não achei o conteúdo adequado para minha formação. Só sei aplicar aula, se for relacionada a minha formação... Eletivas é melhor, envolve minha formação
O índice de analfabetismo está cada ano maior, deveria voltar a ter reprovação nos anos iniciais, e reforço dos anos fundamentais, ai poderíamos pensar em um ensino médio melhor.
Sinceramente? Desnecessário. To no 1° ano, caminhando para o segundo,sem aprender quase nada, sabe por que? Por causa desse novo ensino médio. "Ah mas antes vcs reclamavam que só ficava em sala" , na minha escola,teve projetos, mas a maior parte ficamos em sala. E outra, a aula é so 50 min e eu tenho TDAH. É muitos conteúdos complexos p poucas aulas. Matemática e física? Não aprendi nada esse ano,pq os professores precisam ser rapidos,pois não da tempo em apenas 50 min. Enfin, estou odiando esse novo metodo de ensino.
@@eduardolontra557 Bem lembrado, Eduardo. Bem lembrado. Fora as disparidades de itinerários e qualidade dos mesmos entre as escolas privadas e públicas. Ainda mais agora, com o maldito Teto de Gastos da EC 95. Nem com reza brava haveria recursos pra adaptação, construção e contratação e remuneração de pessoal.
Muita propaganda pra pouco dinheiro. Com o Teto de Gasto do Temer, como a escola vai começar a implementar novos cursos se nem mesmo com os antigos e com menos duração de tempo ela conseguia fazer direito? Só espero que a tragédia na educação não seja grande demais até um projeto democrático e que não tenha sido aprovado com uma simples canetada o substitua...
Verdade, amigo. Desde a graduação eu e meus pares já falávamos que quase tudo no PNE estava inaplicável já do ponto de vista financeiro. Quem dirá agora com esse novo EM.
Papo furado! Exemplo de como fazer de conta que se está ensinando um monte de coisa para, no final, não se ensinar nada e todo mundo se tornar mais imbecil.
No começo eu tava perdida, no final eu parecia no começo
assim de saúde
o foda que é obrigado a fazer isso.
@@giovane1266 fazer oq q eu não entendi nada
@@giovane1266 sim, tipo- eu não entendi nada desse novo ensino médio
Kkkkkkkkk
Inventam , inventam e não acabam com o analfabetismo funcional, deveriam concentrar os esforços no básico.
Já houve reforma no EF
@@alinerodriguesdeoliveira3888 pois sim, e ao invés de atuar no real problema, encheram de perfumaria...
É tudo politicagem, ja teve isso em 2007 depois tiraram
@Ei Cast más notícias
Colocam nas metas do PNE, mas as ações de fato pra erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% o funcional não vejo...
E por enquanto, eu preciso viver no mundo de Alice no país das maravilhas, senão não aprenderei esses preceitos pra concursos... Me desejem sorte e paciência.
Noto também um forte desejo de fomentar formação técnica (ou seja, retirar os alunos da Educação Superior, limitando o acesso a postos de trabalho com melhor salário e contribuindo para a imobilidade social), espero estar tendo uma impressão errada sobre isso
MUITO AMPLO E TENDENCIOSO PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS NOSSOS JOVENS! A UNICA COISA BONITINHA NESSE VÍDEO SÃO OS DESENHOS! PRECISAMOS DE UMA DISCUSSÃO NA ORDEM PRATICA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS! DO CONTRARIO A IMPLEMENTAÇÃO JÁ ESTARÁ FADADA AO FRACASSO VISTO QUE A BNCC NÃO PENSOU EM INVESTIR NA FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA!
Ain.
Tudo muito bonito.. será como o SUS.. lindo na lei (porém com muitas experiências belíssimas), mas para a maioria da população isso não vinga.. muito fru fru
#FATO
A própria BNCC deixa os itinerários formativos em uma área muuuuito vaga. Muitas regiões estarão em completa desvantagem em relação a outras devido à limitações estruturais e financeiras, e creio que a cooperação com outras escolas e instituições pra ampliar esses itinerários é algo complicadíssimo tbm. Quero ver as prefeiturasde duas cidadezinhas brigando sobre o financiamento de deslocamento de alunos pra aumentar possibilidade de itinerários...
Eu fiz esse novo ensino médio e digo q foi horrível.
Aulas como biologia, física e química só tínhamos uma aula por semana,ou seja, o professor tinha q se virar para dar o assunto em somente uma aula.
Já essas matérias mais desnecessárias tomaram conta dos nosso horários, devo dizer que eram matérias que poderiam ser colocadas como um extra e não tomar tanto tempo de disciplinas que são extremamente necessários pra gente lá na frente.
Além do mais nossos professores não estavam preparados para esses projetos, estavam todos perdidos no começo disso, se eles estavam quem dirá nós alunos. Às matérias eletivas são matérias que não são totalmente necessárias pra gente.
Lá na frente pra quem for fazer o Enem creio eu que ficará totalmente difícil pra gente que fez esse Ensino Médio pois matérias necessárias lá no Enem estão diminuindo a carga horária.
Eu sou professora e também apoio sua fala..nossos alunos estão perdendo com esse formato
to no terceiro esse ano e olha, a situação piorou pra krl! Mas eu to a noite ent ão sei como que tá de manhã, mas a hente literalmente n tem biologia, química nem física, nem história nem geografia, literalmente nenhuma aula de humanas, sexta feira é só itinerário formativo, e no resto da semana, as 3 primeiras aulas (das 5 q a gente tem à noite) também são itinerário. É como se a gente fosse pra escola de tonto
O jeito é entrar na Internet e procurar canais voltados para vestibular....adquira livros volume único com conteúdo de cada matéria do EM é forme grupo de estudo com quem tem interesse.
Vou falar igual aos alunos: 'quanto mais assisto a esses vídeos menos entendo esse novo ensino médio'. Pelo amor de Deus, não dava para ser mais objetivo?
Kkkkk típico do governo: Burocratizar sempre.
Eu tbm n rapa, umas letrinhas pequena q tô me sentindo vesga
to igual kkk
O projeto não é objetivo mesmo, quer dizer que cada escola vai ensinar coisas diferentes e o aluno muitas vezes não vai poder escolher por falta de estrutura de sua região. Quero ver como vai ser o ENEM com isso tudo.
Idem. o volume de informação é muito grande. Na minha concepção, estão inventando moda, iludindo os alunos que eles agora são protagonistas e tapando o sol com peneiras. Investir na educação básica, nada. Educação infantil, nem se fala.
Resumindo... Vamos focar no que não é necessário levando em consideração o ensino no Brasil.
me perdi nos primeiros 2 minutos de video..
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cada vez mais, clareia minhas ideias quanto ao Novo Ensino Médio, muito legal.
Acho que nem quem escreveu a proposta oca do novo desensino medium consegue explicar como o professor se enquadra no processo.
Não é a toa que foi feito por medida provisória, durante um.golpe de estado
Precarização do ensino crítico e formação em massa de mão de obra para elites brasileiras. Parabéns!
Estou vivendo isso;-;
Resumiu em poucas palavras! Revogação já!!!
Resumo:
Itinerários formativos = disciplinas a mais não convencionais
Eu me lembro de quando estava cursando o ENSINO MÉDIO em 1997 , quando Fizeram a gente perder dois anos de conteúdo do científico ( ensino médio) substituindo por ensino profissionalizante. A gente tinha um menu de profissões a escolher. Entre magistério e processamento de dados acabei optando por processamento de dados. Hoje não sei nada sobre processamento de dados. Tive que fazer pré vestibular para aprender o que perdi no ensino médio e fiz faculdade de Artes. Hoje sou professora de Artes. 🤦
Também cursei ensino técnico com ensino médio na mesma escola há 15 anos. No meu caso as aulas eram em 2 turnos com aulas ao Sábado e por isso o tempo da formação básica não foi diminuído. Precisava fazer prova para entrar lá e se ouvia muito que faltavam técnicos no mercado e era emprego garantido. Me formei na parte teórica do ensino técnico mas não consegui sequer estagiar para completar a formação, só menos de um terço dos que se formaram comigo conseguiu estágio. Essas mesmas pessoas que formularam este novo ensino médio diziam que o país não precisava de tantos universitários e sim de técnicos, e continuam dizendo até hoje.
Na verdade o sistema educacional necessita interagir juntamente com o comércio local, vinculando uma parceria entre a escola e o emprego, ou seja a garantia do primeiro emprego estaria vinculada à matrícula do educando, é que muito iria contribuir com á questão da evasão escolar no ensino médio.
No meu ver a política educacional, tem que averiguar as comunidades escolares, e analisar as especificidades de cada região onde a escola está inserida, no meu caso eu trabalho numa escola do/no campo.
A maioria já sai para empregos informais, nos mais formais o jovem aprendiz precisa estar na escola. E este projeto também é para as escolas privadas, o ensino deles seria mais ligado aos vestibulares ou ao ensino técnico?
O novo ensino médio é uma palhaçada, está destruindo a educação brasileira, vou ter que dar aula on line se quiser me manter empregado, mesmo depois da pandemia.
Eu penso que segundo esta proposta, o Estado terá que contratar outros profissionais para atingir sua meta e nós professores continuaremos com o mesmo trabalho que fazemos, sem alterar em nada, seguindo o conteúdo da BNCC. Foi o que eu entendi. Mesmo porque eles não ofereceram pra nós nenhuma formação para executar este trabalho.
@@MrGle3 algumas escolas já estão avisando os professores que não vão precisar deles nas turmas com o novo ensino médio.
@@f_cbarbosa como assim? Estão exonerando?
@@MrGle3 escola privada.
Concordo. Essas disciplinas da parte flexível do currículo, levam os alunos do "nada para lugar nenhum" .
Essa mudança vai destruir de vez a educação e deixar vários professores desempregados. Enquanto isso, o que a categoria e seus sindicatos fazem? Baixam a cabeça e aceitam tudo passivamente, como sempre
Desde de quando o sindicato foi pela causa trabalhista e não política.
Caro colega com Novo Ensino Médio não iremos ficar desempregados pois as aulas só irão aumentar. Quero ver onde onde o Estado irá encontrar e contratar tantos professores para preencher essas aulas. Os diretores irão enlouquecer para abrir tantas portarias para novos professores e o pior é encaixar as aulas e horários para todos 🤔🤔🤔🤦
@@claudiacheles6540 quer ver onde? vão pegar os bacharéis e botar no lugar dos licenciados, procure saber o q é "notorio saber"
Esse projeto é de 2017, pq n boicotaram essa m3rda antes? As pessoas elegem esses fdp do plenário só pra fazer merda...
Meu amigo, ser professor aqui tá cada vez mais difícil
Excelente explicação! Clara e direta. Na escola que atuo iniciaremos 2020 a todo vapor, já com toda a estrutura prevista pela Base em pleno funcionamento. Desejo que todos compreendam e iniciem seus movimentos de transformação de maneira responsável. Abraços
Iai deu certo?? Ano que vem eu e minha turma vamos ser cobaias nesse novo ensino médio, medo de não dá certo e ser tempo perdido :/
Docente na Escola Técnica Estadual de Getúlio Vargas e no Colégio Estadual Lemos Júnior da cidade de Rio Grande e do Estado do Rio Grande do Sul.
Um absurdo esse aumento da carga horaria devia ser no maximo 4.20 hrs por dia. Só tornar a escola chata e piorar a aprendizagem antes de FHC e Lula era 4.20 mesmo quem fizesse contabilidade a partir do 2o.ano do 2.grau era melhor contadores do que os formados. E tinha escola que uma vez na semana terminava na hora do recreio.
VCS PROFESSORES NAO GOSTAM DE TRABALHAR,SO QUEREM SABER DE FERIADOS PROLONGADOS E RESSESO E FERIAS..
O discurso mais repetido para justificar a mudança é de que esta mudança deveria acontecer para evitar evasão escolar e que o modelo anterior causava a evasão. Resumindo, para evitar a evasão aumentar a carga horária.
Muito eficaz no papel, porém convide uma autoridade pra participar do conselho de classe. Pra que tanta figurinhas se nem bibliotecas podemos usar.
Proposta interessante, vamos ver na prática... rsrs :D
Video bonitinho, porém utopico. Não seria melhor discutir sobre a PEC que implicou no congelamento por 20 anos dos gastos em areas como saúde e educação? Onde esta um plano de carreira digno? A destruição da escola pública e dos professores esta muito próxima.
Como tudo que vem de Paulo Freire... Não passa conhecimento, apenas ensina ter opinião.
Essa EC 95 é draconiana para a educação e para a saúde. Na graduação, botei num seminário da disciplina de currículo que a meta de mínimo de 5% do Pib na educação até 2021 e de 10% em 2024 já poderia ser varrida do mapa, o que se concretizou. Ainda mais agora, onde vemos que a política nacional sobre exploração de petróleo e gás natural está mais a serviço de investidores gringos engordando suas carteiras morbidamente obesas com o nosso dinheiro ao cobrar esse absurdo no preço de combustíveis por meio da monstruosidade chamada Preço de Paridade Internacional... Recurso nenhum pra educação, uma VERGONHA.
Excelente vídeo! Bem informativo. Obrigada.
o projeto e bom o que eles não entendem, e que nos professores não temos tempo para nos nos aperfeiçoarmos, devido aos baixos salarios, fazendo com que muitos tenha uma jornada dupla de trabalaho
O mais engraçado é o Plano Educacional de Educação 2014-2024 "segue engavetado". 🤔🤔🤔🤔🤔
@Enddy Garcia aff
dois anos se passaram desde o seu comentário e as metas do PEE continuam utópicas e não serão atingidas nem por milagre.
Ótimo! Tudo muito bem esclarecido.
Que bom quem sabe no pilar que fala do meio ambiente , resolve o problema do RIO TIÊTE.......
Não exito em conhecer o novo e acampanhar as mudanças.
No começo não intendi nada e no final parecia que eu estava no começo
não tem fontes? de onde tirou?
Ainda não entendi. E se o aluno quiser cursar o ensino superior ?(Medicina, Direito etc).
Boa pergunta, também queria saber.
Tem espaço para preparar para curso universitário, mas acho que só escolas privadas farão isso. As públicas em grande maioria devem focar no ensino técnico.
Será um médico on line, vai lhe fazer uma cirurgia digital via centro de midia.
Mais perdido que cachorro quando cai da mudança.....
Alunos nem pergunto, mas os professores estão preparados tecnicamente para esta reestruturação? Vai dobrar o corpo docente em cada escola...
Deveria dobrar mas acho que não vai. O projeto é feito para o ensino integral mas é impossível implantar em 50% das escolas do país. Se uma escola comporta 500 alunos de manhã e 500 de tarde, no ensino integral serão os mesmos alunos nos 2 turnos, neste caso 500 alunos deveriam sair desta escola por falta de espaço. Então vão precisar de mais professores e de mais escolas e obviamente não será feito.
Lá na escola, a única coisa que tem dobrado e redobrado, são as cobranças e o volume de trabalho.
O que Eduardo Lontra disse é a mais pura verdade. Ou o governo constrói novas escolas masssivamente e contrata profissionais massivamente para dar conta dessas novas escolas e dar conta das cargas horárias... Ou eles simplesmente fingem que é magicamente possível fazer isso rapidamente, tapeando o processo de ensino-aprendizagem.
Excelentes vídeos!!! Muito esclarecedores.
como q faz pra tirar isso????
O que falta são materiais didáticos, com as especificações do que trabalhar
Eu estou totalmente perdida com o livro, com planejamento. Não sei o que fazer! 😢😢😢
@@exnanda1 me sinto assim.. e começo a ministrar essas aulas na segunda!
Eu estou procurando material didático do itinerário matemática e suas tecnologias, o material em questão é linguagem da matemática na construção da cidadania. Sou do estado de MG, alguém tem um material que eu possa comprar, tem que ser um que eu utilize o ano todo para lecionar.
boa tarde!
Os alunos de escolas com poucos recursos é que vão sofrer.
Acabou a carreira de professor no Brasil. Se antes já ninguém queria, agora que não tem emprego é ninguém vai querer mesmo.
Escolas de Cursos Profissionalizantes vão poder oferecer cursos Itinerários?
galera é só fazer uma greve dos alunos tlgd skskksksk, se todo mundo parar de ir pra escola eles voltam atrás
Fizeram isso quando o projeto foi aprovado e tudo continua igual.
@@eduardolontra557 desistiram fácil, lembra da greve dos caminhoneiros? foram mais de 5 meses de negociação
@@eduardolontra557 essa greve tinha de ser algo nacional, e em grande escala mas o foda é que os alunos seriam prejudicados. Teria de ser um sacrifício pros próximos alunos
Eu apoio, infelizmente muitos pais não deixariam
👏
o negocio é simples.....
Português,Matemática,História,Química,Física,Biologia,Ed.Artística,Inglês,
Espanhol ,Infotmática,curso ténico no 2° grau....e por ai vai sem esses conceitos abstratos.....
Estou no primeiro ano do ensino médio, novo né to entendendo nada
entendi nada meu deus
Muito Bom esse tema
Muitas criticas ! As pessoas são refratárias a mudanças .
Eles colocaram a sigla FIC no vídeo em 2:40 e não disseram o que a sigla significa.
Formação inicial e continuada!
Massa d+
Um pouco complicado mas vai
Misericórdia, como antigamente era facil, era melhor apenas assinar um papel, que bom que so vou estudar mais 2 anos
tendi nada 🐎
Tudo lindo no papel.... mas quem não tem papel moeda sabe no que isso vai dar...
Sou a Prof Elisangela M.Carbonari do municipio de Ipiranga do Norte. Esperamos que o aluno adere este novo plano e faça a diferença na educação.
adira* é a conjugação do verbo aderir na terceira pessoa do singular, do presente do subjuntivo.
Venha aderir
@Jogue para ganhar E não para não perder! ss
O aluno não terá escolha, vai ser obrigado a aderir.
Tá complicado entender
Legal né mano? Seria uma pena se isso substituice 80% das matérias de verdade na escola e quase nulificasse as chances de aluno de escola pública passar em ENEM, já que aparentemente a burguesia particular tá na paz.
Feito pra criar mão de obra básica e mal remunerada e não cidadãos pensantes
Entendi bosta nenhuma. Eu queri algo que fale na língua do povão.
É que o projeto do novo ensino médio é bem subjetivo mesmo, não é muito claro .
Meusdeus!! Os alunos não vão nem empurrados, calcule pondo lhes nas mãos deles.
No 1:08 do vídeo fala de quatro objetivos, mas cita apenas três, não ouvi o quarto objetivo.
4. Ampliar visão de mundo.
Eu acho que vou me matar, as 3:07
Arrex aki
#opisoélei
Gente,que desânimo. Isto não é cobrado em uma prova de concurso.
Infelizmente, é cobrado sim, a depender do edital. Como o que estou usando para estudar.
Não sei pq mas me veio a mente a antiga e fracassada implementação do antigo Estudos Sociais.
Maravilhoso!
Já assisti 4 vezes, nunca entendi
Sinceramente, detestei aplicar itinerário, não achei o conteúdo adequado para minha formação. Só sei aplicar aula, se for relacionada a minha formação... Eletivas é melhor, envolve minha formação
A cada ano a educação no Brasil só piorar
Interessante.
#sancionetudoZema
O índice de analfabetismo está cada ano maior, deveria voltar a ter reprovação nos anos iniciais, e reforço dos anos fundamentais, ai poderíamos pensar em um ensino médio melhor.
Vai ter educação física kkkkkk
Sinceramente? Desnecessário. To no 1° ano, caminhando para o segundo,sem aprender quase nada, sabe por que? Por causa desse novo ensino médio. "Ah mas antes vcs reclamavam que só ficava em sala" , na minha escola,teve projetos, mas a maior parte ficamos em sala. E outra, a aula é so 50 min e eu tenho TDAH. É muitos conteúdos complexos p poucas aulas. Matemática e física? Não aprendi nada esse ano,pq os professores precisam ser rapidos,pois não da tempo em apenas 50 min. Enfin, estou odiando esse novo metodo de ensino.
Vitorua sitra di
Isso aí é pura viagem da bncc, prefiro do jeito que estava, e se eu não gostar de nem um ?
vc pode escolher se quer continuar fazendo todos ou se aprofundar em alguma área
Aí o problema é seu
O problema maior é você gostar de um e não tiver escola oferecendo na sua cidade.
@@eduardolontra557 Bem lembrado, Eduardo. Bem lembrado. Fora as disparidades de itinerários e qualidade dos mesmos entre as escolas privadas e públicas. Ainda mais agora, com o maldito Teto de Gastos da EC 95. Nem com reza brava haveria recursos pra adaptação, construção e contratação e remuneração de pessoal.
Quem veio pra cá por causa do professor
#pagueopisoZema
Poderia ser mais objetivo, me perdi nos desenhos
Achei interessante mas o educando continuam desinteressados.
Professor só sabe fazer greve
Muita propaganda pra pouco dinheiro. Com o Teto de Gasto do Temer, como a escola vai começar a implementar novos cursos se nem mesmo com os antigos e com menos duração de tempo ela conseguia fazer direito? Só espero que a tragédia na educação não seja grande demais até um projeto democrático e que não tenha sido aprovado com uma simples canetada o substitua...
Verdade, amigo. Desde a graduação eu e meus pares já falávamos que quase tudo no PNE estava inaplicável já do ponto de vista financeiro. Quem dirá agora com esse novo EM.
Papo furado! Exemplo de como fazer de conta que se está ensinando um monte de coisa para, no final, não se ensinar nada e todo mundo se tornar mais imbecil.
Podia fazer uma animação sla, escrever é full feio
Sim velho
Que video paia
Educação de merda! 💩